Uma residência localizada na Rua Presidente Costa e Silva, nas proximidades da Academia do Povo, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, também corre o risco de desabar. A moradora da casa, Valdelice Santos da Rocha, procurou a reportagem do site Achei Sudoeste para pedir ajuda. O imóvel é antigo e está bastante deteriorado, inclusive, com as paredes encharcadas devido às últimas chuvas. Ao site, dona Valdelice disse que não tem condições de reformar a casa. “Vivo da ajuda das pessoas e como Deus proverá. A minha casa está correndo perigo, lá na frente está tudo deteriorado. Já tem uma parte querendo dividir e as paredes estão tudo comida. O quintal está todo esburacado”, relatou. Há 20 anos morando no local, ela apela que a prefeitura, através da Defesa Civil, faça uma avaliação do imóvel. A moradora está muito assustada com o ocorrido com um vizinho, cuja casa desabou nesta madrugada. “Quando chove, eu passo a noite todinha acordada porque a água acumula aqui na minha porta. Estou muito assustada”, disse. Dona Valdelice também pede o apoio da comunidade para reformar a residência.
A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).
Após dias de afastamento por conta da pandemia, os agentes de trânsito de Brumado retornam às ruas na manhã desta quinta-feira (16). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, João Paulo Rocha, coordenador de fiscalização da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), destacou que, com a reabertura de alguns setores do comércio, aumentou o fluxo de veículos nas ruas e daí a necessidade da volta dos agentes ao trabalho. “Em momento algum, a SMTT ficou desguarnecida de atendimento, já que o administrativo ficou funcionando normalmente e eu e o coordenador de educação, Jansen Ricardo, atuando de forma externa. Com o relaxamento de alguns setores do comércio, achamos por bem que os agentes voltassem, tomando as medidas que os órgãos de saúde pedem”, frisou. O coordenador ressaltou que serão disponibilizados equipamentos de proteção individual para os agentes, a fim de resguardar a integridade dos profissionais.
A Petrobras anunciou mais uma redução dos valores do litro da gasolina e do diesel na última quarta-feira (15). Esta foi a 10ª redução divulgada pela estatal no país, somando 50% de reajuste. Em Brumado, os consumidores não estão sentindo a redução no litro dos combustíveis, pois os valores não caíram. O preço médio do litro da gasolina na cidade é de R$ 4,59. “É um absurdo o que os donos dos postos de combustíveis fazem com o consumidor de Brumado. Somos lesados diariamente e ninguém faz nada por nós”, disse um cliente ao site Achei Sudoeste. Já um advogado classificou como “máfia”, o preço da gasolina no município. “Outro dia iniciamos uma campanha de denúncia à suposta prática de cartel praticado pelos postos de combustíveis em nossa Cidade, a mais cara da Bahia!! Fizemos até carreata no intuito de alertar os brumadenses”, afirmou. Mais uma vez, o Ministério Público Estadual (MPE) deverá ser acionado pela população local, já que a possibilidade de cartel, é cada vez mais vidente em Brumado. Entre um posto e outro não há uma diferença no preço do litro do combustível, ou seja, não existe uma concorrência para a conquista dos consumidores. Na vizinha cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, o valor do litro da gasolina é de R$ 3,84.
A secretaria de saúde de Brumado, divulgou no final da tarde desta quarta-feira (15), um novo boletim epidemiológico do Covid-19, o novo coronavírus na cidade. De acordo com o boletim, dos oito casos confirmados da doença, sete pacientes já estão curados. O número de notificações de casos suspeitos é de 484. Já os casos descartados são 35. A secretaria de saúde aguarda o resultado de onze exames do Laboratório Central (Lacen). Nenhum paciente está hospitalizado no município. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou mais um óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado nesta quarta-feira (15). A 28ª morte foi de uma paciente de 73 anos, residente em Salvador, sem histórico de comorbidades. Ela estava internada em um hospital filantrópico na capital baiana desde 6 de abril, e morreu na terça-feira (14). No último boletim divulgado no início da tarde desta quarta-feira, a Bahia registrou 31 novos casos de coronavírus. No total, a Bahia registra 807 casos confirmados de coronavírus, sendo 77 profissionais de saúde. Até o momento, 5.268 casos foram descartados. Das 28 mortes, 15 ocorreram em Salvador. As outras 13 estão distribuídas entre os municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (2), Belmonte (1) e Vitória da Conquista (1). Ao todo, 208 pessoas estão recuperadas e 90 estão internadas, sendo 33 em UTI.
Por volta das 19h45 da última quarta-feira (14), uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência em que um cidadão havia sofrido um atentado por arma de fogo no Bairro Santo Antônio, na cidade de Mortugaba, a 196 km de Brumado. De posse das informações, a guarnição deslocou-se o local, onde verificou que, de fato, um indivíduo, até então não identificado, tinha sido atingido por disparos de arma de fogo e que a vítima havia sido socorrida e conduzida por uma ambulância para o Hospital Municipal. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, ele acabou falecendo na unidade em decorrência dos ferimentos.
Dois irmãos foram mortos a tiros na noite de segunda-feira (14), na cidade de Planalto, sudoeste da Bahia. A informação foi confirmada pela Polícia Militar. De acordo com a PM, por volta das 21h40, os agentes da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram informados de que indivíduos atiraram contra as vítimas no cruzamento da rua Landulfo Alves com a rua Ulisses Guimarães e fugiram sem seguida. Segundo informações iniciais, as vítimas eram gêmeas e foram identificadas como Daniel Prates de Oliveira e Samuel Prates de Oliveira, de 17 anos. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Ainda não há informações sobre a autoria e a motivação do crime.
Na noite da última terça-feira (14), três veículos de transportes de passageiros que saíram do estado de São Paulo com destino a Bahia foram interceptados por uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) no Bairro Estocada, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, dentre os ocupantes dos veículos, quatro desembarcariam em Livramento e os demais nas cidades de Paramirim, Érico Cardoso e Rio da Caixa. Diante do fato, a Secretaria Municipal de Saúde foi acionada para adoção das medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus. Já condutores e passageiros foram encaminhados à UPA 24 horas para avaliação médica.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, pediu demissão na manhã desta quarta-feira (15). A informação foi divulgada em nota oficial do ministério. De acordo com o G1, a saída de Wanderson ocorre em meio à pandemia de coronavírus. Ele vinha sendo uma das autoridades do ministério que mais participavam de entrevistas e ações da pasta sobre o enfrentamento ao vírus. Wanderson, assim como o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é defensor do isolamento social como estratégia de contenção do vírus.
A Defesa Civil, as secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Social de Brumado estiveram, na manhã desta quarta-feira (15), na Rua Aloísio de Castro Gomes, no Bairro Dr. Juracy, onde uma casa desabou durante a madrugada (veja aqui). Membro da Defesa Civil, o secretário municipal de infraestrutura, Gilton Lélis, disse que, em avaliação prévia, o órgão constatou que a outra parte da casa pode desabar a qualquer momento. “De imediato, já estamos tomando todas as providências. Vamos escorar a residência e tirar todo material pra fazer a demolição e evitar que tombe mais partes da casa”, informou. Segundo Lélis, outro imóvel na mesma via está em situação semelhante, com risco de desabamento. “Vamos tentar tirar essa outra família desse lugar. Outras casas em uma rua distinta também vão ser avaliadas. Vamos traçar um mapa e identificar todos os pontos de risco”, completou. Por sua vez, a secretária de desenvolvimento social, Ednéia Ataíde, declarou que, no que se refere à família desabrigada, o Município irá abrigá-la em local seguro, bem como vai colher todas as informações necessárias para prestar a assistência devida. “Não vamos deixar o pessoal sem assistência”, garantiu. O acumulado das chuvas nesse primeiro quadrimestre, até a manhã desta quarta-feira (15), chega a 780 mm, conforme monitoramento de dados de captação pluviométrica da secretaria de recursos hídricos. Só neste mês de abril, já é registrada 190 mm de precipitação pluviométrica. A meteorologia aponta que deve continuar chovendo em Brumado até a próxima sexta-feira (17).
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), disse que o Legislativo está fazendo o seu papel no combate à pandemia no município. “Não entramos em recesso, a Câmara está fazendo o seu papel. Precisamos fazer 4 sessões ordinárias durante o mês de abril e estamos fazendo as 4 sessões ordinárias. Foi uma hoje, outra dias 22, 27 e 30, cumprindo assim o nosso papel de legislador”, declarou. Ele explicou que apenas os trabalhos legislativos nos gabinetes estão suspensos, mas as sessões continuam acontecendo. “Assim que o prefeito mandar qualquer projeto, seja ele ordinário ou extraordinário, estaremos aqui pra votar”, reiterou. Vasconcelos negou que a Câmara Municipal esteja sendo omissa no debate envolvendo o enfrentamento e combate à pandemia. “Os vereadores estão sempre dando a sua opinião, fazendo decretos, fizemos nossa parte em relação à devolução de R$ 100 mil à prefeitura. Cada vereador também faz a sua devolução sem precisar fazer propaganda. Não houve omissão nenhuma. Temos feito nosso papel em ajudar a população”, afirmou.
Estudo publicado na revista “Science” nesta terça-feira (14) por cinco cientistas da Universidade Harvard (Estados Unidos) mostra que medidas de isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus podem ser necessárias até 2022 — caso não haja vacina ou tratamento capazes de conter a Covid-19. O artigo ressalta que um distanciamento social adotado de forma intermitente enquanto o coronavírus circular “poderia prevenir que a capacidade das UTIs sejam excedidas”. Com a capacidade atual, a pandemia de Covid-19 pode durar até 2022 desde que essas medidas de afastamento sejam adotadas para evitar uma sobrecarga no sistema de saúde. Assim, os cientistas de Harvard afirmam que há duas possibilidades para reduzir a duração da pandemia e das medidas de distanciamento social: Aumentar a capacidade do sistema de saúde; Introduzir um tratamento que corte pela metade a proporção de infectados que necessitem internação.
No Bairro Dr. Juracy, em Brumado, moradores relatam os transtornos causados na localidade durante os períodos chuvosos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Kléber Libinho disse que além dos buracos que atrapalham o trânsito, dessa vez, um esgoto estourou, provocando vários danos aos moradores do bairro. “Por causa do fedor, a gente anda com as portas trancadas. Gostaria até de pedir aos moradores que, às vezes, abre uma vala aqui e eles vêm e joga entulho. Não vai melhorar em nada, quando chove desce tudo e só empurrando a sujeira pra frente”, reclamou. Kleber afirmou que já levou a situação ao conhecimento do presidente da associação do bairro para que o mesmo entre em contato com a prefeitura a fim de solucionar a questão.
Ermando Armelindo Piveta, de 99 anos, se tornou nesta terça-feira (14) a pessoa mais velha a se recuperar da Covid-19 no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Morador do Distrito Federal, ele estava internado no Hospital das Forças Armadas (HFA) desde 6 de abril e recebeu alta na terça. O idoso foi segundo tenente da Força Expedicionária Brasileira e chegou a atuar na 2ª Guerra Mundial. De acordo com o G1, no ano passado, foi reconhecido com a Medalha da Vitória, concedida pelo Ministério da Defesa a combatentes que atuaram no conflito. Segundo familiares, ainda falta um último exame para confirmar que Ermando não está mais infectado com o novo coronavírus. Mas os médicos afirmam que ele já está recuperado. “Agora é ele continuar se recuperando em casa. E a gente continuar vivendo com ele, que é um camarada muito bacana, e continuar tocando a vida. Espero que esse coronavírus passe logo e a gente volte a ter paz no nosso país”, afirmou a filha do veterano, Vivian Piveta, após a alta do pai.
Na madrugada desta quarta-feira (15), uma casa desabou em razão da chuva na Rua Aloísio de Castro Gomes, ao lado da Academia do Povo, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Quatro pessoas estavam na residência no momento do ocorrido e um idoso chegou a ficar soterrado. Familiares e vizinhos conseguiram resgatar o mesmo dos escombros. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a vítima, identificada como Florisvaldo Furtuoso, relatou que estava dormindo quando o teto desabou. “Minha esposa, meu filho e meu neto estavam na sala. Aí foi quando tudo veio abaixo. Meu filho e um vizinho ficaram uns 20 minutos me tirando dos escombros. Graças a Deus, sobrevivi, só ralei a perna e a mão”, contou.
Ele disse ainda que o que o salvou foi ter dormido virado para os pés da cama, tendo em vista que a parte da cabeceira foi a mais atingida. “Só fui atingido da cintura pra baixo. Me sinto feliz porque bem material vai um e vem outro. A vida é uma só, vai e não volta mais. Nasci de novo”, completou. Dona Dinalva, esposa de Florisvaldo, afirmou que só ouviu um estralo e, em seguida, tudo desabou. Desesperados, segundo ela, todos correram pedindo socorro. “Por um milagre de Deus, estamos todos vivos”, destacou. A família mora no local há 21 anos. Agora, diante dos estragos, a família pede ajuda da comunidade para reconstruir a casa. Muito emocionados, o casal disse que precisa de material de construção, móveis e alimentos. “Estamos precisando de tudo. Quem puder ajudar com qualquer coisa, a gente agradece”, apelou. Quem quiser ajudar com doações pode ligar para o número (77) 99701-5952 (Tatiane).
O adolescente de 16 anos Alexsandro Alves, da cidade de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, está desaparecido há dias. Ele saiu de sua casa na tarde da última segunda-feira (06), por volta de meio dia. De acordo com o Sertão em Dia, a mãe do menor, Vilma Alves de Jesus, disse que saiu pra trabalhar e, quando voltou, o mesmo já não estava mais. Segundo Vilma, na segunda à noite, ela entrou em contato com os colegas de Alexsandro, mas não conseguiu qualquer informação. Já na terça-feira (07), a polícia foi acionada. Vilma Alves pede para quem tiver qualquer informação, entrar em contato pelo seu telefone (77) 9187-0034 ou com a polícia.
A Petrobras anunciou uma nova redução dos preços dos combustíveis nas refinarias a partir desta quarta-feira, 15. O corte ocorre num momento em que as cotações do petróleo no mercado internacional estão em queda abrúpta com o avanço do surto de coronavírus no mundo e com a desaceleração da economia global. De acordo com a companhia, o preço médio do litro da gasolina terá queda de 8%, passando a custar 0,99 centavos de real por litro, e o do diesel, de 6%, para 1,50 real. No acumulado deste ano, a gasolina já sofreu redução de 48,2% e o diesel de 35,4% nas refinarias. De acordo com a Veja, os preços do petróleo no mercado internacional já caíram mais de 50% neste ano, na medida em que o avanço do coronavírus impulsionou a queda da demanda global. Os grandes países produtores da commodity fecharam um acordo no início desta semana para um corte histórico de oferta, porém a medida ainda é vista como insuficiente para eliminar preocupações relacionadas à interrupção da demanda causada pela pandemia. E assim, os preços voltaram a cair nesta terça-feira, 14.
O médico oftalmologista, Aurino Rocha, anunciou na última terça-feira (14), uma verba no valor de R$ 100 mil de emenda parlamentar do deputado João Carlos Bacelar (Podemos), para o enfretamento da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado. O valor será destinado para prefeitura municipal de Brumado. Durante o anúncio, Rocha que é pré-candidato a prefeito de Brumado, cobrou ações de políticos que tiveram votos no município para ajudar no enfretamento ao vírus. “Mesmo sem nenhum voto na cidade, o deputado Bacelar foi sensível ao nosso pedido, e destinou 100 mil reais à Brumado, como também destinou recursos a Livramento, onde teve 1.100 votos. Enquanto isso, políticos que foram votados aqui, mesmo com direito a emendas, não fizeram nada até agora. Eu fiz a minha parte e mostro como penso essa nova política que defendo: com honestidade e colocando Brumado acima de tudo”, destacou o médico.
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (14) o mais recente balanço sobre a Covid-19. Os principais dados são: 1.532 mortes, eram 1.328 na segunda, aumento de 15%; 25.262 casos confirmados, eram 23.430 na segunda, aumento de 8%; Em 7 dias, total de mortes subiu 91%; 27% das vítimas tinham menos de 60 anos; 27% das vítimas não estavam nos grupos de risco e 14 mil pacientes são considerados recuperados.
O retorno das sessões legislativas em Brumado foi marcado por uma ampla discussão e pela reprovação do projeto de reordenamento geográfico para cepeamento das ruas da cidade. A proposta recebeu 6 abstenções, 6 votos favoráveis e 1 contrário. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador José Ribeiro Neves (PT) disse que o projeto precisa de melhorias e de maiores informações por parte do Executivo. “Tem 40 dias que esse projeto chegou nessa casa. No primeiro momento, identificamos que esse projeto faz a nova formatação geográfica no município e elimina vários bairros e ruas existentes, as quais foram aprovadas pela Câmara e que, de uma hora pra outra, deixou de existir”, criticou. Para o parlamentar, o Legislativo precisa saber a explicação do por que certas ruas e bairros foram suprimidos, até para, posteriormente, orientar o cidadão que fazer esse questionamento. “Infelizmente, isso não aconteceu e o Município não deu ouvidos à Câmara Municipal. Só nos coube me abster do voto. Meu papel é fazer a coisa certa. O que custa encaminhar um profissional que trabalhou no projeto para dar essas explicações?”, questionou. Líder do prefeito na Câmara Municipal, o vereador José da Silva Santos (PSB), o Santinho, argumentou que, na primeira votação, a proposta foi amplamente aprovada, contando apenas com uma abstenção. Isso, segundo ele, deixou a administração confortável e esperando as devidas emendas da base oposicionista, o que não foi feito. “O projeto poderia ser passado sem nenhum problema. 80% do projeto é benéfico. Se tivesse 20% pra ser reajustado, os próprios colegas fariam depois”, opinou. Para ele, a reprovação teve fundamento em uma questão política.
A Bahia registrou, no final da tarde desta terça-feira (14), a 25ª e a 26ª mortes de pessoas diagnosticadas com coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab). De acordo com a Sesab, o 25º óbito ocorreu na última sexta-feira (10). A paciente era uma idosa de 84 anos residente na capital baiana, com histórico de hipertensão, dislipidemia e tuberculose pleural, que estava internada em um hospital público em Salvador. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico positivo de Covid-19 foi divulgado no sábado (11) e a investigação epidemiológica concluiu a análise nesta terça. Já a 26ª morte foi de uma paciente de 62 anos, residente em Itapé, com histórico de cirrose, hepatite B e cardiopatia. Ela estava internada em um hospital público em Ilhéus desde 3 de abril e morreu na sexta-feira (10). A data da coleta para o diagnóstico da Covid-19 foi no sábado (11) e o resultado confirmatório foi divulgado no dia seguinte, sendo que a investigação epidemiológica foi concluída nesta terça. Das 26 mortes, 13 ocorreram em Salvador. As outras 13 estão distribuídas pelos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1), Belmonte (1), Itapé (1) e Vitória da Conquista (1). De acordo com o boletim divulgado pela Sesab, o número de casos subiu de 723 para 776 em menos de 24 horas. Até o momento, 5.268 casos foram descartados. Ao todo, 191 pessoas estão recuperadas. Do total de casos confirmados, 85 estão internados, sendo 29 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Na terça-feira (14), um idoso de 77 anos morreu após se envolver em uma grave colisão na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele dirigia um Ford Escort quando foi atingido por um Volkswagen Gol. O veículo saiu da pista na Avenida Paramirim, próximo ao Bairro Taquari, e acabou capotando. Com a batida, a vítima ficou presa às ferragens e morreu no local. O motorista do outro carro e outros passageiros tiveram ferimentos leves. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência. O corpo do idoso foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, falou sobre o jovem brumadense, que reside na cidade de Abaíra, e testou positivo para o novo coronavírus. De acordo com o prefeito de Abaíra, Edval Luz Silva (PTB), conhecido como Diga, o jovem firmou assinatura em um termo de responsabilidade para ficar em quarentena (veja aqui). Segundo o secretário, assim que a secretaria de saúde de Abaíra entrou em contato, ele ligou para o rapaz e o mesmo disse que havia estado no município há 45 dias. “Foi o que já falei, baseado no que ele me disse, tranquilizando a população. Para minha surpresa, os nossos telefones da central de informação começaram a tocar. Duas pessoas disseram que tiveram contato com ele, no último sábado, em Brumado. Fui investigar e a sogra dele me confirmou que ele esteve em Brumado no sábado, domingo e foi embora ontem, na segunda pela manhã”, declarou. Diante da informação, o secretário pediu a todas as pessoas que tiveram contato com o paciente, de 1ª de abril até segunda (13), que liguem para a central de informação para serem orientadas acerca do isolamento e, se necessário, realização da coleta de material para análise para saberem se estão contaminadas. “Nos primeiros casos que tivemos em Brumado, nós tivemos sucesso porque conseguimos triar e seguir o isolamento. A pessoa que testou positivo colaborou, passou os contatos, conseguimos ir atrás de todo mundo e dar total assistência. É o que nós queremos fazer agora. Se esse paciente transmitiu pra alguém de Brumado, precisamos correr atrás do tempo já perdido”, frisou. Na terça-feira (14), o isolamento do jovem chegou ao fim e ele está se recuperando bem.
Em novo boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta terça-feira (14), a secretaria de saúde de Brumado, atualizou os dados do Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a pasta, subiu para 34, o número de pacientes que testaram negativo para o vírus. O número de casos suspeitos da doença é de 464. Dois pacientes estão aguardando resultados do Laboratório Central (Lacen). A cidade continua com oito casos confirmados. Três pacientes já foram curados e nenhum está hospitalizado. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.