Uma ação conjunta entre as Delegacias de Polícia de Brumado e Jânio Quadros e a Polícia Militar de São Paulo culminou com a prisão de Derrian Pires de Souza, de 25 anos. Segundo consta no inquérito policial, Derrian, juntamente com outro comparsa, teria assassinado a tiros o jovem Paulo Sérgio de Jesus Silva dentro de um bar no Bairro Urbis II, em Brumado. A equipe da Polícia Civil da Delegacia de Jânio Quadros, atuando em apoio à equipe da Delegacia de Brumado, conseguiu descobrir o paradeiro do autor na capital paulista e acionou a PM do estado, que prendeu o foragido e cumpriu o respectivo mandado de prisão preventiva. O preso foi apresentado na 55ª DP (São Rafael-SP) e deverá ser transferido para uma unidade prisional da Bahia em momento oportuno.
Na última terça-feira (21), um grande carregamento de cigarros contrabandeados foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no KM 677 da BR-116, no trecho da cidade de Jequié, na região sudoeste da Bahia. No local, os policiais abordaram um caminhão baú carregado com cerca de 550 caixas de cigarros de origem clandestina. O material está avaliado em mais de R$ 1 milhão. Segundo informações da PRF, em apenas quatro dias, já foram apreendidos mais de 600 mil maços de cigarros nas rodovias federais da Bahia. No ano, quase 2 milhões de maços foram apreendidos.
A tramitação da reforma da Previdência e as estimativas de deputados e membros do governo de quando o texto pode entrar em vigor fizeram disparar em 115,4% o número de pedidos de aposentadoria recebidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nos primeiros três meses deste ano. Entre janeiro e março, foram pedidas 510.613 aposentadorias, ante as 237.086 requisições do mesmo período de 2018. Os dados foram levantados pelo instituto a pedido da Revista Veja. O aumento do pedido aconteceu tanto nas aposentadorias por idade como nas de por tempo de contribuição. No benefício por idade, foram solicitadas 280.048 aposentadorias nos primeiros três meses deste ano, contra 105.306 no mesmo período do ano anterior –uma alta de 166%. A aposentadoria por idade é aquela que o segurado precisa ter, no mínimo, 60 anos, no caso das mulheres, e 65 anos no caso dos homens. Além disso, são necessários 15 anos de contribuição. No caso da aposentadoria por tempo de contribuição –em que não há idade mínima–, o número de pedidos saltou de 131.780 no primeiro trimestre de 2018 para 230.565 no mesmo período deste ano, com aumento de 75%. No caso desse tipo de benefício, o segurado precisa comprovar ao menos 30 anos de recolhimento no caso das mulheres e 35 anos no caso dos homens. De acordo com especialistas, o aumento no número de pedidos está diretamente relacionado com a reforma da Previdência, tema chave para o governo Bolsonaro. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi enviada em 20 de fevereiro para o Congresso. Mesmo antes, desde o dia da posse do ministro da Economia, Paulo Guedes, em 2 de janeiro, o tema tem sido recorrente para a tomada de decisões e é apontado como decisivo para os rumos da economia brasileira nos próximos anos.
Em continuidade à ocorrência iniciada em Caetité, a 100 km de Brumado, a polícia esteve na comunidade Pedrez 2, na zona rural de Tanque Novo, à procura do indivíduo Elson Venancio Oliveira Pereira, de 18 anos, suspeito de participação no crime de roubo registrado na cidade de Caetité, no último dia 7. Na ocasião, ele o comparsa Marcos Aurélio, que já havia sido preso com a arma do crime, atiraram na cabeça do brumadense David Barbosa a fim de roubar a bicicleta da vítima. No local, o indivíduo foi localizado e conduzido até a delegacia de Caetité, juntamente com a motocicleta utilizada para praticar o crime. Na delegacia, o jovem confessou a participação e levou a guarnição e a equipe da polícia civil até o local onde teria escondido a bicicleta da vítima.
O cantor Agnaldo Timóteo segue internado, nesta quarta-feira (22), na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. Ainda não há previsão de alta médica. O filho e assessor do cantor, Márcio Timóteo, informou que ele está estável. "Ele está bem, graças a Deus. Acordou, conversou e tudo. Ele ainda está meio sonolento por conta dos medicamentos, mas já fez o ecocardiograma e durante a tarde vai fazer mais alguns exames", disse. De acordo com o G1, Márcio contou ainda que Agnaldo Timóteo mantinha a pressão arterial sob controle com ajuda de remédios, mas no dia em que passou mal não havia tomado a medicação. “Ele já controlava [a pressão alta] com remédios. No domingo [19], infelizmente, como ele é muito teimoso, ele não tomou o remédio. Acredito que isso também tenha agravado o quadro dele”, ponderou. Agnaldo foi transferido de Barreiras, na região oeste do estado, para a capital baiana na terça-feira (20), um dia após ser internado por conta de um princípio de acidente vascular cerebral (AVC).
O Pedal na Roça desta semana esteve na comunidade do Jatobá, na propriedade do Seu Lindauro Feres da Cruz, de 99 anos, que convive com os desafios da seca que castiga a região. Como o local não conta com rede de água instalada, o idoso precisa comprar água para consumo e para os afazeres do dia a dia. Segundo Seu Lindauro, um caminhão com água chega a custar R$ 100. “Não posso plantar nada aqui”, reclamou ao site Achei Sudoeste, devido à falta d'água. Viúvo há muitos anos, ele tem sete filhos. Na comunidade, Seu Lindauro mora com uma filha e o genro. Na propriedade, ele cria apenas duas vacas para consumo de leite. Apesar das dificuldades, o idoso não troca a vida na roça pela vida na cidade.
O nascimento de um filho muda a vida da família de uma hora para outra. Você percebe que não está mais sozinho e que tem alguém que vai depender de você para tudo nos primeiros meses de vida. Ou seja, que não vai poder sair de perto daquele recém-nascido por muitos minutos. Mas, quando será que esta ficha cai? Para um casal de Hamburg, na Alemanha, os dias na maternidade não foram suficientes para que essa ficha caísse. De acordo com a Revista Crescer, eles esqueceram o filho recém-nascida no carro do táxi, após deixar a maternidade e levar o bebê a primeira vez para casa. O fato foi compartilhado nas redes sociais da polícia de Hamburg, na Alemanha. No post feito pelo órgão eles disseram que: “Depois de alguns dias no hospital, a hora mais emocionante deve ser ir a primeira vez para casa. Juntos, a família que estava no hospital pegou um táxi e dirigia-se para casa. Chegando lá, desceram do carro, despediram-se do taxista e entraram em casa. Minutos depois, eles levaram um susto ao perceberam que o bebê havia ficado no táxi”. Segundo a polícia, a tentativa dos pais de correr atrás do táxi não foi bem-sucedida. E, como o bebê estava em profundo sono, o taxista não notou que a criança permanecia no automóvel, e continuou dirigindo. Ele, inclusive parou para almoçar e deixou o pequeno sozinho no veículo, em um estacionamento subterrâneo. Por sorte, o motorista parou em um local coberto, de modo que o carro não ficou aquecido, o que poderia ter causado a morte da criança. Depois do almoço, que foi rápido, o taxista retornou para o veículo e foi somente quando parou para pegar mais um passageiro que percebeu a presença do bebê. Na verdade, foi o passageiro quem o alertou. “O passageiro ficou confuso ao ver um recém-nascido no banco de trás e avisou o taxista. Foi então que o pequeno acordou e começou a chorar. O taxista ligou para a polícia imediatamente”, relatou um representante da polícia de Hamburgo, em nota para a imprensa, publicada nas redes sociais. Apesar do susto, o recém-nascido está bem e foi devolvido aos seus pais pouco após o taxista ter chamado a polícia.
A nota fiscal eletrônica da prefeitura municipal de Brumado está sendo atualizada e alguns comerciantes estariam tendo dificuldades para acessar o sistema e emitir o documento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Secretário Municipal de Administração de Brumado, João Nolasco, a plataforma webiss começou a ser atualizada desde o dia 22 de abril a fim de propor grandes benefícios, tanto para o emissor de nota fiscal quanto para a própria prefeitura. O secretário afirmou que, enquanto o sistema está sendo modificado e adaptado, os empresários que estiverem tendo dificuldades para emitir a nota fiscal podem ligar nos números (77) 3441-8713 ou (77) 3441-8709 e informar o CNPJ da empresa. A própria prefeitura, conforme explicou Nolasco, está entrando em contato com a Webiss a fim de liberar, individualmente, a nota de cada contribuinte. “Até o final dessa semana ou início da próxima, o problema estará resolvido”, garantiu.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Mantida pelo Governo do Estado, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), unidade de Brumado, está dispensando doadores voluntários devido à falta de materiais. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, várias pessoas que costumam doar sangue com frequência foram dispensadas após comparecer à unidade por conta da falta de bolsa para coleta. A situação pode prejudicar dezenas de pessoas e baixar os estoques da unidade.
O novo decreto sobre armas publicado nesta quarta-feira (22) fixa em 14 anos a idade mínima para praticar tiro esportivo. Também estabelece a exigência de autorização de ambos os responsáveis do adolescente, ou de apenas um deles, na falta do outro. De acordo com o G1, o texto anterior publicado pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), em 8 de maio, não estabelecia limite de idade e permitia a prática de tiro com o aval de apenas um dos responsáveis legais. Antes dos decretos de Bolsonaro, crianças e adolescentes só podiam praticar tiro com autorização judicial.
Na quarta-feira (22), um evento foi realizado no auditório da prefeitura municipal de Brumado a fim de debater a diminuição da evasão escolar e o recrutamento dos alunos de volta para as salas de aula. A campanha visa a obtenção do Selo Unicef 2017/2020. Várias representações de núcleos e órgãos públicos se reuniram no evento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Denise Pinto, articuladora do Selo Unicef para o município, explicou que no evento foi apresentado apenas um dos resultados sistêmicos que o selo propõe: que é a busca ativa escolar. Segunda ela, o município precisa cumprir a proposta para que possa estar presente na cerimônia de certificação do Selo Unicef. Uma reunião com os agentes comunitários de saúde já foi realizada, tendo em vista que, conforme a articuladora afirmou, os profissionais são peça fundamental no cumprimento da proposta, já que conhecem a realidade de cada comunidade. “Eles vão informar pra gente quem são esses alunos que estão fora da escola para fazermos a matrícula e eles possam retornar para sala de aula”, declarou, acrescentando que os motivos da evasão são diversos, entre os quais conflitos com a lei, uso de drogas e gravidez indesejada. Na oportunidade, houve encenações de danças e teatro por parte de alunos do Colégio Professora Nice Públio e da Escola Professora Clarice Moraes.
Através de uma carta, as mães de alunos buscam o direito de manter os filhos na Escola de Tempo Integral Sá Teles, na Vila Presidente Vargas, para a qual foram transferidos no início do ano letivo após determinação da prefeitura municipal. A Secretária Municipal de Educação, Ednéia Ataíde, esclareceu que a transferência dos alunos para a Escola Sá Teles foi provisória, até que a questão da reforma do prédio da escola de origem, a Suzana Maria, fosse definida. Na carta, as mães alegam que, no início da mudança, os pais questionaram apenas se a Escola Sá Teles teria condições de receber as crianças, visto que na unidade também estudam adolescentes. Segundo as mães, em nenhum momento, o modelo de tempo integral foi questionado, tal como foi dito pela secretária. Além disso, elas alegam que, em nenhum momento, foi informado que a mudança seria temporária. “Por que depois de passar por tantas dificuldades para implantação, quando está tudo em seu fluxo normal, querem voltar tudo à estaca zero? Se o planejamento é para integrar 100%, por que pegar os alunos que já estão adaptados e voltar todos para uma escola com condições, no mínimo, questionáveis?”, argumentaram. Uma das mães disse ao site Achei Sudoeste que se a Escola Suzana Maria precisa de reforma é porque não tem condições estruturais de receber novamente os alunos. Segundo ela, até cobras já foram encontradas na unidade.
Iniciadas em agosto do ano passado, as obras do Gás Sudoeste – Duto de Distribuição do Sudoeste do estado da Bahia, seguem em ritmo acelerado. Com mais de 57 km de tubos já enterrados e mais 2,2 km prestes a serem colocados, entre as cidades de Itagibá e Jequié, a construção já passou de 50% de avanço físico. “Para a Bahiagás, é uma satisfação ver o desenvolvimento chegando a todo vapor a essa importante região do estado. O nosso objetivo é que, em breve, as empresas, o comércio, as residências e toda a população local possam usufruir dos benefícios do gás natural”, ressaltou o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza. A construção do Gás Sudoeste faz parte da diretriz estratégica da Bahiagás de interiorização do gás natural na Bahia. Ele será o maior duto de distribuição do Nordeste e o segundo maior do país, com extensão prevista de 306 km, interligando os municípios de Itagibá e Brumado, passando por cidades como Jequié e Maracás, entre outras. Na prática, o duto passará por 12 municípios, mas vai gerar impacto direto em 15 cidades do Sudoeste do estado. A chegada do gás natural levará muitos benefícios para a região. O energético atenderá indústrias, postos de combustíveis, estabelecimentos comerciais, grandes mineradoras, hotéis e residências. Com estimativa de tempo de execução total de quatro anos (projeto e obra), o empreendimento está estimado em cerca de R$ 400 milhões, contabilizando as três etapas da obra (Itagibá – Jequié, Jequié – Maracás, Maracás – Brumado).
Na última segunda-feira (20), um homem morreu afogado no Distrito de Maniaçu, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Aelson Silva Brito, de 48 anos, teria tido um ataque epilético, desmaiou e caiu dentro de uma caixa d´água no local. Ele estava sozinho em casa e acabou morrendo afogado. A vítima foi achada por familiares já sem vida. Peritos da Polícia Civil de Guanambi realizaram o levantamento cadavérico e o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal para ser submetido a perícia.
Um jovem foi preso após matar um casal em Itapetinga, na região sudoeste da Bahia, na noite desta segunda-feira (20). Daniel Nunes de Souza, de 19 anos, alegou como causa do crime uma dívida de R$ 500 pela venda de um motosserra a Gervásio Moreira de Castro. Daniel matou Gervásio a golpes de facão e a mulher Miriam Partenostro Ferreira Castro por estrangulamento. Segundo o delegado Roberto Júnior, coordenador da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), Daniel foi preso horas depois dos crimes. Ele levou os policiais até o local onde escondeu o corpo de Gervásio, a motosserra que motivou as mortes e R$ 400, que foram subtraídos da vítima. Segundo apuração, Daniel procurou Gervásio no distrito de Itaimbé, zona rural de Potiraguá. O acusado pediu uma carona até a localidade de Teixeira do Progresso, na cidade vizinha de Mascote. No trajeto, após pedir que Daniel parasse o carro para checar um pneu que estaria vazio, o acusado atacou a vítima com um facão. Depois de vários golpes na cabeça, ele levou o corpo para um matagal, às margens da estrada. De volta a Itaimbé, Daniel foi até a casa de Gervásio, onde assassinou a companheira dele Míriam Partenostro Ferreira Castro. Míriam permitiu o acesso de Daniel ao imóvel depois que ele alegou que atendia um pedido de Gervásio, para buscar a motosserra. A mulher foi estrangulada por Daniel, que utilizou as mãos e um fio elétrico para cometer o crime. Poucas horas depois, o criminoso foi preso em flagrante por uma guarnição da Polícia Militar.
A prefeitura municipal de Brumado realizará um leilão de equipamentos, veículos e outros bens móveis para modernização do seu acervo. Todas as informações referentes ao leilão são fornecidas pela Comissão Permanente do Leilão, que atende diariamente de 08h às 12h e de 14h às 18h, na sede da prefeitura, ou pelo telefone (77) 3441-8766. O evento acontece no dia 31 de maio, às 09h, no auditório do Semac, que fica localizado na Rua Dr. Mário Meira, 79.
Robert F. Smith, o negro mais rico dos Estados Unidos, fez o anúncio recente de que irá pagar as dívidas estudantis de todos os estudantes da Morehouse College, em Atlanta. O valor estimado a ser doado ultrapassa os R$ 140 milhões. Smith anunciou a doação na frente de todos os estudantes — em sua maioria negros — durante a formatura da turma. O bilionário era o convidado de honra da cerimônia. O ato foi celebrado por importantes personalidades e ativistas da igualdade entre negros e brancos, como o diretor de cinema Spike Lee, em seu Instagram, e a filha de Martin Luther King Jr., Bernice. O bilionário começou sua carreira como engenheiro químico da Goodyear e frequentou a escola de negócios da Universidade Columbia. Mais tarde, ele criaria o Vista Equity Partners, empresa que cria aportes para companhias de software. O negócio é o responsável pela fortuna de R$ 20,5 bilhões de Smith, segundo estima a Forbes. O empresário diz acreditar no ensino como base para o crescimento da sociedade e ascensão de famílias pobres. Além da doação aos estudantes, Smith já investiu R$ 20 milhões no Museu Nacional de História Afro-Americana e Cultura dos Estados Unidos.
Na última terça-feira (21), o policial militar José Passos Guimarães, 52 anos, foi sepultado no Cemitério Jardim Santa Inês, em Brumado. Familiares, amigos e colegas se despediram do PM com várias homenagens. O policial morreu na manhã de segunda-feira (20), na cidade de Feira de Santana, após lutar contra problemas renais. Guimarães fazia hemodiálise, mas o caso se agravou nos últimos dias e ele não resistiu. O corpo foi velado em Brumado, onde atuava na 34ª CIPM. No Cemitério Jardim Santa Inês, os colegas fizeram um corredor e bateram continência em frente ao caixão como última despedida ao amigo. Guimarães era natural de Contendas do Sincorá.
Depois de nove anos de espera por uma cirurgia no Instituto de Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Carlos Augusto de Abreu e Silva, de 69 anos, morreu na segunda-feira (20) sem conseguir uma nova prótese de quadril. A espera pela cirurgia começou em 2010, quando ele entrou na fila para conseguir uma revisão da prótese que havia colocado na região do quadril após se acidentar no ano de 2005. Naquela época, Carlos entrou na fila com o número 182. Enquanto esperava pela revisão, ele se machucou novamente e deslocou a prótese, tendo uma retração do osso do quadril, o que dificultava a locomoção. Os médicos informaram que, mesmo naquela condição, Carlos Augusto deveria aguardar na mesma fila de espera. Em 2018, já com uma infecção, Carlos ainda aguardava, com a prótese deslocada, pela revisão e nova cirurgia. O número que ele ocupava na fila era o 46. Depois de quase uma década esperando para ser atendido, a infecção de Carlos piorou. Ele foi internado no Hospital Rocha Faria, na Zona Oeste da cidade, teve pneumonia e morreu na segunda-feira (20), ocupando a 40ª posição na fila do Into. “Ele sempre lutou por ele e pelas 12 mil pessoas que estavam na fila. Há 11 meses, ele falou que ele pedia misericórdia. Então, ontem, o Estado não teve misericórdia, o governo ao teve misericórdia, mas Deus teve misericórdia porque ele descansou. Hoje, eu sinto uma sensação maior de impunidade. De que, mais uma vez, o descaso, e a negligência venceram”, desabafou a filha de Carlos Alberto. O pedido de ajuda relatado pela filha é mostrado em um dos últimos vídeos gravados pelo paciente antes de falecer.
Na última terça-feira (21), a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) foi informada de que havia um rapaz circulando armado pelas ruas do Bairro Nossa Senhora da Paz, em Caetité, a 100 km de Brumado. A guarnição deslocou-se até o local, onde conseguiu prender o indivíduo, identificado como Marcos Aurélio Da Silva Pinto, vulgo Calango. A polícia encontrou na residência do mesmo uma arma de fogo calibre 38 municiada. Marcos Aurélio é suspeito de participar do roubo ao brumadense David Barbosa dos Santos, ocorrido no dia 07 deste mês, na BR-122. Ele segue tratamento no Hopsital Português, na cidade de Salvador. O indivíduo e o material apreendido foram conduzidos para a delegacia de Caetité, onde ficará à disposição da justiça.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (21) um reajuste nos valores da bandeira tarifária amarela e da bandeira vermelha, nos patamares 1 e 2. O maior reajuste ocorreu na bandeira amarela, que passou de R$ 1 a R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) – uma alta de 50%. De acordo com o G1, o patamar da bandeira vermelha 1 passou de R$ 3 para R$ 4 a cada 100 kWh, alta de 33,3%, e o patamar 2 da bandeira vermelha passou de R$ 5 para R$ 6 por 100 kWh consumidos, alta de 20%. Novos valores (por 100 kWh): Bandeira amarela: R$ 1,50; Bandeira vermelha 1: R$ 4,00; Bandeira vermelha 2: R$ 6,00. O reajuste servirá para adequar o valor do custo extra a ser cobrado dos consumidores em períodos em que a produção de energia ficar mais cara. O objetivo é que a arrecadação com as bandeiras fique o mais próximo possível do valor extra gasto com a geração de energia. Segundo o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, o reajuste evitará que a conta da bandeira tarifária fique deficitária em 2019. Em 2017, a conta da bandeira fechou com um déficit de R$ 4,4 bilhões e em 2018 o déficit foi de cerca de R$ 500 milhões. Esses déficits foram incluídos nos reajustes tarifários.
Neste ano, o Bairro São Jorge realizará em Brumado o seu Primeiro Arrasta Pé nos dias 15 e 16 de junho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o organizador do evento, Wagner Moreira, morador do bairro há 20 anos, disse que já promove o tradicional Dia das Crianças da localidade e, agora, decidiu realizar também, pela primeira vez, a festa junina. A ideia surgiu, segundo ele, de alguns colaboradores que o ajudam a organizar o dia das crianças. “Os preparativos já estão encaminhados. Estamos correndo atrás para tudo dar certo”, afirmou. Moreira ainda adiantou que as atrações estão confirmadas: Julinho Vocal, Udson Santana e Lucas Aguiar. O organizador garantiu que a estrutura da festa será diferenciada. “Dias 15 e 16, o primeiro arrasta pé do Bairro São Jorge. Vamos que vamos”, convidou.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária municipal de educação, Edneia Ataíde, falou sobre a reivindicação de mães de alunos da Vila Presidente Vargas. Estas não querem que seus filhos saiam da escola de tempo integral para a qual foram transferidos no início do ano letivo e retornem para a Escola Sá Teles, instalada na Vila Catiboaba. As mães alegam que a unidade de ensino está em estado precário e não tem condições estruturais de receber os alunos. “Na Escola Suzana Marinho a gente trabalha com alunos das séries iniciais, que é o antigo primário e, na Escola Sá Teles, a gente trabalha com alunos das séries finais, que é o colégio. A gente ainda está em negociação com a Magnesita, porque o prédio da Escola Suzana é da empresa. A prefeitura fez um projeto, que já está pronto, e a gente está fazendo um acordo para a Magnesita fazer a reforma e ampliação do prédio”, explicou. A secretária ainda esclareceu que a transferência dos alunos para a Escola Sá Teles foi provisória, até que a questão da reforma fosse definida. A Magnesita optou pela não realização da obra e preferiu doar um terreno para a prefeitura. No entanto, de acordo com Ataíde, o suposto proprietário do terreno cercou o mesmo, gerando um impasse que está na esfera judicial. “Essa questão leva um tempo e, como a gente percebeu que não vai dar para construir agora, estamos trazendo os alunos de volta para a Escola Suzana. A intenção não é tirar do tempo integral, mas sim melhorar porque a escola das séries iniciais é a Suzana”, destacou, acrescentando que misturar crianças grandes e pequenas não foi uma mudança satisfatória. Ataíde garantiu que a escola não está em estado precário e que, de qualquer forma, a prefeitura irá resolver a questão.