Na zona rural de Lagoa Real, na comunidade de Pancadão, um indivíduo de nome Luzinei Santana estava portando uma arma e a exibindo pelas vias da comunidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no último final de semana, após uma confusão em um evento de cavalgada, na mesma comunidade, quando a PM controlava um tumulto, Luzinei teria incitado populares e falou que iria buscar uma arma em sua casa para fazer frente à Polícia Militar. Diante do ocorrido, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional, juntamente com a guarnição de Lagoa Real e Ibiassucê, deslocou-se até a localidade e apreendeu, na residência do indivíduo, uma espingarda calibre 28, um rifle de pressão calibre 5.5, uma munição artesanal calibre 28, uma caixa de espoleta e uma motocicleta preta. O suspeito conseguiu fugir do local.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriu que o vírus da zika pode ser capaz de inibir a proliferação das células do câncer de próstata. Os testes foram feitos com amostras de células in vitro de um tipo específico de câncer de próstata, o adenocarcinoma. Segundo o professor de Farmácia Rodrigo Ramos Catharino, que coordenou as pesquisas, a escolha desse tipo de célula tumoral se deu pelo fato de esse ser um dos mais comuns, além de ser a forma mais agressiva de câncer de próstata. “Seguimos a ideia de que, logicamente, se o zika resolvesse a forma mais agressiva, as outras formas também seriam possíveis de serem curadas e/ou tratadas”, explica ao jornal o Globo. As amostras do vírus foram obtidas a partir de um paciente infectado no Ceará em 2015. Após o cultivo em laboratório, o vírus foi aquecido a uma temperatura de 56ºC para que sua potencialidade inflamatória fosse eliminada. Depois disso, uma cultura de células tumorais foi colocada em contato com o vírus inativado. De acordo com os estudos, a análise feita após 48h mostrou que a cultura exposta ao vírus da zika apresentou um crescimento 50% menor que a amostra que não entrou em contato com ele. Segundo Catharino, isso acontece porque o vírus modifica o metabolismo do tumor, produzindo substâncias nocivas que fazem as células entrarem em "estresse", uma espécie de colapso que levam as partículas à morte. Os resultados do trabalho foram publicados na revista científica americana “Scientific Reports”. Ele envolveu mais de dez pesquisadores de diferentes áreas durante cerca de um ano e meio e contou com recursos públicos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Pelo terceiro ano consecutivo, policiais militares de Ituaçu, a 98 km de Brumado, juntamente com a guarnição de Barra da Estiva, realizaram a entrega de brinquedos e alimentos arrecadados pelos alunos e policiais junto à comunidade. A ação, que faz parte do Projeto Sementes Cidadãs, contou com o apoio dos alunos do 7º ano matutino e vespertino e das professoras Sheila Dantas, Roseveth Ferreira e Karol Ávila, da Escola Municipal Juvenal Wanderley. A distribuição foi feita a famílias carentes de bairros da cidade de Ituaçu.
Na última terça-feira (12), a equipe da 20ª Coorpin, com o apoio da delegacia de Livramento de Nossa Senhora, prendeu Hércules de Almeida Hermely, de 57 anos, proprietário de uma mineradora. Ele é suspeito de armazenar material explosivo em um depósito clandestino e causar o incêndio que atingiu a Serra das Almas, em Rio de Contas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Arilano Botelho, disse que o suspeito estaria usando artefatos explosivos para a exploração de minério na região. “Ele seria um dos suspeitos de ter provocado esse incêndio. Ainda estamos em fase de investigação”, informou. Segundo o delegado, após mandado de busca e apreensão, foi encontrada na residência do acusado grande quantidade de material explosivo usado na extração mineral, bem como aves nativas e munições diversas. O autor foi autuado em flagrante delito em razão da clandestinidade da atividade. Botelho fez questão de enfatizar que a investigação continua e o indivíduo ainda é considerado apenas suspeito. “A princípio, ele está respondendo ao flagrante por posse de material explosivo e munição, mas as investigações vão continuar e alguns outros crimes poderão ser imputados a ele”, concluiu.
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira, 12, a redução da taxa de juros do cheque especial a partir de 1º de dezembro, em um momento que o governo vem cobrando os bancos para repassarem ao consumidor a redução da Selic, a taxa básica de juros da economia – que está no seu menor patamar da história. Para os clientes com pacote de relacionamento Caixa Sim, composto por contracorrente, cesta de serviços e cartão de crédito, a taxa caiu de 8,99% para 5,94% ao mês. Já para aqueles que, além dos serviços acima, também recebem salário pelo banco, os juros no cheque especial serão de 4,99% ao mês, segundo informou a Caixa. Apesar da redução, a taxa ainda está bem acima do 0,63% ao mês da Selic em outubro. De acordo com informações do Banco Central, na semana encerrada em 29 de outubro, o banco cobrava, em média, na modalidade do cheque especial para pessoa física, juros de 9,41% ao mês. Para efeito de comparação, no Banco Inter era de 3,46%, no Banco do Brasil, 12,17%, no Bradesco, 12,44%, e no Itaú, 12,51% ao mês.
O prédio onde antes funcionava a Policlínica Municipal de Brumado vai receber agora as instalações da Receita Federal e do Ministério do Trabalho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de administração, João Nolasco, disse que a decisão partiu de uma determinação da União, que estabeleceu que a Receita só continuaria prestando atendimento em locais aonde o Município assumisse as despesas com o espaço de atuação do órgão. Nolasco informou que, após reunião com o prefeito, o mesmo garantiu a manutenção do órgão na cidade. “O prédio da antiga policlínica estava desativado e a Receita vai passar a funcionar lá. Não vamos deixar o posto da Receita sair de Brumado”, assegurou. A prefeitura promoverá uma reforma geral no prédio antes do início dos atendimentos. Dois estagiários também serão cedidos pelo Município para auxiliar os trabalhos no órgão. Em razão da mesma determinação, o secretário informou que o Ministério do Trabalho também passará a funcionar no mesmo local. “Aproveitamos a reforma e também já adequamos o espaço para o funcionamento do posto do Ministério do Trabalho”, concluiu.
O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta terça-feira, 12, que deixará o PSL para trabalhar pela criação de um novo partido, cujo nome será Aliança pelo Brasil. Bolsonaro se reuniu com parlamentares aliados no Palácio do Planalto para informá-los de sua decisão. Reportagem de Veja desta semana mostra como presidente e seus aliados pretendem viabilizar uma legenda para concorrer às eleições municipais de 2020. Para garantir a criação em tempo recorde, o grupo pretende lançar mão, inclusive, de um aplicativo para amealhar apoios. Para empreitada ir adiante, são necessários cerca de 490.000 apoios em pelo menos nove estados. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS) afirma que esta terça-feira é “um dia histórico”. Nunes também pede que os apoiadores se desfiliem de suas legendas atuais. “Quem for filiado [ao Aliança Pelo Brasil] será um aliado. Você que estará lutando para formar um novo partido, se desfilie do seu partido para poder apoiar nas listas. Isso é muito importante”, diz o aliado de Bolsonaro. A assessoria jurídica do presidente da República também trabalha para evitar que os parlamentares leais ao presidente deixem o partido sob risco de perderem seus mandatos, além de garantir a transferência dos recursos partidários e tempo de TV que o PSL passou a ter direito depois que se tornou a segunda maior banca da Câmara dos Deputados.
O artista brumadense Vânios Gomes teve a sua casa no Bairro São José invadida pelas chuvas e depois demolida pela prefeitura municipal para realização de uma reforma. Ele e a sua família foram realocados, enquanto a reforma não é concluída, para outra residência no Bairro Clemente Gomes, porém o imóvel está bastante deteriorado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vânios disse que tem medo de a casa desabar. “Estou aqui para fazer um apelo ao poder público, já sentimental porque não sei mais o que fazer. A casa de aluguel para a qual fui realocado está toda ruindo. Estou aberto para que o pessoal da prefeitura venha dar uma olhada. Estou precisando de ajuda, estou atordoado”, relatou.
A família se mudou para o local no dia 28 de fevereiro deste ano. Nessa época, segundo Vânios, a casa só tinha duas rachaduras, mas, passados quatro meses, a residência começou a ruir com o aparecimento de várias trincas e rachaduras. No início do mês passado, o morador informou a prefeitura sobre os fatos. “Tirei fotos de 15 rachaduras, agora já são 22. A casa está ruindo, cedendo. Só quero que a prefeitura tome uma atitude o mais rápido possível”, declarou, pedindo celeridade na reforma de sua casa para que a sua família possa voltar ao local. Ele ainda acrescentou que conseguiu sobreviver a uma enchente, porém de um desabamento não tem saída. “São vidas que estão sendo colocadas em risco”, completou.
Um incêndio atingiu uma área de vegetação em um povoado de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A fumaça chamou atenção dos moradores da cidade. De acordo com o G1, o fogo começou no povoado da Estiva, perto da estrada que dá acesso à Barra do Choça. Bombeiros estiveram no local e o fogo foi parcialmente controlado. A área queimada corresponde a dez campos de futebol. Ainda não se sabe as causas do incêndio.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora de Meio Ambiente da cidade de Rio de Contas, Dilsileia Anjos, informou que o incêndio que atingiu a Serra das Almas foi controlado após 13 dias. No momento, os bombeiros realizam apenas o monitoramento na região a fim de evitar que novos focos de incêndio surjam. Segundo a coordenadora, estima-se que mais de 2 mil hectares de área nativa tenham sido consumidos pelo fogo. “Tem coisas que são irrecuperáveis, a exemplo da flora endêmica da área. Algumas nascentes demoram pra se recompor até em razão da falta de chuvas”, destacou. Após a tragédia, Anjos declarou que será intensificado o trabalho de educação ambiental na região, inclusive com a promoção de palestras na zona rural, com o objetivo de inibir a realização de queimadas, principalmente nessa época do ano. “Precisamos orientar melhor o nosso agricultor”, completou.
A fonoaudióloga é uma profissional da saúde que atua em pesquisa, orientação, prevenção, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico, nas áreas da comunicação oral escrita, voz, audição e equilíbrio, sistema nervoso e sistema estomatognático incluindo a região cérvicofacial. Agende sua consulta, atendimento de segunda a sexta-feira, no Centro Médico São Gabriel. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).
Rumores especulam que a empresa RHI Magnesita vai dar férias coletivas para os trabalhadores em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Sindicato dos Mineradores de Brumado (Sindmine), Édio Pereira da Silva, o Continha, explicou que houve uma retração no setor de refratários no mundo e, como reflexo, a Magnesita já paralisou as atividades em vários fornos em razão da pouca demanda. Devido à crise, segundo Continha, onze pessoas foram dispensadas, das quais oito já estavam aposentadas. Apesar da situação, o presidente sindical afirmou que não há previsão de férias coletivas, nem tampouco demissão em massa. “A empresa queria aplicar a suspensão temporária do contrato de trabalho por 70 dias. Nesse período, o pessoal, em torno de 100 funcionários, receberia o seguro desemprego e uma complementação por parte da empresa. O sindicato não aceitou essa proposta porque a Magnesita, hoje, após a fusão com a RHI, é a maior empresa de refratários do mundo. Não é esse problema de mercado temporário que justifica medidas de tamanha radicalidade”, declarou. Diante da recusa do sindicato, a Magnesita recuou e manteve os funcionários trabalhando. “Há perspectiva de que em janeiro a demanda seja normalizada e os fornos sejam religados”, concluiu.
O Democratas (DEM) divulgou na última terça-feira (12) a composição de sua nova comissão provisória no município de Brumado. Após a confirmação do presidente nacional e prefeito de Salvador, ACM Neto, do nome do empresário Fabrício Abrantes na sigla, o Diretório Estadual já publicou a formação do novo diretório na capital do minério. Além de Abrantes como presidente, a sigla conta com João Vitor Moura Vasconcelos, filho do presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), como vice-presidente; o ex-vereador Weliton Lopes do Nascimento como secretário; a advogada Abiara Meira Dias como tesoureira e Jobson da Cruz Rocha como membro. O partido já articula um ato em Brumado para apresentar a sua nova composição, além de novas filiações.
Um homem identificado como Leandro de Jesus Dias, 34 anos, está desaparecido há mais de um mês na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Segundo informou a família ao site Achei Sudoeste, Dias teria saído de sua residência no dia 08 de outubro do corrente ano, dizendo que estava indo realizar um trabalho e até o momento não retornou para casa. A família não tem nenhuma informação sobre o seu paradeiro e pede a compreensão da comunidade regional para localizá-lo. De acordo com uma prima de Jesus, ele possui quadro de depressão e precisa de tratamento. Quem tiver informação sobre o paradeiro de Dias, firmeza entrar em contato com a família, através dos telefones: (77) 99992-4303 / (77) 99846-0094.
O governador Rui Costa (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto que pode aumentar o período contratação de funcionários via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Atualmente, a duração do serviço é de 2 anos, prorrogáveis por mais 2. A proposta do petista, publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial, prevê estender o prazo por mais 24 meses. O projeto, para modificar o art.253 da Lei n°6.677, salienta que a decisão de prorrogar os contratos precisa ser “fundamentada” por uma “autoridade competente”, que comprove a urgência e a necessidade do regime excepcional. Líder da oposição na Alba, o deputado estadual Targino Machado (DEM) avançou contra a proposta do governador do PT. Segundo o parlamentar, direcionar o investimento a contratação por REDA representa a “precarização do serviço público”: “A contratação por Reda nada mais é do que uma precarização do trabalho no serviço público. Deveria ser algo excepcional, mas o governo tem transformado numa regra. E o pior: sem critérios muito claros para fazer essa contratação por Reda”. Outro problema apontado pelo democrata foi em relação à Previdência, já que impediria que “gente nova” passasse a pagar as “aposentadorias”. “Ao invés de colocar dinheiro para dentro dos cofres da Previdência, coloca no INSS. O governo deixa de colocar gente nova para pagar as aposentadorias. Em suma, a situação da Previdência do estado, que já é deficitária, tende a piorar”, argumenta o deputado.
O jovem de 24 anos que trabalhava como motorista por aplicativo na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, e desapareceu após sair para fazer uma corrida, foi queimado vivo. A vítima foi encontrada morta no início da tarde de sexta-feira (8). Dois jovens, de 21 e 22 anos, foram presos pela suspeita de matarem Hiago Evangelista Freitas, de 24 anos, no sábado (9). Segundo o G1, Alexandre Cruz Brito, de 21 anos e Rodrigo Porto Oliveira Silva, de 22, confessaram o crime à polícia. Ao delegado Fabiano Aurich, responsável pela investigação do crime, a dupla disse que assaltou Hiago com um revólver falso e que o crime foi premeditado. Segundo informações do delegado Fabiano Aurich, que também investiga o caso, os suspeitos foram encontrados com a ajuda de um cão farejador. O animal levou os investigadores da Polícia Civil a um local próximo da casa do suspeito Rodrigo Porto, onde os policiais encontraram objetos pessoais da vítima.
A reforma da Previdência traz mudanças na forma de definir a quantia que cada trabalhador vai receber na aposentadoria. Agora, o benefício será calculado com base na média de todo o histórico de contribuição – na regra de antes da reforma, 20% dos salários (os mais baixos) são desprezados da conta. A reforma da Previdência foi promulgada nesta terça-feira (12), quase 9 meses após chegar ao Congresso. As mulheres que entrarem para o mercado de trabalho depois que a reforma entrar em vigor terão que contribuir por ao menos 15 anos para ter direito ao benefício, e os homens, por 20 anos. Ao atingir esse tempo mínimo de contribuição (15 anos para mulheres e 20 para homens), o trabalhador terá direito a 60% da média dos salários que recebeu a partir de 1º de julho de 1994 (data em que a moeda brasileira deixou de ser o cruzeiro e passou a ser o real). E, a cada ano a mais de pagamentos para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o percentual aumenta em 2 pontos.
Por volta de 18h desta segunda-feira (11), em rondas pelo centro da cidade de Contendas do Sincorá, a 104 km de Brumado, após informações de populares, a polícia deslocou-se até a casa de um senhor, que foi detido por suspeita de ter estuprado a enteada de 14 anos. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, na ocasião, foi encontrado um rifle calibre 22, 32 munições do mesmo calibre e 3 facas, além de roupas e documentos que estavam em um dos cômodos da casa. Segundo informações da polícia, o indivíduo tentou resistir à prisão, mas foi contido e algemado, sendo conduzido e apresentado na sede da Delegacia Territorial de Brumado.
Os deputados do PSL Carla Zambelli (SP) e Ubiratan Sanderson (RS) protocolaram nesta segunda-feira na Procuradoria-Geral da República um pedido para prender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base na Lei de Segurança Nacional e no Código Penal. Segundo os parlamentares, Lula incentivou a subversão da ordem pública ao discursar no último sábado, em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, que “a gente tem que seguir o exemplo do povo do Chile, do povo da Bolívia, a gente tem que resistir. Na verdade, atacar e não apenas se defender”. “Disso se extrai que, a despeito de sua soltura, o ex-presidente Lula continua a perpetrar crimes contra a ordem pública, incitando a violência com o intuito de promover desagregação, confusão e balbúrdia no seio da população brasileira”, escreveram os parlamentares, pedindo a imediata prisão preventiva ao petista. Os deputados argumentam que o texto da lei é “cristalino” no tocante à preservação da ordem pública. “Isso restou cabalmente demonstrado em seus discursos tomados de ódio”, acrescentaram. O pedido foi endereçado ao procurador geral da República, Augusto Aras. A lei nº 7.170, de dezembro de 1983, conhecida como lei de Segurança Nacional, foi criada durante a ditadura militar e continua vigente desde então. Em seu artigo 22, ela define como crime passível de prisão de 1 a 4 anos “fazer em público propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social”.
Nesta terça-feira (12), a equipe da 20ª Coorpin, com o apoio da delegacia de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, cumpriram mandado de busca e apreensão expedido contra Hércules de Almeida Hermely, de 57 anos. O autor é proprietário de uma mineradora e estaria armazenando material explosivo em um depósito clandestino, bem como seria o suspeito de promover os focos de incêndio que assolaram a região de Livramento após detonação e exploração de minérios. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, foram encontrados na residência do acusado grande quantidade de nitrato de amônia, cordel, espoletas, estopim, aves de espécie em extinção e munições de calibre 7.65. O autor foi autuado em flagrante delito. Todo material apreendido será periciado e, posteriormente, encaminhado ao Exército Brasileiro para destruição.
O Governo Federal promulgou a Lei 13.834/2019 que torna crime a denunciação caluniosa com finalidade eleitoral. O texto foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 11. A promulgação acontece depois de o Congresso derrubar, em 28 de agosto, um veto que havia sido imposto pelo presidente Jair Bolsonaro à proposta. O trecho, agora retomado, propõe penas mais duras para quem divulga fake news nas eleições. A lei já é válida para as eleições municipais de 2020 e atualizou o Código Eleitoral. O texto prevê pena de prisão de dois a oito anos, além de multa, para quem acusar falsamente um candidato com o objetivo de afetar a sua candidatura – a pena aumenta se o caluniador agir no anonimato ou com nome falso. Ao justificar o seu veto, o presidente afirmou na época que o dispositivo previa uma punição “muito superior” à pena de uma conduta considerada semelhante e já prevista no Código Eleitoral, que é a calúnia com fins eleitorais, cuja detenção é de seis meses a dois anos. O argumento usado foi o da contrariedade ao interesse público. O trecho que Bolsonaro vetou – e o Congresso retomou – previa o seguinte: “Incorrerá nas mesmas penas deste artigo quem, comprovadamente ciente da inocência do denunciado e com finalidade eleitoral, divulga ou propala, por qualquer meio ou forma, o ato ou fato que lhe foi falsamente atribuído”.
Uma carga de 3,2 toneladas de maconha foi apreendida escondida em um caminhão, no domingo (10), na BR-116, trecho da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Rodoviária federal (PRF), a droga estava escondida em meio a caixas de verdura vazias. A PRF informou que, durante fiscalização de rotina, policias rodoviários abordaram o caminhão na altura do Km-677. Eles observaram que o compartimento de carga do veículo estava repleto de caixas de verdura vazias. Ao perguntar ao motorista sobre os detalhes da viagem e solicitar os documentos obrigatórios para fiscalização, ele informou que fora contratado para buscar castanhas em Feira de Santana, cidade que rica a cerca de 100 quilômetros de Salvador, e que, em seguida, retornaria para a cidade paranaense de Paranavaí, de onde saiu. Os agentes então realizaram uma busca minuciosa no caminhão e, no compartimento de carga, quando flagraram 160 pacotes da droga escondidos abaixo das caixas vazias. O entorpecente foi pesado, totalizando 3.250 quilos. Ao ser questionado sobre a maconha encontrada, o homem de 39 anos revelou que havia sido contratado para levar o caminhão até Feira de Santana e que receberia R$ 30 mil reais. Diante do flagrante, os policiais deram voz de prisão ao condutor. O motorista, o caminhão, uma quantia de R$ 364 em espécie, três aparelhos celulares uma sacola de cor preta com roupas de uso pessoal e as 3,2 toneladas de maconha foram encaminhadas para a Polícia Civil local.
Pássaros silvestres que eram transportados no compartimento de malas de um ônibus de turismo foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no final da tarde de domingo (10), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a PRF, os animais foram achados durante uma fiscalização na BR-116, trecho do município. Os policiais encontraram 36 pássaros das espécies conhecidas popularmente por trinca-ferro, papa-capim, cardeal e canário da terra. O compartimento de bagagens, onde os animais estavam, não tinha nenhum tipo de ventilação. A polícia informou que o veículo de turismo seguia de São Paulo (SP) para Buique (PE). O responsável pelos animais, um homem de 38 anos, não apresentou qualquer documentação emitida por órgãos ambientais. A PRF informou que quando questionado, o homem disse que pretendia comercializar os pássaros na cidade pernambucana de Buique. Após o flagrante, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o passageiro responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), na cidade de Vitória da Conquista (BA) para serem devolvidos à natureza.
Uma rinha de galo foi descoberta em Itapetinga, no sudoeste da Bahia, no domingo (10). Após uma denúncia anônima, a Polícia Civil chegou a uma fazenda na estrada que dá acesso a Itororó e descobriu que no local estavam acontecendo as brigas de galo. De acordo com o G1, cerca de 14 pessoas responsáveis pela rinha e o dono da fazenda foram levados para a delegacia. Eles foram ouvidos e liberados e vão responder por crime ambiental. A polícia apreendeu 36 galos utilizados nas brigas e outros materiais. Os animais devem ser encaminhados ao Ibama.