Nesta sexta-feira (06), um evento que discutirá a importância da doação de órgãos será realizado na área externa do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Na oportunidade, serão ministradas palestras com profissionais da área, inclusive com esclarecimento de eventuais dúvidas. O evento acontece de 8h às 14h30. Em entrevista a imprensa local, a diretora administrativa da unidade, Lucidalva Oliveira, destacou que, hoje, o hospital possui a estrutura e a equipe de profissionais aptas para realização da cirurgia de captação de órgãos e daí a necessidade de se conscientizar as pessoas acerca da importância da doação nos casos adequados. “Sabendo que, com essa campanha e essa informação, a gente consegue diminuir a lista de espera na Bahia é um privilégio muito grande. Saber que, com essas captações, a gente conseguiu eliminar a espera na lista de fígado. De 673 na fila de espera de córneas, a gente já encaminhou 4 daqui de Brumado. De 1138 da fila de espera de rim, encaminhamos 4”, declarou. Há cerca de seis meses, a unidade de saúde realizou a primeira cirurgia de captação de órgãos, já tendo feito também a segunda, tornando-se referência no segmento.
Na quinta-feira (05), uma reunião foi realizada no gabinete do prefeito de Brumado a fim de debater as necessárias adequações à zona azul no município. Estiveram presentes representantes do setor jurídico da prefeitura, da empresa Zadar, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Câmara de Vereadores, da OAB, da sociedade civil organizada e da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). O presidente da CDL, Manoel Messias, saiu otimista da reunião. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que, na oportunidade, foram levantados diversos pontos e suas possíveis adequações a fim de viabilizar o funcionamento da zona azul na cidade. “Fizemos as nossas reivindicações. A empresa colocou as possibilidades, já que existem trâmites jurídicos envolvidos. Todos esses assuntos requerem ainda muita discussão para se encontrar um ponto mediador, que nem a população seja prejudicada, nem as outras partes envolvidas”, frisou. Messias salientou que a empresa já se mostrou aberta quanto a algumas reivindicações e, as demais, necessitam de análise jurídica. Uma nova reunião já foi agendada para a próxima sexta-feira (06), com a presença do corpo jurídico de todas as entidades envolvidas no processo. “A CDL busca o bem comum para o seu consumidor, o seu comerciante e toda população”, asseverou. O presidente afirmou que a área só será suspensa no município se as devidas adequações não forem feitas.
Por telefone ao site Achei Sudoeste, o vereador Glaudson Dias Lima (PDT) disse que não teve intenção de fazer piada com o nome de uma falecida ao pedir 1 minuto de silêncio na sessão legislativa da última segunda-feira (02). “O vereador Léo Vasconcelos não entendeu direito o nome da mulher e me fez a pergunta. Daí eu disse, é Iria, que já se foi. Causou alguns sorrisos, não sei de onde saiu aquilo. Faltou a palavra 'infelizmente' já se foi”, esclareceu, negando qualquer má intenção. Glaudson negou que tenha dado risos com a situação, sinalizando que os risos ouvidos na gravação teriam vindo da audiência. “Meus pronunciamentos na Câmara são curtos, mas objetivos. Jamais brincaria com uma coisa tão séria como essa. Isso não é do meu feitio”, reiterou. Por fim, o parlamentar pediu desculpas à família enlutada.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei do Abuso de Autoridade com vetos a 36 dos 108 dispositivos aprovados pelo Congresso. Os 36 itens vetados estão contidos em 19 artigos. A lei e os vetos foram publicados em edição extra no Diário Oficial da União. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional em agosto e define cerca de 30 situações que configuram o abuso, além das punições correspondentes. Mais cedo, em discurso no Palácio do Planalto, Bolsonaro já havia dito que faria os 36 vetos ao texto. Ele argumentou que concorda com o combate ao abuso de autoridade, mas, segundo o presidente, o “remédio” não pode ser excessivo “para não matar o paciente”. De acordo com o G1, críticos ao texto aprovado pelo Congresso afirmam que o projeto poderia ser um obstáculo para o trabalho de juízes, procuradores e policiais, além de atrapalhar o combate à corrupção. Esta quinta era a data-limite para Bolsonaro sancionar o projeto integralmente ou apresentar vetos. Nos últimos dias, ele foi alertado de que uma quantidade de vetos que desfigurasse o texto poderia causar desgaste com o Congresso. Por outro lado, o presidente não quer passar uma imagem à população de que o governo está aliviando o combate à corrupção.
A RHI Magnesita, fornecedora líder de refratários, planeja expandir a mina de Brumado a fim de atender à demanda global. Entendeu-se que os negócios brasileiros representavam 18-22% da receita total da RHI Magnesita. De acordo com o Petróleo, a crescente demanda ajudaria a empresa a impulsionar o plano de expansão de magnesita sinterizada em sua planta de Brumado. Se o plano de expansão for concluído, a capacidade de produção anual de uma das quatro linhas de produção aumentaria em cerca de 42% para 85.000 toneladas. A empresa não divulgou detalhes ou cronogramas para o plano de expansão.
Uma adolescente de 14 anos teve 80% do corpo queimado durante um incêndio na casa onde ela mora, em Jequié, cidade da região sudoeste da Bahia. Segundo informações colhidas no posto da Polícia Civil do Hospital Geral do Estado (HGE), o caso ocorreu na terça-feira (3). O imóvel da família fica no bairro Vila Vitória. Luciene Pereira de Almeida, mãe da vítima, contou em depoimento que a menina estava dormindo, quando o incêndio começou na cozinha. A suspeita é de que as chamas começaram na geladeira. De acordo com o G1, a adolescente estava dormindo na hora e foi salva por um vizinho. Na ocorrência, não há informações se tinha mais alguém na casa. Ela foi levada para o HGE por conta da gravidade das queimaduras. Na manhã desta quinta-feira (5), permanecia internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica do hospital.
O vereador Gelson Caires da Silva (PTB), da cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, passou mal e deu entrada no Hospital Maternidade Marilton Matias, na última terça-feira (03). Na unidade, ele foi medicado e mantido sob monitoração cardíaca contínua. De acordo com a Rádio 105 FM, em seguida, o parlamentar teve de ser transferido para o Hospital Samur, em Vitória da Conquista. No local, foi diagnosticado que ele sofreu um infarto, sendo internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Um boletim médico ainda não foi divulgado.
No próximo dia 8, acontece o Segundo Torneio de Dominó do Bairro Baraúnas, em Brumado. Realizado pela Associação de Moradores do Bairro, o evento será realizado na praça ao lado do CTL, com início às 8h. Os interessados devem ligar para (77) 99989-4842 para fazer as inscrições. Os participantes terão direito a camisa e feijoada. As premiações são: campeão R$ 300 e vice-campeão R$ 200. No dia 7, como parte da programação do torneio, haverá show com o cantor Lyryo Barbosa. Já no dia 8, a atração é o cantor Xavier da Bahia. O evento promete movimentar a comunidade.
Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado rebateu a acusação de que, em reunião com representantes da prefeitura e da empresa Zadar, negociou a participação nos lucros com a implantação da zona azul. “Trata-se de uma acusação gravíssima, irresponsável, desrespeitosa, completamente sem fundamento e desprovida de conhecimento real dos fatos”, declarou. Segundo a diretoria, desde a aprovação do Decreto Municipal que regulamentou o zoneamento, a CDL realizou diversas reuniões com a Superintendência de Trânsito e a empresa no sentido de alertar para os diversos problemas que poderiam ocorrer caso a implantação fosse feita de maneira inadequada. Atualmente, a CDL possui mais de 100 formulários de avaliação da zona azul, respondidos entre os meses de julho e agosto, bem como relatórios que demonstram queda nas vendas no comércio. No último dia 30 de agosto, a entidade compareceu à câmara de vereadores, juntamente com a classe comerciária, em protesto exigindo as devidas adequações na área. “A Administração Municipal, sensibilizada com o clamor popular demonstrado pela manifestação realizada na câmara, procurou a CDL e realizou uma nova reunião na data de 03-09 no intuito de tentar encontrar uma solução para o impasse, dentro das possibilidades legais. Em nenhum momento, representantes da Zadar estiveram presentes na reunião e sequer se encontravam no município. Afastando qualquer possibilidade da afirmativa veiculada irresponsavelmente e de forma maldosa”, reiterou. A diretoria esclareceu ainda que uma das reivindicações passa pela sugestão de que o município destine parte da arrecadação com a exploração da área em ações que estimulem o comércio local. “Em nenhum momento, a CDL reivindica valores para a entidade. Reivindicamos sim que, com parte da receita, o município destine recursos para os setores responsáveis realizarem ações de fomento à atividade comercial”, finalizou.
O governo desenha uma nova reforma administrativa que prevê mais uma redução no número de ministérios até o fim do ano. O projeto, conduzido pela Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, e que já está sendo acompanhado pela Casa Civil, planeja a fusão de seis pastas para que se tornem apenas três. O ministro Paulo Guedes não esconde desde a campanha eleitoral que seu desejo seria que o governo tivesse 15 ministérios — atualmente, são 22. Fontes ouvidas pelo jornal o Globo e que acompanham as discussões afirmam que as mudanças deverão ser enviadas ao Congresso por meio de Medida Provisória (MP). Há expectativa por parte do ministro da Economia de que a MP seja enviada até outubro. O governo aprovou no Congresso em maio uma MP de reforma administrativa, mas a avaliação é que isso não impediria novas mudanças. Saiba quais as pastas que deverão sofrer fusão.
Pelo 15º ano, a Secretaria de Meio Ambiente de Brumado está realizando a campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxico. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor agrícola Márdio Davi Alves explicou que as embalagens costumam ser usadas pelos agricultores e, posteriormente, descartadas no solo causando um grande impacto ambiental, inclusive com risco de contaminação de rios, riachos, animais, lençol freático e do próprio ser humano. “Esse recolhimento é feito através do Aras de Vitória da Conquista, que é uma associação que faz o recolhimento dessas embalagens não só no município de Brumado”, salientou. A ação será realizada no dia 18 de setembro, na antiga sede da ferrovia, no Bairro Apertado Morro. As embalagens devem ser colocadas dentro de um saco e entregues no local ou em algumas associações dos distritos sede, bem como em locais de grande concentração de uso de agrotóxico. No ano passado, segundo Márdio, foram recolhidas 3.450 embalagens - para este ano, a estimativa é de que seja recolhido um material bem maior devido à antecedência de realização da campanha.
O site Achei Sudoeste ouviu com exclusividade a médica pediatra Carla Santos, que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sede I, na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Uma paciente fez um vídeo que viralizou nas redes sociais após a médica ter, supostamente, negado atendimento ao seu sobrinho. Em sua defesa, a médica explicou que a criança estava com febre de 38°C e ela encaminhou o caso ao hospital, tendo em vista que o posto não faz pronto-atendimento. "Após o ocorrido, pesquisei a ficha do paciente e ele estava bem. Foi classificado pela técnica em enfermagem como classificação de risco verde, sem risco de vida. O bebê estava dormindo calmamente no colo da mãe", destacou.
A médica disse ainda que foi surpreendida pela mãe da criança quando estava tentando acessar o prontuário dos demais pacientes, visto que o sistema estava lento. “É unânime, lá em Tanhaçu a população me ama, gostam muito do meu atendimento, graças a Deus. Tenho dois anos que atendo na UBS e 33 anos de profissão e nunca tive nenhum problema com paciente. Tomei um susto quando invadiram a minha sala chorando e gritando transtornada”, declarou. Segundo a pediatra, a comunidade está a seu favor. “Não neguei atendimento a criança, apenas encaminhei para outro médico”, completou. O áudio completo com a entrevista da pediatra será exibido na íntegra no programa Achei Sudoeste no Ar, às 17h, pela Rádio Alternativa FM 97,9.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) uma sugestão de proposta de emenda à Constituição (PEC) de reforma da Previdência, que prevê, entre outras alterações, a adoção por estados e municípios das regras do regime próprio da previdência dos servidores da União, por meio de aprovação de lei ordinária. Com o aval do colegiado, a chamada “PEC paralela” começará a tramitar no Senado e, se for aprovada pela Casa, seguirá para a análise da Câmara dos Deputados. “Apenas estamos aprovando a sugestão de que a PEC, a Proposta de Emenda Constitucional que consta do anexo, vai imediatamente para o plenário, para que qualquer senador, a partir daí, possa apresentar emendas. Após a apresentação das emendas, cinco sessões de discussão esta proposta virá para que nós, inclusive, votemos sua admissibilidade, ou não. Esta etapa, pelo regimento, não pode ser suprimida e não será suprimida. Nenhuma etapa está sendo suprimida e nenhum direito para qualquer parlamentar a favor ou contra de apresentar emendas, debater, de acordo com as suas consciências e votar”, explicou a presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS). De acordo com o G1, antes de aprovar a sugestão de PEC paralela elaborada por Tasso Jereissati (PSDB-CE), os parlamentares aprovaram o relatório do tucano favorável à PEC principal da reforma da Previdência, que, entre outros pontos, prevê idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. A expectativa com a PEC principal, segundo cálculos do relator, é gerar uma economia de R$ 870 bilhões em 10 anos para a União. De acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a ideia é finalizar a votação da PEC principal em plenário até o dia 10 de outubro. Já uma eventual aprovação da PEC paralela pelo Congresso, faria a economia subir para cerca de R$ 1,3 trilhão. Ainda não há uma data agendada para a votação da PEC paralela, cuja sugestão de texto foi aprovada pela CCJ nesta quarta.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de área de censo demográfico para o município de Brumado, Dino Douglas Rodrigues de Aguilar, informou que o IBGE está se preparando para realização do Censo Demográfico 2020. Nessa primeira etapa, segundo ele, os coordenadores estão se reunindo com a comunidade, autoridades municipais e representantes de associações rurais a fim de obter auxílio para divulgação dos processos seletivos. Aguilar ressaltou a importância da realização do censo demográfico, que é uma operação que só acontece de 10 em 10 anos. “O censo será utilizado tanto para o planejamento público quanto para o privado na próxima década. A mobilização da sociedade é muito importante para o apoio logístico e conscientização para recebimento do profissional”, frisou. O coordenador lembrou ainda que a quantidade de habitantes reflete na divisão do Fundo de Participação dos Municípios, que é ajustado anualmente através da projeção de estimativa populacional, realizada com base no último censo. “O censo de 2020 é a oportunidade que a gente tem pra fazer o balanceamento dessa população”, completou. Um processo seletivo para coordenador de subárea será promovido neste mês de setembro - o edital será divulgado em breve. No mês de fevereiro do ano que vem, 01 vaga para coordenador municipal e 6 para supervisor serão abertas em Brumado. Em março, serão 55 vagas para recenseadores.
Em parceria com a Vara da Fazenda Pública de Brumado, o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), promoveu, entre os dias 12 e 16 de agosto, o Segundo Mutirão Tributário no Município. A ação teve por objetivo oportunizar a regularização da situação fiscal dos contribuintes, de maneira célere e criativa, dentro das possibilidades legais de negociação no que se refere a débitos fiscais. A mediação dos conflitos também trouxe benefícios para o município, uma vez que possibilita acesso a recursos necessários para o desenvolvimento de ações, programas e serviços voltados à população. No total, foram realizadas 41 conciliações e os valores obtidos foram significativos, principalmente quando se considera que foi uma modalidade extrajudicial por meio de convite.
Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Superintendência de Trânsito e Transportes de Brumado negou que um agente de trânsito tenha feito xixi nas calças durante a sua jornada de trabalho por medo de descumprir uma normativa do órgão. “Fatos como estes são desnecessários e não são verdadeiros”, afirmou. Segundo a SMTT, o agente esteve na sede da superintendência logo após as declarações, provando que não há qualquer impedimento à saída temporária dos servidores da função. O superintendente Castilho Viana disse ainda que já esteve com o agente em questão e toda equipe da SMTT alertando sobre a necessidade de engajamento no desenvolvimento das atividades, bem como acerca da importância da resolução interna dos conflitos.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
O supervisor de pesquisa agropecuária do IBGE, Augusto Sampaio Barreto, esteve na reunião do Conselho Rural de Desenvolvimento Sustentável apresentando os dados do Censo Agropecuário 2018 no que se refere à microrregião de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Barreto informou que a produção na microrregião é muito variada (leite, frutas, verduras e grãos), basicamente familiar - mais de 90% dos trabalhadores têm laços familiares com o dono do estabelecimento rural. “É uma produção não caracterizada por grandes áreas, são propriedades menores, com agricultores com laços familiares”, reiterou. Devido às dificuldades com a água e à falta de chuva, o supervisor destacou que algumas lavouras, a exemplo da de feijão, são prejudicadas na microrregião no que diz respeito à produtividade.
Em Brumado, o Laboratório Exame utiliza a técnica de química seca na análise dos exames laboratoriais. A tecnologia recebe esse nome por dispensar o uso de água em qualquer uma de suas etapas, sendo muito mais segura e eficaz em seus resultados. A margem de erro é muito menor do que na técnica convencional. A tecnologia avançada é usada nos grandes laboratórios do país. Faça seus exames no Exame e tenha a garantia de resultados precisos. O laboratório fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).
O assessor parlamentar Adão Alves de Almeida cobrou maior atenção do poder público com relação ao suporte dado aos pacientes cadastrados no programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), bem como no que se refere às filas na Central de Marcação de Exames. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o assessor disse que as pessoas não estão encontrando vagas nos transportes cedidos pelo Município de Brumado para fazerem seus tratamentos em outras cidades. Segundo ele, os pacientes precisam pagar passagens do próprio bolso a fim de não perderem as consultas. “Os poderes judiciais precisam averiguar o que está acontecendo no TFD de Brumado. Já basta o sofrimento das pessoas que saem da cidade e acabam tendo de pagar passagem sem condição. A situação precisa ser revista pelo secretário Cláudio Feres”, declarou. Adão afirmou que o transporte está sendo feito de forma inadequada, tendo em vista que o número de pacientes é superior à quantidade de vagas oferecidas. “Não é possível que uma pessoa em tratamento contra o câncer, que não tem condição de trabalhar e pagar passagem para ele e um acompanhante, tenha de perder o seu tratamento por conta de uma incompetência do secretário Cláudio Feres”, endossou. Por fim, Adão ainda reivindicou o aumento do número de senhas distribuídas na Central de Marcação a fim de evitar a formação de longas filas no local.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
O juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães condenou Cézar Paulo de Morais Ribeiro (PDT), o Cézar de Lim, candidato a vereador de Brumado nas eleições de 2016, por abuso do poder econômico, captação ilícita de sufrágio e arrecadação e gastos ilícitos. De acordo com o magistrado, está provado, por documentos e testemunhas, que o investigado determinou que o coordenador de sua campanha, Cléber Assis, entregasse valores em espécie a coordenadoras de bairros para contratar pessoas para comparecerem a comícios. As contas de campanha do candidato também foram reprovadas. “Assim agindo qualquer candidato acaba extrapolando o limite de gastos e obtendo significativa vantagem em relação àqueles que cumprem a legislação. Inequivocadamente, trata-se de modalidade de abuso do poder econômico, na medida em que o candidato que puder pagar maior número de pessoas para alavancar sua candidatura terá reais vantagens sobre os adversários”, destacou. Segundo a decisão obtida pelo site Achei Sudoeste, em relação à captação ilícita de sufrágio, o magistrado afirmou que há evidências de que o então candidato, por intermédio de Cléber Assis, deu, ofereceu ou prometeu dinheiro, blocos, telhas, brita, pagamento de exames ou outras vantagens a eleitores em troca de votos. “Por todo o exposto, julgo em parte procedente o pedido, reconheço a prática de abuso do poder econômico, bem como da arrecadação e gastos ilícitos, e, com fundamento no art. 14 e parágrafos, da Constituição Federal, e art. 22, XIV, da LC 64/90, aplico aos representados Cézar Paulo de Morais Ribeiro, então candidato a vereador; e a Cléber Assis Santos, a pena de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes”, sentenciou.
Na última segunda-feira (02), durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, o vereador Glaudson Dias Lima (PDT) chamou a atenção ao fazer piada com o nome de uma pessoa falecida. Após a leitura do material do pequeno expediente, o presidente do poder legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), concedeu a fala ao vereador, que solicitou um minuto de silêncio pelo falecimento de uma idosa. O presidente não havia entendido o nome da homenageada, quando Glaudson fez uma piada de mau gosto e sem reconhecer a família enlutada. “Gostaria de pedir um minuto de silêncio pelo falecimento da avó do esposo de minha auxiliar parlamentar. O nome dela é Iria que agora já foi (risos)”, afirmou, na oportunidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a mulher é auxiliar parlamentar do vereador, desde quando ele assumiu o mandato em janeiro de 2017.
Médicos e nutricionistas estão constantemente alertando para os perigos do consumo excessivo de fast food devido aos riscos de saúde relacionados à obesidade, colesterol e doenças cardiovasculares. Agora, um novo caso mostra que os perigos de uma alimentação com baixos níveis nutricionais são ainda mais preocupantes: um jovem britânico de 17 anos ficou cego depois de passar quase 10 anos sem ingerir frutas e vegetais. As refeições do rapaz, que não teve o nome revelado, eram baseadas em chips de batata, batata frita convencional e pão branco – às vezes, ele comia fatias de presunto ou salsicha. De acordo com a equipe do Bristol Eye Hospital, no Reino Unido, que atende o caso do jovem, a alimentação inadequada levou-o a desenvolver neuropatia óptica nutricional, condição geralmente provocada pela falta de vitamina B12. A deficiência nutricional já havia sido detectada quando ele tinha 14 anos e foi levado ao médico pela primeira vez devido às constantes reclamações de cansaço. Os exames indicaram anemia com baixos níveis da vitamina. Diante dos resultados, o médico prescreveu injeções de vitamina B12 e aconselhou o adolescente a melhorar a dieta. O relatório do caso, publicado no periódico Annals of Internal Medicine, indica que mesmo com a suplementação, a situação do rapaz continuou a piorar porque ele não conseguiu melhorar a alimentação. De acordo com os pais do garoto, desde criança ele tinha o paladar muito exigente e não aceitava comer uma série de alimentos. “Ele explicava [esse comportamento] como uma aversão a certas texturas de comida que ele não conseguia tolerar, e, portanto, as batatas fritas e chips eram realmente os únicos tipos de alimento de que ele tinha vontade e achava que podia comer”, explicou Denize Atan, médica que cuidou do jovem, à BBC.