O município de Guanambi, a 141 km de Brumado, registrou uma chuva de granizo na tarde do último domingo (11), no distrito de Ceraíma. De acordo com Vilson Nunes, o fenômeno durou cerca de 15 minutos. Um vídeo mostra o momento da chuva. As imagens foram registradas na área externa de uma casa. Há dias a região sofre com altas temperaturas e tempo seco. Mas n amanhã de ontem, o céu amanheceu nublado.
Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
O calor bateu um recorde histórico em Brumado, com temperatura máxima de 41,4ºC, registrada pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A marca alcançada por volta das 14h deste sábado (10) foi a maior já registrada no município desde o início das medições, em abril de 2008. De acordo com a Agência Sertão, o tempo começou a esquentar logo cedo na cidade, às 9h a temperatura já havia chegado a 32,4º e ao meio dia era de 39,8ºC, superando a marca de 40ºC antes das 13h. Depois do pico de calor durante o restante da tarde, a noite continuou quente e a temperatura só caiu para menos de 30ºC por volta de meia noite. Neste domingo (11), as temperaturas ficaram mais amenas devido ao aumento da nebulosidade, que deixou o sol parcialmente encoberto durante toda a manhã. Em algumas regiões ocorreram pancadas de chuva rápidas e isoladas. As imagens de satélite mostram que choveu em cidades vizinhas a Brumado, mas o município recebeu os menores volumes. O recorde e temperatura em Brumado quase foi quebrado na última quinta-feira (8), quando o termômetro da estação marcou 40,6ºC. O dia mais quente no município até então era 2 de janeiro de 2016, quando a máxima foi de 40,7ºC. O registro deste sábado foi o sétimo maior do Brasil e o segundo maior da Bahia entre os municípios onde há estações meteorológicas. A maior temperatura do dia foi em Poxoréo (MT), 43ºC, seguindo por Itaobim (MG), com 42,5ºC e Nova Maringá (MT), onde a máxima foi de 42,2ºC. Maiores temperaturas registradas em Brumado: 41,4ºC – 10/10/2020; 40,7°C – 02/01/2016; 40,6ºC – 08/10/2020; 40,6°C – 04/12/2015; 40,2ºC – 31/10/2012; 40ºC – 25/11/2015.
Uma chuva de granizo foi registrada na tarde deste domingo (11), na comunidade de Queimada Grande, na zona rural do município de Brumado. Um vídeo recebido pelo site Achei Sudoeste, mostra a forte precipitação que caía no local acompanhada do granizo e rajadas de vento. De acordo com moradores da localidade, não foram registrados estragos nas residências da comunidade. Apesar da forte chuva, não houve registro de feridos.
Neste domingo, 11 de outubro, o município de Brumado registra 1948 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 6540. Entre os diagnósticos: 13 internações, 20 óbitos, 264 pacientes em tratamento e 1628 recuperados. No momento, 167 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h deste sábado (10). De acordo com o G1, o país registrou 544 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 150.236 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 604, uma variação de -13% em relação aos dados registrados em 14 dias. A média se aproxima da marca de 600 e é o menor índice desde o dia 10 de maio. Desde o dia 14 de setembro, a tendência na média móvel de mortes segue em estabilidade, ou seja, o número não apresentou alta nem queda representativa em comparação com os 14 dias anteriores. Antes disso, o país passou por um período de uma semana seguida com tendência de queda no registro de mortes por Covid. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.091.840 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 34.650 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos foi de 26.596 por dia, uma variação de -1% em relação aos casos registrados em 14 dias. Ou seja, também encontra-se na faixa que aponta estabilidade. Apenas um estado apresenta indicativo de alta de mortes: Maranhão.
Focos de incêndio foram registrados na tarde deste sábado (10), na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina. Durante todo o dia, foi possível observar uma camada forte de fumaça. O fogo se concentra no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Por volta das 17h, na BA-142, muitos focos de incêndio foram flagrados pela equipe de reportagem da TV Bahia. A vegetação fica em áreas de difícil acesso, o que dificulta o trabalho de bombeiros, brigadistas e voluntários. Neste sábado, mais uma aeronave do programa Bahia sem fogo foi enviada Mucugê. Agora são seis aviões e um helicóptero, que trabalham para debelar as chamas. Imagens feitas pelos pilotos mostram a dimensão da vegetação atingida pelo incêndio. A estimativa das pessoas que trabalham no combate ao incêndio é de que já tenham sido queimados pelo menos 2 mil hectares de vegetação. Existe a possibilidade chuvas isoladas na região, no domingo (11), que podem resfriar a área. Um abrigo provisório foi montado para quadra poliesportiva de Mucugê, para receber brigadistas e bombeiros que estão em combate ao incêndio na região. Moradores da cidade se voluntariaram para ajudar tanto no combate aos incêndios, quando com a alimentação e apoio aos brigadistas que estão alojados no abrigo provisório. Neste sábado, uma densa fumaça paira na cidade e as aeronaves de combate às chamas começaram a trabalhar desde cedo. O clima da Chapada Diamantina era de sol forte, calor e muitos ventos, o que contribui com a propagação das chamas. Durante toda a noite de sexta-feira (9) e a madrugada deste sábado, brigadistas trabalharam na área onde a vegetação está queimando, para controlar as chamas e evitar que o fogo se alastre para outras partes da Chapada.
Ao menos 80 casas tiveram os telhados danificados após a chuva de granizo que atingiu a cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na tarde deste sábado (10). As informações são do G1. Segundo o secretário de Segurança Ordem Pública e Trânsito do município, Daniel Alvarez, a chuva começou por volta das 12h30 e durou cerca de 20 minutos. Apesar da forte chuva, não houve registro de feridos. De acordo com o secretário, por volta das 18h, foram registrados prejuízos no centro da cidade e dos bairros de Mimoso 1, Mimoso 2, Santa Cruz, Residencial 90 e Florais Leia. Alguns deles tiveram casas alagadas. A Segurança Ordem Pública e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães segue em atendimento à moradores de outros bairros. O secretário informou que os moradores que tiveram as casas danificadas foram levados para abrigos e está sendo feito um cadastro para entrega de um auxílio moradia social, através da Secretária de Ação Social.
Neste sábado, 10 de outubro, o município de Brumado registra 1912 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 6540. Entre os diagnósticos: 14 internações, 20 óbitos, 264 pacientes em tratamento e 1628 recuperados. No momento, 167 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Um homem ainda não identificado morreu na noite da última sexta-feira (09) em um acidente, na BR-030, no trecho entre Brumado e Caetité. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste, uma colisão traseira entre um veículo de passeio e uma motocicleta, deixou um morto e um em estado grave, que foi encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O acidente aconteceu por volta das 20h. A vítima fatal não portava documento de identificação. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo do homem que faleceu no local foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado.
Na primeira estreia em casa na história das Eliminatórias, o Brasil fez bonito e deu o primeiro passo rumo ao Catar em 2022. Nesta sexta-feira, contra a Bolívia na Neo Química Arena, em São Paulo, a Seleção não tomou conhecimento do adversário e construiu goleada por 5 a 0 - e poderia ter sido mais. Firmino, duas vezes, Marquinhos, Philippe Coutinho e Carrasco, contra, fizeram os gols da partida. O Brasil lidera após o encerramento da primeira rodada, com três pontos e o melhor saldo de gols da competição. A Bolívia, que optou por deixar alguns jogadores em La Paz pensando no duelo da segunda rodada, é lanterna. Na próxima terça (13), os bolivianos recebem a Argentina, enquanto os brasileiros visitam o Peru.
Imagens de câmeras de segurança flagraram um descarte irregular de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) em uma lixeira de rua no fundo do Hospital de Clínicas (HCC), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O caso aconteceu na última terça-feira (6), por volta das 23h48, na Rua Góes Calmon. O vídeo mostra o momento em que uma ambulância estava parada no fundo do hospital e uma pessoa saiu do veículo, com uma roupa de proteção contra Covid-19. De acordo com o G1, as imagens mostram que a pessoa parou perto de uma placa de estacionamento, tirou a roupa de proteção e colocou dentro de uma lixeira ao lado. Ela também tirou as luvas das mãos e descartou no lixo. A equipe de reportagem da TV Sudoeste entrou em contato com o hospital e, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno. Também foi solicitado um posicionamento da prefeitura sobre a fiscalização desses descartes, mas ainda não houve resposta.
O governo da Bahia decretou estado de emergência em 73 municípios baianos atingidos por incêndios. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (9). O decreto é válido por 90 dias. Os incêndios atingem vários municípios baianos, principalmente os localizados no oeste e na região da Chapada Diamantina. Entre as medidas do decreto, fica determinada a suspensão de qualquer atividade capaz de produzir risco potencial de geração de novos focos de incêndio. Está autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem em colaboração com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), o Corpo de Bombeiros Militar e demais órgãos de proteção ambiental nas ações de resposta aos desastres, reabilitação do cenário e reconstrução. Também foi autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de combate ao incêndio e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelos desastres.
Nesta sexta-feira, 09 de outubro, o município de Brumado registra 1905 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 6540. Entre os diagnósticos: 13 internações, 20 óbitos, 259 pacientes em tratamento e 1626 recuperados. No momento, 175 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O prefeito da cidade de Paramirim, Gilberto Martins Brito (PSB), rebateu as declarações do candidato à prefeitura, Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt (PSD), conhecido como Dr. Júlio, que acusou o gestor de corromper a polícia e de mandar servidores coagi-lo durante ato de campanha (veja aqui). No vídeo enviado ao site Achei Sudoeste, o prefeito se disse surpreso com a postura agressiva, deselegante e desesperada com que o candidato se dirigiu a ele, à Polícia Civil e Militar e à Guarda Municipal. “As agressões pronunciadas pelo candidato da oposição serão motivo de uma ação que nós iremos interpor na justiça para que ele prove as acusações feitas de forma irresponsável”, declarou Brito.
Parte dos focos de incêndio do Parque Municipal de Andaraí, na região da Chapada Diamantina, foi controlada entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (9). O fogo se concentra no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na região que fica na cidade de Mucugê. O incêndio segue sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros nesta sexta. Ainda não há detalhes sobre a extensão da área atingida, nem registro de feridos na Chapada Diamantina por causa dos incêndios. Uma densa fumaça escura está sob a região. De acordo com o G1, toda a região queimada até agora fica dentro de uma área de preservação ambiental (APA) e estava preservada havia 20 anos, sem registro de queimadas. A previsão é de que chova por toda a Chapada Diamantina neste final de semana, o que pode ajudar no combate às chamas. Para os bombeiros, há indícios de crime nas queimadas.
O fogo começou às margens de uma rodovia estadual que corta o município de Andaraí, e se alastrou para o Parque Municipal Roda das Cachoeiras. Com ajuda dos fortes ventos, as chamas se espalharam rapidamente para o Parque Nacional da Chapada Diamantina, no trecho que fica dentro da cidade de Mucugê. A mata densa de vegetação nativa e o acúmulo de combustível de biomassa, formado por restos de plantas, madeiras e derivados fazem com que as chamas se propaguem rapidamente e dificultam o acesso de bombeiros e brigadistas. Além da ajuda de brigadistas voluntários, os bombeiros também contam com o apoio de aeronaves de combate a incêndios para facilitar a identificação de áreas de difícil acesso que estão sendo queimadas. O fogo começou na manhã de terça-feira (6) e, desde então, as equipes do Corpo de Bombeiros seguem tentando controlar as chamas.
Em ronda na cidade de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, a Cipe Sudoeste/Caesg foi informada por um cidadão que um senhor estava ameaçando as pessoas e portando uma arma de fogo na cintura. Em diligência, a guarnição conseguiu identificar o veículo do autor na porta de sua residência. Como o mesmo não estava no local, a esposa entregou espontaneamente aos policiais uma espingarda cartucheira de 02 canos, calibre 20, com diversos cartuchos. Todo material foi conduzido e apresentado na delegacia.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (9) uma operação contra uma organização suspeita de contrabando de ouro da Venezuela para o Brasil, lavagem e envio de dinheiro para outro país sem declarar à Receita Federal. São cumpridos 18 mandados, sendo quatro de prisão preventiva, 11 busca e apreensão e três de sequestro de bens em Boa Vista. A operação conta com 60 policiais. Um libanês é apontado pela PF como o responsável pelo esquema. Dois irmãos dele, que vivem na Venezuela, ajudam a coordenar o grupo. Outros integrantes são responsáveis pelo transporte de ouro e pelas movimentações financeiras. Uma imobiliária no Centro de Boa Vista e uma casa, localizada no Bairro dos Estados, zona Norte, foram alvos da operação. Na residência, houve uma prisão e foi encontrado R$ 320 mil em espécie. As investigações seguem em andamento. Ainda de acordo com a PF, um dos suspeitos movimentou R$ 67 milhões no primeiro semestre de 2020. Empresas de fachada e laranjas são usados nas movimentações bancárias, além de saques de dinheiro em espécie. Entre março e fevereiro, foi enviado a Venezuela mais de R$ 10 milhões, entre dólares e reais. No mesmo período, o grupo recebeu mais de 50 kg de ouro, conforme o inquérito da investigação. Segundo a PF, o grupo usa compartimentos ocultos de veículos para receber o mineral da Venezuela. Os envolvidos no esquema também são suspeitos de comprar ouro ilegal da Guiana. A fundição do metal seria realizada pelo próprio grupo em Santa Elena de Uairén, município venezuelano que faz fronteira com Pacaraima, município ao Norte de Roraima. A operação é chamada de Dhahab, em referência a “ouro” em árabe. Conforme a PF, o termo também era usado pelos investigados.
Um jovem de 21 anos, identificado como Antônio Carlos Santos Silva, foi morto a tiros na frente da namorada, na manhã da última quinta-feira (08), no Distrito de Cascavel, em Ibicoara, a 178 km de Brumado. Segundo informações da Polícia Civil, a namorada de Carlos relatou que dois homens encapuzados chagaram ao local do crime em uma motocicleta e efetuaram os disparos de arma de fogo. Em seguida, fugiram rumo a destino ignorado. A ação delituosa aconteceu no Loteamento Renascer. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu. O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), em Brumado, e a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) abriu inquérito para investigação do crime.
Trinta e oito mil pés de maconha foram destruídos nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Campo Formoso, Jacobina, Irecê, João Dourado e Xique-Xique, todos no norte da Bahia. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). A operação, que começou em 30 de setembro e foi finalizada na manhã desta quinta-feira (8), contou com equipes das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Semiárido e Caatinga, Polícia Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar e Exército Brasileiro. As roças foram incineradas e parte da droga apresentada na Delegacia da Polícia Federal, em Juazeiro. A operação Muçambê é realizada há quatro anos e atua na localização de plantios da droga. Segundo o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez Filho, essa região no norte da Bahia é conhecida como “polígono da maconha”. Para encontrar as plantações, a polícia usa a tecnologia de georreferenciamento e, após obter as informações, a operação é realizada.
Durante patrulhamento na cidade de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, a Cipe Sudoeste localizou um indivíduo que aparentou nervosismo ao visualizar a guarnição. Na abordagem, os policiais encontraram com o mesmo certa quantidade de substância entorpecente. O indivíduo confessou que teria mais entorpecentes com outro indivíduo. De posse da informação, a guarnição deslocou-se até o local e encontrou o suspeito, que admitiu o crime e entregou os entorpecentes que o mesmo comercializava. Ambos foram conduzidos para delegacia para adoção das medidas cabíveis. Foram apreendidos na ação: 37 porções de cocaína; 17 cocadas de maconha; R$ 43 e 3 celulares.
A cidade de Brumado passará por um processo de reestruturação de sua sinalização viária, vertical e horizontal. Ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito, João Paulo, informou que, até o final do mês, cerca de 200 placas serão instaladas em pontos estratégicos do município. O superintendente disse que 80% dos equipamentos serão recolocados devido à ação de vândalos. “Poucas são as sinalizações que ainda não haviam sido feitas. Tem placa que, se não estiver no local, pode provocar acidentes graves. Fizemos um levantamento e os trabalhos foram iniciados nesta semana”, destacou. Segundo João Paulo, a SMTT contará com o apoio da polícia, civil e militar, a fim de identificar os autores desse tipo de vandalismo, que é recorrente na cidade. “Acredito que o prejuízo aos cofres públicos para instalação dessas placas é de cerca de R$ 30 mil. Destruir o patrimônio público é crime”, afirmou.
Mais de 10 milhões de baianos estão aptos a votar no dia 15 de novembro para escolher os novos prefeitos e os novos vereadores, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a Corte, houve um aumento na comparação com o pleito de 2016. Se há quatro anos 10.570.085 eleitores do estado podiam ir às urnas, na eleição deste ano 10.893.320 estão aptos. O eleitorado baiano é formado por uma maioria feminina. São 52,4% mulheres contra 47,5% homens. A maioria do eleitorado já tem biometria – 92,63%, mas o TSE seguiu a recomendação apresentada pelos infectologistas, que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais, e excluiu a necessidade de identificação biométrica no dia da votação. Para decidir excluir a biometria, médicos e técnicos consideraram dois fatores: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência; e aumenta as aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações. Muitos eleitores têm dificuldade com a leitura das digitais, o que aumenta o risco de formar filas. O eleitorado baiano é formado ainda por uma maioria de solteiros 64,5% contra 29,6% de casados. Sobre o grau de instrução, 26,27% dos baianos, que podem votar, têm ensino médio completo. Em seguida, aparecem os com ensino fundamental incompleto (23,27%), os que leem e escrevem (13,93%), ensino médio incompleto (13,41%) e 7,9% têm ensino superior completo. No total, são 800 mil analfabetos, o que representa 7,34%.
Em função do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, na segunda-feira (12), a Polícia Militar da Bahia, através do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), vai realizar, a partir das 8h de sábado (10), até as 8h de terça-feira (13), uma operação de fiscalização em trechos de rodovias baianas. Segundo a PM, os agentes vão intensificar as ações de prevenção de acidentes, fiscalização de documentos de porte obrigatório, fiscalização da ingestão de bebida alcoólica e fiscalização de velocidade. Haverá abordagem policial também para o enfrentamento ao tráfico de armas, drogas e de pessoas. O BPRv ressaltou que, em tempos de pandemia, o melhor é ficar em casa, mas se for sair ou viajar, para evitar transtornos durante o feriado/final de semana prolongado, é importante fazer revisão mecânica no veículo antes da viagem, conferir a validade dos documentos de porte obrigatório, descansar antes de viagem prolongada, não combinar ingestão de bebida alcoólica com direção, ter cuidado e atenção com pedestres, ciclistas e motociclistas e respeitar a sinalização de trânsito. Além disso, o BPRv também ressaltou a importância de respeitar os limites de velocidade, não utilizar o celular enquanto dirige, motociclista utilizar o capacete, atentar para o uso do cinto de segurança em todos os acentos do veículo, usar cadeirinha para os filhos, sinalizar em todas as intenções de manobra, faróis acesos durante o dia podem reduzir os riscos de acidentes, ao ultrapassar, sinalizar, e também não esquecer do uso da máscara de proteção individual e do álcool em gel.