O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).
Presidente do Consórcio Regional de Saúde do Alto Sertão, o prefeito de Urandi, Dorival Barbosa do Carmo (PP), cobrou mais especialidades para um atendimento de saúde de qualidade no Hospital Regional de Guanambi. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que a cidade possui duas faculdades de Medicina e, sendo um centro de formação médica, também precisa de uma estrutura de saúde diferenciada. “Se o conhecimento médico está perto, também tem que vim uma estrutura totalmente diferenciada para atendimento da população da região”, afirmou. Dorival ainda destacou a necessidade de descentralização dos serviços de saúde para o interior do estado, com um leque maior de especialidades para dar vazão à demanda regional. Mesmo sendo aliado do governador Rui Costa (PT), o prefeito ressaltou que os demais gestores não podem se calar diante das problemáticas. Uma audiência com o governador já foi solicitada para discutir a saúde pública da região, porém ainda não houve uma resposta. “Ainda não conseguimos essa reunião. Consórcio de saúde não é só para gerir policlínica”, completou.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou na sexta-feira (29), a autorização da construção da Policlínica Regional de Saúde da cidade de Brumado. Além de financiar 40% da manutenção da policlínica, o governo baiano ainda se responsabilizará pela construção e aquisição dos equipamentos da unidade. O consórcio de saúde da região da Serra Geral, que inclui Brumado, é composto por 12 municípios: Aracatu, Barra da estiva, Brumado, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas e Tanhaçu, os quais rateiam os 60% restantes para manutenção da Policlínica Regional.
As promoções de Black Friday movimentaram o comércio da cidade de Brumado na sexta-feira (29). O Achei Sudoeste conversou com os consumidores que aproveitaram as promoções. Amanda Borges aprovou os preços dos sapatos nas lojas. “Nem estava com a intenção de comprar, mas vi e gostei do preço. Está realmente muito bom”, avaliou. Na mesma loja, a atendente informou que a Black Friday aqueceu as vendas no comércio local e atraiu muitos consumidores interessados nas ofertas. Em busca de um notebook, o consumidor Hermírio Santos disse que os preços estão bons, mas não chegam a competir com as lojas on-line, onde as ofertas são ainda melhores. Muitos consumidores também foram às ruas com o intuito de comprar eletrodomésticos e artigos eletrônicos. Para os comerciantes, o saldo foi muito positivo.
A portabilidade na conta de energia dos brasileiros pode estar cada vez mais próxima. O PL 1917/2015, que trata do tema e voltou a ser discutido na Câmara dos Deputados, pode avançar nas próximas semanas. A previsão é de que o relatório com o parecer seja lido na comissão especial, criada para discutir o assunto, nos primeiros dias de dezembro. De acordo com a Agência Rádio, a proposta do PL é baratear as contas de luz ao abrir o mercado de energia elétrica no Brasil. Isso possibilitará que o consumidor final possa escolher de quem quer comprar energia, o chamado mercado livre – atualmente, restrito aos consumidores acima de 500 quilowatts, valor equivalente uma fatura mensal de R$ 80 mil. Na opinião do relator do PL, deputado Édio Lopes (PL-RR), a portabilidade na conta de luz pode impactos positivos na vida dos consumidores. “Da mesma forma, como hoje nenhum usuário é escravo da telefonia móvel desta ou daquela empresa, também na questão da energia elétrica nós temos que permitir o consumidor escolher a empresa que lhe ofereça as melhores condições, sobretudo quanto às tarifas”, afirma Lopes.
Um idoso, identificado como Antônio Neves Neto, mais conhecido como Tõe Neves, 72 anos, morreu na noite do último domingo (01), em um acidente na BR-030, em Brumado, nas proximidades da entrada da comunidade de Umburanas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Tõe Neves trafegava pela rodovia com sua motocicleta, quando foi atingido por um veículo de passeio, sendo arrastado por quase 150 metros. Devido a gravidade da lesão, ele veio a óbito no local. De acordo com testemunhas, a lâmpada traseira da motocicleta estava queimada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar já constatou que a vítima estava sem sinais vitais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Neto foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência.
A falta de conhecimento em casos de vazamento de gás pode fazer a diferença na hora de evitar um acidente doméstico. Na última quinta-feira (28), um botijão de gás pegou fogo e destruiu um restaurante de distribuição de marmitex em Brumado. O site Achei Sudoeste conversou com o bombeiro civil George Dias, que deu uma série de dicas de segurança quando se trata do tema. Segundo ele, a primeira prevenção já se dá na compra do equipamento. O consumidor deve avaliar se a botija tem alguma fissura, amassado ou rompimento de lacre, o que pode configurar danos e riscos. “Se você compra um botijão já danificado, é obrigação que se faça a troca antes da sua instalação”, declarou. George ressaltou que, em casa, a botija deve ser colocada em local arejado, de preferência em área externa.
As mangueiras e registros também devem ser, constantemente, observados - a data limite para utilização dos equipamentos é de 5 anos de fabricação. “Faça a manutenção correta desses equipamentos”, afirmou. Em caso de acidente, o bombeiro enumerou algumas condutas que podem evitar danos maiores: em princípio de incêndio, o fogo pode ser apagado com o uso de extintores apropriados ou pano/toalha úmido (a) e fechamento do registro. O bombeiro ainda aconselhou que, se possível, o botijão em chamas deve ser levado para uma área externa para ocorrer uma queima limpa e total do gás. Ao perceber cheiro forte de gás, as pessoas não devem ligar interruptores, nem colocar o celular na tomada. Deve-se abrir portas e janelas para que o vento leve o gás para fora de casa.
A Fifa anunciou na sexta-feira (29) a suspensão definitiva de Ricardo Teixeira do futebol mundial. Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entre 1989 e 2012 e ex-membro do antigo Comitê Executivo da entidade que rege internacionalmente o esporte, o ex-dirigente foi banido por decisão do Comitê de Ética, que chegou à conclusão de que o brasileiro cometeu o crime de corrupção em suas ações no esporte entre 2006 e 2012. De acordo com a Fifa, Teixeira esteve envolvido em “esquemas de suborno” neste período, quando teve relação direta com as negociações da CBF, Conmebol e Concacaf com empresas de marketing esportivo. A maioria dos contratos se referia à venda de direitos de transmissão das competições organizadas por estas entidades. O Comitê de Ética, em suas investigações, concluiu que o ex-dirigente de 72 anos infringiu o artigo 27 do Código de Ética da Fifa, ao receber propina. E, como consequência, foi punido com o banimento definitivo do futebol. Assim, Teixeira não pode exercer qualquer atividade relacionada ao esporte, tanto em nível nacional quanto em internacional. Além disso, o ex-presidente da CBF foi multado em 1 milhão de francos suíços, equivalente a 4,2 milhões de reais. “O Sr. Teixeira foi notificado sobre esta decisão hoje [sexta], data em que teve início o seu banimento”, informou a Fifa, em comunicado oficial.
O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado, 30, que o governo não vai interferir no preço da carne bovina. Segundo ele, é o mercado quem define o preço do produto. Ele, no entanto, disse acreditar que o preço do produto deve baixar. No fechamento de novembro, o aumento nos preços da carne bovina desossada no mercado atacadista foi de 22,9% na média de todos os cortes pesquisados, de acordo com a Scot Consultoria. “Quero deixar bem claro que esse negócio da carne é a lei da oferta e da procura. Não posso tabelar, inventar. Isso não vai dar certo”, disse o presidente na chegada ao Palácio do Alvorada, após viagem a Resende (RJ), onde participou da inauguração de uma cascata de ultracentrífugas, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN). “Tivemos uma pequena crise agora [no preço da carne], mas vai melhorar. A carne aqui, internamente, daqui a algum tempo, acho que vai diminuir o preço”, completou, dirigindo-se a um dos populares que o aguardavam no local. Já os preços da carne bovina vendida em supermercados e açougues de São Paulo registraram uma alta de 8%, na média de todos os cortes, segundo a consultoria. No Paraná a alta também foi consistente, 3,5%. Já no Rio de Janeiro e em Minas Gerais as variações foram mais tímidas, de 0,2% e 1%, respectivamente.
A prefeitura municipal de Caetité, a 100 km de Brumado, suspendeu o pagamento de diárias a todos os servidores públicos da cidade. A portaria foi publicada no Diário Oficial do município na última quarta-feira (25). De acordo com a publicação assinada pelo secretário de administração e finanças, Robério Vilasboas Neves, considerando a imposição de ajuste fiscal e a necessidade de readequação das contas públicas, visando o cumprimento das novas imposições legais, especialmente à Lei de Responsabilidade Fiscal, os pagamentos de diárias foram suspensos. “Suspender, por prazo indeterminado, a partir da vigência desta Portaria, o pagamento de diárias para servidores que se deslocarem para outras cidades, excetuando-se os casos excepcionais”. A crise administrativa em Caetité continua e a população espera que os serviços públicos não sejam comprometidos.
Um autor do crime de feminicídio no estado de São Paulo, morreu em confronto com a polícia, na última sexta-feira (29), na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, em rondas pelo distrito de Ourives, uma guarnição da Cipe Central, operando em conjunto com equipe da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizavam diligências no intuito de averiguar informação oriunda da Policia Militar do Piauí, versando a existência de um indivíduo foragido da justiça do estado de São Paulo, que poderia estaria escondido na localidade. Após as rondas, populares confirmaram para a polícia a presença de um cidadão paulista, que possivelmente, estaria envolvido com o tráfico de drogas local. Ainda segundo os populares, o meliante ostentava arma de fogo e perturbava a tranquilidade na comunidade. Com as informações e características do elemento, os policiais, realizaram diligências, e ao chegar ao esconderijo, foram recebidos a tiros. Os oficiais revidaram a injusta agressão e o bandido acabou sendo baleado. O foragido da justiça estava caído ao solo com uma arma em sua proximidade. A polícia de imediato levou o homem para uma unidade hospitalar com vida, mas instantes depois foi detectado o óbito. O material apreendido foi apresentado na delegacia de Brumado, onde foi lavrado o auto de resistência. De acordo com informações da polícia, o resistente encontrava-se na condição de foragido da justiça de acordo ao mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Ele possui histórico policial por homicídio.
Os municípios de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras e Oliveira dos Brejinhos serão beneficiados pelos segmentos de Eletricidade e Gás, que serão responsáveis pelo investimento de R$ 500 milhões na Bahia, resultado de protocolos de intenções assinados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A empresa Sol do Sertão II vai implantar parque solar em Oliveira de Brejinhos, com aporte financeiro no valor de R$ 300 milhões. Já a Janaúba Transmissora de Energia Elétrica, vai investir R$ 200 milhões na construção de linhas de transmissões que irão passar pelos municípios de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras. De acordo com o administrador da Sol do Sertão, Eduardo Serra, o parque solar faz parte de um complexo com mais duas usinas e, ainda este ano, a empresa deverá dar entrada no pedido de protocolo das outras duas. “No pico da construção das três usinas que, juntas, terão 455 MW de potência instalada, devemos empregar 700 pessoas. O investimento do complexo será de, aproximadamente, R$ 1,1 bilhão e a previsão de funcionamento é março de 2021”, afirma Serra.
Na hora da atividade física, especialmente quando o objetivo é a perda de peso, o horário da refeição pode influenciar no resultado. Pesquisadores da Universidade de Bath, na Inglaterra, agora descobriram que comer depois de se exercitar pode trazer mais benefícios para a queima de gordura. Segundo a equipe, aqueles que fazem atividade física de estômago vazio conseguem eliminar cerca de duas vezes mais gordura, além de apresentar melhores resultados em relação à sensibilidade à insulina e têm níveis mais alto de proteínas nos músculos. De acordo com a Veja, a explicação para esse fenômeno pode estar relacionada ao fato de que, sem ter calorias novas para utilizar, o corpo recorre às reservas internas de energia, o que inclui a gordura presente no músculo. Para especialistas, essa queima de gordura muscular é muito importante para a saúde já que quando ela se acumula, o corpo pode não responder bem à insulina e isso acaba direcionando o açúcar do sangue para os músculos. Como consequência, a pessoa apresenta maior risco de diabetes tipo 2.
A taxa de desemprego no Brasil recuou para 11,6% no trimestre encerrado em outubro, atingindo 12,4 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a primeira queda na série desde o trimestre móvel encerrado em junho. Entre os períodos encerrados em julho, agosto e setembro, a taxa estava em 11,8%, atingindo 12,5 milhões de pessoas. A informalidade continuou a bater recorde. O número de pessoas trabalhando sem carteira assinada chegou a 11,9 milhões de pessoas enquanto a categoria por conta própria chegou a 24,4 milhões de pessoas. Com isso, a taxa de informalidade no mercado de trabalho ficou em 41,2%. Apesar das altas, o IBGE afirma que houve estabilidade frente ao trimestre móvel anterior, reunindo um contingente total de 38,8 milhões de brasileiros. Já o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado somou 33,2 milhões, também estável. Segundo o Veja, o Brasil gerou 70.852 empregos com carteira assinada em outubro, de acordo com números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na semana passada pelo Ministério da Economia. No acumulado do ano, foram criados 841.589 empregos com carteira assinada. A taxa de subutilização da força de trabalho (pessoas que trabalham menos do que podem e querem) caiu, passando de 24,6% no trimestre móvel anterior para 23,8%, o que representa 972 mil pessoas a menos. Mesmo assim, ainda são 27,1 milhões de pessoas nessa condição, o que representa uma estabilidade frente ao mesmo período de 2018. O número de desalentados também recuou, para 4,6 milhões, com queda de 4,5% (menos 217 mil pessoas) em relação ao trimestre móvel anterior, mas estatisticamente estável frente ao mesmo trimestre de 2018.
Uma mulher de 59 anos foi presa em flagrante, ao tentar fraudar benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na tarde da quinta-feira (28), em Paulo Afonso, cidade do norte da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, Maria de Fátima Gomes Gonzaga usava documentos falsos para reativar uma conta que estava suspensa. Entre os documentos falsos apreendidos com a suspeita, segundo a polícia, estavam Carteira de Trabalho e Previdência Social, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e CPF. Segundo o G1, após a ação, Maria de Fátima foi encaminhada para a delegacia da cidade, onde foi atuada por uso de documento falso. Ela será encaminhada à audiência de custódia do Tribunal de Justiça.
Um hacker foi preso pela Polícia Federal em Cruz das Almas, no recôncavo da Bahia, suspeito de fraude, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A ação aconteceu na quarta-feira (27). O homem era procurado pela polícia há 3 anos. A PF informou que as investigações também constataram o envolvimento do suspeito em fraudes de concursos públicos promovidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com a Polícia Federal, foi cumprido um mandado de busca e dois mandados de prisão contra o suspeito, que não teve nome e idade divulgados. De acordo com a Polícia Federal, o hacker fornecia, dados em plataformas “carding”, na internet, que envolve compras ilegais de cartões de crédito, inclusive através de uma plataforma hacker, que faz ofertas ilegais. Segundo a PF, o hacker é um alvo importante da Operação Singular, feita pelo Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos de São Paulo (GRCC/SP), que começou em junho deste ano. A PF informou que, por sua condição de foragido, o suspeito não circulava com frequência e mantinha-se em casa cometendo os crimes pela internet. Não há detalhes de para qual unidade da Polícia Federal o homem foi levado.
O prefeito da cidade de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), exonerou, nesta sexta-feira (29), três secretários municipais de seu governo. Os exonerados são: Tatiana Sousa Moreira da Silva [Desenvolvimento Social], Douglas Darlan Malheiro Leite [Infraestrutura] e Carlos Castilho Santos Silva, o Castilho Viana [Planejamento]. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, cargos de segundo escalão também estão na lista de exonerações, mas ainda não foram divulgados pela administração municipal. A prefeitura ainda não divulgou os novos ocupantes das pastas. De acordo com fontes ouvidas por nossa reportagem, Vasconcelos fará uma grande reforma administrativa em seu governo.
A desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, do Tribunal de Justiça da Bahia, foi presa nesta sexta-feira (29), durante a Operação Joia da Coroa, um desdobramento da Operação Faroeste, deflagrada em 19 de novembro, que apura um esquema de vendas de sentenças relacionadas à grilagem de terras no oeste da Bahia, informou a Procuradoria Geral da República (PGR). Segundo o órgão, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes decretou a prisão, que foi cumprida pela Polícia Federal. A prisão ocorreu em Salvador. Ainda de acordo com a PGR, a desembargadora, que está afastada do cargo há dez dias – também por decisão judicial – estaria, conforme indícios reunidos pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal, destruindo provas e descumprindo a ordem de não manter contato com funcionários. Segundo o advogado João Daniel, que defende a desembargadora, “Não houve destruição de provas”. Ele diz que, caso ela tivesse sido chamada para depor, teria esclarecido os pontos abordados na decisão. “A prisão é extremamente desnecessária, até porque já tinha sido afastada das funções”, disse o advogado.
Na sessão legislativa da última segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Brumado aprovou o projeto de lei nº 039/2019, que aumenta o salário dos parlamentares em 2021. Foram oito votos favoráveis e quatro contrários. O projeto foi apresentado pela mesa diretora do legislativo. Caso seja sancionado, o aumento entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2021. A proposta também prevê o aumento do número de cadeiras na Câmara Municipal, passando de 13 para 15 vereadores. O subsídio dos parlamentares ficou fixado em R$ 10.128,90, representando aproximadamente 26,6% de aumento em relação ao atual salário, que é de R$ 8.000,00. Com o aumento dos salários, serão gastos dos cofres públicos quase R$ 9 milhões na gestão 2021/2024.
A blacky friday também chegou na Madeireira Real, a sua loja de materiais de construção em Brumado e região. Somente nesta sexta-feira (29), toda a loja está com descontos a partir de 20% nas vendas à vista em dinheiro. Tem revestimentos, argamassa, kit completo para banheiro, gabinete e muito mais. Passe agora mesmo na Madeireira Real e confira de perto todos os produtos e preços promocionais. A loja fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 307 - Centro. O telefone é (77) 3441-3041.
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), na última quinta-feira (28), aplicou uma multa de R$ 15 mil no prefeito da cidade de Contas do Sincorá, Ueliton Valdir Palmeira Souza (PR), o Didi. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o relator, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, determinou um ressarcimento aos cofres municipais na quantia de R$112.226,00, com recursos pessoais do gestor municipal. A devolução se faz necessária – para o conselheiro – em razão da ausência de folha de pagamento dos servidores e da comprovação de crédito nas contas dos mesmos (R$112.084,00) e pelo injustificável pagamento de multas e juros por atraso no cumprimento de obrigações (R$142,00). Mesmo com as diversas irregularidades, as contas do exercício financeiro de 2018 foram aprovadas com ressalvas. Entre elas, o não encaminhamento de processos licitatórios para análise do TCM; indício de contratação irregular de profissional da área de saúde para prestação de serviços médicos em regime de plantão; não apresentação de contrato; e o não recolhidos à Previdência das obrigações patronais, nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, setembro, novembro e dezembro. O município de Contendas do Sincorá arrecadou, no exercício, recursos no montante de R$ 16.872.240,02 e realizou despesas na quantia total de R$16.906.123,60, o que resultou em déficit orçamentário da ordem de R$ 33.883,58. A despesa total com pessoal alcançou o montante de R$ 7.449.671,32, que corresponde a 45,68% da receita corrente líquida do município, respeitando, portanto, o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. A prefeitura investiu R$ 5.055.192,38 na manutenção e desenvolvimento do ensino no município, representando 28,33% das receitas de impostos e transferências constitucionais, superado o percentual mínimo exigido de 25%. Nas ações e serviços públicos de saúde foram aplicados R$ 2.122.083,97, o que corresponde a 18,20% da arrecadação dos impostos, atendendo ao mínimo de 15%. Em relação os recursos do Fundeb, o município aplicou R$ 3.062.755,69 na remuneração de profissionais em efetivo exercício do magistério, que equivale a 86,51% da receita do fundo, cumprindo a aplicação mínima de 60%. Cabe recurso da decisão.
O Tribunal do Júri condenou a 25 anos e 8 meses de prisão em regime fechado, nesta quarta-feira 27 a gerente Tatiana Ferreira Lozano Pereira, acusada de matar o próprio filho, Itaberli Lozano, de 17 anos, em Cravinhos, no interior de São Paulo. Dias antes do crime, o filho havia denunciado as agressões que sofreu da mãe, que não aceitava o fato de ele ser gay. De acordo com a Veja, outros dois envolvidos no crime, Victor Roberto da Silva e Miller da Silva Barissa, foram condenados, cada um, a 21 anos e 8 meses de reclusão. As defesas vão entrar com recursos. O assassinato ocorreu em dezembro de 2016. Itaberli havia passado a morar com a avó depois de ser agredido pela mãe, mas ela o atraiu à sua casa com o pretexto de fazer as pazes. No imóvel, com a ajuda dos outros dois condenados e de um adolescente de 16 anos, ela submeteu o filho a uma sessão de espancamento e depois o golpeou com facadas no pescoço. Após constatar a morte, Tatiana pediu ajuda ao marido, padrasto de Itaberli, para se livrar do corpo. O cadáver do filho foi levado a um canavial e incendiado. Tatiana só notificou a polícia sobre o desaparecimento de Itaberli oito dias depois do crime. Foi necessária perícia para a identificação do corpo parcialmente carbonizado. Durante o processo, o Ministério Público sustentou que o crime tinha sido motivado por homofobia, pois a mãe não aceitava a condição do filho de ser homossexual.
O prefeito Edcarlos Lima Oliveira (PT), da cidade de Maetinga, a 71 km de Brumado, foi multado em R$ 4 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na última quinta-feira (28). Segundo informou o órgão ao site Achei Sudoeste, a penalidade foi em razão das irregularidades apuradas durante a análise das contas referentes ao exercício financeiro de 2018. Além disso, o relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, determinou um ressarcimento no montante de R$1.332,04, devido ao pagamento de subsídio a agente político municipal acima do limite estabelecido pela legislação. Apesar das irregularidades, a corte aprovou as contas com ressalvas. O relatório técnico registrou publicações de decretos regulamentando aberturas de créditos suplementares em datas posteriores aos efeitos reais produzidos pelas alterações orçamentárias; gastos imoderados com combustíveis; inexpressiva arrecadação da dívida ativa; Realizações de Pregões Eletrônicos sem a apresentação do ato administrativo nomeando o pregoeiro e equipe de apoio; falhas verificadas na fase de liquidação das despesas, com destaques para ausências de documentações dos veículos locados junto aos processos de pagamentos; não encaminhamento de diversos dados ao SIGA, além de inserções incorretas ou incompletas de informações no citado sistema deste TCM; e inconsistências nos registros contábeis. O município arrecadou, no exercício, recursos no montante de R$21.704.995,92 e realizou despesas na quantia total de R$22.965.576,11, o que resultou em um déficit de R$1.260.580,19. A despesa com pessoal alcançou o percentual de 48,78% da receita corrente líquida municipal, cumprindo, assim, o limite de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O conselheiro Fernando Vita, no entanto, votou pela rejeição das contas – e foi vencido pelos demais conselheiro. Isto porque, sem a aplicação da Instrução 003, os gastos com pessoal chegariam a 55,33% da RCL. O gestor cumpriu todas as obrigações constitucionais. Cabe recurso da decisão.