O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).
Em sessão realizada nesta terça-feira (11), o prefeito do município de Andaraí, João Lúcio Carneiro (PSD), teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). De acordo com o TCM, o gestor extrapolou o limite para despesa total com pessoal. “Os gastos com pessoal representaram 59,34% da receita corrente líquida, superior, portanto, ao limite de 54%”, destacou o órgão. O relator do parecer, o conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, multou o prefeito em R$ 51.840,00. A multa equivale a 30% dos subsídios anuais do gestor. Pelas demais ressalvas, João Lúcio ainda foi multado em R$ 4 mil. Ainda cabe recurso da decisão.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, garantiu que os mutirões para tratamento de glaucoma e catarata devem retornar para Brumado a partir do mês de março. Com relação ao projeto glaucoma, o secretário afirmou que o recurso, proveniente do Governo Federal, destina-se ao atendimento de pacientes de toda região. “Como um polo de saúde, Brumado acaba assumindo essa responsabilidade, mas toda decisão, da forma e fluxo de atendimento, passa por todos os secretários de saúde dos 21 municípios”, declarou. Uma reunião entre todos os secretários deve acontecer em breve para definição do novo fluxo de atendimentos da iniciativa em 2020. Feres também justificou que o Ministério da Saúde reduziu pela metade a verba para o projeto e, por conta disso, não há como novos pacientes acessarem o mesmo. Já quanto ao projeto para tratamento de catarata, o secretário adiantou que até o momento o Estado, responsável pelo projeto, ainda não se manifestou acerca da realização de um novo mutirão na região. “Independente disso, o município de Brumado vem ofertando, a cada mês, o serviço de catarata. Não em forma de mutirão, mas em forma de cirurgias programadas”, completou.
Um homem morreu na quarta-feira (12) em confronto com a Cipe Central, no trecho da cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma guarnição da Cipe Central se deslocava pela BA-142 para o referido município, quando avistou dois homens em atitude suspeita a bordo de uma motocicleta na rodovia. Ao ser solicitar a parada da motocicleta, os indivíduos empreenderam fuga. A polícia perseguiu a motocicleta, sendo os suspeitos alcançados, mas eles conseguiram adentrar em uma estrada vicinal, momento no qual abandonaram o veículo e deflagram tiros contra a guarnição. Os oficiais revidaram a injusta agressão. Ao cessar os disparos, um dos suspeitos estava caído ao solo. A guarnição prontamente socorreu o homem para o Hospital Susy Zanfretta, na cidade de Barra da Estiva, mas ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O segundo suspeito conseguiu fugir. Durante a ação, a polícia apreendeu um revólver e uma sacola contendo uma balança de precisão e papelotes de materiais análogos a maconha e cocaína. A ocorrência e os objetos apreendidos foram apresentados na Delegacia Territorial de Barra da Estiva.
Os rins são fundamentais no funcionamento do corpo. Eles filtram o sangue e auxiliam na eliminação de toxinas do organismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, no Brasil há 122 mil pacientes com doença renal crônica que precisam de diálise. Com objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, a Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), realiza o Dia Mundial do Rim (DMR), este ano, será celebrado no dia 12 de março. A nefrologista Ana Flavia Moura, do Grupo CSB de Nefrologia & Diálise, fala que as Doenças Renais Crônicas (DRC) são silenciosas, não apresenta sintomas e tem registrado crescente prevalência. “Esse fator, é que aumenta a dificuldade de se estabelecer um protocolo de sintomas que identificam o seu início. Os primeiros sinais da doença só aparecem em estágios avançados, quando já não há cura”, explica. Para a especialista, esse cenário pode ser diferente se o exame de creatinina for incluído na lista de obrigatórios no check-up anual. “O exame detecta o problema antes de se tornar uma insuficiência permanente, permitindo que o médico que acompanha o paciente atue para manter os rins funcionando”, destaca Ana Flávia Moura. “A principal medida de prevenção é manter hábitos saudáveis que evitam as doenças que estão freqüentemente associadas à obesidade, hipertensão e diabetes. Caso já seja hipertenso e diabético, o paciente deve praticar atividade física”, lembra. A DRC se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas conseqüências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas, regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras.
Na madrugada desta quarta-feira (12), o corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado carbonizado na Fazenda Mergulhão, na zona rural da cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o corpo foi localizado por populares em uma estrada vicinal. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) compareceu ao local e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A polícia civil está investigando o caso.
A Justiça determinou a interdição parcial do Conjunto Penal de Juazeiro, cidade da região norte da Bahia, por causa de superlotação identificada durante vistorias técnicas. Conforme dados do Conselho Nacional de Justiça, atualmente, o local tem cerca de 1.300 presos, mas a capacidade é pra 756. A decisão da interdição, que ocorreu na terça-feira (11), e foi divulgada nesta quarta-feira (12), foi dada pela Comarca de Juazeiro, através da Vara do Júri e Execuções Penais de Juazeiro (SEEU). De acordo com a Justiça, a quantidade de presos provisórios de outras cidades da região é uma das principais causas para a superlotação. Segundo o G1, o Conjunto Penal de Juazeiro foi construído para abrigar os presos provisórios da Comarca de Juazeiro e também presos condenados nos regimes fechado e semiaberto de diversas cidades da região mas, nesse caso, só de forma excepcional. Apesar disso, atualmente, apenas 130 presos provisórios que estão no local são de Juazeiro. Enquanto 324 são de outras cidades da região norte. Além disso, o excedente populacional do regime fechado é superior a 150%. No pavilhão A, atualmente há 287, mas a capacidade é para 118. No B, por sua vez, há 300 pessoas, enquanto a capacidade também é de 118. Com a decisão, ficará suspensa o recebimento de presos provisórios pelo prazo de 60 dias. A medida estabelece também que nenhum preso provisório poderá entrar no estabelecimento prisional sem a decisão de conversão do flagrante em preventiva, ou decretação da prisão preventiva ou temporária. A medida estabeleceu ainda que ficará suspenso o recebimento de presos condenados em regime fechado pelo prazo de 30 dias.
Em protesto realizado nesta terça-feira (11), passageiros da Novo Horizonte relataram os péssimos serviços prestados pela empresa na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. O protesto ocorreu por volta das 17h, no Terminal Rodoviário. De acordo com os manifestantes, um dos ônibus oferecidos pela empresa para o trajeto até Brasília estava com os pneus carecas, o ar-condicionado não funcionava, o para-brisa estava rachado e ainda não possuía retrovisor. “O carro não tinha nenhuma condição de levar os passageiros até Brasília, no Distrito Federal (DF)”, comentou a professora Vina Queiroz ao Fala Você. Ela afirmou que um funcionário da Novo Horizonte alegou que não havia outro ônibus disponível. Um novo veículo só foi disponibilizado quase 1 hora mais tarde, depois que os passageiros ameaçaram acionar a polícia. Em nota, um representante da empresa respondeu que o ônibus citado seguia de Brasília para Guanambi, porém apresentou um problema na cidade de Santa Maria da Vitória e precisou ser substituído.
A Milta Calçados e Confecções está com uma promoção imperdível. São descontos de 30%, 40% e 50% em diversos itens da loja. Tem calçados e vestuário para todos os gostos e estilos. Não perca essa chance e passe agora mesmo na Rua Barão de Vila Velha, 117, no Bairro das Flores, para conferir de perto todos os produtos em promoção. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1758 / 99958-6929. Acesse o instagram da loja e confira os nossos produtos.
Após denúncia realizada por populares, o Ministério Público, através do Promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, instaurou inquérito para apurar a legalidade de procedimentos licitatórios divulgados pela prefeitura municipal de Jussiape, a 121 km de Brumado. Os editais dos pregões presenciais nºs 008/2020 e 009/2020 destinam-se, supostamente, para aquisição de materiais de gênero alimentício e de consumo a fim de atender demandas das secretarias municipais. Os editais chamam a atenção pelo interesse do Município de adquirir produtos que, pela natureza e quantidade, não correspondem, a princípio, as atividades administrativas ordinárias. Entre os itens, destacam-se: 1830 pilhas, 800 pacotes de absorvente, 100 unidades de acetona, 10 unidades de condicionar para cabelo, 120 escovas para limpar unha, 24 unidades de gel fixador e 100 kg de açúcar demerara. Segundo determinação do Ministério Público, em três dias úteis, o prefeito deverá esclarecer os fatos apresentando as devidas comprovações.
No dia 28 de março, mais um curso de tiros será realizado na cidade de Brumado. Desta vez, as aulas serão ministradas na Estrada do Parque Eólico, Baixa Grande, no Sítio das Flores. As inscrições já estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (77) 99820-4392 (Gilmar Flores). O curso contará com a presença de instrutor, despachante e psicólogo, bem como com emissão de CR.
Na última segunda-feira (10), o governo do estado reconheceu a situação de emergência por conta da seca no município de Aracatu, a 36 km de Brumado. A estiagem estaria afetando as atividades econômicas na cidade. A prefeitura municipal já havia declarado situação de emergência pelo prazo de 180 dias em 14 de janeiro de 2020. O decreto estadual terá efeitos retroativos. Entre sexta-feira (14) e domingo (16), a previsão prevê 90% de chances de chuva para Aracatu.
Agora, em Brumado, além da Escola Municipal Idalina Azevedo, o modelo de ensino cívico-militar também será implantado na Escola Oscarlina de Oliveira Silva, que fica localizada no Bairro Dr. Juracy. Diretamente da capital baiana, aonde foi assinado o Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre a prefeitura e o comando geral da PM para viabilização da mudança, o comandante da 34ª CIPM, Major Mário Cabral, conversou com o site Achei Sudoeste. Segundo ele, na Escola Idalina, foi registrado um índice de 97% de aprovação dos alunos e os resultados influenciaram na inclusão de mais uma unidade de ensino do município no modelo militar. “Foi um ganho muito grande no quesito desempenho dos alunos e isso se reflete no segundo colégio”, destacou. O Major ainda ressaltou que haverá uma presença maior da Polícia Militar nos bairros aonde os colégios estão localizados a fim de também se trabalhar a questão da vulnerabilidade social das crianças. Isso porque, segundo ele, os policiais militares atuarão nessas escolas na parte disciplinar. Por fim, o comandante enalteceu a parceria entre a PM e o Município, a qual tem rendido bons frutos para a educação municipal.
As farmácias brasileiras começaram a receber o primeiro tipo de insulina em pó do mercado. O medicamento chama-se Afrezza e é voltado aos pacientes que tratam de diabetes. Os preços partem dos 1 900 reais. O uso é feito por meio da inalação. Até então, o mercado contava apenas com versões injetáveis. No novo formato, a insulina acessa os pulmões e só depois chega à corrente sanguínea, onde deve diminuir os níveis de açúcar. A venda do remédio foi liberada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no ano passado. O valor de 1900 reais é oferecido aos cadastrados em um programa de pacientes, no site do laboratório Biomm, responsável por sua manipulação. Fora desse plano, o preço original sobe para 2 535,64 reais. A dosagem nesta modalidade tem duração estimada para um mês de uso — mas esse tempo pode mudar, a depender da aplicação prescrita pelo médico. De acordo com a Veja, apesar da facilidade prometida, o produto tem restrições junto a fumantes, pacientes pulmonares e menores de 18 anos. Além disso, ela não deve substituir de vez o método injetável, que tem ação prolongada. A inalação do medicamento deve ocorrer três vezes ao dia, antes das refeições. De acordo com o laboratório, a ação no organismo ocorre em até 15 minutos após a aplicação.
Na sessão de terça-feira (11), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso Castro (PDT), em razão de irregularidades na desapropriação de um imóvel para a construção de um centro de educação infantil no município, no exercício de 2011. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o termo investigou a possibilidade de prejuízo ao interesse público decorrente da desapropriação de terreno urbano por R$ 400 mil valor superior ao avaliado, da ordem de R$ 25.573,67, evidenciando, em princípio, um gasto significativamente desproporcional para construção de uma unidade escolar municipal. O gestor, em sua defesa, comprovou que R$25.573,67 era o valor apurado para de um lote, sendo que a aquisição envolveu a desapropriação de 16 lotes. Desta forma, considerando o preço unitário de R$25.573,67, todos os lotes totalizariam R$409.178,72. Além disso, o laudo complementar, ofertado por empresa do ramo, apontou o montante de R$432.000,00, ficando, assim, esclarecida a significativa discrepância nos valores pactuados. No entanto, o conselheiro Francisco Netto, relator do processo, destacou a evidente fragilidade do laudo de avaliação que instruiu o “Processo de Desapropriação Amigável”, na medida em que apontou apenas o valor de um lote avaliado no importe de R$25.573,67 sem esclarecer se os demais lotes foram também avaliados pelo mesmo preço. Segundo o conselheiro, uma desapropriação de 16 lotes, numa cidade de pequeno porte, como é o caso de Riacho Santana, não pode desprezar a possibilidade de variação de preços, sobretudo quando se toma por base a localização de cada lote e sua proximidade com os benefícios e/ou serviços ofertados pelo poder público, a exemplo de calçamento de rua, rede de energia, água potável, telefonia, etc. Cabe recurso da decisão.
A primeira vacina contra o novo coronavírus pode estar pronta em 18 meses, afirmou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, nesta terça-feira, 11. Na semana passada, a OMS já havia pedido, como “apoio” no combate à epidemia, o investimento internacional de mais de 670 milhões de dólares para o desenvolvimento de uma fórmula de imunização. “Enquanto isso, podemos fazer muito para impedir a transmissão e nos preparar para qualquer nova disseminação”, publicou Adhanom em sua conta oficial no Twitter. “É importante lembrar que nós precisamos de investimento para conter o surto de #COVID19 [nome recentemente dado à doença] agora”, ressaltou. De acordo com a Veja, Adhanom lembrou que a OMS emitiu um pedido para 675 milhões de dólares em 5 de fevereiro para “apoiar as operações de resposta” à epidemia. Também anunciou nesta terça que foi acionada uma equipe das Nações Unidas — a ser liderada pelo diretor-executivo do Programa de Emergências Sanitárias da OMS, Michael Ryan — para gerenciar a crise causada pelo surto. O diretor-geral da OMS havia dito no domingo, 9, que os então 307 casos de pacientes infectados fora da China poderiam ser apenas a “ponta do iceberg” da disseminação da doença. De acordo com o último relatório divulgado pela OMS nesta terça às 6h (horário de Brasília), o total de casos registrados mundialmente é de 43.103, dentre eles 395 fora do território chinês e espalhados entre 24 países. Ao todo, 1.018 pessoas morreram em decorrência da doença, apenas uma única fora da China, nas Filipinas.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vistoriador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, afirmou que o órgão trabalha para acolher o lícito e no sentido de fazer com que os condutores dos veículos do transporte escolar sejam parceiros do município. Em evento que será promovido no dia 7 de março, com a participação do prefeito e do superintendente, os certificados dos motoristas que já fizerem os respectivos cursos de capacitação do Sest Senat serão entregues. “O motorista poderá incluir essa certificação na sua CNH. A gente tem um elevado número de motoristas já aptos a trafegar na via com essa instrução lançada na sua Carteira de Habilitação”, declarou. O vistoriador ainda frisou que a capacitação técnica exigida por lei federal está sendo oficializada em Brumado com êxito.
A Defensoria Pública da União na Bahia (DPU-BA) ajuizou uma ação civil pública para apurar denúncias de fraudes nas cotas do processo seletivo para ingresso de estudantes graduados em Bacharelado Interdisciplinar (BI) nos cursos de progressão linear (CPL) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Segundo informações da DPU, a medida foi tomada após alunos procurarem a instituição para denunciar que alguns selecionados, que se autodeclaram pardos ou negros, não têm fenótipos condizentes com as cotas. Durante a ação, o defensor regional de Direitos Humanos (DRDH) na Bahia, Vladimir Correia, pediu a suspensão do período de matrícula dos aprovados no processo seletivo BI-CPL, tanto para vagas destinadas à ampla concorrência quanto para as cotas, até que o caso seja apurado. De acordo com o G1, o órgão também pediu a apuração das autodeclarações apresentadas pelos candidatos selecionados para as vagas destinadas a negros e pardos no certame. Em nota, a UFBA confirmou o recebimento de solicitação de esclarecimentos da DPU e afirmou que os esclarecimentos serão prestados dentro dos trâmites previstos na norma institucional. A nota ainda diz que a Ouvidoria da UFBA já havia recebido denúncia sobre esse caso, que foi encaminhada aos órgãos competentes para a devida apuração dos fatos, sendo constituída Comissão de Sindicância para esta finalidade. Nesse processo, diz a instituição, são ouvidas todas as partes envolvidas, respeitando-se o direito de ampla defesa, e o resultado é tornado público. A UFBA finaliza a nota destacando que não compactua com fraudes, e que todas as denúncias são apuradas conforme determina a legislação pertinente.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na terça-feira (11), acatou parcialmente o pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Ibicoara, Haroldo Aguiar (PTB), mas manteve o parecer que aprovou com ressalvas as contas relativas ao exercício de 2018. Também foi mantida a multa de R$ 6 mil. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na reconsideração o prefeito apresentou comprovantes de ressarcimento à conta específica do Fundeb de R$ 1.020.646,68. Assim, o conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, relator do parecer, alterou o parecer prévio apenas no item relativo ao saldo pendente de restituição, que passou de R$ 2.600.377,76 para R$ 1.579.731,08. Foram mantidas as demais ressalvas destacadas no parecer original.
A dupla Henrique e Juliano deve pagar R$ 300 mil por danos morais à família de um funcionário que morreu eletrocutado enquanto fazia reparos no palco onde os cantores se apresentariam. Além da indenização, acordada nesta terça-feira (11), ficou decido que os pais da vítima, Carlos Barbosa de Souza, recebam, cada um, uma pensão no valor de um salário mínimo enquanto estiverem vivos. De acordo com o G1, o advogado que representa a dupla e a empresa WorkShow Produções Artísticas, Maurício Vieira de Carvalho, disse que o resultado era o esperado pela defesa. “Nós ficamos satisfeitos com o resultado do processo. A empresa prestou todo o apoio para a família desde que aconteceu o acidente e agora não seria diferente”, disse. Já a advogada da família de Carlos, Paula Ramos de Santis, disse que o valor acordado não foi o que a família esperava, mas que decidiu aceitar para evitar mais desgaste, já que os pais de Carlos são idosos e tiveram que se deslocar cerca 800 quilômetros de Tocantins, onde moram, até Goiânia, onde aconteceu a audiência. “Os dois já são idosos, estão cansados e sofreram muito com a perda do filho. Poderia ter sido mais justo o valor, mas tivemos que aceitar porque eles precisam descansar, precisam voltar pra casa”, disse a advogada.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito e transportes de Brumado, Castilho Viana, informou que está apenas aguardando algumas documentações para o início da vistoria do transporte escolar no mês de março. Ele frisou que as vistorias são semestrais e nem sempre é possível que a mesma seja realizada antes do início das aulas por uma questão burocrática. Apesar disso, Viana ressaltou que a vistoria realizada no final do ano já habilita os veículos da frota do transporte escolar para circulação. Sobre o incidente que ocorreu com um ônibus do transporte escolar no distrito de Ubiraçaba, o qual estourou um dos pneus durante o transporte dos alunos, o superintendente disse que, em si tratando de um veículo de porte grande, é natural que esse tipo de avaria aconteça, mesmo com pneus novos ou que tenham sido recentemente encapados. O vistoriador da SMTT, Jansen Ricardo, reiterou que os veículos do transporte escolar estão aptos a rodar, conforme estabelecido na última vistoria, e que, independente disso, acidentes podem acontecer. “Estamos desenvolvendo uma plataforma nova, com um sistema recém adquirido pela SMTT, que vai otimizar essas inspeções e, em tempo real, passar ao conhecimento do superintendente o que acontece durante a inspeção, inclusive quais os veículos negativados”, completou.
A campanha de vacinação contra o sarampo será dividida em duas etapas na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a enfermeira Adriana Áurea explicou que a primeira etapa foi iniciada na segunda-feira (10) e se estenderá até o dia 13 de março. O público alvo, segundo o Ministério da Saúde, incluem pessoas de 5 a 19 anos. “Queremos deixar claro que iremos verificar a situação vacinal da população que recebe essa dose. Essa já é uma vacina de rotina das crianças de 1 ano e 1 ano e 3 meses, mas, devido a situação do país, estamos vacinando a partir dos seis meses. Todas as pessoas, até os 29 anos, deverão ter duas doses. Já as pessoas de 30 a 49 anos deverão ter uma dose”, destacou. O objetivo, conforme ressaltou a enfermeira, é fazer com que todas as pessoas estejam imunizadas contra o sarampo e com o cartão de vacinação atualizado. O dia D da campanha acontece no próximo sábado (15), quando todos os postos de vacinação funcionarão de 8h às 17h. A secretaria municipal de saúde espera que haja uma grande mobilização durante o período da campanha.
Após o recente período de chuvas, muitas estradas vicinais foram danificadas na cidade de Brumado. Com o início das aulas, os moradores cobram do poder público a recuperação das mesmas para que os ônibus escolares possam trafegar com tranquilidade no meio rural. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, André Barros, informou que a pasta já está realizando um levantamento das estradas vicinais onde será feito o serviço de patrolamento. “Enquanto esse período chuvoso permanecer, estamos fazendo a recuperação de alguns pontos específicos onde os ônibus escolares estão com dificuldade de trafegabilidade”, afirmou. Nas últimas duas semanas, Barros enumerou que os trabalhos tiveram início na região do Sítio São Jose, Pau de Colher, Santa Bárbara, Barra do Rio, Riachão, Hortêncio, Hariri, Lagoa Funda, Bastião, Cacimba, Zé Gomes, Capote, Cipó, Quixabá, entre outras localidades. O secretário garantiu que, assim que houver uma estiagem, as obras serão ampliadas para as demais regiões. Três frentes de serviços devem atuar no trabalho de recuperação.