A equipe econômica de Paulo Guedes já enviou à Casa Civil o texto da Medida Provisória (MP) que visa fazer um pente-fino em todos os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para coibir fraudes. A expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro assine o documento antes de viajar para o Fórum de Davos, na Suíça, que começa no dia 22. A ideia do Ministério da Economia é reavaliar benefícios como aposentadorias, pensões, auxílio-doença, auxílio-reclusão, entre outros, para cortar aqueles que estejam sendo pagos de maneira indevida ou tenham sido concedidos de forma fraudulenta. O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse que há pelo menos 2 milhões de benefícios do INSS com indício de fraude. O ministro Paulo Guedes, chegou a estimar que o texto gera uma economia de 17 bilhões de reais aos cofres do governo. A medida é semelhante ao pente-fino nos benefícios por incapacidade, no governo Michel Temer. De 2016 a 2018, a reavaliação dos benefícios cortou 727.110 auxílios-doença e aposentadoria por invalidez até 31 de de dezembro. Ao todo, 1,185 milhão de perícias foram realizadas. A economia com a medida gira em torno de 14,5 bilhões de reais.
O problema dos veículos amontoados no pátio da delegacia de Brumado, bem como nas vias do entorno, é antigo, mas começa a ser solucionado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado Leonardo Soares disse que o número de veículos apreendidos já foi bem maior. Hoje, segundo ele, o número foi reduzido pela metade aproximadamente. “É uma demanda que requer tempo para ser resolvida, até porque cada veículo apresenta uma situação diferente. São veículos apreendidos em decorrência de acidentes, de serem produtos de tráfico de drogas, por questões administrativas, entre outras”, explicou. O delegado relatou que, diante do levantamento dessas situações, alguns veículos foram liberados e outras providências também foram tomadas, como a realização de leilões. “É um trabalho constante. Reconhecemos que é um incômodo para a vizinhança e para nós funcionários que lidamos com isso diariamente, mas estamos buscando a solução”, disse.
Um homem invadiu um velório e tentou assaltar as pessoas que estavam na cerimônia, no município de Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com a polícia, o suspeito se assustou e deixou a arma cair ao perceber a aproximação de uma viatura da PM. Ele conseguiu fugir. Ainda segundo a polícia, nenhum pertence das pessoas que participavam do velório foi levado. A arma usada pelo suspeito, um revólver calibre 32, foi apreendido pela polícia. O homem é procurado.
O site Achei Sudoeste esteve na Rua Albertino Barreto, popular Caminho da Cascalheira, onde a prefeitura realizou, recentemente, o serviço de pavimentação. No entanto, na metade da via em que não há moradia, o serviço não foi feito. Na área, o despejo irregular de lixo tem sido um grande problema para os moradores. Residente na localidade, Dilmar Santos destacou que, além de atrair animais peçonhentos para as residências, o lixo, que inclui animais mortos, provoca mau cheiro, gerando inúmeros transtornos à comunidade. O morador ainda relatou que a queimada do lixo, que é realizada constantemente, gera muita fumaça e os moradores precisar ficar com as portas e janelas fechadas, mesmo com o forte calor na cidade. Dilmar cobra do poder público uma maior fiscalização a fim de coibir esse tipo de prática, tanto o despejo de lixo quanto as queimadas, na localidade.
Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso suspeito de estuprar a filha, de 11 anos, na noite da quarta-feira (16), na cidade de Tremedal, no sudoeste da Bahia. O suspeito foi detido depois que levou a menina para o Hospital Municipal, afirmando que a garota estava muito agitada. Segundo a polícia, durante avaliação, os médicos descobriram que a criança havia sido abusada sexualmente. A Polícia Militar foi acionada e agentes da 80ª CIPM estiveram na unidade de saúde. O homem foi preso e, em seguida, encaminhado para a delegacia da cidade. O caso está sob investigação da Polícia Civil. O G1 tentou falar com a delegada titular do município, para pegar detalhes sobre a situação, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem.
Em Brumado, a Central de Marcação de Exames tem registrado uma aglomeração de pessoas nas filas e os usuários passaram a reclamar do serviço. O Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, justificou ao site Achei Sudoeste que a situação atípica se deve a saída de três funcionários do setor. Por conta disso, entre 60 e 70 pacientes por dia estão ficando sem atendimento na central. “Já conversei com o prefeito e ele nos autorizou a fazer a reposição desses funcionários. Agora, é só o tempo de contratar e fazer o treinamento dessas pessoas”, disse. Ele estima que, entre 15 e 20 dias, os novos funcionários estarão prontos para atender a população. “Pedimos desculpas à população, mas não foi algo que aconteceu motivado pelo município”, acrescentou.
O cantor sertanejo Marciano, que marcou a história da música sertaneja ao lado de João Mineiro, morreu aos 67 anos. A informação foi confirmada na rede social do cantor: “É com imenso pesar que, em nota, confirmamos o falecimento do cantor Marciano, o Inimitável. Em breve, divulgaremos mais informações. Nesse momento, agradecemos o carinho de todos e pedimos orações à família”. O cantor, que nos últimos anos usava o título de “O Inimitável”, iniciou a carreira na década de 1970 formando a dupla Marciano e João Mineiro. Juntos, eles fizeram hits como “Ainda ontem chorei de saudade”, “Se eu não puder te esquecer”, entre outras. Após a morte de João Mineiro, em 2012, José Marciano iniciou um projeto ao lado de Milionário (ex-dupla de José Rico, que morreu em 2015). O projeto dos dois foi chamado de “Lendas” e rendeu a gravação de um DVD em 2015, sendo lançado no mercado no ano seguinte.
As celebrações em comemoração a São Sebastião tiveram início nesta quinta-feira (17), em Brumado. O padre Cleonides ressaltou ao site Achei Sudoeste que a festa de São Sebastião é bastante tradicional na cidade, movendo a comunidade católica em um evento de fé e devoção. O tríduo, iniciado nesta quinta (17), consiste, conforme explicou o pároco, em três dias de reflexão, culminando no quarto dia com a festa propriamente dita, que acontece no dia 20. “Iniciaremos na quinta-feira (17), às 19h30, o tríduo com a celebração da Santa Missa. Na sexta e no sábado, as celebrações continuam. No sábado (19), será realizado o leilão. No domingo (20), às 17h, haverá a procissão e a missa. A comunidade toda já está mobilizada e organizada para os festejos”, disse. No dia 20, haverá barracas com vendas de comidas típicas e shows musicais em frente à Igreja Matriz, aonde a comunidade se reúne para um momento de confraternização.
Um mutirão regional de catarata, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, será realizado na cidade de Livramento de Nossa Senhora e o município de Brumado se prepara para enviar pacientes para participar do evento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Secretário de Saúde de Brumado, Cláudio Feres, disse que o mutirão acontece entre os dias 24 e 28 deste mês. “Temos uma demanda reprimida para catarata e estamos nos preparando para cadastrar essas pessoas e mandar para Livramento para fazer a triagem e, posteriormente, a cirurgia”, destacou. As triagens serão feitas nos dias 24 e 25 e as cirurgias nos dias 26, 27 e 28. Feres adiantou que o município irá disponibilizar ônibus para transportar os pacientes e seus acompanhantes. Os interessados devem procurar a Central de Marcação de Exames (guichê 09) para se cadastrar - quem já deu entrada no pedido, pode aguardar que o órgão irá entrar em contato. A expectativa, segundo o secretário, é de que cerca de 150 pacientes de Brumado participem do mutirão.
De acordo com informações obtidas pela reportagem do site Achei Sudoeste, foi descoberta uma jazida de ouro no distrito de Umburanas, zona rural da cidade de Brumado. A jazida estaria localizada em uma fazenda acerca de 1 km da sede do distrito. A empresa que está fazendo o geomapeamento da área ainda está analisando o terreno para dar início, posteriormente, a exploração do ouro na localidade. A empresa já teria perfurado uma área de mais de 300 metros de profundidade, onde, de fato, teria encontrado o mineral. O local está sendo mantido em sigilo a fim de evitar possíveis invasões. A região também abrange o Parque Eólico e a Barragem de Cristalândia, sendo considerada bastante rica para a cidade.
O delegado Igor de Paula, que coordenou a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, foi nomeado para assumir a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor) da Polícia Federal (PF). A nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira (17) do “Diário Oficial da União”. O cargo é considerado um dos mais importantes na hierarquia nacional da Polícia Federal. A diretoria que será comandada por Igor de Paula investiga os casos de corrupção em Brasília. Igor de Paula assume o cargo no lugar do delegado Elzio Vicente da Silva, que havia sido nomeado em março do ano passado pelo então diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro. O delegado não é o primeiro integrante da Operação Lava Jato a assumir um posto no alto escalão da PF. O delegado Maurício Valeixo, que era superintendente da PF no Paraná, assumiu o cargo de diretor-geral da PF por escolha do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro.
A reforma trabalhista está obrigando os sindicatos a buscar alternativas de financiamento para cobrir o fim da obrigatoriedade do da contribuição sindical. Pelas novas regras, a cobrança só pode ser feita com a autorização prévia de cada trabalhador. Essa mudança reduziu em cerca de 90% as receitas das entidades com contribuição sindical, segundo levantamento da revista Veja. Para garantir fontes de receita, algumas entidades criaram a taxa negocial e outras substituíram a contribuição sindical pela assistencial. Mesmo assim, é preciso que o trabalhador dê aval à cobrança. Alguns sindicatos ameaçam tirar dos trabalhadores que não pagarem a contribuição sindical ou assistencial os direitos conquistados nas negociações coletivas com as empresas. Ou seja, somente funcionários que recolherem a taxa teriam direito ao reajuste salarial e outros benefícios garantidos na negociação, como aumento do vale-refeição ou alimentação, por exemplo.
Uma lei municipal impede que a Embasa e a Coelba suspendam o fornecimento de água e energia nas sextas-feiras, nos finais de semana e em feriados na cidade de Brumado. A lei, de autoria do então vereador Weliton Lopes (DEM), foi aprovada pela Câmara de Vereadores. Ao site Achei Sudoeste, Lopes explicou que o serviço é essencial e se trata de uma concessão pública, através da qual o Município ou o Estado concedem a exploração desse serviço a uma empresa. A lei municipal ainda leva em conta o princípio constitucional que assegura a dignidade da pessoa humana, tendo em vista que a água e a energia são itens de primeira necessidade. “Observamos que essas empresas estão suspendendo os serviços justamente em dia de sexta-feira para pressionar os consumidores a não atrasar mais. Entendemos que isso atentava contra a dignidade da pessoa”, explicou.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) entrou nesta quinta-feira, 17, com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) que facilita as regras para o cidadão obter a posse de arma de fogo. Esta é a quinta vez que uma medida do governo Bolsonaro é contestada no STF. Bolsonaro afirmou que esse é o “primeiro passo” no compromisso de garantir o “direito de defesa” da população. O decreto torna possível adquirir até quatro armas por pessoa, amplia o prazo de validade do registro de cinco para dez anos e, na prática, dispensa o cidadão de comprovar que tenha a “efetiva necessidade” de possuir armamento, o que era previsto pela legislação anterior. Para o PCdoB, as normas do documento atentam contra o princípio constitucional da “razoabilidade”, “na medida em que não se revela adequado e razoável, que toda a população de um país possa ter até quatro armas em sua residência, ou no local de trabalho, caso seja titular ou responsável por estabelecimento comercial ou industrial”. O PCdoB também sustenta que Bolsonaro abusou de sua competência constitucional de regulamentar leis, invadindo a competência do Legislativo. O relator da ação no Supremo ainda não foi definido. O ministro Luiz Fux, vice-presidente do STF, está comandando o plantão da Corte pelos próximos dias e decidindo sobre casos considerados urgentes.
Um psicólogo de 49 anos foi preso suspeito de estuprar ao menos três mulheres durante sessões em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. As informações são da Polícia Civil. Segundo investigadores da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), George Pereira foi denunciado por três pacientes, que têm entre 19 e 20 anos. Os crimes ocorreram no consultório onde ele atuava como psicólogo, no bairro Recanto do Lago, na cidade de Alcobaça. A polícia apurou que o homem alegava que a “prática sexual” fazia parte do tratamento psicológico. Segundo o G1, o suspeito também é pastor em uma igreja de Alcobaça, município de 68 quilômetros de Teixeira de Freitas. A Polícia Civil informou que a delegada Viviane Scofield Amaral, titular da Deam/Teixeira, solicitou à Justiça um mandado de prisão com base nas denúncias. O mandado foi cumprido na quarta-feira (16). O suspeito está custodiado na delegacia à disposição da Justiça.
A Prefeitura de Caculé, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente, conseguiu junto à Bahia Pesca uma quantidade razoável de alevinos que foram distribuídos em algumas aguadas públicas do município. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, Lagoa da Torta, Mandacaru, Caldeirão e Apostema foram as comunidades escolhidas, uma vez que suas aguadas estavam cheias após as chuvas registradas nos últimos meses. A expectativa é de que, no período de 3 a 6 meses, as comunidades já possam ter o peixe para pescar, servindo a centenas de famílias do município.
O motorista de uma caminhonete morreu após o veículo bater em uma carreta carregada com eucalipto, na BR-418, em Nova Viçosa, no sul da Bahia, na quarta-feira (16). O carro ficou destruído e irreconhecível. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na altura do KM-112 da rodovia, após uma ultrapassagem. Entretanto, a polícia não confirmou quem teria feito a manobra. Com o impacto da batida, Claudimir José Wockel, 54 anos, motorista da caminhonete, morreu no local. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. Não há informações sobre o sepultamento. O motorista da carreta não teve ferimentos.
Em comunicado, a Administração Municipal de Brumado informou a todos os profissionais do magistério municipal que será garantido o repasse de 4,17% ao Piso Nacional Salarial para professores, atendendo a orientação da lei nº 11.738/2008. “A Administração, através da Secretaria Municipal de Educação, reitera o pacto feito com a população brumadense em não medir esforços para buscar o futuro onde ele estiver e trazê-lo para o nosso presente. É dessa forma que se constrói uma relação de respeito com profissionais tão importantes como os professores, cumprindo o Plano de Carreira construído em parceria com os mesmos e repassando integralmente o aumento concedido pelo Governo Federal”, destacou a assessoria.
O Brasil passou a figurar na lista do Observatório de Direitos Humanos (HRW) de países governados por líderes autocráticos com a eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência da República, em outubro passado. A nova qualificação do país está mencionada no Relatório Mundial de Direitos Humanos 2019, que o HRW divulga nesta quinta-feira, 17. Citado ao lado de nomes como Nicolás Maduro, da Venezuela, e Recep Erdogan, da Turquia, o presidente Bolsonaro é descrito no documento como “um homem que, com grande risco à segurança pública, encoraja abertamente o uso da força letal por policiais e membros da Forças Armadas em um país já devastado por uma alta taxa de homicídios causadas por forças policiais e mais de 60.000 homicídios por ano”. Concluído em dezembro passado, o relatório de 2019 da HRW não contempla a mais recente promessa ao eleitorado cumprida por Bolsonaro – a facilitação do acesso de civis a armas de fogo. Por meio de decreto, editado no Diário Oficial da União de terça-feira, o presidente simplificou o processo para obter posse de armas no país.
Um homem de 43 anos morreu eletrocutado na tarde de ontem (15), no município de Licínio de Almeida, a 140 km de Brumado, após sofrer uma descarga elétrica em uma bomba d’água instalada na comunidade de Curral do Meio. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Carlos Bomfim de Souza, 43 anos, foi encontrado sem vida por familiares. Ele fazia a a ligação do equipamento para encher a caixa d’água que abastece a plantação da família quando o incidente aconteceu. Membros da Polícia Técnica e Militar estiveram no local para registrarem o fato. A vítima deixou esposa e dois filhos. Tem sido comum acidentes envolvendo o manuseio de bombas d’água nas zonas rurais dos municípios da região.
O texto da reforma da Previdência pode contar com um dispositivo voltado exclusivamente às mulheres que são mães. A equipe econômica deve incluir na proposta que será apresentada ao Congresso uma regra que garantirá que elas se aposentem mais cedo. Uma das ideias em discussão prevê que o número de filhos seja considerado na hora de fazer o cálculo para a aposentadoria. Desta forma, quem tem dois filhos, por exemplo, poderia se aposentar dois anos antes que o tempo mínimo exigido para o restante dos trabalhadores. Esta compensação em forma de bônus às mães acabaria com a necessidade de diferenciar homens e mulheres na regra da idade mínima. De acordo com o jornal o Globo, na proposta em tramitação na Câmara, homens se aposentariam com 65 anos e mulheres, com 62.
Por volta de 14h30 desta terça-feira (15), uma guarnição da Caesg, ao efetuar rondas na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, verificou em abordagem que uma motocicleta estava com a numeração do chassi suprimida. A proprietária foi conduzida juntamente com o veículo à delegacia de Caculé para as providências cabíveis.
A Polícia Federal pediu nesta quinta-feira (16) à Justiça Federal em Minas Gerais mais 90 dias para encerrar o inquérito que apura quem são os responsáveis pelo financiamento da defesa de Adélio Bispo, autor do ataque contra o presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral do ano passado. De acordo com a Veja, em dezembro do ano passado, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em dois imóveis relacionados ao advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, um dos integrantes da defesa de Adélio. Zanone diz que manterá sigilo profissional sobre o contratante. Bolsonaro tomou uma facada enquanto fazia campanha em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro do ano passado. O ataque foi feito por Adélio Bispo de Oliveira, autor confesso da facada, que está preso no presídio federal em Campo Grande (MS). No primeiro processo aberto pela Justiça, Adélio passou à condição de réu por atentado pessoal por inconformismo político. Conforme denúncia feita pelo MPF e aceita pela Justiça, o acusado colocou em risco o regime democrático ao tentar interferir no resultado das eleições por meio do assassinato de um dos concorrentes na disputa presidencial. De acordo com o procurador autor da denúncia, Adélio Bispo planejou o ataque com antecedência de modo a excluir Bolsonaro da disputa. A defesa de Adélio afirma que ele agiu sozinho e que o ataque foi apenas “fruto de uma mente atormentada e possivelmente desequilibrada” por conta de um suposto problema mental.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gerente estadual da Embasa, José Ubiratan Cardoso, disse que o projeto de construção da adutora da cidade de Tanhaçu será integrado à Barragem de Cristalândia. Segundo ele, foram perfurados dezenas de poços na região de Tanhaçu, porém a vazão é muito pequena e não se sustenta. “Concluímos o projeto de Tanhaçu fazendo a integração utilizando a Barragem de Cristalândia. Vai ser um sistema integrado Malhada de Pedras, Brumado e Tanhaçu”, informou. Além disso, segundo Cardoso, faz parte do plano de governo a duplicação da Barragem de Cristalândia, o que deverá ser executado futuramente.
Um pai de santo de 26 anos foi preso nesta quarta-feira (16) suspeito de abusar sexualmente de um casal de adolescentes, na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o suspeito usava a religião para obrigar as vítimas, de 13 anos, a fazer sexo com ele. O homem confessou o crime, mas nega a justificativa, conforme a polícia. De acordo com o delegado Bernardo Pacheco, titular da cidade, Ivan de Jesus Vieira usava a casa dele para cometer os abusos. Os estupros ocorreram por cerca de cinco meses, a partir de agosto do ano passado. O suspeito era líder religioso do menino, que levava a namorada para a residência a mando dele. O pai de santo era investigado pela Polícia Civil, após denúncia das vítimas, e teve mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça. O mandado foi cumprido na casa da irmã do suspeito, durante uma operação policial deflagrada na manhã desta quarta-feira para reprimir estupros de vulneráveis na cidade. Conforme o G1, a polícia espera que novas denúncias sejam feitas após a prisão do suspeito. O pai de santo foi encaminhado para o sistema prisional, onde está a disposição da Justiça.