Maior produtora de testes nacionais do novo coronavírus, a Fundação Oswaldo Cruz divulgou nesta terça-feira (28) o resultado de uma pesquisa que aponta a presença do material genético da Covid-19 na rede de esgoto. O estudo, liderado por pesquisadores da Fiocruz em parceria com a prefeitura de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, indicam o elevado grau de “espalhamento do causador do novo vírus na população”. De acordo com a Veja, a conclusão foi feita a partir das primeiras amostras de coletas no último dia 15 de abril. Segundo a instituição, a previsão é de que, na primeira etapa do projeto, o monitoramento seja realizado durante quatro semanas, com possibilidade de prorrogação. O objetivo é acompanhar o comportamento da disseminação da Sars-Cov-2 ao longo da pandemia. As amostras de esgoto bruto são feitas em 12 pontos estratégicos do município, incluindo estações de tratamento de esgotos (ETEs), pontos de descarte de efluente hospitalar e rede coletora de esgotos. Como metodologia, utilizou-se o método de ultracentrifugação, tradicionalmente empregado para concentração de vírus em esgotos, associado a técnica de RT-PCR em tempo real, indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As amostras coletadas na segunda e terceira semanas estão em fase processamento.
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Membro Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, recomenda a todas as instituições da rede privada de ensino localizadas no município abstenham-se de cobrar eventuais multas de mora e de juros em decorrência do atraso no pagamento das mensalidades durante o período de isolamento social e seus desdobramentos, quando causado por prejuízos financeiros devidamente comprovados. Segundo a recomendação, as instituições deverão divulgar aos seus contratantes planilha de custos relativa aos meses do período de suspensão das aulas, para o ano letivo de 2020, bem como concedam aos seus consumidores um desconto proporcional, no valor da mensalidade de março, relativo aos dias em que não houve a prestação dos serviços, desconto que poderá ser abatido no valor de abril, caso a de março já tenha sido quitada integralmente. Idêntico procedimento deve ser adotado nos meses subsequentes, enquanto durar a pandemia, considerando a diminuição dos custos e os novos investimentos. A opção do consumidor de rescindir o contrato, caso não concorde com a revisão contratual, por ser motivada pelo caso fortuito ou de força maior, não pode ser considerada inadimplemento contratual. As instituições de ensino deverão informar ao Ministério Público o acolhimento desta recomendação no prazo de 10 (dez) dias.
O governador Rui Costa (PT) anunciou que nenhuma cidade da Bahia vai ter festas juninas neste ano, como medida de combate à disseminação do novo coronavírus. A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira (28), durante o programa #PapoCorreria, transmitido nas redes sociais do governador. “Com todos os dados que nós temos, posso anunciar que não teremos festa junina em nenhuma cidade da Bahia. Por que na minha cidade, se não tem nenhum caso? Porque, se tiver caso em qualquer cidade, as pessoas que têm carro e não têm festa nas cidades delas vão querer ir”, disse Rui Costa. “As pessoas vão levar o vírus. Não há perspectiva que, em junho, vamos ter grandes aglomerações. Espero que a gente chegue lá sob controle. Mas, mesmo que esteja sob controle, não podemos correr risco de perder o controle”, concluiu o governador. O governador também prorrogou a suspensão das atividades em todas as escolas do estado - incluindo as da rede particular - por mais 15 dias.
Na última terça-feira (28), um homem identificado como Leonardo Costa Sepúlveda, 45 anos, acusa os seguranças da Caixa Econômica de Caculé, a 100 km de Brumado, de agressão. Ele aguardava na fila para receber o auxílio emergencial do Governo Federal, no valor de R$ 600, quando teria sido agredido. Populares que presenciaram a cena não souberam dizer o motivo da agressão. De acordo com o Informe Cidade, o homem foi atendido por uma equipe do Samu 192 muito ensanguentado. Policiais militares estiveram no local e conduziram seguranças e as testemunhas para prestar esclarecimentos na delegacia. A gerência do banco ainda não se pronunciou acerca do ocorrido.
O WhatsApp liberou, nesta segunda-feira (27), a possibilidade de iniciar chamadas de vídeo com até oito pessoas em um grupo. O recurso, disponível no aplicativo para Android e iPhone (iOS), foi lançado para usuários que buscam uma ferramenta de videoconferência para se comunicar com amigos, parentes e contatos profissionais no período do isolamento contra a Covid-19. O mensageiro, então, dobrou o número de participantes que podem participar da conversa de vídeo pelo celular. De acordo com o Tech Tudo, na conferência, a tela fica dividida em até oito quadros em que a imagem ao vivo de cada usuário é apresentada. Assim como as conversas de texto, a transmissão por vídeo é protegida com criptografia de ponta-a-ponta, o que garante maior segurança. O novo recurso está disponível apenas para usuários com a versão mais recente do app
No último sábado (25), a Assistência Social de Dom Basílio, a 55 km de Brumado, foi notificada a respeito de um andarilho vagando pelas ruas da cidade. Uma equipe do Cras encaminhou o mesmo para um abrigo. Com o apoio da Polícia Militar, a Assistência Social conseguiu identificar a sua cidade de origem, Jaboatão do Guararapes (PE). No entanto, o andarilho fugiu do abrigo em peregrinação sentido à cidade de Livramento de Nossa senhora. Segundo informou a Assistência Social de Dom Basílio ao site Achei Sudoeste, após divulgação nas redes sociais e grande auxílio da população dos dois municípios, foi possível localizá-lo. Com a ajuda do repórter Jota Lemos, da cidade de Caruaru-PE, os familiares do andarilho foram encontrados. A genitora estava há dois anos aflita em busca de notícias do filho desaparecido. A Assistência Social, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Dom Basílio, proporcionou o reencontro da família na madrugada desta terça feira (28). Ele e a família já estão retornando para cidade natal.
Com os estoques de sangue em baixa, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Fundação Hemoba de Brumado faz um apelo aos doadores que compareçam e contribuam para manter a rede abastecida no período da pandemia. Para garantir a segurança dos doadores e restringir a circulação de pessoas, a unidade está trabalhando com a “Doação com Hora Marcada”. Os agendamentos podem ser realizados através da internet, no site www.hemoba.ba.gov.br, no e-mail [email protected] ou através do telefone (77) 3441- 1363. Márcia Bastos, médica e responsável técnica da unidade, disse que, apesar da recomendação do isolamento social, o ato de sair de casa para doar sangue é fundamental para que o Hemoba continue atendendo as demandas transfusionais. “Com o objetivo de recompor nossos estoques de sangue, que neste momento se encontram em níveis críticos, solicitamos a colaboração de todos para o importante e imprescindível ato da doação de sangue, salvando inúmeras vidas. Nossa unidade adotou todas as medidas necessárias à prevenção e contenção ao contágio ao coronavírus, proporcionando segurança aos doadores”, frisou a médica. Em Brumado, a unidade do Hemoba fica localizada na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87-A, no Bairro Hospital, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30.
Longas filas e aglomerações foram registradas pelo site Achei Sudoeste na terça-feira (28), nas agências bancárias e lotéricas da cidade de Brumado. Para resgatar o auxílio emergencial, disponibilizado pelo Governo Federal, centenas de pessoas se aglomeraram em frente à Caixa Econômica Federal (CEF). No local, a longa fila chegou a dobrar a Travessa Oflávio Torres, na ladeira do Jurema. À espera do benefício, o brumadense Elifael Araújo, que já estava na fila há quarenta minutos, criticou a quantidade de pessoas aglomeradas no local. “O pessoal está aglomerando demais. Deveria ter alguém da Caixa aqui pra organizar isso”, disse. Ele ainda cobrou que o banco organize a fila de forma que seja mantida a distância de 1,5 metros entre as pessoas. Presente na agência tentando organizar a fila, um Guarda Municipal afirmou que a maior dificuldade é fazer com que as pessoas respeitam a distância mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A gente pede pra eles afastarem e eles afastam. Quando dou as costas, eles tornam a tumultuar de novo. Pelo menos estão todos de máscaras. Até porque, se não estiver com máscara, nem entra no banco”, frisou. Sete pessoas estão sendo permitidas por vez para receber atendimento.
De acordo com a secretaria de saúde de Brumado, 19 pacientes estão aguardando resultados do Laboratório Central (Lacen), para o Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi divulgada na noite desta terça-feira (28). De acordo com o boletim epidemiológico, o município tem 613 casos suspeitos notificados da doença. 69 pacientes já testaram negativo para o vírus. 8 pacientes que foram infectados pelo Covid-19 estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.
Faleceu no final da tarde desta terça-feira (28), Sebastião Heloísio Coqueiro Chaves, mais conhecido como Tião da Contabilidade, aos 56 anos. Sebastião estava lutando contra um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há cerca de cinco meses. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele veio a óbito em uma unidade hospitalar na cidade de Vitória da Conquista. Chaves deixa esposa e dois filhos. A 16ª Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA) emitiu nota de pesar pela morte do contabilista. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, ratificando nosso voto de pesar pela grande perda e agradecemos pela dedicação prestada à profissão contábil”, disse a diretoria da instituição.
As atividades da Zona Azul voltam a funcionar nesta quarta-feira (29), na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de administração, João Nolasco, disse que, a partir de amanhã, os monitores retornarão ao trabalho de forma gradual e a Zadar, empresa responsável pelo gerenciamento da Área Azul na cidade, atuará com 50% do seu efetivo. Nolasco salientou que a medida tem por base a reabertura do comércio e o movimento maior nas ruas do centro comercial, as quais são abrangidas pela zona azul. “As abordagens serão feitas adotando todos os procedimentos de segurança, com uso de máscara e álcool. Os monitores precisam organizar novamente essa parte que compete à Zadar. Da mesma forma que estamos voltando o comércio, gradativamente, a mesma coisa faremos com a zona azul, que faz parte do processo”, declarou.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira, por unanimidade, a utilização de testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 em farmácias. De acordo com o jornal o Globo, a medida foi aprovada pela diretoria colegiada do órgão temporariamente e em caráter excepcional. A medida exige que haja profissionais capacitados nesses estabelecimentos para realizar os testes. Segundo o diretor-presidente do órgão, Antônio Barra Torres, que foi o relator da questão, a autorização de realização desses testes em farmácias é importante para aumentar o acesso da população ao diagnóstico da Covid-19 e ampliar as frentes de detecção do vírus. “Para essa medida tem sido adotadas estratégias não comumente utilizadas, como a testagem em estacionamentos, drive thru, entre outros. Entendeu-se, portanto, pela inclusão desse serviço em farmácias devidamente regularizadas. O aumento do rol de estabelecimentos de saúde realizadores de testes será uma estratégia útil na diminuição da aglomeração, bem como a diminuição pela procura de serviço médico em estabelecimentos da rede pública já altamente demandada”, afirmou Barra ao ler seu voto sobre a questão.
A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) estão atuando juntas nas ações de fiscalização ao transporte de passageiros nas vias de acesso a Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de educação da SMTT, Jansen Ricardo, disse que a parceria entre os órgãos de segurança pública visa fiscalizar mais ostensivamente a atividade do transporte de passageiros, especialmente em decorrência da crise provocada pela Covid-19. “O Governo do Estado estabeleceu que o transporte de passageiros entre municípios com casos confirmados está proibido. Nós, aqui do município, estamos disciplinando essa condução de passageiros entre distrito-comunidade-sede-retorno com uma autorização pra circular dentro de Brumado”, explicou.
Segundo o coordenador, os motoristas do transporte de condução de passageiros precisam seguir uma série de medidas sanitárias e de higiene, como a limpeza diária do veículo, o uso obrigatório de máscaras e a circulação com a metade da capacidade, a fim de conseguir a referida autorização. O objetivo da SMTT, conforme salientou, é manter a atividade funcionando com critérios e dentro da legalidade, tendo em vista que os moradores da zona rural precisam se deslocar para a sede para resolver as suas necessidades. "Se o condutor do veículo não estiver acatando as determinações do órgão executivo de trânsito, que é a SMTT, ele será convidado a responder por suas ações", frisou. As barreiras sanitárias estão sendo promovidas diuturnamente, nas vias de acesso à sede.
Uma carga de 1,1 tonelada de cocaína foi apreendida no porto de Salvador, na tarde de segunda-feira (27). Segundo a Receita Federal, a droga estava escondida em uma carga de manga e tinha como destino o porto de Roterdã, na Holanda. A droga foi encaminhada para a Polícia Federal, que dará prosseguimento à investigação. A receita federal ainda destacou que essa foi a quarta apreensão de cocaína em 2020 no porto de Salvador. Com a ação, o porto da capital baiana atingiu a marca de 3,7 toneladas de cocaína apreendidas neste ano, até momento.
Um homem de 39 anos foi atingido com um tiro de espingarda ao tentar abusar sexualmente da vizinha de 56 anos. O crime ocorreu na noite das última segunda-feira (27), na comunidade de Mundo Novo, no município de Ibicoara, a 168 km de Brumado. A polícia foi acionada e o homem foi encaminhado ao Hospital Municipal, onde, após ser medicado, foi liberado e encaminhado para a delegacia de Brumado. No local, a ocorrência foi registrada para adoção das providências cabíveis. A vítima relatou que o acusado é de Feira de Santana e mora há pouco tempo na localidade. Segundo ela, os vizinhos estão com medo, visto que o indivíduo ameaçou a todos depois do ocorrido.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello autorizou nesta segunda-feira (27) abertura de inquérito para apurar declarações do ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública Sérgio Moro. Ao deixar o governo, na última sexta (24), Moro apontou suposta interferência de Jair Bolsonaro em inquéritos da Polícia Federal. Segundo o ex-ministro, o presidente decidiu trocar a direção-geral da PF porque gostaria de ter acesso a informações de inquéritos sobre a família Bolsonaro. O pedido de abertura foi encaminhado na sexta-feira (24) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. O decano do STF foi sorteado relator do pedido. Segundo o ministro, os fatos narrados por Moro têm relação com o exercício do cargo, o que permite a investigação de Bolsonaro. Isso porque a Constituição impede que o chefe do Executivo seja alvo de apuração alheia ao exercício do mandato. “Os crimes supostamente praticados pelo senhor presidente da República, conforme noticiado pelo então Ministro da Justiça e Segurança Pública, parecem guardar (...) íntima conexão com o exercício do mandato presidencial, além de manterem – em função do período em que teriam sido alegadamente praticados – relação de contemporaneidade com o desempenho atual das funções político-jurídicas inerentes à chefia do Poder Executivo”, escreveu o ministro. Com a abertura do inquérito, começa a fase de produção de provas. Aras pediu ao Supremo que a linha de investigação tenha início com o depoimento de Moro e que o agora ex-ministro apresente documentos que comprovem suas declarações.
Na manhã desta terça-feira (28), a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, informou, através do Boletim Epidemiológico, que mais duas pessoas morreram por complicações do novo coronavírus nos últimos dias. Com isso, a cidade passa a registrar três óbitos causados pela doença. A primeira vítima, um homem de 69 anos, faleceu no dia 13 de abril. Já a segunda, registrada no dia 23 de abril, foi de um senhor de 76 anos. No domingo, 26 de abril, a terceira paciente veio à óbito: uma mulher de 62 anos. As três pessoas possuíam comorbidades (quando duas ou mais doenças estão relacionadas). Atualmente, o município passa a ter 30 casos confirmados da Covid-19. O prefeito Herzem Gusmão (MDB) lamentou os ocorridos e se solidarizou com as famílias.
O último boletim epidemiológico revelou que a cidade de Brumado possui 6 casos confirmados de dengue, com 9 em situação de alarme (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, voltou a dizer que o município vive em alerta permanente contra a doença, em razão das condições climáticas favoráveis. “Ainda temos uma cultura de acúmulo de água. As pessoas têm em suas residências vários reservatórios não controlados e fiscalizados pela população. A nossa equipe de endemias vem fazendo um trabalho intenso”, disse. O secretário informou que os agentes já iniciaram um bloqueio de borrifação costal nas localidades com maior índice de infestação, onde também está sendo realizado um amplo trabalho de limpeza para evitar a proliferação do mosquito aedes-aegypti. “Pedimos a compreensão, a colaboração e a ajuda de cada cidadão brumadense para fiscalizar o seu quintal e a sua casa. Precisamos brigar não só contra o corona, mas também contra a dengue e o aedes-aegypti”, reforçou. O carro fumacê, bastante cobrado pela população, já foi, segundo o secretário, solicitado pela pasta a fim ampliar a frente de trabalho contra o mosquito.
Oito toneladas de donativos foram arrecadadas durante o Drive-thru solidário realizado no sábado (25), promovido pelo Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPRSO). As doações serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com o comandante da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Vitória da Conquista), major Nivaldo Góes Oliva Júnior, cerca de 1.000 veículos passaram pelo local. Os ocupantes de veículos e pedestres que passaram pela blitz solidária e fizeram doações também receberam máscaras de proteção individual fornecidas pela unidade. O oficial revelou que famílias de baixa renda previamente cadastradas serão beneficiadas. “A Patrulha Solidária visita as famílias carentes e realiza o cadastramento. As pessoas da comunidade também nos auxiliam identificando novas famílias a serem cadastradas”, reforçou. Os cidadãos que não conseguiram realizar doações têm até o próximo domingo para contribuir, pois o shopping segue recebendo alimentos.
O médico oftalmologista Aurino Rocha Silva Filho (Podemos) está animado com sua pré-candidatura à prefeitura municipal de Brumado nestas eleições 2020. Aurino segue ativo nas redes sociais, onde sistematicamente, apresenta propostas e ações de sua pré-candidatura ao executivo brumadense. Ele acredita na renovação da política local, tendo em vista o sentimento popular durante visitas na sede do município e na zona rural. Rocha acredita que seu nome esteja ganhando ascensão no cenário político da capital do minério. “Estou entusiasmado com a repercussão das nossas propostas, e muito feliz pela adesão de pessoas de bem, que sabem que juntos vamos mudar nossa cidade. Uma mudança segura, fincada nos princípios de honestidade e competência, de sensibilidade e capacidade gerencial.”, disse. Ainda segundo o pré-candidato, suas alianças são construídas em torno das profundas transformações administrativas, políticas e sociais que a cidade precisa.
A saída bombástica de Sergio Moro do governo de Jair Bolsonaro liberou o caminho do ex-ministro na corrida presidencial de 2022. Moro rompeu com Bolsonaro após revelar pressões do presidente para interferir em investigações da Polícia Federal de modo a proteger aliados investigados em inquéritos do Supremo Tribunal Federal (STF). Sua demissão antecipou o debate eleitoral para os brasileiros, como mostra levantamento nacional do Instituto Paraná Pesquisas. Entre sábado e domingo, o instituto ouviu 2.650 brasileiros espalhados pelas 27 unidades da federação. Fez uma pergunta direta: “Sergio Moro deve ser candidato a presidente em 2022?”. Para 56,3% dos entrevistados, Moro deve, sim, disputar o Planalto. Já 36,6% dos entrevistados – provavelmente a mistura de petistas e bolsonaristas – disseram que ele não deveria entrar na política. 7,1% não opinaram. O instituto também perguntou se Bolsonaro sofre prejuízos políticos com a saída de Moro do governo. Os mesmos 56% responderam que o presidente “perde muito” com a saída do ministro contra 22% que responderam que ele “perde pouco” e 18,6%, que Bolsonaro “não perde nada”. 3% não opinaram.
A abertura de créditos adicionais por parte dos municípios brasileiros para o enfrentamento da Covid-19 vem sendo adotada em todo país. Em Brumado, o Poder Executivo, através do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), enviou para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 010/2020, que autoriza o prefeito a abrir crédito adicional ao Orçamento de 2020 para atender as ações emergenciais. Em sessão realizada nesta segunda-feira (27), a oposição conseguiu aprovar a emenda que preconiza o requerimento contínuo das informações de contratos e aditivos efetuados da situação de emergência e calamidade pública causadas pela Covid-19, ou seja, uma fiscalização totalmente liberada. Em sua justificativa, os vereadores de oposição alegam que a emenda vem garantir o direito precípuo dos parlamentares que é fiscalizar.
Uma jovem de 18 anos morreu eletrocutada após ir ao banheiro em uma festa, no sábado (25), na cidade de Coração de Maria, no interior da Bahia. Segundo informações do delegado titular Sérgio Araújo, que investiga o caso, a morte da estudante de direito Gabriela de Jesus Carvalho aconteceu em uma festa na localidade de São Simão, em um espaço de eventos conhecido como “Fazenda Bar”. De acordo com o delegado, Gabriela de Jesus foi ao banheiro e tomou um choque quando se apoiou em uma cerca que estava eletrificada. O caso aconteceu por volta de 19h. A jovem foi socorrida e levada para um hospital particular de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo o G1, o delegado Sérgio Araújo informou que a polícia vai fazer uma perícia no local. Existe a possibilidade de interdição do espaço de eventos onde o acidente aconteceu.
Com o apoio da Polícia Militar (PM), a prefeitura de Brumado vai fiscalizar o uso obrigatório das máscaras para atendimento no comércio local, reaberto após 15 dias sem o aparecimento de nenhum novo caso de coronavírus na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, afirmou que a fiscalização se estenderá para consumidores e comerciantes a fim de fazer valer o decreto. Segundo ele, cada comerciante deverá exigir dos seus colaboradores e clientes o uso da máscara. “Venho aqui fazer um apelo para conscientização da população e de cada proprietário: vamos utilizar as máscaras! Se chegar alguém sem máscara no seu comércio doe uma pra essa pessoa. A gente calcula que, hoje, entre 80% e 90% das pessoas compraram essa ideia”, destacou. Feres ainda ressaltou que, a partir de agora, a máscara tem de fazer parte do vestuário de todo brumadense, assim como a higienização das mãos, o uso de álcool gel ou álcool 70 e o distanciamento social. “Essas atitudes por parte da população vão fazer com que a gente possa voltar o mais rápido à normalidade”, disse. Apesar da aparente tranquilidade vivida no município, o secretário reforça a necessidade do isolamento social, visto que cidades vizinhas registraram recentemente casos confirmados. “Cada cidadão precisa fazer a sua parte!”, reiterou.