Quatro mulheres entrevistadas pelo programa Conversa com Bial, da TV Globo, relataram terem sido abusadas sexualmente pelo médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, que há mais de 40 anos faz atendimentos espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola, na cidade de Abadiânia (GO). Os casos de abuso teriam ocorrido entre 2013 e 2017. O programa, que foi ao ar na noite desta sexta-feira 7, diz ter colhido depoimentos de dez mulheres com relatos similares. Por meio de nota, uma assessora do médium afirma que ele “rechaça veementemente qualquer prática imprópria em seus atendimentos”. Segundo os depoimentos das mulheres ao jornalista Pedro Bial, os abusos cometidos por João de Deus seguiam um padrão. Ele primeiro as atendia em público, incorporando uma “entidade”, que pedia para que encontrassem o médium em seguida, sozinhas, em seu escritório. Os abusos sexuais ocorriam, de acordo com os relatos, dentro da sala dele. Algumas dizem ter sido levadas a um banheiro dentro do cômodo. Elas afirmam que João de Deus lhes pedia sigilo sobre as supostas “práticas espirituais”. A única das quatro mulheres a se identificar foi a coreógrafa holandesa Zahira Lienike Mous, que procurou João de Deus em 2014 para, em suas palavras, “curar” uma experiência de abuso sexual pela qual passou. Ela costumava visitar o Brasil desde os 17 anos, por ter um tio que vivia em Minas Gerais. Antes de falar ao programa da TV Globo, ela havia revelado os abusos em uma publicação no Facebook.
Na última quinta-feira (06), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) promoveram em Salvador o II Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na Bahia e otimizar os recursos públicos aplicados pelos municípios e pelo Estado. Um dos melhores colocados no IPEM - Índice de Performance da Educação dos Municípios, Brumado foi um dos convidados a apresentar durante o seminário o trabalho de sucesso que vem sendo realizado na educação na cidade. O processo de transformação foi iniciado em 2005 com a extinção das 86 salas de aula que funcionavam como multisseriadas. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) iniciou o projeto de implantação do Ensino em Tempo Integral no ano de 2009, representando um marco histórico para a educação no município. Hoje, das 30 escolas municipais, 20 funcionam em tempo integral e, no ano de 2019, todas passarão a operar no modelo. Durante a apresentação, feita pelo próprio prefeito e pela secretária municipal de educação, Ednéia Ataíde, foi exibido um documentário mostrando a grande estrutura e os ótimos resultados dos índices avaliados.
Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável. Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!
Na sexta-feira (07), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional diligenciou para averiguar um roubo ocorrido nas proximidades do Hospital Municipal, onde dois jovens subtraíram certa quantia em dinheiro da vítima. Segundo o solicitante, os meliantes estavam em uma motocicleta de cor roxa e utilizavam capacetes de cor preta e rosa. Com base nas informações, foram encontrados dois adolescentes suspeitos em uma motocicleta com as mesmas características informadas. Durante a abordagem e busca pessoal, foram encontrados R$ 58 e 01 “trouxinha” de substância semelhante à maconha. Os suspeitos e material apreendido foram conduzidos à sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior.
Na sexta-feira (07), a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei nº 029/2018, que autoriza a prefeitura a abrir processo licitatório para as empresas interessadas em concorrer à operação dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), Danilo Assunção, alertou os vereadores e à população com relação aos prejuízos diante da aprovação da privatização da água. Assunção destacou que não se trata da criação de uma agência fiscalizadora dos serviços da Embasa, tal qual foi dito pelos parlamentares durante a sessão, mas sim da licitação dos processos do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.
“Pode ser criada uma agência municipal, que a legislação permite, ou pode ser mantida a agência estadual. É um prejuízo muito grande para a população porque em todos os exemplos de privatização da água que existem, não só no país como no mundo, quem mais sofre com esse processo é a população. Isso porque, logo de imediato, há uma recomposição tarifária, ou seja, a tarifa é reajustada em torno de 50, 100, 200%”, frisou. Segundo Assunção, em Brumado, há uma particularidade, visto que a cidade fornece água para Malhada de Pedras através de um sistema de distribuição de água compartilhado e isso impediria que o município definisse sobre o assunto. “Também teria que haver a concordância desses outros municípios. Não havendo isso o projeto se torna inócuo, não tem nenhuma prevalência jurídica”, avaliou. Por conta disso, o sindicalista informou que o Sindae entrará na justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o projeto, assim como fez em outras cidades e ganhou. “É um tiro no pé que a Câmara de Vereadores deu”, finalizou.
Por 11 votos favoráveis e apenas 01 contrário, do vereador José Ribeiro Neves (PT), a base aliada do prefeito na Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei nº 029/2018, que visa abrir processo licitatório para empresas que desejem concorrer à operação dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário em Brumado. Houve debates acirrados entre o líder solitário da oposição e a bancada aliada do prefeito, que, em uma justificativa confusa, disse estar aprovando um projeto de criação de um órgão fiscalizador da Embasa, quando, na verdade, o projeto prevê a privatização dos serviços. Tão confusa foi a justificativa dos parlamentares da base governista que os próprios disseram que iriam torcer pela permanência da Embasa na cidade. Durante a sessão, representantes sindicais e funcionários da estação de tratamento solicitaram à mesa diretora a franquia da palavra para falar sobre o assunto, porém, seguindo o regimento interno, o pedido foi indeferido pelo presidente Leonardo Vasconcelos (PDT). Este esclareceu que a solicitação não foi encaminhada dentro do prazo limite e, dessa forma, não ser cedido o espaço para o pronunciamento. Pela urgência solicitada pelo poder executivo, tão logo se encerrou a sessão, o presidente da casa legislativa já deu abertura a uma sessão extraordinária, em que foi realizada a segunda votação e confirmação da aprovação do projeto.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.
A Polícia Civil de Lins (SP) resgatou na sexta-feira (7) um cão vítima de maus-tratos e indiciou seu dono, um autônomo de 33 anos, que também foi multado em R$ 3 mil. O cachorro, da raça pit bull, estava infestado de carrapatos em um estado classificado por veterinários como “deplorável”. O delegado João Pandolfi, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Lins, explicou que o caso teve início porque o próprio dono do animal procurou a polícia para registrar um boletim de ocorrência por ameaça e difamação. O motivo das ameaças seria uma postagem que viralizou nas redes sociais denunciado a situação do animal.
O delegado decidiu ver o cão e, diante do que encontrou, o autuou por maus-tratos e abuso contra animais. O crime de maus-tratos prevê pena de detenção de três meses a um ano, mas o homem vai responder ao processo em liberdade. A postagem que denunciou o caso já foi retirada do ar. Segundo relato dos médicos veterinários que receberam o animal, ele praticamente já não andava e chegou à clínica muito debilitado e anêmico. Além disso, tinha uma severa infestação de carrapatos. De acordo com os profissionais, a clínica precisou passar por processo de higienização porque carrapatos que estavam no corpo e principalmente nas orelhas do cão caíam no chão em grande quantidade quando o animal se mexia.
O prefeito da cidade de Caetité, Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSB), exonerou cerca de 150 servidores de cargos em comissão. As portarias foram publicadas no Diário Oficial do Município. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, município atravessa uma profunda crise política e administrativa. Com isso o gestor municipal foi obrigado a realizar demissão em massa, na tentativa de ainda fechar as contas do exercício financeiro de 2018.
Além dos 150 cargos, todos diretores e vice-diretores, e secretários de escolas e creches foram exonerados. A situação é tão grave na cidade com o caos administrativo, que o gestor teve que reduzir o horário de atendimento das repartições públicas. A partir da próxima segunda-feira (10) até o próximo dia 28 de dezembro, não haverá atendimento ao público na prefeitura municipal.
A polícia militar apreendeu dois jovens que estavam desaparecidos na cidade de Riacho de Santana com drogas no terminal rodoviário de Brumado. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, ao realizar patrulhamento ostensivo no local, avistou dois jovens com características semelhantes a de dois adolescentes que estavam sendo procurados por terem fugido de casa. Ao proceder com a abordagem, os jovens foram identificados. Em busca na bagagem dos adolescentes foi encontrado uma sacola contendo duzentos e oitenta pinos contendo substância semelhante a cocaína, uma sacola contendo uma certa quantidade de substância semelhante a cocaína, R$ 217,00, além de roupas e objetos pessoais dos jovens. Os adolescentes juntamente com o material apreendido foram conduzidos até a sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).
A polícia civil de Brumado e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste) deflagraram a “Operação Tera” e cumpriram três mandados de prisão. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Fábio Santos Novais, vulgo “Juninho de Dunga”, Caíque Ítalo Santos Meira e João Marcos Cezili Santos foram preses neste sábado (08). De acordo com a polícia, a ação atendeu a ordem da Vara Crime de Brumado, através do juiz Genivaldo Alves Guimarães. Ambos estão à disposição da justiça e seguem custodiados na Delegacia de Brumado.
Doze anos após separação, Beth Caperclaro doou um rim para o ex-marido, Claus Ziegelmaier, em Londrina, no norte do Paraná. “Como éramos esposo e esposa, agora somos irmãos de sangue”, diz o transplantado. A cirurgia foi realizada em 30 de novembro. Claus já deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e agora está no quarto, se recuperando bem. Ele é só gratidão ao falar do gesto da ex-mulher. “No começou eu levei até um baque quando minha esposa falou, porque é um gesto de amor. Não de quem menos espera, mas nós tivemos uma vida juntos e fomos separados pelo destino, e o destino nos uniu de novo”, declarou Claus. O casal ficou junto por 17 anos, entre namoro e casamento. Os dois se separaram, sem filhos e sem rancor. Ele se casou de novo e, há quatro anos, descobriu doença que causou a perda da função dos rins. Passava por sessões de hemodiálise três vezes por semana, quatro horas por dia. De acordo com o G1, os médicos indicaram um transplante, e a família saiu em busca de doadores. Foi durante essa busca que Amanda Ziegelmaier, a atual mulher de Claus, encontrou Beth na rua.
ela. Ela queria saber como o Claus estava e, neste dia, ela falou que queria pelo menos tentar fazer o exame para ver se podia ajudar ele de alguma forma”, contou Amanda. A ex-mulher fez os exames e descobriu que era compatível para fazer a doação. Ela lembrou que não pensou duas vezes antes de aceitar ser doadora e explicou as razões de ter tomado a decisão. “Por gratidão, sabe? Dezessete anos junto com uma pessoa que nunca fez isso aqui de mal [fazendo um gesto com as mãos]. Então eu acho que eu devia isso a ele como agradecimento da pessoa que ele foi para mim no passado”, relatou. Com o transplante, Beth ganhou uma nova família e, Claus, uma nova vida. "Agora ele virou meu irmão, filho do meu pai (risos) filho do meu pai e da minha mãe, deixou de ser genro para ser irmão agora", brincou a ex-mulher. Para a atual esposa de Claus, é difícil expressar tanta gratidão.
O juiz da comarca de Presidente Jânio Quadros condenou Sílvio Moreira da Rocha, 21 anos, e Edmilson Ramiro da Silva, 37 anos, a cumprir pena de 10 e 15 anos de reclusão, respectivamente. Segundo a polícia, em julho do ano passado, ambos praticaram diversos roubos e aterrorizaram moradores das zonas rurais de Maetinga, Presidente Jânio Quadros e Piripá. Após um amplo trabalho de investigação, a polícia civil de Jânio Quadros conseguiu chegar aos criminosos, os quais atuavam sempre encapuzados. O delegado Francisco Tadeu Rodrigues, presidente do inquérito policial, representou pela decretação das prisões preventivas de Silvio e Edmilson, os quais foram capturados no estado de Minas Gerais. Os condenados se encontram custodiados na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Presidente Jânio Quadros e serão transferidos, nos próximos dias, para uma unidade prisional.
Parte da carroceria de um caminhão com placa da cidade de Brumado, o qual transportava pedras, caiu em um trecho do Rio Boca Seca, na última quinta-feira (6), na BR-262, próximo da cidade de Santa Cruz da Vitória. O motorista do veículo teve ferimentos leves.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor, que não teve a identidade divulgada, perdeu o controle do caminhão após tentar desviar de um carro, por volta das 6h, no KM-19 da rodovia. O veículo acabou tombando no acostamento e parte da carroceria se soltou, caindo na água. Chovia bastante no momento do acidente.
A equipe da Sieps Monitoramento frustrou mais uma tentativa de assalto na madrugada deste sábado (08) no centro comercial de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, dois meliantes quebraram uma câmera de segurança de uma loja de roupas na Praça Armindo Azevedo, momento em que foram flagrados pela Central de Monitoramento da Sieps.
Os bandidos entraram em um terreno baldio que fica ao lado da loja, conseguindo o acesso ao teto, quando retiraram algumas telhas e quebram o forro de gesso do local. A dupla não esperava que a equipe da Sieps chegasse rapidamente à loja com a polícia militar. Uma escada foi utilizada para averiguar se os meliantes estavam escondidos no teto da loja, mas eles conseguiram fugir levando apenas uma câmera de segurança.
A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sob o comando o Major Cabral, deflagrou na última sexta-feira (07), a “Operação Natal em Paz”, em Brumado, Barra da Estiva e Ibicoara, Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a ação em curso está contemplando todos os bairros e centro comercial dos municípios. Para tanto, o Comando da Unidade determinou o aumento do número de policiais militares, que atuarão extraordinariamente com viaturas e motocicletas destacadas ao policiamento ostensivo específico. A polícia ainda informou que a referida ação está sendo realizada paralelamente à “Operação Distrito”, que atende as comunidades rurais.
Após um longo período de estiagem, o nível da Barragem Luiz Vieira, localizada na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, voltou a subir para 17,89% de sua capacidade. O volume das águas se deve às chuvas registradas nos últimos dias, na região. Atualmente, o açude conta com 17.716.560 m³. Apesar do volume considerado bastante significativo, o manancial ainda está longe do nível ideal para atingir maior patamar de segurança hídrica. De acordo com o L12, além de atender as demandas das cidades de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, o reservatório foi construído com a finalidade de garantir o abastecimento de água, nos períodos de estiagem, ao Projeto de Irrigação do Brumado e a um sistema existente de irrigação tradicional.
Na quarta-feira (05), várias pessoas foram atacadas por um enxame de abelhas na Avenida Coronel Santos, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do município, Cláudio Feres, destacou que cerca de 20 pessoas, incluindo uma criança e três idosos, foram recepcionadas no Hospital Professor Magalhães Neto após o incidente. Na unidade, segundo Feres, todos foram atendidos de forma ágil e com qualidade, o que garantiu a saúde dos pacientes. O secretário exaltou o trabalho da equipe do hospital, que está devidamente preparada para atender urgências e emergências. “É pra isso que existe o pronto-socorro e ontem não foi diferente. Gostaria de parabenizar a toda equipe envolvida. Todos foram muito bem atendidos, de forma rápida, tirando todo mundo do risco. Provamos mais uma vez que estamos preparados e qualificados”, disse. Em alguns casos, uma picada de abelha pode levar a vítima a óbito.
A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (4), uma proposta que garante o direito à reconstrução da mama para mulheres submetidas a tratamento contra o câncer. O texto já havia sido aprovado pelos senadores e, dessa forma, segue para sanção presidencial. Segundo a Agência Brasil, a medida garantirá o direito aos procedimentos de tornar simétricas ambas as mamas e de reconstrução das aréolas mamárias em mulheres submetidas à cirurgia reparadora. O texto garante ainda que a cirurgia seja feita no mesmo tempo cirúrgico, quando houver condições técnicas. Nas situações em que a reconstrução não for viável, a lei estabelece que a cirurgia seja marcada imediatamente após alcançar as condições clínicas adequadas. Atualmente, as mulheres com câncer de mama já têm direito à reconstrução pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de preferência imediatamente após a retirada total ou parcial da mama afetada. No entanto, a Lei 9.797/99, que trata do assunto, não estabelece a abrangência das duas mamas. A medida abrange também os planos de saúde, ao incluir a possibilidade de a cirurgia reparadora ocorrer ao mesmo tempo do procedimento para a retirada da mama. A lei ainda estabelece a previsão de reconstrução de mamilos e o procedimento de simetria das mamas.
No final da tarde de quarta-feira (06), dezenas de pessoas foram atacadas por um enxame de abelhas na Avenida Coronel Santos, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Carlos José, proprietário de um bar na localidade, disse que levou mais de 100 picadas e só teve alta do hospital durante a madrugada. Na unidade, ele foi medicado com antialérgicos e soro. A sua esposa e o seu filho também foram atacados pelas abelhas, assim como motociclistas e demais pessoas que trafegavam pelo local no momento do ataque do enxame.
“Acho que o meu caso foi o mais grave. Saí consciente para o hospital, mas todo ferroado”, contou. Segundo a vítima, no momento de pânico, ele tirou quase toda a roupa na tentativa de se livrar das abelhas. Outros proprietários de estabelecimentos da avenida fecharam as portas tamanho foi o desespero da situação, que durou cerca de 20 minutos. “Agradeço a Deus pelo milagre da vida”, disse.
Se você é daquelas pessoas que adoram pegar sol e acabam ficam com a pele vermelha e descascando, temos uma boa notícia para você: cientistas americanos criaram um pequeno sensor capaz de avisar ao usuário quando os níveis de luz solar estão altos o suficiente para danificar a pele. O dispositivo – que também alerta sobre os níveis de poluição e alérgenos – é o menor dispositivo do mundo e pode ser preso a qualquer parte do corpo, roupas e acessórios. Essa não é a primeira tecnologia a oferecer este tipo de proteção, mas o que a diferencia das demais é o seu tamanho realmente pequeno – 8 milímetros de largura, 1 milímetro de espessura e pesa 50 miligramas –, ser à prova d’água, ou seja, dá para usar na praia ou na piscina, e o preço acessível – 60 dólares (cerca de 235 reais). Segundo a L’Óreal, marca responsável pela invenção, o sensor não precisa de bateria (funciona com energia solar) e interage com smartphones para enviar ao usuário os dados captados no ambiente. Esperamos que as pessoas com informações sobre sua exposição aos raios UV desenvolvam hábitos mais saudáveis ??quando estiverem ao sol”, disse Steve Xu, co-autor do estudo, ao Daily Mail. A equipe acredita que o dispositivo vai ajudar os usuários a proteger melhor a pele e ainda pode auxiliar profissionais de saúde durante a administração de tratamentos à base de luz, como a terapia de luz, usada contra psoríase e outras doenças da pele.
Na última quinta-feira (06), durante a Operação Natal, policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) capturaram Santiago Fernandes Teixeira, 22 anos, que é suspeito de praticar diversos golpes no centro comercial de Guanambi, a 141 km de Brumado. A polícia chegou até o estelionatário a partir de denúncia anônima. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, o suspeito foi preso em flagrante em uma loja, onde tentava aplicar um novo golpe. Com ele, os policiais apreenderam: três carteiras de identidade falsas, três aparelhos celulares, a quantia de R$ 128,60 em espécie, um barbeador elétrico, uma calça, um sapato, cartões de banco e uma sanduicheira. Ele foi apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi.
Crianças que crescem em regiões metropolitanas são quatro vezes mais solitárias do que aquelas que vivem em cidades pequenas ou áreas rurais, revela pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estatísticas do Reino Unido (ONS, na sigla em inglês). Segundo os resultados, cerca de 19,5% das crianças de cidade grande relataram se sentirem sozinhas com frequência; esse percentual sobe para 27,5% entre as crianças com renda mais baixa. Para especialistas, o isolamento urbano pode ser um dos principais fatores para a solidão infantil já que grande parte dos pais têm receio de deixar os filhos brincarem fora de casa, onde haveria maior possibilidade de entrarem em contato com crianças da mesma idade. Outro motivo que levam os pequenos a se isolarem ou serem isolados são as redes sociais. “O cyberbullying é um grande problema na minha escola no momento. Tem um garoto que acabou de ser atacado [nas redes]. Ele fica sozinho o tempo todo”, revelou um garoto de 12 anos que participou do levantamento. Os pesquisadores ainda apontaram que crianças com problemas de saúde ou relacionamentos ruins com amigos e familiares também estão mais propensas a se sentir solitárias. Os participantes da pesquisa, que tinham entre 10 e 24 anos, indicaram algumas soluções para o problema, como discutir o assunto nas escolas, preparar os jovens para entender e falar sobre a solidão que eles e as pessoas ao redor sentem e encorajar o uso positivo das mídias sociais.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), multou a prefeita Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP), em R$ 2 mil pelas irregularidades apuradas durante o exame das contas. O relator da análise das contas do exercício financeiro de 2017 foi o conselheiro Plínio Carneiro Filho. Apesar da penalidade, o TCM aprovou as contas com ressalvas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o município de Malhada de Pedras apresentou uma receita arrecadada no montante de R$18.614.610,65 e realizou despesas na ordem de R$17.439.292,67, o que indica um superávit de R$1.175.317,98. A despesa total com pessoal representou 52,58% da receita corrente líquida do município, cumprindo, portanto, o limite de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Sobre as obrigações constitucionais e legais, o prefeito cumpriu todos os índices exigidos. Na manutenção e desenvolvimento do ensino foram investidos R$6.526.585,00, equivalentes a 26,99% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, cumprindo o mínimo de 25%. Já nas ações e serviços públicos de saúde o investimento foi de R$2.309.546,38, que corresponde a 21,82% dos impostos e transferências, superando, portanto, o mínimo de 15%. E, na remuneração dos profissionais do magistério foram aplicados R$4.436.875,21, equivalentes a 84,82% dos recursos originários do Fundeb. Cabe recurso da decisão.