Uma guarnição da Caesg realizava rondas táticas e ostensivas na região de Taquaril dos Fialhos, zona rural de Licínio de Almeida, a 140 km de Brumado, quando um indivíduo, ao perceber a aproximação da viatura, empreendeu fuga, deixando para trás uma espingarda cartucheira calibre 36, além de duas munições calibre 36 intactas, 02 munições do mesmo calibre deflagradas, 07 munições calibre 28 deflagradas e 01 munição calibre 32 deflagrada. Foi realizada uma varredura no local com o intuito de localizar o indivíduo, porém ele não foi capturado. Todo material foi apresentado na delegacia de Licínio de Almeida para as providências cabíveis.
Aprimorar o corpo humano com implantes, modificações genéticas e dispositivos tecnológicos parece ser um caminho inevitável na estereira da evolução humana. Uma prova disso é a nova terapia genética para curar a dependência de drogas criada por pesquisadores da Universidade de Chicago e apresentada na prestigiada revista cientifica Nature. A técnica utiliza implantes carregados com células-tronco que foram geneticamente modificadas para liberar uma enzima que decompõe a cocaína da corrente sanguínea. Isso evitaria o efeito viciante da droga e impediria overdoses. Para criar a tecnologia os pesquisadores reescreveram o DNA das células-tronco da pele de camundongos para fazê-los produzir uma forma modificada da enzima butirilcolinesterase (BChE, na sigla em inglês), responsável por decompor a cocaína na corrente sanguínea. A versão geneticamente criada é 4,4 mil vezes mais potente que a enzima natural, o que torna o efeito muito mais forte e capaz de anular o narcótico quase instantaneamente. Eles calcularam que aglomerados dessas células modificadas, chamadas organoides, poderiam ser implantados sob a pele para agirem assim que necessário. Em testes realizados em laboratório, ratos que receberam os implantes perderam o apetite por cocaína e sobreviveram a altas doses que mataram 100% dos roedores que não ganharam o mesmo dispositivo. Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor da pesquisa Ming Xu afirmou que esse trabalho aumenta as esperanças de um tratamento a longo prazo para o vício, que funciona como uma “limpeza” do organismo assim que as substâncias são injetadas, inaladas ou ingeridas. “Em comparação com outras terapias gênicas, nossa abordagem é minimamente invasiva, de longo prazo, com baixa manutenção e acessível. É muito promissor ”, declarou.
No início de 2017, uma reunião com as Câmaras de Vereadores da região foi realizada em Brumado no intuito de criar uma União dos Vereadores da Microrregião. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do legislativo brumadense, vereador Léo Vasconcelos (PDT), destacou que o objetivo da entidade seria unir a categoria a fim de pensar no progresso da região, com o intuito de dar uma alavancada no poder legislativo regional. "A gente chegou a criar o estatuto, os processos de criação de uma entidade, a gente chegou a pegar alguns modelos da União dos Vereadores da Região de Guanambi para tentar implementar aqui em Brumado, mas aí veio o processo eleitoral e deixamos isso pra depois, pra ser retomado pós-eleições", relatou, frisando que, no momento, o interesse de criar a entidade ainda existe. Vasconcelos ressalvou, porém, que, no final do ano, haverá novas eleições para eleger os próximos presidentes de câmaras municipais e ele não sabe se estes terão interesse em dar continuidade ao projeto. De sua parte, ele garantiu que retomará o projeto de criação da União dos Vereadores da Microrregião nos mesmos moldes jurídicos de criação da Policlínica Regional.
Acabou o tempo de ficar andando de lugar em lugar na busca de especialistas e procedimentos médicos, a Clínica Mais Vida, há quatro anos prestando serviços para Brumado e região, inova mais uma vez e como um exemplo de empreendedorismo e modernidade, inaugura sua filial em Brumado. Nas novas instalações, que estão localizadas na Rua Coronel Paulino Chaves, 160 - Centro, serão oferecidos mais de 40 especialistas e exames dos mais básicos aos de maior complexidade, sempre com profissionais da maior competência e responsabilidade, além de equipamentos de primeiríssima linha, garantindo a exatidão dos resultados. A Clínica Mais Vida preza em ter uma equipe multiespecializada, garantindo um atendimento exclusivo e personalizado, desde o primeiro contato ao final do tratamento. Ressaltando que para se estar bem é necessário o equilíbrio da saúde do corpo e da mente. Para uma vida mais tranquila e harmoniosa, cuide-se! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.
Populares do distrito de Ubiraçaba, em Brumado, se uniram e substituíram a antiga cruz de madeira por uma nova cruz metálica, com iluminação autossustentável à base de energia solar. O cruzeiro, que fica no alto do morro que circunda o distrito, é um local de devoção, onde há décadas fiéis e turistas de várias regiões comparecem todos os anos, no período da sexta-feira da paixão, em uma verdadeira escalada de fé levando suas preces. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o eletricista André Luiz, que colaborou com a iniciativa popular, declarou que toda a comunidade se empenhou de alguma forma em colaborar com a instalação da nova cruz, que tem mais de três metros de altura. Agora iluminada, ela pode ser vista a quilômetros de distância durante a noite.
“Já virou um marco referencial para o distrito”, disse o eletricista, que, além das contribuições dos vizinhos, contou também com o apoio de comerciantes e de uma metalúrgica para confeccionar a grande cruz, que foi carregada ao alto do morro. Ao lado da cruz, foi instalada uma placa de energia solar, o que torna o cruzeiro autossustentável. “Estamos felizes com todo isso, pois, mais que iluminar o cruzeiro, essa cruz nos mostrou que juntos podemos alcançar grandes objetivos em prol da nossa comunidade. Digo que essa mobilização nos uniu mais como vizinhos, descobrimos que somos uma grande família”, pontuou o eletricista.
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por unanimidade, na noite desta terça-feira, 18, que a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em campanhas de candidatos do PT não configura irregularidade. Pela legislação, apoiadores podem aparecer em propagandas em até um quarto do tempo. A defesa do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) havia apresentado à Justiça eleitoral uma representação contra a coligação “O Povo Feliz de Novo”, originalmente encabeçada por Lula, mas assumida por Fernando Haddad (PT) após o indeferimento da candidatura do ex-presidente. A campanha do militar reformado alegava que todo o tempo da propaganda veiculada em 6 e 8 de setembro havia sido utilizado para fazer apologia a Lula. De acordo com a Veja, o petista está preso em Curitiba desde abril deste ano, após condenação em segundo grau por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A defesa do ex-presidente afirma que não há provas e que ele tem sido perseguido por setores da Justiça.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador de Aracatu, a 36 km de Brumado, Gilson Amorim, falou sobre a precariedade do abastecimento de água na cidade. Segundo ele, a situação está crítica, pois já são 11 dias sem água em alguns bairros e a população está sofrendo bastante. O morador ainda criticou a postura da Embasa, que não informa a população, com antecedência, sobre a falta de água, a fim de que os moradores possam reservar o líquido. “Está complicado viver na cidade desse jeito. A gente tem que escolher entre tomar banho, fazer comida, lavar a roupa do trabalho ou do dia a dia. Não tem cabimento essa situação”, relatou. O morador cobrou explicações e, principalmente, uma solução para o problema do abastecimento.
Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.
Em Brumado, a vacinação contra o HPV, conhecido como Papiloma Vírus Humano, que provoca lesões na pele e mucosas podendo levar ao câncer, não tem atingido a cobertura ideal. Segundo a enfermeira Adriana Áurea, a vacina contra o HPV foi introduzida no calendário vacinal em 2014 e o público alvo foi mudando ao longo dos anos. Atualmente, são vacinados adolescentes de 9 a 14 anos (meninas) e de 11 a 14 anos (meninos). A enfermeira ressaltou que a maior dificuldade do Ministério da Saúde é a ideia de que a vacina incentiva o início da atividade sexual. “Isso reflete muito quando avaliamos a cobertura vacinal, que muitas vezes não é atingida de forma ideal por conta dessas preocupações familiares”, destacou. Nesse sentido, Áurea afirmou que é feito um trabalho de conscientização, inclusive em ambiente escolar, quanto à importância da vacina, que, segundo ela, é mais uma das ações de controle aos tipos de câncer. “A vacina está disponível, diariamente, nas unidades”, reforçou a enfermeira.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira (19) manter a taxa básica de juros (Selic) em 6,5% ao ano. A decisão já era esperada pelo mercado financeiro. Fixado desde março deste ano, este é o menor patamar da Selic desde o início do regime de metas para a inflação, em 1999. A expectativa dos analistas é que a taxa não seja alterada até o fim deste ano e, em 2019, seja elevada gradualmente até alcançar 8% ao ano. No comunicado sobre a decisão, o Copom informou que o cenário econômico atual “prescreve manutenção da taxa Selic no nível vigente”. Diferentemente dos comunicados anteriores, o texto indica a possibilidade de elevação dos juros caso haja a possibilidade de aumento da inflação “no horizonte relevante para a política monetária”. O Comitê ressalta que os próximos passos da política monetária continuarão dependendo “da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”.
Apesar de as forças políticas estarem voltadas para as eleições 2018 no município de Brumado, o assunto segue sendo o pleito eleitoral em 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o prefeito municipal, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos, pode perder o comando do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Vários membros da executiva estadual do partido já estariam com o discurso afiado para convencer a direção estadual da sigla para a troca do comando no capital do minério. Corre nos bastidores da política brumadense que o ex-vereador Agno Meira (Sem Partido) deve ser o novo mandatário do partido na cidade.
Por 5 votos a 1 o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) declarou inelegível o ex-prefeito de Guanambi e candidato a deputado federal, Charles Fernandes Silveira (PSD). A decisão foi proferida após o ex-prefeito tentar reverter sentença condenatória do João Batista Pereira Pinto em primeira instância na Zona Eleitoral de Guanambi. De acordo com o radialista Bonny Silva, a decisão inicial condenou Fernandes ao pagamento de multa de 50 mil UFIRs, tornando-o inelegível pelo período de oito anos pelo cometimento do crime de abuso de poder político e de autoridade, que resultou na eleição do prefeito Jairo Magalhães (PSB) e o vice Hugo Costa (PCdoB). O pedido de cassação do prefeito e vice foi rejeitado por 4x3. Charles Fernandes poderá continuar em campanha enquanto recorre da decisão e caso seja eleito não toma posse se não reformada a sentença.
Nesta quarta-feira (19), equipes da Polícia Militar, com o apoio do Grupamento Aéreo da PMBA (Graer), durante rondas pela zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, nas imediações da comunidade de Itapicuru, onde buscam o bando que explodiu um carro forte, localizaram grande quantidade de maconha enterrada dentro de tonéis. Estima-se que tenha sido encontrada cerca de uma tonelada da droga.
Não há informações sobre presos na operação, visto que a polícia ainda não se pronunciou acerca da apreensão. A polícia ainda encontrou R$ 177 mil. O bando explodiu o carro forte na BR-116, próximo à cidade de Boa Nova.
Crianças cujas casas são limpas com desinfetante ?pelo menos uma vez por semana estão mais propensas a apresentarem níveis mais altos de bactérias intestinais associadas ao aumento da gordura corporal, aponta estudo publicado nesta segunda-feira no Canadian Medical Association Journal (CMAJ). De acordo com os pesquisadores, a presença de bactérias Lachnospiraceae no intestino é normal, no entanto, quando em níveis elevados elas podem elevar o índice de massa corporal (IMC) e causar resistência à insulina, o que pode levar ao diabetes. Além disso, alterações na microbiota intestinal podem interferir no funcionamento de mecanismos responsáveis por regular o apetite. A equipe da Universidade de Alberta, no Canadá, também descobriu que famílias que utilizam produtos de limpeza ecologicamente corretos diminuem a probabilidade do aumento do peso nas crianças de até três anos de idade. Isso porque os níveis de micro-organismos intestinais da classe das Enterobacteriaceae são menores. Apesar disso, os cientistas não conseguiram determinar se estas alterações podem reduzir diretamente os riscos de obesidade infantil. As descobertas foram feitas através da análise da flora intestinal de 757 crianças entre 3 e 4 meses. Elas foram pesadas nas idades de um e três anos e os valores foram comparados ao IMC recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já as mães responderam a um questionário sobre o tipo de produto utilizado na limpeza e a frequência do uso. Os resultados permaneceram os mesmos depois que fatores de riscos como nascimento por parto cesariano, amamentação ou ingestão de antibióticos foram considerados.
Em ampla ascensão, o município de Caculé, a 100 km de Brumado, tem ganhado notoriedade no sertão baiano diante dos investimentos empregados pela administração nos principais pilares da gestão: educação, saúde, infraestrutura e qualidade de vida da comunidade. Com recursos próprios, o governo de Caculé vem conseguindo reestruturar o Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida (HMNSA). Com um investimento orçado em R$ 600 mil, o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona tem direcionado atenção à estruturação física da unidade hospitalar, criando novas salas de emergências e uma ampla maternidade, que tem acolhido pacientes de diversos municípios circunvizinhos. O hospital conta com 45 leitos e também recebeu novos equipamentos, como macas, aparelhos de ultrassonografia e ressonância magnética.
Outro relevante investimento da atual gestão caculeense no campo da saúde está voltado para a base regional do Samu 192, que já conta com duas ambulâncias para prestação de primeiros socorros. A pretensão do prefeito é de inaugurar e entregar a unidade socorrista à comunidade ainda neste mês de setembro. Vale ressaltar que o município também conta com atendimento terceirizado de tomografia, o que muito tem colaborado para contenção de despesas dos pacientes que necessitam passar pelo rastreamento por meio do equipamento. “Nossa visão de investimento na saúde está atrelada a melhor comodidade de atendimento e melhor qualidade de vida para os nossos munícipes. O povo de Caculé merece essa atenção e respeito”, pontuou o gestor.
A Comissão de Seleção do Tiro de Guerra 06/024 informa que a data de apresentação dos conscritos designados para seleção inicial é até dia 21 de setembro, às 7h. Os trabalhos têm por objetivo selecionar os jovens que serão matriculados no Tiro de Guerra de Brumado, no mês de março de 2019. De acordo com o Subtenente Edmundo de Souza Rocha, Chefe de Instrução do TG, o serviço militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas e compreenderá, na mobilização, todos os encargos relacionados com a defesa nacional. O cidadão que não se apresentar para a seleção inicial, dentro do prazo, será declarado refratário. O brasileiro, entre 1° de janeiro do ano em que completar 19 anos e 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos, e que não esteja em dia com as obrigações militares, não poderá: obter passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal, entre outros.
Na terça-feira (19), Anderson Vinícius Pereira Carvalho, 19 anos, foi preso em flagrante no Bairro Alto do Cruzeiro, em Urandi, a 206 km de Brumado, depois de tentar agredir a própria mãe gestante utilizando um cabo de vassoura. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Anderson parecia estar sob efeito de drogas. A sua irmã impediu que a agressão acontecesse e uma guarnição da Polícia Militar efetuou a prisão. O acusado foi apresentado na sede da Delegacia Territorial de Urandi para adoção das medidas necessárias. Ele deve responder por ameaça com base na Lei Maria da Penha.
Com a baixa adesão à campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, o Ministério da Saúde estuda a possibilidade de tornar obrigatória a vacinação das crianças no Brasil. Segundo Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, um dos mecanismos em análise é a criação de uma norma conjunta com o Ministério da Educação para transformar a carteira de imunização em pré-requisito da matrícula escolar. “Estratégias pontuais já foram adotadas por algumas Assembleias Legislativas. Será que não é o momento de o ministério, com o MEC, tornar obrigatório que toda criança e adolescente na escola tenha sua carteira de vacinação acompanhada?”, questionou durante evento organizado nesta segunda-feira, 17, pela Procuradoria-Geral da República para discutir os baixos indicadores de vacinação. Balanço divulgado pelo Ministério aponta que, apesar de a meta nacional de vacinação ter sido superada (passando dos 95% estipulados), pelo menos meio milhão de crianças não foram imunizadas: em 15 estados, o objetivo não foi alcançado. Enquanto isso, o Brasil sofre com surtos de sarampo em Amazonas e Roraima, estados onde oito mortes já foram relatadas. Até semana passada, 1.673 casos de sarampo haviam sido registrados e 7.812 permaneciam em investigação.
O salão de eventos do Clube Social foi palco da solenidade de formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovida pela Polícia Militar da Bahia, através da 34ª CIPM, em Brumado. A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (19), com a presença de várias autoridades locais, do Major Adriano Souza Dias, comandante da companhia brumadense, e da Major Leila Silva, coordenadora do Cicom/Brumado e primeira instrutora do Proerd quando o mesmo foi lançado no município. Seguindo o protocolo, houve algumas breves apresentações dos formandos, bem como premiações aos mesmos mediante méritos de desempenho em diversas modalidades e redação poética. Os 264 alunos, instruídos pelo capitão Claudio Deumondes e pelo soldado Clécio Nunes, se perfilaram para pronunciar o juramento de classe contra as drogas e violência, seja nas escolas ou nos demais âmbitos do convívio social. Mais uma vez, o Major Adriano Souza destacou a valorização do curso de orientação do Proerd, que segue o modelo aplicado nas escolas militares. A 34ª CIPM estendeu o curso para outros municípios da região, porém ainda não atendendo a totalidade nas 12 cidades de cobertura da companhia. A meta é de que mais oficiais e soldados passem pela capacitação interna da corporação para serem inseridos no projeto.
Durante mais uma etapa da Operação Força Tática, em Guanambi, a 141 km de Brumado, um menor de 15 anos foi apreendido com drogas no Bairro Novo Horizonte. De acordo com o 17º BPM, uma Guarnição da 1ª Companhia avistou o menor em atitude suspeita no bairro. Ao ver a viatura, ele fugiu, sendo detido no interior de sua residência após perseguição. Na casa, o mesmo dispensou uma sacola plástica contendo 32 trouxinhas de substância análoga à maconha e a quantia de R$ 70 em cédulas trocadas, provavelmente da venda da droga. O menor e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi.
Dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) e Caixa Econômica Federal mostram que devem ser abertas 434,4 mil vagas temporárias entre setembro e dezembro, nos setores da indústria, comércio e serviços, em decorrência do aumento das vendas para o Dia das Crianças, Natal e Ano Novo. O crescimento deve ser de 10% em relação ao mesmo período de 2017, quando foram abertas 394,9 mil vagas. A alta, segundo a entidade, é puxada pela indústria, em especial dos segmentos farmacêutico, alimentar, químico e agroindustrial. Em relação a 2016, o número previsto para contratações temporárias é 22% maior. Mas é distante do registrado em 2014, quando 490.435 vagas foram abertas, antes de a crise econômica se intensificar e levar ao aumento da taxa de desemprego. Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê a contratação de 72,7 mil trabalhadores temporários para o varejo, recuo de 1,7% em relação aos 73,9 mil postos criados no ano passado. De acordo com a CNC, a desaceleração da economia diante do cenário de incertezas do segundo semestre deverá levar ao crescimento menor das vendas no Natal, de 2,3%. Em 2017, a alta foi de 3,9% em relação a 2016.
Empolgado com o bom rendimento do time na fase de grupos do Campeonato Intermunicipal de Futebol, o técnico Fernando Santos, o Fezinho, falou em entrevista ao Achei Sudoeste sobre o desempenho do time, cujo retrospecto é apontado como um dos melhores da competição. O time perdeu apenas uma partida, somou 13 pontos no geral, porém acabou sendo punido pela Federação Baiana de Futebol (FBF) por conta da escalação irregular de um atleta - punição essa que gera contestação diante de falha da própria FBF, que deu aval para a comissão técnica escalar o atleta, inscrevendo o mesmo na súmula da competição, mas, logo depois, se isentou da culpa e direcionou a responsabilidade toda para o time local. Polêmicas à parte, o time segue confiante em galgar bons resultados no decorrer do campeonato e, para isso, o treinador tem exigido muito dos seus comandados. No treino realizado na noite desta terça-feira (18), o comandante cobrou resistência, velocidade e reflexo dos jogadores, com exercícios puxados, até mesmo subindo e descendo as arquibancadas do Estádio Gilberto Cardoso. Na sequência, houve treino com bola e mais preleção no intuito de passar mais motivação aos jogadores. “Estamos animados com a nossa campanha até aqui, porém com os pés no chão. Temos pela frente um difícil adversário, mas eles sabem que também encontrarão dificuldades conosco. Pra quem sonha com grandes resultados tem que passar também por grandes obstáculos e esse é o nosso objetivo”, pontuou o treinador. No próximo domingo (23), já no grupo 34, Brumado recebe Itororó no primeiro jogo da segunda fase. É um duelo de 180 minutos entre as duas equipes e quem vencer segue e quem perder dá adeus à competição.
Nas últimas 24 horas, equipes da 46ª CIPM, Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Polícia Civil, Cipe-Sudoeste, Cipe Central e Rondesp realizaram um cerco ao bando que roubou um carro forte no final da tarde de segunda-feira (17), na BR-116, nas proximidades da entrada de Boa Vista, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, durante o certo, os integrantes receberam as guarnições a tiros e, no confronto, foram atingidos. Os indivíduos, que não tiveram as identidades divulgadas, chegaram a ser socorridos a uma unidade de saúde de Livramento, mas não resistiram. Na operação, um veículo foi apreendido. No ataque ao carro forte, um segurança foi morto pelo bando e outro permanece em estado grave. Nas redes sociais, a população elogiou o trabalho da polícia.
Trinta e oito cidades da Bahia tiveram repasses federais bloqueados este ano causados por dívidas previdenciárias. Entre janeiro e julho, as cidades em débito com a Previdência deixaram de receber pelo menos uma parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que foi direcionada para o pagamento da dívida. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), ficaram retidos, em todo o Brasil, R$ 3,61 bilhões do FPM – o que corresponde a 5,3% do total repassado pela União. Das 5.568 cidades brasileiras, 663 tiveram retenção do FPM, que é a principal fonte de receita para custeio de serviços básicos e investimentos nos pequenos e médios municípios. Outro dado levantado pela entidade demonstra que o valor do FPM retido por causa da dívida previdenciária vem aumentando nos últimos anos, passando de R$ 6,17 bilhões em 2013 para R$ 7,26 bilhões em 2017. De 2013 a julho de 2018, o total chega aos R$ 38,9 bilhões.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado Leonardo Soares garantiu que os investigadores da polícia civil, lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), estão empenhados no intuito de elucidar o mais breve possível os dois homicídios ocorridos em Brumado, na noite de segunda-feira (17). No mesmo dia, foram mortos um motoboy entregador de pizza e uma dona de casa. Esta última foi atingida durante a invasão de elementos encapuzados a sua residência. O delegado declarou que é possível haver uma ligação entre os dois crimes, uma vez que ocorreram em curto espaço de tempo e pela proximidade de localização. Ainda de acordo com a linha de investigação da polícia, em ambos os casos, os autores dos crimes estavam a bordo de uma motocicleta e utilizavam uma espécie de capuz, imitando figuras dos filmes de cinema.
Os investigadores defendem que as armas utilizadas nos assassinatos eram de grosso calibre, levando em consideração que, no segundo caso, o projétil foi disparado da rua, perfurando a porta de madeira da residência e atingindo a moradora na região do tórax, projetando a mesma a uma certa distância após o impacto. “Não foi uma arma qualquer”, ponderou o delegado. Com esses já foram registrados 07 homicídios este ano, em Brumado - os demais foram elucidados e a meta da polícia é também concluir as investigações com uma resposta rápida à comunidade local, mantendo 100% de elucidação este ano.