Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/Dez/2015 - 11h30

Ibicoara: Focos de incêndio causam interdição de trilha que dá acesso à Cachoeira do Buracão

Ibicoara: Focos de incêndio causam interdição de trilha que dá acesso à Cachoeira do Buracão Foto: Edmar de Lima Carvalho/ICMBio

Na quinta-feira (9), a trilha que dá acesso à Cachoeira do Buracão, em Ibicoara, na Chapada Diamantina, foi interditada. Segundo a Associação dos Condutores de Visitantes de Ibicoara (ACVIB), a interdição se deve aos focos de incêndio no município. Embora o fogo esteja longe de atingir a cachoeira, a medida é preventiva. Também por conta das chamas, o Parque Natural Municipal do Espalhado, onde está localizada a Cachoeira do Buracão, foi fechado temporariamente. A decisão foi publicada pela prefeitura no Diário Oficial do Município. De acordo com a portaria nº 3, de dezembro de 2015, o fechamento do parque se deve à necessidade de colaboração de todos os condutores e guias do município nos incêndios que atingem Ibicoara. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara ressaltou ainda que não há focos de incêndios no parque. São cerca de 40 brigadistas, distribuídos entre três brigadas voluntárias, que realizam o combate ao fogo na região. Os brigadistas contam com o apoio do Corpo de Bombeiros, de três aeronaves e dois helicópteros. Outras três trilhas seguem interditadas na Chapada Diamantina por causa do incêndio que atinge também os municípios de Palmeiras, Lençóis e Ibicoara. De acordo com o jornal Correio, a trilha que dá acesso à Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão, município de Palmeiras, foi suspensa devido às altas temperaturas registradas no local. A medida foi tomada em parceria pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, e pela Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC).

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo