Uma jovem de 23 anos foi enterrada na última sexta-feira (1º), com um vestido de noiva, justamente no dia que se casaria. Segundo o portal Uol, Milena Toschi de Andrade morreu ao ser atropelada por uma motocicleta, na última quinta-feira (31), um dia antes da cerimônia, enquanto estava indo trabalhar, em São Paulo. O noivo de Milena, Ivan Viana, fez um relato de despedida em seu Facebook. "Me dói tanto saber que ontem estávamos tão felizes por nossas conquistas, por nosso amor ser tão grande, por saber que amanhã iríamos realizar o nosso maior sonho que era nos casar, felizes por nossa casinha estar prontinha para começarmos nossa vida juntinhos, como você sempre dizia”, escreveu. Segundo a reportagem, ela morreu no local do acidente. O condutor da moto fugiu sem prestar socorro, segundo a família. A família se queixa da demora no atendimento. “Chegou uma ambulância só com o motorista, sem paramédicos e sem equipamento de socorro. Ela morreu no local. Infelizmente é o que a gente tem nesse município”, diz um primo.
Na última sexta-feira (01), a polícia foi acionada por uma mulher identificada como Marilene Alves, que denunciou o filho Edcarlos Alves. Segundo ela, o mesmo teria furtado um macaco hidráulico automotivo e uma chave de rodas. A mãe entregou o material à polícia, que conseguiu localizar o indivíduo nas imediações da Praça do Mercado, na cidade de Caetité. O furto foi localizado em uma barraca de venda de ferramentas em geral, de propriedade de Antônio Pereira. Todos os envolvidos foram apresentados na delegacia, juntamente com os objetos furtados.
Um servidor público que atende na Central de Marcação relatou ao site Achei Sudoeste que tem sofrido constantemente agressões durante o atendimento no órgão. Na última sexta-feira (01), um grande tumulto no local acabou virando caso de polícia. O servidor, que preferiu não se identificar, afirmou que a demanda é muito alta para a quantidade de funcionários que atendem na central e isso gera bastante insatisfação com a formação de filas e falta de senhas. “Se distribuirmos 600 senhas vai ter de 600 a 700 pacientes lá. Já cheguei a ser agredido fisicamente duas vezes. Agressão verbal é no cotidiano”, frisou. O servidor ainda fez questão de ressaltar que, apesar da situação, os funcionários do setor prestam um bom atendimento, porém o problema é uma questão estrutural. Em contato com o site, outra servidora, que também não quis se identificar, endossou que a demanda é muita alta para o quadro de funcionários. “Uma central que atende a cidade e toda zona rural e faz agendamentos para todos os hospitais que atendem pelo SUS das grandes cidades tem uma demanda muito grande. O fluxo de atendimentos aqui é muito grande para poucos funcionários”, finalizou.
O Brumado Privilege será realizado dia 19 de janeiro de 2020 no Parque de Exposições Gilson Brito, às 17hs. No local, a dupla sertaneja universitária Zé Neto e Cristiano, Bell Marques, Michele Andrade e Donas do Bar, vão animar o evento que promete sacudir o sudoeste da Bahia. A festa terá megaestrutura de pista, camarote e área vip. Os valores dos ingressos serão anunciados, em breve. A festa será realizada pela Nacional Entretenimentos e Edy Show.
Uma mulher de 34 anos foi morta a tiros na última quinta-feira (31), em Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a polícia constatou que a vítima, identificada como Iara Silva Costa, havia sido atingida com disparos de arma de fogo no rosto. Moradores chegaram a conduzir a vítima ao Hospital Municipal Suze Zanfretta, onde foi constatado o óbito. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O caso está sendo investigado pela polícia.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Um acidente doméstico com vítima fatal foi registrado no último sábado (02), na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Suzana de Matos Ramos, de 50 anos, bebia com vizinhos e amigos quando perdeu o equilíbrio e caiu de uma escada. O acidente aconteceu em uma casa localizada na Travessa Mauá, no Bairro Rancho Alegre. Suzana ficou gravemente ferida e morreu ainda no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e removeu o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.
Na zona rural da cidade de Palmas de Monte Alto, a 182 km de Brumado, o candeeiro ainda é uma realidade, embora a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) tenha assegurado que o Projeto Executivo referente à energização do Povoado de Abóboras, Covas de Mandioca, Lagoa dos Patos, Vargem Comprida e Caldeirão já tivesse sido concluído. Segundo a Coelba, a execução das obras, no âmbito do Programa Luz para Todos, dependia apenas de aprovação pelo órgão ambiental, uma vez que o local onde seria implantada a rede de energia elétrica compreende área de preservação. A situação das cerca de vinte famílias das Comunidades de Lagoa da Posse e Água Verde, no Povoado de Abóboras, continua desafiando a propaganda oficial sem acesso à energia elétrica.
Segundo o líder comunitário Anielton Lima, os moradores sonham em ter uma geladeira, por exemplo. “Somos uma ilha eletrificada, mas não temos energia”, disse ao Jornal do Sudoeste. Em maio último, uma terceirizada da concessionária de distribuição de energia elétrica na Bahia chegou a marcar postes, possivelmente com dados referentes ao projeto de eletrificação das comunidades ainda não atendidas, mas de lá para cá nenhuma ação efetiva foi realizada. Em nota, a Coelba informou que a implantação da rede elétrica para atender às famílias das localidades “estão dentro do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é 2021”.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).
Um acidente de trânsito foi registrado na última sexta-feira (01), na Rua Euclides da Cunha, no centro de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, era o horário da saída dos alunos da Escola Municipal Zilda Neves, momento em que há um grande fluxo de transportes escolares e de veículos particulares na região. No local, um jovem pilotava uma motocicleta, fazendo acrobacias e empinando o veículo. O rapaz perdeu o controle e acabou colidindo contra outra motocicleta que estava prestes a sair do estacionamento e foi parar debaixo da traseira de um carro, causando avarias no mesmo. O carro pertence a uma professora que havia acabado de entrar no veículo para ir pra casa. Por pouco, o acidente não terminou em tragédia, haja vista que, na hora da dupla colisão, um ônibus escolar estava logo atrás do motoqueiro e teve de fazer uma frenagem brusca para não passar por cima do mesmo. Apesar da gravidade do ocorrido, o piloto da moto sofreu apenas pequenas escoriações. Agentes de trânsito foram ao local realizar os procedimentos de praxe.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
Um grande tumulto foi registrado na Central de Marcação, na sexta-feira (01), em Brumado. Segundo informações colhidas pelo site Achei Sudoeste no local, a confusão teria sido causada em razão da falta de senha para os pacientes da zona rural. O guarda municipal que fazia a distribuição de senha no órgão, chegou a ser agredido. A nossa reportagem, ele relatou que foi agredido pelo marido de uma paciente, que questionou a falta de senhas para as comunidades rurais. “Ele me desferiu vários murros, fiquei com várias escoriações”, disse.
Envolvida na confusão, a paciente explicou que estava na fila desde às 4h da manhã em busca de atendimento para o sogro, que é da zona rural. Segundo ela, o guarda distribuiu as senhas preferenciais e depois para o pessoal da zona urbana. Ao questionar porque ele não distribuiu para a zona rural primeiramente, em razão da necessidade de deslocamento, ela contou que o guarda a chamou de “vagabunda” e colocou o dedo em sua cara. “Contei para o meu marido e ele foi tirar satisfação com o guarda e acabou agredindo o mesmo. O guarda agrediu ele também”, afirmou. O seu marido declarou que a mulher foi maltratada. “Ninguém tem sangue de barata. Ele agrediu a minha mulher verbalmente”, reforçou.
Uma testemunha do ocorrido, declarou que o casal estava bastante alterado e o homem já chegou dando um murro no guarda, sem chance de reação. “Foi uma covardia”, completou. A briga teve de ser apartada pelos demais pacientes que estavam no local. Com o tumulto, a polícia militar foi acionada e compareceu à central de marcação para ajudar a manter o controle dos ânimos. Assustados, os servidores interromperam as atividades e só retomaram os atendimentos com a presença da polícia. O secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, também compareceu ao setor e passou longas horas reunido com a coordenação debatendo as questões envolvendo a segurança dos servidores, além de melhorias para o atendimento ao público.
Na última sexta-feira (01), através de denúncias anônimas, a polícia foi informada a respeito de um intenso tráfico de drogas na Rua Henrique Caldeira, no Bairro Irmã Dulce, em Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, no local, foi avistado um indivíduo com uma bolsa vermelha em uma das mãos e uma arma de fogo na outra. Ao perceber a presença da viatura, o mesmo empreendeu fuga saltando muros e deixando a bolsa para trás. Nela, foram encontrados: 9 tabletes de substância análoga à maconha, 2 tabletes menores da mesma substância, totalizando cerca de 10 kg do ilícito, além de 1 balança de precisão. Foram realizadas diligências no intuito de capturar o referido indivíduo, entretanto, sem êxito. Diante das circunstâncias, todo material foi conduzido para Delegacia Territorial de Brumado para que as medidas cabíveis sejam adotadas.
A extração de um dente de 3,72 centímetros, o maior já registrado, colocou o dentista alemão Max Lukas no Livro Guinness dos Recordes. O profissional atende em uma clínica em Mainz, na Alemanha. O paciente foi um croata identificado como Mijo Vodopija, que chegou à clínica de Max Lukas com dores. De acordo com reportagem do Extra, o dentista relatou que o paciente apresentava um inchaço na boca e que o dente aparentava realmente ser grande no exame de raio X. O dente foi extraído em setembro do ano passado, mas só agora o processo de reconhecimento do recorde foi finalizado. Max recebeu nesta semana o certificado do Guinness.
O câncer do corpo do útero pode se iniciar em diferentes partes do órgão, mas o tipo mais comum se origina no endométrio, que é o revestimento interno do útero e é chamado de câncer de endométrio. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença fica em terceiro lugar entre as neoplasias malignas pélvicas no sexo feminino e tem mais de 70% de chances de cura, quando descoberta na forma precoce. O órgão ainda estima que 6.600 novos casos surjam ao longo deste ano. “Cerca de 75% dos casos da doença são detectados em mulheres com mais de 50 anos”, explica a ginecologista Ana Cristina Batalha. Cristina Sá, também ginecologista ressalta que “caso não seja reconhecido a tempo, o tumor crescerá no local e, além de infiltrar superficialmente a mucosa do endométrio, pode penetrar em direção à camada muscular do útero, o miométrio”. No entanto, diferente dos outros tipos de câncer, que na fase inicial são assintomáticos, o câncer de endométrio tem como principal sinal de alerta o sangramento vaginal pós-menopausa. Para o diagnóstico, as médicas ginecologistas indicam a ultrassonografia transvaginal seguida de vídeo-histeroscopia com biópsia. A vídeo-histeroscopia é uma importante ferramenta na Ginecologia para diagnósticos e cirurgias intrauterinas não-invasivas que “permite a avaliação das patologias em casos de infertilidade, sangramentos uterinos anormais, abortamento habitual, pólipos, miomas, entre outros. Através desse exame, é possível identificar se há alguma alteração com característica maligna. O diagnóstico é feito através da imagem endoscópica e após a análise histo-patológica, que pode descartar ou apontar a presença de doença neoplásica”, avalia Ticiana Cabral.
O deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) vai propor aos partidos de oposição que apresentem um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em um vídeo divulgado no Instagram na noite deste sábado (2), Miranda disse que vai se articular com os líderes da oposição na próxima semana. O deputado também afirma que as declarações de Bolsonaro sobre o acesso às gravações da portaria de seu condomínio, no Rio de Janeiro, configuram “obstrução de justiça e crime de responsabilidade”.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 começa neste domingo a partir das 13h30 (horário de Brasília), para 5.095.308 candidatos. É o menor número de inscritos desde 2010 e, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 4,5 milhões deles já haviam checado seu local de provas até as 17h30 de sábado (2). Isso quer dizer que 11% dos candidatos ainda não sabiam onde fariam as provas até aquele horário. Os portões fecham às 13h de Brasília e as provas do primeiro dia serão de redação, linguagens e ciências humanas.
A Pax Nacional realizou uma campanha durante o feriado de Finados na cidade de Brumado. A empresa instalou stands nos cemitérios Senhor do Bonfim e Santa Inês para atender toda a população que visitou seus entes queridos. Vestidos de anjos, os colaboradores da Pax Nacional realizaram a entrega de rosa, vela para todos os presentes e serviram lanhce. De acordo com a empresa, a campanha simbolizou paz e luz para as famílias brumadenses.
O público aprovou a ação e parabenizou a empresa pelo ato solidário. “A Pax Nacional sempre nos surpreende com sua mão amiga estendida para todos nós”, disse Maria do Rosário. Representando a Pax Nacional, a empresária Perinalva Dias, ressaltou que a Pax Nacional, estará sempre com ações solidárias para contribuir com os brumadenses. “A marca de nossa empresa será sempre a solidariedade, isso faz parte da história do Grupo Pax Nacional”.
Apesar de ter alcançado a meta de cobertura vacinal do sarampo de 2019, com 95% das crianças de 1 ano de idade imunizadas, o Brasil ainda enfrenta um surto da doença. Os principais sintomas do sarampo incluem febre alta, manchas vermelhas na pele e coriza – em casos mais graves, pode levar à morte. Agora, dois novos estudos indicam que a doença pode ter consequências que afetam o paciente mesmo após já ter se curado. Os trabalhos foram publicados separadamente nas revistas Science e Science Immunology. De acordo com os pesquisadores, o sarampo causa sérios danos ao sistema imunológico, pois o vírus destrói de 11% a 73% dos anticorpos que protegem os pacientes contra diversas doenças. Isso significa que o organismo fica vulnerável a outras infecções – mesmo aquelas para as quais a pessoa já havia sido vacinada, como poliomielite, gripe e tuberculose, por exemplo. “A ameaça que o sarampo representa para as pessoas é muito maior do que imaginávamos”, comentou Stephen Elledge, da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, ao The Guardian. Os cientistas indicaram que essa imunidade pode ser recuperada em algum momento – em até cinco anos -, mas para isso, os pacientes precisam se expor a vírus e bactérias. A forma mais segura de fazer isso é se imunizar novamente contra todas as infecções para as quais existem vacinas uma vez que os imunizantes possuem parte de vírus ou bactéria, mas de forma inócua – ou seja, não causam a doença, mas ajudam o sistema imunológico a produzir anticorpos que protegem o organismo contra uma futura infecção. Segundo especialistas, o sarampo afeta mais de 7 milhões de pessoas e causa mais de 100.000 mortes por ano em todo o mundo. Apesar de haver vacina contra a doença, as pessoas estão parando de se imunizar, o que tem provocado um aumento de quase 300% no número de casos de sarampo desde 2018.
O Ministério da Economia prepara um programa para baratear a contratação de jovens e estimular a criação de vagas de emprego no país. A medida em desenvolvimento pela Secretaria de Previdência e Emprego envolve reduzir o custo para jovens entre 18 e 29 anos com salários de até R$ 1.497,00 – ou 1,5 salário mínimo – e pessoas com mais de 55 anos que recebam a mesma quantia. Ao limitar os rendimentos, o governo procura estimular a contratação de parcela da população que tem mais dificuldade de conseguir emprego. Segundo integrantes do ministério, o texto ainda pode passar por alterações e deve ser apresentado na semana que vem. De acordo com a Veja, o programa prevê a isenção do pagamento do imposto sobre a folha de pagamentos destes profissionais, de 20% dos salários. Além disso, segundo o governo, a contribuição das empresas para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, cairá de 8% para 2% dos salários. A desoneração total da folha terá duração de até dois anos. Caso a empresa queira manter o empregado em seu quadro, a medida prevê regras de transição e um aumento gradual da contribuição sobre a folha. O texto deve ser apresentado por meio de uma Medida Provisória, que teria vigência imediata, mas teria de ser ratificada pelo Congresso Nacional.
Um incêndio de grande proporção que atingiu uma área da cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na terça-feira (29), segue sendo combatido por bombeiros, brigadistas e militares do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) nesta sexta-feira (1º). Já foram mais de 600 hectares atingidos pelo fogo, o que equivale a aproximadamente 600 campos de futebol. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foram deslocadas duas aeronaves da Air Tractors (aeronave agrícola que também pode ser adaptada para combate a incêndio), do Programa Bahia Sem Fogo, para realizarem o resfriamento das chamas. De acordo com a Sema, já houve uma redução do fogo nas áreas que foram empregados esforços. Foram disponibilizados cinco veículos terrestres e um helicóptero do Graer para atuar no deslocamento das tropas para áreas de difícil acesso. A Sema informou que, no sábado (2), o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, fará um sobrevoo por toda área atingida e depois vai se reunir com as equipes de combate para planejar novas ações de controle dos incêndios. Já na região do Pico do Barbado, município de Abaíra, foram encaminhados oito brigadistas e dois bombeiros para atuação e avaliação e monitoramento de áreas já combatidas. As gestões municipais de Rio de Contas e Abaíra também dão suporte ao trabalho das equipes.
Um adolescente de 15 anos foi morto a golpe de faca após discutir com um colega por causa de um prato de farofa, na tarde desta sexta-feira (1°), na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Conforme o coordenador de polícia da região, Rivaldo Luz, o suspeito, que tem 13 anos, fugiu após o crime. Segundo informações de Rivaldo Luz, o caso aconteceu por volta das 15h, na Rua das Mangabeiras, no bairro Nova Conquista. A vítima foi identificada como Wesley Vinicius Ferreira Alves. De acordo com o G1, Wesley Alves ainda tentou correr, mas não resistiu aos ferimentos. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local, mas já encontrou o garoto morto. O corpo do garoto foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios.
A OAB Nacional ingressou, na quinta-feira (31), com um pedido de liminar na 7ª Vara Federal do Distrito Federal requerendo o reconhecimento da inviabilidade da oferta de cursos de Direito a distância. Assinam a peça o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, e o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. No pedido de medida cautelar, a Ordem apresenta dois argumentos principais: a inexistência de regulamentação específica que autorize a oferta de cursos de Direito a distância e a incompatibilidade entre as diretrizes curriculares da graduação jurídica, que tem a prática como eixo nuclear. Felipe Santa Cruz alerta que, no caso da graduação em Direito, a atual regulamentação das diretrizes curriculares se refere exclusivamente à modalidade presencial de ensino. “Não há previsão legal para cursos de Direito a distância. Além da ausência de regulamentação específica, a centralidade da prática jurídica para a formação profissional em Direito se incompatibiliza com a oferta virtual. Sendo assim, os pedidos de credenciamento e de autorização de cursos a distância em Direito não possuem base legal, o que veda seu processamento pelo Ministério da Educação”, ressalta. Na peça, a OAB também argumenta que há um crescimento acentuado da oferta de cursos de graduação a distância, favorecido pela flexibilização das regras em 2017, especialmente pelo Decreto 9.057/2017 e pela Portaria Normativa nº 11/2017 do MEC. Além disso, a Ordem ressalta que a oferta crescente de graduações a distância está concentrada na rede privada de ensino, que tem contribuído para o encolhimento do ensino presencial e para uma queda de qualidade da educação superior. Para a Ordem, o incentivo a programas de ensino a distância tem o escopo de expandir e democratizar o acesso à educação superior. Entretanto, os benefícios da educação a distância só podem ser auferidos quando respeitadas as exigências pedagógicas para a prática da modalidade, dentre as quais a garantia de padrão de qualidade, critério que não pode ser medido na modalidade a distância no caso do curso de Direito.
Um novo estudo, realizado pela Universidade do Estado de Oregon (EUA), revelou que a exposição prolongada à luz azul, emanada, dentre outros, pelas telas de celulares e computadores, pode afetar a longevidade. A questão é que as ondas azuis produzidas por esses aparelhos danificam células dos olhos e do cérebro, resultando assim, em tese, no possível encurtamento da vida. A pesquisa se baseou em observações feitas em relação a espécimes de moscas-das-frutas, insetos comuns e importantes para a biologia também por servirem de modelo para o corpo humano, com o qual compartilham, pelo parelhamento biológico, muitos mecanismos celulares. Os animais foram expostos a um LED azul parecido com aquele de tablets e de smartphones, e depois investigados pelos cientistas. Como resultado, foi constatado um envelhecimento precoce nesses insetos, além de danos nas células da retina, nos neurônios e na habilidade de locomoção. Até mesmo as moscas que, por causa de uma mutação, não haviam desenvolvido olhos, apresentaram os efeitos colaterais no cérebro e na movimentação, indicando que a luz azul não precisa atingir os olhos para necessariamente ser perigosa para a saúde. De acordo com os cientistas, a importância do estudo está em compreender as consequências que o crescente tempo que passamos em frente às telas pode ter — já foi comprovado que uma exposição longa à luz artificial pode perturbar o sono, por exemplo. No entanto, ainda é preciso realizar novas pesquisas para constatar se o que foi descoberto em moscas de fato se repete em seres humanos. De qualquer forma, e enquanto isso, há algumas coisas que podemos fazer para minimizar os danos. Por exemplo, utilizar óculos com lentes âmbar seria uma forma de filtrar a luz azul e proteger as retinas. Ademais, alguns celulares e computadores podem ser configurados para não emitir mais luz azul (restringindo-se, assim, à do espectro branco).