O cerimonial do governador da Bahia, Rui Costa (PT), mudou a programação de assinatura para a construção da Policlínica Regional de Saúde de Brumado, nesta segunda-feira (16). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o governador fez uso da palavra em palanque improvisado na área que será construída a policlínica regional. O palanque oficial montado para o ato não foi utilizado. Além disso, o governo ainda disponibilizou álcool gel para o público presente. Na chegada ao evento, Costa apenas acenou para os presentes, sem nenhum contato com a população local. Após a assinatura do início das obras, Rui concedeu entrevista à imprensa. O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o presidente da Câmara Municipal, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) e demais autoridades participaram do ato com o governador baiano.
No último sábado (14), um homem de 26 anos foi atingido por um tiro em uma suposta tentativa de homicídio ocorrida no Bairro da Estação, na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. Atingida de raspão na perna, a vítima foi socorrida, encaminhada para o Hospital Nossa Senhora Aparecida e liberada após o atendimento. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, o crime teria sido um acerto de contas do tráfico - os envolvidos, tanto a vítima quanto o autor do disparo, têm passagens pela polícia. O agressor foi preso e encaminhado para a Delegacia Territorial de Caetité, onde deve permanecer à disposição da justiça.
A CBF anunciou neste domingo a suspensão de todos os torneios que organiza. A medida da entidade vale a partir desta segunda-feira e vem em decorrência da pandemia do coronavírus. O decreto da CBF engloba Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20. Em relação à Copa do Nordeste, a CBF deixou a Liga do Nordeste deliberar. Sobre o Brasileirão, que começa em maio, ainda não há decisão tomada. Ajustes no calendário serão debatidos posteriormente. Neste início de semana já há reuniões agendadas, por exemplo, pelas Federações do Rio e de São Paulo para que haja deliberação sobre a continuidade dos torneios. A CBF delegou às entidades estaduais a autonomia para decidir o que fazer em seus respectivos torneios. Na Copa do Brasil, o jogo entre Goiás e Vasco já seria com portões fechados. Na sexta-feira, a CBF repassou recomendação do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária para que os portões fossem fechados em Rio e São Paulo, capitais com contágio local do coronavírus. Mas reavaliou a situação.
A Secretaria de Saúde de Brumado está convocando todos os brumadenses que ainda não possuam o Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como cartão do SUS, para realizar a inscrição. Somente com o documento, o cidadão conseguirá marcar consultas, exames e cirurgias nas unidades de saúde públicas do município. Em nota, a secretaria informou que, a partir de abril, o cartão será obrigatório na rede pública, tendo em vista que o Ministério da Saúde só disponibilizará as verbas dos procedimentos através do mesmo. Para adquirir o cartão, o cidadão deve procurar a Central de Marcação, de 7h às 12h e de 14h às 17h, com os seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento, CPF, Cartão da Família e comprovante de residência.
A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).
Na noite do último sábado (14), um homem de 30 anos, identificado como Edvan Ataíde de Oliveira, morador da Fazenda Baixa do Mocó, em Rio do Antônio, a 65 km de Brumado, morreu após sofrer um acidente de moto em uma estrada vicinal da região. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a equipe do Samu 192 já encontrou a vítima sem vida ao chegar ao local. O corpo estava caído em uma vala à beira da estrada. A motocicleta foi encontrada ao lado. O acidente teria ocorrido próxima à Fazenda Água Branca, na estrada que liga Rio do Antônio a Caculé.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).
De acordo com o secretário municipal de infraestrutura, Gilton Lélis, a construção da Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros de Brumado, orçada em mais de R$ 1 milhão, pode não sair do papel. Ele explicou que a parceria com grandes empresas para implantação da unidade no município ainda não se consolidou, o que pode comprometer a viabilização da obra. “Esperávamos essa parceria com a Associação das Indústrias de Brumado (Aibrum) para construir e entregar o equipamento, mas, com as contas da cidade sendo ajustadas para fechar até o fim do ano, só com recursos do próprio município não será possível”, esclareceu. O engenheiro responsável pela pasta informou que, por enquanto, a prefeitura está aguardando uma resposta da Aibrum para prosseguir com os trâmites para vinda da unidade à cidade. “Já deveríamos ter começado as obras, mas infelizmente o recurso no momento a gente não tem”, finalizou.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
Na última semana, a Câmara Municipal de Lagoa Real, a 80 km de Brumado, acatou uma petição protocolada por populares e instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de apurar uma série de denúncias de crime de responsabilidade supostamente cometidos pelo prefeito Pedro Cardoso Castro (MDB). A comissão tem até 90 dias para apurar as denúncias. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, nesse período, o gestor deverá apresentar a sua defesa e indicar testemunhas para serem ouvidas. Finalizado o prazo, a CPI emitirá um relatório e os vereadores, em plenário, decidirão se o prefeito será afastado do cargo ou não.
Duas motocicletas se envolveram em um acidente na noite do último domingo (15), na BA-148, na comunidade de Lagoa Funda, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, três pessoas que estavam a bordo das motocicletas ficaram feridas. Ambas as vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A causa do acidente ainda é desconhecida.
Um homem identificado como Mailton Malheiro, natural da cidade de Macaúbas, que atua em um posto de combustíveis, em Brumado, morreu vítima de um acidente na noite do último domingo (15), na BA-148, na comunidade de Patos, no município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima fatal pilotava sua motocicleta quando foi atingido por um automóvel na rodovia. De acordo com testemunhas, o veículo tentou realizar uma ultrapassagem e acabou colidindo com a moto de Mailton. Devido a gravidade da lesão, ele morreu na hora.
O motorista do veículo, que não teve o nome revelado, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) com ferimentos leves para o Hospital Municipal de Dom Basílio e passa bem. A Polícia Militar isolou o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou a perícia no local. O corpo de Malheiro foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora já abriu um inquérito civil para investigar o caso. Mailton deixa uma filha recém-nascida.
A prefeitura municipal cancelou, no último sábado (14), o Dom Basílio Folia 2020, evento que seria realizado nos dias 04 e 05 de abril, em comemoração aos 57 anos de emancipação política da cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a administração local resolveu cancelar o evento em virtude do Covid-19, o coronavírus. A decisão também acatou uma determinação do Ministério Público Estadual (MPE).
“O Dom Basílio Folia se transformou na maior festa da nossa região, atraindo pessoas de várias cidades e até de outros estados, mas temos que ser responsáveis diante da situação que vem ocorrendo no Brasil por conta do Novo Coronavírus. Infelizmente, não temos condições de apresentar o evento, a saúde da população é prioridade nesse momento’’, disse a prefeitura em comunicado oficial. Bandaê, Guig Guetho, Donas do Bar, Renan Moreira, Magnatas, Chiclete com Banana, Fann Estourado e Paulo Aguiar seriam as atrações da festa.
O crescimento a que estávamos assistindo na economia brasileira poderá sofrer com o impacto do Coronavírus. Existem vários números que apontam para o potencial nocivo do Convid-19 no país e em sua economia. Os desafios da economia brasileira são bem antigos e a realidade nacional tem feito com que se sintam mudanças progressivas mas intensas na forma como os brasileiros vivem suas profissões e seus dias. As mudanças do cotidiano do povo brasileiro são motivadas pelas tecnologias digitais e também por cenários ainda bem evidentes de desemprego e de salários insuficientes face à inflação.
Procurando alternativas para conquistar vidas mais dignas, os brasileiros se tornaram verdadeiros empreendedores. A criação de empresas, ainda assim, motivou o aparecimento de outros desafios, tais como a concorrência intensa entre lojas online. Os desafios do mundo real e do mundo virtual podem, por norma, se solucionados com trabalho, criatividade e a busca pela melhor estratégia de captação de clientes. Ainda assim, essa fórmula não tem efeito quando o problema que surge é inesperado e tem impacto direto na forma como decorrem os dias de todos. O aparecimento do Coronavírus e a sua letalidade tem gerado muitas preocupações. Embora as questões de saúde sejam as mais prementes, exigindo a aplicação de medidas diversas, incluindo planos de contingência, quarentenas e trabalho remoto; a verdade é que o impacto dessas mesmas medidas é o que pode vir a criar situações complexas para a economia do nosso país. Venha saber a situação atual do Brasil e descobrir como o Convid-19 pode afetar nossa economia.
A visão do Governo sobre o impacto do Coronavírus na economia
Analisando o potencial de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, o Governo revisou a projeção, anteriormente de 2,4%, alterando-a para 2,1%. A razão dessa mudança esteve relacionada com os efeitos do Convid-19 na economia.
O Ministério da Economia, no seu Boletim Macrofiscal afirmou que a ausência de previsão sobre o tempo e a dimensão do problema geram muitas incertezas quanto à economia do país, sendo possível que esse impacto se venha a sentir a vários níveis na economia brasileira.
O próprio Governo apresentou uma lista onde constam vários problemas potenciais que podem ser derivados da situação que, atualmente, ocupa os mídia.
Essas preocupações são justamente aquelas que obrigaram à revisão da previsão sobre o PIB para 2020, criando uma visão menos positiva do potencial de crescimento da economia brasileira.
Os potenciais problemas do Coronavírus ao nível econômico
Olhando para a situação da economia atual e para a forma como o Coronavíruas poderá afetar internacionalmente as transações, o Governo brasileiro apontou, no Boletim Macrofiscal, que uma das grandes preocupações atuais é a redução das exportações dos produtos brasileiros devido ao medo do contágio via exportação.
Os termos da troca, nessas circunstâncias, podem motivar uma redução nos preços dos produtos, o que gerará menos riqueza. Além disso, a par com a desvalorização dos produtos brasileiros, a necessidade de importação fará com que os produtos adquiridos fiquem mais dispendiosos. Assim, por um lado, o Brasil perderá rendimentos de exportação e, por outro, ficando dependente de importações mais caras, despenderá montantes mais elevados.
Além disso, como já aconteceu em algumas fábricas brasileiras, a ausência de matérias primas – muitas das quais eram produzidas por fábricas atualmente paradas nos países de maior impacto, como a China – pode levar alguns setores a interromper a sua carreira produtiva. De recordar que algumas empresas tiveram a necessidade de dar férias coletivas a seus trabalhadores por incapacidade de manter seus trabalhos na ausência de peças específicas.
Também a maior dificuldade na deslocação de pessoas e de bens pode ter um impacto, não apenas por complexificar a troca comercial e as reuniões laborais mas porque terá um impacto em setores específicos, como é o caso de uma das maiores fontes de renda brasileiras: o turismo.
A quebra no turismo afetará empresas diversas, que trabalham direta ou indiretamente com o setor, fazendo com que grandes empresas – como companhias aéreas – e pequenas empresas - como aquelas que vendem produtos de viagens ou as pequenas lojas de produtos para viajantes - acabem por ver reduzida a sua atividade, o seu lucro e a sua contribuição para o geral da economia brasileira, através do pagamento de impostos.
Mercado artístico e Convid-19
Os eventos que têm sido desmarcados também colocam em risco econômico quem trabalha num regime de freelancer.
Esses profissionais estão diretamente dependentes do trabalho para poderem obter rendimentos, pelo que o trabalho remoto poderá ser impossibilitado.
Aqui falamos, particularmente, de freelancers cuja atividade implica deslocações ou espaços preenchidos de pessoas – como cantores, formadores, atores e outros.
Esse tipo de profissional encontra, nas medidas tomadas para a proteção, um impacto direto na sua economia que, mais tarde, se traduzirá também, de forma mais generalizada, na economia nacional.
Na segunda estimativa de 2020, a safra baiana de cereais, leguminosas e oleaginosas espera aumentar 6,1% em relação à safra de 2019, em que obteve 8.283.660 toneladas. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de fevereiro, divulgado ontem (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado é a oitava maior produção de grãos do país, respondendo por 3,5% do total nacional. Ainda de acordo com o levantamento, em janeiro os números chegaram a 8.569.934 toneladas. Desse modo, houve em fevereiro, uma revisão para cima na previsão da safra de grãos do estado de 2,5% ou mais, com 215.997 toneladas de um mês para o outro. Segundo o IBGE, a produção de soja foi responsável por esse maior aumento previsto na produção baiana de grãos, com 5,522 milhões de toneladas, chegando a 3.450 kg por hectare em 2020, ocupando assim, o lugar de maior safra do estado. Em terceiro lugar de rendimento que levou à revisão para cima na estimativa de produção, foi o algodão herbáceo. A safra estimada para 2020 é de 1,520 milhão de toneladas, 1,0% acima do previsto em janeiro, onde teve 1,505 milhão de toneladas e 1,7%, 26 mil toneladas acima do colhido em 2019, que colheu 1,494 milhão de toneladas. Com a melhora na estimativa de produção de soja, o feijão 1ª safra passou, em fevereiro, a ser o principal destaque negativo dentre os grãos baianos, sustentando uma previsão de safra 2020, 6% menor que a de 2019, que obteve 137,3 mil toneladas neste ano frente a 172,8 mil toneladas no ano passado. O IBGE explica que, para o Brasil como um todo, a estimativa de fevereiro para a safra de grãos 2020 alcançou mais um recorde na série histórica do órgão, chegando a 249,0 milhões de toneladas, 3,1% superior à de 2019, que foi de 241,5 milhões de toneladas e com um crescimento de 0,9%, com 2,3 milhões de toneladas em relação ao estimado em janeiro. A partir das informações da estimativa de fevereiro, Mato Grosso deverá continuar na liderança da produção nacional de grãos neste ano, respondendo por 26,9% do total, seguido, mais uma vez, por Paraná (15,9%) e Rio Grande do Sul (14,1%).
Um homem foi preso com cocaína, pistola, munições e dinheiro dentro de ônibus em Feira de Santana, no interior da Bahia, na madrugada deste sábado (14). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste participavam da Operação Dominó, que tinha como objetivo ampliar o combate ao tráfico. Perto da rodoviária da cidade, os policiais pararam o coletivo. Na bagagem do suspeito, natural do município baiano de Araci, foram encontrados 1 kg de pasta base de cocaína, uma pistola calibre 380, dois carregadores, munições e R$ 1,9 mil em dinheiro. O criminoso e os materiais foram apresentados na Central de Flagrantes de Feira de Santana.
Cinco pessoas foram presas e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos entre Lauro de Freiras e Ipiaú, na Bahia, durante a operação “Olossá” da Polícia Federal, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. De acordo com o delegado da Polícia Federal, Fábio Marques, dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão foram cumpridos neste sábado (14). “A gente cumpriu dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. E foram cumpridos na praia de Buraquinho, em um condomínio, e em uma barraca de praia em Lauro de Freitas, onde um dos alvos residia”, disse. “A investigação começou em maio de 2019 e, de lá até cá, já foram realizadas mais de 10 flagrantes de 'mulas' tentando sair do país para Europa transportando cocaína escondida nas suas bagagens”, disse o delegado.
Dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que 2.292 mil pessoas foram diagnosticadas com dengue, zika ou chikungunya só nas primeiras cinco semanas deste ano em todo o estado. Os dados, que são os mais recentes da Sesab, compreendem o intervalo entre 29 de dezembro e o dia 1º de fevereiro deste ano. Na prática, cerca de 65 pessoas são infectadas com uma das três doenças diariamente.
O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno faleceu na madrugada do último sábado (14). Ele teve um infarto fulminante em sua casa de campo, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada ao Radar/Veja pelos amigos de Bebianno, o empresário Paulo Marinho e Fabian Seabra. Bebianno era casado com a também advogada Renata Bebianno e deixa dois filhos.
A primeira paciente contaminada pelo coronavírus na Bahia foi liberada do isolamento domiciliar, na cidade de Feira de Santana, no interior da Bahia. A informação foi divulgada pela prefeitura do município na noite desta sexta-feira (13). A mulher, que tem 34 anos, contraiu o coronavírus em uma viagem internacional. Ela retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. Com a liberação do isolamento, ela pode retornar as atividades normais. De acordo com o G1, para ser liberada do isolamento, a mulher fez um novo exame do coronavírus. O resultado, que saiu nesta sexta, deu negativo para o vírus. Ela passou o período de 14 dias sem contato com familiares ou amigos, dentro de casa, sem necessidade de atendimento hospitalar. A mulher tem duas filhas, que não foram contaminadas pelo coronavírus. No entanto, a trabalhadora doméstica da casa dela contraiu a Covid-19. A doença também foi transmitida para a mãe da trabalhadora e para o marido da mãe.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, na tarde desta sexta-feira (13), mais quatro casos do novo coronavírus no estado da Bahia. Três deles foram registrados em Salvador, que tem a primeira ocorrência da Covid-19. O resultado foi confirmando por meio de testes. De acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas, os casos da capital são: uma mulher de 52 anos e a filha de 11 anos, que voltaram de uma viagem recente à Espanha, e um idoso de 72 anos, que também veio de viagem recente à Itália e está internado em um hospital privado. O outro caso também se trata de um idoso, de 73 anos, na cidade de Feira de Santana. Ele é marido da mãe da trabalhadora doméstica, que foi contaminada pela dona de casa que ela trabalha, após uma viagem à Itália. Os quatro foram infectados pelo coronavírus. De acordo com o G1, a dona de casa foi a primeira ocorrência na Bahia, sendo um caso importada. Ela, que tem 34 anos e é residente de Feira de Santana, retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. A primeira transmissão local do vírus também foi em uma mulher, de 42 anos, que teve contato domiciliar com a dona de casa quando esta ainda estava sintomática. A terceira paciente de Feira de Santana é a mãe da doméstica, de 68 anos. Ainda não há detalhes se o marido da mãe da doméstica é pai ou padrasto dela. Amostras foram coletadas na residência e analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que, de acordo com a Sesab, a partir desta semana foi autorizado a realizar os exames para detectar diretamente o Covid-19, sem necessidade de contraprova em laboratório de referência nacional.
Diolino Pires Santos, 60 anos, morreu na tarde da última quinta-feira (12) após ser arrastado por uma correnteza do Rio Ribeirão, localizado na comunidade de Engenho Velho, zona rural de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. De acordo com o Livramento Manchete, parentes informou que a vítima teria caído no rio, por volta das 16h, durante uma travessia e foi levado pelas águas que se formaram de fortes chuvas que caíram em uma região de serra. As buscas pela vítima foram realizadas por familiares e amigos, seu corpo foi localizado na sexta-feira (13), por volta das 15h, cerca de três quilômetros do local de desaparecimento. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Diolino foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Brumado, para ser necropsiado.
Um jovem de 18 anos mantinha a mulher de 18 anos e o filho de 10 meses em cárcere privado no município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, na última sexta-feira (13). De acordo com o Livramento Manchete, a Polícia Militar foi acionada às 16h, para atender a ocorrência, no Bairro Beira Rio. A vítima afirmou aos policiais que estava sendo impedida de sair de casa e utilizar o telefone celular. O autor havia quebrado o aparelho da esposa para que a mesma ficasse sem comunicação com outras pessoas da família. A jovem também relatou aos agentes que estava sofrendo agressões físicas e psicológica. O suspeito da ação delituosa ao perceber a presença das guarnições da PM evadiu-se do local, e tomou destino ignorado. Até o momento, ele não foi localizado. A mãe e o filho foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Polícia de Livramento de Nossa Senhora, onde foi registrado o boletim de ocorrência. A denúncia será formalizada pela Polícia Civil da cidade e o infrator pode responder pelos atos delituosos.
Na última quinta-feira (12), policiais militares receberam informação do setor de inteligência do 17º BPM de que na avenida José Neves Teixeira, bairro Brasilia, em Guanambi, a 141 km de Brumado, um indivíduo com mandado de prisão preventiva expedido pela vara criminal estaria consumindo bebida alcoólica num restaurante daquela localidade. De acordo com o radialista Vilson Nunes, imediatamente, uma guarnição deslocou-se até o referido local e, lá chegando, encontrou Maike de Souza Abreu, 25 anos, residente no bairro São Francisco, com mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de homicídio duplamente qualificado. O foragido foi conduzido à sede da Delegacia Territorial de Guanambi, onde ficou custodiado à disposição da justiça.
O governo Bolsonaro está preparando um pacote de medidas para tentar reduzir os efeitos da crise do coronavírus sobre as empresas e, consequentemente, sobre os empregos. O setor aéreo é uma das áreas que causam maior preocupação em Brasília. “O impacto sobre as companhias aéreas deve ser pior do que o de 11 de setembro”, afirmou um técnico do ministério de Infraestrutura, referindo-se aos atentados terroristas nos Estados Unidos em setembro 2001. De acordo com a Veja, uma das medidas propostas é a desoneração da folha de pagamentos das empresas de aviação. O objetivo é evitar que as companhias demitam funcionários, apesar da redução drástica de atividade esperada para o setor. São estudados também corte de outros tributos, como imposto de renda sobre aluguel de aeronaves, além do perdão de multas sobre cancelamento de slots (posições de aeronaves reservadas nos aeroportos). Caso sejam aprovadas, as medidas serão temporárias. O governo também vai acionar o Ministério Público, com o objetivo de avaliar a possibilidade de o Procon aprovar o adiamento do reembolso aos consumidores de voos cancelados. A medida visa conter a saída repentina de caixa das empresas do setor aéreo. A avaliação é que uma sangria de caixa pode levar as companhias à quebra. Grande parte das dívidas do setor é contraída em dólar, e a explosão da moeda americana aumenta as dívidas abruptamente. Dentro do governo, o consenso é que o setor de serviços será o mais atingido pela pandemia da Covid-19. A expectativa é que a população reduza as idas a shopping centers, a eventos, shows, e, sobretudo deixem de viajar. Praticamente todos os ministérios se reunirão ainda hoje para tentar fechar o conjunto de medidas de emergência. Parte delas deve ser enviada ao Congresso em formato de Medida Provisória. A expectativa é que o Legislativo avalie as matérias no início da próxima semana.