Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Quatro são presos após serem flagrados com 18 kg de cocaína em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem e três mulheres foram presos na segunda-feira (28), suspeitos de tráfico de drogas em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Os policiais apreenderam 18kg de substancia análoga à pasta base de cocaína e outros materiais na casa de uma das suspeitas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), uma guarnição do Esquadrão Falcão foi acionada para denúncia de moradores, que um suspeito estava vendendo drogas pela região do bairro Brasil. De acordo com a SSP, ao chegar no local, Matheus Alves Santos, 22 anos, foi localizado e informou que pegou a droga com a suspeita Silvana Lima Rocha, 40 anos. Conforme a SSP, os agentes chegaram na residência de Silvana, outras duas mulheres, que não foram identificadas, também foram encontradas na casa dela. No total, foram apreendidos 18 kg de pasta base de cocaína divididos em tabletes, 1kg de cocaína, outras 33 porções menores da droga, nove buchas de maconha e um comprimido de ecstasy. De acordo com o G1, além disso, os policiais também apreenderam uma balança, comprovantes de depósitos bancários somando R$ 2 mil, dinheiro e um celular. O quarteto e todo o material apreendido foi encaminhado para a sede da 10ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin).

Tanhaçu: Quatro indivíduos morrem em confronto com a polícia em estrada vicinal Foto: Divulgação/PM

Na última terça-feira (29), em patrulhamento na BA-026, uma guarnição da Cipe Central avistou um veículo em atitude suspeita seguindo na direção do Povoado de Areião, na zona rural de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor fugiu em alta velocidade, sendo alcançado pela guarnição. Os indivíduos saltaram do veículo atirando contra a polícia, que revidou. Ao cessarem os disparos, os policiais fizeram uma busca no perímetro, avistando quatro indivíduos caídos ao solo, com as armas próximas. De acordo com informações da polícia, um dos elementos conseguiu fugir pelo matagal. Os envolvidos chegaram a ser socorridos com sinais vitais ao Hospital Municipal de Tanhaçu, onde vieram a óbito. Durante a ação foram apreendidos:  01  revólver calibre 38, com 05 munições; 01  revólver calibre 38,  com 06 munições; 01 revólver calibre 32, com 06 munições; 01 revólver calibre 32,com 0 6 munições; 03 papelotes de uma substância de cor branca aparentando ser cocaína; e um veículo cinza, com placa de Lauro de Freitas.

STF retoma julgamento de ações contra prisão em 2ª instância em novembro Foto: STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, marcou para o próximo dia 7 de novembro a retomada de julgamento das três ações declaratórias de constitucionalidade sobre a execução antecipada da pena. Até o momento, o relator, ministro Marco Aurélio, votou contra a possibilidade da execução antecipada, sendo seguido pelos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. Já os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux votaram a favor da prisão em segunda instância. As três ações declaratórias de constitucionalidades (ADCs) foram impetradas pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelo PCdoB e pelo Patriota (antigo PEN). As ações pedem que o STF condicione o início do cumprimento da pena ao esgotamento de todas as possibilidades de recurso — trânsito em julgado. A discussão versa sobre a constitucionalidade do artigo 283 do Código de Processo Penal (CPP), que estabelece: “Ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva”.

Guanambi: Irmãs desligaram aparelhos de irmão em hospital acreditando que podiam curá-lo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Clécio Magalhães, falou a respeito do caso das irmãs Zelita Pereira Neves, 32 anos, e Marliete Pereira Neves, 41 anos, que desligaram os aparelhos que mantinham o irmão Almiro Pereira Neves, de 43 anos, vivo na emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG). Segundo o delegado, as irmãs foram apresentadas na delegacia por uma guarnição da Polícia Militar na noite da última sexta-feira (25). “Elas alegam que agiram a mando de Deus com a intenção de salvar o irmão. Elas chegaram a realizar um culto religioso na frente do hospital e, depois disso, invadiram a enfermaria e desligaram os aparelhos”, declarou. Em depoimento, o delegado relatou que uma das irmãs disse que teve uma visão e que Deus havia lhe dito que seu irmão não morreria. Magalhães ainda informou que ambas responderão por homicídio. “Não tiveram a intenção de matar, o dolo, mas correram o risco. Vão responder pelo dolo eventual. Ambas foram autuadas em flagrante delito. O judiciário, acatando o entendimento da delegacia, converteu a prisão em prisão preventiva. Elas estão à disposição da justiça”, explicou.

STJ suspende julgamento de Lula no TRF-4 Foto: Reprodução/G1

O ministro Leopoldo de Arruda Raposo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu liminar em habeas corpus pedido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender um julgamento marcado para a próxima quarta-feira (30) no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). O TRF-4 analisaria uma questão referente ao processo do sítio de Atibaia (SP) que poderia anular a condenação de Lula em primeira instância e fazer o caso retroceder à fase de alegações finais (momento anterior à sentença), segundo a Folha. A defesa de Lula também havia pedido ao Supremo Tribunal Federal um habeas corpus para suspender o julgamento no TRF-4 nesta quarta. O pleito seria analisado liminarmente pelo ministro Edson Fachin. Com a decisão do STJ, contudo, o pedido ao Supremo ficou prejudicado, conforme informou a defesa de Lula a Fachin. Lula está preso desde abril de 2018 pela condenação em outro processo, o do tríplex de Guarujá (SP), decisão confirmada em segunda (TRF) e terceira instâncias (STJ). Uma eventual anulação da sentença do caso do sítio, portanto, não mudaria neste momento a sua situação como preso. No caso do sítio, Lula foi condenado em primeira instância por corrupção e lavagem de dinheiro, com pena fixada em 12 anos e 11 meses de prisão. Segundo o Ministério Público Federal, a propriedade rural teve reformas financiadas pelo pecuarista Carlos Bumlai e pelas empreiteiras Odebrecht e OAS.

TCM mantém multa contra prefeito de Dom Basílio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta terça-feira (29), concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PR), o Galego, e excluiu a determinação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE) contra o gestor, por irregularidades em licitação realizada para fornecimento de vale combustível. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, manteve a multa de R$ 5 mil. Apesar dos novos argumentos apresentados, o conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza manteve como irregular a exigência contida no edital para utilização de tickets em papel, em caráter subsidiário, e da apresentação de rede credenciada em pelo menos 100 cidades da Bahia. Os argumentos dos gestores não vieram acompanhados de documentação ou novos fatos que pudessem desconstituir as conclusões já expostas pela relatoria.

Brumado: Pai relata drama com filhas acometidas com dengue e faz apelo de conscientização à comunidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O brumadense Casemiro Silveira, presidente da associação de moradores do Campo Seco, é o pai das duas meninas, de 10 e 8 anos, que foram diagnosticados com dengue e estão internadas no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que passou por um período difícil, mas que agora as filhas já estão se recuperando. As meninas seguem fazendo o tratamento adequado no hospital, porém a fase mais crítica da doença passou. Segundo Casemiro, a filha mais velha chegou a um nível de plaquetas preocupante, bem abaixo do normal, apresentando, inclusive, sangramento pelo nariz. “A gente acha que nunca vai acontecer com a gente. Isso serve de alerta, tanto pra mim como pra todas as pessoas, sobre a importância de a gente se prevenir. Só Deus sabe o que passei com as minhas filhas aqui. Cheguei ao ponto de perder as esperanças, pensei que iria perder as minhas filhas”, afirmou. Ele chamou a atenção da comunidade para redobrar os cuidados com os possíveis focos do mosquito. “Essa situação está se tornando muito grave no município. As pessoas precisam se prevenir e fazer uma campanha forte”, frisou.

Caso raro: aos 67 anos, mulher pode ser a mãe mais velha do mundo Foto: Reprodução/South China Morning Post

Na última sexta-feira, 25, uma senhora de 67 anos deu à luz uma menina na China. A mulher, identificada como Tian, afirma ser a chinesa mais velha a ter um bebê após uma gravidez natural. A criança nasceu por parto cesariana em uma maternidade da cidade de Zaozhuang, na província de Shandong, no leste do país. Segundo o jornal Global Times, a bebê foi chamada de “Tianci”, que significa “presente do céu” em chinês. “A menina é um presente do céu para nós dois”, declarou o marido de Tian, de 68 anos, ao site de informações Guancha.cn. A maternidade que atendeu Tian informou à AFP que não tinha informações sobre as condições da concepção já que a mulher só entrou em contato com a clínica quando já estava grávida. Se for confirmado que a gravidez da chinesa foi de fato natural, seria um recorde mundial. O livro dos Records (Guinness Book) indica a mulher mais velha a dar à luz uma criança concebida naturalmente é uma britânica em 1997, que tinha 59 anos. Com a ajuda da fertilização in vitro, o recorde mundial é de uma espanhola, María del Carmen Bousada Lara, que teve gêmeos em 2006, quando estava prestes a comemorar seus 67 anos. Ela morreu de câncer dois anos depois.

Áreas degradadas no Complexo Eólico Alto Sertão II estão sendo recuperadas em Caetité e Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A AES Tietê, operadora do Complexo Alto Sertão II, está investindo na recuperação das áreas degradadas dos parques eólicos, por meio do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que propõe a recuperação dos locais afetados pelas atividades produtivas. O complexo abrange os municípios de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí. Para a implantação do complexo, foram necessárias aberturas de acesso e praças para instalação dos aerogeradores. Com autorização do órgão competente, a vegetação foi suprimida e a topografia do terreno ajustada para o acesso de veículos pesados. Em seguida, iniciou-se a fundação e construção dos aerogeradores. Também foram realizadas escavações para as caixas de empréstimo de rocha ou solo. No total, aproximadamente 10 hectares de área no entorno do complexo foram impactadas. Segundo o Engenheiro de Meio Ambiente da AES Tietê, Rafael Paranhos, a companhia está investindo R$ 150 mil no PRAD.

Nova agenda econômica corre contra o calendário eleitoral Foto: Cristiano Mariz/Veja

Com a reforma da Previdência superada, a equipe de Paulo Guedes corre para anunciar medidas de estímulo econômico que mantenham o foco da sociedade no horizonte, não no momento atual. A ideia é dar sobrevida ao clima favorável a medidas impopulares que se formou na sociedade durante a discussão da Previdência. De acordo com a Veja, se os empregos não começaram a pular pela janela e a vida dos mais pobres segue a mesma após a reforma, é preciso contar novas histórias. Por isso vem aí um pacote de estímulo ao emprego e outras medidas de ajuste fiscal e redução da máquina. O motivo da corrida é simples: o governo sabe que só tem este ano para aprovar temas relevantes. Em ano eleitoral, a experiência mostra que os partidos não costumam mostrar disposição de mexer com os brios do eleitorado em temas impopulares.

Caetiteense participará do Miss Beleza Trans Brasil 2019 Foto: Divulgação

A caetiteense Ananda Daniele de Jesus Oliveira, de 21 anos, participará da primeira edição do concurso Miss Beleza Trans Brasil 2019, que acontecerá no Rio de Janeiro. O evento será transmitido pelo Instagram e pelo YouTube, no dia 3 de novembro, a partir das 19h. Ananda representará o estado do Rio Grande do Norte. Para a candidata, participar do concurso é muito importante para ela, amigos e familiares. “Representar toda a comunidade LGBT+ é de grande importância, sendo uma necessidade levar a mensagem sobre a naturalidade que é ser LGBTQ+. Confesso que está sendo um grande desafio, mas isso é bastante glorioso, visto que o papel de uma representação de uma miss traz muita visibilidade diante da sociedade”, disse. Ananda é estudante do 3º semestre do curso de Ciências Biológicas da Uneb.

Morre Thor, o cão farejador que atuou nas buscas em Brumadinho Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Decisivo na localização e de vítimas nas tragédias de Brumadinho (MG), o border collie Thor, de 5 anos, morreu devido a uma infecção generalizada relacionada a um quadro de pancreatite. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, ele estava recebendo tratamento veterinário desde o início dos sintomas, mas não resistiu. A morte aconteceu no último sábado, mas só agora foi tornada pública pela corporação. “O Thor nunca foi considerado como apenas um cão e, sim, como um Bombeiro Militar que verdadeiramente era”, afirmou a corporação, em nota. Além de Brumadinho, ele também atuou no resgate de vítimas do rompimento de uma barragem da Samarco, em Mariana (MG), em 2015; no desaparecimento do esportista francês no pico do Marins; e no desabamento de edificações no bairro Mantiqueira, em Belo Horizonte. De acordo coma Veja, após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, as equipes de resgate trabalharam ao lado de cães farejadores para encontrar as vítimas nos rejeitos de mineração. De acordo com os Bombeiros de Minas, “graças à atuação dele, inúmeras famílias puderam ter seus entes queridos localizados e velados”. “Thor era considerado uma referência nacional na localização de pessoas desaparecidas”, acrescenta a nota. O laudo de necropsia apontou que o motivo da morte do cão foi pela ruptura do intestino delgado na porção do duodeno, ocasionado pela presença de um corpo estranho, que resultou em hemorragia abdominal. Além da pancreatite, o cão ainda possuía um quadro de leishmaniose — doença infecciosa causada por protozoários parasitas transmitidos pela picada de alguns insetos. Em 25 de janeiro deste ano, a barragem Córrego do Feijão, da mineradora Vale, rompeu em Minas Gerais e deixou, até agora, 252 vítimas fatais. O último corpo foi encontrado no dia 19 de outubro e outras 19 pessoas seguem desaparecidas. O trabalho dos bombeiros continua na região.

Riacho de Santana: Motorista é destaque na Record TV após devolver envelope com dinheiro ao dono Foto: Reprodução/Record TV

Natural do município de Riacho de Santana, o motorista João Pedro Souza de Matos, de 26 anos, ganhou destaque no programa Hoje em Dia, da Record TV, após um gesto de honestidade. O motorista achou um envelope com dinheiro sobre um dos bancos do ônibus em que trabalhava, em São Paulo, com a quantia de R$ 1.233. Dentro, também havia os documentos do dono do dinheiro. O motorista, então, entrou em contato com o mesmo e devolveu o dinheiro. João Pedro contou que, assim que chegou ao seu ponto de trabalho, avisou ao fiscal sobre o dinheiro. “Quando voltei do terminal já tinha um senhor no final me aguardando. A gente deve querer só o que é da gente, honestidade e dignidade são coisas que a gente tem que ter no dia-a-dia porque é nossa obrigação”, enfatizou.

A força-tarefa da Operação Lava Jato cumpre nesta terça-feira 11 mandados de busca e apreensão uma investigação que tem como alvo Paulo Vieira de Souza, ex-diretor da Dersa (estatal de obras viárias do governo paulista). Segundo o Ministério Público Federal, Paulo Preto, como é conhecido, é suspeito do crime de lavagem de dinheiro em um esquema que contou com a participação de familiares e prestadores de serviço. São alvos das buscas familiares e pessoas ligadas ao ex-diretor da Dersa, além de prestadores de serviço. Segundo a Veja, a operação, denominada Pasalimani, faz buscas em endereços em São Paulo, Taubaté, Ubatuba, Taboão da Serra e Itapetininga. De acordo com o MPF, a investigações indicam a possível participação de Paulo Preto na “na gestão de pessoas jurídicas usadas para a prática de atos de lavagem, bem como em ocultação de documentos”. “A operação deflagrada na presente data decorre do aprofundamento das investigações quanto a atos de lavagem dos recursos ilícitos obtidos a partir dos delitos antecedentes já imputados a Paulo Vieira de Souza, em especial peculato e corrupção. O foco das investigações na presente fase são atos de lavagem cometidos dentro do território nacional, com o auxílio de terceiros ligados a ele e por intermédio sobretudo do uso de pessoas jurídicas”, diz o MPF. Apontado como operador financeiro do PSDB, Paulo Preto foi diretor da Dersa de 2005 a 2010, nos governos tucanos de Geraldo Alckmin e José Serra no estado de São Paulo, e está preso em Curitiba desde fevereiro deste ano, como desdobramento da 60ª fase da Lava Jato.

Resgatados corpos das pessoas que se afogaram no Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa Foto: Bom Jesus da Lapa Notícias

No último domingo (27), por volta de 16h, quatro pessoas se afogaram no Rio São Francisco, na localidade Ilha da Maresia, na cidade de Bom Jesus da Lapa. As mortes trágicas chocaram a população de toda a região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o repórter Fernando Abreu, da Rádio Bom Jesus, relatou que um menor de 14 anos, identificado como Márcio, se afogou primeiro e a mãe Verônica pulou para tentar salvá-lo, desaparecendo em seguida. O marido Carlos e um amigo da família, identificado como Calixto, de apenas 14 anos, também pularam nas águas, mas acabaram se afogando. “Verônica, Carlos e os menores de 12 e 14 anos se afogaram”, contou. Pescadores da região realizaram as primeiras buscas, ainda durante à noite do domingo, mas sem sucesso. Segundo o repórter, no início da manhã de segunda-feira (28), o corpo de Carlos, de 42 anos, foi encontrado por um pescador da localidade. As buscas se estenderam com o apoio da Polícia Técnica, do Instituto Médico Legal (IML) e do Corpo de Bombeiros de Barreiras. Somente por volta de 12h, o corpo de Verônica foi localizado. Em seguida, o corpo de Márcio também foi achado. No final da tarde, as buscas se encerraram com a localização do último corpo, do menor Calixto, já encontrado no trecho do rio na cidade de Sítio do Mato. O repórter destacou que as mortes causaram grande comoção na cidade.

Brumado: Homem dispara acidentalmente na região do abdômen com arma de pressão Foto: Divulgação/PM

Na noite do último domingo (27), a polícia atendeu a uma ocorrência na Rua Princesa Isabel, em Brumado, onde um indivíduo teria sido ferido com arma de fogo. No local, os policiais identificaram que o homem de 31 anos teria disparado acidentalmente a sua arma de pressão na região abdominal. O mesmo foi encaminhado pelo Samu 192 ao hospital municipal. Já a espingarda de pressão foi apresentada à autoridade policial para serem tomadas as medidas cabíveis.

Pediatra é preso após contaminar 900 crianças com HIV após reutilizar seringas Foto: Reprodução/Muhammad Yousaf Shaikh

Um pediatra foi preso na cidade de Ratodero, no Paquistão, após causar a contaminação de 900 crianças com o vírus HIV. O médico cobrava por consultas particulares e também trabalhava como clínico geral em um hospital público na região. A informação é do The New York Times. O escândalo veio à tona em abril deste ano, quando vários moradores da cidade adoeceram simultaneamente. A maioria teve febre muito alta, resistente à medicamentos. Por fim, após a realização de exames, 1100 pessoas foram diagnosticadas com a doença, sendo a maioria crianças com menos de 12 anos que se consultaram com Ghanghro. O morador Imtiaz Jalbani, cujos seis filhos faziam tratamento com o pediatra, disse ao Times que viu o médico procurando por uma seringa em uma lixeira para usar em um de seus filhos que foi diagnosticado posteriormente com HIV. Ele disse que questionou o médico sobre a atitude e ele respondeu que Jalbani era “muito pobre para pagar por uma nova”. Ghanghro deve responder por negligência e homicídio culposo. Ele nega todas as acusações e diz que nunca reutilizou seringas. Segundo autoridades locais, há evidências de que outros profissionais também aplicavam injeções em pacientes com agulhas usadas. Além disso, profissionais de saúde desconfiam que navalhas utilizadas por barbeiros em vários clientes e utensílios não esterilizados de pessoas que oferecem serviços dentários nas ruas podem ter contribuído para o surto.

Justiça decreta prisão preventiva das mulheres que provocaram morte do irmão em Guanambi Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O juiz plantonista Almir Edson Lélis Lima converteu o auto de prisão em flagrante das irmãs Zelita e Marliete Pereira Neves em prisão preventiva. Elas são acusadas de homicídio doloso após desligarem os aparelhos do irmão Almiro Pereira Neves, de 43 anos, que se encontrava internado no Hospital Regional de Guanambi depois de ter sofrido um AVC. Em sua decisão, o magistrado argumentou que todos os depoimentos dos autos, inclusive das acusadas, demonstram a presença dos indícios de autoria e prova material de grave crime de homicídio de natureza dolosa. As irmãs já foram intimidas da decisão. De acordo com a ocorrência policial, as suspeitas teriam contado em depoimento que agiram após receber uma mensagem de Deus em uma oração. Um pastor que teria participado da oração está sendo procurado. O caso ocorreu na última sexta-feira (25).

Obesidade no Brasil cresceu 67,8% em 12 anos Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que o número de obesos no país aumentou 67,8% entre 2006 e 2018. Os dados mostram, ainda, que nos últimos treze anos, saiu de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018. O Brasil nos últimos três anos apresenta taxa estáveis da doença. Desde 2015, a prevalência de obesidade se manteve em 18,9%. Contudo, ao mesmo tempo, a pesquisa aponta que a população passou a adquirir hábitos mais saudáveis. De acordo com o Tribuna da Bahia, em 2018, os dados também apontaram que o crescimento da obesidade foi maior entre os adultos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, com 84,2% e 81,1%, respectivamente. Apesar de o excesso de peso ser mais comum entre os homens, em 2018, as mulheres apresentaram obesidade ligeiramente maior, com 20,7%, em relação aos homens, 18,7%. O cirurgião bariátrico Erivaldo Alves, diretor do Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO), explica que o levantamento também registrou crescimento considerável de brasileiros com sobrepeso (excesso de peso). Mais da metade da população brasileira, 55,7%, sofre de excesso de peso. “A obesidade é uma doença crônica que impacta na expectativa e na qualidade de vida das pessoas”, afirma o cirurgião.

Polícia localiza motocicleta abandonada na zona rural de Barra da Estiva Foto: Divulgação/PM

Na segunda-feira (28), a guarnição de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, localizou uma motocicleta abandonada na zona rural da cidade. O veículo, uma Honda CG 125 Titan ES, possui a seguinte placa policial: DAC-4253 - São Paulo. Segundo o proprietário, a moto havia sido furtada na noite do último sábado (26). O veículo foi apresentado na delegacia de Barra da Estiva para que as medidas cabíveis sejam efetivadas.

Supremo vai decidir se condenado por júri popular pode cumprir pena imediatamente Foto: Nelson Jr./STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se é constitucional réus condenados começarem a cumprir pena imediatamente após o veredicto do Tribunal do Júri. Por unanimidade, o plenário virtual da Corte reconheceu a repercussão geral do tema. A decisão foi divulgada na segunda-feira (28). Com a repercussão geral reconhecida, um recurso específico deve ser levado ao plenário para que todos os ministros votem sobre o mérito do tema. Ao final, o entendimento valerá para todos os casos semelhantes nas demais instâncias. O relator do recurso é o ministro Luís Roberto Barroso. Não há data marcada para o julgamento no plenário físico. O júri popular, formado por sete pessoas, julga crimes dolosos (quando há intenção de matar) contra a vida, como homicídio, feminicídio e infanticídio. Ao defender que o assunto deve ser debatido pelo Supremo, o ministro Roberto Barroso afirmou que a Constituição Federal prevê a soberania dos veredictos, ou seja, que uma decisão tomada pelo júri não pode ser revista. Barroso afirmou também que o tema envolve outros princípios constitucionais como a presunção de inocência e a dignidade da pessoa humana. “Além de estar relacionada a direitos fundamentais de inegável interesse jurídico, a matéria possui repercussão geral sob os pontos de vista político, na medida em que envolve diretrizes de formulação da política criminal e mesmo de encarceramento, e social, pelos impactos negativos gerados pela sensação de impunidade gerada no meio social diante de condenações graves que, muitas vezes, não são efetivamente cumpridas”, afirmou. O ministro citou decisão da Primeira Turma do STF entendendo que a execução da condenação pelo Tribunal do Júri não viola o princípio da presunção de inocência. Mas, ressalvou que também há decisões individuais negando a execução da pena sob argumento de que ainda cabe a apelação, o recurso apresentado contra a sentença para que seja julgada em segunda instância.

Segunda operação do Inema destrói mais fornos de carvão na região de Guanambi Foto: Divulgação/Inema

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou a segunda operação de combate a crimes ambientais relacionados a desmatamento, produção e comercialização ilegal de carvão vegetal na região de Guanambi. A primeita etapa da operação foi realizada no final do mês de setembro. Batizada de Terra de Fogo, a ação também aconteceu em Palmas de Monte Alto, Malhada e Riacho de Santana. No total, foram identificados mais 370 hectares de área desmatada e 66 fornos de carvão, dos quais 58 estavam em operação. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, nesta fase, os técnicos do Inema contaram com o apoio de recursos tecnológicos, como imagens de satélite e drones, para identificação de desmatamentos e carvoarias. Os infratores responderão processo administrativo, civil e criminal.

Mercado revisa para cima projeção de crescimento do PIB Foto: iStock

O Relatório Focus, que mede a percepção do mercado sobre a economia brasileira, apontou a expectativa de crescimento maior do PIB do país em 2019, que subiu de 0,88% para 0,91%. O relatório foi divulgado pelo Banco Central (BC) na manhã desta segunda-feira, 28. No mês passado, a projeção era de expansão de 0,87% neste ano. Para 2020, o BC manteve a previsão de crescimento de 2% ? índice estável há um mês. De acordo com a Veja, a expectativa do mercado em relação à taxa básica de juros, a Selic, também foi revisada. O Focus aponta que, ao fim de 2019, a Selic atingiria nova mínima histórica, de 4,5%, apostando em dois cortes consecutivos pelo Comitê de Política Econômica (Copom). Hoje, a Selic está em 5,5% e o Copom se reúne na próxima quarta-feira, 30. De acordo com o relatório, o BC deve promover corte de 0,5% na alíquota. O relatório também reviu suas expectativas para a inflação neste e no próximo ano. A previsão do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de elevação de 3,26% para alta de 3,29%. A percepção da atividade industrial sofreu piora, de acordo com o mercado. Há um mês, o BC apostava em uma queda de 0,65%, enquanto agora aposta-se em um recuo de 0,73%. Em 2020, porém, a expectativa é de que a indústria avance 2,10% ? resultado mais tímido do que previsto há quatro semanas, quando o Focus previa crescimento de 2,29% para o setor.

Um caso de dengue hemorrágica e outro suspeito são notificados no Hospital Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (28), uma criança de 10 anos foi diagnosticada com dengue hemorrágica no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Outra criança de 8 anos também estaria internada na unidade com quadro suspeito da doença. A paciente estaria aguardando um laudo para confirmar o caso. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, as duas moram no Bairro Nobre e deram entrada no hospital há alguns dias. A família aguarda a chegada das plaquetas da cidade de Salvador para começar o tratamento. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou sobre as notificações.

Arquivo