O prefeito de Ibicoara, Haroldo Aguiar (PTB), é alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público estadual após ele promover eventos e provocar aglomerações na cidade. Na ação, a promotora de Justiça Maria Salete Jued Moysés solicita à Justiça concessão de medida liminar que obrigue o gestor municipal a não incitar, organizar, realizar e/ ou participar de qualquer tipo de manifestação em espaços públicos ou privados, com a presença de pessoas e a formação de aglomeração enquanto durar a pandemia do coronavírus e estiverem vigentes as normas federais, estaduais e municipais de distanciamento social. Devem ser incluídas na proibição as passeatas, carreatas e manifestações públicas presenciais de qualquer gênero, destaca a promotora. Segundo Maria Salete, diversas notícias chegaram à Promotoria de Justiça sobre a realização de eventos e encontros, com aglomeração de pessoas que, em sua maioria, não usam quaisquer equipamentos de proteção individual. Tal situação, salienta ela, coloca e em risco, de forma difusa, toda a coletividade no enfrentamento da pandemia do coronavírus, na medida que a autoridade municipal descumpre e ainda incentiva o descumprimento das regras gerais ditadas por todos os órgãos envolvidos no combate à Covid-19. “O comportamento do prefeito em incitar aglomeração de pessoas fere cabalmente o decreto expedido por ele mesmo, de maneira que, de nenhum modo, é justificável que estes representantes do povo estejam diretamente ligados à realização de perigosas aglomerações, contrariando os decretos, sejam estes de âmbito estadual e/ou municipal, e o próprio bom senso, ante a pandemia vivenciada, buscando unicamente a promoção pessoal”, complementa. O Ministério Público tomou conhecimento da maratona de eventos do prefeito após os seus acontecimentos e, segundo a promotora de Justiça, não houve tempo hábil para a adoção de providências relacionadas ao seu impedimento. Em contrapartida, o MP editou Recomendação no último dia 20 e orientou ao Município de Ibicoara que suspendesse todos os eventos públicos de que participem mais de cinco pessoas em ambientes fechados ou dez em ambientes abertos. Além disso, que suspendesse viagens de servidores municipais, a serviço, pelo período de 30 dias, ressalvadas situações de extrema urgência; e não autorizasse, permitisse ou promovesse a realização de eventos, encontros, qualquer tipo de festividade, públicos ou privados, que gerassem aglomeração de pessoas. No entanto, nos últimos dias 22 e 23, mais uma vez o prefeito promoveu evento com finalidades eleitorais, afirma a promotora, destacando que ele “desprezou o sacrifício que está sendo feito pelo restante da sociedade civil, que tem aderido à restrição de vários direitos, em nome do bem comum na proteção do direito à vida e à saúde”.
Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
A cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado tem registrado um aumento no número de infectados pelo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira (26), mais 7 casos foram notificados, totalizando 329 confirmados. 238 pacientes estão recuperados, 82 continuam ativos e houve 1 óbito. Segundo informou o radialista Vilson Nunes ao site Achei Sudoeste, a estimativa é de que esse número aumente nos próximos dias, tendo em vista a quantidade de pessoas aguardando resultado. Em contrapartida, a vizinha cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, iniciou o processo de flexibilização de funcionamento do comércio, visto que o avanço da doença está sob controle no município. O decreto com as regras para a reabertura de bares e restaurantes foi publicado pela prefeitura no Diário Oficial de terça-feira (25). No documento, o prefeito frisou que o município se encontra estável no que se refere ao estado epidemiológico de evolução da Covid-19. Atualmente, a cidade possui 104 casos confirmados, sendo 78 curados, 22 ativos e 4 óbitos.
Na quarta-feira (26), o Midtjylland foi até Razgrad na Bulgária, para enfrentar o Ludogorets, em partida válida pela 2ª etapa dos playoffs da Champions League. A partida, que estava repleta de brasileiros, valia o direito de continuar sonhando com a classificação para a fase de grupos da maior competição de clubes do planeta. E após dominar todo o primeiro tempo, e boa parte do segundo, o Midtjylland só veio fazer o gol da classificação aos 33 do segundo tempo, com Júnior Brumado, que começou no banco e só entrou na partida aos 20 minutos da segunda etapa. De acordo com Planeta Brazuka, o Midtjylland aguarda agora o sorteio da Union of European Football Associations (UEFA) no dia 31 de agosto para saber quem será o seu próximo adversário. O atacante tem somente 21 anos, e foi revelado pelo Bahia. Ele chegou ao tricolor em 2013, para atuar na base, e subiu para o profissional do clube baiano em 2017. No ano passado, foi negociado com o Midtjylland por 2,25 milhões de euros, de acordo com o Transfermarket, e está voltando de um período de empréstimo ao Silkeborg, onde em 26 jogos no campeonato dinamarquês, marcou 2 gols e deu uma assistência.
Um homem de 39 anos, identificado como Valdir de Jesus Costa, morreu na noite da última quarta-feira (26), no KM 430 da BA-262, em Brumado, após a motocicleta que pilotava colidir contra um caminhão. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acidente aconteceu por volta das 20h. Devido ao impacto da colisão, Valdir morreu na hora. O óbito foi constatado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local e registrou a ocorrência. Por conta do acidente, o trecho ficou parcialmente interditado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local do acidente. O corpo de Costa foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil já inquérito e apura a causa do acidente.
Brumado é a cidade que registra o maior número de casos do novo coronavírus na região do Sertão Produtivo da Bahia. De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira (26), o município possui 821 casos confirmados, sendo 91 ativos, 721 recuperados, 6 internações e 9 óbitos. Guanambi, a cidade de maior população da regional, contabiliza 329 casos confirmados, 82 ativos, 246 recuperados e 1 óbito. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, mesmo com os altos números, Brumado mantém o comércio aberto. Na última semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) comandou mais uma reunião da comissão de enfrentamento a Covid-19. Na oportunidade, com a presença de proprietários de bares, onde cobrou dos mesmos o controle de aglomerações nos estabelecimentos, dando o prazo até a sexta-feira (28), para avaliar os índices, caso não haja redução nos registros de novos casos, o prefeito deverá engrossar as restrições aos bares e outros seguimentos na cidade.
O número de trabalhadores associados a sindicatos trabalhistas teve queda de 21,7% desde a reforma trabalhista, ocorrida em 2017. Isso corresponde a um contingente de, aproximadamente, 2,9 milhões de profissionais que, em três anos, cancelaram a adesão à respectiva entidade de classe. É o que apontam os dados divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o G1, a reforma trabalhista foi aprovada em julho de 2017. Até então, todos os trabalhadores, sindicalizados ou não, eram obrigados a pagar, uma vez por ano, uma contribuição ao sindicato de sua respectiva categoria profissional. Com a mudança legislativa, tal obrigatoriedade foi derrubada. A queda no número de sindicalizados já vinha ocorrendo desde 2014, mas foi em 2018 que ela ocorreu de modo mais expressivo – 1,5 milhão de trabalhadores cancelaram a adesão ao sindicato naquele ano. Em 2017, quando ocorreu a reforma trabalhista, houve redução de 432 mil sindicalizados no país. “Tudo leva a crer que [a queda do número de sindicalizados] se acentuou com a reforma trabalhista”, avaliou a gerente da pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy.
Nesta quarta-feira, 26 de agosto, o município de Brumado registra 821 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 22,68% do total de 3620 notificações. Entre os diagnósticos: 6 internações, 9 óbitos, 91 pacientes em tratamento e 721 recuperados. No momento, 94 ainda aguardam resultado laboratorial e 1328 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
A Justiça trabalhista determinou o arrombamento e troca de fechadura de um imóvel em Salvador de propriedade do ex-jogador de futebol Edilson da Silva Ferreira, mais conhecido como Edilson "Capetinha". A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5ª Região). O G1 tentou falar por telefone com o ex-jogador e com a defesa dele, mas até a última atualização desta reportagem, não havia conseguido contato. O mandado de arrombamento foi expedido no dia 13 de agosto, conforme registrado na movimentação processual. Ainda segundo informações que constam no sistema do TRT, o cumprimento da ordem judicial ocorreu no dia 18 de agosto, em imóvel do bairro do Horto Florestal, área nobre de Salvador. Conforme descrito na decisão, os bens que fossem encontrados no imóvel ficam sob guarda e depósito da Justiça pelo prazo de 30 dias. Não há detalhes sobre como este imóvel será utilizado no processo e nem se há a possibilidade de ser leiloado. Edilson responde a processos trabalhistas desde 2012, referentes às seguintes empresas as quais ele é sócio: Ed Dez Eventos Promoções e Produções Artísticas; Estação Ed Dez Empreendimentos Artísticos; e Bloco Carnavalesco Broder.
Na última terça-feira (25), o Município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, confirmou o primeiro óbito por Covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, no boletim epidemiológico emitido no início da noite. Trata-se de uma mulher de 77 anos, que possuía comorbidades. Ela deu entrada no Hospital Municipal e Maternidade Amália Coutinho com os sintomas. O município tem 66 casos confirmados da doença. Destes, 50 estão curados.
Pesquisa coordenada pelo Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica (Icict), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revela alterações de comportamento na população brasileira. Segundo o estudo 34% dos fumantes brasileiros declararam ter aumentado o número de cigarros fumados durante a pandemia do coronavírus. Este crescimento, ainda de acordo com o estudo, está associado à deterioração da saúde mental dos tabagistas, com piora de quadros de depressão, ansiedade e insônia. A pesquisa aponta que o aumento no consumo foi ainda maior entre aqueles que também afirmaram ter piora no sono (45,5%) e agravamento de sentimentos de solidão (39,6%), tristeza (46,3%) e nervosismo (43,3%).
Cinco pessoas suspeitas de tráfico de drogas e homicídios foram presas em Condeúba, a 107 km de Brumado, durante uma operação policial, na segunda-feira (24). Na ação, mais de 300 pés de maconha foram apreendidos. As informações são do G1. De acordo com a polícia, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão na terceira fase da operação “Condeúba em paz”. Um homem apontado com chefe de um grupo criminoso que atua com tráfico de droga e homicídios foi preso. O nome dele não foi divulgado. A polícia informou que o homem é suspeito de matar um ex-diretor de tributos da Prefeitura de Condeúba e planejava, atualmente, matar um investigador da Polícia Civil. Com ele, foram apreendidos revólver, munições e maconha. Um outro homem foi preso em flagrante, na zona rural do município, por cultivar os mais de 300 pés de maconha. A identidade dele também não foi divulgada. Segundo a polícia, um terceiro homem, autor de roubo e furtos e que é foragido da Justiça de São Paulo, também foi preso na ação. Ainda foram presos dois suspeitos de receptação de carros e motos roubadas. Eles foram flagrados com cinco carros e duas motos. Todos os presos na ação foram levados para a Delegacia de Condeúba e estão à disposição da Justiça.
Pernambuco confirmou, na tarde desta terça-feira (25), a primeira morte de criança com síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica e que teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus. A informação foi dada pelo secretário Estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa transmitida pela internet. O menino que foi a óbito tinha 11 anos e morava no Recife. Entre os sintomas da síndrome, estão febre persistente acompanhada de um conjunto de manifestações, como pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, entre outros sinais. De acordo com o Correio, o secretário ainda informou que Pernambuco tem nove casos notificados. Entre eles, estão o óbito, sete crianças que tiveram alta hospitalar e uma que permanece internada em leito de enfermaria. No dia 6 de agosto, o Estado divulgou os dois primeiros casos da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica em decorrência da covid-19.
Um jovem de 20 anos e um comparsa foram presos na terça-feira (25), suspeitos de sequestrar a ex-namorada de um deles, que tem 13 anos, na cidade de Caetanos, a 100 km de Brumado. Segundo familiares da vítima, ela foi tirada de casa e passou quase 24 horas com os suspeitos. A família acredita que o sequestro aconteceu por causa do fim do relacionamento dos dois, que durou cerca de um ano e meio. De acordo com o G1, a adolescente está bem fisicamente, mas abalada. De acordo com a polícia, o caso começou por volta das 15h30 de segunda-feira, no distrito de Riachão das Vargens, em Caetanos. A família da adolescente contou à polícia que o ex-namorado dela, identificado como Aílson Silva Souza, de 20 anos, e o comparsa, Fabrício Rebouças, foram até a casa da garota, onde ela estava com a tia. Conforme a polícia, a tia contou que tentou impedir o sequestro, mas o jovem estava armado, empurrou ela no chão e a dupla levou a adolescente em uma motocicleta. Durante a madrugada desta terça, equipes da Polícia Militar e Civil prenderam Fabrício Rebouças junto com a motocicleta. A polícia informou que Aílson Souza foi preso por volta das 12h30, com a vítima, no distrito de Gaviões, que fica na zona rural do município.
Após uma parceria entre a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e o Sest/Senat, Brumado passa a ter 100% da sua frota de taxistas capacitada. As aulas à distância da última turma foram iniciadas nesta terça-feira (25). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente João Paulo disse que a sensação é de orgulho e dever cumprido. “Hoje, iniciamos a conclusão da totalidade do curso de capacitação dos taxistas da região. Brumado terá 100% de seus taxistas com curso de qualificação na área. Isso é muito importante”, pontuou. Segundo ele, hoje, dispõe de uma das melhores frotas de taxistas do sudoeste baiano. Representando a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o Capitão Mota ressaltou que toda capacitação que envolve condutores é de extrema importância para garantir a segurança no trânsito. “O cidadão e a sociedade só têm a ganhar. Nós que trabalhamos com o trânsito nas rodovias também temos a ganhar, porque teremos motoristas mais qualificados. Espero que isso reflita na redução dos acidentes nas estradas”, resumiu.
Com o início das aulas online para o ensino público no Piauí, muitos alunos tiveram que adaptar sua rotina para acompanhar o ano letivo. O estudante José Caique, 13 anos, que faz o 7º ano do ensino fundamental, mudou o seu cantinho de estudos, que antes era um cômodo da casa, para uma barraca de palha no meio da mata, único lugar com internet acessível na zona rural de Olho D'Água, cidade a 95 km de Teresina. Por mais inusitada que pareça, a ideia de Francisco Sobral incentivou o filho a continuar estudando. As aulas do garoto acontecem online entre 13h e 15h e o único lugar na Localidade Pé da Serra onde a internet é o bastante para uma aceitar uma chamada de vídeo fica a 500m de casa, no meio da mata. De bicicleta, antes das 13h, Caique pedala até o local onde o pai fez a "construção" para abrigar o filho do sol e do calor. “Ele é um guerreiro. Eu não consegui estudar, tive quer ir para roça. Ele se esforça muito”, declarou o pai. De acordo com o G1, a preocupação sobre os estudos do filho começou no início de agosto. A mãe Benedita Pereira recebeu um comunicado da escola informando que as aulas presenciais não seriam retomadas. “Vai ter que ser online, mas não tenho celular moderno com internet”, lembrou.
O primeiro final de semana após reabertura dos bares, lanchonetes e similares em Igaporã, a 149 km de Brumado, foi marcado por intenso movimento, aglomeração e inobservância às medidas de segurança determinadas pela prefeitura. De acordo com o Oxente Bahia, ainda que os comerciantes tenham observado ao máximo as orientações das autoridades competentes, como estímulo à higiene das mãos e distanciamento na disposição das mesas, a população fez pouco caso. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram pessoas em grandes rodas de conversa, sem a distância necessária e negligenciando as orientações básicas de segurança. Populares também denunciaram a ocorrência de festas particulares ao longo da noite do domingo (23), em uma casa abandonada no Bairro Alto da Varginha. Segundo a denúncia, um público aparentemente jovem se reuniu supostamente para beber. Outros registros quanto a realização de festas e eventos particulares, em meio à pandemia, vêm sendo observados há vários dias.
O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) foi condenado pela 14ª vez na Lava Jato, agora a 11 anos e 10 meses de prisão. Desta vez, na Operação C'est Fini — que significa “É o fim”, em francês, em alusão à Farra dos Guardanapos. A pena de Sérgio Cabral ultrapassa 294 anos. De acordo com o G1, a Farra dos Guardanapos foi como ficou conhecido um jantar em Paris do qual participaram ex-secretários do Rio, empresários e o ex-governador Sérgio Cabral. Em fotos tiradas durante o jantar, eles usavam guardanapos na cabeça. O empresário George Sadala, o ex-secretário de Governo Wilson Carlos e o operador financeiro Luiz Carlos Bezerra também foram condenados nesse processo. Sadala é um dos empresários que aparece na foto da “Farra dos Guardanapos” e era sócio de empresas que administrava o serviço Rio Poupa Tempo. Ele também era representante de um banco que fazia empréstimos consignados para servidores públicos.
Nesse dia 25 de agosto, é celebrado o Dia do Soldado e, em Brumado, o Tiro de Guerra (TG) preparou uma celebração simbólica para a data. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Edmundo lamentou que, neste ano, em virtude da pandemia, o pátio do TG não pode ser abrilhantado com um evento grandioso, com a presença dos recrutas e de suas famílias. O Subtenente também falou a respeito do orgulho de ser soldado. “Do general mais antigo dentro do Exército ao soldado mais recruta, nós ombreamos lado a lado está farda e nos orgulhamos de ser soldados. Nós passamos bons exemplos para as crianças, os futuros jovens. Quero dizer que se sintam orgulhosos de envergarem essa farda verde oliva”, destacou. Para garantir a segurança dos recrutas, o quadro de instruções do Tiro de Guerra foi reduzido - de 15 a 20 soldados por dia nas salas e, no pátio, no máximo, 30.
Um turista francês foi encontrado morto e outra foi resgatada com vida, após terem desaparecido em uma trilha da cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina, uma das principais regiões turísticas da Bahia. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, responsável pelo resgate do corpo, que ocorreu na segunda-feira (24). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem e a mulher desapareceram no sábado (22), em trilha do parque Riachinho. O casal estava na região há cerca de seis meses e teria sido orientado, inicialmente, por um guia, que conduziu eles até determinado ponto da trilha. Depois, o casal seguiu sozinho. Informações iniciais apontam que as vítimas caíram de uma parte alta da trilha. Como demoraram para aparecer, o guia então acionou ajuda e, com outros guias, conseguiu encontrar a mulher ainda no sábado. Ela foi levada para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, que fica a cerca de 36 km de Palmeiras. Ela está bem, mas segue internada e com previsão de transferência para Salvador. O homem foi encontrado na segunda-feira, sem vida. Equipes do 11° Grupamento de Bombeiros Militar (11°GBM/Itaberaba) e do 2° SGBM/Lençóis resgataram o corpo do turista. Guias da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACVVC) também participaram da operação. De acordo com o G1, o corpo do homem foi encaminhado para uma unidade do Departamento de Polícia Técnica e entregue à Polícia Civil para os procedimentos legais. Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Palmeiras lamentou a morte do turista. Informou ainda que os parques da região estão fechados, devido ao isolamento social necessário diante da pandemia do novo coronavírus. Segundo a pasta, os turistas invadiram o parque Riachinho, onde ocorreu o acidente.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em sessão realizada por meio eletrônico, julgou parcialmente procedente denúncia formulada contra o presidente da Câmara Municipal de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (DEM), em razão da contratação irregular da empresa “Kayros Tecnologia, Contabilidade, Auditoria, Eventos e Cursos Ltda”, no exercício de 2020. O relator do processo, conselheiro substituto Cláudio Ventin, multou o gestor em R$1 mil. O contrato tinha por objeto a prestação de serviços especializados para capacitação, treinamento e aperfeiçoamento de servidores envolvidos nas áreas de licitação e contratos administrativos, controle interno e processo e técnica legislativa municipal, no valor total de R$124.000,00. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, a realização de pagamento antecipado de R$62 mil sem a efetiva prestação dos serviços e o cancelamento da contratação sem qualquer “determinação quanto à eventual restituição dos valores indevidamente pagos à contratada”, se caracteriza como uma irregularidade. Em sua defesa, o gestor reconheceu a antecipação de 50% dos valores contratados, indicando ainda que a prática vem sendo adotada em processos semelhantes há muito tempo, em gestões anteriores. Todavia, de acordo com relator, isso não traz legalidade ao ato. O relator destacou que o pagamento pelo Poder Público só deve ocorrer após o cumprimento pelo contratado da sua obrigação, sendo o pagamento antecipado uma exceção prevista no art. 40 da Lei nº 8.666/93, que visa ampliar a competitividade. Todavia, não foram apresentados documentos que indiquem benefício econômico para a Câmara Municipal, em decorrência da antecipação de valores, tampouco a existência de garantias pela empresa contratada, de modo a prevenir o risco de prejuízos para a Administração. Apesar de ter sido verificada a rescisão do contrato e a devolução integral do valor antecipado à empresa contratada, a relatoria verificou que tal fato decorreu, tão somente, em virtude da impossibilidade de realização de cursos, por conta da pandemia da Covid-19, como ressaltado pelo gestor, não descaracterizando a irregularidade identificada. Cabe recurso da decisão.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo foi denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro pela força-tarefa da Operação Lava Jato por recebimento de propina enquanto era senador e presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras. Ele teve R$ 4 milhões em bens bloqueados em uma nova fase da operação, deflagrada na manhã desta terça-feira (25). Segundo a denúncia do MPF, Vital do Rêgo recebeu R$ 3 milhões de Leo Pinheiro, então presidente da OAS, para que os executivos da empreiteira não fossem convocados para depor na CPMI e na CPI do Senado, em 2014. De acordo com o MPF, a CPI no Senado teve 11 reuniões e ouviu 16 pessoas, e a CPMI teve 26 reuniões e 12 depoimentos. Nenhum empreiteiro foi convocado ou ouvido. As propinas, segundo o MPF, foram pagas por meio de repasses a intermediários e empresas sediadas na Paraíba, por meio de contratos fictícios fechados entre a OAS e estas empresas. O MPF também investiga a doação, na mesma época, de R$ 1 milhão feita pela empreiteira ao PMDB. Vital do Rêgo é ministro do TCU desde fevereiro de 2015. A denúncia foi apresentada à Justiça Federal em Curitiba porque ele não tem foro privilegiado. Segundo uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministros do Tribunal de Contas só têm foro privilegiado para fatos investigados que ocorreram durante o exercício do cargo como ministro. Na época, Vital do Rego era senador e não foi reeleito. Em nota, Vital do Rêgo afirmou que foi surpreendido com a denúncia. Ele afirmou que o inquérito tramita há 5 anos e que dois procuradores-gerais da República, Rodrigo Janot e Raquel Dodge, não vislumbraram elementos para formalizar o pedido de ação penal. “Causa estranheza e indignação o fato de que a denúncia nasceu de um inquérito, aberto sem autorização do Supremo Tribunal Federal, Corte esta que ainda examina recurso contra a remessa da investigação para Curitiba, em uma clara usurpação da competência do STF”, disse.
As inscrições para o curso de Biblioteconomia estão abertas na Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Brumado. Gratuitas, as inscrições serão encerradas no dia 31 deste mês. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Elielson Teixeira, diretor e coordenador da UAB no município, disse que o curso é ofertado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) no sistema da UAB. Segundo ele, no total, são 50 vagas disponíveis na unidade para o público em geral. “O curso não está restrito para professores. É extremamente interessante. Hoje, o curso tem uma série de possibilidades de atuação. O curso é inteiramente gratuito e à distância, com encontros presenciais em Brumado, no polo da UAB”, destacou. Para acessar o edital e se inscrever, os interessados devem clicar em www.ingresso.ufba.br/ead. O processo seletivo se dará através da nota do Enem.
Após serem registrados casos confirmados e suspeitos de coronavírus entre servidores, colaboradores e o próprio presidente da Casa Legislativa, os trabalhos foram suspensos na Câmara Municipal de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador José da Silva Santos (PSB), o Santinho, líder do prefeito no Legislativo, disse que a Câmara está em estado de alerta. “Estamos muito preocupados com essa situação. Precisamos nos precaver e ter cuidado. Esse cuidado parte do princípio de que a vida é mais importante nessa hora”, afirmou. Para o parlamentar, a suspensão foi a melhor decisão, tendo em vista que o Legislativo é um local de grande circulação de pessoas. Na próxima sexta-feira (28), depois de divulgado o resultado do teste de laboratório do presidente da Casa, Santinho adiantou que os vereadores irão se reunir novamente para estabelecer novas diretrizes quanto aos trabalhos legislativos. “Acho difícil voltarmos à normalidade na sessão da próxima segunda-feira”, avaliou.