Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Em Itaquaraí, Elias Piau colhe assinaturas de populares para reforma do mercado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diante das inúmeras cobranças dos moradores reivindicando a revitalização do Mercado do Distrito de Itaquaraí, o vereador Elias Piau (PV) esteve na comunidade recolhendo assinaturas em um abaixo assinado. 

Brumado: Em Itaquaraí, Elias Piau colhe assinaturas de populares para reforma do mercado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O documento será entregue diretamente ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) a fim de reforçar as cobranças. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar informou que o pedido já havia sido feito, através do seu mandato, na Câmara Municipal, porém o documento irá endossar a demanda. 

Brumado: Em Itaquaraí, Elias Piau colhe assinaturas de populares para reforma do mercado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“O mercado está um perigo, estamos vendo a hora de tudo cair e acontecer um acidente grave. As pessoas que vêm aqui veem a situação precária do local. Estamos unidos com a comunidade em prol dessa reforma”, frisou. O vereador espera que o prefeito se sensibilize com a causa e interceda pela população do distrito, tendo em vista a importância da feira livre para comunidade.

Os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para 2019 e também elevaram a previsão de crescimento da economia neste ano. A projeção consta no boletim de mercado conhecido como relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Banco Central (BC). O relatório é resultado de levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. De acordo com a instituição, os analistas do mercado financeiro baixaram a estimativa de inflação para este ano de 3,76% para 3,71%. Foi a segunda queda seguida do indicador. Com isso, a expectativa de inflação do mercado para 2019 segue abaixo da meta central, de 4,25%. O intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%. Segundo o G1, a meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic). Para 2020, o mercado financeiro manteve a estimativa de inflação em 3,90%. No próximo ano, a meta central de inflação é de 4% e terá sido oficialmente cumprida se o IPCA oscilar entre 2,5% e 5,5%.

Mais de 2400 pessoas são atendidas durante mutirão ortopédico na Policlínica Regional de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No sábado (17) e domingo (18), a Policlínica Regional de Guanambi, a 141 km de Brumado, realizou um mutirão ortopédico que contou com consultas e exames de raio-x, ressonância, ultrassonografias e tomografia. 2412 pessoas dos municípios que fazem parte do Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão (CIS-Alto Sertão) foram atendidas durante a ação. Inaugurada em 2017, a Policlínica Regional em Guanambi é uma Unidade Especializada de Apoio Diagnóstico e Terapêutico com serviços de consultas clínicas especializadas em exames gráficos e de imagem. Nos próximos meses, o equipamento irá receber uma unidade móvel para rastreamento do câncer de mana e de útero.

Feto de bebê é localizado em aterro sanitário de Caetité Foto: Jorge Santana

Por volta de 17h da última segunda-feira (19), um feto foi encontrado por catadores de materiais reciclados no aterro sanitário de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, uma guarnição da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve no local e comprovou a veracidade da ocorrência. O Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi removeu o corpo do bebê para realização de perícia. O feto estava entre o lixo. A hipótese inicial é de que a genitora tenha abortado no local. Este é o segundo caso registrado na cidade.

Brumado: Parceria do Ifba com escolas aumenta número de inscritos no processo seletivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, as inscrições do processo seletivo para ingresso no Ifba estão abertas até o dia 20 de setembro. São 175 vagas para os cursos de Informática e Edificação e 120 vagas para Mineração e Edificação (noturno). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do processo seletivo, Gilvanete Messias, disse que, através de uma parceria com as secretarias municipais, os alunos são levados até a instituição para conhecer os cursos oferecidos, bem como a estrutura do campus. “Falar que o Ifba, campus Brumado, tem laboratórios de informática e aulas de robótica e não trazer os alunos para vivenciar é algo muito abstrato. Essa metodologia surgiu um efeito muito positivo, estamos fechando hoje com 800 inscrições gerais, fazendo um cálculo de 1500”, informou. O alvo, segundo ela, são meninos que estão terminando o 9º ano e querem fazer um ensino médio de qualidade, juntamente com o ensino técnico. Vale salientar que os alunos que estudaram do 6º ao 9º ano em escolas públicas têm direito à isenção parcial na inscrição - estes devem fazer a inscrição até o dia 22 de agosto, no site www.selecao.ifba.edu.br.

Bahia protagoniza cena da mineração no país Foto: Ulisses Dumas

A Bahia se destaca no cenário nacional e internacional quando o assunto é mineração. O estado, que é o maior produtor de cromo no país e participa da cadeia de fabricação dos aços inoxidáveis brasileiros, conta com a maior extração de magnesita das Américas, tem a maior mina de diamantes e a principal produção de talco da América Latina, além de ser o único a extrair vanádio nas Américas, colocando o estado como um dos mais competitivos do mundo no fornecimento do minério. De acordo com o jornal Correio, colecionando números que impressionam, o setor de mineração baiano tem no Sindicato das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos, Metais Nobres e Preciosos e Magnesita no Estado da Bahia (SINDIMIBA) um local para estudos e coordenação da atividade. O sindicato, fundado em 2011 e com registro sindical deferido em 2017, quer ser uma representação do setor nas relações com os diversos níveis da sociedade. O grupo é formado por mineradoras de cobre, cromo, diamante, ferro, magnesita, níquel, ouro, talco e vanádio. Onze empresas são associadas ao sindicato: Atlantic Nickel, BAMIN, Ferbasa, Imi Fabi Talco, Leagold, Lipari Mineração, Mineração Caraíba, Pedra Cinza Mineração, RHI Magnesita, Vanádio de Maracás e Yamana Gold. Mas o número de mineradoras em atividade na Bahia é superior ao de associadas. Presidente do SINDIMIBA e diretor da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Paulo Misk conta que são 535 mineradoras em 221 municípios, atuando no fortalecimento da economia do estado e desses municípios: “Esse impacto da mineração é bastante representativo na medida que ela não só produz esses materiais, mas gera quantidade de empregos, compras locais, que favorecem a economia da Bahia. A maioria das cidades em que as mineradoras atuam são carentes. O desenvolvimento tem dificuldade de chegar e a mineração chega lá e gera empregos”.

Posto de atendimento biométrico é instalado no distrito de Maniaçu em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Maniaçu, distrito pertencente à Zona Eleitoral de Caetité, foi instalado um posto de atendimento biométrico, na Rua Saída para Juazeiro, s/n. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O atendimento é mediante distribuição de senhas (8h às 10h) e agendamento (após às 10h). Os eleitores podem agendar o atendimento com hora marcada, por meio do site agendamento.tre-ba.jus.br ou pelo número gratuito 0800 071 6505. Para fazer o recadastramento biométrico, basta comparecer a um posto da Justiça Eleitoral levando documento oficial de identidade e comprovante de endereço. Caso seja o 1º título eleitoral, necessita-se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

TJ-BA lança app para registrar ações de até 20 salários mínimos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Quem precisar ingressar na Justiça com ações comuns, sem advogado, cujo valor não ultrapasse 20 salários mínimos, não vai precisar mais sair de casa para seguir adiante com o processo. É que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai lançar nesta quinta-feira o aplicativo Queixa Cidadã, que promete o registro de queixas nos Juizados Especiais, em até cinco minutos. Denominado “Queixa Cidadã”, o aplicativo trabalha com tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial e reconhecimento facial. Poderá ser usado para registro de ações de causas comuns, sem advogado, cujo valor não ultrapasse 20 salários mínimos. De acordo com o jornal Correio, a ferramenta, desenvolvida pela equipe de Tecnologia, Informação e Modernização do TJBA, em parceria com a Coordenação dos Juizados Especiais (Coje), objetiva auxiliar na resolução do alto volume de ações em pequenas causas e na sobrecarga na estrutura do órgão, além de promover a comodidade ao cidadão, que pode usar o aplicativo a qualquer hora, e de qualquer lugar. De acordo com o Tribunal de Justiça, trata-se de um aplicativo assistente simples e didático. A nova ferramenta digital será lançada nesta terça-feira (20), às 9h, no Fórum do Imbuí. “Mais uma iniciativa de valorização do 1º Grau, que facilita o acesso à Justiça”, informa o TJ.

Ex-prefeitos de Guajeru punidos por omissão na cobrança de multas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão da última quinta-feira (15), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou que os ex-prefeitos de Guajeru, Jorge Ubiraja Marques de Souza e Neuton Souza Viana, restituam aos cofres municipais, com recursos pessoais, as quantias de R$ 12.729,27 e R$ 9.107,69, respectivamente. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os débitos são relativos a omissão dos gestores na cobrança de multa aplicada pelo TCM, o que acarretou na sua prescrição. De acordo com o relator do processo, conselheiro Fernando Vita, os gestores não adotaram medidas administrativas ou judiciais de modo a promover a cobrança da multa imputada pelo TCM a Antônio Rocha Cangussu, no valor total atualizado de R$21.836,96, oriunda do Processo n° 06023-06, antes de vencido o prazo prescricional – o que caracteriza renúncia ilegal de receita, e por conseguinte, dano ao erário municipal. Cabe recurso da decisão.

MPF aciona União para evitar extinção de cargos e funções em universidades na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) na Bahia, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública com pedido liminar à Justiça para que sejam suspensos os efeitos do Decreto Presidencial 9.725/2019 nas Universidades Federais da Bahia (Ufba), do Oeste da Bahia (Ufob), do Sul da Bahia (UFSB), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba) e de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Ifbaiano). A medida, considerada inconstitucional pelo MPF, extinguiu, em 31 de julho, ao menos 655 funções gratificadas nas instituições baianas, trazendo prejuízos ao seu funcionamento. Para o MPF, os efeitos concretos recairão, por consequência, sobre a qualidade Educação oferecida. De acordo com a ação, ajuizada pelo procurador Regional dos Direitos do Cidadão Gabriel Pimenta Alves, “não cabe ao presidente da República emitir atos administrativos de exoneração ou dispensa de servidores ou de funções por estes ocupadas, no âmbito das Universidades Federais e Institutos Federais, uma vez que esses atos são de exclusiva atribuição de seus próprios dirigentes, conforme as disposições constitucionais pertinentes à autonomia universitária, mas também pelas próprias disposições legais da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira)”. De acordo com o Tribuna da Bahia, para o MPF, o decreto não apenas viola a autonomia universitária, mas também fere os princípios de proporcionalidade e razoabilidade, todos previstos pela Constituição. Isso porque o prejuízo para a gestão e o funcionamento das universidades é concreto, mas a redução de custos é muito pequena em relação ao orçamento destinado ao pagamento dos servidores. De acordo com as informações prestadas pela Ufba, o valor economizado com a extinção das funções gratificadas pelo decreto corresponde a 0,02% do orçamento anual de pessoal da instituição. No caso do Ifbaiano, a economia seria de 0,1% do orçamento de pessoal e encargos.

Cabos de telecomunicações furtados em Ibicoara são recuperados pela polícia Foto: Divulgação/PM

Cada vez mais ocorrências de furtos de cabos de telecomunicações são registradas na região. No último sábado (17), uma ocorrência do gênero foi registrada no município de Ibicoara, a 164 km de Brumado, onde, após denúncia anônima, policiais militares localizaram 60 metros de cabos de telecomunicações que teriam sido furtados. O material foi encaminhado para a delegacia para os procedimentos de praxe. Nenhum suspeito foi preso até o momento.

STF: Dias Toffoli quer agilizar processos previdenciários Foto: Cristiano Mariz/Veja

De modo a evitar que a reforma da Previdência desague no Judiciário na forma de milhares de processos, Dias Toffoli vai reunir nesta terça, no Supremo, os principais atores do governo para uma conversa sobre a criação de uma estratégia nacional integrada para a “desjudicialização da Previdência Social”. Em bom português, Toffoli vai reunir Paulo Guedes (Economia), André Mendonça (AGU), Gabriel Oliveira (Defensor-geral) e Renato Vieira (INSS) para discutir formas de agilizar demandas judiciais ou até mesmo evitar que questões passíveis de resolução por meio de acordo ou conciliação resultem em disputas judiciais intermináveis nos tribunais. De acordo com a Veja, hoje, 48% dos processos em curso na Justiça Federal, por exemplo, estão ligados a questões previdenciárias — a reforma, em discussão no Senado, poderia agravar o quadro. A estratégia, diz o pessoal de Toffoli que trabalha no tema, em nenhum momento vai cercear o direito do cidadão de acionar a Justiça.

Pedal na Roça: Irmãos produzem alface utilizando hidroponia no sertão brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Pedal na Roça desta semana esteve na comunidade do Baixão, na zona rural de Brumado, onde os irmãos Gleison e Ronaldo Leite produzem alface utilizando uma antiga técnica de plantio: a hidroponia. Nela, as plantas são cultivadas sem solo, na água, e as raízes recebem uma solução que contém água e todos os nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gleison contou que, no começo, os testes foram feitos em uma estufa pequena. Com experiência, perseverança e o uso dos adubos apropriados, o negócio deu certo mesmo no meio do sertão brumadense. Isso porque, conforme os irmãos ressaltaram, a técnica promove a economia de água. “A água é toda reutilizada. Ela circula nas raízes por um espaço de tempo, retorna para o reservatório e volta para as plantas, mantendo um ciclo”, explicou.

Pedal na Roça: Irmãos produzem alface utilizando hidroponia no sertão brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A água armazenada no reservatório com capacidade para 5 mil litros é mantida por 20 dias - só depois ela é trocada. Comparada ao modo convencional, Gleison declarou que há uma economia de 90% de água. “Se você joga 100 litros de água em uma planta durante o dia, na hidroponia, ela só irá absorver 10 litros de água. O modo convencional gasta muito água, além do esforço físico do trabalhador”, afirmou. Ronaldo e Gleison ainda frisaram que na hidroponia a planta é melhor nutrida e, portanto, resiste mais a proliferação de pragas. O investimento inicial para uso da técnica foi de R$ 17 mil. Com relação ao mercado, os irmãos disseram que se trata de algo promissor, mas que ainda há muito para ser explorado. “A gente consegue plantar cerca de 1.100 pés de alface por semana. Tem época do ano que a gente não consegue atender toda demanda, por isso ainda não procuramos novos clientes. Precisamos aumentar a estrutura primeiro”, declararam. Na região, a propriedade é a única que utiliza a tecnologia para produção das hortaliças.

Homem morre após tentar separar briga de casal e ser esfaqueado e queimado no oeste da Bahia Foto: Blog Braga

Um homem morreu após ser esfaqueado e ter o corpo queimado, enquanto tentava separar a briga de um casal de vizinhos, na zona rural de Barreiras, oeste da Bahia. A mulher envolvida na confusão ficou ferida. Segundo informações da companhia de Polícia Militar (PM) que atende na área, o caso ocorreu no Povoado de Cerradão, no domingo (18). Alexandre Araújo dos Santos, 20 anos, teria esfaqueado Geiciane de Jesus Souza, 28 anos, com golpes de facão, quando o vizinho, que não teve a identidade divulgada, viu a situação, tentou ajudar, mas também foi atingido. Ainda segundo a polícia, após esfaquear o vizinho, Alexandre pegou um colchão, colocou por cima do corpo e ateou fogo em seguida. A vítima morreu no local, e o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Alexandre fugiu do local utilizando uma moto roubada, e não havia sido preso até o momento. De acordo com o G1, Geiciane conseguiu atendimento e foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Por conta dos ferimentos, ela precisou ser transferida para o Hospital do Oeste. Não há informações sobre o estado de saúde dela. O caso é acompanhado pela delegacia da cidade.

Brumado: Há anos abandonada, usina de beneficiamento de frutas figura como elefante branco em Itaquaraí Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma usina de beneficiamento de frutas localizada em Mancambira, próximo ao Distrito de Itaquaraí, na zona rural de Brumado, está há anos abandonada. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Edson Rocha Fagundes da Silva, que já foi presidente da associação da comunidade, disse que a usina deixou de funcionar após cerca de seis meses devido à falta de incentivo do poder público. O local, que chegou a contar com 12 funcionários, produzia polpa de umbu, manga, goiaba, maracujá e seriguela em benefício da agricultura familiar solidária. 

Brumado: Há anos abandonada, usina de beneficiamento de frutas figura como elefante branco em Itaquaraí Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Se tivesse incentivo, isso aqui estava funcionando até hoje. Seria uma oportunidade de emprego para muitas pessoas”, lamentou. Fagundes disse que o investimento feito na usina com a compra de maquinário foi jogado fora tendo em vista que encontra-se tudo abandonado e sem uso. A obra foi realizada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), em parceira com o Ministério da Integração Nacional.

Contra lei do governo Jair Bolsonaro, motoristas do transporte alternativo protestam em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Motoristas do transporte alternativo de Brumado e região realizam uma manifestação na manhã desta terça-feira (20), na BR-030, na Vila Presidente Vargas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a categoria paralisou as atividades e está em protesto contra a alteração do código de trânsito que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) que endurece a punição irregular deste tipo de função. O trecho da BR-030 está interditado e o tráfego de veículos coletivos seguem impedidos pelos manifestantes. Os ônibus do transporte escolar e ambulâncias segam com seus trajetos, sem nenhuma restrição. De acordo com um dos manifestantes, o bloqueio na rodovia seguirá durante todo o dia.

Contra lei do governo Jair Bolsonaro, motoristas do transporte alternativo protestam em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), classificando o transporte alternativo como infração gravíssima, foi sancionada em julho. Os artigos 230 e 231 determinam que “conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares, na forma estabelecida no art. 136”, e de “transitar com o veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente”. No caso do transporte escolar, a infração passa de “grave” para “gravíssima”, multiplicado o valor da multa em cinco vezes, incluindo a remoção do veículo. A infração por transporte remunerado de passageiros sem autorização, que atualmente é média, passará a gravíssima, também acompanhada de remoção do veículo.

Itabuna: Alunos de escola abaixam para evitar tiros Foto: Secretaria de Educação de Itabuna

Crianças que estudam no Grupo Escolar Municipal Pedro Gerônimo, que fica na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, precisaram se abaixar dentro das salas de aula para se protegerem de um tiroteio, que aconteceu na segunda-feira (19), na porta da escola. A ação, segundo a Secretaria Municipal de Educação, durou 10 minutos. As aulas da unidade de ensino foram suspensas temporariamente. A Escola Municipal Margarida Pereira, que também fica no bairro Pedro Gerônimo, foi outra que teve as atividades paralisadas, por conta do tiroteio. Segundo informações da Secretaria de Educação da cidade, o tiroteio aconteceu por volta das 7h15, quando os alunos assistiam a primeira aula do dia. Cerca de 40 homens chegaram na frente da escola e começaram a atirar para cima. Ninguém ficou ferido. De acordo com o G1, cerca de 150 alunos estudam no Grupo Escolar Municipal Pedro Gerônimo, que atende crianças de 2 a 10 anos. Após o tiroteio, os pais dos alunos foram avisados para ir buscar os filhos. Ainda de acordo com a secretaria, a Escola Municipal Margarida Pereira atende cerca de 600 alunos, com idade entre 12 e 16 anos. As aulas serão retomadas nas duas unidades de ensino na terça-feira (20), informou a Secretaria de Educação de Itabuna. A Polícia Militar informou que fez rondas na região, mas não encontrou os suspeitos de participarem do tiroteio. Ainda segundo a PM, a segurança foi reforçada na região.

Prefeitura de Brumado suspende licitação dos serviços de água e esgoto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Brumado suspendeu na última segunda-feira (19) a concorrência pública 004-2019 que visava a concessão comum dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) cumpriu a decisão do conselheiro do Tribunal dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Raimundo Moreira, que na última sexta-feira (16), determinou a suspensão da licitação 90/2019, que visava a concessão dos serviços de água e esgoto. A comissão de licitação abriria os envelopes ontem (19). A nossa reportagem tentou contato com o prefeito para comentar sobre a decisão do TCM, mas as ligações não foram atendidas.

Município de Brumado é notificado pela justiça por não convocar aprovados em concurso público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um mandado de segurança, com pedido liminar, foi impetrado por técnicos em enfermagem aprovados em concurso público, em face do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, e do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Os candidatos alegam que prestaram concurso em 24 de setembro de 2017 e foram convocados, em 06 de fevereiro de 2017, para avaliação psicológica, no entanto, em 09 de fevereiro de 2017, foi publicado edital de suspensão da referida avaliação, e, até o presente momento, não foram convocados. Alegam ainda que na mesma data do concurso realizado pelos impetrantes houve Processo Seletivo, cujos candidatos aprovados para o mesmo cargo, técnico em enfermagem, já foram convocados. Os candidatos disseram que há vagas no Hospital Municipal e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sendo ocupadas por servidores temporários, quando deveriam ser reservadas a servidores permanentes, aprovados em concurso público. Diante do caso, a juíza Ely Christiane Esperon Lorena determinou a suspensão do prazo de validade do concurso público para técnico em enfermagem do município, bem como obstada a contratação temporária de empresa que preste serviços através da contratação de qualquer profissional técnico em enfermagem até posterior deliberação. O município também foi notificado a prestar esclarecimentos acerca do caso.

Paratleta morre atropelado por carro durante competição em Guanambi Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um paratleta de 38 anos morreu após ser atingido por um carro, durante uma competição que participava, em Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com o G1, o caso ocorreu na tarde de sábado (17), durante a 13ª edição da Corrida do Suruá. Jacson Silva Santos participava como competidor, quando um carro invadiu a pista onde estavam os atletas e atingiu ele. Não há detalhes sobre o que motivou o acidente. A vítima, que era ciclista, chegou a receber atendimento, mas morreu a caminho de um hospital. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Não há informações sobre o enterro. Segundo a Polícia Militar (PM), o motorista do carro tentou fugir do local, mas foi localizado por agentes do 17º Batalhão da Polícia Militar e encaminhado para a delegacia da cidade. O homem que foi preso após atropelar e matar o paratleta estava embriagado. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (19), por Giancarlo Giovani Soares, delegado titular da cidade. “Não foi realizado nenhum teste de bafómetro ou algo do tipo. A embriaguez foi confirmada pelo policias que fizeram a prisão, com base no tom de voz do homem, no jeito de caminhar. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já permite constatar a embriaguez através dessas características”, disse o delegado.

Barra da Estiva: Mulher é presa em flagrante acusada de matar companheiro que conheceu na internet Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde do último sábado (17), através de denúncia, a polícia foi informada de que na Fazenda Barrocão, na zona rural de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, uma mulher havia acabado de esfaquear um homem e que a mesma encontrava-se sendo espancada pela população. No local, os policiais deram voz de prisão a Ana Paula do Nascimento Damascena. Já a vítima, identificada como Jean Magno Araújo de Souza, foi encontrado caído com sinais de cortes no pescoço - o mesmo não resistiu aos ferimentos. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a guarnição acionou o socorro, porém, enquanto aguardava a ambulância, a população percebeu que a agressora estava na viatura e tentou retirá-la do veículo na tentativa de espancá-la. Os policiais tiveram de deixar o local por causa do tumulto. A autora do homicídio foi encaminhada à delegacia de Brumado, onde foi autuada em flagrante delito por homicídio. Ana Paula havia conhecido Jean Magno há 15 dias através da internet.

Jair Bolsonaro diz que Brasil vai vencer a crise econômica mundial Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse ter convicção de que o Brasil vai superar os eventuais problemas que possam surgir se houver uma crise econômica mundial. Na última semana, houve pânico nos mercados financeiros de todo o planeta em meio a temores de uma nova recessão na economia global após a divulgação de dados econômicos ruins na China e na Alemanha e a escalada das tensões comerciais entre Estados Unidos e China. Com isso o dólar superou a barreira dos R$ 4, com alta de 1,57% na semana, e a bolsa acumulou queda de 4,03%. Bolsonaro citou recentes medidas que o Brasil vem adotando e disse que o governo está fazendo o dever de casa. “Pode ter certeza, se não tivéssemos tomado as medidas que tomamos, o Brasil estaria em uma situação bastante complicada. Estamos fazendo o dever de casa. O Brasil estava arrebentado economicamente. Eu tenho esperança, o povo pode acreditar, nós vamos vencer”, disse o presidente.

Paramirim: Receptador de motocicletas é preso em ação conjunta da polícia Foto: Divulgação/PC

Investigadores da Polícia Civil, lotados na Delegacia de Paramirim, a 131 km de Brumado, tomaram conhecimento de que uma motocicleta havia sido furtada no município. Segundo iformou a polícia civil ao site Achei Sudoeste, após investigação preliminar, descobriram que um rapaz conhecido como Cheiro estaria furtando motocicletas e as levando para a cidade de Érico Cardoso. Com o apoio da PM do município, conseguiram apreender, na casa dos pais do referido suspeito, uma motocicleta que havia sido furtada em Botuporã, no dia 06 de agosto. Enquanto os militares conduziam o veículo para a Delegacia de Paramirim, os investigadores, juntamente com prepostos da Guarda Municipal, continuaram a diligência e conseguiram localizar Everlândio Pina Silva, de 18 anos, na Rua Lorminda de Jesus, no Bairro São José, em Paramirim. O indivíduo foi autuado em flagrante pela prática do crime de receptação.

TCM mantém punição aplicada a ex-prefeito de Ituaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na última quarta-feira (14), negou provimento ao pedido de reconsideração formulado pelo ex-prefeito de Ituaçu, Juvenal Wanderley Neto (PSD), e manteve a decisão que julgou parcialmente procedente termo de ocorrência, em razão de irregularidade no pagamento de um total de R$ 411.161,49 a Felippi Nunes Lenzi, pela prestação de serviços médicos, no exercício de 2012. Foi mantida a multa imputada no valor de R$ 20 mil e a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE) para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro Fernando Vita, afirmou que o gestor não apresentou nenhum elemento novo que pudesse resultar em engano ou omissão do TCM na apreciação da matéria, que, pela ausência de controvérsia quanto a sua ocorrência, comprova a existência de irregularidade passível de punição.

Câmara pode votar esta semana que vem projeto de lei sobre posse e porte de armas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei que altera as regras para o porte e posse de armas pode ser votado pela Câmara dos Deputados esta semana. A proposta consta da previsão de pauta do plenário, para ser discutido e votado em sessão marcada para terça-feira (20). Na última quarta-feira, o relator do texto, Alexandre Leite (DEM-SP) divulgou o parecer sobre o tema, horas depois de a Câmara aprovar um requerimento de tramitação em urgência (o que permite a votação diretamente em plenário, sem votação em comissões). De acordo com o G1, o direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa. É diferente da posse, que só permite manter a arma dentro de casa.

Arquivo