Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/Jun/2016 - 10h00

Profissionais de saúde da microrregião de Brumado recebem capacitação sobre a microcefalia

Profissionais de saúde da microrregião de Brumado recebem capacitação sobre a microcefalia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Profissionais da área de saúde de 21 municípios que compõem a microrregião da base de apoio do núcleo regional de saúde de Brumado participaram de uma capacitação de convivência com a microcefalia. O curso foi realizado nos dias 08 e 09 últimos, no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), em Brumado. O evento marcou o III Encontro dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), realizado também nas demais regionais de todo o estado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a apoiadora institucional do Nasf, Simone Barbosa, explicou que “a capacitação vem como suporte no encaminhamento das crianças com microcefalia e prevenção da doença, possibilitando o apoio às famílias”. 

Profissionais de saúde da microrregião de Brumado recebem capacitação sobre a microcefalia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A fisioterapeuta Nádia Queiróz destacou ainda que a rede de atendimento inclui a microcefalia dentre as pessoas portadoras de deficiência e desta forma a capacitação tem por objetivo descentralizar o atendimento a esse público, tendo em vista que se faz necessário uma estimulação precoce para o desenvolvimento do bebê, portador da doença. Nádia considerou que a rede pública de saúde em geral ainda está se adequando a nova realidade e chamou a atenção para prevenção maior no combate da enfermidade. “Digo que estamos trocando o pneu com o carro em movimento, pois estamos aprendendo conforme vem acontecendo. Mas clamo a população baiana em geral que nesse momento nosso maior desafio é controlar o mosquito vetor. Se não agirmos com consciência mais mosquitos vão aparecer e, quanto mais mosquito, maior a probabilidade da doença acontecer”, pontuou. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo