A Polícia Militar prendeu no último sábado (11), na Praça Pompeu Fernandes, Bairro Pernambuco, em Caetité, a 100 km de Brumado, Tiago de Oliveira Brito, mais conhecido como Tiago Chiringa. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, Chiringa era foragido da justiça local desde abril de 2019, quando imprimiu fuga da delegacia. Durante o ato, o elemento fugiu levando consigo três armas pertencentes à Polícia Civil. Além de Tiago, mais dois elementos fugiram da unidade prisional, mas acabaram morrendo no mesmo dia, em confronto com a polícia. As armas furtadas da delegacia local foram recuperadas. Brito já está detido à disposição da justiça caetiteense.
A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva entrou com um pedido no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que o ex-presidente cumpra o que resta da pena imposta no caso do triplex em regime aberto. Com isso, Lula poderia cumprir a condenação em casa. De acordo com a Veja, o pedido foi protocolando na noite de sexta-feira, 10, para que sejam revistos alguns pontos da decisão da quinta turma do STJ que reduziu a pena para 8 anos e 10 meses. Anteriormente, a Justiça havia imposto que o ex-presidente ficasse preso por 12 anos e um mês. Nos embargos de declaração, espécie de recurso que tem como objetivo esclarecer ou rever alguns pontos do julgamento, a defesa pede a anulação do processo ou a absolvição de Lula. Porém, afirma que caso o STJ não afaste a condenação ou a nulidade, Lula possa cumprir a pena em regime aberto, “levando-se em conta o período em que ele está detido e, ainda, a ausência de estabelecimento compatível com o regime semi-aberto”. O regime aberto é aquele que o preso pode sair durante o dia, mas precisa retornar à sua residência à noite. O regime semiaberto é aquele que o preso pode sair para trabalhar durante o dia, mas precisa voltar à carceragem durante à noite. É possível que o preso cumpra a pena no semiaberto após passar pelo menos um sexto de sua condenação no regime fechado. Com a diminuição da pena pelo STJ, Lula pode ir para o semiaberto em setembro. “O recurso demonstra que o STJ deixou de analisar (omissão) aspectos fundamentais das teses defensivas, como, por exemplo, o fato de que Lula não praticou qualquer ato inerente à sua atribuição como Presidente da República (ato de ofício) para beneficiar a OAS e não recebeu qualquer vantagem indevida. O que o Tribunal considerou como ato de ofício – a nomeação de diretores da Petrobras – é, por lei, atribuição do Conselho de Administração da petrolífera (Lei das Sociedades Anônimas, art. 143), e, portanto, jamais poderia ter sido praticado por Lula”, afirma o recurso.
Na última semana, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou a primeira etapa do Programa “Saúde na Escola”, que preconiza a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos alunos da rede municipal de ensino. A primeira unidade escolar a receber as ações foi a Escola Miguel Mirante, localizada no Distrito de Arrecife. A equipe multidisciplinar efetuou a avaliação antropométrica dos alunos, que se mostraram muito receptivos. O programa também busca contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes. Após traçar o perfil nutricional dos alunos, foi feita uma roda de conversas educativas sobre alimentação saudável e a importância da prática de atividades físicas.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Investigadores da Polícia Civil cumpriram, na manhã da última sexta-feira (10), um mandado de prisão temporária em desfavor de Allan Silva de Novais, conhecido como Allan Tripa, de 23 anos, suspeito de participar de um homicídio ocorrido em 23 de dezembro de 2018, no centro da cidade de Brumado. Após análise do relatório dos investigadores, o delegado Samuel Paz representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão temporária do investigado. Allan já foi condenado a 6 anos e 4 meses de prisão por uma tentativa de latrocínio em 2014, bem como possui passagens por posse de drogas. Ele ficará custodiado na carceragem da Delegacia de Brumado à disposição da justiça até posterior deliberação.
Um homem foi preso com cerca de duas toneladas de maconha foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no KM 98 da BR 101, na altura da cidade de Alagoinhas, no interior da Bahia, no final da tarde desta sexta-feira (10). De acordo com a PRF, os 1866 kg da droga estavam em um caminhão. Questionado pela polícia, o homem que dirigia o veículo assumiu ser dono da maconha, mas disse não saber a origem e o destino do entorpecente. A PRF disse ainda que uma identificação a placa do veículo era clonada. O homem, a droga e as placas foram levadas para a Delegacia de Polícia Civil de Alagoinhas.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que para prosseguir com os serviços de manutenção programada visando melhorias e segurança operacional do sistema integrado de abastecimento de Brumado, que também atende à cidade de Malhada de Pedras, o fornecimento de água será suspenso nas sedes dos municípios e localidades rurais nesta terça-feira (14). O funcionamento do sistema de abastecimento será retomado gradativamente após a conclusão dos trabalhos prevista para o início da noite do mesmo dia. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção, mas é recomendável que a população utilize criteriosamente a água armazenada.
As fortes chuvas que caíram no último final de semana em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, deixaram mais de 370 pessoas desalojadas. De acordo com informações da prefeitura da cidade, as famílias que tiveram que deixar suas residências foram abrigadas em escolas e templos religiosos. Além dos desalojados, as chuvas causaram cinco quedas de árvores, que interditaram vias importantes da cidade, como a Rua Gerino de Souza Filho e Avenida Luiz Tarquínio, no Centro. Também foram registradas quedas de muro e destelhamentos de casas. Ainda segundo informações da prefeitura de Lauro de Freitas, por conta dos transtornos com a chuva, foi decretado estado de emergência na cidade. O bairro mais afetado com as chuvas em Lauro de Freitas foi Portão, onde o Córrego dos Irmãos inundou diversas casas. É de lá a maioria dos desalojados. Na Estrada do Coco, as águas do Rio Ipitanga transbordaram e cobriram a ponte, que foi interditada por agentes da Secretaria de Trânsito Transporte e Ordem Pública (Settop) no sentido litoral. O trânsito foi desviado para ruas do centro, o que causou um grande engarrafamento. Na Lagoa da Base, várias ruas e casas foram inundadas, sendo necessária a utilização de um caminhão de hidrojateamento para desentupir bueiros e abrir valas para o escoamento das águas. Itinga e Caji também foram afetados com queda de árvores e de muro, além de alagamento de vias.
Uma equipe da Polícia Civil prendeu, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, Adelvaci Leal, de 54 anos, natural da cidade de Caculé, suspeito da prática do crime de estupro de vulnerável. O crime ocorreu no mês de abril, na Fazenda Olaria, zona rural do município de Guajeru, a 63 km de Brumado. Segundo informações do inquérito policial, presidido pela delegada Ellen Mara Lages Neiva Pierotti, Adelvaci teria abusado sexualmente de uma adolescente de 16 anos, portadora de necessidades especiais. Conhecido como Pial, o suspeito é contumaz nessa prática delituosa, já tendo estuprado a mesma adolescente em outra ocasião. O preso permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Rio do Antônio até ulterior deliberação.
Em comemoração aos seus 10 anos, a Lumiart Elétrica irá renovar todo o seu showroom. Por isso, a loja preparou uma mega promoção para celebrar a data e presentear os seus clientes. Todas as luminárias estão com 25% de desconto. A promoção é válida de 20 a 31 de maio. Não perca a oportunidade de comprar o melhor produto pelo melhor preço. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 438 (em frente ao prédio da prefeitura), e conheça todos os itens em oferta.
A idosa Lusinete Maria de Jesus morreu afogada na Fazenda Freitas, zona rural de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, no último sábado (11), após tomar banho em um riacho. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Lusinete é paciente do CAPS e tinha o costume de tomar banho no local. Ela teria passado mal e se afogado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal de Brumado para realização de necropsia.
O brumadense que levou um tiro na cabeça enquanto pedalava na BR-122, entre o Distrito de Maniaçu e a cidade de Caetité, foi transferido de avião para o Hospital Português, em Salvador, na manhã da última quinta-feira (9). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, David Barbosa dos Santos, de 55 anos, está consciente, mas seu quadro inspira cuidados. Ele trabalha como técnico de segurança do trabalho nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), na unidade de Caetité.
Um jovem de 19 anos identificado como Denílson de Lima Amorim, mais conhecido como Jander, morreu na noite do último sábado (11) vítima de disparo de arma de fogo, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, Jander foi assassinado na Praça João Romão, por volta das 23h30. Após ouvir disparos de arma de fogo, populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), mas ao chegar ao local, já encontrou a vítima sem sinais vitais. O auto dos disparos ainda é desconhecido. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado realizou a perícia e encaminhou o corpo de Denílson para o Instituto Médico Legal (IML). A polícia civil já está investigando o caso.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.
Um assalto assustou pacientes e funcionários de uma clínica de hemodiálise, na tarde deste sábado (11), no Centro de Quixadá, no Ceará. Imagens de uma câmera de segurança da clínica mostram o momento em que um suspeito invade o estabelecimento e entra na sala onde dois pacientes estavam sentados nas poltronas e recolhe celulares das vítimas, duas senhoras que vieram de Quixeramobim, para realizar tratamento. De acordo com o G1, a Polícia Civil informou que a ação do suspeito foi rápida e que, apesar de não empunhar a arma de fogo, mantinha uma das mãos na cintura. Durante a ação, ele usava um boné e levava um capacete no braço. Equipes da Força Tática e do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) realizam diligências para localizar e prender o assaltante.
A Caixa realizou na noite deste sábado (11) o concurso 2.150 da Mega-Sena, com expectativa de prêmio de R$ 289 milhões. Apenas uma aposta acertou as seis dezenas. A aposta foi feita pela internet, mas a Caixa não divulgou em qual cidade ela foi realizada. As dezenas sorteadas foram: 23 - 24 - 26 - 38 - 42 - 49. A Quina teve 838 acertadores. Cada um vai ganhar R$ 30.450,20. Outras 56.994 pessoas ganharam na Quadra. Neste caso, o prêmio é de R$ 639,59. Este é o maior prêmio entre os concursos regulares da história. O sorteio foi às 20h (horário de Brasília) em São Paulo (SP). De acordo com a Caixa, foram feitas 126,3 milhões de apostas nas lotéricas do país e pela internet. Para o próximo sorteio, a expectativa de prêmio é de R$ 3 milhões.
Prestes a assumir o governo do estado interinamente neste domingo (12), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Nelson Leal (PP), declarou que está se sentindo honrado com a oportunidade. “É uma experiência nova e estou me sentindo extremamente honrado. Quem diria que um catingueiro de lá de Livramento chegaria a um posto tão importante na Bahia”, falou ao Bahia Notícias. Leal, natural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, ficará no posto de governador até a próxima sexta-feira, 16 de maio, data que marca o possível retorno do governador Rui Costa (PT) e do vice-governador João Leão (PP) de suas agendas internacionais. “Vou procurar estender minha contribuição e desenvolver o mesmo trabalho que estamos fazendo à frente da Assembleia Legislativa da Bahia”, declarou. Durante a estadia na governadoria, Leal pode ficar responsável por uma possível reabertura do diálogo do governo do estado com os professores de universidades estaduais em greve
O motociclista Edvaldo da Silva, 32 anos, morreu, na noite do último sábado (11), na Avenida Cleóbulo Meira Leite, no Bairro Esconso, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Silva trafegava com sua motocicleta pelo local, quando ao desviar de um buraco, perdeu o controle da direção e caiu do veículo. Na queda, Edvaldo bateu a cabeça no chão e acabou morrendo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado, mas apenas constatou o óbito da vítima. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A via pública está completamente esburacada e exige maior atenção de motoristas e pedestres. A obra de recuperação foi anunciada desde agosto de 2018, mas até o momento não foi iniciada.
Um homem de 53 anos, que é empresário do ramo de móveis, foi preso no município de Amargosa, na região do recôncavo baiano, suspeito de abusar, por cerca de três anos, de uma criança. A vítima, hoje, tem 11 anos. De acordo com o G1, a informação foi divulgada nesta sexta-feira (10) pela Polícia Civil. Conforme a investigação, o homem oferecia doces e pequenas quantias em dinheiro para praticar atos libidinosos com a criança, desde que a menina tinha 8 anos. O suspeito, segundo a polícia, nega as acusações. Ele, no entanto, teve prisão decretada depois de ser denunciado por familiares da vítima, e foi localizado na quinta-feira (9) por investigadores da Delegacia Territorial (DT) da cidade. Conforme a polícia, mudanças no comportamento da criança chamaram atenção de familiares, que denunciaram o empresário. O delegado Adílson Freitas, titular da delegacia de Amargosa, informou que o homem negou o crime, mas admitiu ter dado dinheiro à criança. O suspeito vai responder por estupro de vulnerável. Ele está na carceragem da unidade, à disposição da Justiça Criminal.
Agricultores de um povoado na zona rural do município de Itaberaba, localizado na região da Chapada Diamantina, na Bahia, colheram uma mandioca gigante que chamou a atenção dos demais moradores da região e ganhou as redes sociais. A raiz mede cerca de 5 metros de comprimento. De acordo com o G1, a agricultora Zaedna Dias Carmo conta que ela e o marido, que moram no povoado de Formosa e também plantam feijão, melancia e abacaxi, tiveram que reunir várias pessoas para poder colher a mandioca, que pesa em torno de 20 kg. “No local onde ela estava, a terra já tinha rachado e foi então que a gente percebeu que era uma coisa grande. Para retirar, tivemos que contar com a ajuda dos vizinhos”, destacou a agricultora. A mandioca virou atração no povoado e muitas pessoas pedem para tirar fotos. A agricultora conta que a raiz já está dura e que não dá mais para cozinhar. Ela afirma que, por conta disso, a mandioca vai ser usada para alimentar os animais.
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu levar ao plenário da corte ação apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e que questiona o decreto que bloqueou 30% do orçamento geral dos institutos e universidades federais. O ministro também deu dez dias para que o presidente Jair Bolsonaro preste informações sobre os cortes. Celso de Mello não vai analisar o pedido de liminar (decisão provisória) para suspender o decreto, como queria a legenda, porque entendeu que o caso deve ser definido diretamente pelos onze ministros da Corte. Há pelo menos cinco ações questionando os cortes nos orçamentos de universidades e institutos na Justiça Federal e mais dois questionamentos no Supremo nas mãos do ministro Marco Aurélio Mello - na quarta (8), ele negou um dos pedidos. A ação que está com Celso de Mello, proposta pelo PDT, diz que o decreto com cortes afronta a Constituição porque pretende restringir a liberdade de pensamento e promover “patrulhamento ideológico”. Conforme o partido, o decreto fere o direito à educação. O Ministério da Educação informou que o bloqueio de 30% na verba do ensino federal vai valer para todas as universidades e todos os institutos. O anúncio foi feito depois das reações críticas ao corte de verba de três universidades que tinham sido palco de manifestações públicas: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A Justiça Estadual de Brumado em conjunto com o leiloeiro oficial Paulo Cézar Teixeira, realizam leilão eletrônico no dia 21 de maio de 2019, com encerramento às 10:00 horas, pelo site leiloesjudiciais.com.br/ba. Serão leiloados, sítio localizado em Malhada de Pedras e reboques. Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site leiloesjudiciais.com.br/ba ou então pelo 0800-707-9272.
Em 2019, o reajuste tarifário anual para os usuários dos serviços da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) será de 4,7%. Autorizada pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), a correção é menor do que a expectativa da empresa, que era de 6,22% em função do aumento de seus custos operacionais, e foi baseada somente no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De acordo com o diretor geral da Agersa, Walter Oliveira, as dificuldades financeiras que o país enfrenta e o bom desempenho da Embasa em 2018 foram determinantes para que o reajuste não chegasse ao patamar informado pela empresa, reduzindo o desconforto para a população baiana. “É justo que a empresa pública compartilhe com os usuários os ganhos de eficiência obtidos no ano passado e, em função disso e de estudos técnicos realizados pela Agência, o reajuste será de apenas 4,7% nas contas de água”. A resolução sobre os novos valores será publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (11) com efeito a partir de domingo, 12, mas só passará a vigorar a partir de 12 de junho.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decretou o recolhimento de cerca de 200 lotes de medicamentos para hipertensão arterial (pressão alta) em todo o país. A medida foi adotada após detecção de impurezas no princípio ativo (sartanas) utilizado na fabricação de remédios como losartana e valsartana. Segundo a entidade, essas impurezas foram classificadas como potenciais carcinogênicos para seres humanos, ou seja, a exposição em longo prazo eleva o risco de desenvolver câncer. A lista de medicamentos e lotes recolhidos pode ser encontrada no site da Anvisa. A agência ainda informou que o recolhimento atinge lotes específicos e é uma estratégia adotada em vários países para os mesmos produtos. No Brasil, foram determinadas 14 suspensões de três insumos (losartana, valsartana e irbesartana) de dez fabricantes internacionais. Para aquelas que o recolhimento foi anunciado, também ficam suspensos a fabricação, importação, distribuição e uso dos insumos farmacêuticos ativos com suspeita de contaminação. A Anvisa ainda estabeleceu a fiscalização de todas as empresas fabricantes de medicamentos contendo ‘sartanas’ disponíveis no mercado brasileiro. Até agora, foram verificadas 29 farmacêuticas e 111 medicamentos comercializados em 2018, com cerca de 200 lotes recolhidos. Entre as companhias com lotes suspensos estão a EMS e a Medley.“É importante notar que essa é uma ação conjunta, que envolve esforços da Anvisa e de todos os fabricantes dos medicamentos, que estão ajudando a detectar quais são os lotes afetados pelo problema e voluntariamente recolhendo os produtos do mercado”, esclareceu Ronaldo Gomes, da área de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS) da Anvisa, em nota.
No próximo dia 13, a partir de 14h, os deputados membros da Comissão e das Comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização de Barragens farão uma visita à Barragem de Luz Vieira, na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, que foi citada no relatório de segurança de barragens emitido pela Agência Nacional das Águas (ANA) com risco de ruptura. Os vereadores da Câmara Municipal devem acompanhar a visita para contribuir com dados sobre a barragem em questão.