São muitas as reclamações com relação ao Mercado Municipal do Distrito de Itaquaraí, que encontra-se deteriorado. Em entrevista Achei Sudoeste, o morador Neildo Almeida disse que o movimento da feira livre, aos sábados, caiu bastante devido às condições precárias do local. Para ele, o mercado precisa ser totalmente reestruturado para melhor comodidade dos feirantes e atendimento da população. “O mercado já viveu dias melhores. Agora, está deixando a desejar”, destacou. Os moradores Roberto Santos e Valdeci Ataíde reforçaram as cobranças relatando as péssimas condições estruturais do espaço do mercado. O local, segundo eles, está deteriorado há bastante tempo sem que o poder público tome nenhuma providência. O morador Valdevino Filho afirmou que as paredes estão esburacadas e correndo risco de cair. “Precisa de uma melhoria urgente”, apelou.
Seu Emanoel Lima frisou que, embora seja um dos distritos mais antigos da cidade, Itaquaraí sempre foi abandonado pelo poder público. “Não é por falta de cobrança”, reivindicou. Os feirantes Elisabete e Ivo disseram que, diante das atuais condições, o mercado não atrai a população para a feira. “A gente tira dinheiro do próprio bolso para arrumar o mercado. Isso é uma calamidade”, reiteraram. Mesmo passados onze anos desde a sua inauguração, o mercado nunca passou por uma manutenção. Vale ressaltar que o vereador Elias Piau (PV) está colhendo assinaturas em um abaixo assinado para atendimento da demanda.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
Em reunião na Câmara de Vereadores de Caetité, a 100 km de Brumado, o Movimento Popular de Operários Desempregados informou que cerca de 2500 operários dos setores de construção civil, empreendimentos eólicos e mineração estão desempregados atualmente. A frente foi criada para acompanhar de perto as ações das empresas dos setores, bem como para fiscalizar as contratações e se as mesmas estão beneficiando trabalhadores locais. A ações têm o apoio de uma comissão formada por vereadores. O quadro de desemprego também é crescente em outras cidades da região.
Estão em andamento os preparativos para realização da Feira do Empreendedor, que acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, no Ginásio de Esportes, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do Sebrae/Brumado, Jéssica Lopes, explicou que, neste ano, o evento está sendo muito mais estruturado do que na última edição e as expectativas são bastante positivas. “Esperamos um volume de negócios maior. Vamos envolver empresas de porte maior com o intuito de fomentar os pequenos. O evento é justamente para fomentar o empreendedorismo”, destacou. Cerca de 50 empresários de pequeno porte estarão presentes fechando negócios. Segundo a coordenadora, haverá ainda capacitações para o público rural e urbano. A Sala do Empreendedor do Município de Brumado também participará da feira. O secretário municipal de planejamento, Castilho Viana, declarou que o município enxerga com bons olhos a iniciativa, que já faz parte do calendário anual de eventos da cidade. “A ideia do município é, de fato, fomentar o comércio e que Brumado tenha cada vez mais desenvolvimento nesse aspecto”, frisou.
No último dia 13, a Auditoria Pública Cidadão Baiana (Aucib), propôs uma Ação Civil Pública em face do Município de Brumado apontando irregularidades na implantação e execução do serviço de estacionamento rotativo denominado Área Azul. A prefeitura implementou em julho deste ano o sistema rotativo pago para veículos em vias e logradouros públicos, através de contrato realizado com a Construtora Zadar Ltda. Segundo a Aucib, a área tem gerado inúmeras reclamações por parte da população, sobretudo pela cobrança da multa de R$ 20 (10 vezes o valor da hora) a cada vez que um veículo é estacionado na área sem realizar a alocação da vaga. De acordo com a entidade, a Área Azul é um mecanismo que possibilita a rotatividade de veículos, sendo louvável e importante a implantação para fluidez do trânsito, no entanto é inaceitável este tipo de tratamento dado ao consumidor. “Diante das reclamações e clamor da população e levando-se em conta que a implementação do estacionamento rotativo no município de Brumado, da forma que se encontra regulamentado e vem sendo exercido, afronta cabalmente direitos dos consumidores, outra medida de justiça não há qual não seja a presente Ação Civil Pública à devida apreciação do juízo local”, pontuou o advogado da Aucib.
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira, 20, uma linha de financiamento que utilizará a inflação oficial do país, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como composição para as taxas de juros. Com isso, o consumidor terá acesso as parcelas mais baixas das até então oferecidas pelo banco, que detém mais de 70% do crédito imobiliário no país. A pedido da Veja, a plataforma de crédito imobiliário Melhortaxa simulou três cenários de financiamentos imobiliários. A redução chega a 25%. Até esta terça-feira, a Caixa oferecia apenas modelos de financiamento com juros calculados pela Taxa Referencial (TR) — que é zero desde 2017— somada a um valor fixo de 8,5% a 9,75%. Agora, também será possível ter acesso a crédito indexado ao IPCA mais uma taxa fixa de 2,95% a 4,95%. O IPCA é medido e divulgado mensalmente pelo IBGE. Para o financiamento, será utilizado o valor acumulado em 12 meses, que é recalculado mensalmente com a divulgação da inflação mensal. Os cenários calculados pelo Melhortaxa mostram a diferença no valor da parcela inicial entre a nova linha e a atual. As previsões são para financiamentos de 300 mil reais, 500 mil reais e 1 milhão de reais, em 30 anos, utilizando a inflação acumulada nos últimos 12 meses, de 3,22% em julho, de acordo com o IBGE. O modelo inclui apenas o valor do financiamento – taxas e seguros podem ser embutidos adicionalmente pelo banco. No exemplo usado pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o banco utilizou uma variável de comprometimento de renda, que também pode afetar no valor do financiamento – variável não considerada no cálculo do Melhortaxa.
Através de decreto publicado no Diário Oficial do Estado, no último dia 17, a Secretaria de Educação da Bahia reconheceu o curso de bacharelado em Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XX, em Brumado. De acordo com a publicação, o curso, ofertado pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), foi aprovado em regime de cooperação interdepartamental com o departamento de DCHT do município de Camaçari. Além disso, foi frisado que a graduação deve ter uma carga horária 4.530 horas até a conclusão do curso.
A Endocrinologia é a especialidade que estuda as glândulas endócrinas, tratando doenças hormonais e metabólicas, a fim de restabelecer o equilíbrio do organismo. Cuide do seu peso - Controle o colesterol e triglicerídeos - Faça sempre um check up - Priorize sua saúde Endocrinologista é no Centro Médico São Gabriel com o especialista Lauro José. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).
Na noite da última segunda-feira (19), o carro do vereador Laudelino Rodrigues da Silva (PDT), mais conhecido como Lau de Lió, foi incendiado enquanto acontecia a sessão da Câmara Municipal de Candiba, a 168 km de Brumado. Segundo o parlamentar, o veículo estava estacionado no pátio do Legislativo e a suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local, mas, ao chegar, o fogo já havia sido controlado. Informações preliminares indicam que um indivíduo, ainda não identificado, jogou óleo e ateou fogo no carro do vereador. Até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Civil investiga o caso.
Há 30 anos o produtor musical Sylvio Passos se dedica a preservar em São Paulo o maior acervo que se tem conhecimento sobre Raul Seixas, morto no dia 21 de agosto de 1989 na capital paulista. São aproximadamente 5 mil objetos pessoais daquele que é considerado o 'pai do rock brasileiro'. “Sou detentor do maior acervo de itens pessoais do Raul, que o próprio Raul me deu. A mãe do Raul me deu”, diz Sylvio, de 56 anos, que de fã se tornou amigo do ídolo. De acordo com o G1, Sylvio tinha 17 anos quando conheceu o baiano Raul na capital paulista em 1981. Queria lhe contar que criou o primeiro fã-clube para o músico. Teve a autorização do artista e, desde então é presidente do Raul Rock Club. Atualmente ele também é detentor de tudo o que se possa imaginar que pertenceu ao astro: do primeiro violão que o cantor ganhou em Salvador aos 9 anos de idade até o pijama listrado que usou quando foi encontrado morto, no apartamento onde morava no Centro da capital paulista.
Na última terça-feira (20), uma viatura de radiopatrulhamento se deslocou até a Rua Jorge Amado, no Distrito de Itaquaraí, na zona rural de Brumado, com o intuito de averiguar uma ocorrência de violência doméstica. Um indivíduo possuía armas em sua residência e teria ameaçado a esposa. No local, a guarnição encontrou o homem, que se entregou voluntariamente. Ele justificou que sua esposa o teria largado há meses e, desde então, não teria a encontrado mais. Mediante os fatos, a guarnição conduziu-o para a Delegacia Territorial de Brumado, onde os fatos foram registrados. O indivíduo permanece à disposição da justiça.
Na última sexta-feira (16), dois cidadãos estiveram no Ministério Público Federal (MPF) fazendo uma representação contra a empresa Novo Horizonte devido às condições precárias dos oferecidos aos usuários. Na representação, ambos também relataram os constantes acidentes com os veículos da referida viação. A ação visa que os cidadãos de Guanambi, Caetité e demais cidades sejam respeitados em seus direitos. A empresa ainda não se pronunciou sobre o caso.
Uma das mudanças anunciadas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a distribuição de 100% dos resultados de 2018, foi ratificada nesta segunda-feira pelo Conselho Curador e já publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira 20. A Medida Provisória (MP) 889 aumentou a rentabilidade do fundo, determinando a transferência de todo o lucro do exercício anterior aos cotistas. De acordo com a Veja, antes da MP, o FGTS rendia 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), atualmente zerada. Desde 2017, o fundo repassava 50% dos lucros do ano anterior ao cotista. Com a mudança, o fundo renderá 6,18% em 2019 , ultrapassando inclusive a taxa Selic (juros básicos da economia), recentemente reduzida para 6% ao ano. Até 31 de agosto, serão repassados 12,2 bilhões de reais do lucro de 2018, distribuídos proporcionalmente conforme o saldo de cada conta. O Conselho Curador também aprovou os Relatórios de Gestão do FGTS e do Fundo de Investimento FI-FGTS. Os documentos serão divulgados no site do FGTS nos próximos dias. O conselho instituiu ainda um grupo de trabalho, com participação de três representantes do FGTS e três do Comitê de Investimento do FI-FGTS, para acompanhar e propor mudanças nas aplicações do fundo. O grupo também acompanhará a execução das recomendações dos órgãos de controle em parceria com o Grupo de Apoio Permanente (GAP), formado por consultores técnicos vinculados às 12 entidades que compõem o colegiado.
O tradicional Campeonato de Futebol da Polícia Militar da Bahia está sendo realizado pelo comando geral com o objetivo de congregar as tropas e promover um momento de confraternização esportiva. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Erlon Sampaio informou que, pela etapa da região sudoeste, a Rondesp aplicou 6x1 na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM-Brumado), em confronto válido pela semifinal. “Vai afunilando as fases e o campeão do interior disputa com o campeão da capital. São os zonais”, explicou. Segundo o tenente, o objetivo também é fomentar a prática esportiva entre os policiais a fim de aprimorar o seu condicionamento físico. O subtenente Evelino, da 34ª CIPM, que atua como goleiro na competição, destacou que o evento é uma oportunidade para os policiais se juntarem e se conhecerem melhor. “Nós da 34ª CIPM somos responsáveis por uma área geográfica muito extensa. Daí os policiais que trabalham aqui são dispersos. Nossa participação no campeonato está sendo boa”, avaliou.
Ao final de 2020 expira-se a lei que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – um dos principais mecanismos de financiamento da educação. Como é um fundo provisório, se não for prorrogada a lei, ele será extinto. O Fundeb não cria recursos novos. Ele apenas redistribuiu o que já deve ser gasto. Mas, ao fazê-lo, afeta o orçamento de estados e municípios e, consequentemente, o financiamento das escolas e o salário dos professores. Daí a intensa mobilização de grupos que defendem os vários interesses envolvidos. De acordo com a Veja, a falta de liderança do governo federal na questão deixou o protagonismo por conta do legislativo, mas diversos grupos da sociedade – particularmente os organismos internacionais, ONGS e setores da área acadêmica – vêm se movimentando. Alguns deles, apresentando estudos ou mesmo propostas concretas. Para dar publicidade e voz a esses grupos e estimular os debates, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, por iniciativa do Deputado Gastão Vieira, realizou dois seminários. Em síntese, o relatório confirma que a principal contribuição do Fundeb é reduzir a desigualdade entre os municípios – embora de forma limitada. No entanto, o Fundeb não contribuiu para aumentar a eficiência ou a qualidade. Restam, portanto, enormes desafios pela frente. Hoje realiza-se o segundo evento, que irá apresentar um apanhado de diversas sugestões que vêm sendo discutidas – formal e informalmente, e que contêm importantes contribuições para enriquecer o debate. Diferentemente do evento anterior, que analisou o passado, neste evento serão apresentadas propostas para articular de forma mais eficaz o financiamento da educação com a promoção da equidade, da eficiência e da qualidade.
Um projeto de lei encaminhado pelo prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), ao Legislativo prevê a criação de novas vias comerciais no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de planejamento, Castilho Viana, informou que a proposta é inserir algumas áreas no eixo comercial a fim de habilitar novos espaços para futuros empreendedores. Viana descartou que o projeto tenha qualquer relação com o aumento da extensão da zona azul na cidade. “De forma alguma tem relação direta com a área azul”, reforçou. Ele lamentou que o zoneamento tenha ganhado uma repercussão negativa, tendo em vista os inúmeros benefícios para a comunidade.
A nova sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, será realizada nesta quarta-feira (21). A unidade foi construída em dez meses com recursos próprios. O prédio térreo oferece condições para o atendimento à sociedade de maneira confortável e eficiente, garantindo total acessibilidade. A solenidade de inauguração acontece a partir das 16h, com a presença de representantes das mais importantes instituições do mundo do trabalho. A sede fica no bairro da Bahia Vista, na Rua Gilenilda Alves, s/nº. O novo prédio segue o padrão adotado pelo MPT na Bahia em suas unidades pelo interior do estado. A construção é modular e toda térrea, reduzindo bastantes os custos de manutenção e eliminando o último aluguel de sede do órgão no estado. Com os aspectos arquitetônicos adotados no projeto, será possível reduzir consumo de eletricidade e água, mas ainda assim servidores, procuradores e o público que frequenta o órgão para audiências acompanhamento de processos, encaminhamento de denúncias e reuniões terá muito mais conforto. O terreno foi obtido em 2017 junto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU). Naquele momento, foi possível alocar recursos para murar o terreno, iniciar a terraplanagem e contratar o projeto executivo. Em seguida, com recursos destinados pela bancada baiana no Congresso Nacional e repassada para o MPT na Bahia no fim do ano passado, foi possível licitar e executar a obra. O prédio conta com 1.030 metros quadrados de área construída, dividida em módulos. Eles abrigam três salas de audiências, quatro gabinetes para procuradores, secretaria, recepção, copa e espaços de circulação. Na área externa, existem 15 garagens cobertas para s veículos oficiais e para os servidores e 22 vagas de estacionamento para advogados e partes convocadas para as audiências e reuniões no órgão.
Na última terça-feira (20), motoristas do transporte alternativo de Brumado e região realizaram uma manifestação bloqueando parcialmente a BR-030, no trecho da Vila Presidente Vargas. A categoria protestou contra a alteração do código de trânsito que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e endurece a punição para esse tipo de transporte, considerado irregular. O site Achei Sudoeste conversou com os motoristas. Para eles, a lei passará a criminalizar o trabalhador. “Estamos vivendo em um país onde o desemprego cresce a cada dia. Agora, como pode um trabalhador, que tem como único meio de sustentar sua família uma van ou um micro-ônibus, ser criminalizado? A categoria não concorda”, opinaram. O protesto pacífico, promovido em todo país, visa fazer com que o governo revogue a alteração e permita que a categoria exerça as suas atividades. Uma mobilização maior está sendo organizada para esta quarta-feira (21), em frente à esplanada dos ministérios, em Brasília. Para a categoria, o presidente Jair Bolsonaro foi inconsequente ao não pensar nos pais de família que dependem do transporte alternativo, bem como nos usuários, que não podem ficar à mercê das grandes empresas. “Essa lei vai beneficiar as grandes empresas e penalizar os pais de família”, avaliaram.
Único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga sofre. O famoso chão rachado faz pensar num ambiente onde a terra dá pouco e pede muito das pessoas que vivem ali. Mas é a própria ação humana que tem colocado a caatinga em risco. A ponto de, em algumas áreas, a situação chegar a um estágio quase irreversível: a desertificação. De acordo com estimativas do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens e Satélites (Lapis), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), 12,85% do semiárido brasileiro enfrenta o processo de desertificação. Ou seja, considerando uma área total de 982.563,3 km² dessa região, 126.336 km² estão se transformando em deserto – conforme monitoramento realizado entre 2013 e 2017 e divulgado no início de julho. Segundo o G1, esse território, que basicamente é o que conhecemos como o sertão no Nordeste brasileiro, tem quase o tamanho da Grécia. O cenário é ainda mais alarmante se olharmos para as chamadas “áreas suscetíveis a desertificação” (ASDs) do Nordeste brasileiro, nas quais o processo de formação de pequenos desertos pode se instalar se os fatores contribuintes forem mantidos.
O Secretário de Saúde de Brumado, Cláudio Feres, esteve recentemente no Ministério da Saúde (MS), em Brasília, em busca de benefícios para a área no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Feres disse que a viagem teve o objetivo de buscar a habilitação de custeio, junto ao MS, de serviços que, hoje, já funcionam com recursos próprios, que é o caso das duas equipes da Unidade Básica de Saúde - UBS do Bairro São Jorge. A unidade será inaugurada no final deste mês, em atendimento a uma demanda antiga da comunidade. A habilitação de custeio visa, segundo o secretário, não onerar ainda mais os cofres públicos do município. “Uma equipe completa hoje custa, média, de R$ 45 mil a R$ 50 mil por mês. O repasse do Ministério da Saúde não chega a R$ 20 mil, mas já é uma gordura a mais para o município continuar avançando. Pra inaugurar serviços novos, a gente precisa habilitar os velhos”, destacou.
Vivaldo Ferreira Brito Filho, 26 anos, foi localizado pelo Esquadrão de Motociclistas Falcão e guarnições da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Vitória da Conquista) com apoio do setor de inteligência da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), na madrugada de segunda-feira (19), após denúncias anônimas. O criminoso estava escondido em um terreno baldio no bairro Morada Real, em Conquista. Ele era acusado de cometer um sequestro seguido de estupro no último domingo (18). O criminoso teria forçado uma mulher de 47 anos a sacar dinheiro em um caixa eletrônico, na Avenida Olívia Flores, e depois levado a vítima, junto com sua filha de 9 anos, e a violentado sexualmente três vezes. “Quando chegamos na localidade fomos recebidos a tiros por ele. O criminoso estava com um revólver calibre 38, com seis munições, três delas deflagradas”, contou o comandante da 77ª CIPM, major Nivaldo Góes Oliva Júnior. Outra mulher também identificou Vivaldo como o autor de crimes praticados anteriormente. “Na ação ele foi atingido e encaminhado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu aos ferimentos”, informou o oficial. O delegado titular da DRFR, Arilano Kléber Medeiros Botelho, contou como chegou até Vivaldo. “Fizemos toda a investigação através de câmeras do local e informações de populares, após a divulgação da foto. Compartilhamos com a Polícia Militar para um trabalho em conjunto. Vivaldo acumulava passagens por furto e envolvimento em confusões”, disse o delegado.
A comunidade do Distrito de Itaquaraí, na zona rural de Brumado, cobra a manutenção do cemitério local, que está abandonado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o líder comunitário Edson Rocha Fagundes da Silva pediu o apoio do vereador Elias Piau (PV) para concretização da demanda. O parlamentar, por sua vez, respondeu ao morador destacando que já encaminhou a demanda à Câmara Municipal. Ele aguarda agora a resposta do poder público, tendo em vista que o pedido foi feito. “Dependemos agora do poder público que é quem executa as obras. O cemitério está abandonado há muitos anos”, ressaltou. Enquanto a reforma não é realizada, Piau adiantou que uma limpeza foi feita no cemitério.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado e diversos representantes da sociedade civil organizada irão se reunir nesta quarta-feira (21), às 19h30, na sede da OAB, a fim de debater os impactos da zona azul no comércio e para a população em geral. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da entidade, Manoel Messias, informou que, não só o comércio, que teve o seu movimento diminuído, mas a população, com a possibilidade de demissões, está sendo afetada pela implantação da área azul no município. “Enxergamos a zona azul como uma maneira de ajudar a organizar a circulação no comércio, mas a forma como a área foi implantada ocasionou uma série de transtornos. Estamos preocupados”, afirmou. Para Messias, o sistema de estacionado rotativo precisa ser alinhado às necessidades dos comerciantes e da comunidade para que o trânsito de veículos, de pedestres e de consumidores volte a sua normalidade. “Acredito que, se tudo for normalizado, vai funcionar como funciona hoje nas outras cidades e, realmente, o consumidor ganhará com isso”, avaliou.
Uma mulher foi sequestrada e estuprada na frente do filho recém-nascido, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Ela chegou a ser amarrada a uma árvore junto com a criança, mas conseguiu escapar. O homem suspeito do crime morreu em confronto com a polícia. Segundo Arilano Botelho, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da cidade, que também investiga o caso, o crime ocorreu no sábado (17). A mulher, que não teve a identidade revelada, estava dentro do carro, junto com a criança, quando um homem a abordou e anunciou o sequestro. Já dentro do veículo, ele assumiu a direção e saiu pelas ruas da cidade, quando exigiu que a mulher entrasse em um banco para sacar R$ 1 mil. Como não tinha a quantia exigida na conta, a vítima sacou cerca de R$ 200 e entregou para ele. Ainda conforme Arilano, apesar de receber o dinheiro, o homem seguiu com as vítimas para a zona rural da cidade, onde estuprou a mulher e, em seguida, amarrou ela e a criança em uma árvore. Mãe e filhos só foram encontrados no domingo (18), depois que populares passaram pelo local. De acordo com o G1, a mulher foi atendida em um hospital da região e recebeu alta. O principal suspeito do crime, depois da polícia tomar depoimento da mulher e de outras testemunhas, foi identificado como Vivaldo Ferreira Brito Filho. Ele foi morto em confronto com policiais militares, na segunda-feira (19), no momento em que os agentes iam cumprir a prisão temporária dele.