Está em tramitação na 90ª Zona Eleitoral, em Brumado, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra a prefeita e o vice-prefeito, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP) e Adriano Reis Paca (PSD), respectivamente, da cidade de Malhada de Pedras. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um depoimento registrado no cartório de Caculé e anexado pela professora Luana Rocha Ribeiro foi juntado ao processo, o que fomenta ainda mais a possível cassação dos eleitos no pleito de 2016, em Malhada de Pedras. Luana foi uma das coordenadoras da campanha eleitoral de Terezinha e Adriano. Desde a última sexta-feira (05), o processo já está concluso para a sentença do juiz Genivaldo Alves Guimarães. O Ministério Público Eleitoral (MPE) foi o autor da ação, que investiga os crimes de captação ilícita de sufrágio, abuso de poder econômico e abuso de poder político cometidos pela atual prefeita e vice-prefeito, além do ex-prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, e ex-servidores municipais da cidade. O MPE quer a cassação do diploma de Terezinha e Adriano, além de aplicação de multa e pedido de inelegibilidade.
A família da jovem brumadense Isabella Dutra, 24 anos, que morreu no último sábado (06), convida amigos, parentes e a comunidade em geral para a missa de sétimo dia que será realizada neste sábado (13), na Igreja Matriz. Isabella morreu vítima de uma infecção respiratória. Ela faleceu no Hospital IBR, em Vitória da Conquista, onde estava internada.
O diretor do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, Alexsandro Silva, esteve na cidade de Brumado a fim de investigar um possível golpe que estaria sendo aplicado na unidade prisional do município. As primeiras informações dão conta de que estelionatários estão recrutando currículos, com cobrança de taxas, para funcionamento do presídio. “Recebi uma denúncia informando que tem uma empresa e pessoas aqui em Brumado coletando currículos e cobrando por isso com a finalidade de serem contratados para o conjunto penal”, informou Silva ao site Achei Sudoeste. O diretor ressaltou que a unidade ainda não está funcionando por conta de uma decisão judicial. “Enquanto houver essa liminar, o Estado está impossibilitado de inaugurar. Até que isso seja resolvido, a Secretaria de Administração Penitenciária - Seap não está recolhendo currículos. Inclusive, não será a Seap que recolherá diretamente. Há uma empresa, a Lenos Passos, que já ganhou essa licitação e somente ela poderá fazer qualquer processo seletivo para qualquer função no presídio”, frisou. Segundo ele, qualquer coisa fora disso, é especulação ou estelionato. O caso está sendo investigado e as pessoas envolvidas podem ter atuado no presídio de Vitória da Conquista.
No dia 23 de julho, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) desembarcará em Vitória da Conquista para a inauguração do novo aeroporto Glauber Rocha. O novo terminal, que substituirá o antigo aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, tem 93,47% de recursos do governo federal. Ao todo, a União aplicou R$ 76 milhões dos R$ 81 milhões totais do equipamento. A inauguração do aeroporto foi anunciada pelo governador Rui Costa (PT) na última semana.
Cerca de 35 mil ligações clandestinas foram desligadas por técnicos da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) no primeiro semestre desse ano no estado. As informações foram divulgadas pela empresa nesta quarta-feira (10). De acordo com a Coelba, a energia furtada durante esse período era suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Vitória da Conquista – município do sudoeste baiano que tem 3.705,838 km² – por um período de seis meses. O gerente de operações da Coelba, Leonardo Santana, explica que a energia furtada é paga pelos contribuintes durante a revisão tarifária. “É muito inseguro [a instalação clandestina]. Coloca em risco a vida de todos aqueles que praticam o ato, por estar em contato com a rede energizada. A nossa agência reguladora reconhece uma parte dessa energia recuperada nas revisões tarifárias. Então, todos nós acabamos pagando por esse furto de energia”, disse Leonardo ao G1. O que chamou a atenção dos técnicos foi que serviço foi feito de forma subterrânea, que é difícil de ser identificado. Em uma das barracas, por exemplo, o responsável furtava a energia de uma ligação que alimentava os postes públicos da rua. Para tentar esconder o furto de energia, algumas tampas eram até cimentadas, com os fios encobertos pela grama. Segundo a Coelba, a situação colocava em risco quem passava pelo local. O furto de energia é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena é de até oito anos de prisão.
Na noite desta quarta-feira (10), um acidente do tipo colisão traseira foi registrado na BA-142, entre as cidades de Tanhaçu e Ituaçu, na região sudoeste da Bahia. No local, um veículo com placa de Salvador, conduzido pelo policial militar Sílvio Pires Batista, bateu no fundo de uma carreta com placa de Papivati (SP). De acordo com testemunhas, o PM, que é natural da cidade de Jaguaquara, colidiu com a carreta, que estava parada na rodovia sem nenhuma sinalização. Ele iria assumir o serviço nesta quinta-feira (11), na cidade de Tanhaçu. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, embora tenha sido socorrido consciente, ele estava com o rosto bastante ensanguentado. O policial passa bem e recebeu alta médica. Já o motorista da carreta não se feriu no acidente.
O professor Jorge Crim, de 62 anos, que é cadeirante, passou pela humilhação de precisar subir a escada da agência do INSS da Avenida Marechal Floriano, no Centro do Rio, nesta quarta-feira (10), sentado. O elevador do prédio não estava funcionando e o professor, que foi ao local fazer uma perícia, precisou ser submetido a essa situação. Assim que chegou no local, Crim foi avisado que o elevador não estava funcionado e que teria que usar as escadas. Por ser cadeirante, ele perguntou se não tinha outra solução e ouviu dos atendentes que o jeito seria remarcar a consulta. Só que, há seis meses atrás, ele esteve na mesma agência, com hora marcada, e o elevador também estava quebrado. Nesta quarta-feira ele disse que não tinha mais tempo a perder e precisava fazer a perícia. “Eu moro em Santa Cruz, é longe. Gasto muito dinheiro para chegar ao Centro do Rio. Não podia perder mais um dia de trabalho e mais dinheiro”. O jeito foi então subir as dezenas de degraus do prédio do INSS sentado. O motorista do carro que levou o professor até o local ajudou colocando folhas de jornal no chão para que ele sentasse enquanto subia as escadas. Foram mais de 10 minutos para ele conseguir chegar no topo de escada. Enquanto isso, nenhum atendente do INSS aparece nas imagens para auxiliar. Jorge contou que um segurança até ofereceu ajuda, mas queria carregá-lo pelas escadas na cadeira de rodas. “Eu peso mais de 100 quilos, como ele ia me carregar? Seria um risco ainda maior de acidente, para mim e para ele”. Depois de ser atendido, o professor voltou para casa muito cansado e cheio de dores. “Ainda tenho aula para dar, preciso disso para sobreviver. Mas estou todo dolorido, é um absurdo”, afirmou ao G1.
Em rondas no Bairro São Jorge, uma guarnição da Polícia Militar foi informada por populares de que havia uma movimentação suspeita de um traficante de drogas na localidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Maciel, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), disse que, em diligência, a guarnição localizou o suspeito, que tentou fugir ao perceber a aproximação da viatura. O indivíduo descartou alguns papelotes no chão, que os policiais verificaram se tratar de cocaína. Após a abordagem, o mesmo confessou ter mais drogas em casa. No local, segundo o Tenente, foi encontrado 1 kg de cocaína, além de uma balança de precisão. “Pode ser 1 kg agora, mas, se processada, ela rende muito mais circulando pela cidade”, afirmou o Tenente. Possivelmente, o local funcionava como um pequeno laboratório, já que também foram apreendidos materiais para diluir a droga. O indivíduo é um velho conhecido da polícia. O Tenente ainda destacou o papel da comunidade na ação. “A denúncia da sociedade foi fundamental para o êxito dessa diligência”, avaliou.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deve apresentar até o final deste mês ao presidente Jair Bolsonaro um novo programa para substituir o Mais Médicos. Em agosto, o governo pretende editar uma medida provisória para fazer as mudanças. A ideia é reincorporar temporariamente os médicos cubanos que permaneceram no Brasil e criar novas regras de distribuição dos profissionais para atender regiões remotas do país. De acordo com a assessoria do ministério, o projeto ainda está em estudo. Deve ser alterado o escopo do programa para criar um vínculo qualificado e manter os médicos em seus postos. O programa deverá mudar de nome porque há uma avaliação de que o Mais Médicos se tornou uma marca do governo Dilma Rousseff (PT). A informação foi antecipada nesta quarta-feira pelo jornal "O Estado de S.Paulo".
Na última terça-feira (09), o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, e o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, participaram de uma audiência com o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, em busca de importantes benefícios para o município. Na pauta da reunião: a habilitação junto ao Ministério da Saúde da UTI do Hospital Professor Magalhães Neto para que o custeio da unidade seja feito também por meio de verbas federais, já que, atualmente, Brumado arca com 40% dos gastos. Outros assuntos discutidos foram a ampliação do teto do MAC (média e alta complexidade) e a habilitação junto ao MS do Programa Melhor em Casa, que funciona no município desde 2017 com excelentes resultados. Por fim, também se tratou da habilitação junto ao MS dos custeios para os serviços do Samu 192. Segundo o prefeito, o ministro foi muito receptivo e garantiu empenhar todos os esforços no atendimento às solicitações feitas.
Ao longo de toda Avenida Centenário, em Brumado, é possível registrar o abuso de proprietários de bares e lanchonetes, que ocupam indevidamente o solo. No local, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) também irão promover uma ação de fiscalização. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, disse que, se houver obstrução da calçada/pavimento e risco ao cidadão, o poder público irá tomar as medidas necessárias para prover a imediata regularização da situação. Com relação à presença de materiais de construção em frente de residências em obras, o coordenador explicou que o cidadão deverá se dirigir à Seinfra e pedir a devida orientação. O contêiner, conforme explicou, é uma das exigências para execução da obra. “É preciso fazer esse trabalho de maneira equilibrada. Depois do leite derramado, não tem jeito”, frisou.
Pesquisadoras baianas descobriram uma técnica inédita para tratar candidíase, uma infecção causada por fungo em órgãos genitais. O novo tratamento usa luz de emissão de diodo azul, mais conhecido como LED, e é voltado para mulheres. Entretanto, já tratou homem também. O aparelho foi desenvolvido por estudiosas do Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico, em Salvador. O método apresentou resultados em pacientes que são atendidas no local. O aparelho para a emissão da luz de led azul teve a patente registrada. Conforme Patrícia Lordêlo, coordenadora do Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico, a equipe da faculdade foi convidada pela Universidade da Itália e do Porto (Portugal) para desenvolver a parte internacional dos estudos da nova técnica. “Nós desenvolvemos um aparelho que é baseado na luz de LED, porque a luz azul causa a morte desses fungos, das células, como se houvesse uma explosão desse fungo. Isso leva à destruição do fungo, fazendo com que a mulher não fique com os sintomas”, explicou Patrícia Lordêlo. A Candidíase já tem tratamento por meio de pomada que deve ser usada por período recomendado pelo médico, que em alguns casos dura meses. Já com o uso do LED, em média, são três sessões, uma vez por semana. De acordo com o G1, além disso, as especialistas apontam que em 70% dos casos de tratamento por meio de pomada, as pacientes voltam a ter o fungo, mas com a nova técnica ainda não houve registro de reincidência.
Em Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, passageiros que fazem uso dos serviços de transporte rodoviário prestados pela Viação Novo Horizonte reclamam da qualidade e segurança dos veículos. Um deles, que preferiu não se identificar, disse que já foi lesado, desrespeitado e maltratado pela empresa. Segundo o usuário, os ônibus quebram nas estradas, atrasam e ainda não oferecem condições de higiene e conforto aos passageiros. De acordo com o Jornal Chapada, ele vai denunciar o descaso à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Ele ainda pede que outros passageiros também façam suas denúncias a fim de que a empresa tome providências urgentes.
Em comemoração aos seus dois anos de existência em Brumado, a Gráfica Life Print lançou uma promoção imperdível. Na compra de 2500 folhetos, você ganha 500 cartões de visita 4x4 e 01 banner 1,00 x 0,70. Além disso, os 10 primeiros compradores ganharão um brinde surpresa. A promoção é válida do dia 1º a 31 de julho. Aproveita e faça a sua encomenda. A Life Print fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, nº 192, no Bairro das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.
Em Brumado, alunos do curso técnico de Logística do CEEP tiveram a ideia de reutilizar materiais de construção para beneficiar família carentes. A princípio, uma família do Distrito de Samambaia, na zona rural da cidade, será auxiliada com a reforma de sua casa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o professor Mário Santana destacou que a proposta visa melhorar a qualidade de vida de famílias carentes. “A ideia é criar uma marca e a possibilidade de mostrar, através dessa iniciativa dos nossos alunos, que é possível reutilizar esses materiais”, afirmou. Segundo Santana, os materiais podem ser doados por empresários ou qualquer pessoa interessada em colaborar com a causa. “Os alunos estão conduzindo este trabalho, fizeram todo planejamento, só que a área de atuação deles é logística, eles não têm preparo e habilidade como profissionais dessa área civil. Precisamos de pedreiro, ajudante de pedreiro, eletricista e pintores”, frisou, acrescentando que será realizado um mutirão voluntário para realizar a reforma propriamente dita. O aluno Alex Moura, um dos responsáveis pelo projeto, declarou que a família beneficiada é composta por três membros, a mãe e dois filhos menores. A casa, de acordo Moura, está bastante deteriorada.
A cidade de Brumado receberá nos próximos dias o Laboratório Exame, especializado em Análises Clínicas. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O objetivo é oferecer um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório irá dispôr de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. Em breve, maiores informações sobre a unidade do Laboratório Exame, em Brumado.
Em ação conjunta, agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) saíram às ruas para fiscalizar o uso do solo por bares, lanchonetes e restaurantes. Na Praça Coronel Zeca Leite, proprietários de duas lanchonetes chegaram a pavimentar o solo para colocar mesas e cadeiras a fim de servir a clientela. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, disse que a ação foi desencadeada a partir de denúncias com relação à referida pavimentação da manta asfáltica. “Essa é uma conversão muito perigosa que existe aqui na Praça Coronel Zeca Leite e a SMTT tem cobrado da Procuradoria Municipal uma solução para mesas e cadeiras, tanto no passeio quanto na via. É uma condição de risco e a SMTT, juntamente com a Seinfra, não poderia ficar de fora dessa ação de desobstrução”, salientou. Segundo o coordenador, a ocupação do pavimento público municipal necessita de autorização da entidade com jurisdição sobre a via. “Estamos esperando que os proprietários removam o que foi colocado sobre a via ou então a SMTT vai providenciar a remoção e demolição dessa concretagem sobre o pavimento asfáltico. E o ônus vai ficar para o empreendedor”, disse.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (077) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Apesar de todos os benefícios do parto normal, o Brasil lidera o ranking dos países da América Latina que mais fazem cesarianas. De acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, nos hospitais do país, principalmente nas instituições privadas, cerca de 85% das mulheres realizam parto cirúrgico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, no máximo, 15% dos partos sejam cesarianas. Na contramão do que vem sendo registrado nacionalmente, no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, neste ano de 2019, dos 383 partos realizados, 223 foram normais, ou seja, 60% dos procedimentos. Para a atual administração, os números mostram que o município continua no caminho certo em busca da excelência nos serviços de saúde pública.
O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Brumado (Sindsemb) firmou uma parceria com o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral para melhor atendimento dos associados. Através da parceria, os servidores terão desconto nas consultas e tratamentos realizados na clínica odontológica, referência na cidade e região. O consultório conta com equipamentos modernos e ambiente confortável, além de profissionais de diversas áreas para atender os pacientes com restaurações, prótese, implantes dentários, tratamento de canal, limpeza, cirurgia, aparelho dental, lentes de contato e clareamento dental. O consultório está localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro de Brumado. Os telefones são: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
Moradora do Estado de São Paulo, Ilda Ferreira Gomes entrou em contato com o site Achei Sudoeste à procura do irmão, que não vê há 66 anos. Ela acredita que o irmão, que se chama Antônio Ferreira Gomes, filho de Manoel Ferreira Gomes e Senhorinha Ferreira Gomes, ainda resida na cidade de Brumado. “Vim pra São Paulo com 12 anos pra trabalhar com uma senhora, hoje estou com 78 anos. Esse tempo todo sem ver meu irmão", contou. Pelo que soube, o seu irmão tem esposa e duas filhas. "Ele trabalhou na Magnesita em Brumado. Ele “tem os olhos claros, relatou. Mesmo após tanto tempo, Dona Ilda não perde as esperanças de reencontrar o irmão, apelidado de Antônio Três Litros. “Vai ser a maior alegria da minha vida reencontrar o meu irmão”, disse.
Mesmo com a barragem, os moradores do Distrito de Cristalândia, na zona rural de Brumado, têm sofrido com problemas de abastecimento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Marcos Leandro Teixeira disse que a situação tem ficado, a cada ano, pior. “A água que sai na saída ecológica não é suficiente para chegar na barragenzinha que abastece a nossa comunidade. Como Livramento e Dom Basílio tiveram uma grande dificuldade com a água, os grandes produtores migraram para nossa região. Eles colocaram bombas no pé da barragem que abastece Brumado e, infelizmente, a água não está chegando para nós”, explicou. Leandro culpa a agroindústria pela falta de água na comunidade. Segundo ele, por conta do desabastecimento, as aulas serão suspensas no distrito, bem como o atendimento no Posto de Saúde da Família local, que conta com médico no momento. “Estamos chegando em uma situação crítica”, lamentou. Nesta quinta-feira (11), os moradores irão se mobilizar, a partir de 9h, em busca de uma descarga emergencial para suprir a demanda da comunidade.
Um motorista ainda não identificado perdeu o controle da direção após realizar uma ultrapassem, bateu em uma árvore e o veículo pegou fogo na BR-030, próximo a acesso da BA-026, na cidade de Malhada de Pedras, a 40 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, para não colidir contra um caminhão, o motorista jogou o veículo para o acostamento da rodovia, atingindo uma árvore e uma cisterna que fica em frente a uma residência. Após o impacto, o automóvel pegou fogo. De acordo com testemunhas, o motorista conseguiu sair do veículo a tempo e não sofreu ferimentos. O carro trafegava no sentido Brumado a Caetité.
Entre os dias 22 e 26 deste mês, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado promoverá o curso “Como atender melhor o seu cliente”. As aulas terão início às 19h voltadas para o público de atendentes. O custo é de R$ 100 e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas na CDL ou no Sebrae. O curso abordará os seguintes assuntos: “O que é mais importante: tratar bem ou atender bem?”, “Superando as expectativas dos clientes”, “Como agir em situação de adversidade”, “Atrair, reter e fidelizar o cliente: uma atitude dinâmica na empresa”, e “Como agir diante das reclamações dos clientes?”. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1222.