Um levantamento feito com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, disponível no portal Datasus, revela que o índice de mulheres mortas a tiros dentro de casa maior que o dobro do registrado em relação ao sexo masculino, embora os homens sejam maioria absoluta entre as vítimas de armas de fogo no País. O balanço mostra que dos 46.881 homens mortos por armas de fogo em 2017, último dado disponível no sistema, 10,6% morreram dentro de casa. No caso das 2.796 mulheres mortas da mesma forma, 25% foram vitimadas em domicílio. A diferença de locais de ocorrência de mortes de homens e mulheres reafirma estatísticas criminais já conhecidas de que boa parte dos autores de violência contra a mulher são do seu núcleo de convivência, como marido, namorado, pais, tios e vizinhos, entre outros. Para especialistas em segurança pública, a flexibilização do posse de arma no País, definida em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira 15, pode agravar o cenário e aumentar o número de casos de feminicídio no País. “A flexibilização da posse de arma de fogo potencializa o risco de todas essas mortes por razões banais. Muitas mulheres morrem por força de conflitos corriqueiros e domésticos. Discussões que hoje terminam num empurrão ou num tapa podem terminar num feminicídio se o agressor tem fácil acesso a uma arma”, diz Silvia Chakian, promotora de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid) do Ministério Público de São Paulo.
Na quinta-feira (17), a cachorra apelidada de “Delegada”, que vivia há anos no pátio da 20ª Coorpin, em Brumado, foi encontrada morta debaixo de um veículo. O animal foi localizado já em estado de decomposição. Os policiais sentiram o mau cheiro e acabaram localizando a cachorra que estava morta há vários dias. Ainda não se sabe a causa da morte, mas o animal era idoso. Segundo os agentes da delegacia, o animal era bastante querido por toda equipe, sendo considerada a guardiã da unidade.
Uma jovem de 25 anos morreu após ser eletrocutada por uma geladeira, na cidade de Gandu, baixo sul da Bahia, na quinta-feira (17). Até a manhã desta sexta (18), não havia informações sobre o sepultamento dela. De acordo com a Polícia Civil, a vítima tentava desligar o eletrodoméstico para realizar a limpeza, quando levou o choque. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve na casa dela para tentar prestar socorro, mas Márcia Santos de Souza morreu ainda no local. A polícia disse ainda que um representante da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) esteve no local e informou que na região onde Márcia morava, a maior parte das ligações de energia são feitas clandestinamente, portanto há risco maior de descarga elétrica. O G1 entrou em contato com a Coelba, mas ainda não obteve resposta. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Valença, onde foi periciado. A polícia informou ainda que Márcia deixa três filhos pequenos.
Um indivíduo identificado como Vagner Alves dos Santos, vulgo “Donizete”, de 37 anos, que estava preso por ter praticado vários estupros na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, fugiu na quarta-feira (16) da cadeia pública local. A informação foi confirmada pelo delegado Clécio Magalhães, coordenador da 22ª Coorpin. De acordo com o Radar Guanambi, ele fugiu após quebrar uma barra de ferro da cela e pular o muro do local. As Polícias Militar e Civil já estão fazendo buscas na tentativa de capturar o indivíduo, que é considerado de alta periculosidade. No momento da fuga, Vagner trajava uma camisa branca, de listra verde, e bermuda de cor escura. Ele estava encarcerado desde o dia 19 de outubro, quando foi preso por policiais civis em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, durante a Operação Alcinema, que visa apurar investigações relacionadas a estupros e roubos ocorridos no município.
Uma jovem de 18 anos foi encontrada morta às margens do Rio São Francisco, na cidade de Juazeiro, norte da Bahia, na quinta-feira (17). Um homem foi preso em flagrante, suspeito de cometer o crime. A vítima, identificada como Alice Nilza Rodrigues, foi morta a pedradas. Inicialmente, a polícia havia divulgado que a jovem tinha sido agredida a facadas. De acordo com a delegada Licelma Bonfim, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Juazeiro, o suspeito, identificado como Nielton Gonçalves Soares, já havia tido um caso com Alice e queria ter um relacionamento sério com ela. A vítima, entretanto, não correspondia à vontade do suspeito e, por isso, ele teria a matado. Segundo a polícia, o corpo de Alice foi localizado em uma região conhecida como Morrão. Após a descoberta do corpo, a Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa iniciou as investigações e identificou o suspeito. Nielton foi preso no bairro Castelo Branco. O suspeito foi interrogado, mas negou o crime. Peças de roupa sujas de sangue e o celular da vítima, entretanto, foram encontrados na casa do suspeito. Os objetos serão periciados. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o homem já havia ameaçado divulgar imagens íntimas da vítima nas redes sociais, caso ela não aceitasse ficar com ele. A delegada Licelma Bonfim informou ainda que uma ex-namorada do suspeito registrou boletim de ocorrência na delegacia contra ele, em 2018, após sofrer agressões. Nielton foi encaminhado para o Complexo Penal de Juazeiro.
Durante um assalto ocorrido na noite de quinta-feira (17), o proprietário de um supermercado em Barra da Estiva, a 135 km de Brumado, foi agredido com um soco. O estabelecimento comercial localizado na Avenida Cristo Redentor possui circuito de monitoramento de segurança. Nas imagens, é possível ver que o indivíduo desceu de uma moto armado com um revólver e com capacete fechado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o criminoso roubou todo dinheiro do caixa e ainda agrediu o comerciante. A polícia civil já está realizando diligências na tentativa de capturar o indivíduo.
Em novos depoimentos de sua delação premiada, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quis pagar pelo tríplex no Guarujá, no (SP) com seus próprios recursos porque um “apartamento na praia” sujaria sua biografia. Palocci disse que, durante a evolução da Operação Lava Jato, perguntou a Lula sobre o assunto: “Por que você não pega o dinheiro de uma palestra e paga o seu tríplex?”. Segundo Palocci, Lula lhe respondeu da seguinte forma: “Um apartamento na praia não cabe em minha biografia”. O tríplex foi a razão da condenação de Lula, em segunda instância, a 12 anos e um mês de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de receber o apartamento da empreiteira OAS, como retribuição pelo esquema de corrupção da Petrobras. A defesa do ex-presidente nega que o apartamento tenha sido destinado a ele.
Um rifa beneficente, realizada pela Associação “Grupo Luz da Vida”, de Ibiassucê, a 79 km de Brumado, irá contribuir na arrecadação de fundos para a instalação de uma Semi-UTI no Hospital Municipal São Sebastião. Segundo os organizadores da rifa, a instalação do equipamento de saúde vai beneficiar pacientes de Ibiassucê e também de cidades circunvizinhas que necessitam de atendimento na unidade até que sejam encaminhados para grandes centros. O sorteio do Fiat Mobi 0 km será realizado pela Loteria Federal do dia 19 de janeiro (sábado). Apenas 1.500 cartelas foram colocadas à venda. Cada bilhete custa R$ 50.
O ex-ministro Antonio Palocci, delator da Operação Lava Jato, relatou entregas de dinheiro em espécie, de propina paga pela Odebrecht, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações estão em um termo da primeira delação fechada por Palocci com a Polícia Federal de Curitiba. O depoimento aconteceu em 13 de abril de 2018 – a delação foi homologada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em junho do ano passado. Nesta quinta-feira (17), o depoimento foi anexado ao inquérito da PF sobre a Usina de Belo Monte, que tramita em sigilo.
Na quinta-feira (17), uma guarnição da Caesg, durante patrulhamento no Bairro Casinhas, na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, avistou um jovem de 18 anos, que tentou empreender fuga ao perceber a aproximação da viatura. O mesmo foi alcançado pelos policiais, que encontraram na mochila de sua propriedade 09 petecas de substância análoga à maconha, a quantia de R$ 67,50, além de anotações de dívidas referentes a comercialização de drogas. Diante dos fatos, o indivíduo, juntamente com o material encontrado, foi conduzido para delegacia de Brumado, onde foi flagranteado por tráfico de entorpecentes.
A fisioterapia tem uma grande importância, pois é indispensável para a promoção da melhora do quadro clínico de pacientes, dentre as mais diversas áreas: das intervenções cirúrgicas às clinicas de estética, sempre buscando a melhoria da qualidade de vida. A Clínica Mais Vida, sempre primando pelo bem-estar e o oferecimento de especialidades que atendem as mais diversas necessidades da população, oferece dentro do seu quadro de especialistas a fisioterapeuta Lidiane Viana, com uma larga experiência em fisioterapia convencional e especialização em terapia manual. Lidiane Viana destaca que junto com a Mais Vida está tendo a oportunidade de trabalhar em prol da melhoria da capacidade funcional das pessoas, sempre destacando a importância do cuidado com a saúde do corpo. Esclarece que a falta de observação da postura ao executar simples ações do cotidiano, podem levar a ocorrência de lesões. Alongamentos e exercícios que podem ser realizados em casa, podem ajudar a fortalecer a musculatura, porém sempre sob a supervisão de um profissional. “Com meu trabalho já realizado há sete anos, temos como principal objetivo, assim como a Clínica Mais Vida, a saúde de nosso pacientes em primeiro lugar”, afirma Lidiane. A ajuda de um fisioterapeuta é essencial para o seu bem-estar. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.
Embora o número de veículos retidos no pátio da delegacia de Brumado, bem como nas vias de acesso, tenha diminuído bastante, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, se mostrou preocupado com a problemática. Ao site Achei Sudoeste, ele disse que a SMTT, juntamente com a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), está buscando a solução definitiva do problema. “A Superintendência está medianto junto à 18ª Ciretran e à 20ª Coorpin uma solução para o fato. A solução é reduzir o número de veículos que chegam a Brumado, resolvendo esses problemas nos seus municípios respectivos, isso já foi acordado, e também a contratação de um pátio, ou pelo Estado ou pelo Município”, ressaltou. O coordenador adiantou que a procuradoria municipal está à frente da contratação de uma empresa para retenção dos veículos retidos na cidade. Por fim, Ricardo informou que a Zona Azul também precisará de um pátio para abrigar os veículos retirados das ruas por infrações diversas, o que poderia ser a solução para o problema dos veículos acumulados na delegacia local.
A equipe econômica de Paulo Guedes já enviou à Casa Civil o texto da Medida Provisória (MP) que visa fazer um pente-fino em todos os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para coibir fraudes. A expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro assine o documento antes de viajar para o Fórum de Davos, na Suíça, que começa no dia 22. A ideia do Ministério da Economia é reavaliar benefícios como aposentadorias, pensões, auxílio-doença, auxílio-reclusão, entre outros, para cortar aqueles que estejam sendo pagos de maneira indevida ou tenham sido concedidos de forma fraudulenta. O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse que há pelo menos 2 milhões de benefícios do INSS com indício de fraude. O ministro Paulo Guedes, chegou a estimar que o texto gera uma economia de 17 bilhões de reais aos cofres do governo. A medida é semelhante ao pente-fino nos benefícios por incapacidade, no governo Michel Temer. De 2016 a 2018, a reavaliação dos benefícios cortou 727.110 auxílios-doença e aposentadoria por invalidez até 31 de de dezembro. Ao todo, 1,185 milhão de perícias foram realizadas. A economia com a medida gira em torno de 14,5 bilhões de reais.
O problema dos veículos amontoados no pátio da delegacia de Brumado, bem como nas vias do entorno, é antigo, mas começa a ser solucionado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado Leonardo Soares disse que o número de veículos apreendidos já foi bem maior. Hoje, segundo ele, o número foi reduzido pela metade aproximadamente. “É uma demanda que requer tempo para ser resolvida, até porque cada veículo apresenta uma situação diferente. São veículos apreendidos em decorrência de acidentes, de serem produtos de tráfico de drogas, por questões administrativas, entre outras”, explicou. O delegado relatou que, diante do levantamento dessas situações, alguns veículos foram liberados e outras providências também foram tomadas, como a realização de leilões. “É um trabalho constante. Reconhecemos que é um incômodo para a vizinhança e para nós funcionários que lidamos com isso diariamente, mas estamos buscando a solução”, disse.
Um homem invadiu um velório e tentou assaltar as pessoas que estavam na cerimônia, no município de Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com a polícia, o suspeito se assustou e deixou a arma cair ao perceber a aproximação de uma viatura da PM. Ele conseguiu fugir. Ainda segundo a polícia, nenhum pertence das pessoas que participavam do velório foi levado. A arma usada pelo suspeito, um revólver calibre 32, foi apreendido pela polícia. O homem é procurado.
O site Achei Sudoeste esteve na Rua Albertino Barreto, popular Caminho da Cascalheira, onde a prefeitura realizou, recentemente, o serviço de pavimentação. No entanto, na metade da via em que não há moradia, o serviço não foi feito. Na área, o despejo irregular de lixo tem sido um grande problema para os moradores. Residente na localidade, Dilmar Santos destacou que, além de atrair animais peçonhentos para as residências, o lixo, que inclui animais mortos, provoca mau cheiro, gerando inúmeros transtornos à comunidade. O morador ainda relatou que a queimada do lixo, que é realizada constantemente, gera muita fumaça e os moradores precisar ficar com as portas e janelas fechadas, mesmo com o forte calor na cidade. Dilmar cobra do poder público uma maior fiscalização a fim de coibir esse tipo de prática, tanto o despejo de lixo quanto as queimadas, na localidade.
Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso suspeito de estuprar a filha, de 11 anos, na noite da quarta-feira (16), na cidade de Tremedal, no sudoeste da Bahia. O suspeito foi detido depois que levou a menina para o Hospital Municipal, afirmando que a garota estava muito agitada. Segundo a polícia, durante avaliação, os médicos descobriram que a criança havia sido abusada sexualmente. A Polícia Militar foi acionada e agentes da 80ª CIPM estiveram na unidade de saúde. O homem foi preso e, em seguida, encaminhado para a delegacia da cidade. O caso está sob investigação da Polícia Civil. O G1 tentou falar com a delegada titular do município, para pegar detalhes sobre a situação, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem.
Em Brumado, a Central de Marcação de Exames tem registrado uma aglomeração de pessoas nas filas e os usuários passaram a reclamar do serviço. O Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, justificou ao site Achei Sudoeste que a situação atípica se deve a saída de três funcionários do setor. Por conta disso, entre 60 e 70 pacientes por dia estão ficando sem atendimento na central. “Já conversei com o prefeito e ele nos autorizou a fazer a reposição desses funcionários. Agora, é só o tempo de contratar e fazer o treinamento dessas pessoas”, disse. Ele estima que, entre 15 e 20 dias, os novos funcionários estarão prontos para atender a população. “Pedimos desculpas à população, mas não foi algo que aconteceu motivado pelo município”, acrescentou.
O cantor sertanejo Marciano, que marcou a história da música sertaneja ao lado de João Mineiro, morreu aos 67 anos. A informação foi confirmada na rede social do cantor: “É com imenso pesar que, em nota, confirmamos o falecimento do cantor Marciano, o Inimitável. Em breve, divulgaremos mais informações. Nesse momento, agradecemos o carinho de todos e pedimos orações à família”. O cantor, que nos últimos anos usava o título de “O Inimitável”, iniciou a carreira na década de 1970 formando a dupla Marciano e João Mineiro. Juntos, eles fizeram hits como “Ainda ontem chorei de saudade”, “Se eu não puder te esquecer”, entre outras. Após a morte de João Mineiro, em 2012, José Marciano iniciou um projeto ao lado de Milionário (ex-dupla de José Rico, que morreu em 2015). O projeto dos dois foi chamado de “Lendas” e rendeu a gravação de um DVD em 2015, sendo lançado no mercado no ano seguinte.
As celebrações em comemoração a São Sebastião tiveram início nesta quinta-feira (17), em Brumado. O padre Cleonides ressaltou ao site Achei Sudoeste que a festa de São Sebastião é bastante tradicional na cidade, movendo a comunidade católica em um evento de fé e devoção. O tríduo, iniciado nesta quinta (17), consiste, conforme explicou o pároco, em três dias de reflexão, culminando no quarto dia com a festa propriamente dita, que acontece no dia 20. “Iniciaremos na quinta-feira (17), às 19h30, o tríduo com a celebração da Santa Missa. Na sexta e no sábado, as celebrações continuam. No sábado (19), será realizado o leilão. No domingo (20), às 17h, haverá a procissão e a missa. A comunidade toda já está mobilizada e organizada para os festejos”, disse. No dia 20, haverá barracas com vendas de comidas típicas e shows musicais em frente à Igreja Matriz, aonde a comunidade se reúne para um momento de confraternização.
Um mutirão regional de catarata, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, será realizado na cidade de Livramento de Nossa Senhora e o município de Brumado se prepara para enviar pacientes para participar do evento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Secretário de Saúde de Brumado, Cláudio Feres, disse que o mutirão acontece entre os dias 24 e 28 deste mês. “Temos uma demanda reprimida para catarata e estamos nos preparando para cadastrar essas pessoas e mandar para Livramento para fazer a triagem e, posteriormente, a cirurgia”, destacou. As triagens serão feitas nos dias 24 e 25 e as cirurgias nos dias 26, 27 e 28. Feres adiantou que o município irá disponibilizar ônibus para transportar os pacientes e seus acompanhantes. Os interessados devem procurar a Central de Marcação de Exames (guichê 09) para se cadastrar - quem já deu entrada no pedido, pode aguardar que o órgão irá entrar em contato. A expectativa, segundo o secretário, é de que cerca de 150 pacientes de Brumado participem do mutirão.
De acordo com informações obtidas pela reportagem do site Achei Sudoeste, foi descoberta uma jazida de ouro no distrito de Umburanas, zona rural da cidade de Brumado. A jazida estaria localizada em uma fazenda acerca de 1 km da sede do distrito. A empresa que está fazendo o geomapeamento da área ainda está analisando o terreno para dar início, posteriormente, a exploração do ouro na localidade. A empresa já teria perfurado uma área de mais de 300 metros de profundidade, onde, de fato, teria encontrado o mineral. O local está sendo mantido em sigilo a fim de evitar possíveis invasões. A região também abrange o Parque Eólico e a Barragem de Cristalândia, sendo considerada bastante rica para a cidade.
O delegado Igor de Paula, que coordenou a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, foi nomeado para assumir a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor) da Polícia Federal (PF). A nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira (17) do “Diário Oficial da União”. O cargo é considerado um dos mais importantes na hierarquia nacional da Polícia Federal. A diretoria que será comandada por Igor de Paula investiga os casos de corrupção em Brasília. Igor de Paula assume o cargo no lugar do delegado Elzio Vicente da Silva, que havia sido nomeado em março do ano passado pelo então diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro. O delegado não é o primeiro integrante da Operação Lava Jato a assumir um posto no alto escalão da PF. O delegado Maurício Valeixo, que era superintendente da PF no Paraná, assumiu o cargo de diretor-geral da PF por escolha do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro.
A reforma trabalhista está obrigando os sindicatos a buscar alternativas de financiamento para cobrir o fim da obrigatoriedade do da contribuição sindical. Pelas novas regras, a cobrança só pode ser feita com a autorização prévia de cada trabalhador. Essa mudança reduziu em cerca de 90% as receitas das entidades com contribuição sindical, segundo levantamento da revista Veja. Para garantir fontes de receita, algumas entidades criaram a taxa negocial e outras substituíram a contribuição sindical pela assistencial. Mesmo assim, é preciso que o trabalhador dê aval à cobrança. Alguns sindicatos ameaçam tirar dos trabalhadores que não pagarem a contribuição sindical ou assistencial os direitos conquistados nas negociações coletivas com as empresas. Ou seja, somente funcionários que recolherem a taxa teriam direito ao reajuste salarial e outros benefícios garantidos na negociação, como aumento do vale-refeição ou alimentação, por exemplo.