Vídeos feitos por moradores registraram aglomerações em festas públicas de cidades no interior da Bahia, entre domingo (13) e terça-feira (15). Moradores relataram que os eventos foram promovidos por candidatos à prefeitura de, ao menos, seis municípios. Mesmo com a pandemia da Covid-19, várias pessoas se aglomeraram e não usaram máscaras nestes eventos. Em Ituaçu, a 98 km de Brumado, o pré-candidato Phellipe Brito (PSD), chegou a ser carregado por várias pessoas que estavam sem máscaras em um evento que aconteceu no primeiro fim de semana de setembro. Em entrevista à TV Bahia, Phellipe informou que não estava fazendo campanha política, mas participava de um aniversário de uma criança na cidade.
Mesmo com uma onda crescente de casos confirmados da Covid-19, grande parte das pessoas está desrespeitando os protocolos de segurança contra a doença em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Diversas denúncias apontam a formação de aglomerações em diferentes locais do município. Os moradores cobram medidas mais enérgicas do poder público a fim de evitar a proliferação do vírus. Agora, com a aproximação do período eleitoral, novas aglomerações têm se formado em razão das convenções partidárias. Ao que tudo indica, a tendência é de piora caso não haja uma fiscalização rigorosa. Em nota enviada a Rádio 88 FM, a secretaria de saúde destacou que já encaminhou todas as recomendações de segurança para a Polícia Militar e aos partidos políticos. “É difícil controlar a vontade de uma população”, pontuou o secretário Gerardo Júnior. Já a PM informou que vem atuando firmemente no combate à pandemia em toda área de abrangência. O Ministério Público, por sua vez, declarou que as aglomerações decorrentes do período conhecido como pré-campanha são permitidas desde que seguidos os critérios estabelecidos em virtude da pandemia, tal como o limite de 100 pessoas concentradas no mesmo ambiente, o uso de máscaras e o devido distanciamento.
Nesta quarta-feira, 16 de setembro, o município de Brumado registra 1157 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 25,92% do total de 4465 notificações. Entre os diagnósticos: 7 internações, 15 óbitos, 132 pacientes em tratamento e 1010 recuperados. No momento, 117 ainda aguardam resultado laboratorial e 1625 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O empresário Emanoel Araújo Lima (PSL), o Manelão, desistiu de sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado e declarou apoio ao atual prefeito e candidato à reeleição de Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Araújo fechou aliança com Vasconcelos na noite desta quarta-feira (16). Em convenção que está sendo realizada, Eduardo já anunciou o seu novo aliado político.
Um homem suspeito de estuprar uma das filhas, que tem 13 anos, foi preso nesta terça-feira (15), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Ele também é suspeito de abusar de outras duas filhas. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, que não teve nome e nem idade divulgados, estava com um mandado de prisão preventiva em aberto, que foi cumprido por uma equipe da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista). Ainda segundo a polícia, a garota foi ouvida na unidade e relatou que sofria a violência sexual desde os 8 anos. Uma medida protetiva de urgência foi solicitada à Justiça para a vítima. As outras duas suspeitas contra o homem seguem em investigação.
Um casal de agricultores, de 65 anos e 73 anos, foram feitos reféns por bandidos armados que invadiram a sua propriedade na região de Cristalândia, zona rural de Brumado. O crime aconteceu no dia 7 de setembro, mas a família só conseguiu registrar o boletim de ocorrência nesta terça-feira (15). Segundo a queixa, os criminosos chegaram na fazenda em um veículo e, com a farda de uma empresa terceirizada da Coelba, anunciaram o assalto. A família acredita que os bandidos sabiam do dinheiro que estava na residência. “Eles haviam vendido a maracujá da roça e só estavam aguardando passar o feriado para pagar as contas e depositar o restante. Então os bandidos sabiam da venda e da quantia”, relatou um parente das vítimas. Armados, os bandidos ameaçaram os idosos e obrigaram os mesmos a entregar os R$ 6 mil que estava na casa. A família criticou a falta de segurança na zona rural.
Durante ronda rural no distrito de Cascavel, no município de Ibicoara, a 170 km de Brumado, uma patrulha da Cipe Central prendeu 03 indivíduos e deteve um menor pela prática de tráfico de entorpecentes. Com eles, os policiais encontraram 10 pinos de substância branca análoga á cocaína, 02 munições de calibre 38 intactas, 01 cartucho calibre 36, 01 estojo de calibre 38, 01 aparelho celular e R$ 2.214,00. Diante dos fatos, os mesmos foram conduzidos à delegacia de Brumado, juntamente com o material apreendido, onde serão adotadas as medidas cabíveis.
A convenção da união dos Partidos Progressista (PP) e do Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou os nomes de Geraldo Leite Azevedo (PP) e José Ribeiro Neves (PT) para disputa à prefeitura de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pré-candidato a prefeito, definiu que é uma emoção verdadeiramente singular apresentar novamente o seu nome para apreciação da comunidade brumadense. “É o PP e o PT de mãos dadas e corações irmanados para implantar a verdadeira democracia e o verdadeiro desenvolvimento em Brumado. Sincera e honestamente, Zé Ribeiro e Geraldo compõem não apenas uma aliança de partidos políticos, mas uma identificação de sentimentos, de ideias e propostas para uma Brumado livre, feliz e desenvolvida à luz da transparência”, resumiu. Pela primeira vez disputando uma chapa majoritária, Zé Ribeiro disse que assumiu o compromisso e irá até o fim para fazer o melhor pelo município. “A nossa tarefa agora é implantar um novo modelo político e fazer a população voltar a sorrir”, destacou.
Nesta terça-feira (15), após denúncia acerca de dois indivíduos que estariam cultivando maconha às margens de um rio na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da Cipe Sudoeste deslocaram-se ao local para apuração dos fatos. No local, encontraram dois indivíduos com as características descritas na denúncia. Procedida a abordagem, os sujeitos indicaram onde estavam as plantas às margens do rio e algumas já acondicionadas para comercialização em suas residências. Ambos foram apresentados e tiveram a prisão em flagrante formalizada.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) oficializou o lançamento de sua chapa majoritária, composta pelas pré-candidaturas a prefeito e vice-prefeita, Antônio Gentil, o Tõe de Gentil, e Bianca Santana, à prefeitura de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pré-candidato disse que vai à luta para defender os interesses do povo, priorizando a educação, a saúde e o esporte. “Trabalhar com honestidade e respeitar os eleitores. Não tenho interesse político nenhum e nem vou me vender para ninguém. Sou um político honesto e sério”, destacou. Esta é a primeira vez que o empresário coloca o seu nome à disposição dos munícipes para disputar um cargo político. Questionado sobre a sua motivação, Gentil disse que acredita no seu projeto de governo para ajudar o povo. “Nós somos políticos do povo. Eu vou para as ruas”, pontuou. De sua parte, a candidata a vice-prefeita definiu que a sua figura representa a mulher e os jovens e que a chapa pretende trazer renovação para a política local. “A gente quer o novo e a mudança”, resumiu.
A cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, atingiu o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os municípios com mais de 20 mil habitantes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, destacou que a cidade está em escala crescente em todos os índices municipais e a educação é o carro chefe de sua administração. “A gente entende que é através da educação que vamos melhorar os outros fatores no município. É sempre nesse norte que concluímos o nosso mandato”, pontuou. Para ele, o resultado se deve a um conjunto de ações implantadas em todas as salas de aula, na sede e na zona rural, com o objetivo de melhorar a qualidade e desempenho dos estudantes. “Tem escolas que o Ideb chega a 7.4, fruto de um trabalho feito com muita dedicação, sensibilidade e compromisso com a classe de professores, com os estudantes e suas famílias, além dos investimentos disponibilizados pelo Governo do Estado ao Município. Um verdadeiro trabalho de equipe”, avaliou. O prefeito fez questão de parabenizar os profissionais da educação, fundamentais para o alcance desse número.
Cirurgiões removeram um tumor de quase 20 kg do ovário de uma jovem de 25 anos em um hospital do Acre. O procedimento aconteceu nesta quinta-feira (10), no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no interior do estado. De acordo com informações do G1, a cirurgia durou mais de três horas. A paciente segue internada na enfermaria, mas se recupera bem do procedimento. A expectativa é de que tenha alta médica no sábado (12). A mulher notou que a barriga vinha crescendo de forma anormal há cerca de três meses e decidiu procurar ajuda médica, traz a matéria do G1. Para investigar do que se tratava, ela foi submetida a um exame de tomografia. A partir dos resultados o diretor clínico da unidade, Marlon Holanda, e o ginecologista Billy Rodrigues, identificaram o tumor de grandes proporções. Os dois médicos participaram da cirurgia. “Era um tumor no ovário direito, que cresceu e tomou todo o abdômen da paciente em cerca de três meses apenas. Um tumor muito grande que pesava em torno de 20 quilos. [O tumor] Estava grudado no intestino, mas foi desfeito a aderência que tinha e retirado totalmente, e não teve nenhum problema”, contou o médico Marlon Holanda. Ele ainda sinalizou que esse tipo de caso é raro. Que episódios semelhantes até já surgiram, mas nenhum com um tumor do tamanho do retirado da paciente na quinta-feira. Ainda conforme a reportagem, o ginecologista Billy Rodrigues revelou que a paciente chegou a pensar que estava grávida. Ela fez um teste, que deu negativo. Após o exame, a paciente procurou o hospital. “Ela disse que as pessoas ficavam perguntando se ela estava grávida. Pedi os exames e percebemos que se tratava de um tumor gigante e a gente programou para fazer a cirurgia. Foi um tumor de crescimento bastante rápido. A paciente é testemunha de Jeová e não aceitava transfusão sanguínea, caso fosse necessário. Ela chegou a assinar um termo, mas, graças a Deus, não foi preciso”, contou Rodrigues.
Embora diversas agências do INSS tenham sido reabertas na segunda-feira (14) em todo país, a unidade de Brumado ainda não tem data para reabertura. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gilberto Nunes, gerente do escritório do INSS na cidade, explicou que a agência ainda não está estruturada com todos os equipamentos de proteção necessários para segurança dos servidores e dos segurados. “Tem uma previsão de que esses equipamentos estejam disponíveis, provavelmente, até o final do mês. Estando tudo pronto será anunciada a data de reabertura”, pontuou. Por enquanto, os serviços continuam sendo disponibilizados remotamente, assim como vem sendo feito desde o início da suspensão das atividades presenciais.
A mãe da menina de três anos baleada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, abraçou a filha para tentar protegê-la dos tiros. A criança foi atingida na porta de casa na noite de segunda-feira (14). Os pais não quiseram gravar entrevista pois moram em uma área de risco. A mãe contou que a menina estava brincando quando ela montava a barraca de salgados onde trabalham, na porta de casa, na comunidade do Massapê, em Santa Cruz da Serra, quando ouviu os tiros. De acordo com o G1, ela abraçou a menina e, logo depois, viu que a filha estava ferida. A criança foi atingida no tórax e socorrida em uma unidade de saúde da região. Depois, ela foi levada para o Hospital Adão Pereira Nunes. A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias afirma que ela não corre risco de morrer.
Na última segunda-feira (14), ao realizar deslocamento na BR-030, próximo à cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, a polícia avistou um motociclista em uma estrada vicinal. No local, antes mesmo da aproximação dos policiais para realização da abordagem, o indivíduo conseguiu fugir deixando para trás uma arma de fogo tipo espingarda cartucheira calibre 28, com 3 cartuchos intactos e 1 deflagrado. O armamento foi conduzido e apresentado na delegacia territorial de Caetité.
Um bebê de 1 ano e 8 meses morreu e outras 15 crianças foram hospitalizadas na cidade de Araci, no interior da Bahia, depois de passarem mal ao ingerir água. A suspeita da vigilância epidemiológica é que a água esteja contaminada. Resultados de testes devem sair nesta terça-feira (15). A morte da criança aconteceu na última quarta-feira (9), na semana em que as crianças foram hospitalizadas com os mesmos sintomas: vômitos, diarreia e dores abdominais. Cinco crianças seguem internadas no Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, nesta terça. De acordo com o G1, outros 20 adultos também tiveram sintomas leves. Eles foram atendidos e medicados no Hospital Municipal de Araci. Dois deles foram transferidos para o Hospital Português, em Salvador. A prefeitura notificou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) para que o abastecimento na zona rural do município fosse suspenso. Amostras da água foram colhidas e encaminhadas para serem examinadas no Laboratório Central de Saúde Pública, também na capital baiana. Por meio de nota, a Embasa disse que suspendeu a distribuição da água na localidade, embora não veja indícios de problemas, já que é a mesma água que abastece outros 50 povoados entre Araci, Tucano e Santa Luzia. A Embasa disse ainda que os resultados dos exames bacteriológicos devem sair nesta terça. Por causa da suspensão da água na localidade, a prefeitura disponibilizou carros-pipa para abastecer os moradores da região.
O município de Tanque Novo, na região sudoeste da Bahia, teve o decreto de emergência homologado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (15) por causa do período de estiagem. Na publicação, o governo informou que a medida foi tomada considerando os danos decorrentes da estiagem, que tem afetado as atividades econômicas e a população da cidade. Com isso, o estado deverá adotar as medidas que se fizerem necessárias. O decreto de situação de emergência é válido por 180 dias.
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (15) que no governo dele “está proibido” se falar em Renda Brasil e que o programa Bolsa Família vai continuar em vigor. De acordo com o G1, o Renda Brasil chegou a ser discutido no governo como um programa de assistência social para substituir o Bolsa Família. A intenção era aproveitar a experiência do auxílio emergencial, que acaba no fim do ano, e criar um programa que aumentasse o valor do benefício do Bolsa Família. No entanto, Bolsonaro e a equipe econômica não conseguiram chegar a um acordo sobre os cortes em gastos do governo que deveriam ser feitos para financiar o novo programa, o que vinha deixando suspensa a criação do Renda Brasil.
Na última terça-feira (15), a prefeita da cidade de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP) e seu vice, Adriano Reis Paca (PSD), venceram em segunda instância o processo de cassação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE). No último dia 8, o juiz José Batista de Santana Júnior havia votado pela rejeição dos recursos (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o advogado de defesa Magno Silva explicou que, por 5 a 2, o órgão reformou a sentença e afastou a hipótese de inelegibilidade. “Então, ela não tem nenhum impedimento com relação a este processo. A justiça assim foi feita. As decisões de primeiro grau são sempre passíveis de reformas por um órgão de segundo grau. O TRE entendeu que não houve qualquer prática de abuso de poder econômico ou político”, destacou. Dessa forma, segundo reiterou, a prefeita está apta a concorrer à reeleição.
A APLB sindicato está organizando uma carreta em protesto contra o retorno das aulas presenciais na rede municipal de Brumado. A mobilização será realizada na próxima sexta-feira (18). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, André Azevedo, professor e presidente interino da APLB no município, disse que a manifestação é, além das iniciativas jurídicas, mais uma forma de a categoria se posicionar contra esse retorno. “Somos contrários a este retorno neste momento e da forma como a prefeitura vem conduzindo esse processo. Infelizmente, em Brumado, os últimos dias nos trouxeram muita preocupação. Parece que é o período mais crítico que estamos vivendo no enfrentamento à pandemia. Ao contrário do que foi colocado, não queremos ser cobaias. Queremos segurança para retornar às salas de aula”, argumentou. Azevedo denunciou que, em visita às unidades escolares, a APLB constatou que nenhuma alteração foi feita nos prédios até o momento a fim de adequar os mesmos para essa retomada. “Isso nos faz pensar que há outros interesses por trás e eu não quero entrar nesse mérito. Contamos com a credibilidade do Ministério Público e da Justiça, que, de forma imparcial, irá analisar a situação e avaliar as condições oferecidas ao professor e aos alunos para permanência nas escolas. Essa insistência vai trazer um transtorno muito grande para a própria prefeitura”, destacou.
O Ministério Público Estadual (MPE) moveu uma ação civil pública na Justiça a fim de impedir o retorno das aulas presenciais no município de Brumado, no dia 21 de setembro (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o promotor público Millen Castro declarou que o órgão entende que o momento não é propício, tendo em vista o crescente número de casos da Covid-19 na cidade. Além disso, Castro frisou que o direito à educação está sendo atendido em parte através das aulas virtuais implantadas, segundo a própria secretaria, com a participação massiva dos alunos da rede municipal. “Não mudou o panorama sanitário e de saúde na cidade. Brumado continua com casos crescentes, num patamar, inclusive, de mais óbitos. Não há mais como ficar negociando já que o Município resolveu adotar uma decisão unilateral. Como temos posições diferentes sobre o assunto que o mesmo seja entregue ao Judiciário para que o juiz possa deliberar se o município tem condições sanitárias de retomar as aulas presenciais”, comentou. Para o promotor, é muito mais difícil impor medidas sanitárias e de higiene para as crianças em ambiente escolar. “A nossa preocupação é que as crianças podem ser um grande fator de contaminação”, completou.
Considerada a maior rede varejista do Brasil, a Casas Bahia instalará uma unidade no município de Brumado. A empresa realizou uma pesquisa de mercado, através da qual constatou a pujança da economia na capital do minério. A instalação da unidade promete gerar grande quantidade de empregos, diretos e indiretos, para os brumadenses. Com a loja, os munícipes e a população de toda microrregião terão acesso a uma imensa variedade de produtos.
Nesta terça-feira, 15 de setembro, o município de Brumado registra 1144 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 26,04% do total de 4294 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 15 óbitos, 151 pacientes em tratamento e 978 recuperados. No momento, 81 ainda aguardam resultado laboratorial e 1625 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
A Polícia Federal (PF) encontrou documentos em uma churrasqueira localizada no imóvel de uma das pessoas investigadas na operação Guilda de Papel, deflagrada na manhã desta terça-feira (15) e que apura crimes de fraude à licitação e a direitos trabalhistas, além de desvio de verbas públicas em Jequié, no sudoeste da Bahia (veja aqui). Como parte da operação, foi cumprido um mandado judicial que determinou o afastamento do prefeito Sérgio da Gameleira (PSB) pela segunda vez. A operação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão e outros cinco de medidas cautelares diversas da prisão, para apurar irregularidades na contratação de cooperativa. Houve mandados cumpridos também na cidade de Feira de Santana, cidade que fica a 100 quilômetros de Salvador e onde está localizada a sede da cooperativa investigada. Em coletiva realizada no fim desta manhã, o delegado da PF Jorge Vinicius Gobira Nunes informou que os documentos achados na churrasqueira ainda serão analisados. “Esses papéis estavam na casa de uma das investigadas. Os documentos serão analisados e, ao final, poderão ser utilizados como integrantes do inquérito”, afirmou ao G1. Ainda de acordo com o delegado, caso fique constatado que os documentos tenham relação com a investigação e que eles seriam destruídos, a pessoa responsável pelo ato poderá responder por crime de obstrução da justiça.