A Milta Calçados e Confecções está com uma promoção imperdível. São descontos de 30%, 40% e 50% em diversos itens da loja. Tem calçados e vestuário para todos os gostos e estilos. Não perca essa chance e passe agora mesmo na Rua Barão de Vila Velha, 117, no Bairro das Flores, para conferir de perto todos os produtos em promoção. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1758 / 99958-6929. Acesse o facebook e o instagram da loja e confira os nossos produtos.
A Prefeitura Municipal de Brumado e a 18ª Junta de Serviço Militar (JSM) informam que o prazo para o alistamento para o Serviço Militar que os jovens brasileiros do sexo masculino, que nasceram em 2001, já podem fazer o seu alistamento acessando o site https://www.alistamento.eb.mil.br. O alistamento termina no último dia útil do mês de junho e é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. Quem ainda não tem CPF ou não tem acesso a internet, deve comparecer à JSM com certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade para fazer o alistamento presencial. Os convocados passam por uma seleção entre julho e outubro e, em seguida, os selecionados para prestar o serviço militar serão incorporados em uma Organização Militar - os dispensados serão encaminhados à JSM para requerer o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, emprego com carteira assinada, tirar passaporte, matricular em instituições de ensino, por exemplo. O horário de atendimento na Junta de Serviço Militar 018 - Brumado é de: 07:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
A Defensora Pública Ana Luísa Brito participou da reunião mensal do Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela destacou que considera o papel do órgão em prol da segurança pública do município extremamente importante. Brito ainda elogiou a evolução do conselho, que, no começo, segundo frisou, era uma instituição voltada mais a problemas muito específicos do mundo empresarial. “Hoje, vejo um conselho muito mais aberto porque o Conseg não é de um determinado segmento social, ele é de Brumado. Então, ele tem que contemplar todas as demandas, com relação à segurança pública, de toda a população. Inclusive, enxergar o que outras pessoas, de outras realidades, entendem por segurança pública aqui no município. No que a defensoria puder contribuir, vamos contribuir sim”, declarou. A defensora também falou sobre a precariedade da carceragem local, entre outras carências e problemas estruturais enfrentados na cidade, as quais, através de um trabalho conjunto, conforme salientou, poderão ser superadas.
Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável. Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!
Funcionando em Brumado desde janeiro do ano passado, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) oferece diversas ações, entre as quais a mediação de conflitos, círculo de construção de paz, justiça restaurativa, acolhimento social e atendimento psicológico. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Marília Brito disse que o Cejusc fez um pacto inclusivo de ação conjunta com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania a fim de mapear as crianças que estão sem o nome do pai na certidão de nascimento. Segundo ela, nos casos em que se identifica a vontade do pai de fazer esse reconhecimento, o centro concretiza a ação através do projeto Pai Presente. Irene Martins, que também faz parte do Cejusc, adiantou que está sendo organizado um mutirão para reconhecimento de paternidade, que deve ser realizado no mês de agosto, na cidade. “A gente tem uma lista que foi colhida com a Secretaria Municipal de Educação de todas as crianças matriculadas nas escolas que não contavam com o nome do pai no formulário”, afirmou Martins, frisando que o número é considerável. O mutirão, conforme destacou, visa suprir essa demanda.
De acordo com anúncio do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, as barragens de Riacho do Paulo, em Livramento de Nossa Senhora, Luiz Vieira, em Rio de Contas, e Zabumbão, em Paramirim, serão recuperadas pelo Governo Federal. Ao todo, 139 barragens serão recuperadas em todo país. Os diagnósticos apontam medidas e estratégias necessárias à reabilitação de barramentos que reservam água para diversos usos em 14 estados nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Apesar de precisarem de manutenção, as estruturas não apresentam risco iminente de rompimento.
Um projeto de autoria do vereador Elias Pereira Gonçalves (PV), o Elias Piau, propõe cassar o alvará dos postos que comercializarem combustível adulterado em Brumado. Segundo ele, assim que a adulteração for constatada, o Poder Executivo vai viabilizar a cassação do alvará do estabelecimento irregular. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o vereador adiantou que, em breve, será criada na Câmara Municipal de Vereadores uma Comissão Parlamentar do Combustível, da qual fará parte, cujo objetivo, conforme explicou, é fiscalizar os preços dos combustíveis praticados na cidade, além da questão da qualidade e procedência do mesmo. “Não é justo uma cidade próxima a Brumado vender o combustível bem mais barato. Achei esse projeto interessante, é mais um alerta. Isso enriquece ainda mais as matérias na câmara”, afirmou.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.
A Vale apresentou na sexta-feira (08) ao Ministério Público do Trabalho (MPT), de Belo Horizonte, uma proposta de indenização aos familiares das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG). Entre as medidas apresentadas está a garantia de emprego para os empregados que se salvaram e de salário às famílias daqueles que morreram até o fim deste ano. Além disso, a mineradora propõe um pagamento mensal correspondente a 2/3 do salário líquido da vítima até a data em que ela completaria 75 anos. Foi proposto também outros 300.000 reais a cônjuges ou companheiras(os), 300.000 reais para cada um dos filhos, 150.000 reais a cada pai e mãe e 75.000 reais para cada irmão por danos morais. De acordo com a Veja, a Vale assumiu o compromisso de arcar com plano médico para os familiares dos trabalhadores próprios e terceirizados, com abrangência em todo o Estado de Minas Gerais, de forma vitalícia para as viúvas(os) ou companheiras(os) e para os dependentes até 22 anos. Esses compromissos são independentes do valor de 100.000 reais que já está sendo pago pela Vale. As negociações ainda estão em andamento. De imediato, a empresa garantiu auxílio-creche de 920 reais para filhos dos trabalhadores com até três anos e auxílio-educação de 998 reais para filhos de trabalhadores até que completem 18 anos.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nas redes sociais que o governo deve ampliar a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo ele, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, vai anunciar essa e outras novidades para o trânsito, como o fim da obrigatoriedade de aulas com simulador. De acordo com ele, estariam no pacote de mudanças na “questão do emplacamento” e a revisão ou extinção de “medidas que afetam o caminhoneiro”. Ele completou criticando o Conselho Nacional de Trânsito. “O Contran emite cerca de 100 resoluções por ano atrapalhando a vida de quem transporta no Brasil”. Em outra postagem, no dia 28 de dezembro, Bolsonaro já tinha se colocado a favor da ampliação de validade da CNH. “Informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação”, disse ele na época, parabenizando o governo do Rio de Janeiro por extinguir a vistoria anual de veículos. Atualmente, a carteira tem validade de cinco anos para quem tem menos de 65 anos. A partir dessa idade, deve ser renovada a cada três anos.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou decreto de indulto para conceder liberdade a presos portadores de doenças graves e em estado terminal. Assinado nesta sexta-feira (8), o decreto será publicado na edição desta segunda-feira (11) do Diário Oficial da União. Segundo a Agência Brasil, o texto prevê indulto nos seguintes casos: paraplegia, tetraplegia ou cegueira adquirida posteriormente à prática do delito ou dele consequente. A condição precisa ser comprovada por laudo médico oficial ou por médico designado pelo juiz executor da pena. Também foram beneficiados os presos com doenças permanentes que imponham limitação de atividade e que exijam cuidados contínuos que não possam ser prestados no estabelecimento penal. Portadores de doença grave, de câncer ou de aids também receberão o indulto, desde que em estágio terminal. A partir da publicação do decreto, caberá ao juiz do processo conceder ou rejeitar o perdão da pena. A medida será aplicada após o juiz ouvir o Ministério Público (MP) e a defesa do condenado, na hipótese de condenado primário, desde que não haja recurso da sentença interposto pela acusação. O decreto tem restrições. Está proibido o indulto a condenados por corrupção (ativa e passiva), crimes hediondos, de tortura e tráfico de drogas. Também não serão libertados presos condenados por crimes cometidos com grave violência contra pessoa, por envolvimento com organizações criminosas, terrorismo, violação e assédio sexual. Outros crimes não contemplados no decreto são estupro de vulnerável, corrupção de menores, satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente e favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável.
Lídia Caíres, mulher do ex-prefeito do município de Iramaia, Antônio Rodrigues Caires (PSL), o Dodinha, morreu na sexta-feira (08), após o carro em que estava cair de uma ponte na cidade de Mundo Novo. A filha da ex-primeira-dama, de prenome Lívia, e o motorista ficaram feridos. Populares informaram que o condutor perdeu o controle da direção do veículo modelo caminhonete e caiu na ponte da Bucania. No acidente, Lídia Caíres teria sido arremessada para fora do carro. A ex-primeira-dama não resistiu os ferimentos e morreu a caminho do hospital de Vitória da Conquista. Os feridos foram levados para uma unidade de saúde em Barra da Estiva.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou na tarde desta sexta-feira, dia 8, um pedido da defesa do médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, para que ele deixasse o complexo prisional de Aparecida de Goiânia e passasse a cumprir prisão em regime domiciliar. O líder religioso está preso desde 16 de dezembro, depois de ter sido acusado de abuso sexual por dezenas de mulheres atendidas na Casa de Dom Inácio de Loyola, centro espiritual fundado por João de Deus em Abadiânia, no interior de Goiás. De acordo com o jornal o Globo, a decisão é provisória, e o mérito do pedido será analisado pelos ministros da Sexta Turma do STJ, ainda sem data definida.
Na primeira semana de trabalho da Câmara na nova legislatura, os 513 deputados eleitos e reeleitos em outubro apresentaram mais de 600 projetos, entre os quais uma nova versão do Escola Sem Partido, uma proposta que transforma a Bíblia em patrimônio imaterial e outra para implantar microchip em animais domésticos. Também há projetos para mudar nomes de aeroportos, conceder títulos honoríficos a cidades, autorizar o funcionamento de cassinos no país e fixar o preço do botijão de gás de cozinha. Segundo o G1, até as 20h de sexta-feira (7), o total de projetos apresentados na semana era de 608. O número inclui projetos de lei, projetos de lei complementar, projetos de decreto legislativo e projetos de resolução. A posse dos deputados eleitos e reeleitos foi no dia 1º, mas a legislatura teve início oficialmente na segunda-feira (4). A tramitação dos projetos na Câmara varia conforme o tipo de proposição. Os projetos de lei, por exemplo, geralmente são distribuídos de acordo com as comissões temáticas, passam pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e seguem diretamente para o Senado. Se houver recurso, precisam ser votados no plenário. Também há a possibilidade de se criar uma comissão especial para aglutinar todas as propostas que tratam do mesmo tema, o que, em tese, agiliza a tramitação.
Um homem foi conduzido a Delegacia Territorial de Brumado pela polícia militar por suspeito de tráfico de drogas. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, durante uma ronda de rotina na noite da última sexta-feira (08), no Bairro São Jorge, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) visualizou um veículo Celta, em velocidade incompatível com a via pública na localidade. A guarnição interceptou o carro e, ao proceder uma busca minuciosa, encontrou um pacote contendo 17 papelotes de substância análoga a crack e outros dois com substâncias análogas à cocaína. A polícia apresentou o motorista, o veículo e as drogas para a autoridade policial da Polícia Civil, na sede da 20ª Coorpin.
O motorista baiano que deseja emitir a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) pode fazer o serviço por celular que opere com os sistemas iOS ou Android, sem pagar nada e sem precisar ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para realizar o procedimento, o condutor precisa ter a carteira impressa com o código bidimensional (QR-Code). No caso do motorista que ainda não tem a carteira com QR-Code, é necessário tirar a segunda via da habilitação no Detran, pelo valor de R$ 69,92. O documento que vem com o código de segurança garante o acesso ao procedimento eletrônico no site do Denatran. De posse do código QR-Code, o motorista deve se cadastrar no portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que enviará por e-mail um link de ativação do serviço e criação de uma senha. Não é preciso ter certificado digital. Depois, é preciso baixar o aplicativo da CNH-e no celular, disponível nos sistemas iOS e Android, e acessar o documento.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o juiz Genivaldo Alves Guimarães informou que a Vara da Infância e Juventude de Brumado está reestruturando o quadro de agentes voluntários de proteção ao menor, antigamente chamados de comissários de menores. “São pessoas credenciadas junto à Vara da Infância e Juventude que auxiliam o juiz na fiscalização, por exemplo, do cumprimento de alvará expedido quando da realização de eventos”, afirmou. Segundo o magistrado, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, cabe ao juiz regulamentar a entrada e permanência de adolescentes em espetáculos públicos, boates e estabelecimentos congêneres. Esses agentes, conforme explicou, prestam um relevante serviço fiscalizando o fiel cumprimento das normas contidas no alvará, além de conscientizar as pessoas que trabalham com a venda de bebida alcoólica, entre outras atividades no sentido de proteger as crianças e adolescentes. Os interessados devem comparecer à Vara Criminal e da Infância e Juventude e apresentar os dados pessoais.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu nesta quinta-feira (7) as inscrições para candidatos que desejam pegar empréstimos para pagar a mensalidade de cursos de graduação em universidades privadas que estejam cadastradas no programa do governo federal. O prazo para inscrição vai até 14 de fevereiro. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidos 100 mil contratos que podem ter o limite máximo de financiamento de R$ 42.983,70 por semestre. O resultado da seleção sai no dia 25. Assim como nas edições anteriores, as inscrições para o Fies do primeiro semestre de 2019 serão feitas pela internet no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br. Na página, o candidato poderá definir a preferência de curso, turno e instituição de ensino e, depois, indicar até três outras possibilidades de graduação para a qual deseja financiamento. Desde 2018, o fundo tem duas modalidades: o Fies, destinado a alunos com renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês, com juro igual a zero, e com limite de cem mil vagas por ano; e o P-Fies, para alunos com renda que vai de três a cinco salários mínimos, com juros que variam de acordo com os bancos, e sem limite de vagas. Nos dois casos, o pré-requisito é nota mínima de 450 pontos na prova do Enem, sem zerar a redação. Esses critérios continuam valendo em 2019. Mas a regra para ser chamado para o P-Fies mudou: a convocação será feita por ordem de inscrição e não a classificatória. Em 2018, apenas 0,34% das vagas do P-Fies foram preenchidas.
Nesta quarta-feira (06), foi realizada a segunda reunião do ano do Conselho Municipal de Segurança de Brumado. A sessão foi considerada bastante produtiva pelo presidente do órgão, Glauber Bacelar. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que, entre os principais pontos discutidos, está a necessidade urgente de inauguração do presídio da cidade. A fim de obter uma resposta do porquê a unidade ainda não foi inaugurada, o Conseg encaminhará um ofício ao Secretário Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte. O presidente disse que estará pessoalmente em Salvador cobrando celeridade na inauguração da unidade prisional. Além disso, na oportunidade, foram ouvidas as demandas das representações sociais que fazem parte do conselho. “Estamos construindo um congresso para trazer todas as representações sociais da cidade para as reuniões do conselho”, disse. Bacelar ainda esclareceu que o papel do Conseg não é fiscalizar os órgãos de segurança da cidade, mas sim intermediar necessidades, visto que, conforme salientou, algumas instituições têm deficiências em determinadas áreas. “O papel do Conseg é auxiliar e aconselhar para evolução do serviço”, reforçou.
O suspeito de negociar a compra de um garoto de 12 anos, que seria vendido pela mãe por R$ 70 mil, foi liberado após pagar uma fiança de dois salários mínimos, o que corresponde ao valor de R$ 1.996. Segundo a Polícia Civil, Sinvaldo Lenes Vieira, deixou a delegacia de Santa Maria da Vitória, na tarde de quarta-feira (6). De acordo com informações da polícia, a prisão da mãe do adolescente, Maria Roque Rocha, também é afiançável, mas a suspeita alegou não ter condições financeiras para fazer o pagamento. No dia 22 de janeiro, a Polícia Civil concluiu o inquérito e indiciou Maria Rocha Roque por tráfico de pessoas, abandono de incapaz e comunicação falsa de crime. Já Sinvaldo Vieira foi indiciado por tráfico de pessoas, mesmo após ter negado a participação no crime. De acordo com o delegado Alexandre Haas, o inquérito foi enviado para o Ministério Público da Bahia (MP-BA), que pediu novas diligências. Entretanto, não há detalhamento sobre o que seria investigado já que o processo continua na Justiça. De acordo com o delegado Alexandre Haas, Sinvaldo foi acusado pela mãe do garoto em depoimento na delegacia. Também em depoimento, Maria revelou que venderia o adolescente por raiva, porque o garoto é fruto de um estupro. Segundo o G1, a polícia não tem informações sobre quem teria sido o autor do abuso.
A prefeitura municipal de Brumado iniciou as obras de ampliação e melhoria das instalações do Tiro de Guerra 06/024. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Edmundo disse que a reforma foi prometida pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos desde o ano passado e, agora, neste mês de fevereiro, estão sendo dados os primeiros passos para concretização da obra. Segundo ele, de acordo com o projeto, será trocado o telhado do quartel e os muros serão ampliados e reformados, a fim de proporcionar mais segurança aos soldados. A área do pátio de treinamento dos atiradores também deverá ser pavimentada. A expectativa do Subtenente é de que até o final do primeiro semestre as obras tenham sido concluídas.
Um rapaz de 19 anos foi preso em flagrante na quarta-feira (6) por suspeita de ter torturado e matado a própria filha, de apenas dois meses, em Itatiba (SP). A mãe, de 17 anos, foi apreendida. De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi acionada para ir até a Santa Casa apurar uma suposta situação de maus-tratos a um bebê. A morte de Adda Haile Vinceguerra Justo foi constatada logo após ela dar entrada no hospital. Ainda segundo a PM, o bebê chegou ao hospital com vários sinais de tortura, como hematomas de mordidas, apertões, quedas e asfixias, além de algumas fraturas por todo o corpo. Diante da situação, os policiais questionaram o pai Matheus Justo de Souza sobre o que teria acontecido e, inicialmente, ele apresentou diversas versões controversas, mas depois confessou o crime. Após a confissão, segundo a PM, ele foi preso em flagrante pelo crime de tortura seguida de morte e levado para a delegacia da cidade. Depois, foi encaminhado para o Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista. A mãe da criança foi liberada na presença dos pais. Ao G1, a avó do bebê afirmou que não haverá velório.
O Conselho Municipal de Segurança encaminhará ao secretário estadual de administração penitenciária e ressocialização, Nestor Duarte, um ofício solicitando informações sobre os motivos pelos quais, até hoje, o presídio da cidade não foi inaugurado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o juiz da Comarca de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, disse que, embora a estrutura física da unidade prisional esteja pronta, uma ação perante a justiça do trabalho impediu a inauguração. “O objetivo do Conselho de Segurança é a solução dessa pendência para que o presídio possa receber presos porque a carceragem de Brumado é um local inadequado”, afirmou. Segundo o magistrado, vários detentos de outras cidades e até de outros estados encontram-se custodiados na carceragem, como se o local fosse um complexo penal ou um presídio. Ele ressaltou, no entanto, que a carceragem, que é um lugar provisório, é insuficiente para os presos da própria cidade. Atualmente, a carceragem abriga 40 detentos em apenas 5 celas, sendo uma improvisada. “A necessidade efetiva de inauguração do presídio é extrema”, asseverou o juiz.