De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade de Brumado possui 83 casos de dengue, sendo 9 com sinais de alarme – 230 ainda estão sendo investigados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, voltou a dizer que Brumado reúne todas as condições para proliferação do mosquito aedes aegypti, bem como para aumento do número de casos de dengue. “Sempre que a população reage e faz o seu trabalho, a gente consegue controlar a dengue. Há uns dois, três anos, tivemos certa tranquilidade e é natural que a população abaixe a guarda”, pontuou. Segundo ele, são muitos os terrenos baldios espalhados pelo município, o que ajuda a aumentar os focos do mosquito. “As pessoas muram, mas esquecem que o mato cresce. Qualquer recipiente pode acumular água. O município está fazendo o seu trabalho”, frisou. Nas localidades onde há maior índice de infestação, como os Bairros Santa Tereza e Olhos D’água e a Vila Presidente Vargas, a prefeitura está promovendo a limpeza de terrenos públicos. “Peço aos cidadãos que nos ajudem limpando os seus quintais, suas caixas d’água, suas casas, enfim, qualquer local possível para acúmulo de água e proliferação do mosquito”, concluiu.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
Na última segunda-feira (27), por determinação contida em decreto, a totalidade do comércio voltou a funcionar na cidade de Brumado. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias, considerou essa primeira semana muito tranquila. “Como era de se esperar, a movimentação no comércio não teve aquela pujança. Existe uma movimentação muito grande no que diz respeito aos recebimentos de recursos em bancos. Continuamos junto à administração dando a nossa parcela de contribuição”, frisou. Para o dia das mães, segundo Messias, a expectativa é positiva. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele reiterou a importância do distanciamento social e do uso da máscara a fim de que a cidade possa continuar vivendo certa tranquilidade diante da pandemia. “Peço a todos que façam uso da máscara. Pensou em sair de casa, saia com a máscara. Você vai estar se protegendo e protegendo o próximo. Nos locais públicos, também façam o distanciamento. Espero que tudo volte à normalidade o mais rápido possível”, alertou.
Aumentou o número de ocorrências criminais na regional de Brumado após as flexibilizações promovidas em municípios de toda microrregião. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, disse que o aumento nos índices da criminalidade se deve às liberações feitas em presídios e em casas de acolhimento de menores. “Pessoas ligadas ao crime, sejam furtos, assaltos e até de homicídios, que estavam encarceradas estão soltas. A tendência é um aumento da criminalidade. Estamos vigilantes, intensificando as nossas operações, e vamos tentar minimizar as ações dos meliantes”, assegurou. O Major exaltou a parceria da Polícia Militar com a Polícia Civil, que estão trabalhando juntas para elucidação dos crimes. “Tivemos até o momento três atentados, um na Baraúnas, um na Virgílio Ataíde e um no Bairro Dr. Juracy. Graças não houve vítimas em nenhum deles. Estamos trabalhando juntos para identificar os autores e fazer a condução dos mesmos”, frisou.
Após uma semana da reabertura do comércio, em Brumado, os números de Covid-19, o novo coronavírus são animadores. A preocupação que antes se existia para o funcionamento das empresas, hoje está fora do script da equipe de saúde do município. Isso porque, a população da cidade tem contribuído para evitar a disseminação da doença. Os moradores têm saído de casa apenas quando é necessário e cerca de 90% estão utilizando máscaras, além de manter a higienização recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No comércio em geral, todas as determinações solicitadas pela prefeitura de Brumado estão sendo cumpridas com muito rigor e evitando aglomerações. Em boletim epidemiológico divulgado neste domingo (03) pela secretaria de saúde, já chegou a 90, o número de casos descartados do vírus. 642 pessoas foram notificadas com suspeita da doença. O município tem oito casos confirmados, mas segundo o boletim, todos já estão curados. Dez pessoas ainda estão aguardando resultado dos exames. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.
Um homem de 45 anos, identificado como Leonardo David Costa Sepúlveda, foi encontrado morto neste domingo (03) em sua residência, localizada no Bairro da Estação, em Caculé, a 100 km de Brumado. Na última terça-feira (28) o nome Leonardo ganhou destaque por ter sido, supostamente, agredido por seguranças da Caixa Econômica (CEF) enquanto aguardava na fila para sacar o auxílio emergencial (veja aqui). Segundo a família, o corpo de Leonardo foi encontrado na cama, sem sinais aparentes de agressão ou ferimentos (exceto os causado pelo incidente). De acordo com o Informe Cidade, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a perícia no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) na cidade de Guanambi. Uma autópsia deverá ser realizada para atestar a causa da morte. A família não descarta que a causa morte possa ter relação com as agressões sofridas na última semana, mas prefere não fazer afirmações. “Agora a gente tem que fazer a perícia pra saber de verdade o que foi que aconteceu. Se foi alguma sequela ou algo que ele sentiu de repente”, diz um irmão de Leonardo.
Estudantes do ensino médio da cidade de Santo Antônio de Jesus desenvolveram um projeto que relaciona saúde, meio ambiente e tecnologia. O grupo criou um tênis capaz de gerar energia elétrica. Intitulado EletroTênis, o calçado produz energia limpa enquanto o usuário pisa no chão. De acordo com o G1, O trabalho surgiu em uma feira de ciências do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, no município. A energia é produzida em um circuito montado no calçado que é suficiente para acender dispositivos com LED. A energia do EletroTênis é limpa e pode ser utilizada de várias maneiras, inclusive com armazenamento ou para carregar um celular imediatamente via entrada USB, explica o professor de física e orientador do projeto, Oziel Silva. O circuito de energia funciona por meio de um sistema de pastilhas piezoeléctricas acopladas no tênis, que geram energia quando são apertadas ou pressionadas. Oziel avalia ainda que o trabalho funciona como esperado e passa por modificações para ser aprimorado. Os alunos Cauan Sampaio, Gustavo Pereira, Luis Fernando, Matheus Cabral e Zidane Victor, foram, recentemente, selecionados para participar da feira de ciências de Porto Alegre.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, neste domingo (03), que foi registrada, na noite do último sábado (02), a quarta morte por coronavírus em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A vítima da doença é do sexo masculino, 43 anos e não possuía comorbidade. O paciente veio de São Paulo com sintomas da doença e estava internado desde o dia 17 de abril, realizou a coleta no dia 19 e, em 21 de abril, o resultado deu positivo para Covid-19. Ele era morador do bairro Boa Vista. Os outros três óbitos de pacientes confirmados para coronavírus na cidade foram: um homem de 69 anos, que faleceu no dia 13 de abril; um senhor de 76 anos, que faleceu dia 23 de abril, e uma mulher de 62 anos, que faleceu em 26 de abril. Essas três vítimas possuíam comorbidades (quando duas ou mais doenças estão relacionadas). O Governo Municipal lamenta mais essa morte e reforça a necessidade de que a população adote medidas rígidas de segurança: lavar as mãos com frequência, higienizar objetos e evitar sair de casa. Se for extremamente necessário sair, é obrigatório o uso de máscara.
Onze pacientes aguardam resultados de Covid-19, o novo coronavírus, na cidade de Brumado. Os dados foram divulgados em boletim epidemiológico neste sábado (02) pela secretaria municipal de saúde (Sesau). De acordo com a secretaria de saúde, 87 pacientes já testaram negativo para a doença. 640 pessoas foram notificadas com suspeita do vírus na capital do minério. O município tem oito casos confirmados, mas segundo o boletim, todos já estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.
O pai identificado como Galdino de Souza Carvalho, 34 anos, que incendiou a residência que provocou a morte de seus três filhos, na última sexta-feira (01), na Fazenda Mato Grosso, zona rural de Pindaí, a 174 km de Brumado, morreu neste sábado (02), no Hospital Geral de Guanambi (HGG). O tenente coronel Arthur Mascarenhas, do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Guanambi, informou ao site Achei Sudoeste que a motivação do crime pode ter sido uma discussão de Galdino com sua ex-mulher e mãe das crianças. Os três filhos identificados como Andressa Pereira Carvalho, 5 anos, como João Augusto Pereira Carvalho, de 1 ano e 8 meses e Maicon Pereira Carvalho, de 9 anos morreram na sexta. A polícia informou que o pai se trancou na casa com os filhos e ateou fogo no imóvel. O caso é investigado pela polícia civil de Pindaí.
Uma casa pegou fogo na tarde deste sábado (02), no residencial Brisas 3, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o incêndio teve início por volta das 16h. Os vizinhos do imóvel, ao perceberem o incêndio utilizaram uma mangueira de água, na tentativa de conter as chamas. Apesar do esforço, eles não obtiveram êxito. O fogo atingiu o primeiro andar da residência. Ninguém se feriu. De acordo com moradores do local, dois homens em uma motocicleta teriam adentrado na casa e ateado fogo. Uma mulher e dois filhos moram no local, mas no momento do crime, eles não estavam em casa. O imóvel foi interditado, tendo em vista algumas paredes apresentavam rachaduras. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. A polícia civil já iniciou as investigações.
O policial militar Derval Ivo Neto, o Kaká, 47 anos, foi encontrado morto na comunidade do Juá, zona rural de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, na manha deste sábado (02). De acordo com a polícia, o corpo de Kaká foi localizado com um tiro na cabeça. Ele estava fardado. No local, os militares que atendaram a ocorrência, ainda encontrou a arma de uso do PM. Um áudio compartilhado nas redes sociais, o policial narra uma suposta insatisfação com sua remoção para Bom Jesus da Lapa. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez o levantamento cadavérico. O corpo de Derval foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Barreiras. Neto trabalhada na 38ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM) de Bom Jesus da Lapa.
Um homem foi encontrado morto, na Barragem do Rio do Antônio, em Brumado, na manhã deste sábado (02). Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) recebeu a informação e o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) confirmou a veracidade. O corpo do homem estava boiando no local. De acordo com a PM, a vítima estava desaparecido desde a última sexta-feira (01). O Peto isolou o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o levantamento cadavérico. O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A polícia civil já instaurou um inquérito para investigar o caso.
Um homem ateou fogo em casa com três filhos na comunidade de Mato Grosso, zona rural da cidade de Pindaí, a 174 km de Brumado. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, o acusado de cometer o crime, Galdino Souza de Carvalho, teria discutido com a ex-mulher e ateou fogo na residência. Uma das crianças, de um ano e oito meses, morreu carbonizada. Outros dois filhos, de 5 e 9 anos, tiveram 80% dos corpos queimados. De acordo com o tenente coronel Arthur Mascarenhas, do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), as crianças estão internadas no Hospital Geral de Guanambi (HGG). Elas estão intubadas na unidade de saúde. As crianças já estão reguladas e aguardam transferência. O acusado do crime, também foi atingido pelas chamas e está em estado grave. A polícia investiga o caso.
A secretaria de saúde (Sesau) divulgou na noite desta sexta-feira (01) um novo boletim epidemiológico de Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado. De acordo com a publicação, mais onze pacientes testaram negativo para a doença e o número de casos descartados chegou a 85. De acordo com a Sesau, chegou a 639 notificações suspeitas do vírus na cidade. 13 pessoas aguardam resultado. O município tem oito casos confirmados, mas segundo o boletim, todos já estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.
Um veículo invadiu um estabelecimento comercial, na manhã desta sexta-feira (01), na Avenida 15 de novembro, na cidade de Cordeiros, a 124 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o motorista do veículo informou a polícia que estava estacionando o veículo, quando errou o pedal, acelerando o veículo ao invés de freia-lo, momento em que chocou-se com o estabelecimento comercial.
A ocorrência foi atendida pela 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Apesar do susto, ninguém se feriu. De acordo com a PM, as partes entraram em acordo quantos aos prejuízos materiais e a situação foi resolvida no local.
O Governo de Caculé, através da secretaria municipal de saúde, divulgou, na noite da última quarta-feira (30), mais um boletim epidemiológico do covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a publicação, a cidade zerou o número de casos suspeitos da doença. Até o momento, nenhum paciente testou positivo para o vírus. O boletim aponta que, dos seis casos tidos como suspeitos, desde o início da pandemia, todos testaram negativos.
No momento não há nenhum caso sob suspeita e nenhum caso aguardando resultado, mas 52 pessoas estão sendo monitoradas. “Seguimos com nossas barreiras sanitárias no intuito de monitorar quem entra na cidade. Se puder, fique em casa! Ao sair, use máscara! A prevenção continua sendo o melhor remédio”, disse a secretaria de saúde.
Uma campanha para manter o distanciamento social entre a população nas filas de bancos e correspondentes bancários foi lançada na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Intitulada de “Cada um no seu quadrado”, a campanha visa garantir o distanciamento, de pelo menos, um metro e meio, entre uma pessoa e outra no município. Com as demarcações no chão, os moradores de Rio de Contas, cumprem o distanciamento determinado por especialista e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), contra o Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, máscaras de tecidos e uma cartilha de orientações estão sendo entregues, destacando a importância de seguir, à risca, os protocolos de segurança preconizados pelas autoridades, a fim de barrar a propagação do novo coronavírus.
Mais de 100 agências da Caixa Econômica Federal (CEF) irão abrir no sábado (2), dentre elas as de Brumado, Barra da Estiva, Barra da Estiva, Caculé, Caetité, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Livramento de Nossa Senhora, Riacho de Santana e Vitória da Conquista, para atender aos beneficiários nascidos de janeiro a outubro que recebem o Auxílio Emergencial pela Poupança Social Digital e optaram por realizar o saque em espécie. As unidades irão funcionar das 8h às 14h, em 80 municípios baianos. Em nota, a Caixa informou que a abertura no sábado permitirá a antecipação do calendário do saque em espécie, contribuindo para o escalonamento no atendimento a quem recebe o auxílio. A data para os nascidos em novembro e dezembro está mantida na terça-feira (5).
Uma pesquisa da Rede CoVida, ligada à Fiocruz Bahia, aponta que o estado deve ter cerca de 4,7 mil casos confirmados de coronavírus no dia 4 de maio. Atualmente, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab) no início da tarde desta quinta-feira (30), são 2.851 pessoas diagnosticadas com a doença. O número de óbitos, que hoje é de 104, poderá passar para 125, podendo atingir 187 óbitos. “No boletim apresentamos uma sessão em que se consegue ver um pequeno cenário sobre o afrouxamento das medidas de isolamento social para as pessoas assintomáticas, que são as pessoas que não apresentam sintomas", explicou Juliane Oliveira, que é doutora em matemática, pesquisadora pós-doutoranda do Cidacs/Fiocruz Bahia e uma das coordenadoras do grupo de modelagem matemática da Rede CoVida. "Nesse cenário, dentre vários que podemos apresentar, mostramos o que pode acontecer se a gente confiar em afrouxar esse isolamento social para as pessoas assintomáticas. No boletim é possível ver os efeitos desse afrouxamento nos números de casos totais, mortes, internações e UTI”, completa. De acordo com o G1, os boletins são produzidos semanalmente desde o início de abril. A última versão leva em conta os números obtidos até o último dia 26, e está disponível on-line e aponta outras projeções. Segundo a publicação, em caso de relaxamento das medidas restritivas contra a Covid-19, em benefício de pessoas assintomáticas, a Bahia teria um aumento de 50% na taxa de transmissão deste grupo.
Em novo decreto, a prefeitura de Brumado flexibilizou a realização de cultos e celebrações nas entidades religiosas da cidade (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Clóvis Flagra, presidente da Ordem de Ministros e Pastores Eclesiásticos de Brumado (Omesb), disse que a diretoria da entidade contou com a sensibilidade do prefeito para chegarem a um acordo. “Tivemos êxito na nossa reunião, abrindo assim a concessão de estarmos com os nossos templos abertos, com as observações baseadas nos decretos e com todos os cuidados que os líderes terão com seus fiéis”, frisou. Em caráter experimental, os cultos serão realizados em dois dias na semana, com número reduzido de fiéis, de acordo com a capacidade de cada templo. Também deverá ser respeitada a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas presentes em cada celebração, bem como o uso de máscara e álcool gel. Flagra adiantou que, no próximo domingo, os templos já estarão com as portas abertas. “Com fé em Deus, ocorrerá tudo dentro da normalidade”, afirmou.
Uma mulher de 47 anos, moradora do bairro Guarani, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, morreu na terça-feira (28), vítima de dengue hemorrágica. Conforme a Secretaria de Saúde, é a segunda morte pela doença na cidade no mês de abril. Segundo informações da SMS, no dia 25 de abril, a paciente, que não teve a identidade revelada, foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), apresentando sintomas de dengue clássica sem presenças de sinais de alarme. Foi coletado hemograma e ela foi orientada a voltar para casa, manter hidratação e retornar caso os sintomas piorassem. De acordo com o órgão, na noite de segunda-feira (27), ela deu entrada em outra unidade hospitalar privada, que possui convênio com a Prefeitura, com exames laboratoriais positivos para dengue e apresentava sinais de agravamento com dor abdominal intensa, plaquetopenia (com risco aumentado para sangramento) e hipotermia. O quadro da paciente evoluiu para dengue grave hemorrágica e ela veio a falecer por choque hipovolêmico na madrugada de quarta-feira.
O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta quinta-feira, 30, pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O parlamentar é acusado de ter recebido 65 milhões de reais em propinas de duas grandes construtoras quando exercia o cargo de senador e governador de Minas Gerais. De acordo com o a Veja, a denúncia feita pela PGR ao Supremo Tribunal Federal (STF) aponta que o deputado federal recebeu 30 milhões de reais da Odebrecht e 35 milhões de reais da Andrade Gutierrez em vantagens indevidas. Em troca, beneficiou essas companhias em obras de infraestrutura como o projeto do Rio Madeira e as usinas hidrelétricas de Santos Antônio e Jirau. De acordo com a acusação, Aécio camuflou o recebimento de propinas por meio de um complexo esquema que envolvia uma contabilidade paralela, entrega de recursos por meio de doleiros e transportadoras, uma empresa sediada no exterior, além de pessoas intermediárias responsáveis por ocultar o dinheiro de origem ilícita. Entre os envolvidos no esquema, estão Dimas Toledo, ex-diretor de Furnas, e o empresário Alexandre Accioly, que também foram denunciados pela PGR. A investigação iniciou a partir de delações premiadas de executivos da Odebrecht — que acusaram o deputado mineiro de fazer parte de um esquema de corrupção. Ao longo das apurações, foram doleiros, que confirmaram o repasse de propinas. “As provas coligidas na investigac?ão demonstraram a existencia de um pernicioso e perene esquema de troca de favores, cujo epicentro é Aécio Neves, configurando um sistema institucionalizado de corrupção”, escreve a subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araújo. Agora, o Supremo Tribunal Federal irá avaliar se aceita a denúncia da PGR contra Aécio Neves. O deputado já é réu em outro caso em que é acusado de receber 2 milhões de reais em propina da JBS. O parlamentar foi gravado pelo dono da companhia, Joesley Batista, negociando pagamentos de valores.
Por volta de 9h da última quarta-feira (29), policiais da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) receberam informações de uma possível morte acidental provocada por descarga elétrica no Povoado da Extrema, zona rural de Caraíbas, a 87 km de Brumado. No local, os policiais encontraram um homem caído, próximo a uma bomba d'água junto à aguada, utilizada para irrigação da plantação. Trata-se de um lavrador de 42 anos de idade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima apresentava queimaduras nas pontas dos dedos, sugerindo que havia tomado uma forte descarga elétrica. O local foi isolado e a guarnição acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realização dos procedimentos legais e de remoção do corpo. Segundo populares, lavradores da localidade costumam realizar manutenção nas bombas d'água instaladas, algumas sem observância das normas de segurança.
Um homem foi preso após ser flagrado com cerca de 9 kg de cocaína escondidos no tanque de combustível do carro que dirigia na BR-116, em Jequié, no sudoeste da Bahia, na quinta-feira (30). Ele também transportava 150 g de maconha na porta do veículo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o flagrante aconteceu durante uma fiscalização no Km 677. Durante a abordagem, o motorista apresentou informações desencontradas, principalmente em relação ao motivo da viagem e o local de destino. Após uma vistoria, os policiais encontraram as drogas escondidas no veículo. Questionado, o condutor disse que pegou os entorpecentes no estado de São Paulo e pretendia seguir viagem até Juazeiro, no norte da Bahia. O homem, de identidade não revelada, foi levado com o material apreendido para a Delegacia de Polícia Judiciária local e apresentado à autoridade policial. Ele responderá pelo crime de tráfico de drogas.