Seguindo denúncia anônima, policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) localizaram, no último sábado (15), uma plantação de maconha no Povoado da Barrinha, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A plantação foi encontrada em uma residência na localidade. Ao ser abordado, o dono da casa autorizou a entrada dos policiais, que então encontraram vários pés de planta análoga à maconha. O suspeito, juntamente com a esposa, foi encaminhado à delegacia local para prestar esclarecimentos, além de adoção dos procedimentos necessários.
No último sábado (15), uma guarnição da Caesg, juntamente com uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), em Caetité, se deslocou até a Rua Osvaldo de Andrade, no Bairro Pedro Cruz, onde havia denúncia de tráfico de entorpecentes em uma residência. Segundo informações da polícia, um homem e uma mulher tentaram fugir ao perceber a chegada das guarnições. Em busca no interior da residência, foram encontradas 74 petecas de substância análoga à maconha, uma porção maior, pesando aproximadamente 50 gramas da mesma substância, e um aparelho celular. Diante dos fatos, ambos foram apresentados na Delegacia Territorial de Caetité com todo material apreendido, sendo autuados em flagrante delito por tráfico de entorpecentes.
O juiz Jonny Maikel dos Santos deferiu o pedido de liminar e suspendeu os efeitos da demissão dos policiais militares Luís Roberto Lima dos Santos, Cléber Ribeiro de Oliveira e Arlindo Santana da Silva. O mandado de segurança foi impetrado contra o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, que realizou as demissões. De acordo com os impetrantes, depois de passados mais de 07 anos da publicação do ato de punição, em que cumpriram a pena administrativa de detenção de 15 dias, a Administração Pública resolveu declarar a nulidade do ato, aplicando uma nova punição de demissão baseada no mesmo fato. Os policiais afirmam que a punição que substituiu a anterior violou o devido processo administrativo prévio. Diante do caso, a justiça declarou que, segundo o Superior Tribunal Federal (STF), “é inadmissível segunda punição de servidor público, baseada no mesmo processo em que se fundou a primeira”. “Ante o exposto, defiro o pedido liminar para suspender os efeitos do ato de demissão”, sentenciou o juiz Jonny Maikel.
A pílula anticoncepcional, motor da revolução sexual deflagrada nos anos 1960, fez com que o orgasmo deixasse de ser associado ao risco de gravidez. Foi uma libertação para o prazer da mulher. No entanto, a responsabilidade de evitar a gestação tornou-se, culturalmente, um encargo feminino. As alternativas disponíveis para os homens sempre foram limitadas ao uso de preservativo ou à realização de vasectomia. Vive-se a antessala de novos tempos. De acordo com a Veja, um estudo liderado por pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde, dos Estados Unidos, aponta o surgimento de outro método: um gel que interrompe a produção de espermatozoides. Chamado NES/T, o produto em análise, caso chegue ao mercado, será aplicado nas costas e nos ombros do homem. A formulação é composta de progestina, derivada do hormônio feminino progesterona, e de testosterona, o hormônio masculino. O papel da progestina é suprimir a produção de espermatozoides. O da testosterona é de reposição, evitando a baixa de libido e a perda muscular causada pelo composto feminino. “Há décadas os pesquisadores tentam uma fórmula anticoncepcional para os homens, mas até agora todas falharam”, diz o urologista Celso Gromatzky, do Hospital Sírio-Libanês. O maior problema era o alto índice de infertilidade provocado pelos medicamentos em teste. Aparentemente, o NES/T não ocasiona esse tipo de efeito colateral. O próximo passo é realizar uma investigação mais ampla. Os resultados finais devem ser divulgados em três anos.
Desde a última segunda-feira (10), teve início um mutirão contra arboviroses na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Francislei Alves, supervisor do controle de endemias no município, destacou que alguns bairros aderiram bastante à campanha, a exemplo do Bairro Baraúnas. No local, segundo ele, o mutirão foi bem produtivo, com a retirada de muito lixo e entulho nos vagões. Já em outras localidades, como o Bairro Dr. Juracy, a chuva acabou prejudicando a iniciativa dos moradores. “Não só estamos fazendo a coleta com os vagões. Ontem, colocamos alguns agentes no Km 5, onde tem uma boa quantidade de residências. Estamos também fazendo um trabalho no antigo Derba, onde os moradores da vizinhança sempre reclamaram. Lá colocamos os agentes para fazer uma coleta seletiva. Não é a função do agente, mas conversamos com eles e o serviço está sendo feito. Estamos com agentes também no Movimento Sem Terra, próximo ao Santa Inês. E, hoje, estamos no Bairro São Félix, Brisa I, III e IV colocando os vagões para fazer essa coleta juntamente com os moradores”, informou. Em algumas residências, Francislei afirmou que foram encontrados focos do mosquito aedes aegypti em recipientes com água parada. Nesses casos, os agentes instruíram os moradores sobre como proceder para eliminar os possíveis focos do mosquito, visto que, conforme explicou o supervisor, a parte educativa é muito importante. “O trabalho de endemias não é de eliminação, é de prevenção da proliferação do mosquito”, reforçou Alves, frisando que não é trabalho dos agentes limpar os quintais das residências, mas sim dos próprios moradores.
Com a extinção do Ministério do Trabalho no futuro governo Jair Bolsonaro, grande parte da atual estrutura da pasta deverá será fatiada entre duas secretarias especiais do Ministério da Economia, que será comandado por Paulo Guedes. O atual deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), indicado para ser secretário especial de Previdência Social, para ser vai ficar responsável pelas áreas que cuidam das relações do trabalho e da fiscalização. Marinho também cuidará das negociações para aprovar a reforma da Previdência. Já o futuro secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, responderá pelas competências da atual Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, que cuida de qualificação profissional. De acordo com a Veja, a área que cuida dos registros sindicais — recentemente alvo de investigações — ficará sob o comando do futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, como já havia informado o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni. O desenho final das estruturas ainda está sendo fechado pela equipe de transição, mas já está decidido que o Ministério da Economia terá sete secretarias especiais. Antes, a denominação usada era secretaria-geral, mas a mudança foi feita porque o termo já é historicamente usado com outro sentido em pastas como Relações Exteriores.
No Estado da Bahia, o prazo para implantação da placa padrão Mercosul foi prorrogado para 180 dias. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Associação dos Estampadores de Placas da Bahia, George Lélis, informou que, em Brasília, um projeto de lei que visa suspender a resolução do Denatran para implantação da placa está sendo discutido. Os deputados chegaram à conclusão que o órgão não dispõe ainda de sistema para fazer a placa circular. “Foi feito um acordo com o presidente do Denatran e o mesmo se comprometeu a alterar o prazo e essa placa vai ficar suspensa nos estados em que ainda não entrou por 180 dias. Nesse período, serão regulamentadas todas as irregularidades que ainda existem”, destacou. Segundo Lélis, a prorrogação ainda deve ser publicada e a categoria está confiante diante do acordo. Lélis frisou que o objetivo é a criação de uma comissão para discutir a elaboração da resolução. “O nosso pleito junto ao Denatran é que seja criada uma comissão onde os estampadores, os fabricantes de placas, os produtores de insumos para confecção de placas, façam parte da nova resolução. O entendimento é que não vai existir mais a placa Mercosul e venha uma placa que vai se chamar Placa Segurança Brasil e aí vai ser tudo diferente. Mais um motivo pra suspender tudo a fim de não causar mais prejuízos”, avaliou.
Cerca de 30% dos brasileiros inscritos no programa Mais Médicos para ocupar as vagas dos cubanos não se apresentaram aos municípios de trabalho até sexta (14), quando vencia o prazo para que os profissionais comparecessem às cidades escolhidas. A situação fez o Ministério da Saúde prorrogar para a próxima terça-feira (18) a data limite para apresentação. De acordo com a pasta, dos 8.411 médicos inscritos no edital, 2.520 não compareceram nem iniciaram as atividades nas cidades. Outras 106 vagas do edital nem chegaram a ter interessados — a maioria em distritos sanitários indígenas. De acordo com a Veja, o ministério também anunciou a prorrogação do prazo para que brasileiros ou estrangeiros formados no exterior se inscrevam na segunda fase do edital. Esses profissionais, que não têm registro profissional no Brasil, poderão ocupar as vagas que não tiveram candidatos brasileiros com registro no país. De acordo com o órgão federal, 8.630 profissionais formados no exterior já se inscreveram no edital. Eles precisam entregar 17 documentos para poder participar do Mais Médicos. Finalizado o período para apresentação dos brasileiros e de inscrição dos formados no exterior, as vagas remanescentes serão ofertadas de acordo com o seguinte cronograma: nos dias 20 e 21, médicos com registro brasileiro poderão escolher municípios com postos vagos e, nos dias 27 e 28, será a vez dos profissionais brasileiros formados no exterior. Para os profissionais estrangeiros formados no exterior, a escolha de vagas será nos dias 3 e 4 de janeiro do ano que vem.
Na última quarta-feira (12), a A4 Veículos inaugurou as suas novas instalações em Brumado. O espaço, bem mais amplo e moderno, preza pelo conforto no atendimento aos clientes e pelo gosto arrojado. Na concessionária, você encontra veículos novos e seminovos, de várias marcas e modelos, além de preços e planos de pagamento especiais e acessíveis.
Na inauguração da loja, foi servido um coquetel, durante o qual o proprietário da empresa, o jovem empresário Fabrício Abrantes, recebeu clientes e amigos. Segundo ele, a nova loja era um sonho antigo que se tornou realidade. As novas instalações da A4 Veículos ficam localizadas na Avenida Centenário, saída para Caetité.
Já pensou não precisar sair do sofá da sala para ligar a mangueira e medir o fluxo de água ideal para molhar o jardim? No que depender de um grupo de alunos da Escola SESI Ignez Pitta de Almeida, em Barreiras, isso já é realidade. Orientados pela professora Kelly Rahna Barbosa, de 29 anos, os estudantes criaram um projeto de irrigação via bluetooth. Um aplicativo baixado no celular, apenas em um toque e o sistema é acionado do lado de fora da casa. O projeto foi um dos destaques do 3º Encontro Nacional do Sistema Estruturado de Ensino da Rede SESI, que reuniu representantes dos Departamentos Regionais de todo o país, nos dias 29 e 30 de novembro, em Brasília. Ao todo, 20 experiências exitosas de diferentes cidades brasileiras foram destacadas durante o evento. A professora Kelly Rahna foi homenageada ao lado de outros 19 mestres pelos trabalhos desenvolvidos com os alunos. ++O sistema de irrigação via bluetooth foi um dos 11 projetos eleitos para participar da mostra científica da escola Ignez Pitta de Almeida; e o primeiro classificado entre os três melhores, após sete meses de empenho dos alunos.
Na noite da última quinta-feira (13), um acidente de trânsito foi registrado na BA-148, no trecho do Bairro Piçarrão, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, no local, uma mulher perdeu o controle da direção da motocicleta que pilotava e caiu ao solo. Policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados para atender a ocorrência. Ela foi socorrida por uma equipe do Samu 192 e encaminhada ao hospital municipal. Não há informações sobre seu estado de saúde e nem sobre as causas do acidente.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
56 alunos do Curso de Formação de Soldados do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guanambi, a 141 km de Brumado, iniciaram a Jornada de Instrução Militar. A iniciativa faz parte do cronograma curricular do curso, com uma marcha de 13 km. Além da jornada, os alunos terão aulas de Operações de Choque, Patrulha Rural, Tiro Noturno com Emprego de Lanterna, Instrução Tática Individual, Orientações Cartográficas, Primeiras Intervenções com Explosivos, Ações Táticas e Contra Emboscada, que serão ministradas por instrutores do 17º BPM e da Caesg. O curso deve ser concluído no mês de maio de 2019, quando os novos soldados serão distribuídos para as unidades do sudoeste baiano.
Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável. Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!
De acordo com comunicado da Embasa, o fornecimento de água será interrompido na próxima terça-feira (18), a partir de 7h, nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. A interrupção se deve à realização de serviços de melhorias operacionais na captação da Barragem de Cristalândia. A previsão de conclusão dos serviços é no início da noite do mesmo dia (18), quando o abastecimento começará a ser retomado de forma gradativa, com estimativa de regularização completa em até 48 horas. Durante o período, é recomendado o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares.
Na noite da última quinta-feira (13), um homem identificado como Amadeus, de 33 anos, foi esfaqueado no pescoço e no tórax nas imediações da Praça 28 de Janeiro, no Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o principal suspeito é um sobrinho da vítima, que teria esfaqueado o tio após um desentendimento. Amadeus foi socorrido por uma equipe do Samu 192, encaminhado para UPA 24h e, posteriormente, transferido para o Hospital Dr. Ulysses Celestino. A polícia deteve o suspeito em flagrante. Ele foi conduzido à delegacia local, onde confessou o crime.
No próximo ano, a brumadense Sílvia Mello viajará para Cuba a fim de concorrer ao prêmio de melhor álbum com o disco autoral “Minha alma na tua” e como melhor intérprete. Ao site Achei Sudoeste, a cantora e compositora disse que todo processo seletivo foi realizado neste ano para o Festival Cuba Disco, que será realizado no mês de maio de 2019, em Cuba. O festival premia artistas do mundo inteiro que tem álbuns gravados. Sílvia estará ao lado da cantora baiana Margarete Menezes, que também concorrerá ao prêmio. Conhecedor do seu trabalho como artista, o diretor presidente da Tour Chefe América Produções Ltda., Fernando Caldeiron encaminhou o álbum de Sílvia Mello para análise, com parecer técnico favorável do músico, produtor e arranjador Luciano PP e do cantor e compositor Paulo Gabirú, sendo selecionado para participação no festival. Para a música “Meu Atol”, que faz parte do álbum e está sendo sucesso nas rádios do país e de Portugal, a artista aprendeu a tocar o ukulele pela internet. “Não sou instrumentista, mas eu componho as minhas canções no violão e aí me deu vontade de usar o ukulele. Pesquisei na internet alguns acordes, mas volto a dizer que não sou instrumentista. O que eu consegui aprender foi suficiente para compor essa música e mais algumas”, contou.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.107 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (15), em Criciúma (SC). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), o prêmio acumulado deve chegar R$ 48 milhões. Os números sorteados foram: 08 - 38 - 44 - 50 - 56 - 60. A quina teve 72 apostas ganhadoras. Cada uma levará R$ 46.944,97. Para a quadra, 5.454 apostas levarão R$ 885,33 cada. O próximo sorteio acontece na terça-feira (18). As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Um homem foi preso com 25 kg de cocaína escondida em um fundo falso do carro que ele dirigia na BR-116, na altura de Jequié, sudoeste da Bahia. O flagrante aconteceu depois de uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de quinta-feira (13), durante uma fiscalização no Km-677 da rodovia. Segundo a PRF, os policiais desconfiaram do motorista porque, durante a abordagem, o homem entrou em contradição diversas vezes, dando depoimentos diferentes. Diante da situação, a PRF acionou o apoio da Polícia Militar, que levou um cão farejador. Porém, o animal não conseguiu localizar a droga. Em seguida, os policiais insistiram na vistoria e a cocaína foi encontrada no bagageiro superior do veículo. O homem e a droga foram levados para a delegacia de Jequié.
Um homem morreu após uma colisão frontal entre um caminhão e uma carreta, na BR-116, trecho da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, no sábado (15). As informações foram divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a polícia, o acidente aconteceu por volta das 13h20, na altura do Km-814, quando o caminhão, que seguia sentido Salvador, invadiu a pista contrária (sentido Vitória da Conquista) e colidiu de frente com a carreta. Com o impacto, o caminhoneiro morreu no local. Não há informações sobre o que teria motivado a vítima a invadir a pista. Ainda segundo a PRF, motorista da carreta, que não ficou ferido, foi submetido ao teste do bafômetro, mas não foram identificados níveis de álcool. Por conta do acidente, a pista ficou totalmente interditada por cerca de uma hora e parcialmente interditada por mais três.
Nesta semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) encaminhou à Câmara de Vereadores projetos para aumento dos impostos no município, incluindo o Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a taxa para funcionamento do comércio. Em entrevista site Achei Sudoeste, o vereador José Ribeiro Neves (PT) ironizou dizendo que este é o presente de Natal do prefeito após a derrota do seu candidato a deputado estadual, Márcio Moreira da Silva (Patriota) nas urnas. Para ele, o gestor estaria descontando na população a sua chateação diante do resultado. Os projetos já entram em votação na sessão da próxima segunda-feira (17). O parlamentar criticou a falta de tempo para um debate mais amplo das propostas, inclusive com a participação da comunidade, mais uma vez como vem acontecendo com outros projetos na Câmara.
“Certamente, o mais rápido possível, esse projeto será sancionado e a população vai pagar uma conta sem ao menos ter participado da discussão”, disse. Neves ainda declarou que o comércio trabalha no vermelho diante da crise que assola o país, além de sofrer com os encargos e cargas tributárias, e agora a situação tende a piorar com a proposta municipal. “Aí vem o Município de Brumado, que deveria estar enviando à Câmara projetos de incentivo à população, pelo contrário, está mandando projetos aumentando ainda mais esses encargos”, reiterou. Quanto ao aumento do IPTU, o vereador afirmou que a população não vê o retorno do imposto em benefícios. “Que organização financeira é essa? O prefeito continua na mesma tese de achar que, porque ele tem maioria, pode fazer o que quiser e aprovar os projetos que quiser, mas não consulta quem é de direito que é a população. Tá tudo de cabeça pra baixo”, concluiu.
No pacote de projetos encaminhados à Câmara de Vereadores de Brumado esta semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) incluiu também a tabela de atualização com reajuste do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a taxa de localização de funcionamento para o comércio. Os projetos serão apresentados e já votados em duas sessões, ordinária e extra, que acontecerão na manhã da próxima segunda-feira (17). Conforme consultado pelo site Achei Sudoeste, no projeto de lei 34/2018, a Avenida Otávio Mangabeira terá um valor de R$ 850 m², Praça Capitão Francisco de Sousa Meira e Rua Marcolino Moura R$ 1000,00 m², na Avenida Centenário o m² varia de R$ 650 a R$ 1300. Já na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães e na Rua Coronel Tibério Meira, o valor chega a R$ 2000,00 m². Na proposta ainda consta o valor do metro quadrado da construção da edificação, conforme o padrão de acabamento varia de R$ 357,52 a R$ 1486,73 o m², o que elevará ainda mais o valor do IPTU. Ainda de acordo com o projeto, os imóveis da zona rural do município também passarão a ter cobrança de IPTU, o que afetará diretamente todos os munícipes, comerciantes e empresários. Já o projeto de lei 35/2018 visa alterar o código tributário do município, alterando os valores da Taxa de Licença e Localização (TLL), da Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) e da Taxa de Vigilância Sanitária (TVS). De acordo com o anexo I da proposta, os valores poderão chegar a R$ 15 mil/por ano. Nos bastidores do legislativo, alguns vereadores que compõem a base aliada do prefeito na câmara se mostraram insatisfeitos com os projetos a serem votados sem tempo hábil para debates, já no apagar das luzes do ano legislativo, uma vez que a casa entrará em recesso na próxima semana.
A crise política e administrativa (veja aqui, aqui e aqui) pela qual atravessa o município de Caetité, a 100 km de Brumado, continua trazendo contornos para o prefeito Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSB). Na noite da última quinta-feira (13), aconteceu a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal. Na disputa, Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira (PR), o Nem de Dácio, e João da Silva Chaves (PSB), o João do Povo, ambos aliados do gestor caetiteense. A disputa com aliados de Aldo já havia sido divulgada no site Achei Sudoeste. No processo de votação, a eleição ficou empatada entre os postulantes, pelo placar de 7x7, sendo vitorioso o parlamentar Nem de Dácio pelo fato de ser o mais velho, conforme o regimento interior do poder legislativo. Álvaro conseguiu o cargo após se articular com a oposição local e o prefeito ficou irritado com a postura do parlamentar. Esta foi a primeira vez na história de Caetité que um vereador venceu o pleito para comandar o legislativo sendo o mais velho de idade.