Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Covid-19: Estados e Municípios podem fazer ações sem União Foto: Orlando Brito/Veja

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na tarde desta quarta-feira, 15, que estados e municípios podem tomar as medidas que acharem necessárias para combater o novo coronavírus, como isolamento social, fechamento do comércio e outras restrições. De acordo com a Veja, com a decisão, que impôs um novo revés ao governo Bolsonaro, os governadores e prefeitos também poderão definir os serviços essenciais que podem funcionar durante o período da pandemia. Antes, somente um decreto do presidente Jair Bolsonaro poderia fazer a definição. Por maioria de votos, o plenário referendou liminar proferida no mês passado pelo ministro Marco Aurélio, relator do caso, considerando que os governos federal, estadual e municipal tem competência concorrente para estabelecer medidas na área da Saúde. O caso foi julgado pelo Supremo a partir de uma ação protocolada pelo PDT. O partido alegou que a Medida Provisória (MP) 926/2020, editada pelo presidente, é inconstitucional. Pelo texto da norma, autoridades poderão adotar restrições excepcionais e temporárias durante a pandemia, conforme recomendação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dessa forma, segundo a legenda, os entes federados dependeriam do aval de legislação federal para estabelecer as medidas.

Justiça de Caetité proíbe carreata contra as medidas de enfrentamento ao Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde da última quinta-feira (16), após provocação da assessoria jurídica de Caetité, o juiz José Eduardo das Neves Brito, expediu decisão liminar proibindo a realização de carreatas e buzinaços que confrontam as determinações de decreto municipal e ainda das autoridades em saúde. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em sua decisão, o magistrado também determinou a suspensão de quaisquer outros tipos de manifestações contrapostas às determinações sanitárias de isolamento social que eventualmente possam aglomerar pessoas e colocar em risco a população local de contaminação pela Covid-19. O autor dessas convocações, caso se abstenha de realizá-las, pode pagar multa R$ 5 mil por cada descumprimento, além de ser responsabilizado criminalmente pela desobediência. Nesse sentido, a prefeitura expediu o decreto 031/2020, que dispõe sobre medidas de adequação do comércio e outras atividades. As medidas serão aplicadas de forma escalonada. Segundo o decreto, as lojas comerciais poderão abrir apenas uma de suas portas para o recebimento de pagamentos, sendo vedada a venda de produtos. A feira livre, agora disciplinada pela Comissão de Regulação do Funcionamento, voltará a funcionar a partir dia 21 de abril, de forma parcial e controlada, apenas para comércio de produtos alimentícios - esta passará a ocorrer nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras, de 6h às 18h. Bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e salões de beleza continuam com as mesmas restrições, podendo efetuar o sistema de entrega de produtos ou serviços.

Bahia registra 34ª morte de pacientes com Covid-19; Sesab confirma 967 casos

A Bahia registrou na noite desta quinta-feira (16) a 34ª morte de pacientes diagnosticados com o coronavírus. Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), mais 16 casos da doença foram confirmados nas últimas quatro horas e o número de infectados chegou a 967. Conforme a Sesab, o paciente estava internado em um hospital público da capital. O idoso de 81 anos era residente em Salvador e tinha doenças preexistentes. Ele chegou na unidade médica no domingo (12) e morreu na quarta-feira (15). Das 34 mortes, 19 ocorreram em Salvador. As outras 15 estão distribuídas entre os municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (3), Ilhéus (2), Belmonte (1) e Vitória da Conquista (1).

Prefeito de Caculé quer mais estrutura no interior para combater o Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, voltou a criticar a participação do Governo da Bahia no enfrentamento à pandemia no interior. Até o momento, segundo o gestor, o município recebeu do Estado apenas uma caixa contendo máscaras, luvas, álcool gel e álcool líquido, os quais não são suficientes sequer para um dia de serviço (veja aqui). “Estamos passando de trinta dias dessa pandemia e até agora a única ajuda que o Governo do Estado deu pra gente foi essa. É lamentável e uma situação de deixar um prefeito revoltado. Vamos ver se cada um falando um pouquinho se a coisa chega no governador”, opinou. Para Maradona, não existe nenhuma ação concreta do Executivo Estadual na região sudoeste, a exemplo do aumento de leitos de UTI e construção de hospital de campanha. “Se acontecer um caso aqui, por ventura, nós vamos mandar esse paciente pra onde? Não tem nenhuma estrutura pra receber os pacientes do interior. O interior está abandonado, essa é a realidade. A gente precisa ter coragem de dizer isso ao governador. A Bahia tem 15 milhões de habitantes, moram só 3 milhões em Salvador, os 12 restantes estão no interior. É aqui que tá o problema”, desabafou. O prefeito ainda definiu como uma vergonha o que o Governo do Estado fez com Caculé ao enviar um kit com uma quantidade irrisória de materiais. “Temos 8 unidades básicas, um hospital com 49 leitos, três barreiras sanitárias, esse material não dá pra um dia de serviço. É vergonhoso! Até agora, o Governo do Estado não fez nada por nenhuma cidade do interior da Bahia”, lamentou.

Brasil tem 1.924 mortos por Covid-19 e 30.425 casos confirmados

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (16) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil. Os principais dados são: 1.924 mortes, eram 1.736 na quarta, aumento de 10,8%; 30.425 casos confirmados, eram 28.320, aumento de 7,4%; em 7 dias, total de mortes subiu 82,4%. Estados com mais mortes confirmadas são: São Paulo (853), Rio de Janeiro (300), Pernambuco (160), Ceará (124) e Amazonas (124).

CDL fará pesquisa sobre os efeitos do congelamento na economia com o isolamento social em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Informações preliminares do Sebrae apontam que cerca de 600 mil empresas já fecharam as portas em todo país por conta dos efeitos da pandemia na economia. Em Brumado, o gerente administrativo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fernando Coelho, informou ao site Achei Sudoeste que o órgão irá elaborar um questionário e repassar aos comerciantes locais para identificar a realidade no município. “Pra saber se já houve demissões, aquela revisão dos contratos, intermediada pelo Governo Federal, enfim, pra ter um panorama da nossa realidade em Brumado. Esperamos que, no máximo, em uma semana já tenhamos esses resultados pra apresentar pra comunidade. Estamos extremamente preocupados com os efeitos da crise da Covid-19 na nossa cidade”, avaliou. Segundo o gerente, as pequenas empresas têm capital para durar, em média, entre 25 e 30 dias. “Já estamos chegando nesse limite máximo que as pequenas empresas têm condições de sobreviver sem uma receita entrando dentro dos seus estabelecimentos. Por conta disso é que vamos fazer essa avaliação”, completou. Para Coelho, se trata de um efeito cascata em que, mais cedo ou mais tarde, todos serão atingidos, dos pequenos aos grandes empresários. “Quanto mais tempo a gente ver a atividade econômica paralisada, mais tempo ela vai levar pra se recuperar. Temos que buscar um meio termo pra tentar minimizar o prejuízo que já está consolidado”, concluiu.

Jair Bolsonaro exonera Henrique Mandetta do Ministério da Saúde e nomeia Nelson Teich Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta quinta-feira (16) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A informação foi divulgada pelo próprio ministro em uma rede social. “Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu Mandetta. “Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, prosseguiu. Após as mensagens, Mandetta afirmou à jornalista da GloboNews e do G1 Andréia Sadi que o substituto dele no cargo é o oncologista Nelson Teich.

Brumado: Secretário exalta atuação dos servidores da saúde no enfrentamento a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o último boletim epidemiológico, dos 8 casos confirmados de coronavírus no município de Brumado, 7 já estão curados e nenhum precisou ser hospitalizado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, frisou que todos foram atendidos e monitorados no conforto do lar. Somente quando necessário, segundo ele, uma equipe se deslocou ao domicílio para atendimento presencial. “Nossa equipe tem dado todo suporte aos pacientes infectados. Graças a Deus, nossos 8 pacientes estão bem, não tiveram nenhuma complicação e nenhuma necessidade de procurar o Hospital Professor Magalhães Neto”, detalhou. O secretário também exaltou a atuação dos servidores da saúde no enfrentamento à doença. “A secretaria de saúde não para, estamos trabalhando a todo vapor. É uma doença nova, tudo novo pra todo mundo. Esse final de semana, nossa equipe vai trabalhar pesado para definir os fluxos e garantir uma atenção de qualidade a toda população. Não posso deixar de registrar o grande trabalho que a nossa equipe de saúde tem feito”, finalizou.

Brumado registra 43 casos confirmados de dengue; 07 têm sinais de alarme Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com boletim atualizado emitido pela Vigilância Epidemiológica, o município de Brumado possui 43 casos confirmados de dengue neste primeiro quadrimestre de 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relatório aponta 183 notificações da doença, com 94 amostras aguardando resultado laboratorial e 39 descartados. O quadro preocupa diante do registro de 07 casos com sinais de alarme, em que o paciente apresenta agravamento dos sintomas. Além da dengue, o município ainda registra um caso confirmado de chikungunya e dois casos confirmados de zika, doenças que compõem as arboviroses, transmitidas pelo aedes-aegypti. No primeiro trimestre, foi registrado um índice de 5.2 de infestação do mosquito vetor, muito acima do tolerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que preocupa a secretaria de saúde diante da possibilidade de um surto de arbovirose. As localidades que mais apresentam notificações suspeitas são o Bairro São José, com 37 notificações e 12 casos confirmados (02 em estado de alarme), e a Vila Presidente Vargas, com 57 notificações e 10 casos confirmados de dengue.

Brumado tem 36 casos descartados do novo coronavírus

O número dos casos descartados de Covid-19, o novo coronavírus, na cidade de Brumado chegou a 36. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16), pela secretaria municipal de saúde. De acordo com a pasta, 494 casos suspeitos do vírus foram notificados na cidade. 14 pacientes ainda aguardam os resultados do Laboratório Central (Lacen). Oito pacientes testaram positivo para a doença, sendo que, sete já estão curados. Nenhum paciente está hospitalizado nas unidades de saúde por conta do Covid-19. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Unidade de referência no combate ao coronavírus será inaugurada nesta sexta-feira (17) em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (17), a prefeitura de Brumado vai inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento no combate ao coronavírus, localizada no Bairro Malhada Branca, onde funcionaria a UPA 24 Horas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, informou que a unidade vai atender especificamente casos suspeitos ou confirmados da doença. “Esses pacientes devem ligar para os nossos números da central de informação. Após a ligação, a nossa equipe irá direcionar o atendimento. Será mais um equipamento para a população brumadense, exclusivo para o coronavírus”, afirmou. Vale salientar que a Central de Informação da Covid-19 funciona de 8h às 20h, de domingo a domingo, para orientar a população acerca da doença e dar o devido encaminhamento conforme cada caso.

Brumado: SMTT vai dinamizar atividades em prol do aprimoramento do trânsito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), através da Coordenação de Fiscalização e Controle, determinou a fiscalização ostensiva nas vias da sede do município de Brumado. Conforme escala, os agentes de trânsito foram convocados e já estão atuando nas ruas para o desenvolvimento de suas atividades regulares na via. Na manhã de quarta-feira (15), o coordenador da fiscalização, João Paulo Rocha, esteve reunido com o coordenador educacional Jansen Malheiro para delinear as necessidades de controle viário, estacionamento e fluidez. Na reunião, foi destacada a importância do papel do agente de trânsito no desenvolvimento estratégico e viário no município, especialmente com ações voltadas à educação.

CDL de Brumado disponibiliza plataforma de ensino gratuita para os associados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está disponibilizando aos seus associados, através do sistema CNDL, acesso ao sistema de conteúdos e plataforma de ensino “HSM Experience”. Segundo a CDL, a ferramenta é uma ótima oportunidade de como continuar operando durante a pandemia e diminuir os impactos nos negócios. Para fazer o cadastro, basta estar apresentar os seguintes dados: nome, e-mail válido, telefone, informar a CDL a qual é filiado (CDL de Brumado) e o código de associado (disponível na fatura). Clique aqui e aproveite o período de gratuidade até o dia 31/05/2020.

Bom Jesus da Lapa: Mãe tenta matar o filho recém-nascido com palito de espetinho Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A Polícia Civil da Bahia investiga o caso de uma tentativa de infanticídio em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Na cidade, uma jovem teria tentado matar o bebê recém-nascido em sua residência, na última semana. Segundo testemunhas, ela escondeu a gravidez durante os nove meses e, após realizar o parto em casa, tentou matar o bebê. O crime só não foi concretizado porque o pai da criança chegou no momento e impediu a barbárie. Diante da gravidade dos ferimentos, a criança foi encaminhada para cidade de Barreiras, onde está internada no Hospital do Oeste. O delegado titular de Bom Jesus da Lapa, Marcos Aurélio, informou ao radialista Vilson Nunes, que um inquérito já foi instaurado pela Polícia Civil e a jovem deverá ser indiciada por tentativa de infanticídio. Os autos serão remetidos ao Ministério Público. “Ela vai responder com base no Artigo 123 do Código Penal. A pena prevista para esse crime é de 2 a 6 anos, só que ela vai responder na modalidade tentada, o crime não se consumou por circunstâncias alheias à vontade da autora do fato, tendo em vista que o próprio esposo conseguiu chegar a tempo de evitar que o crime fosse consumado e socorreu a criança ao hospital“, afirmou.

Seis policiais militares na Bahia foram diagnosticados com Covid-19 e um morreu Foto: Divulgação/PM-BA

Seis policiais militares da Bahia foram diagnosticados com coronavírus, segundo informações divulgadas na manhã desta quinta-feira (16), pela assessoria de comunicação da Polícia Militar (PM-BA). Um dos policiais morreu na noite da última terça-feira (14), no Hospital Santa Isabel. De acordo com a PM-BA, o sargento da reserva Carlos Alberto Nascimento Macedo tinha 52 anos e sofreu complicações em função da doença. Ele deixou esposa e uma filha de 17 anos. As duas estão em quarentena por suspeita do coronavírus. Um dos policiais contaminados está internado em um hospital do estado, que não foi divulgado. Outros dois estão em casa e os últimos dois estão curados. Foram registrados 299 casos suspeitos, sendo que 203 policiais já retornaram às atividades e 96 estão afastados até a divulgação do resultado dos exames. Por causa da pandemia, os policiais da Bahia foram orientados a se proteger com máscaras e adotar cuidados com a higiene pessoal para evitar a contaminação. Mais de 60 mil máscaras foram distribuídas entre os 30 mil policias militares do estado.

Caculé: Prefeito repudia falta de atenção do governo do estado no enfrentamento ao coronavírus Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, criticou a participação do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia no interior. Segundo disse o gestor ao site Achei Sudoeste, passados mais de 30 dias, o município recebeu apenas um kit de materiais que não é suficiente para um dia de trabalho da equipe de saúde. “Nenhuma ação regional. Um hospital de campanha poderia ser feito em qualquer estádio da região, como em São Paulo, aumentando assim o número de leitos de UTIs. Lacen só em Salvador, o que aumenta os custos para as prefeituras. Nenhum recurso foi repassado ao nosso município e aos demais. Ninguém vê o Núcleo Regional de Saúde (antiga Dires) fazer nada, Assistência Social ninguém viu nem ver falar”, afirmou. 

Caculé: Prefeito repudia falta de atenção do governo do estado no enfrentamento ao coronavírus Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Maradona também reclamou da postura do governador Rui Costa (PT) e do secretário estadual de saúde, Fábio Villas Boas, que, conforme apontou, “só fazem lives, entrevistas, papo correria e nós no interior abandonados a sorte e ajuda de Deus”. O prefeito considerou que, se houver um crescimento de casos no interior, nenhum prefeito saberá para onde enviar seus pacientes. “Portanto, recomendo que fiquem em casa! Esta é a melhor prevenção! O interior da Bahia está abandonado!”, finalizou. Assim como em Caculé, o prefeito da cidade de Licínio de Almeida, Frederico Vasconcellos Ferreira (PCdoB), o Dr. Fred, também fez duras críticas ao governador baiano em relação ao enfrentamento ao Covid-19 (veja aqui).

Brumado: Barragem de Cristalândia transborda pela terceira vez este ano Foto: Achei Sudoeste

Devido às últimas chuvas registradas na região, a Barragem de Cristalândia, em Brumado, voltou a transbordar. O volume de água ultrapassou a capacidade da barragem, que é de 17 milhões de litros. Esta é a terceira vez que o açude sangrou este ano. O reservatório abastece as cidades de Brumado e Malhada de Pedras. O transbordamento trouxe alívio aos dois municípios. A sangria aconteceu na última quarta-feira (15). Caso a construção da segunda etapa da barragem tivesse sido iniciada, o armazenamento de água no manancial passaria dos 17 milhões de metros cúbicos para cerca de 30 milhões.

Brumado: 'Tem gente recebendo o benefício e cestas básicas sem precisar', denuncia líder do prefeito na câmara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em pronunciamento realizado durante o retorno das sessões legislativas, na manhã da última segunda-feira (13), o vereador José da Silva Santos (PSB), o Santinho, líder do prefeito na Câmara Municipal, denunciou que muitas pessoas estão recebendo cestas básicas sem necessidade. “Não estamos vivendo num país de faz de conta, estamos vivendo a realidade. Muitas pessoas estão precisando, prova disso é que muitos vereadores já doaram. Se todos os alunos do município precisam? Eu acho que não! A maioria precisa sim, mas alguns não. Tem pessoas que estão recebendo e não precisam, eu conheço alguns. Infelizmente, alguns vão ficar sem receber por conta dos chamados espertalhões”, declarou. Para ele, às vezes quem menos precisa é quem mais procura. “Isso é lamentável. O poder municipal, federal e estadual não terá condições de sanar todas as necessidades dos mais pobres porque quem não precisa está recebendo. É algo que precisa ser analisado direitinho”, concluiu.

Covid-19: Partículas do vírus podem viajar por até 8 metros pelo ar Foto: Reprodução/Massachusetts

Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, sugere que a distância segura de até 2 metros, estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenir uma pessoa de ser atingida pelas gotículas de saliva de outra, não é suficiente para evitar que pequenas partículas a alcancem. A pesquisa explica que as moléculas podem viajar pelo ar em uma distância de até 8 metros. De acordo com a Veja, é importante ressaltar que, por se tratar de uma doença nova, ainda não existe nenhum estudo relacionado diretamente ao novo coronavírus. Entretanto, se uma pessoa está infectada, ela pode lançar gotículas que contêm o vírus por distâncias maiores do que os 2 metros sugeridos pela OMS. Isso acontece porque quando falamos ou espirramos forma-se uma espécie de nuvem de gás que carrega as gotículas pelo ar. As partículas maiores são mais pesadas e caem dentro da distância segura de 2 metros. As menores, porém, podem viajar por maiores distâncias e demoram mais para se dissipar ou evaporar, dependendo das condições de temperatura e umidade do ambiente. A professora Lydia Bourouiba, responsável pelo estudo, explica que a ciência ainda não consegue explicar exatamente como e quando a nuvem desaparece totalmente, mas o risco não está nas partículas dentro dela, e sim nas que caem e ficam no ambiente. “Gotículas que se assentam ao longo da trajetória podem contaminar superfícies. Eventualmente, a nuvem evapora e produz resíduos que podem ficar suspensos no ar por horas”.

Brumado: Homem troca tiros com a polícia durante abordagem no Bairro Malhada Branca Foto: Divulgação/PM

Na noite da última terça-feira (14), durante ronda de rotina na Rua Princesa Isabel, no Bairro Malhada Branca, em Brumado, a Polícia Militar notou um carro em situação suspeita. Ao perceber a presença da viatura policial, o motorista tentou fugir, mas foi interceptado. Ao descer do carro para ser abordado, o suspeito fugiu, sacou uma arma e atirou contra os policiais. Estes revidaram, mas o homem conseguiu fugir.  O veículo estava ligado sem chave, em ligação direta, e dentro de uma carteira de cigarro foi encontrada certa quantidade de erva similar à maconha. O carro foi apreendido para adoção das medidas necessárias.

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.079 em 2021 Foto: Divulgação

O salário mínimo de 2021 deve ser de 1.079 reais, propôs o governo federal no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do ano que vem, divulgado nesta quarta-feira, 15, pela área econômica. O valor atual é de 1.045 reais. O reajuste na casa de 3,19% é o projetado para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (INPC). Assim como neste ano, o reajuste do mínimo não prevê ganho real, apenas a reposição inflacionária. De acordo com a Veja, o valor do piso nacional para 2021, entretanto, deve sofrer diversos reajustes durante esse ano e pode ser ainda menor. Isso porque, com a queda da demanda devido a crise do coronavírus, a inflação pode ficar mais baixa que os 3,19% projetados pelo governo. Por isso, o reajuste seria menor. No Projeto de Diretrizes Orçamentárias, o governo projeta o IPCA, a inflação oficial do país em 3,05%. Projeções do mercado financeiro, no entanto, estimam a inflação oficial em 2,52%. O projeto de lei apresentado leva em conta parâmetros da economia apresentados em março, porém, com o avanço da pandemia, a desaceleração deve ser maior do que o previsto. O PIB projetado no PL, por exemplo, é de 0,02%, o mercado financeiro prevê queda de 1,96% e entidades internacionais, como o FMI, projetam queda na casa dos 5%. O salário mínimo é ajustado, todos os anos, por um decreto do presidente, e o novo piso passa a valer em 1º de janeiro. A autorização é feita com base em uma projeção da inflação.

Brumado: Assembleia Legislativa da Bahia reconhece calamidade pública por conta da pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Devido ao agravamento da crise provocada pela pandemia da Covid-19, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), decretou estado de calamidade em saúde pública para enfrentamento e combate à doença. O comunicado foi passado ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Nelson Leal, que, em sessão remota nesta terça-feira (14), reconheceu o decreto e estendeu os seus efeitos para 85 municípios do estado. O decreto irá proporcionar à prefeitura a ampliação das ações visando amenizar a crise. A gestão municipal considerou positivo o reconhecimento do decreto.

Carreta tomba em trecho da BR-135 em Barreiras Foto: Blog Braga

Uma carreta tombou em um trecho da BR-135, na cidade de Barreiras, oeste da Bahia, na noite de terça-feira (14). Não há registro de feridos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 19h. De acordo com o G1, não há informações sobre as caudas do tombamento. Apesar da situação, não houve interdição de pista. Conforme a PRF, o veículo foi retirado do local na quarta (15).

Brumado: Governo do Estado prorroga para 3 de maio suspensão do transporte intermunicipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (15) alteração do decreto de 27 de março de 2020, prorrogando de 15 de abril para o dia 3 de maio a suspensão do transporte intermunicipal em 69 municípios baianos. Integram a lista as cidades de Brumado, Vitória da Conquista, Itapetinga, Rio do Pires, entre outras. A determinação considera circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Arquivo