Uma jovem de 22 anos morreu e um motorista de caminhão ficou ferido após o veículo de carga onde eles estavam sair da pista e tombar no acostamento da BR-420, trecho da cidade de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na quinta-feira (8). A cabine do caminhão ficou destruída. A PRF disse que o motorista perdeu o controle da direção e saiu da pista. Não há detalhes do que causou a perda da direção, mas informações iniciais apontam que o motorista estava em alta velocidade. Segundo o G1, o caminhão transportava sacos de batatas, que ficaram espalhados pela via. A jovem que morreu foi identificada como Neyla Lisboa. Ela foi socorrida ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, mas não resistiu aos ferimentos. Testemunhas informaram à polícia que, no acidente, a jovem foi lançada para fora do caminhão. Ela seguia como carona no caminhoneiro. Já o motorista teve ferimentos leves e passa bem.
Um homem foi preso, nesta sexta-feira (9), em Salvador, suspeito de anunciar vagas de emprego em um site para estuprar mulheres. De acordo com a polícia, Edson dos Santos Rocha, 66 anos, atuava como advogado, mas, na verdade, é contador. Ele não tem formação em direito. O homem nega todas as acusações. Ele foi capturado em um prédio comercial de alto padrão, na região do Caminho das Árvores, na capital. Ele trabalhava no escritório de advocacia há 7 anos. Quando foi preso, o homem estava acompanhado de duas adolescentes, de 16 anos. Uma outra jovem, de 18, estava no escritório quando a polícia chegou ao local. Segundo o G1, as investigações começaram a ser feitas pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Periperi, há 6 meses, após a primeira denúncia. Conforme a polícia, Edson abusava das candidatas durante as entrevistas de emprego e também estuprava as mulheres que trabalhava com ele. Até o momento, foram identificadas cerca de cinco vítimas.
A inauguração da operação da Gol Linhas Aéreas no trecho Vitória da Conquista - Guarulhos nesta sexta-feira (9), fez com que duas companhias aéreas, Passaredo e a Azul, que atuavam no Aeroporto Glauber Rocha realizassem alterações no trajeto de suas aeronaves. Os vôos da Passaredo que decolavam da cidade com destino ao aeroporto paulista, por exemplo, estão suspensos. A companhia aérea informou ao Blog do Anderson “que por conta de uma readequação em sua malha, desde o dia 07 de agosto, suspendeu de forma programada sua operação no trecho Vitória da Conquista/Guarulhos”. Segundo a empresa, “a readequação tem como objetivo otimizar a malha e tornar mais eficiente a operação aérea”. A rota para o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, ficou mantida.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 9, que seu governo não trará de volta a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), imposto extinto em 2007 que tributava qualquer transação financeira no país. A proposta de reforma tributária em estudo pelo governo prevê a criação de um imposto semelhante. “Já falei que não existe CPMF”, afirmou ele, na saída do Palácio da Alvorada. “O que ele (Marcos Cintra, secretário da Receita Federal) quer mexer (é) tudo proposta. Não vai depois dizer lá na frente que eu recuei. (O objetivo) é facilitar o Imposto de Renda”, acrescentou o presidente. De acordo com a Veja, o projeto em estudo pelo governo prevê o Imposto sobre Transações Financeiras (ITF), com alíquota de 0,5%, que funcionaria como a extinta CPMF. Esse imposto, derrubado em 2007, tributava, em 0,38%, toda e qualquer transação financeira do país. O plano do governo é usar o novo tributo para desonerar a folha salarial, reduzir as alíquotas de Imposto de Renda (IR) ao teto de 25% para pessoas físicas e empresas e aumentar a faixa de isenção do IR de dois para cinco salários mínimos. O presidente também disse que algumas deduções do IR devem acabar. “Nós sabemos também que não são todos, mas muita gente arranja nota fiscal para justificar educação, saúde. A gente quer acabar com isso aí simplificando.” Caso as mudanças não saiam do papel, Bolsonaro disse que pediu à equipe econômica que pelo menos corrija a faixa inferior pela inflação. Questionado se a proposta de reforma tributária do governo vai conter um imposto sobre movimentação financeira, Bolsonaro respondeu: “CPMF posso dizer que não”.
O morador da cidade de Guanambi, José Maria Silva de Oliveira, 59 anos, sofre há dois meses com uma doença misteriosa. Em seu corpo, surgiram diversas bolhas, acompanhadas de coceira intensa, calafrios e febre. Vários exames clínicos e laboratoriais já foram realizados, mas não se chegou a um diagnóstico. José Maria é casado, pai de quatro filhos e trabalha limpando lotes pela cidade. No entanto, o ofício foi prejudicado devido à gravidade da doença. José Maria pede ajuda especializada para descobrir qual é a doença e dar início ao tratamento.
Trocar a carne vermelha pela branca é uma recomendação antiga dos profissionais de saúde como forma de evitar uma série de problemas de saúde. Agora, novo estudo indica que essa troca pode reduzir o risco de câncer. Os pesquisadores descobriram que mulheres que comem carne de aves, como frango, peru e pato, apresentam 15% menos risco de desenvolver câncer de mama. Já as mulheres que preferem a carne de boi ou porco estão 23% mais propensas a receber o diagnóstico da doença. “A carne vermelha foi identificada como um provável agente cancerígeno e pode estar associado ao aumento do risco de câncer de mama. Já a carne de frango pode reduzir este risco”, explicou Dale Sandler, principal autor do estudo, ao The Independent. O novo estudo, publicado na revista International Journal of Cancer, não é o primeiro a identificar os perigos do consumo da carne vermelha. Em 2014, estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que o maior consumo do alimento durante o início da vida adulta eleva o risco de câncer de mama. Já uma pesquisa deste ano, realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrou que o consumo de carnes processadas, como salsicha, presunto, linguiça e bacon, durante quatro dias na semana eleva o risco de câncer intestinal em 20%. Por causa disso, especialistas recomendam que as pessoas reduzam o consumo da carne vermelha, especialmente as processadas, e substitua as porções por uma combinação de frango, leguminosas, nozes e peixe.
Uma adolescente de 12 anos morreu após ser atropelada por um caminhão da cidade de Caculé, na quinta-feira (8), na Avenida Paraná, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme a delegacia da cidade, a vítima estava em uma bicicleta quando foi atingida pelo veículo. Segundo informações da polícia, a menina, que não teve a identidade revelada, atravessou a pista na frente do veículo. A adolescente foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. De acordo com o G1, o motorista do caminhão foi encaminhado para a delegacia, prestou depoimento e foi liberado. Não há informações sobre o velório e sepultamento da menina. O caso é investigado pela delegacia de Vitória da Conquista.
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta quinta-feira (8), por unanimidade, uma ação apresentada pelo Partido Social Liberal (PSL) que pretendia, entre outros pontos, facilitar a apreensão de menores para averiguação. A ação foi apresentada em 2005 e pretendia flexibilizar dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para endurecer punições a jovens infratores, permitindo que policiais apreendessem menores para averiguação, mesmo sem indícios de que tenham cometido crimes. De acordo com o G1, os ministros entenderam que a Constituição determina que Estado e sociedade assegurem os direitos fundamentais da criança, entre eles a liberdade. Na avaliação do Supremo, flexibilizar o ECA agravaria os prejuízos sociais a crianças e adolescentes em condição de rua. Dez ministros acompanharam o voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Apenas a ministra Cármen Lúcia não votou, pois estava ausente da sessão. Até mesmo a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria Geral da República opinaram pela rejeição do pedido. Com a decisão do Supremo, continua válida a regra do estatuto que prevê que, se um menor estiver perambulando pela rua, o procedimento exige a comunicação ao Conselho Tutelar para que a família seja avisada. Pelo pedido do PSL, a polícia poderia levá-lo para a delegacia para esclarecimentos. Outro ponto da ação tratava da internação de menores. Com o entendimento da Corte, continua valendo a regra do ECA de que menores só serão internados em casos de crimes cometidos com grave ameaça ou violência. O PSL queria que fosse permitida internação no cometimento de qualquer crime, como furto, por exemplo.
Um projeto apresentado pelo Município de Brumado prevê a pavimentação de 150 ruas no perímetro urbano da cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que o projeto irá melhorar a infraestrutura urbana muito mais do que a construção de praças. “Não faz sentido você eleger como prioridade uma praça se lá na frente existe uma família que, quando passa um carro na rua, joga poeira em seu prato de comida. Dentro dessa objetividade, estamos deixando mais de trinta praças para trás, fazendo primeiramente a pavimentação das ruas”, salientou. O objetivo, segundo o gestor, é fazer com que o cidadão brumadense tenha dignidade e a sua autoestima melhorada através da pavimentação completa da cidade.
O vice-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Leão (PP), de 73 anos, recebeu alta nesta sexta-feira (9), após passar cinco dias internado no Hospital Aliança, em Salvador. O político deu entrada na unidade no domingo (4), com um quadro de infecção urinária. Um comunicado emitido nesta sexta pelo gabinete da vice-governadoria informou que ele precisou ficar internado, porque a infecção não havia sido tratada de forma adequada anteriormente, e foi agravada pelo cansaço. No documento, a assessoria informou ainda que a equipe médica do hospital aproveitou para fazer um check-up geral no vice-governador, que já tem saúde restabelecida. João Leão é vice-governador da Bahia desde o primeiro mandado do governador Rui Costa (PT), em 2014. Em 2018, o governador se reelegeu e Leão seguiu na vice-liderança do estado.
Na última terça-feira (06), duas mulheres foram presas na cidade de Juazeiro acusadas de tentativa de estelionato, uso de documento falso e falsidade ideológica. Segundo informações da polícia, Maria Valderene Rodrigues Barbosa estava tentando concretizar a venda de um imóvel situado na cidade de Petrolina. Com ela, foi encontrada uma procuração pública falsificada, com dados de duas vítimas. Ao chegarem ao cartório indicado por Valderene, a polícia encontrou a guananbiense Maria das Graças Costa Donato, que estava de posse da documentação falsa aguardando o comprador para efetuar a transferência do imóvel. Diante do flagrante, foi dada voz de prisão e a dupla foi levada para delegacia, onde passarão por audiência de custódia.
Pacientes da rede pública de Brumado reclamam que não estão mais conseguindo acesso gratuito às passagens de ônibus para tratamento em outras cidades, como Vitória da Conquista e Guanambi. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, informou que o Município rompeu o contrato de prestação de serviço com a empresa Novo Horizonte, que fazia esse transporte. “Na renovação, a empresa quis aumentar o custo das passagens muito acima do valor acordado dentro do contrato. Para o Município, ficou um valor muito caro. Não podemos assumir uma despesa além da nossa receita”, justificou. Hoje, o Poder Público disponibiliza um micro-ônibus para transporte desses pacientes, em um total de 27 vagas. Mesmo com o veículo, o secretário identificou que a demanda ainda não foi totalmente suprida e, segundo ele, o Município está tentando um acordo com a Viação Novo Horizonte a fim de sanar o problema o quanto antes.
A pediatria é a área da medicina que se dedica ao cuidado de crianças e adolescentes, desde o nascimento até os 18 anos, em todos os aspectos, envolvendo a saúde, prevenção e o tratamento de doenças como asma, rinite, dermatite atópica, urticária dentre outras enfermidades. Aleitamento materno, vacinas, prevenção de acidentes, acompanhamento do crescimento e orientação para o melhor desenvolvimento desses pacientes, são também algumas das atribuições do pediatra. O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região o especialista Thomás Caires. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).
Nesta semana, os servidores da Embasa realizaram uma paralisação de dois dias, com indicativo de greve, em todo estado após não terem suas reivindicações atendidas pela empresa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Carlos Alberto Brasil, diretor regional do Sindae na região de Vitória da Conquista, explicou que a Embasa nem sequer apresentou uma contraproposta aos trabalhadores. “A Embasa quer a gente pague a própria participação no plano de saúde e a categoria não aceita essa proposta. A diretoria da Embasa está sendo muito radical”, avaliou. No dia 20 deste mês, segundo Brasil, o Ministério Público irá realizar uma nova mediação entre as partes a fim de chegar a um acordo. Ao longo dos próximos dias, também haverá diversas assembleias nos 12 polos da Embasa no Estado. “A Embasa precisa apresentar uma contraproposta decente aos trabalhadores. Estamos aguardando uma posição do Ministério Público do Trabalho”, reivindicou.
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira, 8, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020. O texto contém o aumento do salário mínimo dos atuais 998 reais para 1.040 reais no próximo ano, com a correção do valor apenas pela inflação de 4,2% prevista pelo governo. O texto segue agora para o plenário do Congresso, onde deverá ser votado em sessão conjunta por deputados e senadores. A LDO é o texto base para que o governo elabore a proposta orçamentária do próximo ano. Caso o salário mínimo seja aprovado, será a primeira vez que o valor ultrapassará o patamar dos 1.000 reais. Do outro lado, ele não representa ganhos reais com relação ao valor de 998 reais neste ano. Ou seja, apenas foi reajustado pela inflação. Até janeiro deste ano, vigorava regra que leva em conta o resultado do Produto interno bruto (PIB), que é a soma dos bens e dos serviços produzidos no país, de dois anos antes mais a inflação do ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Essa medida permitia que, nos momentos de crescimento da economia, o ganho do salário mínimo superasse a inflação, ajudando a reduzir as desigualdades e estimulando o consumo das famílias. Quando tinha recessão, como em 2015 e 2016, não houve aumento real. O ministro da Economia, Paulo Guedes, já disse que um novo ganho real só deve ocorrer caso as reformas propostas pelo governo sejam aprovadas que, na visão dele, devem regularizar as contas públicas. O texto aprovado na Comissão Mista de Orçamento também definiu meta fiscal de déficit de até 124,1 bilhões de reais em 2020. Nesse ano, o valor foi de 139 bilhões de reais. Caso o governo não cumpra a meta fiscal, pode ser enquadrado em crime de responsabilidade.
Há cerca de nove meses, mais de 12 famílias da comunidade Sítio São José, na zona rural de Brumado, estão sem receber água da Operação Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Telma Nascimento, representante da comunidade, explicou que havia dois controladores na localidade, porém um foi desativado. Segundo ela, o pipeiro responsável se recusa a transportar a água por mais 3 km para abastecer a cisterna do outro controlador. A prefeitura e o Exército já foram comunicados sobre o ocorrido, mas, até agora, não reativaram a antiga cisterna, nem tampouco criaram outra alternativa, a fim de resolver o problema na comunidade. “Ligo pra um, manda pra outro e ficam nesse jogo de empurra-empurra. E isso já tem nove meses. Vai chegar um dia que as crianças não irão pra escola porque não terá água nem pra tomar banho”, afirmou, acrescentando que a crise hídrica é grave. A mesma situação é vivenciada na comunidade do Mirante, onde os moradores estão há um mês sem receber água. O presidente da associação de moradores da localidade, José da Silva Santos, informou que a justificativa da prefeitura é de que o pipeiro estaria sobrecarregado com a quantidade de viagens para distribuição da água. “Estamos passando à míngua. Muito difícil”, relatou. Segundo o líder comunitário, os 16 mil litros de água que o pipeiro coloca na cisterna comunitária duram apenas dois dias para atender a demanda de todas as famílias da localidade.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra três policiais militares agredindo um adolescente na Comunidade das Malvinas, no Bairro Bela Vista, em Fortaleza. Nas imagens, os PMs raspam o braço do jovem com um facão e o agridem com socos e chutes. O vídeo foi gravado por um morador do bairro no último da 21 de junho, mas só foi divulgado na internet nesta semana. A Polícia Militar do Ceará informou ao G1 que abriu um procedimento para apurar a conduta dos agentes envolvidos. O jovem aparece sem camisa próximo de um muro cercado pelos policiais. Um dos agentes está armado com uma metralhadora e o outro com uma vassoura. Um dos policiais conversa com o jovem e o agride com dois tapas e um chute. O jovem grita após um dos tapas. Um outro agente atinge o adolescente com uma paulada. Depois o policial que lidera as agressões puxa o braço do jovem e pede para o outro policial passar um facão nele. Os agentes raspam o braço do rapaz com a faca e adolescente grita de dor. De acordo com o relações públicas da PM, coronel Jano Marinho, um inquérito policial militar (IPM) será instaurado para apurar o caso. “Não tínhamos conhecimento desse reprovável fato. A corporação irá identificar os policiais e iniciar uma rigorosa apuração através de inquérito policial Militar. Ressaltamos ainda que a PMCE não compactua com atos que violem a Lei e as garantias constitucionais”, disse o coronel.
O não funcionamento do presídio de Brumado foi assunto no Jornal Nacional, da Rede Globo. Para o prefeito da cidade, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), a não inauguração do equipamento de segurança se deve a uma escolha da população. “Acho que as pessoas deveriam ir atrás da sua consciência e perguntar por que não conseguiram eleger Carcará”, ironizou, justificando que o Município não tem um representante para lutar em prol dos seus interesses. Nesse caso, segundo o gestor, o Município tem de ficar calado. “Falar o quê, se na hora da responsabilidade do voto, de escolher o seu representante, aconteceu o que na última eleição? Nós temos representante?”, questionou, encerrando a questão ao site Achei Sudoeste.
A Polícia Civil vai investigar um suposto estupro a um menino de 1 ano e 9 meses em São José do Rio Preto (SP). O caso aconteceu na quarta-feira (7) e um boletim de ocorrência não criminal foi registrado. Segundo o boletim de ocorrência, os pais do menino o levaram até o Hospital da Criança para uma consulta dermatológica e, durante a consulta ambulatorial, a criança foi avaliada e encaminhada para a emergência para investigação de suspeita de violência sexual. De acordo com o G1, o menino foi submetido a exames para constatar lesões nas partes íntimas e iria passar por acompanhamento multidisciplinar. Ele precisaria ficar internado no hospital por aproximadamente mais 10 dias, mas os pais o levaram embora sem a alta médica e sem comunicar ninguém do hospital. O boletim de ocorrência foi registrado pela própria enfermeira que acompanhou o atendimento. Ela relatou à polícia que, quando estava na unidade, foi avisada pela assistente social de que os pais tinham ido embora sem avisar ninguém. Em nota, o Hospital da Criança informou que não pode passar informações sobre o motivo da entrada da criança no hospital por se tratar de menor de idade.
A Academia de Saúde de Brumado foi inaugurada em novembro de 2015, no Bairro Dr. Juracy, mas, em quatro anos, nunca funcionou. Agora, através de uma parceria público-privada, o equipamento passará a beneficiar a comunidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que, provavelmente, a academia reabrirá as suas atividades no dia 6 de setembro. “Agora, de fato, a nossa Academia de Saúde irá funcionar e com uma novidade: o serviço de pilates. Já temos o serviço de fisioterapia convencional e, agora, implantamos pela primeira vez no município de Brumado o serviço de pilates pelo SUS”, informou. As sessões serão agendadas por meio da Central de Marcação mediante solicitação médica. O espaço destinado à prática de atividades físicas e fisioterápicas é aberto à toda comunidade brumadense.
A Gol Linhas Aéreas iniciou na tarde da última quinta-feira (08) o seu novo destino regional no Estado da Bahia: Vitória da Conquista. A companhia passa a ter dois voos diários e diretos entre o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e a cidade baiana. Para celebrar esse momento e recepcionar os clientes, a empresa realizou cerimônias de inauguração nas primeiras decolagens para Vitória da Conquista, com a presença de executivos da companhia e autoridades locais. Vitória da Conquista é a quarta cidade no Estado da Bahia que recebe voos da companhia, que já conta com operações para Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. Com os voos concentrados no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, o cliente terá opções de conexão fácil e rápida para os demais destinos operados pela companhia e parceiras. Para realizar as rotas, a companhia utilizará as aeronaves Boeing 737-700 Next Generation, que são aviões com maior capacidade a operar no aeroporto de Vitória da Conquista, para até 138 passageiros. Os clientes terão à disposição toda a comodidade e conforto já oferecido nos voos domésticos da companhia, como serviço de bordo com snacks e bebidas gratuitas e a mais completa plataforma de conectividade e entretenimento com filmes, séries e TV ao Vivo, sem custo adicional. Além disso, o passageiro também pode se conectar à internet durante o voo, o que permite a ele enviar e receber mensagens, acessar as redes sociais e atualizar o e-mail, por exemplo.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Zenilton Correia, líder comunitário que representa a Vila Pedra Preta, em Brumado, denunciou que os vereadores municipais estão ausentes das comunidades rurais. Para ele, 80% dos parlamentares que estão na Câmara Municipal não têm possibilidade de se reeleger, visto que estão sendo negligentes com os seus trabalhos. “Temos um gestor com uma visão bem curta em prol da zona rural e, hoje, temos 12 vereadores que apoiam tudo o que o prefeito faz, sem ter um parecer da comunidade”, destacou. Correia acredita que o Município está negligenciando a zona rural e os vereadores estão sendo coniventes com a situação. “Se o município está sendo negligente, cabe aos vereadores brigar contra isso. Eles foram votados, não para sentar em cadeira e bater papo, mas para representar a população. A Câmara de Vereadores de Brumado é uma máquina que não funciona”, criticou.
Uma equipe de agentes de endemias do município de Brumado está realizando um combate intenso a um surto do mosquito aedes aegypti no Distrito de Itaquarai, zona rural da capital do minério. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma reivindicação do vereador Elias Pereira (PV), o Piau, foi atendida pela secretaria de saúde do município. De acordo com o parlamentar, a população da localidade estava em risco devido à proliferação do mosquito. “Fiz uma solicitação na quarta-feira (07) e, já nesta quinta-feira (08), o secretário Cláudio Feres enviou essa equipe para o Distrito de Itaquaraí”, disse. Para Piau, além da ação dos agentes de endemias, os moradores da região precisam ficar atentos e ajudar no combate ao aedes aegypti. “Pedimos a compreensão e colaboração dos moradores de Itaquaraí para que, juntos, possamos combater o mosquito, não deixando nenhum foco nas residências”, alertou.
Durante sessão realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, José de Arimateia (PRB), denunciou o descarte de dejetos hospitalares na Barragem do Zabumbão, na cidade de Paramirim, a 131 km de Brumado. O crime foi detectado durante a fiscalização de barragens realizada por deputados estaduais. “Nós sentimos até o mau cheiro. Quando perguntamos aos representantes da Embasa se aquilo era normal, no primeiro momento, disseram que era normal. Depois, disseram que a água do rio estava recebendo dejetos de hospitais. Isso é grave”, declarou Arimateia. De acordo com o Bahia Notícias, o presidente da Câmara Municipal de Paramirim, George Luiz Magalhães, afirmou que o problema tem origem no município vizinho de Érico Cardoso, onde uma vistoria constatou o problema. Segundo ele, os órgãos responsáveis constataram que os dejetos de Érico Cardoso, que fica acima da barragem, estão caindo na água de Paramirim por falta de saneamento básico.