De acordo boletim atualizado pela vigilância epidemiológica nesta semana, subiu de 08 para 13 o número de casos confirmados de dengue na cidade de Brumado. O boletim aponta que, desde o início do ano, o município contabiliza 60 notificações suspeitas da patologia, com 12 descartados e 30 aguardando resultado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, além do aumento da dengue, essa semana também foram registrados 02 casos confirmados da zika vírus. Até o presente momento, não se registrou notificações da chikungunya. Brumado está entre os municípios do mapa risco para um surto de arboviroses, apresentado pela secretaria estadual de saúde. Segundo o último levantamento, a cidade encontra-se infestada pelo aedes aegypti, com 5,2 de índice de infestação.
A Polícia Militar de Brumado encerrou no final da tarde deste domingo (29) um evento denominado de “Corona Fest”, no Bairro Malhada Branca. A PM chegou ao local após denúncias anônimas. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste, pelo comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral. De acordo com o major, cerca de 30 pessoas estavam em uma área de eventos e foram conduzidas para a Delegacia Territorial de Brumado. A polícia está em operação com rondas ostensivas intensificadas para o comprimento do Decreto Municipal n° 5.247/2020, que visa o isolamento social e a aglomeração de pessoas em combate ao Covid-19, o novo coronavírus. “Estamos fazendo um trabalho diuturno tentando minimizar a proliferação do vírus”, declarou Cabral.
A secretaria de saúde de Brumado, confirmou, na noite deste domingo (29), que a idosa de 86 anos que morreu na última quarta-feira (25), não foi de Covid-19, o novo coronavírus. A idosa estava internada no Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o boletim divulgado na noite de hoje, descartou o quarto caso suspeito do vírus na cidade. De acordo com a pasta, a idosa tinha diabetes e estava com um quadro respiratório agudo. A secretaria ainda ressaltou que o município havia concedido todo o suprote para a paciente. A capital do minério, até o momento, registra um caso confirmado de coronavírus.
O Laboratório Central (Lacen), em Salvador, descartou, mais um caso suspeito de Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado. A informação foi divulgada neste domingo (29) em novo boletim da secretaria de saúde do município. Segundo o boletim, 197 casos suspeitos do vírus foram notificados, além de um caso confirmado, sete aguardando resultado e quatro descartados. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço da pandemia, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
Uma mulher de 20 anos, identificada como Jaqueline Alves Soares, morreu na noite do último sábado (28), vítima de um feminicídio, na comunidade de Mandassaia do Areal, no município de Condeúba, a 107 km de Brumado. De acordo com a polícia civil da cidade, o crime ocorreu por volta das 20h. O homem ainda não foi identificado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele teria invadido a casa da mãe da vítima e deflagrou dois tiros de espingarda e fugiu a um destino ignorado. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou Soares para o Hospital Municipal de Condeúba, mas chegou na unidade sem vida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez o levantamento cadavérico. O corpo de Alves foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), em Vitória da Conquista, para ser necropsiado. Jaqueline deixa um filho de um ano.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disse que está realizando um levantamento para saber se será possível doar cestas básicas para famílias carentes no município. “A prioridade é a saúde. Primeiramente, estamos fazendo esse levantamento, se for possível a gente faz. Estamos cortando na carne em prol da saúde”, destacou. Em conversa com o governador Rui Costa (PT), o gestor afirmou que o mesmo priorizará o orçamento para ações regionais a fim de atender mais pessoas. Embora concorde que a atitude seja mais lógica, Vasconcelos declarou que o município trabalhará com um orçamento mais apertado nesse momento de crise. “O dinheiro que viria para Brumado vai ficar lá pra ele talvez tentar colocar pra funcionar a UPA. Já fizemos a nossa parte e esperamos agora que ele mande recursos. O município está fazendo tudo que pode. Temos que pensar primeiro em salvar as pessoas”, completou.
A Bahia tem 29 cidades, dentre elas Brumado, com transporte intermunicipal suspenso até o dia 5 de abril. O decreto com as restrições foi publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (28). Os ônibus interestaduais também não podem circular na Bahia até 5 de abril. Com a determinação, fica suspensa a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans dos municípios no decreto. A suspensão afeta, principalmente, cidades com casos de coronavírus ou cidades que estão integradas a municípios com registro da doença. Além de Brumado, Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos, Canarana e Ipiaú estão na lista.
Um homem de 74 anos é o primeiro paciente infectado por Covid-19, o novo coronavírus, morto na Bahia. Ele faleceu na noite deste sábado (28) no Hospital da Bahia, em Salvador. O estado de saúde era grave desde o início da internação. De acordo com o Bocão News, ele estava entubado e não resistiu. A informação será divulgada pelo governador Rui Costa (PT) ainda na manhã deste domingo (29).
As companhias aéreas que operam voos no Aeroporto Glauber Rocha, que fica em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, suspenderam os voos nos terminais por causa do novo coronavírus. A previsão é de que a situação só seja normalizada em até dois meses. Segundo as empresas, a situação ocorreu depois que muitos voos precisaram ser cancelados, ou pela falta de demanda. Com isso, a última viagem no aeroporto ocorreu por volta das 6h de sexta-feira (27) e teve como destino o estado de São Paulo. Após, todos os voos previstos foram cancelados. Por causa da situação, a administração do terminal informou que apenas a segurança e os agentes de limpeza continuarão trabalhando. Além disso, as locadoras de veículos também estarão abertas. Já a praça de alimentação não abrirá até a retomada dos passageiros. O Aeroporto foi inaugurado no ano passado e, desde então, recebe uma média 1146 passageiros, distribuídos em 16 voos - entre embarque e desembarque.
O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (28) o mais recente balanço dos casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais números são: 114 mortes e 3.904 casos confirmados. O balanço acrescentou 22 mortes e 487 casos confirmados ao total. No balanço anterior, da sexta-feira (27), o Brasil tinha 92 mortes e 3.417 casos confirmados. Das 22 mortes acrescentadas ao total no país neste sábado, o estado de São Paulo teve 16 mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, até as 15h, havia 569 pessoas internadas com confirmação para Covid-19 no país. Os números consideram as pessoas cujos resultados dos testes já foram apresentaram e testaram positivo. O número não considera casos suspeitos. Este é o segundo maior aumento diário de casos confirmados no Brasil até agora. Na sexta-feira, foram 503 novos casos. Durante seu pronunciamento na apresentação dos dados, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que não tem covid-19. Ele afirmou que faz o teste com frequência e até agora todos deram negativo.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, na tarde deste sábado (28), mais quatro novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 127. Os novos casos são em Itagibá (1) e Salvador (3). Não há detalhes sobre os perfis dos pacientes, como gênero, idade e forma de contaminação. De acordo com a secretaria, 1.380 suspeitas foram descartadas e não há óbitos registrados. O órgão também divulgou que 2.702 casos estão em investigação. A Secretaria de Saúde informou também que, do total de infectados, 17 pessoas já estão curadas e outras 14 hospitalizadas. O restante dos infectados está em isolamento domiciliar. Segundo informações do órgão, 58,3% dos casos confirmados são mulheres e 41,7% são homens. A faixa de idade em que mais foram registrados casos foi entre 30 e 39 anos, representando 25,58% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos, seguida da faixa de 80 e mais, indicando o maior risco de adoecer entre os idosos. Os municípios com casos positivos são: Alagoinhas (01); Barreiras (01); Brumado (01); Camaçari (01); Canarana (01); Conceição do Jacuípe (01); Conde (01); Feira de Santana (09); Ilhéus (02); Ipiaú (01); Itabuna (02); Itagibá (01); Jequié (01); Juazeiro (02); Lauro de Freitas (07); Porto Seguro (10); Prado (03); Salvador (81 casos, sendo 60 residentes na capital, 1 residente em Mossoró RN, 1 São Paulo e 1 Miami); São Domingos (01); Teixeira de Freitas (01); e 4 em investigação epidemiológica.
Mais um boletim de atualização dos casos suspeitos do Covid-19, o novo coronavírus, foi divulgado na noite deste sábado (28), pela secretaria municipal de saúde de Brumado. De acordo com boletim, a capital do minério saiu de 147 para 187, no número de casos suspeitos do vírus. Ainda segundo a divulgação, 01 caso já foi confirmado, 03 descartados e 08 estão aguardando resultado do Laboratório Central (Lacen), em Salvador. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço da pandemia, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
O ministro da saúde, Henrique Mandetta, mudou neste sábado (28) o tom novamente de suas declarações sobre isolamento social. Na terça-feira (24), ele tinha ajustado o seu discurso ao do presidente Jair Bolsonaro, contrário a um isolamento mais geral e favorável ao isolamento apenas de idosos e pessoas de 60 anos e mais. Neste sábado, Mandetta foi mais enfático na defesa de que as pessoas que podem devem ficar em casa. Ele justificou sua defesa de que as pessoas devem permanecer em casa para que o sistema de saúde não se sobrecarregue, aumentando a letalidade da Covid 19 por falta de leitos e de UTI. Ele disse que o fato de as pessoas estarem em casa já fez o número de internados por acidentes de trânsito diminuir, o que libera espaço para os que precisam se tratar da Covid: “Mais uma razão pra gente diminuir bastante a atividade de circulação de pessoas no intuito de diminuir o trauma, que é um efeito também secundário, benéfico, além do efeito de diminuir a transmissão”, ele disse. O ministro afirmou: “Mais uma razão pra gente ficar em casa, parado, até que a gente consiga colocar os equipamentos na mão dos profissionais que precisam. Porque se a gente sair andando todo mundo de uma vez vai faltar pro rico, pro pobre, pro dono da empresa, pro dono do botequim, pro dono de todo mundo”.
O município de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na Chapada Diamantina, lançou uma campanha neste sábado (28) em decorrência da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. Intitulada de ‘Coronavírus mata, fome também’, a população local busca ajuda para quem mais precisa. “Rio de Contas é uma cidade muito carente em recursos e suporte para a situação vigente no mundo, porém, nossa união pode mudar essa realidade. Desse modo, estamos iniciando uma campanha para ajudar quem mais precisa - pessoas que dependem do seu dia de trabalho para suprir as necessidades básicas de suas famílias -. E, devido a isso, estaremos aceitando alimentos ou qualquer quantia em dinheiro para serem convertidos em cestas básicas, as quais serão doadas após uma pequena entrevista para avaliar a necessidade real das famílias”. As doações físicas serão iniciadas na segunda-feira (30) no Teatro São Carlos, das 08h às 11h30 e das 14h às 15. Em dinheiro, a ajuda poderá ser realizada através de transferência bancária: Banco do Brasil, agência 2540-2, conta corrente 20010-7, com a titularidade de P. Cultural Rio de Contas. A campanha está ativa no Vakinha (clique aqui e acesse). “Aqui o único partido é a solidariedade. Faça sua parte e ajude o próximo, por um mundo mais feliz”, finaliza o comunicado.
O melhor e mais saboroso açaí da cidade é o do Kabana Natural, disso não temos dúvidas. Agora ainda melhor, com uma super promoção e entrega grátis. Todos os açaís de 400 ml por apenas R$ 8 a unidade. Já os açaís de 500 ml saem a R$ 9 a unidade. Não perca essa promoção imperdível! Kabana Natural, o melhor e o melhor preço da cidade! Faça o seu pedido com entrega grátis através, ligue: (77) 99915-2653 ou envie um WhatsApp. Entrega grátis das 16h às 22h.
A Polícia de Guanambi, a 141 km de Brumado, sob o comando do tenente coronel Arthur Mascarenhas, do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante a realização da Operação Força Tática, acabou uma festa com som em volume excessivo na Rua Palmira Cardoso, Bairro Ipiranga. Ao chegar ao local, a dona da residência, informou a polícia, que estava festejando o aniversário de seu filho, sendo que no interior da residência a Polícia Militar flagrou diversos jovens fazendo uso de bebida alcoólica. Ao ser procedida a abordagem em todos os presentes, a Polícia contabilizou 62 pessoas, sendo 30 adolescentes e 32 adultos, dentre eles um indivíduo, envolvido no tráfico de drogas na cidade e que havia sido liberado pela justiça no mês passado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a proprietária da residência foi encaminhada para a delegacia para responder criminalmente por estar servindo bebida alcoólica para menores de idade e por estar descumprindo decreto municipal que proíbe realização de festas, bem como o acusado de tráfico, por estar violando as regras impostas pela justiça da sua liberdade condicional. Os 30 adolescentes também foram conduzidos para delegacia e entregues ao Conselho Tutelar e posteriormente aos seus pais.
No Decreto nº 5.247 (veja aqui), publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (27), o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), estabelece medidas para a gestão das despesas e controle dos gastos de custeio e de pessoal para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo o decreto, ficam suspensas as despesas públicas decorrentes das seguintes atividades: dos prestadores de serviços vinculados ao funcionamento das escolas municipais, exceto vigilância; das obras públicas que estão vinculadas a pagamentos com recursos próprios do tesouro municipal; vinculadas às Secretarias Municipais, exceto à de Saúde, que não estejam ligadas ao enfrentamento da Covid-19; e prorrogação e celebração de novos contratos que impliquem em acréscimo de despesa. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, também ficam reduzidos em 50%: os subsídios dos agentes políticos (prefeito, vice-prefeito e secretários municipais) e as gratificações denominadas de Condição Especial de Trabalho (CET) no âmbito do funcionalismo público municipal. As gratificações, na Secretaria Municipal de Educação referente à função de direção, vice-direção e coordenação de escola, bem como o denominado desdobramento, além das gratificações dos professores pelo fato de estarem em sala de aula, ficam suspensos com a cessação das atividades escolares. As despesas com limpeza pública (varrição e coleta) serão reduzidas. Entre outras medidas, o Secretário Municipal de Saúde está autorizado a realizar Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissionais de saúde que se façam necessários para a execução das medidas de combate ao coronavírus.
Na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (27), o Município de Brumado publicou a Portaria nº 102 (veja aqui) convocando auxiliares administrativos e de serviços gerais para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19. Excepcionalmente em razão da pandemia, os servidores que constam na relação divulgada pela Administração deverão prestar suporte ao atendimento hospitalar. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, as escalas e locais de trabalho serão publicadas pela Secretaria Municipal de Saúde, devendo o servidor convocado apresentar-se no prazo máximo de 48 horas, no RH do Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN). O não atendimento à convocação sujeitará o servidor às penalidades previstas no Estatuto dos Servidores Públicos. Em caso de recusa, o servidor deverá apresentar as suas razões através de um pedido de reconsideração diretamente ao RH do HPMN, acompanhado dos documentos comprobatórios que justifiquem a sua condição. Os servidores que não foram convocados na referida portaria poderão ser em outra oportunidade.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Manoel Messias, disse ser a favor do isolamento vertical e de que o comércio possa ser gradativamente reaberto, porém ainda é cedo para isso. “Também sou empresário e quero que a situação se normalize logo. Sou a favor da verticalização. Acho que o setor produtivo tem que estar se movimentando. Cada dia que passa fica mais difícil e, mais alguns dias, vai sufocando o comércio. A palavra é cautela”, avaliou. Messias frisou que a CDL está em contato com as autoridades de saúde a fim de saber da realidade no município e, assim, poder adotar a melhor conduta frente ao funcionamento do comércio.
No entanto, segundo ele, no momento é preciso ter muito cuidado para não tomar uma decisão precipitada e pôr em risco toda população. “Em Brumado, várias suspeitas foram detectadas, mas ainda não foram feitos os testes. O Lacen, em Salvador, está abarrotado. Então, não sabemos a real condição dos munícipes. Já tivemos um caso. A vulnerabilidade de voltarmos as atividades e nem todo mundo adotar as medidas protetivas pode acarretar um surto grande se tiver alguém contaminado na cidade”, alertou. Neste final de semana, a CDL irá avaliar, juntamente com a secretaria de saúde, todos os fatores locais, bem como o comportamento do governo, para, na segunda-feira (30), ser adotado um posicionamento mais concreto. “É preciso ter certeza da decisão que vamos tomar. Vamos aguardar. Espero que todos compreendam”, reiterou.
O Ministério Público Estadual (MPE) está acompanhando a situação relativa à continuidade do fornecimento da alimentação escolar no período do fechamento das escolas em diversos municípios baianos. Promotores de Justiça de várias comarcas expediram recomendações, esta semana, solicitando a adoção de providências voltadas ao fornecimento adequado da merenda durante a suspensão das aulas por conta do Covid-19, o novo coronavírus. Além disso, nota técnica que trata do assunto foi elaborada pelos Centros de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc), às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam) e da Criança e do Adolescente (Caoca). Para os municípios de Caculé, Ibiassucê, Guajeru, Rio do Antônio, Tanque Novo e Botuporã, a promotora de justiça Fernanda Lima Cunha, orientou caso haja a continuidade do fornecimento da alimentação escolar, seja feito um rodízio e descentralização no processo de entrega em pontos estratégicos das cidades.
O prefeito Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSB), da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, anunciou na noite da última sexta-feira (27), um plano de amparo social para as famílias carentes do município. A proposta visa a distribuição de cestas básicas, no período da crise a famílias com vulnerabilidade social. De acordo com o gestor, todas medidas adotadas pelo executivo serão mantidas até segunda ordem. “Eu sei que os comerciantes, as atividades econômicas de modo geral, irão sofrer impacto, mas esperamos que, vencer essa crise pandêmica o mais rápido possível e certamente quanto mas rápido essa crise for superada, mais rápido também a economia, ela vai voltar à normalidade”, disse. Segundo Gondim, um plano de flexibilização fiscal para ajudar as empresas será implantado nos próximos dias.
As atividades na 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (18ª Ciretran), em Brumado, estão suspensas, por tempo indeterminado, por conta das medidas de prevenção e contenção ao coronavírus. A determinação atende o cumprimento dos decretos do Governo do Estado e do o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A diretoria decidiu suspender os serviços de primeira habilitação e renovação da CNH, considerando a proibição da utilização do sistema biométrico, estabelecida em Decreto Estadual. Informações no site da autarquia (www.detran.ba.gov.br) e no aplicativo, que pode ser baixado em aparelhos celulares com sistema Android e IOS. Além disso, pelo aplicativo e pelo site do Detran-Ba também é possível realizar a consulta a informações de veículo; informações de condutor; resultado de Recurso de Infração; Certidão Negativa de Multa; consulta a valores e taxas de serviços e outros serviços.
A prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, flexibilizou um decreto para que alguns pontos comerciais da cidade voltem a funcionar na sexta-feira (27). A flexibilização vale para hortifrútis, frigoríficos, lojas de alimentos para animais e produtos agropecuários, hotéis e pousadas, lojas de material de construção, marmorarias, vidraçarias, serralherias e todos os estabelecimentos ligados à cadeia produtiva da construção civil, lojas de autopeças, borracharias e oficinas mecânicas. O decreto anterior, que suspendia todo o comércio do município, estaria válido até o domingo (29). Apesar da nova medida, escolas da rede municipal e estabelecimentos privados de ensino, incluindo universidades e faculdades particulares, seguem fechados. Antes da determinação que pedia o fechamento dos pontos comerciais, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista pediram a suspensão do funcionamento do comércio varejista. Com a flexibilização do decreto, os varejistas pediram para que também possam voltar a funcionar, mas a prefeitura ainda não se pronunciou sobre a situação. Até sexta-feira (27), Vitória da Conquista não tinha casos confirmados de coronavírus. O município registrou 123 casos suspeitos; 35 foram descartados.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, na tarde desta sexta-feira (27), mais 15 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 123. De acordo com a Sesab, todos os casos novos foram importados ou de transmissão local. A pasta ainda informou que 1.240 suspeitas foram descartadas e não há óbitos registrados. O órgão também divulgou que 2.702 casos estão em investigação. Segundo informações do órgão, 55,3% dos casos confirmados são mulheres e 44,7% são homens. A faixa de idade em que mais foram registrados casos foi entre 30 e 39 anos, representando 23,58% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos, seguida da faixa de 80 e mais, indicando o maior risco de adoecer entre os idosos. A Secretaria de Saúde informou que até o momento, 16 casos estão com diagnóstico clínico de cura.
É inevitável que a próxima onda da pandemia atinja em cheio a América Latina, alertou ontem em editorial a revista médica Lancet. O Brasil será o país mais afetado e poderá ter até 1,15 milhão de mortos, de acordo com a projeção de outro estudo. Um dos principais eixos globais de informação científica sobre a Covid-19, a Lancet destaca que alguns governos ainda não encaram a doença com seriedade e cita especificamente o presidente Jair Bolsonaro, o único governante a ter o nome mencionado - e criticado. á o estudo “O impacto global da Covid-19 e as estratégias de mitigação e supressão”, do grupo de Resposta à Covid-19 do Imperial College, de Londres, previu em 1.152.283 o número de mortes no Brasil, caso medidas de contenção não sejam tomadas. No outro extremo, com as medidas mais radicais e precoces, esse número despencaria para 44 mil brasileiros mortos. “Muitos governos têm respondido rapidamente, mas muitos ainda não encaram a ameaça da Covid-19 com seriedade - por exemplo, ignorando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar aglomerações. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tem sido fortemente criticado por especialistas em saúde e enfrenta uma reação negativa cada vez maior por sua fraca resposta”, diz o editorial. De acordo com o jornal o Globo, o cenário para o Brasil é sombrio. Foi uma análise desse mesmo grupo do Imperial College que fez o premier britânico, Boris Johnson, ele próprio agora infectado, mudar a política do país e adotar o distanciamento social radical, com uma série de medidas mais restritivas.