Você é uma daquelas pessoas que após o almoço gosta de tirar um cochilo e caso não consiga dormir um pouquinho durante à tarde passa o resto do dia com a sensação de sonolência? Segundo especialistas, isso pode ser um indicador de problemas de saúde, como estresse e insônia. “Dormir durante o dia é um indicador precoce de problemas de saúde subjacentes”, alertou Yue Leng, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, à revista Time Health. No entanto, antes do diagnóstico é preciso observar alguns sinais, como quanto tempo duram os cochilos e como o indivíduo se sente ao acordar. Em entrevista a revista Men’s Health, Michael Grandner, diretor do Programa de Pesquisa do Sono e Saúde no Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, 60 minutos ou mais de soneca durante o dia é um sinal de que há algo errado com a sua rotina de sono ou com a sua saúde. É comum tentar compensar uma noite mal dormida com um período de descanso durante a tarde, mas o especialista indica que essa compensação não deve se tornar um hábito diário, especialmente se ao acordar o indivíduo se sente tonto e mais cansado. A inércia do sono, como é conhecida esta desorientação, é uma alerta do corpo para anunciar que não está pronto para acordar completamente já que o tempo de descanso não foi o suficiente para recarregar as energias. Além disso, um estudo publicado no American Journal of Epidemiology em 2014 mostrou que as sestas estão associadas ao um risco 32% maior na mortalidade. Mas vale lembrar que não é o hábito de dormir que aumenta o risco e sim a causa que está levando a pessoa a se sentir tão cansada nos períodos diurnos.
Várias ruas da Vila Presidente Vargas, à margem da BR-030, em Brumado, foram devidamente pavimentadas com recursos do Fundef, através do programa Caminho da Escola. Porém, a gestão municipal ignorou uma particularidade de suma importância em qualquer via pública, a acessibilidade. Por se tratar de ruas estreitas, a prefeitura preferiu aplicar o calçamento de uma extremidade a outra das vias, não implantando as calçadas ou passeios por onde devem passar os pedestres. Em alguns trechos, a prefeitura fez aterramentos para nivelamento e acabou deixando várias residências abaixo do nível. Na Rua Manoel Fernandes, por exemplo, o site Achei Sudoeste apurou que os operários da empreiteira responsável pela obra até tinham instalado as guias no intuito de construir as calçadas, porém o próprio prefeito, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), realizou uma vistoria no local e deu ordem para que fossem retiradas as guias e completada a largura de sete metros da rua.
Em outra via, a calçada ficou com apenas um centímetro de largura, com as guias, o popular meio-fio, já coladas nas paredes das residências. “Tinha uma calçada com um pequeno jardim em minha porta, mas eles ignoraram, passaram a máquina e retiraram tudo. Só não tiraram a caixa de distribuição de esgoto. Um absurdo, muita arbitrariedade e falta de respeito conosco”, reclamou a dona de casa Fabiana Alves. Já na casa da dona Cláudia Souza de Carvalho, além da calçada retirada, a prefeitura rebaixou a rua e deixou a garagem sem acesso. As reclamações são reforçadas na Rua Basílio Leite e na Travessa Otacílio Santos. “Preferiram aumentar o nível da rua ao invés de instalar as drenagens, com isso nossas casas sofrem o risco de alagamento nos períodos de chuva. Aceitamos a pavimentação, mas o prefeito não pensou de verdade em quem aqui mora. Não entendo como pode um caminho da escola sem calçadas de passagem para os alunos, que são os pedestres a serem beneficiados e, por outro lado, ter colocado nossas moradias em situação de risco. Já está anunciado: em dias de chuva, nossas casas serão alagadas pela truculência da prefeitura”, disparou o operário da mineração Zevanildo Medeiros.
Os economistas das instituições financeiras baixaram a estimativa de inflação para este ano, ao mesmo tempo em que passaram a prever uma alta maior do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018. As expectativas constam no boletim de mercado, também conhecido como relatório “Focus”, divulgado na segunda-feira (29) pelo Banco Central. O relatório é resultado de levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. Até último boletim, divulgado na semana passada, a previsão de inflação dos analistas vinha subindo. Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, o mercado financeiro reduziu a previsão de 4,44% para 4,43% para este ano. A expectativa do mercado ainda segue pouco abaixo da meta de inflação, que é de 4,5% neste ano, e dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema. A meta terá sido cumprida se o IPCA ficar entre 3% e 6% em 2018. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic). Para 2019, os economistas das instituições financeiras mantiveram sua expectativa de inflação estável em 4,22%. A meta central do próximo ano é de 4,25%, e o intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%.
No último sábado (27), foi realizada a festa de lançamento do Dia Municipal do Empreendedor em Brumado. O evento, realizado na Praça Armindo Azevedo, reuniu cerca de 40 expositores, desde o pequeno ao grande empreendedor local, contando ainda com estandes da agricultura familiar, de cooperativas ligadas aos setores da agricultura e sustentabilidade, prestadores de serviços, praça de alimentação, artesanatos, setor automotivo, capacitação para mototaxistas promovidas pelo Sebrae e Sala Móvel de Informática do Ifba. A abertura do evento contou com a presença de membros da Sala do Empreendedor, bem como da CDL/Brumado e do Balcão Sebrae. Logo após o ato solene de abertura, foi dado como lançado oficialmente o dia do empreendedor em Brumado, com música ao vivo e artistas locais.
Um púbico considerado bom pela organização colaborou com a atmosfera agradável do evento. “Isso foi uma maravilha, foi uma iniciativa muito acertada, tivemos a oportunidade de expor uma linha produtiva que muitos nem sabiam que existia em nossa cidade. Os idealizadores deste dia de empreendedorismo estão de parabéns”, declarou o presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares e Economia Mista Solidária de Brumado (Coopmasb) Amauri Fraga. “Ficamos muito entusiasmados. É um sucesso direcionado à comunidade brumadense e uma data que entrará para o calendário de eventos local. Foi a primeira edição do dia do empreendedor em nossa cidade, temos muito o que melhorar e fazer crescer essa festa do empreendedorismo. Estão todos de parabéns”, disse Jansen Ricardo, coordenador da Sala do Empreendedor no município.
Com apenas seis anos, o morador de Paraíso do Tocantins Enzo Ricardo Alves dos Santos Brito já enfrentou uma luta gigante. Em junho do ano passado, ele descobriu um tumor na cabeça. Passou por uma cirurgia que durou nove horas e 32 seções de radioterapia, corria o risco de morrer, mas sobreviveu, sem qualquer sequela. Para celebrar a vitória, fez um ensaio fotográfico: “Ele é um milagre de Deus”, disse a mãe Bruna Alves dos Santos. A luta de Enzo começou com apenas 5 anos. Em junho de 2017, ele começou a ter sintomas de vômitos e depois fortes dores na cabeça. Bruna e o marido, o vendedor Rogério Aves Brito, chegaram a pensar que ele estivesse com problemas no estômago. Dias depois, quando a família estava em Palmas, o menino passou mal e precisou ser levado ao Hospital Infantil. Foi submetido a exames e descobriu o tumor.
“Já estava avançado, do tamanho de uma laranja”, relatou a mãe. A família conseguiu que o menino fizesse o tratamento em Barretos. No dia 13 de julho do ano passado, ele entrou para a sala de cirurgia às 8h e só saiu às 17h para retirar o tumor. “Os médicos disseram que o risco de morte era grande, que ele poderia ficar sem falar, andar, com olho torto”, disse. A esperança da mãe foi renovada após a cirurgia. Ao entrar na UTI, ela ouviu o filho falando e pedindo água. Depois do procedimento, mãe e filho passaram um ano em Barretos para continuar o tratamento.
Em julho desse ano, mãe e filho voltaram para Paraíso do Tocantins. Enzo está no 1º ano do ensino fundamental, frequentando as escolas, com algumas restrições e cuidados, mas sem qualquer sequela. Na última quinta-feira (25), a família fez um ensaio fotográfico para celebrar a vitória. Nas fotos, Enzo estampa um sorriso de alegria e carrega nas mãos uma plaquinha com a frase: “Eu venci o câncer”.
O projeto de lei que estabelece prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores na última sexta-feira (26). De acordo com o projeto, de autoria da vereadora Ilka Abreu (PR), os estabelecimentos públicos e privados deverão afixar, nas placas de atendimento prioritário e nas placas indicativas de vagas preferenciais de estacionamentos e garagens, o símbolo mundial da conscientização do TEA associado à palavra “Autismo”. O descumprimento do disposto sujeita o proprietário do estabelecimento infrator à aplicação de penalidades, que vão desde advertência e multa a suspensão da licença do local. Em sua justificativa, a vereadora disse que a Constituição Federal define os direitos das pessoas com deficiência e cabe a União, os Estados e os Municípios garantir os seus direitos, devendo proporcionar-lhes a verdadeira inclusão social. O projeto já foi sancionado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos.
As contas do setor público consolidado, que englobam governo federal, estados, municípios e empresas estatais, registraram um déficit primário de R$ 24,621 bilhões em setembro, informou o Banco Central na segunda-feira (29). Esse valor representa a diferença do conjunto das despesas menos a soma das receitas com impostos e contribuições no mês passado. A conta, porém, não inclui os gastos com o pagamento dos juros da dívida pública. Segundo o BC, o rombo fiscal registrou um crescimento de 15,8% frente ao mesmo mês do ano passado, quando somou R$ 21,259 bilhões. Foi o pior resultado para meses de setembro desde 2016. Na ocasião, o déficit foi de R$ 26,643 bilhões.
Na segunda-feira (29), um correspondente bancário do Bradesco foi assaltado em plena luz do dia na cidade de Boquira, a 237 km de Brumado. Os assaltantes não se intimidaram e agiram em um dos horários mais movimentados do comércio onde funciona o correspondente. Nas imagens das câmaras de seguranças do local é possível ver os dois marginais chegando em uma motocicleta. Segundo o Boquira em Ação, com capacetes, eles entraram no estabelecimento armados e fizeram um dos funcionários refém. A ação durou pouco mais de um minuto e causou pânico entre os presentes. A polícia militar foi acionada, realizou rondas pela região, mas, até o momento, ninguém foi preso. A quantia roubada não foi divulgada.
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) voltou a trabalhar na segunda-feira (29) no Congresso Nacional após autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o G1, condenado a 4 anos 6 meses de prisão por crimes contra o sistema financeiro, Acir Gurgacz cumpre pena no presídio da Papuda, em Brasília, em regime semiaberto. Na segunda-feira, o senador chegou antes das 9h ao gabinete, onde ficou até se dirigir ao plenário, por volta das 14h30. Sem fazer discurso, Gurgacz foi direto ao café destinado aos senadores.
Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma mulher identificada como Jaíne Oliveira Caires foi espancada pelo filho do namorado. A vítima teria ido visitar o namorado na clínica que ele está internado, mas foi agredida pelo acusado ainda no estacionamento do local. De acordo com o L12, a mulher teve os cabelos puxados e levou socos no rosto. Durante as agressões, o suspeito exigia o cordão de ouro que estava em seu pescoço, além das chaves do carro. Mesmo sangrando, ela conseguiu correr até a clínica e pedir socorro. A polícia militar foi acionada e, ao chegar ao local, o agressor havia fugido. A vítima registrou uma queixa na delegacia de polícia de Livramento. De lá, ela foi encaminhada para realização de exame de corpo e delito. O caso será investigado.
Quer se alimentar bem em todas as refeições ao longo do dia? Na Praticook você encontra lanches, petiscos e refeições completas para todas as horas. Na loja, estão disponíveis kits com preços promocionais, além de um showroom com diversos itens diet, light, low carb, sem glúten, sem lactose e integral para contemplar todos os gostos. São pratos saudáveis que vão te ajudar a emagrecer com saúde e adquirir uma rotina de alimentação balanceada, porque caro é ficar doente. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.
Um homem foi baleado após uma discussão durante a comemoração da vitória de Jair Bolsonaro (PSL) na comunidade da Tapera, na zona rural de Lagoa Real, a 82 km de Brumado. Na noite do último domingo (28), um apoiador do candidato pegou uma arma e atingiu o homem no braço. Valdinei Maçal dos Santos foi socorrido e encaminhado ao hospital do município. Não há informações sobre seu estado de saúde. A polícia esteve na comunidade, mas o atirador não foi encontrado. No local, uma moto licenciada em Brumado foi abandonada pelo indivíduo. De acordo com o Caetité Notícias, na segunda-feira (29), um estabelecimento comercial pertencente ao suspeito foi pichado com a palavra “matado” e o desenho de uma arma. O caso está sendo investigado.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou os novos preços de referência para comercialização do diesel, que passou a ser subsidiado pelo governo após a greve dos caminhoneiros. Os preços caíram até 10,44% e variam de acordo com a região. De acordo com o G1, os novos preços entram em vigor nesta terça-feira (30) e valem até dia 28 de novembro. Pela nova tabela divulgada pela ANP, a maior queda será na região Nordeste, de 2,76%, com o preço do litro passando de R$ 2,3203 para R$ 2,0780, queda de 10,44%. Na região Norte, a queda ficou em 10,42%, passando de R$ 2,2897 para R$ 2,0510. No Sudeste, os preços caíram 9,95%, passando de R$ 2,3902 para R$ 2,1523. No Sul o preço passa de R$ 2,3737 para R$ 2,1359, queda de 10,02%. E no Centro-Oeste recuou 9,62%, de R$ 2,4719 para R$ 2,2340. Com o recuo, a Petrobras passa a cobrar, das distribuidoras, R$ 2,1228 pelo litro do diesel a partir desta terça. Desde 30 de setembro, este valor estava fixado em R$ 2,3606.
Empossado na sessão da última sexta-feira (26) como novo vereador na Câmara de Brumado, Girson Ledo (Sem Partido), que estava na primeira suplência do então vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que sua posse veio em meio a um tumulto, uma vez que tentaram derrubar a liminar que lhe dá o direito de assento na Casa Legislativa. Ledo declarou que já deu para sentir a atmosfera de cobra engolindo cobra do local, pois o próprio presidente da sigla teria desfiliado todos os suplentes a sua frente no intuito de a vaga da suplência chegar até ele próprio. Durante a solenidade de posse, o presidente da câmara, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), foi previamente interrompido pelo secretário geral, Jorge Malaquias Filho, no momento em que leria uma possível liminar de suspensão de posse de Girson Ledo, movida pelo então presidente do diretório tucano local. Liminar essa que teria sido cedida por um juiz de outra cidade. No entanto, o próprio magistrado teria julgado os trâmites como de má-fé e não concedeu o pedido. “Nunca pedi pra sair do meu partido, gosto do PSDB. Fui tomado de surpresa. Uma pessoa do partido usou de má-fé e saiu eliminando os suplentes da sigla no intuito de restar apenas ele para assumir a cadeira. Como que eu estou na primeira suplência e vou pedir pra sair do partido sabendo da possibilidade de eu assumir o posto em uma eventual necessidade? Usou de má-fé e nos deixou muito decepcionados”, declarou o novo vereador brumadense, que disse estar descortinando a sujeira nos bastidores da política brumadense.
Já em sua primeira fala como vereador empossado, Girson usou os 10 minutos de tempo e não declarou abertamente se fará oposição ou situação ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). “Serei oposição quando projetos ou indicações ferirem os interesses da comunidade, mas também serei de apoiar quando tais projetos e indicações somarem benefícios para o bem comum”, falou. O novo integrante do parlamento também cobrou mudanças no dia e horário das sessões legislativas, que atualmente acontecem nas manhãs de sexta-feira. “Toda a comunidade trabalhando, estudando e bem no principal dia de feira da cidade, assim impossibilita o cidadão de acompanhar o que acontece na casa da cidadania”, argumentou Ledo, que ainda leu um trecho de um recado de seu filho pedindo para se manter honesto e íntegro, pois, antes de se tornar um político, já era um respeitado cidadão de bem, com um nome a zelar na comunidade brumadense.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), declarou ser festeiro ao ser indagado sobre a realização do Carnaval 2019, em Brumado. Durante o ato de entrega de câmeras de segurança para a unidade do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) Brumado, a nossa reportagem questionou o gestor se isso já serviria como preparativo para a realização da festa momesca. Para Vasconcelos, de acordo com a cultura cristã, carnaval era o dia em que se comemorava grandes fatos, grandes feitos. “Não é o nosso caso. Nós estamos iniciando uma época de esperança. O Brasil está vivendo agora um momento de grande esperança, de mudança na política, mudança em todos os sentidos”, disse. O chefe do executivo garantiu que, quando o momento bom chegar, ele será o primeiro a comemorar e aplaudir, pulando na primeira fila. “Eu adoro festas. Agora a conta, com o dinheiro do contribuinte, fica difícil”.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu antecipar para esta terça-feira (30) a entrada em vigor do teto de R$ 1,5 milhão para financiamento de imóveis com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). A decisão foi tomada em reunião do CMN nesta segunda-feira (29). De acordo com o G1, o Sistema Financeiro de Habitação oferece juros mais baixos (limitados a até 12% ao ano mais Taxa Referencial) e o cliente pode usar recursos do FGTS para dar entrada no imóvel ou amortizar o saldo devedor. Em julho, o governo tinha anunciado a elevação do teto para R$ 1,5 milhão, mas a mudança só valeria a partir de 1º de janeiro de 2019. Nesta segunda, o conselho decidiu antecipar em dois meses a medida.
A professora Arlete da Silva Aguiar, da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, morreu no último domingo (28), no Hospital de Base em Vitória da Conquista devido problemas de saúde. Arlete lecionava na Escola Municipal Dona Tina. A prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, emitiu nota de pesar e decretou luto de três dias. Nesta segunda-feira (29) as aulas foram suspensas na cidade. “É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento da professora Arlete da Silva Aguiar, que lecionava na Escola Municipal Dona Tina. Que Deus, em sua infinita bondade, acalente e conforte o coração dos familiares. Em face dessa prematura perda está decretado luto oficial de três dias”.
Nesta segunda-feira (29), em atividades ostensivas nas cidades de Maetinga e Presidente Jânio Quadros, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) abordaram um ônibus às margens da BA-623, em Maetinga. No coletivo, o passageiro Marcos Cruz, natural do estado de São Paulo, foi preso em flagrante com vários sacos de substância análoga à cocaína. O material, que seria comercializado na região, estava na mochila do passageiro. Este foi apresentado, juntamente com a droga, na sede da delegacia de polícia de Presidente Jânio Quadros.
Providencialmente no dia 25 de outubro, a odontóloga Fernanda Cardoso realizou uma dupla celebração: o dia do dentista e os seis anos de atuação com o Consultório Dentes Claros em Brumado. A festa foi da dentista, mas o presente quem recebeu foram os pacientes e amigos que saborearam salgados e bolo e ainda receberam brindes de recordação ofertados pelo consultório. A mineirinha de sorriso espontâneo aproveitou para agradecer a comunidade brumadense pela acolhida e confiança em seu trabalho, que visa levantar a autoestima com os tratamentos dentários que proporcionam sorrisos mais belos e mais satisfação com a aparência e apresentação em público.
“O sorriso é o retrato da alegria da alma e um bom sorriso, com os dentes bem cuidados, nos dá uma sensação maior de segurança e aceitação de quem nos rodeia. Sorrir faz bem pra saúde do corpo e da alma, por isso nos preocupamos em ofertar um atendimento com excelência de qualidade. Só tenho a agradecer a Deus por me dar essa formação que proporciona essa satisfação às pessoas. Agradeço também aos brumadenses por aceitarem a minha proposta profissional e parabenizo a todos os dentistas de Brumado e região pela passagem do nosso dia”, disse a odontóloga, que celebrou ao lado de pacientes e amigos.
Moradora da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, Elisete Souza, conhecida como Zete, teve a sua casa totalmente destruída após um curto-circuito ocorrido em maio. Na sexta-feira (26), o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, e o secretário de assistência social, Ricardo Alves, entregaram uma casa nova para a moradora. A equipe da secretaria e o gestor acolheram a dona de casa e promoveram uma cerimônia para entrega do imóvel. A nova casa foi erguida com toda estrutura em alvenaria, rebocada e pintada por dentro e por fora, além de toda parte elétrica em conformidade com as normas.
Os mais de 11 milhões de brasileiros que votaram em branco e nulo no segundo turno das eleições 2018, realizado neste domingo, 28, equivalem à população de um país como Portugal. Eles representam 9,5% dos 147,3 milhões de eleitores brasileiros. Jair Bolsonaro, candidato do PSL, foi o vencedor, escolhido por 57,7 milhões de brasileiros, e Fernando Haddad (PT) foi opção de outros 47 milhões. De acordo com a Veja, por sua vez, outros 31 milhões de brasileiros deixaram de ir votar — ou 21,30% do eleitorado. Somados aos brancos e nulos, 42,1 milhões não escolheram um dos dois candidatos para ser o 38º presidente eleito democraticamente pelo País. Esse é o maior índice desde a redemocratização do Brasil. Nas eleições presidenciais de 1989, brancos e nulos somaram 5,8% do eleitorado — equivalente a 4 milhões de pessoas —, enquanto abstenções somaram 14,4% do eleitorado, quase 12 milhões de pessoas. a comparação com as eleições presidenciais de 2014, houve pequeno avanço na soma entre brancos e nulos. Naquele ano, 9,64% optaram por não votar em Aécio Neves ou Dilma Rousseff. Também naquele pleito, 19,39% dos eleitores deixaram de ir às urnas, o equivalente a mais de 27 milhões de pessoas.
O dia de votação no 2º turno das eleições para presidente do Brasil foi bastante tranquilo nas cidades de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, que compõem a 90ª Zona Eleitoral. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o juiz eleitoral Rodrigo Brito declarou que não houve registro de problemas com a urnas eletrônicas e nem alterações que provocassem tumultos nos locais de votação. Com a escolha de apenas um dentre dois candidatos, a votação foi rápida e sem a formação de filas e aglomerações nas seções de votação. Repetindo o resultado do primeiro turno, o candidato do PT, Fernando Haddad teve a maioria dos votos do eleitorado regional. A apuração durou menos de 2 horas e meia, o que logo concluiu as atividades dos técnicos no Fórum Eleitoral local.
O economista Paulo Guedes, futuro ministro da Fazenda de Jair Bolsonaro (PSL), disse neste domingo (28) que a mudança do modelo da economia será focada em três “grandes itens” para controle dos gastos públicos. Segundo Guedes, a prioridade será reforma da previdência. “O primeiro grande item: a previdência. Precisamos de uma reforma da previdência. O segundo grande item do controle de gastos públicos: as despesas de juros. Vamos acelerar as privatizações porque não é razoável o Brasil gastar 100 bilhões de dólares por ano de juros da dívida. O Brasil reconstrói uma Europa todo ano (...) O terceiro é uma reforma do estado, são os gastos com a máquina pública. Nós vamos ter que reduzir privilégios e desperdícios”, explicou. Guedes citou ainda outras medidas como simplificar e reduzir impostos, eliminar encargos e impostos trabalhistas sobre a folha de pagamentos para gerar, em dois ou três anos, 10 milhões de empregos novos. Segundo o guru econômico de Bolsonaro, o principal problema do país é o descontrole de gastos públicos, que “corrompeu a política e travou o crescimento econômico”.
Jogando dentro dos seus domínios no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, a seleção Brumado se mostrou sem inspiração e acabou sucumbindo diante da forte seleção de Itamaraju, em partida disputada na tarde do último sábado (27), válida pelas oitavas de final do Intermunicipal de Futebol 2018. Um bom público compareceu ao estádio e não conseguiu reconhecer o time da casa, que até então vinha realizando boas atuações em seu mando de campo. O primeiro tempo pareceu o jogo de um time só, com o visitante atacando a todo o momento e Brumado só se defendendo. Quando chegava ao ataque, apenas alçava bolas na área, o que facilitava a defesa adversária. De tanto insistir, não demorou para Itamaraju fazer dois gols na primeira etapa e o resultado só não foi mais amplo porque o goleiro Rahy ainda conseguiu impedir dois lances cara a cara em sua área. Diga-se de passagem que o único chute a gol do time brumadense no primeiro tempo foi exatamente do goleiro Rahy, que esbarrou na barreira, o que forçou o técnico Fernando Santo, o Fezinho, a fazer duas substituições antes dos 30 primeiros minutos de jogo - ainda assim, o time não conseguiu avançar ao ataque. No segundo tempo, não mudou muita coisa e logo Itamaraju já estava com 4x0 a seu favor, parecia que a goleada seria ainda mais elástica, já que não havia reação do time local. O lampejo veio tarde, aos 38 minutos, em um lance de bola parada, com boa cobrança de falta de Leozinho e ajuda da barreira, Brumado enfim tirou o zero do marcador - três minutos depois, foi a vez de Zé Márcio invadir a área e, na disputa contra dois marcadores, conseguiu chutar de bico em diagonal, tirando qualquer chance de defesa do arqueiro adversário. Placar final Brumado 2x4 Itamaraju. Ao final, o técnico Fezinho e o atacante Zé Márcio disseram em entrevista ao site Achei Sudoeste que o time esteve realmente irreconhecível, mas que ainda acreditam em uma virada na partida de volta em Itamaraju. “Assim como eles nos derrotaram aqui, nós também podemos derrotar eles lá. Dois gols de diferença não é um bicho de sete cabeças, vamos recobrar o ânimo do nosso time e tentar reverter esse placar desfavorável. Ainda estamos na competição!”, disse o atacante brumadense.
A semana começou com céu encoberto de nuvens nesta segunda-feira (29), em Brumado. Os serviços de meteorologia preveem que haverá pancadas de chuva nos próximos dias, acompanhadas de relâmpagos e trovões. De acordo com várias estações meteorológicas, é grande a possibilidade de chuva no início da tarde de hoje (29), no município, e o acumulado da precipitação pluviométrica pode chegar a 42%. As previsões também apontam bastante chuva nos demais municípios vizinhos, na microrregião brumadense. Até a metade da manhã desta segunda-feira, Brumado registrava temperatura de 27ºC.