Após inúmeras mensagens mentirosas apontando um empresário do ramo de confecção como um dos casos suspeitos de coronavírus registrados em Brumado, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota de repúdio contra as fake news. “A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, em decorrência das inúmeras postagens maldosas que apontavam para a infeção de um empresário do ramo de confecções da cidade, vem expressar o seu repúdio, reiterando que esse tipo de atitude só gera pânico e medo na população”, destacou. Na nota, a pasta negou que o empresário seja um dos casos notificados. “Existem 3 casos suspeitos na cidade (veja aqui), mas nenhum é relativo ao empresário do ramo de confecções, que está em casa e não apresenta nenhum problema de saúde. Que a consciência e o bom senso prevaleçam e que não usem destes artifícios de “Fake News” e coisas do gênero para prejudicar ou querer obter alguma espécie de lucro com essa situação que preocupa todos nós”, encerrou.
Na sessão da última quarta-feira (18), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acatou parcialmente o pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Jussiape, Eder Jakes Souza Aguiar (PP). O relator, conselheiro Fernando Vita, manteve a decisão que aprovou com ressalvas as contas relativas ao exercício de 2018 e reduziu a multa de R$ 4 mil para R$ 3 mil. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, no pedido de reconsideração, o relator acatou alguns dos documentos encaminhados pelo gestor, ainda que não tenha sido comprovada a ocorrência de engano ou omissão da Corte de Contas.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
As visitas aos presos que estão custodiados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, foram suspensas, por tempo indeterminado, na quarta-feira (18). O delegado titular Samuel Paz disse ao site Achei Sudoeste que a medida visa impedir a formação de aglomerações e contato humano, com o objetivo de evitar a proliferação do coronavírus.
“Nossa unidade proibiu a visitação aos presos na data de hoje (18), mas alimentação, produto de higiene, todos os itens que os familiares trazem para os presos, puderam entrar”, destacou. Segundo o delegado, a coordenadoria também promoveu uma ação de conscientização para melhoria dos hábitos de higiene na carceragem, como a lavagem das mãos. “É uma medida sanitária, voltada para prevenção e para não proliferação do vírus”, reiterou. Atualmente, 31 presos estão encarcerados na delegacia local.
Uma gestante do município de Barreiras, na região oeste da Bahia, deu entrada na tarde desta quarta-feira (18), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro suspeito de contaminação do vírus da gripe H1N1. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a paciente foi transferida para o município, mediante a regulação estadual que detectou a vaga disponível no Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, já foi coletado material para pesquisa laboratorial, mas os resultados só devem ser apresentados nos próximos dias.
Em comunicado, a Pax Nacional informou aos clientes que, em virtude de problemas técnicos com a operadora do telefone principal da empresa, o atendimento será realizado através dos seguintes telefones: (77) 3441-3594 / (77) 3441-3597 / (77) 99985-1098 e (77) 98817-9656. A empresa lamentou o ocorrido.
A Secretaria de Saúde do stado de São paulo confirmou a terceira morte por coronavírus nesta quarta-feira (18), elevando para quatro o total de mortes por complicações da Covid-19. São Paulo é o único estado brasileiro a registrar vítimas fatais até o momento. As três mortes são de homens, com problemas de saúde já instalados e idades de 65, 81 e 85 anos. Todos foram atendidos em hospital privado da capital, segundo o G1. O paciente de 81 anos é morador do município de Jundiaí e os demais da capital paulista. O primeiro óbito aconteceu ontem (17).
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou na noite desta quarta-feira (18), através do Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen), que a Bahia possui 28 casos confirmados de coronavírus. Pela manhã, o governo estadual havia confirmado 18 casos (leia mais aqui). Portanto, somente nesta quarta, foram 10 casos a mais. Os novos registros foram de Salvador (8) e Porto Seguro (2). A pasta informou que ainda são investigados histórico dos pacientes “a fim de aferir se há ou não transmissão comunitária”.
O estado de São Paulo registrou mais duas mortes pelo novo coronavírus, segundo informação do coordenador do centro de contingência contra a doença no estado, o médico David Uip, ao Jornal Hoje, da TV Globo. De acordo com o hospital em que as mortes foram registradas, as vítimas são uma pessoa de 65 anos com problemas de saúde anteriores e outra de 80 anos sem comorbidades. A Secretaria Estadual da Saúde afirma que até o momento não tem informações oficiais de novas mortes no estado. O primeiro caso no Brasil de morte de pessoa infectada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) foi confirmado nesta terça-feira (17) também em São Paulo.
Três casos suspeitos do novo coronavírus, o Covid 19, estão sendo investigados na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, esclareceu que as amostras para realização dos testes serão colhidas na tarde de hoje. “Conforme já era esperado, o coronavírus acaba se disseminando mesmo por todo Estado. São casos suspeitos, nenhum está confirmado. São três mulheres, duas vieram da região sudeste, estiveram viajando para fora do país. Já orientamos o isolamento domiciliar. Tudo está controlado”, garantiu. O secretário tranquilizou a população e reforçou que os casos estão sendo devidamente monitorados. Também citou que o Município possui um Plano de Contingenciamento para prevenir a propagação do vírus, bem como a administração divulgou decreto de situação de emergência na saúde pública devido ao coronavírus e suspendendo diversas atividades, entre as quais as aulas na rede pública e privada e qualquer aglomeração pelos próximos 30 dias. “O município hoje está trabalhando em cima do combate ao coronavírus. Estamos reduzindo ao máximo as aglomerações. Precisamos preservar principalmente os idosos”, reforçou.
Seguindo as recomendações do Conselho Federal de Odontologia e do Ministério da Saúde, os cirurgiões-dentistas da rede particular do município de Brumado decidiram suspender os atendimentos odontológicos clínicos eletivos por um período de 15 dias. O prazo poderá ser prorrogado a depender das recomendações técnicas e de saúde. Segundo a nota, somente serão mantidos os atendimentos de urgência. A medida tem como base a preservação da saúde dos profissionais da odontologia e da população ante o surto de coronavírus que assola o mundo. “Estudos científicos confirmam que, por conta da proximidade entre profissional, equipe auxiliar e paciente durante o tratamento odontológico, com exposição e disseminação de fluidos, há um alto risco de contaminação”, ressaltou, na nota. Representante do conselho na cidade de Brumado, o dentista Moacir Pires Júnior disse ao site Achei Sudoeste que a suspensão vem para contribuir no sentido de evitar aglomerações e, consequentemente, barrar a linha de transmissão do vírus. “A taxa de transmissão é muito alta e o Conselho tomou essa atitude para tentar proteger a comunidade. Estamos evitando potenciais riscos de contaminação na rede pública e privada. Estamos juntos nessa luta contra o coronavírus”, frisou.
Através do decreto nº 5.244 (clique aqui e veja), o prefeito do município de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), decretou situação de emergência no âmbito da saúde pública na cidade, bem como dispôs sobre medidas temporárias de prevenção, contágio e enfrentamento decorrente da propagação do coronavírus. A cidade já tem três casos suspeitos da doença. De acordo com o documento enviado ao site Achei Sudoeste, ficam suspensas, pelo período de 30 dias, contados a partir de amanhã (19), as aulas em todas as escolas da rede pública e privada, as inaugurações feitas pela municipalidade, cirurgias e procedimentos eletivos, consultas especializadas, as atividades regulares da Central de Marcação, atendimentos em consultórios odontológicos da rede pública, todos os programas das Unidades de Saúde da Família, as atividades coletivas do CAPS, férias dos profissionais de saúde, viagens de rotina dos pacientes do TFD, eventos e atividades, públicos e privados, sejam eles de caráter cultural, esportivo ou comemorativo, as visitas de pacientes nas UTI's adulto e as visitas de pacientes em observação. A Secretaria Municipal de Saúde emitirá boletins diários para manter a população atualizada acerca da situação objeto deste decreto.
A pedido da Associação dos Membros do Ministério Público da Bahia (Ampeb), a procuradora-geral de Justiça, Norma Cavalcanti, determinou a suspensão do atendimento presencial ao público externo, bem como o acesso aos prédios que integram a estrutura física da instituição. A suspensão do atendimento valerá até o dia 30 de março, com possibilidade de prorrogação. O MP também suspendeu as sessões dos Órgãos Colegiados. Todo atendimento no período será realizado de forma eletrônica ou por telefone. Somente alguns casos serão atendidos presencialmente, a depender da situação, com fornecimento de meios de proteção à saúde das pessoas envolvidas. Nesses casos, os servidores trabalharão em um sistema de rodízio, com exclusão dos profissionais com mais de 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas. O ingresso aos prédios só será permitido para os membros que necessitem exercer funções presencialmente, aos advogados e profissionais do Sistema de Justiça, assim como as pessoas notificadas a comparecer às sedes. Anteriormente, o MP-BA já havia instituído o teletrabalho, mas não havia suspendido o atendimento presencial, restringido o acesso do público a alguns setores do órgão.
O IBGE decidiu adiar o Censo Demográfico de 2020 para 2021, atribuindo a decisão ao avanço do coronavírus, que poderia pôr em risco recenseadores e domicílios pesquisados. As informações são do jornal Extra. Estava prevista a atuação de 180 mil recenseadores que iriam visitar 71 milhões de domicílios brasileiros. A primeira etapa de treinamento do censo estava prevista para o mês que vem. A verba do Censo 2020 será destinada ao Ministério da Saúde. “O IBGE estabeleceu compromisso com o Ministério da Saúde de realocar o orçamento do censo 2020 em prol de ações de enfrentamento do coronavírus. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo”, disse o IBGE. O Censo tinha orçamento de 2,3 bilhões de reais. O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores, que iria contratar cerca de 210 mil pessoas, foi suspenso.
O município de Brumado já tem três casos suspeitos do Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário de saúde da cidade, Cláudio Soares Feres. De acordo com o secretário, dois pacientes suspeitos vieram do estado de São Paulo para a cidade. Já no terceiro caso, a paciente estava fora do país. As coletas dos exames serão realizadas na tarde desta quarta-feira (18) e ambos serão enviados para o Laboratório Central (Lacen), em Salvador. O resultado será divulgado nos próximos dias. Em todos os casos, os pacientes foram orientados a manter isolamento dentro de casa. A secretaria de saúde do município pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e evitando aglomerações.
Em Brumado, a diretoria da 21ª Subseção da OAB-BA decidiu suspender todos os eventos e reuniões, bem como limitar os atendimentos na sede até o dia 31 de março, como medida para conter o avanço do coronavírus e preservar a saúde dos advogados e colaboradores. “Estão suspensos os atendimentos ao público externo na OAB/BA - Subseção Brumado, a partir desta quarta-feira (18), incluindo os serviços da CAAB, utilização de salas, computadores, auditório, etc. Fica mantido o funcionamento da subseção para trabalhos internos e medidas de urgência”, informou, em nota. Segundo a OAB, os contatos deverão ocorrer apenas através dos telefones (77) 3441-6009 e (77) 99901-8648, ou dos e-mails [email protected] / [email protected]. É facultado aos advogados o eventual fornecimento do acesso remoto aos dispositivos eletrônicos. “Contamos com a compreensão de todos, já que o momento é de priorizar a prevenção”, destacou.
O ministro Luiz Henrique Mandetta reforçou a recomendação de que os idosos recebam atenção especial das famílias durante o enfrentamento do coronavírus no país. “Cuidem dos idosos. É hora de filho e filha cuidarem dos pais”, afirmou Mandetta, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (17), que atualizou os números de casos confirmados do novo coronavírus no país. O ministro também pediu que os pais evitem levar crianças para a casa dos avós. “Muitas vezes, as crianças são portadores assintomáticos. É muito difícil evitar o contato de um avô, uma avó com um neto. Não podemos deixar nossos idosos em risco”, afirmou. De acordo com Mandetta, a saúde dos idosos é prioritária para evitar o estrangulamento das unidades de terapia intensiva do país, pois o grupo tende a apresentar quadros mais graves da doença.
Na manhã desta quarta-feira (18), após reunião com sua equipe de governo, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), emitiu um decreto determinando, entre outras medidas, a suspensão das aulas nas redes municipal e particular. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que a secretaria de saúde irá publicar, diariamente, informativos atualizando a comunidade sobre as orientações a serem adotadas para prevenção. “Até as inaugurações vão parar. Vão ocorrer, mas sem a presença das pessoas. Só vamos dar por inaugurado”, completou. As determinações já valem a partir desta quinta-feira (19).
Membro da coordenação do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Brumado, Alessandro Silva, entregou pessoalmente um ofício com solicitações para área da segurança na cidade. Ao Achei Sudoeste, ele informou que a entidade, através do documento, pede uma posição do governador a respeito do funcionamento do presídio, que já está pronto há mais de dois anos. “Temos esperança de ainda este ano concluirmos a inauguração do presídio em Brumado”, disse. As outras reivindicações, segundo Silva, dizem respeito à instalação de uma Brigada do Corpo de Bombeiros no município e à criação da Ronda Maria da Penha, que visa dar uma proteção maior às vítimas de violência doméstica. “São equipamentos muito importantes para segurança do nosso município”, afirmou.
As visitas aos presos que estão custodiados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, foram suspensas na manhã desta quarta-feira (18). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a medida foi decretada por tempo indeterminado pelo delegado Samuel Bruno Paz, titular da coordenadoria no município. De acordo com a polícia, a medida visa a proteção dos custodiados. Como toda quarta-feira é dia de visita, hoje foi liberada apenas a entrada de alimentos para os detentos. Atualmente, 31 presos estão encarcerados na delegacia local.
Um empresário diagnosticado com o novo coronavírus no Distrito Federal recorreu à Justiça para que possa visitar a esposa, também infectada com o Covid-19. A mulher, uma advogada de 52 anos, está internada em estado grave no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília, em isolamento. As informações são da Veja. Inicialmente, ela buscou atendimento em uma rede privada de hospitais em um bairro nobre de Brasília, mas depois foi transferida para o sistema público, considerado referência e equipado para o tratamento da infecção. O casal chegou de viagem da Europa no final de fevereiro e os dois são os primeiros pacientes do DF confirmados com a doença. O empresário não apresenta sintomas gripais, embora tenha testado positivo. Em um primeiro momento, o Ministério Público chegou a ajuizar ação determinando que ele se submetesse a exames e fosse isolado da população. No pedido encaminhado à Justiça, o paciente pede que ele seja liberado da quarentena a partir de 22 de março. Alega que realizou os exames no último dia 9 de março – antes de o MP ter apresentado uma ação contra ele – e afirma que está sem ver a filha nem ter acesso a nenhuma pessoa desde 7 de março. Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira, 16, aponta que o Brasil tem 234 casos confirmados de Covid-19 e mais de 2.000 em investigação.
A APLB de Paramirim, a 129 km de Brumado, convocou a categoria para uma greve nesta quarta-feira (18). A paralisação atende a uma convocação feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e pela Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB). “A Greve Geral é uma forma de toda a sociedade cobrar do Governo Federal a adoção de um novo programa de financiamento da Educação Pública, a partir desse ano. O Fundeb, atual programa que mantém a Educação Pública Brasileira, termina esse ano. Nosso país necessita de um programa permanente, que venha possibilitar melhorias na educação de nossos filhos. Precisamos fazer nossa parte para isso aconteça”, destacou o sindicato. Por conta da pandemia do coronavírus, o diretor da APLB no município, Vanoel Marques informou que a manifestação acontecerá nas redes sociais para evitar o aumento do número de pessoas contaminadas.
Um caso suspeito de coronavírus foi registrado na cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma idosa de 68 anos que teve contato com uma pessoa vinda de São Paulo. No momento, a paciente encontra-se em isolamento domiciliar na zona rural. Na noite de terça-feira (17), amostras para realização do teste já foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central Central (Lacen), em Salvador. A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que todas as precauções estão sendo realizadas e que não há motivo para pânico. “O maior e mais eficaz meio de prevenção é o isolamento social. Além disso, é importante a utilização de medidas não farmacológicas, como lavagem das mãos com água e sabão e a utilização de álcool gel”, frisou, em nota. A pasta pede ainda que a população restrinja ao necessário as idas aos estabelecimentos de saúde e demais órgãos públicos, além de evitar aglomerações.
Após o anúncio da pandemia de coronavírus e dos casos confirmados no país e na Bahia, a procura pelo álcool gel na cidade de Brumado aumentou significativamente. O produto está esgotado em diversas farmácias e supermercados. Na manhã desta quarta-feira (18), uma loja localizada na Avenida Centenário recebeu uma remessa do álcool gel e, ao saberem da notícia, inúmeros populares formaram uma imensa fila no local para comprar o produto. O site Achei Sudoeste esteve na loja e conversou com os consumidores. O popular Expedito Meira relatou que nunca esperava passar por uma situação como essa. “Nesse momento de pandemia do coronavírus, a gente tem que enfrentar a fila pra poder amenizar essa parte e se cuidar”, contou. Com mais de 60 anos, o senhor Ladislau Ribeiro disse que precisa se prevenir de todas as formas e o álcool gel é uma proteção a mais. “O momento inspira cuidados”, completou. O pastor Sinvaldo Araújo também compareceu ao local em busca do álcool gel para distribuir aos fiéis durante as celebrações, bem como usar em sua casa.
Os ministros Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) editaram, nesta terça-feira, 17, uma portaria interministerial com determinações sobre a obrigatoriedade no cumprimento das medidas anunciadas pelo governo federal para conter a pandemia do novo coronavírus. Uma das decisões permite que o indivíduo que descumprir as recomendações poderá ser preso. A portaria leva em consideração dois artigos do Código Penal (Decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940): o 268 e o 330. O primeiro afirma que é crime contra a saúde pública “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa” – neste caso, a pena é detenção, de um mês a um ano, e multa. O segundo artigo, por sua vez, estabelece que é crime “desobedecer a ordem legal de funcionário público”, com pena de detenção, de quinze dias a seis meses, e multa. Segundo o texto assinado pelos ministros, os profissionais da área da saúde poderão “solicitar o auxílio de força policial nos casos de recusa ou desobediência” de pacientes que precisem ficar em isolamento ou quarentena. A portaria também prevê que “a autoridade policial poderá encaminhar o agente à sua residência ou estabelecimento hospitalar para o cumprimento das medidas”. Há, ainda, a possibilidade de o indivíduo ser encaminhado a um estabelecimento prisional em cela isolada dos demais – esta hipótese, contudo, só é cogitada em casos excepcionais. O documento também prevê que, caso o governo passe a determinar o isolamento compulsório de pacientes, o que, por ora não ocorre, deve haver indicação médica e a medida precisa ser informada previamente às autoridades.