De acordo com a Portaria 105, de 16 de março de 2020, publicada pela Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o atendimento ao público nos Cartórios Eleitorais do estado estará suspenso, a partir desta terça-feira (17), a princípio pelo período de 15 dias. A medida foi adotada como uma ação de prevenção ao contágio pelo coronavírus. A Bahia já confirmou 13 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus em Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Pardo, no sul do estado. A suspensão nos trabalhos dos Cartórios Eleitoras poderá interferir no prazo final para regularização do título de eleitor. Pessoas que tiveram o documento cancelado, que precisavam mudar o domicílio eleitoral ou que tirariam o primeiro título, tinham o prazo até o dia 06 de maio.
Analistas do mercado financeiro reduziram para 1,68% a previsão de crescimento da economia em 2020, segundo dados do Boletim Focus desta segunda-feira, 16. O corte expressivo ocorre após a disseminação do novo coronavírus ter sido classificada na semana passada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde e com o grande aumento de números de casos no país, que tem 200 confirmados, segundo o Ministério da Saúde. A previsão anterior de analistas do Banco Central era de 1,99%, na semana passada. Tanto a disseminação da Covid-19 quando as medidas tomadas por governos mundiais geram tensão sobre o impacto econômico que a doença pode ter. Esta foi a quinta vez consecutiva que economistas revisaram a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Na semana passada, o Ibovespa, principal indicador econômico do país, mostrou o pânico dos investidores com o avanço da pandemia. A bolsa chegou a ter os negócios interrompidos por quatro vezes na última semana, o chamado ‘circuit breaker’. No início do ano, o crescimento do PIB era estimado em 2,31%. Mesmo apesar dos sucessivos cortes, a economia este ano ainda deve crescer mais que nos últimos três anos. Em 2019, a economia avançou 1,1%, pouco abaixo que em 2018 e 2017, quando o crescimento foi de 1,3%.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais três casos de contaminação por coronavírus, na manhã desta terça-feira (17). Com isso, o número total de registros subiu de 10 para 13. O resultado foi confirmando por meio de testes. Segundo uma publicação nas redes sociais de Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia, os novos casos de contaminações foram registrados em Porto Seguro (2), no sul da Bahia, e também em Prado (1), que fica no extremo-sul do estado baiano. Todos os casos foram importados. De acordo com a Sesab, um dos casos de Porto Seguro é de uma mulher de 35 anos, que teve passagem pelos Estados Unidos Da América. O segundo caso também é de uma mulher, de 42 anos, e que teve contato com um paciente contaminado, que estava na festa de casamento da irmã de Gabriela Pugliesi, em Itacaré. O caso de Prado, no entanto, é de um homem de 42 anos, que teve passagem por Milão e Londres.
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) suspendeu todas as atividades em Brumado e em todos os campi baianos. De acordo com a nota divulgada pela instituição, considerando a decisão do Governo do Estado da Bahia de suspensão das atividades nas escolas e universidades localizadas em Salvador, Porto Seguro e Feira de Santana, bem como o caráter multicampi da instituição e os deslocamentos constantes do corpo docente da capital para os departamentos no interior do estado, resolve comunicar o encerramento de todas as atividades letivas presenciais no âmbito da Uneb na data de 16/03/2020. “Orientações complementares para nortear o funcionamento da instituição serão publicadas nos próximos dias”, finalizou o comunicado.
Recentemente, um grupo de mães procurou a reportagem do site Achei Sudoeste denunciando a falta de professores em algumas escolas localizadas em comunidades rurais de Aracatu, a36 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade, Sérgio Maia (PSD), explicou que as últimas chuvas dificultaram o acesso dos professores às salas de aula. “Estamos aguardando porque foram chamados vários professores para ocupar essas salas de aula na zona rural, mas os mesmos não chegaram a começar as aulas por causa do acesso em consequência das chuvas”. Maia acredita que ainda esta semana a situação será normalizada, tendo em vista o período de estiagem. Quanto à questão dos salários atrasados de alguns servidores da educação, o gestor negou e disse que a folha de pagamento da prefeitura está em dia.
O estado de São Paulo registrou o primeiro caso de morte de uma vítima por coronavírus. A informação foi divulgada pelo governo estadual na manhã desta terça-feira (17). Não há informações se a vítima mora na capital paulista e qual o sexo. Ainda não há detalhes se a vítima viajou ao exterior ou se teve contato com alguém contaminado no Brasil. Esse também foi o primeiro óbito registrado no Brasil. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, o estado de São Paulo tem 152 casos confirmados da doença até esta segunda-feira, com mais 1.777 casos suspeitos de coronavírus. Em todo o Brasil são 234 casos confirmados, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde desta segunda-feira. De acordo com o G1, o Governo de São Paulo avalia que o surto de coronavírus deve durar “de quatro a cinco meses”. No entanto, as medidas restritivas adotadas pela administração estadual, como a suspensão das aulas e a restrição de eventos, não devem ser aplicadas durante todo este período.
Uma criança de quase dois anos ficou ferida após ser atingida por um soco do padrasto durante uma briga entre o homem e a mãe, em Paulo Afonso, no norte da Bahia. As informações são de Antônia Jane Santos, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade. Segundo a delegada, o caso ocorreu no domingo (15), mas foi descoberto na segunda-feira (16), depois que a mãe da criança procurou a delegacia. Em depoimento, ela, que tem 16 anos, contou à polícia que está separada do homem. Apesar disso, ele esteve na casa dela no domingo. Na ocasião, ele tentou bater nela, mas o soco atingiu a criança. Não há detalhes sobre a motivação da briga entre os dois. Ainda de acordo com a delegada, além da criança, a mulher foi encaminhada para exames nesta segunda. O caso é acompanhado pela Polícia Civil da cidade. Ninguém foi preso.
Aproveitando o período da janela de transferência partidária, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos, realizou a sua desfiliação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar confirmou a decisão. “Nessa janela agora que dá brecha a quem tem mandato eletivo poder mudar de partido sem sofrer qualquer punição, já tomei a posição de sair do PDT. Estamos procurando a melhor situação para filiarmos a um partido. Por ora, estamos sem partido”, esclareceu. Segundo ele, até o dia 3 de abril, prazo final para transferência partidária, ele decidirá à qual agremiação irá se juntar. “A gente pensa no PSB, que é o partido que o prefeito está filiado”, citou.
O aeroporto e a estação rodoviária de Barreiras, cidade no oeste da Bahia, iniciaram nesta segunda-feira (16) o monitoramento dos passageiros que chegam no município através dos terminais. A operação está sendo feita pela Secretaria de Saúde do município. Agentes de saúde estão nos terminais, fazendo a medição da temperatura dos passageiros, como forma de prevenção do contágio do coronavírus. Além disso, as equipes estão dando orientações de como higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel e como agir em casos de tosse e espirros. De acordo com o G1, muitas pessoas no aeroporto estavam com máscaras hospitalares, mesmo sem apresentarem os sintomas da Covid-19. A recomendação dos órgãos de saúde é usar a máscara quando tem algum tipo de sintoma, para não contagiar outras pessoas. Até a segunda-feira (16), Barreiras não tinha registro de casos suspeitos de coronavírus.
Membro da Comissão da Fiol na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) informou que a intenção do Governo Federal é privatizar o trecho da ferrovia localizado entre as cidades de Ilhéus e Caetité. “A previsão inicial é que agora, no mês de maio, iria para o leilão na Bolsa de Valores. Essa é a informação que temos até o momento”, frisou. Ao site Achei Sudoeste, Bastos garantiu que a retomada das atividades da Fiol só aconteceria após essa privatização. “Agora, a obra está completamente paralisada, não se sabe nem quem é a empresa que vai ganhar a licitação na Bolsa”, completou.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o 10º caso de contaminação por coronavírus, no início da noite da última segunda-feira (16). O paciente é um homem de 43 anos, de Porto Seguro, no sul do estado. Ele que trabalha na casa de uma das pessoas que estava no casamento realizado em Itacaré. Essa pessoa, que não é da Bahia, também teve o diagnóstico positivo para a Covid-19. Ainda segundo a Sesab, o paciente de Porto Seguro está assintomático. A secretaria não detalhou se ele está em isolamento domiciliar. Dos casos registrados na Bahia, até esta segunda-feira (16), cinco foram na cidade de Feira de Santana, quatro na capital e um em Porto Seguro.
A prefeitura municipal de Brumado está instalando portais informativos nas rodovias de acesso à cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de infraestrutura do município, Gilton Lélis, explicou que a ideia é que em todos os principais acessos seja instalado um portal de identificação, principalmente sinalizando as escolas de tempo integral localizadas na região. “O objetivo é dar mais essa informação aos visitantes e à própria população brumadense, tendo em vista que a educação é a nossa menina dos olhos”, completou. No último sábado (14), o portal na entrada do Bairro São Jorge foi instalado identificando as escolas da região. No total, por enquanto, a prefeitura instalou cinco portais.
O Ministério da Economia anunciou nesta segunda-feira (15) novas medidas para reduzir os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Segundo o governo, serão empregados R$ 147,3 bilhões em medidas emergenciais para socorrer setores da economia e grupos de cidadãos mais vulneráveis, além de evitar a alta do desemprego. Desse valor, R$ 83,4 bilhões devem ser destinados à população mais pobre e/ou mais idosa. Ao apresentar as medidas, Guedes afirmou que o sistema econômico responde a esse tipo de pandemia de forma similar ao corpo humano. “Igualzinho esse coronavírus, afeta mais as fatias mais vulneráveis. Os mais idosos são mais vulneráveis porque a defesa imunológica é mais baixa”, disse ao G1. “A economia é igual. Uma economia resiliente, com a parte de fundamentos fiscais no lugar, estrutura firma, reformas estruturantes, ela mantém a resiliência e fura essa onda. O Brasil está começando a reaceleração econômica, aí vem uma turbulência e ele tem condições de ultrapassar isso. São três, quatro meses”. Para os idosos, a principal medida anunciada pelo Ministério da Economia é a antecipação das duas parcelas do 13º de aposentados e pensionistas. Elas são pagas em abril e maio deste ano, liberando R$ 46 bilhões na economia. Pelo cronograma tradicional, essas parcelas seriam pagas em agosto e dezembro. Já para a população mais pobre, o governo informou que vai liberar cerca de R$ 3 bilhões para o Bolsa Família. O valor corresponde à inclusão de mais 1 bilhão de famílias entre os beneficiários – o governo não detalhou se haverá mudança nos critérios de renda para essa adesão. A ideia é que os R$ 147,3 bilhões sejam injetados na economia nos próximos três meses. A lista completa inclui medidas que já foram anunciadas desde a última sexta (12), e novas iniciativas divulgadas nesta segunda.
A prefeitura municipal cancelou, no último sábado (14), o Dom Basílio Folia 2020, evento que seria realizado nos dias 04 e 05 de abril, em comemoração aos 57 anos de emancipação política da cidade. A administração resolveu cancelar o evento em virtude do Covid-19, o coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Roberval Meira (PL), popular Galego, disse que a decisão levou em conta o fato de que a festa regional atrai grande quantidade de pessoas, o que não seria prudente e responsável em um momento de pandemia. “Nesse momento, devemos evitar o pico que pode surgir o coronavírus. A nossa decisão foi baseada na opinião da Polícia Militar, do Ministério Público e da Secretaria de Saúde. Optamos por preservar a vida da população de Dom Basílio e também das pessoas que iriam curtir a festa”, asseverou. O gestor prometeu, após a passagem do pico da pandemia, realizar uma grande festa de São João para compensar o cancelamento do Dom Basílio Folia 2020. “Já conversei com a Bahiatursa para que os recursos que seriam para o Dom Basílio Folia 2020 possam ser destinados ao São João. Aguardamos que essa pandemia passe logo”, reforçou.
Após ter dois casos suspeitos descartados, o município de Guanambi, a 141 km de Brumado, investiga a situação de uma estudante de medicina que mora do Paraguai e chegou na cidade no último domingo (15). De acordo com o Farol da Cidade, a jovem foi atendida de imediato no Hospital Geral de Guanambi (HGG) com alguns dos sintomas do novo vírus e ficou internada depois de colhido o material que foi encaminhado para o Laboratório Central (Lacen), em Salvador. A diretora do HGG, Paula Melo, confirmou o caso suspeito e o envio do material para exames, porém disse que o quadro da paciente era estável e que já recebeu alta para ficar em isolamento domiciliar.
O município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, não possui nenhum caso confirmado de Coronavírus. Mas o prefeito Herzem Gusmão (MDB), com vistas a ampliar a prevenção da população do município, definiu pela publicação de Decreto que suspende algumas atividades na cidade e na zona rural. A Covid-19 atinge mais de 100 países de cinco continentes, já infectou acima de 150 mil pessoas e o número de mortes ultrapassa as cinco mil mortes em todo planeta. Na semana passada, a doença foi declarada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde. Na última segunda-feira (16), Herzem se reuniu com seu secretariado para traçar e ampliar as estratégias de prevenção em nosso município. Até o momento, nenhum paciente investigado testou positivo para o vírus, mas diante do avanço da Covid-19 na Bahia e no Brasil, o prefeito decidiu editar o Decreto 20.190 de 16 de fevereiro de 2020 que tem por objetivo reduzir os riscos de contaminação da população conquistense. Em síntese, o Decreto diminui a exposição de grupos de pessoas em determinados espaços públicos e privados, como escolas. Os efeitos do Decreto, publicado hoje (16) no Diário Oficial do Município, começam a partir da próxima quarta-feira (18) e define que: Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino e de estabelecimentos privados de ensino que atuem no município, incluindo universidades e faculdades particulares, terão as aulas suspensas por um período de 15 dias, que poderão ser prorrogáveis; A concessão de férias dos profissionais de saúde e de cargos de importância estratégica e essencial, a exemplo do Gabinete do Prefeito e Secretaria de Serviços Públicos, estarão suspensas por um período de 30 dias, prorrogáveis; Todas as inaugurações serão feitas sem a presença de público até que se determine o contrário; Não aprovação de realização de todos os eventos que reúnam cem ou mais pessoas que dependam de autorização do Poder Público Municipal pelo prazo de 30 dias prorrogáveis; Estão suspensos por 30 dias, prorrogáveis, os deslocamentos para fora do município de pacientes que estejam em tratamento eletivo; Estão suspensas para os usuários as atividades do Centro de Convivência do Idoso. O prazo é de 15 dias prorrogáveis.
A secretaria de saúde do município de Caetité, a 100 km de Brumado, registrou três casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a informação foi confirmada pela secretária de saúde, Cynthia Lopes, na última segunda-feira (16). De acordo com ela, embora a cidade não tenha casos confirmados, a prefeitura vem monitorando três pacientes suspeitos. A secretária esclareceu que os exames demoram de 48 a 72 horas até terem o resultado, o que deve ocorrer nos próximos dias. Segundo Cynthia Lopes os pacientes foram devidamente orientados para realizarem o confinamento domiciliar até o final da fase de transmissibilidade, e que estão sendo feitos o acompanhamento dos sintomas e adoção das medidas recomendadas para tais casos como uso de máscaras, não compartilhamento de objetos, etc. A secretária salientou que ainda não é o momento de suspensão das atividades cotidianas, como as aulas na rede escolar, e que as medidas atuais seguem o protocolo estabelecido para a situação onde existe apenas a suspeita de casos – não havendo ainda a circulação do vírus na cidade bem como nas cidades da região – através das atualizações diárias que estão sendo acompanhadas através de plataforma virtual criada para este fim, como ainda através do Lacen – laboratório estadual que realiza os exames na Bahia – cuja celeridade vem a atender às demandas dos municípios neste momento de crise sanitária. “O município de Caetité já está alerta, com uma equipe preparada, uma equipe de sobreaviso 24 horas não só na UPA mas também equipe de vigilância epidemiológica, juntamente com o estado (…) durante todos os dias da semana para estar acompanhando e adotando as medidas necessárias e cabíveis para não só encaminhar, orientar e, se caso vier a ter um caso positivo que nós estarmos preparados para conter a cadeia de transmissão do vírus aqui em nosso município”, frisou a secretária.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Caetité, Aldo Godim, falou sobre a construção do Hospital do Câncer no município. Em sua passagem pela região nesta segunda-feira (16), o governador Rui Costa (PT) reafirmou a parceria com Caetité para viabilização da demanda. “O Hospital do Câncer é um sonho, não só de Caetité, mas de toda região. Reiteradas vezes, o governador Rui Costa (PT) reafirma o compromisso do Governo do Estado com a região”, declarou. Segundo o gestor, as obras estão avançando dentro da normalidade e a previsão é de que, até o final do ano, o equipamento de saúde seja entregue à população. Mais de 40 municípios e mais de 1 milhão de pessoas serão contemplados com o Hospital do Câncer. “O câncer é uma doença apavorante e que requer um cuidado muito grande do sistema de saúde. Os índices realmente assustam e esse hospital representa esperança pra todos nós, não só com relação ao tratamento do câncer, mas também à prevenção. Esperamos que esse hospital venha aliviar o sofrimento dos pacientes de câncer na região. Estamos aguardando ansiosos para entregar essa obra grandiosa para população”, reforçou.
Em sua passagem pelo município de Brumado nesta segunda-feira (16), o governador Rui Costa (PT) chamou a atenção para as medidas preventivas em combate à pandemia do coronavírus. Entre as ações adotadas pelo Estado está o monitoramento nas rodovias de entrada da Bahia. “Vamos fazer bloqueio de entradas nas BRs 101 e 116, de todos os ônibus e caminhões que venham de São Paulo e do Rio de Janeiro. Vamos descer todos os passageiros e medir a temperatura de todo mundo. Quem tiver com febre não vai entrar no estado, exceto se for morador da Bahia. Daí vamos ter que verificar e colocar em quarentena”, declarou ao site Achei Sudoeste. De acordo com decreto estadual que será assinado pelo governador, toda empresa deverá adotar medidas de higienização nas repartições públicas, no transporte público e nas escolas, municipais e estaduais. Na oportunidade, Costa também disse que, hoje, não existe nenhuma determinação para fechamento de escolas no estado, tendo em vista que não há nenhum município na Bahia com circulação interna do vírus. “No momento que constatarmos que está tendo circulação do vírus, vamos suspender as aulas. Isso pode ser regionalmente ou no município. As medidas serão duras na progressão do problema. A suspensão de aulas não está descartada, pode ser essa semana ou na semana que vem, no momento que for confirmada a circulação interna do vírus”, afirmou. Por fim, o chefe do executivo estadual convocou os prefeitos a orientarem os munícipes a como proceder para evitar a circulação do vírus no estado.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta segunda (16) que há registro de morte de crianças por causa do Covid-19. O diretor-geral da entidade não deu mais detalhes sobre o perfil das vítimas. De acordo com o G1, entretanto, até esta segunda-feira, a organização não havia reconhecido a morte de crianças pelo novo coronavírus. A entidade vem ressaltando que os grupos mais vulneráveis incluem as pessoas mais velhas ou com doenças pré-existentes, como diabetes ou no sistema cardiovascular, como hipertensão.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) afirmou que Brumado está, como poucos municípios da região, estruturado para enfrentar a pandemia do coronavírus. O gestor reforçou que a administração está seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde, inclusive com a elaboração de um plano de contingenciamento, e que não há motivo para pânico. “O momento agora é de isolamento. As pessoas devem sair menos de casa”, asseverou, reforçando os cuidados com a higienização das mãos a fim de não aumentar a proliferação do vírus. O prefeito disse ainda que as aulas nas escolas da rede municipal de ensino, por enquanto, não serão suspensas. “As pessoas menos afetadas são as crianças, então por que fechar as escolas? A taxa de mortalidade em crianças abaixo de 10 anos é de 0,1%. Não vejo motivo para nos alarmarmos”, declarou.
A população brumadense recebeu nesta segunda-feira (16) o sinal digital da TVE, e poderá assistir, a partir de agora, a emissora pública baiana, sintonizando no canal 9.1. A solenidade de inauguração contou com presença do governador do Estado, Rui Costa (PT). Brumado é a segunda cidade do território Sertão Produtivo a receber o sinal digital da TVE. As novas estações de retransmissão digital, atualizadas com o que há de mais moderno em tecnologia, estarão à disposição de mais 5 milhões de baianos ao final da primeira etapa. Em Brumado, o investimento do governo na nova estação retransmissora para a cidade foi de R$ 148.474,35. A programação da TVE conta com conteúdos diversificados, que vão desde o jornalismo, shows, esportes, a programas infantis, educativos e culturais. A TV pública da Bahia vem firmando parcerias importantes e, recentemente, passou a exibir em sua grade, projetos audiovisuais realizados pelas universidades púbicas estaduais e federais da Bahia, além de produções internacionais. Há 34 anos no ar, a emissora é considerada a Casa do Futebol baiano e transmite, anualmente, jogos de 6 competições. Além disso, realiza a maior cobertura do Carnaval e é a única a exibir o São João da Bahia e os principais shows que ocorrem no Estado. A TVE e a Rádio Educadora FM são veículos do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), que integra a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).
Na manhã desta segunda-feira (16), o governador Rui Costa (PT) esteve na cidade de Brumado para assinatura da ordem de serviços para início das obras da Policlínica Regional de Saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) informou que até 440 mil pessoas serão beneficiadas com o equipamento de saúde. “A policlínica vai atender um número muito grande de especialidades. Hoje, muitas coisas que se leva para Vitória da Conquista vão ficar por aqui mesmo. É um ganho muito grande”, frisou. O gestor salientou ainda que, dentro de 1 ano, a policlínica passará a funcionar desafogando os atendimentos no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e trazendo enormes avanços para a saúde regional.
Na manhã desta segunda-feira (16), o governador Rui Costa (PT) assinou a ordem de serviço para a construção de uma Policlínica Regional de Saúde que servirá aos habitantes do município de Brumado e de outras 17 cidades do entorno. A intervenção conta com um investimento superior a R$ 11,7 milhões e tem previsão de conclusão prevista para cerca de dez meses. O governador Rui Costa fez a assinatura do documento no bairro São José, que futuramente abrigará o equipamento de saúde. “As policlínicas vêm se juntar às unidades básicas de saúde, com o objetivo de fortalecer a prevenção. Antes das policlínicas, as pessoas que moram no interior tinham que se deslocar para municípios distantes ou para a capital, em busca de uma especialidade ou exame que não era ofertado na sua cidade. Com esse novo modelo de regionalização da saúde, a população dispõe de uma estrutura confortável, inclusive no deslocamento, para um atendimento de qualidade”.
Com 3.200 metros quadrados de área construída, a Policlínica em Brumado ofertará atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia, por meio de exames como raio-X, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma e eletroencefalograma. Ainda há espaços destinados ao tratamento do pé diabético, coletas laboratoriais e procedimentos ambulatoriais. Os municípios beneficiados, que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Brumado, são, além da cidade que dá nome à entidade, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.
Duas pessoas foram presas com R$ 4.400 em cédulas falsas, no município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, no sábado (14). Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), dupla estava aplicando golpes na cidade. Os suspeitos, que não tiveram identidade divulgada, foram presos após comprarem pequenos produtos em diferentes estabelecimentos comerciais, para receber o troco com cédulas verdadeiras. Ao serem abordados pelos policiais, eles confessaram o crime e mostraram mais cédulas escondidas no hotel onde estavam hospedados. No local, a polícia encontrou várias notas de R$ 100, que contabilizadas chegaram ao valor de R$ 4,4 mil. Além do dinheiro, os policiais apreenderam também todo o material que foi comprado com as notas falsas. O material e os suspeitos foram levados para a Polícia Federal da cidade, onde o caso foi registrado.