O câncer não é uma doença rara entre os mais de 7,6 bilhões de habitantes do planeta Terra. Uma em cada duas dessas pessoas terá algum tipo câncer ao longo da vida. Ao serem diagnosticadas ou ao ouvirem que alguém teve câncer, muitas delas logo pensam que esta é uma doença de nossa época, que é genética e uma fatalidade. Um pouco é verdade, outro tanto não. O câncer sempre existiu. Hoje há mais casos porque as pessoas estão vivendo mais e, embora possa ocorrer em qualquer fase da vida, ele predomina em idades mais avançadas. Sim, o câncer é uma doença dos genes, do DNA de nossas células. Mas isso não pode ser confundido, como muitas vezes é, com doença hereditária. Alguns cânceres são hereditários, isto é, o indivíduo já nasce com alterações genéticas que determinam o risco de ter câncer, como em alguns casos de câncer de mama e de ovário, polipose familiar do cólon, carcinoma medular de tireóide, de retinoblastoma e tantos outros. Mas, isso representa somente 5% de todos os casos. Os outros 95%dependem daquilo que fazemos no dia a dia no trabalho, em casa, e mesmo nas horas de lazer. Desse modo, o câncer não é inevitável, não é determinado pelo destino. Ele é, geralmente, o resultado daquilo que fazemos voluntariamente ou não.
A 1ª Promotoria de Justiça de Brumado resolveu instaurar Procedimento Preparatório Para Inquérito Civil para investigar se os materiais usados na construção dos canais abertos nos Bairros São José e Olhos D'água, em Brumado, são adequados para esse tipo de obra e se o erário do Município sofreu prejuízo por conta da execução inadequada dos contratos com a Coliseu Construtora Empreendimentos e a Construtora Áurea Ltda, responsáveis pelas duas obras, respectivamente. O procedimento foi aberto com base em representação encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE), segundo o qual os referidos contratos foram executados com irregularidades, mediante o uso de materiais impróprios, visto que, com menos de 90 dias após finalizadas, as obras desabaram com as chuvas de dezembro passado. O denunciante alegou que há indícios de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito.
O presidente Jair Bolsonaro realizou seu primeiro discurso internacional do mandato nesta terça-feira, 22, no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça). Em fala com cerca de seis minutos, o mandatário afirmou ter entre seus principais objetivos a criação de um “novo Brasil”, com destaque para reformas econômicas. Em um dos pontos mais precisos do discurso declarou que sua equipe econômica, liderada por Paulo Guedes, colocará o país entre os 50 melhores países para se fazer negócios. Bolsonaro declarou que assumiu o Brasil em meio a “uma profunda crise ética, moral e econômica” e que seu governo goza “de credibilidade para fazer as reformas de que precisamos e que o mundo espera de nós”, já que, afirmou, é a “primeira vez em que um presidente montou uma equipe de ministros qualificados”. Entre os membros presentes em sua comitiva para o encontro na Suíça, o presidente mencionou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, como o “homem certo para o combate à corrupção e lavagem de dinheiro”, e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que, segundo ele, o ajudará a implementar uma política “sem viés ideológico” nas relações internacionais, interligando o país ao resto do mundo com práticas como as adotadas e promovidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O governante ainda exaltou o potencial turístico subaproveitado do Brasil, que não está nem entre os 40 países mais visitados do mundo, ressaltando suas belezas naturais e afirmando que a nação é líder em preservação do meio ambiente: “conheçam a nossa Amazônia, nossas praias, nossas cidades e nosso Pantanal. O Brasil é um paraíso, mas ainda é pouco conhecido”, disse Bolsonaro.
O engenho que ornamenta a Praça 9 de Julho, localizada na área central da cidade de Jussiape, a 121 km de Brumado, na Chapada Diamantina, foi incendiado no início da noite do último domingo (20). O fogo consumiu em poucos minutos a palha seca que cobria o patrimônio público que fica em frente à prefeitura municipal. De acordo com o Jussi Up, moradores do local acusaram um homem, que seria dependente químico e portador de distúrbios mentais, como autor do crime. Ainda não se sabe se a polícia conseguiu capturar o suspeito.
À época criança e adolescente, duas meninas da Paraíba foram abusadas sexualmente pelo motorista do transporte escolar que as levava até o colégio, em João Pessoa. A mais velha, hoje com 18 anos, ia e voltava da escola com o mesmo motorista por 15 anos. A mais nova, com 11 anos atualmente, conviveu com Paulo Renato Svendsen Maciel por cinco anos. Ele está preso e foi condenado a 52 anos e seis meses de prisão. De acordo com o G1, goi na delegacia de crimes contra a infância e adolescência de João Pessoa que os pais das meninas descobriram o que estava acontecendo. Eles contaram que a esposa do motorista disse que o marido estava sendo acusado de praticar violência contra outra criança e, por isso, pediu para que o casal assinasse um documento dizendo que conhecia esse motorista e que ele era uma boa pessoa. Para entender melhor a história, os pais foram até a delegacia. Quando chegaram no local, descobriram que a acusação era de violência sexual e que a filha deles era uma das vítimas, após elas contarem o que havia acontecido. Eles dizem que o homem, que já foi vizinho da família, foi motorista de transporte escolar por mais de vinte anos. “A gente conhecia ele há muitos anos, nossa filha mais velha começou a andar com ele quando era muito pequenininha, ainda na pré-escola”, disse a mãe das vítimas. A denúncia do Ministério Público foi entregue à Justiça em julho de 2017. No mês passado, Paulo Renato foi condenado a 52 anos e seis meses de prisão. O mandado de prisão já foi cumprido e ele está preso.
Em solenidade realizada na última semana, a prefeitura de Paramirim, a 129 km de Brumado, premiou a estudante Leiziane Silva Machado, do Colégio Manoel Brasil, em Canabravinha, com uma bolsa de 1 salário mínimo por mês pelos próximos 3 anos. O benefício decorre da Lei Municipal nº 07/1993, visto que a aluna obteve o melhor desempenho da rede municipal no ano de 2018. A solenidade ocorreu às 20h, na Praça do Rosário, sob a presidência do prefeito Gilberto Brito (PSB) e com as presenças de alunos, diretores, professores e diversas autoridades municipais.
A procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, disse nesta terça-feira (22) que a corrupção inibe o crescimento econômico e fere o “tecido social”. Ela participou nesta terça-feira (22) do 3º Fórum Jurídico sobre Combate à Corrupção, promovido pela Procuradoria Geral da República e pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região, em Brasília. Em discurso, a procuradora afirmou ainda que a corrupção perpetua a pobreza e gera condições para o surgimento de grupos perigosos voltados para o crime. “No Brasil e em todo o mundo, corrupção inibe o crescimento econômico, perpetua ciclo de pobreza, desestabiliza governos e ao longo da história abriu espaço de grupos perigosos e organizados para a prática de crimes”, disse.
Na última segunda-feira (21), pais, alunos, professores e simpatizantes de diversas comunidades se reuniram em frente ao Núcleo Educacional Integrado Alfredo Souza Machado, em Dom Basílio, a 54 km de Brumado, para um protesto contra o fechamento da unidade de ensino. De acordo com a Rádio 105 FM, em seguida, o grupo saiu em carreata pela Praça São João, com parada em frente à prefeitura municipal, carregando faixas e cartazes. Indignados, os protestantes gritavam “não feche a nossa escola” e “povo bom e trabalhador merece ser ouvido”. Apesar do movimento, os manifestantes não chegaram a ser recebidos por nenhum representante da prefeitura.
Está confirmada a apresentação do cantor Fann Estourado no Programa do Raul Gil, um dos mais conceituados da TV brasileira. O SBT enviou um comunicado ao artista confirmando a sua presença. Além da grande audiência e credibilidade, Raul Gil é conhecido por revelar grandes talentos da música brasileira, o que será de grande importância para a carreira do artista, que não escondeu a sua felicidade pela realização de mais um sonho. Em breve, será divulgada a data e o horário em que o programa irá ao ar neste ano de 2019.
No último sábado (19), um idoso foi agredido durante um assalto ocorrido nas proximidades do mercado municipal, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, ele possui uma pequena barraca de doces no local. O idoso foi atacado por cerca de três elementos quando fechava o comércio. Estes roubaram quase R$ 400 e fugiram tranquilamente, já que, no sábado, o movimento no mercado é pequeno.
Um estudo publicado no Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiology sugere que os fios dentais, importantes para a higienização dos dentes, contém uma substância tóxica que ao ser acumulada no organismo pode provocar o aumento do colesterol, problemas na tireoide, além de cânceres do rim e testículos. De acordo com o Viva Bem, do UOL, os compostos per- e polifluoroalquílicas (PFAS), também presentes em embalagens de fast-food, foram detectados em maior carga no organismo humano, após um estudo com 175 mulheres entre os anos de 2010 e 2016. No estudo, foram realizados entrevistas com as pacientes, constataram a ligação dos PFAS com o uso do material. Além disso, também foram realizados testes em 18 tipos de fios dentais e descobriram que alguns destes fios apresentaram taxas acima do normal de PFAS.
Neste ano, funcionará na rede municipal de ensino de Brumado o Núcleo Especializado para Atendimento a Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, principalmente àquelas que fazem parte do Espectro Autista. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Secretária Municipal de Educação, Ednéia Ataíde, destacou que, em 2018, o Município já havia feito um trabalho intensivo para promover a educação inclusiva, a exemplo do aumento do número de profissionais para esse tipo de atendimento, presença de monitor e a oferta do atendimento psicopedagógico. Diante da grande demanda, a secretária afirmou que surgiu a ideia de criar um núcleo especializado. Segundo ela, a estrutura física do local já está pronta, restando apenas o mobiliário. “A ideia é que os atendimentos tenham início em fevereiro”, adiantou. Ataíde frisou que, para atendimento no núcleo, os laudos médicos das crianças especiais precisam ser avaliados. No ano passado, conforme explicou, cerca de 300 crianças especiais já eram atendidas nas escolas e, para este ano, ainda será realizado um levantamento para estimar quantas crianças poderão ser atendidas no núcleo. “O salto que a gente deu agora em 2019 com o núcleo é muito grande. Estamos trabalhando muito em cima disso e a gente espera chegar o momento em que consigamos atender todo mundo”, acrescentou. O núcleo contará com um neuropediatra e psicopedagogos.
A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) divulgou, na tarde desta segunda-feira (21), o resultado do vestibular 2019. A lista dos candidatos aprovados está disponível no site do processo seletivo. O edital de matrícula e demais informações para as próximas etapas do candidatos aprovados também pode ser consultado no site do vestibular 2019. Foram oferecidas 4.074 vagas, distribuídas em cursos de graduação presencial disponíveis nos campi de Salvador e outras 24 cidades baianas. As provas foram realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro. No último dia do exame, a abstenção foi de 16,17%. No primeiro dia, a porcentagem de faltas foi de 14,78%.
Em Brumado, foi aberto o processo de matrículas para os interessados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A presidente do Conselho Municipal de Educação, Conceição Machado, disse ao site Achei Sudoeste que os jovens maiores de 16 anos e os adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos podem procurar a Secretaria de Educação para efetivar a matrícula. A pasta está disponibilizando vagas de 1ª a 4ª série na Escola Eny Mafra, na Escola Santa Rita de Cássia, na Escola Graça Assis e no CMEAS. “A nossa grande preocupação é que tem muitos jovens que ainda nem concluíram o ensino fundamental II. Na nossa cidade, queremos andar de passos largos e firmes em si tratando de jovens. Investir nos jovens significa fazer com que todos cresçam. Estamos convocando esses jovens e adultos para que venham estudar porque só a educação faz a diferença no ser humano”, destacou Machado. Também integrando o Conselho Municipal de Educação, Diná Carvalho informou que, desde o ano passado, a modalidade foi expandida para mais duas escolas, a Santa Rita e a Graça Assis. Segundo ela, a oportunidade abre portas para o mercado de trabalho.
A passagem de nível da linha férrea que interliga o Bairro São Félix ao Centro e adjacências, em Brumado, deve ser liberada nesta semana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Douglas Malheiro, informou que as obras já foram concluídas, restando apenas a parte de sinalização no local. “Provavelmente, a partir de terça-feira (22), a passagem será liberada”, adiantou. Segundo ele, nas intermediações da passagem, algumas vias passarão a ter sentido único e o cenário mudará bastante. Justamente por conta das mudanças, o secretário declarou que será feito, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), um trabalho de conscientização de condutores e pedestres com vistas a promoção da segurança viária. “Essa passagem, com essas novas exigências, é a primeira do Brasil. Ou seja, Brumado é pioneiro nesse tipo de passagem”, afirmou, se referindo a um conjunto de especificações, como semáforo, sinalização sonora, passagem segura, entre outros.
A mãe de duas meninas, de 8 e 11 anos, descobriu que as crianças foram vítimas do mesmo homem que abusou dela na infância no Tocantins. Ela contou que o suspeito era amigo da família e que ninguém deu atenção quando tentou contar o que tinha acontecido na época do primeiro abuso. No réveillon de 2019, ela descobriu que o homem tinha agido contra as filhas enquanto elas estavam na casa da avó. “Ela estava na cada da avó dela, o homem chegou... falou pra ela que estava com vontade de morder ela todinha, de deixar ela toda roxa. A minha mãe, vendo aquilo, repreendeu ele e entrou para o quarto achando que ele já tinha ido embora”, disse a mulher ao G1. Depois do episódio, a filha mais nova acabou contando tudo durante uma conversa. “Ela contou pro meu amigo... Ele deu o nome pras partes íntimas dela de 'menininha'. Ele tocou sim, ele tirava a roupa dela. Colocava o dedo nas partes íntimas. Ela sente vergonha!”, contou. Diante disso, a mulher registrou boletim de ocorrência e levou as crianças para fazerem exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal. Depois que a polícia entrou no caso, o homem desapareceu. As crianças estão sendo acompanhadas por psicólogos. Animais de estimação e a escrita de diários fazem parte do tratamento para minimizar possíveis traumas. O homem ainda não é considerado foragido, mas está sendo procurado para prestar depoimento.
A reportagem do site Achei Sudoeste foi às ruas ouvir a opinião da comunidade brumadense acerca da jazida de ouro que teria sido descoberta em uma fazenda na região do Distrito de Cristalândia. Até o momento, a prefeitura de Brumado, não foi informada sobre possíveis sondagem do ouro em Umburanas. Para o brumadense João Santos, a história é boato e não há nenhuma empresa escavando na área. Já Antônio Aguiar acredita na descoberta, tendo em vista que, segundo ele, a região é rica em minério. “Acredito na possibilidade que tenha ouro sim”, disse. Para Aguiar, caso a histórica seja verídica, o Governo tomará à frente das escavações e impedirá qualquer invasão. O vendedor Cristiano Silva Souza também acredita na possibilidade da existência de ouro na região e está esperançoso de que a economia do município melhore diante da novidade. “Se tiver ouro, que seja bem vindo”, brincou.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Secretário Municipal de Administração, João Nolasco, disse que a prefeitura ainda não foi informada sobre a jazida de ouro localizada na comunidade de Umburanas, na zona rural de Brumado. Nolasco afirmou que a empresa responsável pelo geomapeamento na área, até o momento, não deu entrada na prefeitura em nenhum documento solicitando a licença ambiental, que é uma obrigação para liberação do funcionamento da atividade. “Toda vez que você vai explorar o solo é a degradação do meio ambiente e tem que ter a licença ambiental para fazer o trabalho de análise de todas as condicionantes que você tem de atender”, afirmou. O secretário esclareceu que, mesmo a jazida estando situada em uma propriedade particular, a licença ambiental é necessária. Sendo assim, caso as sondagens em busca de ouro estejam, de fato, acontecendo na região, Nolasco declarou que as mesmas estão sendo realizadas de forma irregular. “O Município tem poder de polícia para embargar o trabalho”, acrescentou.
A festa mais aguardada do ano no sudoeste baiano, o Forró do Sítio Novo, já tem data marcada: 15 de junho. A festa deste ano promete ser a maior dos últimos anos, com as melhores atrações e muito forró tradicional. Na grade de programação tem: Dorgival Dantas, Calcinha Preta, Edigar Mão Branca e Mayke José, além do sucesso mais estourado do momento, Gabriel Diniz, cantor do hit “O nome dela é Jennifer”. A festa também tem a marca de qualidade do Forró do Sítio Novo, com realização Só Legal e Beto Bonelly Produções. Aproveite o lote promocional para garantir o seu ingresso - até o dia 28 de fevereiro, você compra no valor de R$ 180 à vista e R$ 200 em até 6x no cartão. Não fique de fora e aproveite o lote promocional.
Alguns pacientes com Alzheimer podem nunca manifestar sintomas, como perda de memória ou confusão, revelou um novo estudo publicado no periódico científico The Lancet Neurology. O segredo para esse fenômeno está na manutenção de hábitos saudáveis e de uma vida ativa, mesmo depois da velhice. Estudos anteriores já haviam indicado que viver de forma saudável na velhice pode evitar a demência, mas esta é a primeira pesquisa a sugerir que bons hábitos podem até mesmo prevenir a aparição dos sintomas. “A fragilidade pode desencadear a expressão clínica da demência, mas ela pode permanecer assintomática em alguém que não é frágil. Este é um passo enorme na direção certa para a pesquisa de Alzheimer”, disse Rockwood.
Um cachorro de rua foi encontrado morto debaixo de um carro no pátio da delegacia onde também funciona a sede administrativa da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado. Investigadores e servidores acreditam que o animal tenha sido envenenado e buscou abrigo no recinto. O cachorro só foi achado por causa do mau cheiro, o que indica que o mesmo já estava morto há vários dias. Como tem sido comum a morte de cães e gatos por envenenamento na cidade, a polícia incluiu o caso na lista de investigações por maus tratos a animais no intuito de chegar aos autores dos delitos.
Em mais um esforço para combater a difusão de notícias falsas, o WhatsApp anunciou nesta segunda-feira que as mensagens poderão ser encaminhadas para cinco contatos, de indivíduos ou grupos. A medida reforça política adotada anteriormente, de limitar os encaminhamentos a 20 destinatários. “Estamos impondo um limite de cinco mensagens em todo o mundo a partir de hoje”, afirmou Victoria Grand, vice-presidente de Comunicações do WhatsApp, em evento em Jacarta. Segundo Carl Woog, diretor de Comunicações da companhia, a atualização será lançada ainda nesta segunda-feira, primeiro para Android e depois para iOS.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) criticou os serviços prestados pela Embasa no município. Segundo ele, em mais de 40 anos de concessão pública, a empresa não criou o sistema de esgotamento sanitário, cabendo ao Município o recolhimento dos afluentes líquidos. “A empresa fazia a parte lucrativa, vendendo água para o povo de Brumado, e a coleta da água usada, que é a parte mais onerosa, ela deixava por conta do Município. Então, ela nunca cumpriu o seu papel”, disse. O gestor ainda afirmou que buscou por diversas vezes um entendimento com o Governo do Estado e com a presidência da Embasa, porém sem sucesso. Com o encerramento do contrato de concessão, a prefeitura deu início a um processo de competição pública para que as empresas interessadas, inclusive a própria Embasa, participassem do certame para prestação dos serviços de captação, tratamento e distribuição da água, bem como implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade. Quanto à audiência pública realizada pela Embasa para apresentação do projeto de esgotamento sanitário do município, o prefeito disse que não faz qualquer sentido a empresa prometer aquilo que não fez durante quase meio século. “A Embasa tenta confundir a opinião pública como se tivesse direito líquido e certo de continuar a concessão, que já se encontra, portanto, em caráter precário”, ressaltou. Vasconcelos ainda lamentou que um tema de tamanha importância para a sociedade brumadense tenha sido tratado como palanque político eleitoral com o desvirtuamento total dos fatos. “A audiência pública realizada pela Embasa contou com pronunciamentos até mesmo poéticos e retóricos, mas despidos de qualquer réstia de sentido técnico e desgastado completamente da verdade”, reiterou.
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, desmontou a Assessoria Estratégica de Evidências da pasta, que era responsável pela avaliação do programa de educação em tempo integral implantado pelo governo federal. O programa faz parte da reforma do ensino médio, sancionada em fevereiro de 2017. Todos os servidores que compunham essa assessoria foram exonerados de suas funções, sem que houvesse qualquer transição das ações em andamento para uma eventual nova equipe, o que coloca em xeque os projetos desenvolvidos. Procurado pelo jornal o Globo, o MEC não deu previsão de quando será formado um novo grupo para cuidar da área. As exonerações abrirão espaço para Vélez alocar seus indicados mais próximos, uma vez que a Assessoria Estratégia de Evidências é diretamente ligada ao gabinete. A equipe exonerada agora foi montada em meados do ano passado para, entre outras coisas, avaliar se o programa de ensino médio de tempo integral está dando resultados. Até o momento, o MEC repassou a estados mais de R$ 1,5 bilhão para desenvolver esse projeto, segundo dados disponíveis no portal da pasta.