A empresa Contrate, que prestava serviços gerais terceirizados para a secretaria de educação do estado da Bahia, cancelou o seu contrato de serviços, demitindo todos os funcionários que já estavam com os salários atrasados. O site Brumado Notícias apurou que, para garantir a semana de aula, as direções dos colégios estaduais em Brumado fizeram um ajuste, improvisando temporariamente as merendeiras no serviço de limpeza dos prédios. A medida acabou afetando o fornecimento da merenda escolar nas três unidades de ensino do município. Com isso, os alunos foram orientados a levar merenda de casa - outra medida foi liberar a saída dos alunos para comprar a merenda nas lanchonetes localizadas nas proximidades dos prédios. No entanto, a medida fere a lei trabalhista, uma vez que as cozinheiras foram realocadas, mesmo que temporariamente, para outra função. Neste contexto, o núcleo regional de educação orientou as diretorias a devolverem as cozinheiras às suas funções, mesmo que isso acarrete a falta de manutenção e limpeza dos prédios, o que pode acontecer a partir da próxima semana. Diante do cenário, uma paralisação das atividades nas escolas pode ocorrer, provocando uma pausa no ano letivo estadual, até que o governo e a secretaria estadual de educação resolvam o impasse.
Relator do processo de impeachment na comissão especial, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), adiantou a colegas do partido que apresentará nesta quarta-feira (06) parecer favorável ao impedimento da presidente da República Dilma Rousseff (PT). A reunião da bancada do PTB ocorreu por volta das 13h30, antes do início da comissão especial. A informação foi confirmada por parlamentares da bancada. Ao final da reunião da bancada, a presidente do partido, Cristiane Brasil (RJ), disse em entrevista que dos 19 parlamentares do partido, só cinco deve se opor ao impeachment de Dilma quando o processo chegar ao plenário. A disputa é voto a voto na comissão do impeachment na Câmara, segundo levantamento do jornal O Globo com os 65 integrantes do colegiado, feito entre segunda e terça-feira. A oposição reúne hoje 30 votos a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff e está a três de formar maioria. Precisa, para isso, ganhar adeptos entre os 17 deputados que se declararam indecisos. Outros 18 se manifestaram contra a continuidade do processo. O cenário, porém, é imprevisível, já que ainda faltam orientações partidárias, e posições vêm sendo alteradas com a atuação do governo sobre algumas legendas. O relatório de Jovair Arantes será votado segunda-feira (11).
Um dos conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) – apoiado pela entidade, que ainda apresentou outro pedido à Câmara –, o brumadense Maurício Vasconcelos explicou, em entrevista ao Bahia.ba, o porquê do seu posicionamento. Apesar de ser contrário ao impedimento da mandatária, o criminalista refuta a principal tese propagada pelo governo e seus aliados. “Eu não faço esse discurso de que o impeachment seja golpe. […] Eu não estou preocupado com Dilma Rousseff, eu estou preocupado com o futuro da nossa democracia e com os presidentes que irão sucedê-la. Porque toda vez que estivermos desgostosos com um governo e formos apelar para o impeachment, irá se criar um ambiente de instabilidade institucional sem limites. Como também me preocupo com essa onda conservadora e punitiva que está tomando conta do Brasil, ao ponto de entender que vulnerar os preceitos fundamentais da Constituição seja legítimo para alcançar determinados fins”, argumentou.
No entendimento do representante da OAB, não há também precedentes para um golpe militar, como ocorrido em 1964. “Não creio, visto que o ambiente é totalmente diferente, a começar pelos canais de informação vigentes, que são completamente diferentes daquele tempo. Em segundo lugar, o Brasil não pode estar dissociado dos compromissos internacionais que ele firmou, como por exemplo a causa democrática do Mercosul, entre outros organismos internacionais. Outro ponto é que não acho que os militares estejam tão articulados assim”, disse. Vasconcelos critica ainda a Operação Lava Jato, por achar que o Ministério Público tem “exagerado” e a Justiça Federal utilizado as prisões cautelares “como mecanismo de obtenção de provas”. Mesmo assim, ele pontua que, se Dilma escapar da impugnação, terá que “deixar as mágoas e ressentimentos de lado” e não “acentuar essa divisão já estabelecida no país. “Em outro país, nós já estaríamos no meio de uma guerra civil”, alerta. (Clique aqui e veja a entrevista completa).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 422 milhões de adultos em todo o mundo viviam com diabetes em 2014, quatro vezes mais do que em 1980. Relatório divulgado para marcar o Dia Mundial da Saúde mostra que, no mesmo período, o índice do diabetes quase duplicou, de 4,7% para 8,5% da população adulta, o que reflete um aumento dos fatores de risco associados, como o excesso de peso e a obesidade. Segundo os dados disponíveis no documento, na última década, o índice do diabetes aumentou mais nos países de médio e baixo rendimento do que nos países ricos. Mais de 80% das mortes ocorrem em países de baixo e médio rendimento. A OMS estima que em 2030 o diabetes seja a sétima maior causa de morte. Em 2012, a doença provocou 1,5 milhão de mortes. O diabetes é uma doença crônica e grave que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou quando o corpo não consegue usar eficazmente a insulina que produz (diabetes tipo 2). Entre as complicações associadas ao diabetes estão o ataque cardíaco, o acidente vascular cerebral, a falência renal, a amputação de pernas, a perda de visão e os danos neurológicos.
A saída do vereador José Carlos dos Reis do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o seu ingresso no Partido Socialista Brasileiro (PSB) é analisado como mais do que uma simples troca partidária. Zé Carlos, que é líder do prefeito Aguiberto Lima Dias na Câmara Municipal, deixou o partido do chefe do executivo e embarcou na sigla do ex-prefeito e pré-candidato ao paço municipal, Eduardo Lima Vasconcelos. Segundo apurou o site Brumado Notícias, com o fortalecimento do PSB e de partidos que sinalizam apoio a Vasconcelos, como o PDT, que recebeu diversos empresários e fortes lideranças para disputar o pleito em 2016, Aguiberto estaria sendo ‘pressionado’ a declarar o seu apoio. O atual gestor ainda não desistiu oficialmente de sua reeleição e nem comenta o caso, mas não se movimentou a ponto de buscar novos apoios para as eleições 2016. Com isso, o nome que deve representar a situação seria realmente o de Eduardo Vasconcelos. De camarote, o ex-gestor da capital do minério aguarda apenas o apoio de Aguiberto para ir com a sua pré-campanha às ruas da cidade.
O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.
No sábado (2), um advogado caiu em um golpe aplicado por estelionatários em Guanambi, no sudoeste baiano. Segundo informações da polícia, a vítima, identificada como Caio Castro Xavier Neves, teve um prejuízo de R$ 1.600. Em depoimento, o advogado disse que, ao tentar realizar uma operação bancária, foi surpreendido com a informação de que não tinha saldo suficiente, embora, segundo ele, tivesse na conta uma quantia superior a R$ 2 mil. Ao retirar um extrato bancário, a vítima verificou que havia sido realizada uma Transferência Eletrônica Disponível (TED) sem a sua autorização. O fato foi comunicado a central de atendimento da agência bancária e registrado na delegacia de Guanambi. A polícia está investigando o caso.
A própria polícia civil passou a bloquear celulares roubados ou furtados na Bahia. Para isso, basta que o dono da linha se dirija até uma delegacia com os documentos pessoais e preencha um formulário solicitando o bloqueio. Para os aparelhos registrados em nome de pessoas físicas, o titular do número precisa registrar uma ocorrência de furto ou roubo em qualquer unidade policial. Já no caso de telefones habilitados em nome de pessoas jurídicas, o responsável deverá apresentar o cartão do CNPJ e um documento que o habilite como representante legal. Nos dois casos, é necessária a apresentação do IMEI do aparelho, ou seja, uma sequência com quinze números que está registrada no próprio celular ou na embalagem do mesmo. As ocorrências registradas na Bahia serão encaminhadas ao Núcleo de Estações Móveis Impedidas (NEMI) para o bloqueio dos celulares. A Bahia é o primeiro estado do país a utilizar o Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), sistema da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações para o bloqueio de aparelhos celulares.
Na próxima quinta-feira, 7 de abril, será comemorado o aniversário de emancipação política da cidade de Dom Basílio, no sudoeste baiano. O 53º aniversário do município contará com uma programação especial, que seguirá durante todo mês de abril. Hoje (6), as comemorações têm início com um show da Banda Sem Limite e Nandão e Banda, que acontecem na Praça São João. No dia 7, haverá um desfile a partir das 16h. O site Brumado Notícias parabeniza a cidade pela passagem do seu aniversário, momento histórico para todos os munícipes.
Fotos de uma garota de programa têm provocado polêmica na internet. A mulher aparece fazendo sexo oral em um homem ainda não identificado no banheiro do Congresso Nacional, em Brasília. Segundo informações do site Metrópoles, as imagens mostram que ela estava devidamente identificada com um adesivo de visitantes. As fotos teriam sido tiradas entre os meses de fevereiro e março deste ano, na porta de entrada que dá acesso às comissões e dentro do banheiro masculino da Câmara dos Deputados. Além disso, também vazou a imagem de um grupo do WhatsApp, supostamente formado por funcionários do local, em que os membros elogiam a mulher. Na conversa, um dos usuários do aplicativo procura saber quem é a mulher e o parlamentar que estava com ela.
Contemplado com uma bolsa integral do Prouni, do governo federal, para cursar Direito na Faculdade de Tecnologia e Direito da cidade de Vitória da Conquista, o agente de trânsito do município de Brumado, Toni Pereira Silva, fez uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores para solicitar aos parlamentares apoio em sensibilizar o chefe do legislativo municipal para que o mesmo aprove a adoção do transporte escolar para universitários que estudam em outras cidades da região. O estudante de direito ressaltou que muitos colegas universitários e, inclusive ele próprio, são de baixa renda e estão encontrando dificuldades para se manterem no curso, dado o custo elevado do translado para as cidades onde são ofertados os cursos universitários, como Caetité, Guanambi e Vitória da Conquista. Toni disse que a desistência do aluno é uma perda para o município no que se refere à formação superior dos seus cidadãos, que poderiam colaborar para a oferta de geração de emprego, renda e qualificação profissional na cidade. O estudante citou projetos que viabilizam a adoção do transporte escolar universitário. Os vereadores elogiaram a disposição e iniciativa do universitário em apresentar a problemática em plenário e se posicionaram favoráveis a mediar o assunto com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e sua equipe de governo.
A goiana Munik, de 19 anos, é a vencedora do BBB16 e conquista o prêmio de R$ 1,5 milhão com pontuação de 6x0 na disputa com a youtuber Maria Claudia. O anúncio foi feito por Pedro Bial em um discurso digno de grande final. “Munik, ao contrário, se basta, se guarda, guarda. Exercita observação feita de contenção. Como pode ser broto e, ao mesmo tempo, fruta madura? Munik não vai com as outras. Nem faz questão de mostrar seus sentimentos, mas se provocada... Zero papas na língua, diz e pronto”, diz o apresentador, logo antes de revelar que a goiana é a vencedora desta edição do Big Brother Brasil.
Em operação realizada na BR-030, nas proximidades do Aeroporto Sócratis Mariani Bittencourt, em Brumado, a polícia apreendeu um veículo de cor branca e placa PP-OVJ 3859, de Porto Seguro, que estava com o chassi adulterado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ao fazer uma busca no sistema, os policiais notaram divergência entre o nome do proprietário do veículo e o CRLV apresentado pelo condutor, identificado como Gilson Alves Júnior, de 35 anos. No chassi, a numeração condizia com a do documento, porém, havia irregularidade na tinta ao redor da numeração. A polícia identificou que trata-se de produto de roubo e, diante disso, veículo e condutor foram conduzidos à delegacia para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) se manifestou na terça-feira (5) favoravelmente à antecipação de eleições gerais (para presidente e para a Câmara e o Senado) como forma de se buscar uma solução para a crise política. Ele fez a afirmação ao ser questionado por jornalistas sobre proposta do senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Na segunda-feira (4), na tribuna do Senado, Raupp sugeriu a antecipação da eleição presidencial para outubro deste ano (junto com a eleição municipal), o que, para o senador, seria uma solução alternativa para o processo de impeachment ao qual a presidente Dilma Rousseff (PT) responde no Congresso. “Eu, sinceramente, vejo com bons olhos essa coisa da eleição geral. Acho que se a política não arbitrar saídas para o Brasil, nós não podemos fechar nenhuma porta, deixar de discutir nenhuma alternativa, nem essa de eleição geral, nem a de fazer uma revisão no sistema de governo, e até identificarmos o que há de melhor no parlamentarismo e no presidencialismo”. Aliado de Rousseff, Calheiros disse concordar com a tese de antecipar eleições gerais porque é “mais ampla” que a antecipação somente da eleição presidencial.
Na Câmara dos Deputados, dois deputados federais votados em Brumado mudaram de legenda durante a janela partidária, que começou oficialmente no dia 19 de fevereiro. Arthur Maia, desgastado com a direção baiano do Solidariedade, ingressou no PPS, onde passou a dar as cartas no diretório estadual. Já Erivelton Santana deixou o PSC, que é presidido por seu irmão, e foi para o pequeno PEN. Em 2014, o deputado Arthur Maia obteve 3.001 votos em Brumado, o equivalente a 10,36% dos votos válidos. Em contrapartida, Erivelton Santana foi o deputado mais bem votado na cidade, com 3.970 votos, ou seja, 13,71% dos votos válidos.
Em Brumado, na Thermo Dynâmica você encontra as melhores câmaras frigoríficas feitas sob medida para a sua necessidade. Trabalhando com venda, instalação e montagem de câmaras frigoríficas, a Thermo Dynâmica oferece garantia de qualidade, segurança e as melhores condições de pagamento. Essas câmaras são utilizadas para estocar produtos a baixas temperaturas. Como as câmaras frias trabalham com temperaturas muito baixas é necessário que se faça o isolamento correto de sua estrutura, evitando assim a deterioração do equipamento e a redução do isolamento térmico. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro, e conheça toda a linha de produtos da Thermo Dynâmica. Os telefones são (77) 3441-1786 / 3441-7397.
Nesta semana, o WhatsApp começou a notificar usuários do aplicativo de que já está utilizando a chamada criptografia de ponta-a-ponta. “As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta”, dizia a mensagem. O aviso deixou alguns usuários em dúvida sobre o que deveria ser feito e o que seria a criptografia. Na realidade, a criptografia de ponta-a-ponta nada mais é do que um recurso de segurança utilizado pelos administradores do aplicativo. De acordo com comunicado na página oficial do WhatsApp, o sistema visa criptografar (cifrar a mensagem para deixá-la impossível de ser lida quando armazenada) nas duas “pontas” (pessoas que estão conversando) da mensagem. Os desenvolvedores também apontam que é preciso ter a versão mais recente do aplicativo para que a a criptografia de ponta-a-ponta seja ativada. De certa forma, o impedimento de que funcionários do WhatsApp tenham acesso à mensagem também protege a empresa.
Sob indicação da mesa diretora, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou a criação de uma comissão especial destinada a acompanhar as obras e ações relacionadas à atividade eólica no município de Brumado. A comissão é composta pelos vereadores: José Ribeiro Neves - PT (Presidente); Castilho Viana - PSB (Relator); José Carlos dos Reis - PSB (Membro); Édio da Silva Pereira - PCdoB (Membro) e Heliane Bonfim Moura Vasconcelos - PDT (Membro). A comissão terá seis meses para apresentar em plenário relatório dos trabalhos realizados. Na justificativa, o presidente da comissão, vereador José Ribeiro Neves, disse que a comissão foi criada tendo em vista a preocupação com os trabalhos relacionados à atividade eólica que serão iniciados em breve no município, especialmente no que se refere à garantia de utilização da mão de obra local, exploração consciente e responsável dos recursos naturais e legalidade dos procedimentos administrativos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente Alessandro Lôbo (PRB), reforçou que “a comissão agirá como braço fiscalizador do parlamento e da comunidade, buscando colaborar com as atividades do Parque Eólico, que visam o desenvolvimento e geração de emprego e renda no município e microrregião”.
O presidente da casa legislativa de Brumado, vereador Alessandro Lôbo (PRB), usou o tempo de sua fala na última sessão da câmara para denunciar uma possível cobrança indevida de taxa de iluminação pública nas comunidades rurais do município. O vereador leu trechos da lei que autoriza a cobrança da taxa de iluminação desde que a localidade possua no mínimo um prédio escolar de primeiro grau, um posto de saúde, um comércio constante de consumos e um templo religioso. No entanto, o parlamentar ressaltou que há apenas três distritos, dois povoados e uma vila na cidade que atendem os pré-requisitos para que a prefeitura estabeleça a cobrança da taxa de iluminação. Como a maioria das pequenas comunidades do interior do município não possui as instituições citadas, “as comunidades ficam isentas de pagarem o imposto sob iluminação pública”. Com isso, o parlamentar cobrou do administrativo a isenção da taxa nas localidades fora do padrão exigido. Outra cobrança do vereador é para que a prefeitura faça a devolução dos valores pagos pelos contribuintes desde que foi iniciada a cobrança.
A partir de hoje (5), os municípios não podem conceder aumento real (acima da inflação) ao funcionalismo público. A proibição, prevista na Lei 9.504 de 1997, que regula as eleições no país, começa a vigorar seis meses antes do pleito e vale até a posse dos eleitos. A intenção é que o reajuste não seja usado como instrumento nas eleições. Este ano, a medida só atinge os servidores municipais. Em julho, quando faltarão três meses para a eleição, as regras ficarão mais restritas: não será permitido nomear, contratar, demitir, exonerar ou transferir servidor público, exceto em alguns casos. As exceções abrangem casos emergenciais ou concurso público feito anteriormente. A lei prevê ainda que nos três meses que antecedem as eleições têm de ser suspensas as transferências voluntárias de recursos da União e dos estados aos municípios. As transferências só serão permitidas se destinadas a cumprir obrigação preexistente para execução de obra ou serviço, ou a atender situações de emergência e calamidade pública.
Pelo menos cinco pessoas morreram e outras nove ficaram feridas na explosão de um prédio em um conjunto habitacional na Fazenda Botafogo, no subúrbio do Rio de Janeiro, na madrugada desta terça-feira (5). Ao todo, 14 pessoas foram atingidas pela explosão. Inicialmente, os bombeiros chegaram a confirmar 19 pessoas feridas, mas posteriormente corrigiram o número para 14. De acordo com a Defesa Civil, a explosão pode ter sido provocada pelo vazamento de uma tubulação da Companhia Estadual de Gás (CEG). Apesar dos danos, o prédio não corre o risco de desabamento. Moradores do local disseram ao G1 que foram feitas 49 reclamações à companhia sobre o problema e que chegou a ser feito um pedido de troca das tubulações de gás, o que foi realizado pela CEG. Entre as vítimas da explosão, três foram encaminhadas para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha: um morto que não teve a identificação divulgada, além de Paulo Roberto Pereira, de 35 anos, que já teve alta, e Jociara dos Santos Nicário, de 33 anos, que segue internada com fraturas. Para o Hospital Carlos Chagas, foram levadas quatro vítimas - uma acabou morrendo, e os feridos são: Fernando, de 56 anos, José Santos, 59, e Ednei Silva, 41. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Paulo Silva, de 71 anos, e Alzenira C. Silva, de 58 anos, sofreram escoriações pequenas e um leve traumatismo craniano e estão no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo. Duas pessoas foram atendidas e liberadas no local da explosão. Ao todo, 40 famílias estão desalojadas e ficarão em hotel custeado pela prefeitura do Rio.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o Sistema de Abastecimento Integrado de Brumado está operando com vazão reduzida nesta terça-feira (5) a fim de possibilitar a realização de serviços emergenciais em equipamentos eletromecânicos na Barragem de Cristalândia. Os mesmos foram danificados após falhas no fornecimento de energia elétrica na região. De acordo com a empresa, os reparos serão concluídos até o final do dia, quando o abastecimento começará a ser normalizado gradativamente. Por este motivo, a Embasa está impossibilitada de ofertar a demanda usual da cidade, o que pode provocar redução da pressão em alguns pontos da rede distribuidora e afetar o fornecimento de água. Sendo assim, é recomendado que os moradores de Brumado e de Malhada de Pedras mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares. Imóveis com reserva suficiente para as necessidades de consumo diárias não sentirão os efeitos da interrupção temporária.
A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou na manhã desta terça-feira (5) que não está planejando uma reforma ministerial. “O Palácio do Planalto não pretende fazer reformas administrativas e ministeriais antes das votações no Congresso Nacional”, garantiu ela durante evento em Brasília para conhecer um novo avião cargueiro da Força Aérea Brasileira. “"Não iremos mexer em nada”. Na última terça-feira (29), o PMDB rompeu oficialmente com o Planalto. O partido tem seis ministérios no governo, que poderiam ser distribuídos para outros partidos com o objetivo de garantir apoio de outras legendas contra o processo de impeachment que tramita da Câmara.
Diante das muitas queixas da população, a câmara de vereadores de Brumado estendeu convite ao superintendente municipal de trânsito, Clidemar Amorim Risério, para que o mesmo possa fazer uso da tribuna livre e esclarecer o porquê das constantes mudanças realizadas no trânsito local. No entanto, por duas sessões seguidas, a autoridade municipal de trânsito não compareceu e, para piorar, na noite da última segunda-feira (4), não enviou nenhuma justificativa, o que aborreceu alguns vereadores, que apontaram falta de atenção com a casa legislativa. Já na manhã desta terça-feira (5), Amorim esclareceu em entrevista ao site Brumado Notícias que passou a noite supervisionando o início da demarcação das lombofaixas e por isso não conseguiu enviar uma justificativa ao parlamento.
Clidemar ainda pediu a compreensão dos vereadores adiantando que nesse período em que está acompanhado as obras e providenciando estacionamentos no centro comercial não poderá atender ao convite do legislativo. “Sou grato pelo convite, mas, de certa forma, eu também quero ter material em mãos para melhor poder relatar diante da plenária. Por outro lado, meu trabalho tem me exigido muito nos últimos dias, mas tão logo venhamos a concluir essa primeira etapa de instalação das lombofaixas terei imenso prazer em comparecer para relatar aos nossos vereadores e a população o que temos feito para melhor organizar a trafegabilidade em nosso trânsito”, pontuou.
O vice-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Gerardo Junior (PT), publicou na última segunda-feira (4), nas redes sociais, uma mensagem reafirmando sua pré-candidatura a prefeito da cidade. Na mensagem, ele revelou que “não vai ficar pulando de lado”, deixando subentendido que vai marchar ao lado do atual governo. “Meus amigos e minhas amigas. Quero dizer que serei candidato a prefeito de Livramento. Não vou ficar pulando de lado. O povo anda indignado com a política. Vou esperar o prefeito Dr. Paulo se pronunciar. Receberei o apoio com alegria e retribuirei com projetos para Livramento. Também irei conversar com outros partidos e principalmente com povo no sentido de se fazer uma política a altura que nós livramentenses tanto almejamos. Grande Abraço”, escreveu. Segundo fontes extraoficiais, Junior teria se reunido com o prefeito e ambos teriam reatado a união, que começou em 2012. Possivelmente, Junior será o cabeça da chapa de situação. Em entrevista à imprensa, o prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo (PMDB) afirmou que não será candidato à reeleição. O chefe do executivo municipal confirmou que lançará Gerardo Junior (PT) como pré-candidato da base do Governo. Sobre quem seria o vice da chapa situacionista, o prefeito disse que ficará em aberto, que vai ouvir o grupo e o povo.
A Câmara de Vereadores de Brumado disse não ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) no que diz respeito à votação de projetos do executivo que sempre são enviados em caráter de urgência, urgentíssima, sem justificativa. A decisão foi tomada após a votação, na noite da última segunda-feira (4), do Projeto de Lei 003/2016, que institui a política municipal de saneamento básico do município. A maioria dos parlamentares justificou que se tornou uma espécie de vício do executivo enviar projetos com esse teor, muitas vezes vencendo o prazo para a implantação e tirando do legislativo o tempo hábil para analisar a viabilidade dos referidos projetos e seus impactos para a comunidade. O líder do prefeito na Câmara, o vereador José Carlos dos Reis (PSB), defendeu o executivo apontando que os demais edis estariam visando apenas interesses políticos pessoais para não aprovar o projeto. O vereador José Ribeiro Neves (PT), que fez parte da comissão de desenvolvimento do projeto, declarou que o mesmo não tinha toda a urgência de votação exigida pelo executivo e que poderia dar mais tempo para que o legislativo pudesse melhor avaliar o conteúdo encaminhado.
O vereador Weliton Lopes (DEM) chegou a repetir que não votará mais os projetos de natureza urgente da administração sem que o mesmo tenha uma justificativa plausível. “Dessa forma, nem vamos precisar de vereadores nesse parlamento, pois simplesmente envia o projeto e não nos dá um motivo da sua exigência, apenas quer que aceitemos o projeto sem um aprofundamento de interesse da população”, argumentou. Os parlamentares foram unânimes em cobrar ao executivo para que envie seus projetos com maior antecedência. Quando o projeto foi colocado em votação, oito dos parlamentares o reprovaram por conta da exigência de urgência; apenas os vereadores José Carlos dos Reis, Manoel Romar (PSB) e José Santos (PTC) foram favoráveis à exigência do prefeito. “Vale ressaltar que não somos contra o projeto em si, mas sim a esta exigência do executivo que não nos permite melhor aprofundar o conteúdo do mesmo. Estamos falando de um projeto que será um divisor de águas para o nosso município e não podemos simplesmente aprovar sem dar a comunidade um melhor entendimento do que vem a ser. Somos a favor do projeto de saneamento, mas não somos a favor da exigência do executivo, uma vez que há tempo para podermos melhor estudar a implantação desse projeto”, pontuou o vereador Márcio Moreira (PSB).
Nesta terça-feira (5) dois municípios celebram mais um ano de emancipação política-administrativa. E para homenagear os 206 ano de Caetité e os 27 anos de Matina, a deputada Ivana Bastos protocolou na Assembleia Legislativa moções de Congratulação pela data. A parlamentar destacou em cada moção, a história, a cultura e as contribuições realizadas pelo o seu mandato para o desenvolvimento dos municípios. Ao falar de Caetité, Ivana Bastos ressaltou a importância cultural do município para a Bahia, tal qual terra de ilustres personagens como Anísio Teixeira. A cidade também foi reconhecida pelo seu povo trabalhador, bem como pelo seu significativo crescimento aliado a uma comprometida gestão municipal.
Ao tratar de Matina, a deputada frisou o continuo desenvolvimento do município, que tem conseguido melhorar a qualidade de vida de sua população, principalmente, pela intervenção do Estado, com obras de infraestrutura hídrica, com a perfuração de poços e a implantação de sistemas de abastecimento simplificados; assim como implantação de rodovias e recuperação da malha viária vicinal, além de outras melhorias. “O nosso mandato representante dessas regiões na Assembleia Legislativa continua com disposição para incorporar as demandas e anseios do nosso povo, e daí poder contribuir com o desenvolvimento dos municípios, buscando incessantemente melhorias e obras para o povo”, considerou Ivana Bastos.
Na noite da última segunda-feira (4), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes e a Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciaram a demarcação e sinalização das lombofaixas em Brumado. A superintendência informou ao site Brumado Notícias que a demarcação horizontal da faixa está sendo feita com uma tinta especial a vapor, aquecida a 200°C em uma caldeira móvel, que possibilita maior permeabilidade e durabilidade. As demarcações foram iniciadas em frente ao prédio administrativo da prefeitura municipal, na Praça Coronel Zeca Leite. Nessa primeira etapa foram instaladas oito das 40 lombofaixas do projeto. Com os trabalhos sendo executados, o trânsito foi interrompido em frente ao paço municipal, o que ocorrerá também durante a semana nas demais vias onde foram implantados os equipamentos.
A redução do consumo de energia, principalmente pelas indústrias, foi um dos fatores que contribuíram para a decisão do governo de adotar a bandeira tarifária verde nas contas de luz neste mês, o que significa que não há cobrança extra na tarifa. Isso porque com menos demanda, não é preciso acionar as termelétricas, que produzem energia mais cara que as usinas hidrelétricas, por exemplo. De acordo com a Agência Brasil, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a adoção da bandeira verde foi definida levando em conta três fatores: o aumento de energia disponível com a redução da demanda, a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro e o aumento das chuvas no período úmido, que fez com que o nível dos reservatórios das hidrelétricas ficasse maior. O nível dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentram cerca de 70% da capacidade de armazenamento do país, está atualmente em 58,6%, bem acima dos 33,54% registrados em abril do ano passado. O consumo de energia elétrica no Brasil caiu 5,1% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a redução foi puxada pela demanda do setor industrial, que caiu 7,2% no período. O consumo residencial fechou fevereiro com queda de 3,2%. Na avaliação da EPE, o quadro de crédito restritivo, além da perspectiva de aumento do desemprego e retração da renda, tem levado o consumidor a adotar um comportamento mais cauteloso.
Dos 13 vereadores da Câmara Municipal de Brumado, 5 decidiram aproveitar a janela partidária aberta pela minirreforma eleitoral para mudar de ninho. O partido que mais se beneficiou foi o PSB, pois teve o retorno do vereador Manoel Romar Pereira, que estava no Solidariedade (SD), e ainda recebeu a filiação do líder do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), José Carlos dos Reis, que militava na atual legenda do gestor municipal. Além deles, os vereadores Márcio Moreira e Castilho Viana permaneceram na sigla. O Democratas (DEM) conseguiu um parlamentar no legislativo: trata-se de Weliton Lopes do Nascimento, que estava no SD. A vereadora Liu Vasconcelos trocou o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pelo PDT. Já o presidente da Casa, Alessandro Lôbo e Silva, deixou o Partido Social Liberal (PSL) e embarcou no Partido Republicano Brasileiro (PRB). Com as mudanças, o PSB está com a maior bancada, com 4 parlamentares, seguido pelo PT com 3; PCdoB com 2; PTC com um; DEM com um; PRB com um; PDT com um.