O candidato à reeleição, Rui Costa (PT), lidera a corrida pelo governo do estado, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (26). O levantamento aponta que ele tem 61% das intenções de voto, contra 10% do segundo colocado, Zé Ronaldo (DEM). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos. O Ibope ouviu 1512 eleitores em 90 municípios entre o domingo (23) e esta terça-feira (25). O levantamento foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o registro BA-08144/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o registro BR?00231/2018. Confira abaixo o desempenho dos candidatos ao governo: Rui Costa (PT): 61%; José Ronaldo (DEM): 10%; João Henrique (PRTB): 2%; Marcos Mendes (PSOL): 1%; Célia Sacramento (Rede): 1%; João Santana (MDB): 1%; Orlando Andrade (PCO): 0%; Brancos/nulos: 13%; Não sabe: 11%.
Uma comitiva de moradores do Bairro Dr. Juracy esteve no escritório da Embasa a fim de cobrar a regularidade no abastecimento da localidade. Os populares disseram ao site Achei Sudoeste que só caiu água nas torneiras uma vez em todo o mês de setembro e se passaram 12 dias desde a última vez que o bairro foi abastecido. “Mesmo assim, a água veio tão fraca que não conseguiu subir a tubulação para encher as nossas caixas. Cheguei a comprar mais dois reservatórios, mas a água que caiu não foi suficiente para encher”, disse Luciano, morador do bairro. “Estou fedendo feito um gambá porque não tem água em casa para tomar banho. Tenho muitos netos morando comigo e minha filha está limpando os meninos apenas com pano úmido. Isso é um desrespeito conosco, pois pagamos em dia nossa conta, mas se atrasarmos a multa chega com força. Na verdade, sem água nas torneiras, estamos pagando até mais caro do que quando cai água”, reclamou Manoel, outro morador.
“Na última segunda, fui na unidade de saúde e a médica disse que até queria me atender, porém, sem água na unidade, não seria possível. A que ponto chegamos, isso é uma lástima, não temos água para o simples banho, não temos água pra lavar roupas e nem pra limpar a casa. Nossos filhos sendo prejudicados por falta d’água nas escolas e nós sem o atendimento no posto de saúde também por falta d’água. E tudo culpa da inoperância da Embasa”, desabafou a dona de casa Lucenir. “Esse mês todo só caiu água em uma parte da minha rua, a outra parte ainda não recebeu água este mês. Liguei pra Embasa e eles disseram que não sabiam o motivo da falta de água em nossas casas”, reforçou dona Eleusa, moradora da Rua Ferreira e Silva. Após um longo período de espera, a Embasa informou aos moradores que solucionaria o problema e que o abastecimento seria restabelecido ainda esta semana na localidade.
Estima-se que até novembro desde ano esteja em condições de funcionamento a Adutora do Truvisco, no município de Gaujeru, a 63 km de Brumado. A administração municipal afirmou que a primeira etapa da adutora foi conquistada, aguardando agora a conclusão da segunda etapa a fim de que seja sanada a dificuldade de abastecimento de água na cidade. A Embasa ressaltou que 95% da tubulação já está assentada, sendo necessários apenas alguns ajustes para realização da operação emergencial da adutora nos próximos dias. “A estação elevatória de água bruta e dois reservatórios estão sendo construídos e devem ficar prontos em até 30 dias. A obra deverá ser completamente finalizada até novembro. Todos os esforços estão sendo feitos para concluir o sistema emergencial de abastecimento pela adutora antes que acabe a água de Lagoa da Horta”, informou a Embasa.
A polícia civil de Brumado prendeu nesta quarta-feira (26) um dos acusados de ter participado do roubo de R$ 450 mil em joias, ocorrido no último dia 1º de setembro, no Bairro Hospital. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acusado é pedreiro e foi preso após ter o veículo que participou da ação identificado por câmeras de segurança da região do roubo. No ato, dois bandidos abordaram as vítimas quando elas saíam de casa. Conhecedores de que a proprietária da residência trabalha com comercialização de joias, os bandidos amarraram os reféns e vasculharam todo o interior do imóvel. Os meliantes levaram diversas joias do local e imprimiram fuga em um veículo. O segundo acusado do crime já está sendo procurado pela polícia.
Em virtude da estiagem prolongada e seus efeitos devastadores, o Governo do Estado da Bahia declarou Situação de Emergência na área do município de Brumado. Além deste, o decreto também se direciona às cidade de Caetité, Livramento de Nossa Senhora, Rio do Antônio, Dom Basílio, Contendas do Sincorá, Guanambi, Ibiassucê, Ituaçu, Lagoa Real, Jussiape, Macaúbas, Rio de Contas, Rio do Pires, Tanque Novo, Malhada de Pedras, Érico Cardoso, Caturama e Botuporã, as quais vivenciam a mesma realidade. Através da declaração, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito de suas competências, para realizar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.
Em Ituaçu, a 115 km de Brumado, o Destacamento de Polícia Militar (DPM) agora conta com o serviço de Whatsapp Denúncia. A ferramenta é um instrumento de grande importância para a prevenção e repressão de delitos, contabilizando, segundo o DPM, resultados animadores, ajudando a prevenir e elucidar vários crimes. Através do número (77) 98160-6090, o denunciante pode repassar informações que auxiliem o trabalho da polícia. O sigilo é garantido e as denúncias recebidas de forma anônima passam por uma análise criteriosa. Somente depois disso, são repassadas às guarnições.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) revogou as prisões dos empresários Nelson Ricardo Aguiar Leal, o Nelsinho, e do seu pai, Roberto Tadeu Osório Pimentel Leal, o Robertinho, que são acusados de envolvimento com o tráfico de drogas em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. O órgão deferiu um habeas corpus, com pedido de liminar, em favor de ambos. A defesa de pai e filho destacou que não há provas suficientes para a decretação das prisões. “Estamos diante de conjecturas que por si só não se pode justificar a prisão processual do requerente simplesmente em razão de o Ministério Público e o Delegado de Polícia Civil terem, erradamente, apontado suposto envolvimento com organização criminosa, uma vez que, mesmo se existisse tal relação, ainda assim a segregação cautelar demandaria a existência de fundamentação idônea para tanto, haja vista se tratar de medida excepcional”, relatou. Ante o exposto, o Juiz de Direito Substituto de 2º Grau, Francisco de Oliveira Bispo, determinou a concessão da revogação das prisões.
Cloves Ramos dos Santos, 41 anos, foi preso em flagrante por uma guarnição da Polícia Militar, após ser denunciado por tentativa de agressão a sua companheira. O crime aconteceu na tarde desta segunda-feira (24), no Povoado de Estreito, zona rural do município de Urandi, a 206 km de Brumado. De acordo com a polícia, ao se deslocarem ao local, os militares constataram que o detido havia ameaçado a sua esposa de morte e tentado agredi-la com uma faca. A vítima, porém, conseguiu esconder a arma e fugir de casa. Revoltado, o acusado destruiu a televisão da casa. Ele foi apresentado na Delegacia Territorial de Urandi, onde foi lavrado o flagrante por ameaça.
Retornando de Vitória da Conquista para Brumado, uma professora, cuja identidade será mantida em sigilo, foi abusada sexualmente dentro de um ônibus, na noite desta terça-feira (25). Ela também atua como agente carcerária e, portanto, tem porte de arma de fogo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela relatou que dormiu durante a viagem e acordou próximo ao município de Aracatu com alguém tocando nos seus seios e pernas. Assustada, a professora percebeu que o passageiro ao lado se mexeu e, em seguida, começou a roncar. Pra ter certeza do que estava acontecendo, a professora relatou que fingiu que estava dormindo e o homem passou a tocá-la de maneira invasiva, inclusive colocando a mão dentro de suas pernas. Já chegando na cidade de Brumado, a agente decidiu abordá-lo, sacando a arma e dando voz de prisão. “Foi um sentimento de indignação, revolta e ódio”, contou. Com o apoio dos funcionários da empresa de ônibus e dos demais passageiros, a polícia militar foi acionada e deteve o indivíduo, que foi levado para a delegacia local, onde uma queixa foi registrada. “Fiquei muito constrangida com a situação, mas ao mesmo tempo feliz por ter feito a minha parte. Graças a Deus, por conta da minha profissão, tinha como me defender, mas tantas mulheres são indefesas e acuadas. Têm que passar por esse constrangimento, pelo medo, tristeza e dor. Fiz isso para incentivar outras mulheres, para que elas também, se sofrerem esse tipo de abuso, procurem ajuda”, destacou. O acusado é natural de Vitória da Conquista, mas estava viajando para Bom Jesus da Lapa.
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta terça-feira (25), por unanimidade, pedido da defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) para quebrar sigilo telefônico do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal em Salvador. A defesa queria saber de qual número partiu a denúncia anônima que levou a Polícia Federal ao apartamento onde foram encontrados R$ 51 milhões em caixas e malas. O dinheiro e o imóvel, de acordo com as investigações, têm ligação com o ex-ministro. Geddel virou réu em maio deste ano pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ele está preso desde setembro do ano passado no presídio da Papuda, em Brasília. A defesa também pediu a liberdade de Geddel, mas a questão ainda não foi julgada e deve ser analisada individualmente pelo relator do caso, ministro Luiz Edson Fachin. Fachin já havia negado a quebra de sigilo da PF, mas a defesa recorreu. O pedido foi assinado pelo advogado Gamil Foppel, responsável também pela defesa de Marluce Vieira Lima (mãe de Geddel) e de Lúcio Vieira Lima (deputado federal e irmão do ex-ministro), também réus no caso do apartamento. Em relação à quebra de sigilo, a defesa pediu para verificar quais números ligaram para a PF no dia 14 de julho de 2017, dia da denúncia, “possibilitando a identificação do número responsável pela ligação anônima”. Em relação a isso, Fachin afirmou que o direito à informação não tem caráter absoluto e neste caso prevalece o sigilo da investigação.
A reportagem do site Achei Sudoeste esteve na Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Brumado, e conversou com o coordenador da unidade, Elielson Teixeira. Com uma grande estrutura, o coordenador destacou que a UAB de Brumado está entre as maiores do país. “Em relação ao Estado da Bahia, de longe é o polo mais estruturado, tanto em termos de estrutura física, de disponibilidade de espaços, salas de aula, como de laboratórios, equipamentos, acervo bibliográfico, em todos os sentidos, é, sem dúvidas, o maior e mais estruturado polo do Estado da Bahia”, afirmou. Entre cursos de graduação e pós-graduação, são 23 cursos ofertados por 06 universidades públicas.
Teixeira explicou que o sistema UAB funciona da seguinte forma: o Ministério da Educação financia os custos com os cursos através de universidades públicas credenciadas. Estas, por sua vez, se associam aos polos para oferta dos cursos, os quais são mantidos, geralmente, pela administração municipal ou estadual. No caso de Brumado, a estrutura da UAB é mantida pela prefeitura. Fazem parte dessa estrutura, segundo Elielson, 03 laboratórios de informática, essenciais para cursos à distância, laboratórios de química, biologia, física e matemática, bem como uma biblioteca com mais de 6 mil volumes. “De modo que a estrutura desse polo geralmente é utilizada como referência na hora de avaliação para o reconhecimento dos cursos. Todos os cursos ofertados hoje pelo sistema UAB em Brumado já são reconhecidos”, declarou. São mais de 1 mil alunos na unidade, que atende a toda uma demanda regional.
Após a assinatura para a ordem de serviço para a reforma de reforço da pista e do seu pátio de manobras, o Aeroporto Isaac Moura Rocha, em Guanambi, a 141 km de Brumado, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), entidade governamental militar do Comando da Aeronáutica, subordinada ao Ministério da Defesa, incluiu no seu Boletim Notan, o fechamento do local para pousos e decolagens de 2 de outubro até 1º de dezembro. O canteiro de obras já está sendo montado pela empresa Paviservice Serviços e Pavimentação Ltda, e diversas máquinas e profissionais já estão na cidade, para planejar o início dos trabalhos. Após a reforma a cidade deve receber voos domésticos da Azul Linhas Aéreas.
A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) encerrou a Semana Nacional do Trânsito, cujo tema foi “Nós somos o Trânsito”, com uma palestra no Semac, em Brumado. O evento, considerado o Dia D da campanha, foi realizado nesta terça-feira, 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito. Segundo o Coordenador de Educação da SMTT, Jansen Ricardo, a palestra, assim como toda a mobilização realizada pelo setor ao longo do mês, teve por objetivo orientar e conscientizar a comunidade, especialmente os jovens, a serem parte de um trânsito mais seguro. “Chega de mortes e acidentes no trânsito”, destacou o coordenador. Representantes de diversos órgãos estiveram presentes no evento, entre os quais Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Tiro de Guerra, Ciretran, Guarda Municipal e Samu 192, todos intensificando as orientações a favor da vida e de um trânsito mais seguro.
Um incêndio de grandes proporções, na terça-feira (25), destrói um terreno de vegetação na saída de Vitória da Conquista, em direção a Barra do Choça, às margens da BA-265, na região sudoeste da Bahia. As chamas chegaram a quase cinco metros de altura. O fogo alto queimou a vegetação de uma fazenda e atingiu também uma área que pertence à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O vento e o mato seco contribuíram para que o fogo continuasse se alastrando. Durante a tarde, militares do Corpo de Bombeiros trabalhavam para controlar as chamas, mas novos focos surgiam a todo momento. Um morador de um condomínio próximo ao local incêndio ligou para o Corpo de Bombeiros para avisar quando o fogo começou. O fogo chegou perto de uma casa onde ficam os vigilantes da Uesb, mas felizmente ninguém se feriu. Ainda não se sabe como o fogo teria começado e nem a extensão da área queimada. O G1 entrou em contato com a universidade, por meio da assessoria de imprensa, e aguarda retorno com informações sobre os danos causados pelo fogo.
Com acervo totalmente digitalizado, a 2ª Vara dos Feitos Cíveis da Comarca de Guanambi, a 141 km de Brumado, tem conseguido cumprir as Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo o Juiz Almir Edson Lélis Lima, entre janeiro e setembro deste ano, foram proferidos 1.771 despachos, distribuídos 474 processos novos, prolatadas 293 decisões e realizadas 352 audiências. A unidade fará parte da Semana Nacional de Conciliação, que ocorrerá entre os dias 5 e 9 de novembro. Para o evento especial, já estão preparadas mais de 150 audiências. Além desta, a 2ª Vara Cível de Guanambi também se prepara para a Semana de Conciliação de Audiências do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), que envolve a realização de perícias médicas e a prolação de sentenças. O Juiz Almir Edson destacou que, devido ao fato de o acervo processual ser totalmente digitalizado, o andamento dos processos e a entrega da prestação jurisdicional têm sido facilitados.
A criatividade de um jequieense tem repercutido bastante nas redes sociais. O ajudante de padeiro João Carlos projetou e deu início à construção do seu próprio meio de locomoção. Com um motor de 4 tempos, movido a gasolina, ele vem conseguindo colocar em prática o desejo de ter um veículo. Segundo o jovem, morador do Bairro São Judas Tadeu, em Jequié, no sudoeste da Bahia, o modelo ainda deve passar por algumas adaptações, inclusive capota reversível, até a conclusão. Sem precisar exatamente quantos quilômetros consegue percorrer com o tanque cheio, que tem capacidade para 3,5 litros, a estimativa é de que o veículo possua autonomia para percorrer 70 quilômetros. De acordo com o Jequié Repórter, foram utilizados no projeto barras de matalon, quatro pneus e jantes de bicicleta modelo aerocross, volante de carro e algumas engrenagens que permitem a arrancada e a frenagem do carro.
Após 25 dias de trabalho desde a inauguração do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), em Brumado, a coordenadora da unidade, Major Leila Gonçalves, destacou que os resultados têm sido satisfatórios. A quantidade de chamadas é elevada, especialmente nos finais de semana, e o pessoal capacitado para identificar as chamadas úteis e não úteis, com a ajuda do sistema, conforme informou. Apesar do êxito, a Major ressaltou que a unidade brumadense recebe muitos trotes, mesmo diante da Lei Anti Trotes, que foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores com vistas a punir a realização de trotes contra a Polícia Militar e o Samu 192. “O trote, além de desgastar o atendente, também atrapalha as linhas de comunicação e impede que alguém que esteja realmente precisando de socorro seja atendido”, afirmou ao site Achei Sudoeste. A comandante pediu a colaboração da comunidade para a solução do problema, apelando para que os pais orientem os seus filhos, assim como os professores nas escolas, sobre a importância dos serviços, como o 190 e o 192, e o desserviço do trote. “Em torno de 80% dos chamados que a gente recebe não são ligações que realmente têm o acionamento da viatura ou da ambulância, dos serviços de DPT, Guarda Municipal ou Guarda de Trânsito. Ou seja, elas não terminam em uma ocorrência propriamente dita. Desses 80%, nós fazemos uma seleção do que é trote praticado por criança, por pessoas adultas ou doentes mentais”, destacou. A coordenadora ainda disse que o Cicom pode acionar a polícia, caso a chamada de trote seja identificada, para a tomada das medidas cabíveis.
Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.
O artesanato tem sido uma grande ferramenta terapêutica utilizada para o tratamento dos internos assistidos pelo Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Monsenhor Fagundes, no município de Brumado. Todas as semanas são produzidas peças diversas de bonecas, peso para escora de portas, arte em vidros, panos de prato, flores artificiais, acentos aproveitando pneus e vários outros itens, todos confeccionados com materiais recicláveis. As professoras de artes do Caps, Rofélia Castro e Vanusia Freitas relataram ao site Achei Sudoeste que a oficina tem cumprido o seu propósito principal, que é de ofertar o tratamento terapêutico aos assistidos. “Eles chegam logo cedo e aí se envolvem bastante com os trabalhos. No momento em que estão desenvolvendo as artes eles cantam, contam causos, riem. O ambiente fica tão descontraído que no final do dia eles já terminaram as peças que começaram a fazer na parte da manhã”, disseram as artesãs. Na avaliação das professoras, a descontração também tem ajudado na qualidade das peças desenvolvidas, com ótimo acabamento e boa aceitação do público em geral.
“Tão bem produzidas ficam as artes que comerciantes vêm buscar para expor em suas lojas e depois ainda devolvem o que venderam para o Caps. O valor arrecadado é novamente aplicado na oficina para a produção de novas peças. Outros nos pedem encomendas e ainda mantemos o nosso próprio bazar aqui no Caps para expor as peças”, detalhou Rofélia, sendo referendada pela colega Vanusia, que explicou como funciona a linha de produção. “Cada interno produz duas peças, uma ele leva pra vender e outra fica aqui no Caps. Assim, eles valorizam ainda mais o que fazem, se sentem úteis e produtivos, além de animados por terem seus trabalhos apreciados pelo público em geral”. Para as artesãs, o trabalho tem sua recompensa maior com os efeitos positivos no tratamento dos internos. “É muito valoroso e gratificante, sempre agradeço a Deus por ter me colocado aqui para acompanhar esse tratamento com os assistidos. Digo sempre que Deus nos deu um grande privilégio através da nossa arte, em poder ajudar essas pessoas a se sentirem melhores diante dos seus conflitos psíquicos”, pontuou Rofélia.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Superintendente de Trânsito e Transportes de Brumado, João Nolasco, informou que o Município está fazendo um estudo de viabilidade para implantação do radar pardal na cidade. O equipamento afere a velocidade dos veículos nas vias públicas. Nolasco declarou que, no ano passado, uma empresa especializada no assunto esteve no município fazendo um levantamento geográfico para instalação dos radares, mas só agora o projeto está sendo, de fato, concretizado. O secretário destacou que, embora os quebra-molas sejam alternativas para redução da velocidade nas vias, o risco de acidente é grande. Além disso, ele afirmou que os radares são uma modernização proposta pelo setor diante do crescimento da cidade. “Com o radar, o motorista tem duas opções: ou ele controla a velocidade ou ele será penalizado financeiramente”, ressaltou. Nolasco reforçou que o projeto ainda está sendo amadurecido, adiantando apenas que serão instalados radares fixos e móveis em pontos estratégicos da cidade.
Equipes da Polícia Civil incineraram cerca de 1.300 kg de drogas, sendo a maior parte de maconha e 2 kg de cocaína. Segundo informações da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), as drogas foram apreendidas em diferentes ocasiões, nos municípios de Brumado, Tanhaçu e Livramento de Nossa Senhora. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a destruição ocorreu em um dos fornos de uma empresa local e também contou com um representante do Ministério Público, bem como da Vigilância Sanitária de Brumado.
Nesta terça-feira (25), mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos nas residências de dois empresários bastante conhecidos na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. De acordo com o Blog do Léo Santos, equipes do Draco e da 20ª Coorpin se mobilizaram na operação em desfavor de Nelson Ricardo Aguiar Leal, o Nelsinho, e o seu pai, Roberto Tadeu Osório Pimentel Leal, o Robertinho. Outro alvo não teve a identidade revelada. Na casa de Robertinho Leal, foi apreendida uma arma de fogo e dois tonéis com resíduos de maconha, semelhantes aos apreendidos em uma fazenda de sua propriedade, na última semana. No imóvel, onde os assaltantes de um carro forte estavam acampados, cerca de uma tonelada de maconha foi apreendida. Três mandados de prisão foram expedidos pela Justiça Criminal de Livramento após manifestação favorável do Ministério Público Estadual (MPE). Os investigados não foram localizados.
Após constatar irregularidades, o Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa recomendou que 24 municípios do oeste baiano regularizarem o serviço de transporte escolar. Com isso, cada prefeito tem 20 dias, contados do dia da notificação, para organizar licitações, contratações e execuções do serviço. Nas investigações, o procurador da República Adnilson Gonçalves da Silva verificou diversas irregularidades. Entre elas, sobrepreço e superfaturamento de rotas, contratação de prestador sem capacidade operacional e uso de carros e motoristas em desconformidade com a legislação de trânsito. Além de Bom Jesus da Lapa, as recomendações foram envidadas para os municípios de Boquira, Brotas de Macaúbas, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Ibipitanga, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Jaborandi, Macaúbas, Morpará, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato e Tabocas do Brejo Velho. Caso os municípios não regularizem o serviço, o MPF pode ajuizar ações para obrigar os prefeitos a cumprir com o estabelecido. Na mesma notificação, o MPF também cobrou que as gestões publiquem, mensalmente, nos portais de transparência, tabela resumida com indicação de todos os veículos e cópia dos respectivos processos de pagamento dos serviços de transporte escolar. Além disso, os municípios devem publicar e manter atualizadas as rotas de transporte escolar, com indicação dos pontos de saída e chegada, paradas e escolas abrangidas.
Eles são responsáveis em filtrar o sangue, isso todos sabem. Mas o que muitos desconhecem é que esse órgão exerce funções, que são vitais ao nosso organismo. Portanto, merece uma atenção especial de nossa parte. A principal doença tratada pelo nefrologista é a Insuficiência Renal, que ocorre quando o paciente tem as funções básicas realizadas pelos rins comprometidas. A insuficiência pode ser aguda ou crônica. Insuficiência Renal Aguda é a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue e a crônica é quando a perda das funções ocorre de maneira gradual e permanente. O nefrologista cuida do paciente portador de : Hipertensão Arterial, Diabético, Cálculo Renal, Glomerulopatias, Infecção Urinária e todas as doenças sistêmicas que podem lesas os rins. Em muitos casos, as doenças dos rins apresentam poucos ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais, o que dificulta o diagnóstico e o início precoce do tratamento, fatores fundamentais para a cura ou a ampliação da qualidade de vida do paciente. Por isso, quando o trabalho do nefrologista é realizado logo no início do aparecimento das doenças renais, isso é revertido em resultados primordiais para a saúde e o bem-estar do paciente, evitando assim que curse para Insuficiência Renal Crônica com necessidade de Hemodiálise ou Transplante. Marcelo Santana destaca que a relação de funções dos rins é grande, assim como o número de complicações que pode apresentar, e o mais grave é que a grande maioria não percebe. Desta forma, previna-se, faça uma consulta com o especialista para saber como anda a saúde desse importante órgão. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.