Depois de concluir sua formação na capital do Estado, a pediatra, Ramonna Baleeiro, retorna a Brumado a convite da Clínica Mais Vida, para compor o quadro de profissionais e, desta forma contribuir com o melhor atendimento a comunidade local e sua região de cobertura. Empolgada, a pediatra declarou que chega para reforçar o quadro de especialistas, destacando a importância da pediatria na formação saudável de cada cidadão. A pediatria tem a missão de formar o adulto saudável. “Se a criança estiver sendo acompanhado por um profissional pediatra desde a sua infância, com certeza, ela se tornará um adulto mais saudável, pois terá acompanhamento preventivo a doenças e orientação sobre uma boa e adequada alimentação”. Ramonna agradeceu e elogiou a iniciativa da Clínica Mais Vida, destacando que: “Nossa região é muito carente de atendimentos especializados, dentre estes a pediatria. Quando temos uma clínica que se dispõe a ofertar atendimento especializado com valores acessíveis ao público em geral, nós temos que nos render a esse projeto que é louvável”. Ramonna está atendendo na Clínica Mais Vida todas as terças. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou na sexta-feira (16) o novo pedido da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva para tentar evitar a prisão do ex-presidente. O ministro afirma, na decisão, que não houve mudança no entendimento do Supremo sobre a execução da prisão após condenação em segunda instância. Lula foi condenado em janeiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região a 12 anos e 1 mês, em regime inicialmente fechado. O TRF-4 é responsável pelos processos da Lava Jato em segunda instância. De acordo com o G1, os desembargadores do TRF-4 determinaram a prisão assim que se esgotarem os recursos no tribunal. Mas a defesa de Lula pediu ao STF que a prisão só seja decretada após o processo transitar em julgado, ou seja, quando não couber recurso a mais nenhuma instância da Justiça.
A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.
A Câmara de Vereadores de Brumado emitiu uma nota de pesar em razão da morte brutal da vereadora Marielle Franco. Socióloga com mestrado em Administração, Marielle entrou para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro nas eleições de 2016 como a quinta vereadora mais votada, com 46.000 votos. Ela foi presidente da Comissão da Mulher da Câmara de Vereadores do Rio de janeiro, além de ter feito parte do grupo de quatro relatores de uma comissão criada para monitorar os trabalhos da intervenção na segurança pública do Estado. O legislativo expressa toda a solidariedade para seus parentes, amigos e correligionários.
Uma estudante de farmácia, de 20 anos, teve 45% do corpo queimado na manhã desta sexta-feira (16), em São Luís de Montes Belos, a 120 km de Goiânia. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima, Beatriz Carneiro de Araújo, havia ido comprar pão em um supermercado e, quando voltou para o carro, uma mulher quebrou o vidro da porta, jogou álcool e ateou fogo. A jovem foi socorrida e está internada. Já a suspeita foi presa. Após ser socorrida, com queimaduras de 2º grau no rosto, peito, costas e braços, Beatriz foi encaminhada para um hospital particular da cidade. Segundo boletim médico divulgado nesta manhã, ela está, por precaução, em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conforme informou ao G1 o diretor da unidade, Danillo Almeida e Silva, o quadro dela é considerado estável.
O Samu 192 e os agentes de trânsito foram acionados quase simultaneamente para atender duas situações de acidentes com vítimas no centro de Brumado. Na Rua Coronel Tibério Meira, uma mulher foi atropelada por uma motocicleta ao atravessar a via fora da faixa de pedestre. Assim que foram concluídos os procedimentos no local, as equipes foram novamente acionadas para atender outra ocorrência, desta vez na Avenida Otávio Mangabeira, onde ocorreu uma colisão entre um carro e uma motocicleta. Os condutores transportavam os filhos para escola quando o acidente ocorreu. Um estudante de nove anos que estava na garupa da moto pilotada pelo pai sofreu algumas escoriações, recebeu os primeiros socorros do Samu 192 e foi encaminhado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.
Os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de junho deste ano precisarão fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico que já era obrigatório. A mudança na lei foi publicada na última semana por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que redefiniu a formação de condutores no país. Até 5 de junho, renovar a CNH das categorias A e B (motos e veículos de passeio) exige apenas o exame médico. De acordo com o G1, estão dispensados deste curso apenas os motoristas que realizam atividades remuneradas em veículos, como transporte de carga e passageiros. Mas estes profissionais também passarão por outro curso específico, de maior duração, a cada 5 anos. Em caso de reprovação no exame, o condutor poderá fazer uma nova prova 5 dias depois da divulgação do resultado. Se houver uma segunda reprovação, ele deverá passar por todo curso novamente. O curso a distância deve ser realizado em no máximo 5 dias, mas a prova será aplicada apenas presencialmente.
A prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, criou, por meio da Lei Municipal nº 1.376/2017, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que é subordinado a Secretaria Municipal de Agricultura, a fim de averiguar produtos de origem animal e/ou vegetal destinados ao consumo humano. O serviço visa a inspeção e fiscalização sanitária para a indústria e beneficiamento de bebidas e alimentos. No momento do abate, será obrigatória a presença de um fiscal do SIM. Além disso, os cadastrados seguirão diversas outras exigências, entre as quais a renovação das licenças sanitária e de funcionamento.
Um jovem que dirigia uma motocicleta tentou fugir de um bloqueio policial em Salvador, na tarde de quinta-feira (15), teve o celular apreendido e a polícia descobriu no aparelho uma conversa no aplicativo WhatsApp em que ele confessou ter matado um rival do tráfico, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Isaque Souza Soares, de 22 anos, foi preso por equipes do Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Uruguai), quando estava sem os documentos da motocicleta e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o G1, a conversa com a confissão do assassinato foi entre ele e um comparsa de apelido 'Jajai'. Em um dos trechos ele diz: “Quem matou ele foi eu, 'mano'. Mas fica suave entre nós”. A vítima, que a polícia não divulgou a identidade, foi morta foi morta semana passada, na Baixa do Fiscal. Segundo a polícia, o suspeito é integrante de uma quadrilha de traficantes e também tem passagem por roubo. O criminoso foi apresentado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba.
A Barragem Luiz Vieira, localizada no município de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, possui 24.987.000 m³, mas ainda está muito longe de atingir pelo menos a metade de sua capacidade. O volume corresponde a 23.79% de sua capacidade total, que é de 105 milhões de metros cúbicos de água. Além de atender a demanda de Rio de Contas, o reservatório também atende os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio. De acordo com o L12, a barragem foi construída com o objetivo de garantir o abastecimento de água nos períodos de estiagem. Recentemente, o açude chegou a um dos menores volumes já registrados desde a sua inauguração, com apenas 15% de sua capacidade. A situação gerou enormes alterações no cenário econômico do município. A expectativa é que o volume continue aumentando com as chuvas deste mês de março.
Tendo em vista a importância dos cartórios, a OAB denunciou a situação de calamidade atual do 1º Ofício do Registro de Imóveis de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, que vem sofrendo com a falta de servidores. Segundo a instituição, o referido Cartório possui péssimas instalações físicas, condição que também se reflete em seus livros, muitos deles deteriorados. Os advogados não suportam mais a situação, fato que tem repercutido negativamente inclusive no desempenho da profissão. A OAB Conquista oficiou o Tribunal de Justiça da Bahia, através da Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos e do Juiz Auxiliar Moacir Fernandes Reis, ambos da Corregedoria Geral de Justiça, órgão responsável pelo Cartório de Imóveis referido, requerendo providências urgentes.
A Polícia Civil ainda tenta elucidar a morte do professor Zémário Luz, que foi vítima de latrocínio no último dia 6, na cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado. O crime repercutiu bastante na região e, até o momento, o que se tem de concreto foi uma reunião com o secretário de segurança do estado, com a cúpula da polícia e políticos da região. De acordo com o delegado Marco Torres, mais detalhes sobre o caso ainda não foram dados por questão de buscas. Além disso, segundo ele, notícias sobre quem é o autor do crime, como as que vêm circulando, só atrapalham as investigações.
A deputada Estadual Ivana Bastos (PSD) viajou para Palmeiras, na Chapada Diamantina, com o objetivo de verificar a situação da cidade e das famílias devido as fortes chuvas que atingem o município desde a última semana. Na sexta-feira (7), foram seis horas ininterruptas de temporal, acompanhado de relâmpagos e trovões. Foi o maior desastre registrado no município nos últimos 38 anos. A deputada e o prefeito Ricardo Guimarães percorreram as ruas observando os prejuízos. “O nosso mandato irá fazer o necessário para ajudar o município e os moradores no que for preciso. Não mediremos esforços para resolver os problemas decorrentes desta tragédia”, frisou a parlamentar. Segundo ela, a Defesa Civil já esteve no município avaliando os danos e orientando a população e agora ela levará para os órgãos os pedidos para reconstrução dos locais destruídos.
A operadora Vivo foi alvo de uma ação criminosa programada em quatro nas cidades de Caculé, Caetité e Guanambi. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os criminosos levaram fios, fibras, cabos e antenas. A operadora ficou mais de 24 horas sem sinal e os clientes reclamaram nas redes sociais a falta do serviço. De acordo com a gerência, a cidade de Caculé foi a mais prejudicada com os furtos, ficando 100% sem sinal. A polícia está investigando o crime. A operadora esclareceu que boa parte do problema já foi resolvido.
O Ministério Público Federal em Vitória da Conquista moveu uma ação de improbidade contra o ex-prefeito de Boa Nova, Aete Sá Meira, e seu vice Ary Celes Marinho, além da empresa Celes Marinho Loteamentos e Incorporações Ltda. e seu representante Eugênio Celes Marinho, pela construção de Unidade Básica de Saúde (UBS), com recursos do Ministério da Saúde, dentro de um condomínio residencial particular no município. Segundo a ação, em 2009, o Ministério da Saúde havia firmado o contrato de financiamento da UBS no valor de R$ 200 mil com a prefeitura de Boa Nova, na gestão anterior a dos acusados. As verbas federais teriam sido transferidas em duas parcelas: a primeira no valor de R$20.000,00, em junho de 2010, e a segunda parcela de 150.000,00, em agosto de 2013. No início do mandato dos réus, antes da liberação da segunda parcela, o ex-prefeito solicitou ao Ministério da Saúde a alteração do local inicialmente previsto no acordo, alegando que não possuía documento para comprovar a posse do terreno cadastrado pela gestão anterior. O órgão, entretanto, deu parecer de que não autorizava a mudança do endereço. Ainda assim, o ex-prefeito e o vice iniciaram as obras, sem a devida aprovação, no Condomínio Paraíso da Serra. A propriedade é de posse da empresa Celes Marinho Loteamentos. Os ex-gestores e o administrador da empresa responsável pelo condomínio tiveram seus bens bloqueados pela Justiça até o valor R$ 150 mil. A obra não foi concluída até o momento e o prejuízo estimado pelo MPF aos cofres da União é de pelo menos R$ 408 mil.
Há anos que foram iniciadas as obras da Unidade Básica de Saúde - UBS que visa atender o Bairro São Jorge e os conjuntos habitacionais Brisas I, II, III e IV. Se arrastando no tempo, a obra continua inacabada e sem previsão de quando o prédio será concluído. “Temos os atendimentos no Bairro Dr. Juracy, mas tem dias que a espera é grande, já que há outras localidades assistidas pela unidade de lá. Por isso cobramos agilidade para termos nossa UBS funcionando. Vai desafogar o atendimento por lá e nos dará mais comodidade aqui”, cobrou Lucas Alves, morador do conjunto Brisas. O site Achei Sudoeste buscou mais informações sobre o assunto junto à Secretaria Municipal de Saúde, que respondeu que a atual gestão tem buscado apoio para captação de verba a fim de concluir a obra e equipar a unidade básica da localidade.
O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) abriu a licitação para adquirir os aparelhos para equipar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), localizada entre os Bairros São Félix e Malhada Branca, em Brumado. Com a aquisição dos equipamentos, a prefeitura programa inaugurar a unidade em breve. A mesma terá caráter de atendimento emergencial, uma vez que, após a inauguração das UTIs, o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto expandiu seus atendimentos para região, recebendo pacientes até mesmo de outras bases regionais do estado. A prefeitura também já sinalizou que realizará algumas melhorias no espaço físico da UPA, a começar pela ampliação da recepção. A expectativa é de que a unidade esteja em funcionamento antes do término deste primeiro semestre.
Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.
Com as equipes de operação capacitadas, o tomógrafo do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto já se encontra em pleno funcionamento. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o aparelho foi doado pelo Estado para suprir os atendimentos emergenciais da unidade. Para receber o equipamento, a prefeitura remodelou uma ala dentro das especificações de segurança da saúde. No momento, devido a alguns trâmites burocráticos, os atendimentos de tomografia no hospital estão sendo disponibilizados apenas ao público interno, porém em breve a oferta será estendida para pacientes das outras localidades assistidas pela unidade. Diante do cenário, o hospital vem ganhando status de Base Regional, pois conta com duas Unidades de Terapia Intensiva, um arco cirúrgico, uma das maiores maternidades do estado e agora um tomógrafo.
Apesar disso, o secretário municipal de saúde e o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) não sustentam a ideia de ostentar a unidade como uma base regional. Opiniões à parte, o que se observa é que, com o tomógrafo, a saúde pública de Brumado passa a ofertar atendimentos com imagens mais precisas, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. O aparelho ajuda a investigar nódulos ou tumores e também vasos pulmonares e cerebrais, o que não era disponibilizado na microrregião. Com os investimentos nos últimos anos, Brumado vem conseguindo centralizar os atendimentos de vários procedimentos, desafogando, dessa forma, a saúde pública ofertada na cidade de Vitória da Conquista e Guanambi, para onde se dirigiam os pacientes dos municípios da microrregião.
Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.
A nutricionista Samara Leite Alves, filha do prefeito de Rio do Antônio, José Souza Alves (PSD), o Deca, entrou com uma ação na justiça contra a prefeitura do município para que seu salário passe de cerca de R$ 1.200 para R$ 3.422,59. Ela foi admitida após concurso público realizado em 2011, cujo salário contratual exposto no edital era de R$ 920, passando para R$ 1.200. Porém, na ação, a requerente observou que, durante todo o vínculo empregatício, a prefeitura sempre pagou um valor inferior ao mínimo legal estabelecido, que seria, segundo o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN -5), para a jornada de 40h semanais, o valor de R$ 3.422,59. De acordo com o Informe Bahia, supostamente, o prefeito teria pressionado o setor jurídico da prefeitura para fazer um acordo para que Samara tenha o aumento exigido. Recentemente, alegando crise financeira, o prefeito retirou 5% do salário dos professores. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso.
A Justiça determinou a disponibilidade de bens e bloqueio de contas bancárias do prefeito da cidade de Jaguarari, Everton Rocha (PSDB), por conta de contratações de atrações para o São João da Cidade, que segundo o Ministério Público foram feitas de forma irregular. A decisão judicial foi publicada do Diário Oficial da Justiça da última terça-feira (13). Na decisão, a juíza Maria Luiza Nogueira Cavalcanti estabeleceu o montante de R$ 3.937.500 para garantir o ressarcimento integral do suposto dano aos cofres públicos gerado pela contratações. O G1 não conseguiu contato com a prefeitura de Jaguarari, para comentar a decisão. A ação movida pelo MP-BA denunciou o prefeito por improbidade administrativa, que é quando um agente público pratica ato ilegal no exercício da função. Na ação, o MP também pedia o afastamento do prefeito por 180 dias, entretanto esta solicitação não foi acatada pela juíza.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a reeleição da presidente Dilma Rousseff foi um “desastre” e que não dependia dele tirar da petista a chance de se reeleger. Durante entrevista ao radialista Mário Kértesz na manhã de hoje (15), Lula contou que deixou para Dilma ser presidente plena, o que desencadeou resultados positivos até 2013. “Dilma nunca me procurou para conversar sobre a sucessão. Partia do princípio que ela tinha direito de sair candidata, achei que não deveria me meter. Ela tinha direito de ser candidata, foi candidata, se reelegeu. O segundo mandato foi desastre para nós do PT e para o Brasil”, avaliou o ex-presidente, que atribuiu à Rede Globo e à campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) a disseminação do ódio, após perder as eleições de 2014. Apesar de reconhecer as “deficiências políticas” de Dilma, Lula afirmou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também passou por crise semelhante e o diferencial para superar o momento estava no Congresso. Na ocasião do mandato de FHC, o atual presidente Michel Temer comandava a Câmara dos Deputados e colocou em votação reformas enviadas pelo Executivo. Dilma, por sua vez, tinha o deputado Eduardo Cunha no cargo, que trabalhava contra o seu governo.