O caculeense Jesus Carlos Batista Lisboa, conhecido como Dodô de Pracidino, morreu no último sábado (03) em Feira de Santana. Segundo familiares, Dodô teria sentido um mal súbito e chegou a ser levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa), mas não resistiu. De acordo com o Informe Cidade, a família não revelou a causa da morte. Dodô era vendedor de cofres e estava em Feira de Santana a trabalho. A família aguarda a chegada do corpo para anunciar o local do velório e quando ocorrerá o sepultamento.
Uma paciente que sofria de fibrose cística desenvolveu câncer na França depois de receber um pulmão que pertencia a uma mulher fumante. De acordo com um estudo publicado na revista científica Lung Cancer, a paciente era acompanhada desde a infância por causa da fibrose cística. Por causa da rápida deteriorização de suas funções respiratórias, característica da fibrose cística, os médicos decidiram que ela deveria fazer um transplante pulmonar. “De acordo com a base de dados dos doadores, os pulmões transplantados foram retirados de uma mulher de 57 anos que fumava um maço de cigarros por dia durante 30 anos”, aponta o estudo. Os exames realizados no momento da morte da doadora não revelaram anormalidades. De acordo com o site Uol, o transplante foi realizado em 2015 e em junho de 2017 a paciente foi internada na unidade de oncologia torácica do hospital universitário de Montpellier. Dois meses depois, ela morreu de câncer de pulmão sem qualquer tentativa de terapia. “O curto espaço de tempo entre o transplante e o aparecimento da primeira anomalia radiológica sugere que a carcinogênese começou durante a vida do doador”, afirmaram os autores do trabalho. Segundo eles, o crescimento do câncer teria sido bastante acelerado pelo tratamento imunossupressor que a paciente seguiu para evitar que o novo órgão fosse rejeitado.
Equipes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista) procuram o locatário de um imóvel, situado, na cidade de Cândido Sales, onde foram apreendidos quase 20 quilos de maconha, avaliados em cerca de R$ 200 mil. O depósito improvisado é localizado, na localidade Lágrimas de Cristo, bairro Primavera. Alex Magno Alves Pereira pertence ao mesmo grupo criminoso da sua irmã, Marilene Pereira Porto Lima, capturada há cerca de 20 dias com duas toneladas de maconha. De acordo com delegado Relder Andrade dos Santos, no imóvel alugado por Alex, não havia indícios de moradores. “O proprietário da casa tinha um contrato assinado pelo criminoso. Solicitamos a prisão preventiva de Alex, que está foragido”, ressaltou o titular da Delegacia Territorial da cidade.
Após tempo abafado, uma chuva torrencial caiu em Jussiape, a 121 km de Brumado, no meio da tarde deste domingo (4). Apesar disso, nenhum incidente foi registrado até o momento. A previsão é de máxima de 35ºC para hoje, segundo o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o Jup, na Praça Rodrigo Alves Teixeira, a água da chuva formou uma enxurrada, que cobriu o calçamento das principais vias do centro.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.
Guarnições do Pelotão Especial Tático Operacional (Peto) da polícia militar frustraram na manhã deste domingo (04), um furto à agência do Banco do Nordeste, na Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães, em Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, os elementos tiveram acesso ao local por um terreno que está em reforma e vizinho ao banco. Eles quebraram a parede e conseguiram acesso ao banheiro da agência. As câmeras de segurança flagraram a ação dos bandidos, que através do monitoramento, a polícia militar foi acionada.
Ao perceberem a chegada da PM, os meliantes imprimiram fuga do local, evitando o arrombamento do cofre da agência bancária. Todas as ferramentas usadas pelos bandidos na ação foram abandonadas no local. Segundo a gerência, a energia foi cortada pelos elementos, que ainda danificaram o alarme e o videomonitoramento. Nenhum bem foi furtado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado está no local realizando a perícia. As imagens do sistema de monitoramento devem ajudar a polícia a identificar os criminosos. Este é o segundo caso registrado na cidade. No último mês de setembro outra agência bancária foi invadida por elementos que levaram todo o dinheiro do cofre.
Cerca de 600 mil crianças morrem anualmente devido à poluição do ar, apontou relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além dos casos fatais, há ainda a ocorrência de sintomas como perda de inteligência, obesidade e infecções de ouvido. “O ar poluído está envenenando milhões de crianças e arruinando suas vidas”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado. “Isso é imperdoável. Toda criança deveria poder respirar ar limpo para que possam crescer e alcançar seu máximo potencial”. Segundo o G1, a OMS recomenda que os pais evitem poluição do ar dentro das casas utilizando óleos menos poluentes para cozinhar e na calefação, além de não fumar. Ainda assim, os especialistas reforçaram que é necessário fazer lobby para que os políticos limpem o meio ambiente.
No dia 22 de novembro, às 8h30, vai a júri popular na Comarca de Brumado a acusada Maisa de Lima Nascimento, pronunciada pela prática de tentativa de homicídio qualificado por recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, além de fraude processual. Os fatos, em tese, ocorreram em março de 2014, na residência da vítima, Luzia dos Santos Nascimento, situada no Bairro do Hospital, em Brumado. O júri será presidido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães.
Um estudo publicado na revista científica Science Translational Medicine, revelou que a remoção do apêndice pode reduzir em 19% o risco de desenvolvimento de Parkinson. O estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Van Andel levantou os registros médicos de 1,6 milhão de suecos desde 1964 e observaram que a incidência da doença entre os pacientes que tinham removido o órgão era 19,3% menor do que entre os indivíduos que não tinham passado pela cirurgia. O resultado, no entanto, só foi observado em pessoas que retiraram o apêndice anos antes do aparecimento da doença. Pessoas que removeram o órgão depois das primeiras manifestações do Parkinson não tiveram melhora no quadro. De acordo com o Estadão, o estudo revelou ainda que a retirada precoce do apêndice adiou em 3,6 anos o inicio do Parkinson.
A Justiça negou, por falta de provas, o afastamento do prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), e do prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigo Anunciação (PSD). No despacho, o juiz federal Antônio Lúcio Barbosa afirma que “não basta, para a concessão da medida de afastamento, a mera cogitação de um comportamento na linha de ameaça à instrução do processo”. De acordo com o Bahia Notícias, o Ministério Público Federal (MPF) havia pedido o afastamento imediato do prefeito em razão de ações para tentar atrapalhar, com intimidação e chantagem, as investigações que apuram desvio de recursos públicos (veja aqui). Na mesma decisão, o magistrado deferiu o bloqueio de R$ 12 milhões em bens dos prefeitos. Foram afastados dos cargos o ex-secretário de Transportes e atual secretário de Infraestrutura e Serviços do município, o vereador licenciado Fábio Nunes Dias; Marcondes Barbosa Ferreira, pregoeiro e presidente da Comissão Permanente de Licitação; e Gelson Dourado Filho, atual Controlador Interno do Município de Serra do Ramalho. Os prefeitos do PSD são investigados pelo Ministério Público Federal por suposto envolvimento em um esquema de fraude de licitações e superfaturamento na contratação do transporte escolar, reforma e construção de escolas, fornecimento de materiais escolares e de combustíveis no município de Bom Jesus da Lapa.
Três pacientes morreram quando eram transferidos durante o incêndio no complexo do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Zona Oeste do Rio. Imagens de redes sociais mostram a remoção às pressas pelos corredores da unidade. Segundo o prefeito Marcelo Crivella (PRB), os mortos eram pacientes idosos. “Um caso era muito, muito grave. Tinha poucos recursos terapêuticos. Os outros, desligaram as máquinas, e na transferência vieram a óbito”, detalhou. As chamas começaram pouco antes das 16h no segundo andar da Coordenação de Emergência Regional da Barra, que compõe o complexo do Lourenço Jorge e serve de 'triagem' para serviços prestados no hospital.
Uma forte chuva atingiu o município de Correntina, na região oeste da Bahia, e a força da água destruiu parte do asfalto da BR-349, que passa pelo centro da cidade, segundo informações da prefeitura municipal. A situação interditou completamente a passagem de veículos e pedestres. A chuva começou a cair por volta das 16h da sexta-feira (2) e foram registrados 80mm em três horas, de acordo com administração municipal. Apesar de várias ruas terem ficado completamente alagadas, não há registro de desabrigados, nem de desalojados.
A secretária de Governo e Comunicação Social Edna Nunes informou ao G1 que a chuva deu uma trégua durante a madrugada, mas o tempo segue bastante fechado. A prefeitura disse, ainda, que comunicou a situação da rodovia ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Equipes da prefeitura percorreram a cidade nesta manhã para fazer o levantamento das consequências para a estrutura urbana e para os moradores. Correntina tem aproximadamente 34 mil habitantes.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na noite de sexta-feira (2), um passageiro de ônibus que transportava uma arma de fogo e munições escondidos dentro do coletivo. O flagrante ocorreu durante uma fiscalização da PRF no KM 830 BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Ao abordar um ônibus de turismo que fazia a linha São Paulo (SP) com destino a Capim Grosso (BA), os agentes realizaram os procedimentos de fiscalização no veículo e passageiros. No interior do coletivo, foi encontrada uma carabina calibre .44 com oito munições escondidos em bolsas. A arma estava com um dos passageiros, na bagagem que estava próximo aos pés do envolvido. Ao ser questionado, ele informou que a recebeu em São Paulo (SP) e pretendia levá-la até a cidade baiana de Itatim, onde entregaria a seu sogro que mora na zona rural do município. Com o passageiro também foi encontrada pequena quantidade de substância com características semelhantes à maconha. Ele foi levado com os materiais apreendidos para a Delegacia de Polícia Civil em Vitória da Conquista, para adoção das providências necessárias.
O horário de verão começou na madrugada deste domingo (04). A Bahia está fora e não terá mudança no relógio, mas alguns serviços no estado terão o horário alterado. Os Correios informaram que o horário de atendimento não será alterado, continua das 8h às 16h, mas os de postagem para os objetos seguirem no mesmo dia ao destino é que sofrerá alterações apenas na capital e em Feira de Santana. O Sindicato dos Bancários da Bahia informou que as instituições financeiras seguem o modelo dos anos anteriores e antecipam o atendimento em 1h.
O horário de verão de 2018 começou na primeira hora deste domingo (4). Desde meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal foram orientados a adiantar o relógio em uma hora. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e irá vigorar até o terceiro domingo de fevereiro de 2019 (dia 17). Este ano, o horário de verão foi encurtado. Até o ano passado, ele se iniciava no terceiro domingo de outubro. Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer (MDB) assinou decreto que encurtou a duração do horário de verão, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição. O Palácio do Planalto chegou a informar no início do mês que, a pedido do Ministério da Educação, a entrada em vigor do horário seria adiada para dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar provas do Enem, mas acabou decidindo manter a data de 4 de novembro.
O Partido dos Trabalhadores (PT) está pedindo, em seu perfil oficial no Twitter, ajuda dos eleitores para fechar as contas da campanha à presidência de Fernando Haddad e de sua vice Manuela D’Ávila (PCdoB), derrotados na eleição por Jair Bolsonaro (PSL). “Ajude a encerrar nossas contas e fortaleça a resistência”, diz a publicação. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as doações para campanhas podem ser feitas por pessoas físicas, por meio de plataformas online. As “vaquinhas” virtuais foram implementadas pela primeira vez nesta eleição. O PT recolherá doações até o dia 15 de novembro.
Luiz Antônio Moreira Ferraz, de 30 anos, foi preso na última quarta-feira (31), pela polícia civil de Brumado. Segundo informou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, Ferraz foi condenado pela justiça criminal a 6 anos, 2 meses e 20 dias de prisão, em regime semiaberto, por pratica de roubo no município. Segundo a polícia, em 13 de julho de 2014, quatro indivíduos foram presos pela Polícia Militar, em veículo, praticando seguidos roubos a transeuntes, na área de Brumado. Na época, os elementos foram autuados em flagrante delito pelo delegado Rafael Araújo e posteriormente foram liberados por decisão judicial. Ao final do processo criminal todos os autores foram condenados, com exceção de um adolescente que foi assassinado em 2015. Dois condenados já foram presos neste ano e encaminhados para cumprimento das penas em estabelecimentos prisionais. . Ao saber que estava sendo procurado pela polícia, Luiz se apresentou na delegacia de polícia, acompanhado por seu advogado. Ele será encaminhado para uma unidade prisional nos próximos dias.
Um homem de 52 anos foi preso no município de Ipiaú, localizado na região sul da Bahia, suspeito de abusar sexualmente das netas de 6 e 7 anos de idade, informou, nesta sexta-feira (2), a Polícia Civil. O homem foi preso na residência onde mora, na zona rural do município, na quinta-feira (1º), depois de uma denúncia feita pelo conselho tutelar. A polícia não informou quem denunciou o caso ao órgão. Ainda segundo a polícia, em depoimento, o suspeito confessou ter abusado das crianças em duas ocasiões. Em diligência, a polícia ainda disse ter apreendido uma espingarda. De acordo com o G1, a delegacia de Ipiaú informou que a mãe das crianças, filha do suspeito, também foi ouvida, mas o teor do depoimento não foi divulgado. O homem preso deve ser transferido, na segunda-feira (5), para a cidade de Jequié. A polícia disse que já pediu à Justiça a prisão preventiva dele.
Os preparativos para a construção da nova Ponte sobre o Rio de Contas, ligando o distrito de Sussuarana à sede do município de Tanhaçu, na BA-142, a 74 km de Brumado, já começaram a ser adotados pela empresa vencedora da licitação, a SVC Construções Ltda. A obra deve começar em janeiro próximo, segundo o superintendente de Infraestrutura do estado, Saulo Pontes. A construção de nova ponte é uma antiga reivindicação da região, que luta pela reconstrução da rodovia BA-142 trecho de Sussuarana ao município de Andaraí. A obra será realizada com recursos do governo baiano. De acordo com projeto, a nova ponte de 140 metros de cumprimento terá largura aumentada de 4 metros atuais para 10 metros, adequada a um fluxo de 150 veículos por dia. A obra que vai envolver quase R$ 6 milhões beneficiará diretamente 62 mil habitantes dos municípios de Tanhaçu, Ituaçu, Contendas do Sincorá e Barra da Estiva. A ponte também é a principal ligação aos municípios de Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista.
Um homem foi condenado a quatro anos e sete meses em regime aberto pela tentativa de assassinato contra a ex-namorada com 54 facadas no ano passado, em Feira de Santana. Uma amiga que tentou impedir o crime também foi ferida. O julgamento ocorreu na quinta-feira (1º), no Fórum Desembargador Filinto Bastos. O Ministério Público informou que vai recorrer da decisão. De acordo com a polícia, Henrique Cerqueira de Oliveira, de 27 anos, atacou Thainá Ellen Santos de Oliveira, de 20 anos, com quem teve um relacionamento. A amiga, também atingida pelos golpes, é Aline Silva de Jesus. O crime aconteceu no dia 25 de agosto de 2017 na casa de Aline, que fica no bairro Monte Pascoal, em Feira de Santana. Segundo familiares de Thainá, Henrique não aceitava o fim do namoro. A mãe da jovem relembrou da gravidade do estado de saúde da filha por conta do ataque. “Ela levou 54 facadas. Uma atingiu o pulmão e foi a mais grave. Ela precisou ficar internada, tomou três bolsas de sangue”, relatou Sinete Santos. De acordo com o G1, após o julgamento, Henrique voltou para Conjunto Penal de Feira de Santana para aguardar a liberação de um juiz e começar a cumprir a pena em liberdade.
Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa, se defendeu da denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) revelada pelo Bahia Notícias na sexta-feira (veja aqui e aqui). De acordo com o pedido de afastamento do cargo apresentado pelo órgão de Justiça, Eures lidera um esquema de desvios de dinheiro público que já teria movimentado R$ 12 milhões nos últimos 5 anos em Bom Jesus da Lapa e em Serra do Ramalho. “Ainda não fui notificado dos autos do processo e o Ministério Público Federal ainda não me chamou para depor. Vivemos em um país que permite o direito a defesa e, durante processo legal, mostrarei que tais fatos não são verídicos”, declarou Eures. O prefeito foi investigado pela contratação da empresa Prestação de Serviços, Transporte e Locação Ltda (PSTL) do aliado político e prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Silva (PSD). A empresa presta o serviço de transporte escolar do município gerido por Eures e, segundo o MPF, teria ajudado a levantar as quantias milionárias no esquema. “O que se pagava para o transporte escolar no começo da minha gestão [em 2013], eu ainda pago hoje. Não há como ter superfaturamento em um contrato que nem ao menos teve aumento, mesmo com a alta da gasolina”, defendeu Eures. O prefeito apontou que estabeleceu o contrato com a empresa de Ítalo Silva antes do aliado entrar na política e, por conta disso, não há motivos para se duvidar da lisura da relação comercial.
O gestor ainda disse que as acusações de que teria utilizado ameaças e chantagem para tentar abafar denúncias contra o seu nome são “mágoa de uma oposição derrotada” em Bom Jesus da Lapa. Uma testemunha da peça do MPF diz que Eures chegou a mandar um assessor incendiar sua casa. “Eu só fico triste por terem tratado como testemunha um opositor que foi derrotado na urna. Ele tenta me denunciar em tudo que é lugar por conta da mágoa de quem ficou em terceiro lugar e teve menos de 700 votos. Quem me conhece sabe que eu não sou violento e não me comportaria assim”, comentou. Eures ainda disse que o assessor Mário Filardi, apontado nos testemunhos, não trabalha mais com ele e nem mora na cidade. Um relatório da Receita Federal que consta na peça diz que Filardi e Eures moram na mesma casa no município. O prefeito ainda afirmou que é impossível alguém que teria desviado R$ 12 milhões de verba pública, ter as contas do município em dia. “Eu respeito o MPF e acredito que ele tem que investigar. Vou responder aos questionamentos que ainda não tive a oportunidade de responder no momento certo, mas estou pronto para comprovar a minha inocência”, falou. “Eu sou uma pessoa humilde. Até minha casa é alugada. Eu tenho uma vida simples, não ando com segurança. Tenho R$ 30 milhões em caixa [no município] e sou acusado de desviar R$ 12 milhões? Todas essas coisas me deixam muito chateado, mas vamos comprovar que essa denúncia é inverídica e os testemunhos foram guiados por mágoa”, destacou o prefeito que se colocou à disposição para prestar esclarecimentos ao MPF.
De janeiro a novembro de 2018, o município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, registrou 176 casos de ataques de escorpiões, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da cidade. O número já chega próximo do contabilizado em 2017, quando houve 200 ocorrências. De acordo com o G1, o escorpião é um aracnídeo perigoso. A picada, além de provocar dor intensa, pode ser fatal e levar à morte crianças e idosos. Nesse ano, no entanto, nenhuma morte foi registrada no município, ao contrário de anos anteriores. Em março de 2015, um menino de sete anos morreu na cidade depois de complicações decorrentes de duas picadas de escorpião. Em janeiro de 2016, um bebê de 10 meses também foi vítima e também não resistiu. Os moradores estão preocupados com a infestação.
Apontado como líder de um esquema de fraude a licitações que teria desviado mais de R$ 12 milhões nos municípios de Bom Jesus da Lapa, São Félix, Serra do Ramalho e Coribe, o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), teria ameaçado testemunhas que tentam denunciá-lo desde 2011. De acordo com os pedidos de afastamento dos gestores do PSD, apresentados pelo Ministério Público Federal em 15 de outubro, Eures utiliza o seu assessor, Mário Abreu Filardi, e o comando da Polícia Militar (PM) de Bom Jesus da Lapa para intimidar ou tentar impedir quem fala em fiscalizá-lo ou denunciá-lo pelos supostos esquemas de desvio e concessões ilegais da prefeitura. Nos depoimentos, Mário Filardi é descrito como articulador, perigoso, violento e “operador financeiro” do esquema que já dura, pelo menos, 5 anos nas cidades, segundo as investigações. Homem de confiança de Eures, Filardi teria recebido ordem do gestor para incendiar a casa de um homem em 2011. Na época, o atual prefeito de Bom Jesus da Lapa era deputado estadual, enquanto Mário Filardi ocupava cargo no seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Mário é uma pessoa perigosa e foi um agente de Eures para tentar incendiar minha casa”, relatou Edimar.
A tentativa teria ocorrido após o depoente ter feito representação na Polícia Federal e no Ministério Público Federal, além de dar entrevista em uma rádio local sobre um “hospital fantasma” não construído em Bom Jesus da Lapa em 2011. Ainda segundo o informante, a maioria dos moradores do município tem medo de denunciar irregularidades envolvendo Eures Ribeiro e Mário Filardi por temer ameaças de morte. “O prefeito [Eures] se considera o todo-poderoso, intocável, e pensa estar às margens da lei”, declarou uma testemunha. O atual presidente da União dos Municípios da Bahia é colocado, pelo que se apurou, como “coronel” que utiliza o poder do cargo para operar o esquema. Em outro caso que revelaria o comportamento intimidatório de Eures, o MPF relata que ele chantageou professores que ingressaram com ação judicial questionando direitos que entendiam legítimos. O gestor também teria tentando embaraçar a fiscalização de órgãos de controle e de políticos da cidade. O vereador Romeu Thessing (PCdoB) teria sido impedido de fiscalizar a reforma da escola Jonas Rodrigues e estaria sendo impedido de acompanhar os pregões, apontados como ilegais pelo MPF. Quem insiste em fiscalizar as licitações, segundo a denúncia, é intimidado com a ameaça de registro criminal. Fato que pode ter acontecido com o vereador Neto Magalhães (DEM) quando o mesmo tentou ter acesso a um documento.
Policiais rodoviários federais apreenderam 3.200 mil galinhas transportadas irregularmente em uma carreta, na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, na madrugada desta sexta-feira (2). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ação ocorreu no KM-667 da BR-116, durante uma fiscalização. O condutor da carreta, que não teve a identidade divulgada, não tinha Guia de Trânsito Animal (GTA), que é necessária para esse tipo de transporte. Conforme a PRF, o homem, que tem 52 anos, contou que saiu da cidade de Uberlândia (MG) com destino a Feira de Santana. O veículo foi interceptado a cerca de 250 km do destino. Após a apreensão, as aves ficaram sob responsabilidade da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). De acordo com a PRF, as galinhas devem ser encaminhadas para inspeção veterinária e abate sanitário. O motorista será notificado.
O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal o afastamento imediato e o bloqueio de bens do prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), e do prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigo Anunciação (PSD). O MPF solicitou o bloqueio de R$ 12 milhões em bens dos prefeitos, outras três pessoas e uma empresa envolvida no esquema. O pedido está em sigilo, mas o Bahia Notícias teve acesso ao documento. Os prefeitos do PSD são investigados pelo envolvimento em um esquema de enriquecimento ilícito na fraude de licitações e superfaturamento na contratação do transporte escolar, reforma e construção de escolas, fornecimento de materiais escolares e de combustíveis no município de Bom Jesus da Lapa. O afastamento imediato do cargo foi pedido, segundo o MPF, em razão da ação dos gestores para tentar atrapalhar, com intimidação e chantagem, as investigações que apuram desvio de recursos públicos. No esquema, que teria iniciado em 2013, Eures e Ítalo contrataram irregularmente, de acordo com o MPF, a empresa Prestação de Serviços, Transporte e Locação Ltda (PSTL), com sede em Serra do Ramalho. A empresa é a responsável pelo transporte escolar do município de Bom Jesus da Lapa. Ao longo das investigações, foram colhidas, segundo o órgão, “robustas evidências” da existência de um esquema organizado na contratação de veículos e motoristas inadequados para o serviço escolar.
Entre as irregularidades, são apontadas contratações de empresas de fachada e pagamentos por serviços não realizados, especialmente praticadas pelo prefeito Eures Ribeiro. O presidente da UPB teria direcionado a licitação para enriquecer ilicitamente. Gelson Dourado Filho, atual Controlador Interno do Município de Serra do Ramalho e representante da empresa contratada, também é investigado. Além de Eures e Ítalo, são investigados e foram alvos dos pedidos de bloqueio de bens o ex-secretário de Transportes e atual secretário de Infraestrutura e Serviços do município, o vereador licenciado Fábio Nunes Dias, e Marcondes Barbosa Ferreira, pregoeiro e presidente da Comissão Permanente de Licitação. Estão envolvidos ainda, no esquema, o “assessor dos dois prefeitos”, Mário Abreu Filardi, e o secretário de Administração de Bom Jesus da Lapa, Eudes Matos Dias. Eles são apontados, respectivamente, como operadores financeiro e administrativo da operação fraudulenta. Eures já é réu em outra ação de improbidade, que investiga a omissão do gestor na declaração de dados quanto à gestão do lixo na cidade. O MPF pediu afastamento dos prefeitos pelo prazo de 180 dias, que pode ser prorrogado. Caso a solicitação seja atendida pela Justiça Federal, eles ficam proibidos de frequentar ou acessar as dependências das prefeituras municipais de Bom Jesus da Lapa e de Serra do Ramalho, como também as respectivas secretarias, sob pena de multa pessoal de R$ 100 mil por cada ato de descumprimento.