A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) criou o Disk Captura para recolhimento de animais soltos nas vias públicas do município. Através do número (77) 99922-3494, qualquer cidadão poderá acionar o órgão e comunicar sobre a localização do animal para que o mesmo possa ser recolhido. Nos próximos dias, a SMTT irá desenvolver uma campanha para divulgar o número à comunidade.
Há três anos, Valcilei Souza de Almeida está à procura do pai, que saiu de casa na cidade de Guajeru, a 63 km de Brumado, e desapareceu. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Valcilei contou que, no dia 7 de setembro de 2015, seu Antônio Souza de Almeida saiu de casa perturbado. Um vizinho chegou a vê-lo andando na rua e ao mesmo ele disse que iria morar no mato. “Até hoje não temos nenhuma notícia”, disse. A família já procurou em várias cidades da região, inclusive em Institutos Médicos Legais (IML), mas não conseguiu nenhuma pista do paradeiro do pai. Hoje, seu Antônio tem 67 anos. Quem tiver qualquer informação pode entrar em contato através do número (77) 99984-0254.
Quatro pessoas, entre elas dois adolescentes, apontadas como suspeitas em diversos crimes ocorridos em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, morreram em confronto com policiais militares, na noite de terça-feira (20). Segundo informações da Polícia Militar (PM), eles receberam denúncias, via telefone e presencialmente, com relação a um veículo de cor branca que trafegava pelo bairro Conveima. Dentro do carro, homens foram vistos com armas de fogo. Uma viatura foi até a localidade informada e, após rondas, identificou o veículo. Ainda de acordo com a PM, quando os agentes iniciaram a abordagem, quatro indivíduos armados desembarcaram do carro e começaram a atirar contra os policiais. De acordo com o G1, os PMs revidaram e um tiroteio foi iniciado e só terminou depois que os suspeitos estavam caídos. Eles foram levados para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, entretanto não resistiram aos ferimentos. Os suspeitos foram identificados como Leonardo da Silva Damascena, de 34 anos, que possuía registro por tráfico de drogas, agressão e possível homicídio; Fábio Santana Almeida, de 17 anos, que segundo a polícia havia sido apreendido recentemente por porte ilegal de arma de fogo; Mateus Oliveira dos Santos, de 15 anos, que segundo a PM tinha envolvimento com o tráfico de drogas; e Edson Santos de Oliveira, que não teve a idade informada. A PM informou que, enquanto parte dos policiais levava os suspeitos ao hospital, os outros ficaram no local recolhendo informações. Na inspeção, os policiais encontraram próximo ao veículo dos suspeitos quatro revólveres calibre 38, 35 munições, entre deflagradas, percutidas e intactas, e pequena quantidade de uma substância semelhante à cocaína.
As obras de manutenção da BA-148, na entrada do município de Brumado, foram iniciadas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Priscila Cássia, especialista social da empresa Jurema, responsável pela execução da obra, disse que são muitos os alertas de segurança distribuídos ao longo do trecho a fim de evitar acidentes. “Estamos a todo momento em contato com a comunidade e com os usuários da rodovia através das placas de 'pare' e 'siga' e através dos nossos técnicos de segurança, que estão disponíveis no trecho”, destacou. Apesar da campanha, a especialista informou que há muita imprudência, especialmente no que se refere aos limites de velocidade. Para próxima semana, a empresa está planejando uma ação de conscientização na comunidade da Lagoa Funda. O objetivo, segundo Cássia, é transformar as pessoas da própria comunidade em agentes multiplicadores para disseminar as informações de conscientização. “De fato é um trecho que oferece risco. Se a gente não conseguir educar essas pessoas, vamos ter um grande número de acidentes”, salientou.
O novo comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Cabral, falou ao site Achei Sudoeste sobre uma grande apreensão de drogas realizada na cidade de Brumado, nesta quarta-feira (21). Segundo o comandante, os 4 kg de drogas foram apreendidos com o auxílio da comunidade, que acionou a polícia através dos serviços de informação. O Major destacou que o fluxo de drogas na cidade é grande e que, ao contrário do que se imagina, o tráfico é sustentado pelas classes média e alta. A droga costuma circular em eventos fechados, frequentado em sua maioria por jovens, conforme um trabalho de investigação paralelo ao serviço ostensivo realizado pela polícia. Diante dos dados, várias operações serão deflagradas pela 34ª CIPM a fim de combater o tráfico. Por fim, o Major também alertou os pais, que devem orientar os filhos auxiliando o trabalho da PM. “O nosso interesse é coibir a comercialização dessa droga”, resumiu.
Em patrulhamento ostensivo no Bairro São Félix, em Brumado, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), apreendeu 4 tabletes de maconha pesando cerca de 1 kg cada, dois fações e embalagens para acondicionamento e distribuição da droga. Segundo informações da polícia, no local, um indivíduo correu ao perceber a aproximação da viatura e entrou em uma residência, onde funcionava um ponto de venda de drogas. Em ação continuada, os policiais entraram na casa e encontraram três menores de idade e uma mulher de 40 anos. Durante busca minuciosa no imóvel, o material foi localizado. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.
No próximo final de semana, será realizado o 14º Batizado de Capoeira e Show Folclórico do Grupo Topázio, em Brumado. O evento esportivo e cultural contará com a participação de capoeiristas de diversas cidades do estado. No sábado (24), será realizada uma grande roda de capoeira na Praça Coronel Zeca Leite, a partir de 18h30. Já no domingo (25), a partir de 8h30, na AABB, a programação inclui rodas infantil e adulto, batizado, troca de cordas e um grande espetáculo folclórico com apresentações voltadas para manifestações de raízes africanas. O evento é aberto ao público e toda comunidade está convidada a prestigiar a iniciativa cultural que é de suma importância para a cidade e região.
O ex-detento Roberto Teixeira de Matos, vulgo Betão, foi assassinado a tiros na terça-feira (20), na Avenida Luiz Bento, no Bairro Pedro Cruz, em Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo o Sudoeste Bahia, a vítima trafegava de moto no local quando foi alvejada. À polícia, testemunhas relataram que o homem foi abordado por uma dupla que estava em outra motocicleta. O carona desceu do veículo e efetuou cerca de cinco disparos de arma de fogo e, em seguida, fugiu levando a moto da vítima. Betão tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas e roubo. Ele teria saído recentemente da cadeia pública. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) recolheu o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar a autoria e motivação do homicídio. As principais suspeitas são de que o crime tenha relação com latrocínio ou tráfico de drogas.
O lutador Arnold Berdon, de 27 anos, foi preso nesta terça-feira em Honolulu, no Havaí, acusado de tentativa de assassinato em segundo grau contra sua esposa e lutadora Rachael Ostovich. A notícia foi publicada pelo site americano “TMZ”. Com as agressões, a peso-mosca do UFC sofreu uma fratura no osso orbital, entre outras lesões, na noite de domingo, o que a obrigou ainda a deixar a luta marcada contra Paige VanZant, no dia 19 de janeiro. Arnold Berdon ainda não compareceu perante a um juiz, e pode ter uma fiança estipulada na ocasião. No entanto, já há uma ordem de restrição que o impede de chegar próximo à esposa, e que termina em 19 de maio de 2019. Se condenado, Berdon corre o risco de pegar prisão perpétua sem a possibilidade de liberdade condicional. Berdon é um lutador peso-galo com cartel de sete vitórias e duas derrotas. Ostovich, também de 27 anos, participou do reality show "The Ultimate Fighter 26" e foi eliminada nas quartas de final, após derrota para Barb Honchak. Ainda assim, a lutadora esteve nas finais e venceu Karine Gevorgyan, em dezembro de 2017. Em julho desse ano, Ostovich acabou derrotada por Montana De La Rosa.
Embora o prefeito ACM Neto (DEM) tenha afirmado que aliados derrotados nas urnas não seriam prioridade na reforma administrativa do seu governo que será anunciada em dezembro, pelo menos dois deles são dados como certos: os deputados estaduais do DEM, Pablo Barrozo e Luciano Ribeiro, atual líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). No rol estaria ainda, a deputada federal do PRB Tia Eron. Para Barrozo, estaria reservado, o posto de presidente da Limpurb, hoje ocupado pelo economista Leonardo Oliveira. Já para Luciano Ribeiro, o prefeito, poderá recriar a Secretaria de Relações Institucionais, antes ocupada pelo deputado Heber Santana e que foi extinta. As atribuições da pasta foram passadas para o vice-prefeito Bruno Reis (DEM). Essa seria uma alternativa, mas pela relação que Ribeiro nutre com o chefe do Palácio Thomé de Souza, é certo que não ficará desabrigado. Na lista dos deputados que perderam nas urnas, constam ainda os estaduais: Augusto Castro (PSDB) e Hildecio Meirelles (PSC), e os federais: Antonio Imbassahy (PSDB), Benito Gama (PTB), Erivelton Santana (Patriota) e José Carlos Aleluia (DEM). As informações são do Bocão News.
Na noite desta terça-feira, 20, o Senado Federal aprovou uma medida polêmica. Distratos de imóveis em patrimônio de afetação podem acarretar uma multa de até 50% aos consumidores. Foi isso o que ficou definido no texto-base do projeto de lei que define regras para a desistência da compra de imóveis na planta. A mudança não afeta todos os empreendimentos, mas a maior parte deles. Patrimônio de afetação é a separação patrimonial de bens do incorporador com o objetivo de garantir a entrega das unidades, mesmo em caso de falência ou insolvência do incorporador. Para os empreendimentos que não são realizados sob este regime a multa não será alterada. Nesta quarta-feira 21, o Senado vota pedidos de modificações no texto, as chamadas emendas parlamentares. O porcentual máximo da multa deve, assim, voltar à discussão entre os senadores. Caso o texto seja modificado, o projeto deve voltar à Câmara dos Deputados para nova votação. Atualmente, consumidores que optam por romper o contrato de compra de imóvel na planta pagam multas que variam de 10% a 25% do preço do imóvel. O projeto de lei dobra a multa. Este foi um dos pontos que fizeram com que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado reprovasse o projeto em julho deste ano. No entanto, como o parecer da CAE não possui caráter terminativo, o texto, que vinha com a elevada multa desde a Câmara, caminhou mesmo assim. Outra mudança prevista no texto é que as incorporadoras que entregarem os imóveis em até 180 dias após o prazo não sofrerão penalidades. No entanto, caso este limite seja superado, o consumidor terá direito de receber todo o valor pago até o momento, além de multa, em até 60 dias.
A comunidade brumadense está realizando uma campanha em prol do pequeno João Ronan Fernando Chaves, que tem apenas 6% de capacidade respiratória. O objetivo é arrecadar fundos para realização de uma cirurgia. O maratonista Serginho Pinheiro está encabeçando a campanha. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a criança faz parte do projeto “Correndo com atitude” e necessita da cirurgia para melhorar a sua qualidade de vida. “Pedimos o apoio de toda comunidade brumadense porque ele precisa fazer essa cirurgia. Estamos na luta”, destacou. A cirurgia está marcada para o próximo sábado (24), dependendo apenas dos recursos para ser, de fato, realizada. Quem quiser ajudar, pode depositar qualquer quantia na conta corrente do Bradesco: 33032-9 - agência: 3009 (em nome de Casimiro Silveira Filho - presidente da Associação de Moradores do Campo Seco). Para mais informações, ligue (77) 99960-1781.
Um homem foi preso suspeito de tentar sequestrar uma criança de dois anos em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, no domingo (18). O suspeito chegou a ser agredido por pessoas que estavam no local, que só pararam com a chegada da polícia. De acordo com a polícia, Almirante de Carvalho Dias apresentava sinais de embriaguez quando entrou em uma casa do bairro Jardim Valéria e saiu pelo bairro com uma criança nos braços. Um parente da criança, ao ver a situação, foi atrás do homem e conseguiu tomar o bebê das mãos dele. Nesse momento, pessoas que estavam no local seguraram o suspeito e o agrediram. A polícia foi acionada e controlou a situação quando chegou ao local. Almirantes Dias foi preso em flagrante por tentativa de sequestro. Ainda segundo a polícia, o suspeito tem antecedentes criminais e já foi acusado de abusar sexualmente de uma criança, de agredir o pai e à mãe, além de ter sido atuado por ato obsceno.
Por volta das 18h30 da última segunda-feira (19), uma guarnição da Caesg, durante patrulhamento na Avenida Boquira, na cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, avistou uma motocicleta sem placa estacionada nas proximidades do Posto de Combustível Santa Marta. Ao realizar a abordagem, foi constatado que a numeração do chassi estava adulterada. O indivíduo Nicodene Oliveira da Silva, que se encontrava com a motocicleta, informou que a mesma pertencia ao seu irmão e que o veículo não possuía nenhum documento. Diante dos fatos, a motocicleta foi apreendida e apresentada, juntamente com o condutor, na delegacia de Paramirim, onde serão tomadas as providências cabíveis.
Cinco pessoas foram presas e oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Itamaraju, Teixeira de Freitas e Alcobaça, todas no sul da Bahia, durante a Operação Raptores, deflagrada na manhã desta quarta-feira (21). Além da Bahia, a ação ocorreu em Minas Gerais e Espírito Santo. A operação, que é da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), foi realizada com o objetivo de desarticular uma quadrilha que falsificava documentos de carretas para que os veículos de carga circulassem com excesso de peso. A polícia informou que os suspeitos de envolvimento nas fraudes contavam com a ajuda de funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Minas Gerais e na Bahia, que tinham uma tabela de preço para cada serviço, desde a adulteração de dados no sistema a fornecimento de documentos falsificados. Ao todo, nos três estados, foram cumpridos 15 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão, informou a PRF. Mais de 570 carretas alteradas pela quadrilha foram identificadas, dessas 128 com adulterações feitas na Bahia e 368 em Minas Gerais.
Nesta quarta-feira (21), acontecem até as 17h as eleições para eleger o presidente da 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brumado, para o próximo triênio. As eleições também estão sendo realizadas na seccional do estado. Em Brumado, a chapa única é encabeçada pelo advogado Kléber Lima Dias. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o advogado destacou que colocou seu nome à disposição dos colegas e espera conseguir ainda mais avanços para a OAB. Segundo ele, os projetos de sua chapa incluem não só a cidade de Brumado, mas também as outras cidades que fazem parte da 21ª Subseção.
“A gente pretende levar a estrutura que temos em Brumado para outras comarcas. O principal norte da nossa gestão é manter todos os avanços que conquistamos ao longo dessas seis anos e ampliá-los para as comarcas que não têm a sede da OAB, mas que fazem parte da 21ª Subseção”, afirmou, reiterando que vai garantir as prerrogativas dos advogados. Pelo segundo ano consecutivo, o processo de votação é feito mediante urnas eletrônicas na cidade.
Em palestra para investidores da XP, na semana passada, Ciro Gomes fez questão de se contrapor ao PT. Ele pregou que a eleição de Jair Bolsonaro não representa risco à democracia, segundo o pedetista, por falta vontade do capitão e porque não haveria meios para se aplicar um golpe à essa altura do campeonato. De acordo com a Veja, Ciro repetiu que ele e seu partido, diferentemente dos petistas, não praticarão uma oposição raivosa ao futuro governo.
As pontes de acesso à comunidade do Campo Seco, em Brumado, estão em estado precário. Ao site Achei Sudoeste, o presidente da associação de moradores da comunidade, Casemiro Silveira, disse que as pontes são antigas, estreitas, apresentam muitas falhas e buracos e não têm as muretas de proteção. Segundo ele, a comunidade cobra a restauração das pontes e estrada de acesso ao Campo Seco por uma questão de segurança, visto que diversos acidentes têm sido registrados. O presidente lembrou que faz muitos anos que as pontes não passam por nenhuma manutenção, embora os moradores façam uso constante das mesmas para circular entre a comunidade e a sede. Além das pontes, Casemiro afirmou que a estrada de acesso à localidade também precisa de melhorias. “Viemos há tempos correndo atrás dessas melhorias”, disse.
O Estado da Bahia, através do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), cobrou a execução do pagamento de uma multa no valor de RS 32.600,22 do empresário Ailton Porto Viana, conhecido como Tebé, por ter violado leis ambientais. Segundo o Mandacaru da Serra, a multa foi aplicada em 2009 pelo então Instituto de Gestão das Águas e Climas (INGÁ) por Ailton ter realizado serviço e obra sem as devidas outorgas e ou autorizações, envolvendo o uso de recursos hídricos para beneficiar a Fazenda Peixe, de sua propriedade, localizada no município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A penalidade resultou do auto de infração na Vara de Fazenda Pública da Comarca de Salvador. Em recente processo administrativo, ele foi multado em R$ 15 mil por obstruir o Rio Brumado e degradar o meio ambiente, mais multa diária de R$ 500, caso desobedeça as determinações do Inema. Já no processo movido pela Frutex, caso desacate a Justiça, pagará R$ 5 mil de multa por dia.
A reportagem do site Achei Sudoeste esteve no antigo caminho dos operários da mineração, a pinguela do Campo Seco, comunidade rural de Brumado. Morador da região, Gonçalo Jason da Silva disse que com o Rio do Antônio seco e uma ponte que está sendo construída na localidade, a pinguela ficou esquecida. Além disso, a passagem está completamente deteriorada, com falhas e muito buraco, e os moradores reivindicam que a mesma precisa de manutenção.
A pinguela pertence a uma mineradora e os moradores do Campo Seco fazem um apelo para que a empresa promova os reparos necessários no local, que virou ponto turístico apesar de estar deteriorada com a passagem do tempo. “Não dá nem pra passar. Do jeito que está não tem segurança”, disse o morador. Antigamente, a pinguela foi construída para dar passagem aos operários que trabalhavam na mineradora. Hoje, embora não seja usada como único ponto de travessia, a pinguela ainda é bastante frequentada pelos moradores.
O Rotary Clube de Brumado está preparando um grande bingo beneficente para ajudar instituições de caridade e pessoas necessitadas do município. Membro do Rotary Clube, André Cardoso disse ao site Achei Sudoeste que o bingo acontecerá no dia 2 de dezembro, na Praça Coronel Zeca Leite, a partir de 10h. Mil cartelas pelo valor de R$ 100 cada estão sendo distribuídas. Os prêmios são 01 veículo Gol e duas poupanças de R$ 1 mil. Segundo Cardoso, o valor arrecadado será revertido para auxiliar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e um grupo de autistas. O montante também será utilizado para adquirir cadeiras de rodas para o banco de empréstimo que a instituição mantém para alugar o equipamento para cadeirantes. O bingo será em formato eletrônico, o que garante a transparência do jogo. Através deste, Cardoso ressaltou que quem compra a cartela não precisa estar presente para concorrer, visto que o próprio formato eletrônico confere qual cartela foi premiada. Quase 700 cartelas já foram vendidas e os interessados podem entrar em contato com algum membro rotariano ou da Casa da Amizade, além dos pontos de venda credenciados, para adquirir a sua.
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) confirmou na terça-feira (20) que a causa das mortes de 125 animais, entre bois e vacas, em uma Fazenda de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, foi intoxicação alimentar, como era suspeitado. Segundo a Adab, os laudos comprovaram que os animais não morreram por um problema patológico, mas em função de um erro de manejo das rações, que continham grande concentração de proteicos. Como os animais tinham mudado de ração há pouco tempo, sem antes passar por um processo de adaptação, eles sofreram uma espécie de empanzinamento e morreram.
O Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) identificou pagamentos duplicados a 6,9 mil alunos de mestrado e doutorado que recebem bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, num período de três anos – 2015, 2016 e 2017. Os acúmulos são entre as bolsas da Capes e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), considerados irregulares, com um prejuízo potencial de R$ 28,7 milhões, conforme a auditoria finalizada em setembro deste ano. A Capes concede bolsas a alunos da pós-graduação por meio de dois programas. Um atende alunos de mestrado e doutorado de universidades públicas. Outro, de universidades particulares.
As boas chuvas que caíram na região, nos últimos dias, favoreceram os moradores da zona rural de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Anália dos Santos Teles disse que o volume de chuva foi suficiente para encher a cisterna da sua propriedade, utilizada para preparar os alimentos e matar a sede. "Graças a Deus está tudo cheio. Foi uma bênção de Deus", declarou. Apesar de ter água encanada distribuída pela Embasa, a moradora afirmou que prefere utilizar a água armazenada na cisterna para beber, pois considera o líquido mais puro. Os demais moradores da zona rural também se beneficiaram com as chuvas e comemoram que a maioria das cisternas estão cheias.
Dois irmãos, de 1 e 3 anos, foram resgatados na terça-feira (20) depois de ficarem 8 horas perdidos em uma região de mata na zona rural de Nova Lacerda, a 667 km de Cuiabá. Segundo informações da Polícia Militar e da Gerência de Operações Especiais (GOE), as crianças foram deixadas no local depois que o pai delas brigou com a mulher e o cunhado dele. As buscas pelas crianças começaram por volta de 21h da segunda-feira (19). O menino, de 1 ano, e a menina, de 3 anos, foram encontrados por volta de 6h. Os policiais chamavam as crianças pelo nome. O menino estava deitado no matagal e a menina foi encontrada em pé. O suspeito, Sidnei Nogueira de Pádua, de 24 anos, foi preso ainda na segunda-feira, mas só disse onde as crianças estavam no começo da manhã do outro dia. Segundo o G1, a polícia foi chamada na casa da família depois que recebeu uma ligação sobre violência doméstica. A mãe das crianças contou que chamou o irmão dela, cunhado do suspeito, para comer bolo e refrigerante na residência. A briga entre começou depois que o cunhado foi recebido por Sidnei. Eles e a mulher teriam se agredido com pedaços de madeira e pedra.