O Brasil registrou a abertura de 32.140 novas vagas de trabalho com carteira assinada em maio, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira, 27, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, em Brasília. É o menor desempenho para o mês desde 2016, quando houve fechamento de vagas. Em maio do ano passado, foram gerados 33.659 novos postos de trabalho formais. De acordo com a Veja, o saldo positivo de maio foi resultado de 1.347.304 admissões e 1.315.164 desligamentos. No ano, foram criados 351.063 novos empregos (+0,91%), elevando para 38,761 milhões o estoque de empregos formais no país – o maior estoque desde maio de 2016, quando o Caged registrou 38,783 milhões de empregados com carteira assinada. Já no acumulado de 12 meses, o saldo positivo chega a 474.299 novos postos de trabalho, equivalente a um crescimento de 1,24%. O crescimento do emprego em maio foi impulsionado pelo setor da agropecuária, que registrou a abertura de 37.373 novos postos, um crescimento de 2,39% sobre o mês anterior. O segundo maior saldo de maio foi do setor de construção civil, com abertura de 8.459 novos postos de trabalho. Em seguida, aparecem os setores de serviços, com saldo de 2.533 novas vagas, administração pública (+1.004 postos) e extrativa mineral (+627). Houve recuo no mês em três setores: comércio (-11.305 postos), indústria da transformação (-6.136) e serviços industriais de utilidade pública (-415).
Morreu na noite desta quarta-feira (26) o garoto Joaquim Esperidião Almeida Rodrigues, de 11 anos, morador da comunidade de Barra, na zona rural de Érico Cardoso, a 144 km de Brumado. Ele lutava contra uma leucemia linfoide aguda desde os 3 anos de idade. Joaquim estava internado para tratamento no Hospital do Câncer de Barretos, no estado de São Paulo, onde faleceu. Em 2018, familiares e amigos realizaram uma grande mobilização para conseguir doadores de sangue para teste de compatibilidade de medula óssea, já que ele necessitava de um transplante. A morte precoce do garoto comoveu a toda cidade.
Um homem de 41 anos foi preso, na quarta-feira (26), suspeito de estuprar uma menina, na cidade de Teixeira de Freitas, na região sul da Bahia. Conforme a delegada Vivianne Scofield, a vítima foi estuprada quando tinha 12 anos. Para não atrapalhar as investigações, a polícia não informou detalhes sobre o crime, como por exemplo, o ano em que ocorreu o estupro, nem por quanto tempo a garota foi vítima do homem, ou a idade atual dela. De acordo com o G1, o suspeito foi preso no bairro Monte Castelo, durante rondas da polícia. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde permanece preso. O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade.
A Polícia Civil da Bahia investiga o desaparecimento do caminhoneiro Antônio Roberto Aguiar, de 64 anos, que saiu da cidade Seabra, na região da Chapada Diamantina, e seguia para o Porto de Salvador com uma carga de soja. Nem ele e nem o carregamento chegaram ao destino. O caminhoneiro desapareceu na última quinta-feira (20). Após o sumiço, o caminhão que ele dirigia foi encontrado vazio em um trecho da BR-110, no município de Jeremoabo, no norte do estado. A família de Antônio Roberto registrou o desaparecimento e está oferecendo uma recompensa de R$ 10 mil para quem tiver pistas do paradeiro da vítima. O caso está sob investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Carga (Decarga).
Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) mostra os seguintes percentuais de avaliação sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL): Ótimo/bom: 32%; Regular: 32%; Ruim/péssimo: 32%; Não sabe/não respondeu: 3%. A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, o levantamento foi feito entre os dias 20 e 23 de junho e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Em abril, o Ibope divulgou uma pesquisa também encomendada pela CNI sobre a aprovação do presidente. Os números de abril foram: Ótimo/bom: 35%; Regular: 31%; Ruim/péssimo: 27%; Não sabe/não respondeu: 7%.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quinta-feira (27), julgou procedente termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Urandi, Dorival Barbosa do Carmo, em razão de irregularidades no pagamento de diárias e inscrição para participação nos eventos solenes de entrega de premiação aos “Os 100 melhores Prefeitos do Brasil”, “Medalha Brasil-Suíça” e “Medalha Cidade do Recife”, promovido pela União Brasileira de Divulgação (UBD). Os gastos alcançaram o montante de R$ 4.480,00 e foram realizados no exercício de 2017. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, deixou de determinar o ressarcimento aos cofres municipais da quantia indevidamente utilizada, vez que o gestor comprovou o recolhimento antecipado do valor. O termo de ocorrência foi lavrado após o programa jornalístico “Fantástico”, da Rede Globo, divulgar, no dia 05/08/2018, matéria sobre a compra de diplomas e de medalhas de honra ao mérito por políticos com a utilização de recursos públicos. A reportagem, intitulada “Jumento paga empresa e é diplomado como um dos melhores prefeitos do Brasil” acabou por ganhar repercussão nacional. Para o relator, o gestor não cuidou de adotar uma postura mais atenta no sentido de evitar a realização dos referidos gastos públicos “com uma entidade desconhecida, descredibilizada e desprovida de critérios para emitir certificados e documentos afins. E ressaltou que o prefeito não se deu ao trabalho de verificar previamente a idoneidade da entidade promotora de tais eventos, que não visam um fim público e se destinam tão somente à promoção pessoal de autoridades ou servidores”. Cabe recurso da decisão.
A tradicional festa de São Pedro do Bairro Olhos D'água, em Brumado, acontece neste final de semana e a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) já montou o plano de serviço para o evento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da entidade, Major Mário Cabral, informou que a polícia contará com reforços de 16 soldados para garantir a tranquilidade da festa. “Vamos empregar policiais na área interna do evento, na área externa e também manteremos o policiamento normal na cidade, garantindo assim a segurança da população brumadense e das pessoas que irão participar dos festejos”, destacou. Segundo o Major, a festa também contará com sistema de videomonitoramento, além de outros recursos tecnológicos, para assegurar a paz no evento, assim como aconteceu no aniversário da cidade.
Se você está com as gengivas sensíveis, avermelhadas, inchadas e com sangramento, você precisa de um tratamento. O odontólogo Anderson Tadeu, especialista em prótese dentária, afirma que sangramento nas gengivas é sinal de que elas não estão saudáveis como deveriam. Atenção! Quando há sangramento gengival durante sua higiene, é sinal de uma gengivite. A gengivite é uma inflamação provocada pela presença de bactérias na gengiva, explica o cirurgião-dentista.
Ele ainda explica que, se a placa bacteriana não for removida, ela se transforma em um depósito duro chamado de tártaro, que fica preso no dente. Deve-se, então, fazer uma limpeza geral e ao mesmo tempo uma avaliação da sua boca. A limpeza é um procedimento simples e, normalmente, indolor. O ideal é que seja realizada ao menos duas vezes ao ano, com intervalo de seis meses entre elas. Mas, para aqueles que têm maior propensão para o aparecimento de cáries e doenças bucais, a periodicidade do procedimento pode ser de até três em três meses.
Agora que você já conhece os benefícios da limpeza dentária e qual a frequência ideal para realizá-la, agende sua avaliação na Neo Odonto pelo telefone (77) 3441-9262 ou pelo celular (77) 99702-3049 (WhatsApp). O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, Rua do Jurema, Centro, Brumado-BA.
Toda a estrutura para realização do São Pedro do Bairro Olhos D'água, em Brumado, já está sendo montada. A festa acontece neste final de semana e promete mobilizar um grande público à Praça Donatila Meira Lobo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Associação de Moradores do Bairro, Devair Messias, o popular Vadinho, disse que a entidade participa do evento prestando suporte à prefeitura para realização da melhor festa possível. Além disso, a associação possui uma barraca na festa, assim como diversos outros ambulantes. “Também reivindicamos uma série de melhorias para o pessoal da prefeitura fazer uma festa de qualidade e sempre bonita como foi em todos os anos. A melhor festa de Brumado é o São Pedro do Olhos D'água”, contou. Devido à grandiosidade da festa, que cada vez mais atrai um público maior, o presidente comunitário informou que existe um projeto que prevê a adesão de mais ruas transversais para o circuito do São Pedro na localidade, as quais seriam utilizadas para instalação da praça de alimentação. O objetivo, segundo ele, é deixar a praça livre de barracas. “Essa festa é do Olhos D'água, são 34 anos de tradição. Quem começou tudo isso foram os próprios moradores e a associação”, defendeu.
A seleção brasileira, enfim, se livrou do fantasma paraguaio na Copa América. Depois de ser eliminado da competição pelo adversário nos pênaltis em 2011 e 2015, o Brasil desta vez passou pelo Paraguai nas penalidades com vitória por 4 a 3, após o empate por 0 a 0 na noite de hoje, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. É a primeira vez desde 2007 que a seleção chega à semifinal do torneio - o rival ainda não está definido. De acordo com o Uol Esporte, após um primeiro tempo sem muitas emoções - inclusive com os paraguaios criando a melhor chance, em defesa de Alisson após chute de Derlis González -, o Brasil sobrou na etapa final. Foram muitas finalizações perigosas, com intervenções decisivas do goleiro botafoguense Gatito Fernández, e até uma bola na trave de Willian aos 44 minutos. Nos acréscimos, Everton e Philippe Coutinho só não marcaram porque desvios da defesa salvaram o Paraguai. A tensão e a retranca paraguaia acabaram prevalecendo.
A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou as jóias roubadas de um salão de beleza localizado no Bairro São Félix, em Brumado. O roubo ocorreu no dia 22 último. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, após denúncia anônima, a polícia realizou diligências em uma residência localizada no centro da cidade. O padrasto do suspeito permitiu a entrada dos policiais no local, onde foi encontrado Francis Júlio Rodrigues Pereira, de 23 anos. Com ele foram encontrados 11 pulseiras, 7 pingentes e 6 pares de brincos. O indivíduo foi conduzido e apresentado na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde foi autuado em flagrante por receptação.
A implantação de uma unidade da MG Óxidos, no município de Brumado, gera atualmente 40 empregos diretos e 100 indiretos. O investimento foi de aproximadamente R$ 6 milhões, com a produção de 15 mil toneladas de calcário/óxidos para o mercado Siderúrgico. As obras de implantação foram visitadas por uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na semana passada. O projeto é fruto de protocolo de intenções assinado com o Governo do Estado, por meio da SDE, no mês passado. “Esse investimento trouxe para Brumado, que é conhecida como a 'Capital do Minério', por possuir em seu subsolo variados tipos de minerais, e a Tanhaçu, que é produtor de cal, calcário e mármore, um crescimento significante na economia e geração de novos empregos na região”, afirmou João Leão, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico. A MG Óxidos atua na produção de calcário estabilizado e customiza calcário e minério, conforme solicitação dos seus clientes. A empresa possui um pré-acordo com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) para a construção de um terminal logístico ferroviário, proporcionando a geração de 300 empregos durante a construção e mais 150 na operação plena do projeto.
Em comemoração aos seus dois anos de existência em Brumado, a Gráfica Life Print lançou uma promoção imperdível. Na compra de 2500 folhetos, você ganha 500 cartões de visita 4x4 e 01 banner 1,00 x 0,70. Além disso, os 10 primeiros compradores ganharão um brinde surpresa. A promoção é válida do dia 1º a 31 de julho. Aproveita e faça a sua encomenda. A Life Print fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, nº 192, no Bairro das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.
Na última semana, a Reunião Intermediária de Acompanhamento do Selo Unicef, ação considerada obrigatória para obtenção da certificação, foi realizada na Central de Conselhos, em Brumado. A reunião teve como objetivo avaliar o Plano de Ação com base no Relatório de Meio Período, ou seja, rever estratégias considerando a última avaliação do município de Brumado. Na oportunidade, estiveram presentes representantes: da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Cada órgão reavaliou e compartilhou medidas a serem intensificadas visando o aprimoramento da rede de proteção às crianças e adolescentes.
Iniciando seu atendimento na Clínica Mais Vida o geriatra, Rafael Correia observa que seu trabalho em Brumado é muito promissor e cada vez mais verifica a necessidade do atendimento especializado a idosos, porque é um tipo de população que vem aumentando, cada vez mais a população tem ficado mais velha e são pessoas que precisam de um atendimento diferenciado, um olhar mais global, uma avaliação em determinados aspectos da saúde. Cita a interação medicamentosa, pois não é raro um paciente que é idoso tomar cinco, seis, sete medicamentos, muitas vezes um interferindo no funcionamento de outro medicamento, salientando que alguns não tem indicação médica. estaca que Brumado, como todo Brasil vem apresentando uma mudança na faixa etária da população, pois a de maior idade vem aumentando e este fato faz com que seja preciso a realização de medidas de inclusão do idoso na sociedade, não só na área da saúde, mas num contexto geral, por exemplo, com incentivo a viagens com passagens gratuitas, a participação em atividades culturais, integração na sociedade com relação ao trabalho, realização de atividades em grupo. Com relação a área da saúde Rafael frisa que percebe uma falta de profissionais que tenham a capacidade de trabalhar bem com o idoso, muitas vezes o conhecimento médico avança tanto que fica especializado e ao mesmo tempo subespecializado, pois o médico acaba perguntando apenas o que é da sua área, esquecendo que existe a necessidade de uma avaliação global do paciente. Finalizando chama a atenção para uma alimentação saudável, uma vida ativa, visitas a amigos e familiares, sendo a convivência de fundamental importância para um envelhecimento saudável. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.
A Justiça Eleitoral de Caetité, a 100 km de Brumado, tem se esforçado para fazer com que a população da 63ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Lagoa Real e Caetité, faça o recadastramento biométrico e regularize as suas pendências. A Chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Patrícia Soares, se mostrou preocupada já que a procura pelo cadastramento tem sido bem baixa. Segundo ela, a baixa procura agora provocará tumulto e filas no final do prazo. De acordo com o Sudoeste Bahia, Soares informou que o posto de atendimento em Lagoa Real já está funcionando. Para o mês de julho, o distrito de Maniaçu receberá um posto itinerante que percorrerá outras localidades na cidade de Caetité.
O juiz da Operação Lava Jato, Luiz Antônio Bonat, determinou o sequestro e arresto de até R$ 77,9 milhões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o G1, a decisão é do dia 18 de junho e foi tomada após pedido do Ministério Público Federal (MPF), em processo que envolve a compra de um terreno onde seria construída uma nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente, em São Bernardo do Campo.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pela prefeita de Anagé, Elen Zite Pereira dos Santos (PDT), para manter a aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2017, mas reduzir a multa imputada de R$ 4 mil para R$ 3,5 mil. Foi mantida ainda a multa no valor de R$ 21.600,00, que corresponde a 12% dos subsídios anuais da gestora, pela não redução da despesa total com pessoal. No recurso, a gestora comprovou a regularidade da contratação de atrações artísticas para festejo municipal de emancipação política, por meio da Inexigibilidade de Licitação nº 011/2017, no valor de R$ 19 mil.
Os festejos juninos aqueceram as vendas no comércio da cidade de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local, Fernando Coelho. Segundo ele, além da festa de São João, tradicional na cidade e região, o aniversário do município refletiu diretamente no incremento do consumo. De acordo com dados da Federação de Lojistas da Bahia, nacionalmente, houve um decréscimo nas vendas nesse período. “Em Brumado, para o mesmo período, houve um crescimento de 5.7%. Ficamos felizes porque Brumado é uma cidade com potencial enorme de crescimento, que, muitas vezes, é travada por questões políticas”, avaliou. Segundo Coelho, quando a cidade é ornamentada para realização de festas em geral, os efeitos são positivos para o comércio. “A gente espera que a gestão atual, que já enfeitou a cidade várias vezes, realize esforços e continue fazendo esse trabalho porque faz a diferença. Isso é importantíssimo para o nosso comércio”, cobrou, estendendo as suas reivindicações aos comerciantes para adesão e maior participação com relação à entidade representativa.
A Bahia está entre os oito estados do país que ainda não conseguiram atingir a meta de vacinação contra a gripe, aponta um balanço do Ministério da Saúde. Conforme o órgão, até a segunda-feira (24), 86% do público-alvo havia se vacinado — meta é imunizar 90%. Os estados do Acre (86,7%), Rio de Janeiro (86,9%), São Paulo (84,7%), Paraná (86,9%), Santa Catarina (86,8%), Rio Grande do Sul (86,5%) e Mato Grosso do Sul (89,8%) também não tinham atingido a meta. De acordo com o G1, dezoito estados e o Distrito Federal, entretanto, conseguiram vacinar 90% do público-alvo. Ou seja, mais de 53,5 milhões de pessoas dos grupos prioritários buscaram os postos de saúde. O estado brasileiro com a maior cobertura vacinal contra a gripe é o Amapá, com 100%. Em segundo lugar está Rondônia, com 97%, e Espírito Santo, com 96%.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de enfermagem do Samu 192 na região de Brumado, Luiz Carlos, informou que o feriado de São João no município foi bastante tranquilo até pela tradição de não haver uma festa grande na cidade. “Por incrível que pareça foi muito tranquilo. Até ficamos surpresos por ser um final de semana com feriado e ter várias festas na região. Do dia 20 ao dia 25, registramos apenas alguns acidentes, nada fora do normal ou grave”, disse. Especificamente nos dias 23 e 24, segundo o coordenador, não foi registrada nenhuma ocorrência na cidade de Brumado. Para Luiz Carlos, as pessoas estão mais conscientes e prudentes, tanto ao volante como em seus momentos recreativos. “Até pelas leis de trânsito que estão mais duras, a população procura estar mais consciente. Isso diminuiu muito os acidentes”, avaliou.
O Ministério Público Federal (MPF) informou, nesta quarta-feira (26), que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a instauração de inquérito policial para apurar supostos crimes eleitorais cometidos pelo senador e ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) em campanhas nos anos de 2006 e 2010. A decisão atendeu a recurso movido pelo Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA), no último dia 8 de abril. De acordo com o MPF, a partir de acordos de delação premiada relacionados à Lava Jato, o STF encaminhou as investigações referentes ao senador para andamento na Justiça Federal na Bahia. De acordo com o G1, dentre os fatos a serem investigados, conforme o órgão, estão supostos pagamentos de benefícios indevidos ao ex-governador em troca de favorecimento à empresa Odebrecht, além de colaborações da construtora para a campanha de Jaques Wagner ao cargo de governador nas eleições de 2006 e 2010, por meio de doações contabilizadas e de “caixa 2”. Em nota, a defesa do senador Jaques Wagner afirma estar tranquila com este processo, uma vez que o Poder Judiciário já decidiu, por reiteradas vezes, que não existem elementos mínimos para justificar a investigação, seguindo entendimento consagrado pelo Supremo Tribunal Federal. Ainda segundo a assessoria de Wagner, cabe esclarecer ainda que a decisão divulgada nesta quarta é sobre a instância, não sobre o mérito do processo e não obriga a instauração de inquérito. A Odebrecht informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “tem colaborado de forma eficaz com as autoridades em busca do pleno esclarecimento de fatos do passado narrados pela empresa e seus ex-executivos”. A empresa disse, ainda, que “já usa as mais recomendadas normas de conformidade em seus processos internos e segue comprometida com uma atuação ética, íntegra e transparente”.
Um agente de endemias de Brumado, que preferiu não se identificar temendo represálias, denunciou que o Município tem obrigação de oferecer o reajuste salarial com retroativo ao mês de janeiro, porém, em negociação, a atual Administração não aceitou pagar o que deve de imediato e irá parcelar o valor. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o servidor disse que a categoria se reuniu com o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, e com o secretário municipal de finanças, João Nolasco, e ambos informaram que a prefeitura não tem dinheiro para pagar os agentes e a única forma é fazendo o parcelamento da dívida em cinco vezes. “Acho isso o cúmulo, um absurdo. Se o dinheiro veio para nos pagar, por que não nos pagaram desde janeiro e deixaram acumular? Eles desviaram o dinheiro para outra coisa, como o próprio Cláudio Feres falou, foi usado para pagar os nossos próprios encargos, e a gente agora é obrigado a receber esse retroativo de forma parcelada”, destacou. Segundo o servidor, a Administração está irredutível e não aceitou a opção de parcelar em duas vezes proposta pela comissão representativa da categoria. Diante da falta de acordo, os agentes irão acionar o Ministério Público Estadual (MPE). “Isso pra eles é uma merreca. Pra eles que estão com o bolso cheio não faz falta, mas pra nós que somos assalariados faz falta sim”, reivindicou.
A Comissão de Constituição, Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto de lei que libera a posse de arma em toda a área rural, não só na sede da propriedade. O texto deve ser analisado ainda nesta quarta-feira (26) pelo plenário da Casa. Se for aprovado, seguirá para a Câmara. De acordo com o G1, hoje, pelo Estatuto do Desarmamento, a posse de arma de fogo (direito de ter uma arma casa) é permitida, para aqueles que têm o registro, no interior da residência ou domicílio. O texto aprovado na CCJ inclui o seguinte trecho no Estatuto: “aos residentes em área rural, considera-se residência ou domicílio toda a extensão do respectivo imóvel rural”. O autor da proposta, senador Marcos Rogério (DEM-RO), disse que o texto dá ao proprietário de terras direito à legítima defesa. “Não tem sentido deferir a posse ao morador da zona rural, mas não permitir que ele exerça seu legítimo direito de defesa fora da sede da fazenda”, afirmou o senador. Nesta terça, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou um projeto de lei que prevê mudanças no Estatuto do Desarmamento. Uma das alterações propostas por Bolsonaro visa estender a posse de armas para todo o imóvel rural. O texto do presidente ainda precisa passar pela Câmara e pelo Senado.