As obras da policlínica regional de saúde, localizada na cidade de Brumado, já estão em fase final de acabamento (veja aqui). Regularmente, o secretário de saúde do município, Cláudio Soares Feres, faz visitas ao empreendimento a fim de acompanhar o seu progresso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele adiantou que, em breve, a prefeitura disponibilizará o edital para realização do concurso para contratação dos profissionais de saúde que atuarão na unidade. “Pode ser novembro ou dezembro, mas já iniciamos esse processo. As obras estão previstas para serem entregues em janeiro ou fevereiro do próximo ano. O equipamento beneficiará não só os brumadenses, mas toda região de saúde, composta por 21 municípios e 440 mil habitantes”, salientou. Segundo o secretário, a policlínica irá facilitar o acesso à atenção especializada na região. O empreendimento contará com consultórios médicos, ambulatórios de imagens, sala de pequenos procedimentos cirúrgicos e enfermaria.
Um procurado pela Justiça foi preso pela Polícia Civil de São Paulo após invadir uma audiência virtual e desafiar uma juíza, afirmando que nunca conseguiriam capturá-lo. De acordo com o G1, o acusado, de 25 anos, era procurado e tinha a prisão decretada por matar um policial militar durante um assalto em 2013 na capital paulista. Na quarta-feira passada (7), o homem invadir uma audiência virtual do Fórum da Barra Funda, localizado na Zona Sul de São Paulo, e desafiou a juíza do processo: “Podem mandar me mandar prender; vocês nunca me prenderam e acham que vão conseguir agora?”. A juíza pediu apoio ao Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) da Polícia Civil de São Paulo, que conseguiu recapturar o foragido na casa de um familiar na Vila Palmeiras, na região da Freguesia do Ó, Zona Norte da capital paulista. Ao ser abordado, o acusado tentou novamente fugir e resistiu à prisão, lutando com os policiais. O homem estava foragido desde 16 de setembro de 2013, quando uma quadrilha, formada por cinco pessoas, tentou roubar a moto de um PM de 42 anos. O policial reagiu e houve troca de tiros, mas acabou baleado e morreu.
Na quinta-feira (08), policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizavam rondas no Bairro Novo Horizonte, em Guanambi, a 141 km de Brumado, quando avistaram um casal em atitude suspeita no interior de um veículo, licenciado em Guarulhos (SP). Com eles, foram encontrados: 06 barras de maconha pesando aproximadamente 95 g, cada uma; 05 saquinhos de cocaína de 01 g cada; a quantia de R$ 349, além de 02 celulares. O casal foi apresentado na sede da 22ª Coorpin pela prática do crime de tráfico de drogas.
Uma inspetora da Polícia Civil foi filmada agredindo uma funcionária da pousada onde ela estava hospedada em Jericoacoara, no litoral do Ceará, no domingo (11). O vídeo, feito pela vítima da agressão, pode ser visto acima. De acordo a dona da pousada, Antônia Maria de Sousa, a agressão ocorreu após a funcionária, que não teve a identidade revelada, solicitar que a mulher usasse máscara dentro do estabelecimento. No vídeo, a funcionária caminha atrás da inspetora de polícia e narra o episódio, contanto que a mulher não quis usar o acessório. No momento da filmagem em que a agressora agride a funcionária, ela está usando máscara no rosto. O G1 tentou entrar em contato com a inspetora, mas as ligações não foram atendidas. Uma lei em vigor no estado do Ceará obriga o uso de máscara em locais públicos e privados, com multa de R$ 100 em caso de descumprimento. A praia de Jericoacoara, uma das mais procuradas por turistas do Ceará, esteve lotada neste fim de semana. Houve pelo menos três ocorrências de violência envolvendo policiais e diversas denúncias de descumprimento das normas sanitárias para evitar o contágio por coronavírus.
As obras da policlínica regional de saúde seguem em ritmo acelerado na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, toda parte de alvenaria já foi levantada e, agora, começa a fase de acabamento com as instalações elétricas, hidráulicas e de comunicações. Parte do prédio já recebeu o revestimento de piso. O empreendimento contará com consultórios médicos, ambulatórios de imagens, sala de pequenos procedimentos cirúrgicos, enfermaria e sanitários, além de uma estação própria de tratamento de esgoto, subestação de energia e ampla área de estacionamento com vagas para uma frota própria de 08 ônibus.
No momento, 80 homens trabalham no canteiro de obras e a expectativa é de que, até o mês de janeiro, a obra seja concluída. O governador Rui Costa (PT) deve comparecer para inauguração e entrega do equipamento de saúde à comunidade regional, beneficiando cerca de 21 municípios que compõem o consórcio da microrregião de saúde.
Quatro adultos e uma criança ficaram feridos após um carro cair em uma ribanceira, na noite de domingo (11), na BR-415, na saída de Ilhéus, no sul da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo informações da PRF, as pessoas, que não tiveram a identidade revelada, foram socorridas e levadas para hospitais da região. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas. Na segunda-feira (12), de acordo com o G1, um guincho retirou o veículo, o que deixou o trânsito bem lento, no sentido Ilhéus - Itabuna.
Na última quinta-feira (08), a Justiça Eleitoral determinou a busca e apreensão de uma máquina perfuratriz que estava perfurando poço artesiano em troca de votos na zona rural do município de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o equipamento foi conduzido ao pátio do Forúm Cézar Zama e se encontra à disposição da Justiça Eleitoral. Para o juiz José Eduardo das Neves Brito, as provas apresentadas pelo Democratas (DEM) de Caetité foram suficientes para se adotar as medidas extremas, que durarão por todo o período eleitoral.
Os números positivos de coronavírus têm aumentado consideravelmente na cidade de Brumado. De acordo com informações do boletim epidemiológico, em um único dia, o município registrou mais de 100 novos casos. Além disso, no total, são contabilizados 20 óbitos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres admitiu o crescimento dos casos diários e chamou a atenção da comunidade para necessidade de reforçar os cuidados com a utilização da máscara e com a higiene das mãos. O secretário também vê com muita preocupação o relaxamento das pessoas com o distanciamento social. “Tivemos o feriado de 12 de outubro e muita gente viajou. As informações que chegaram é de que os hotéis da Chapada Diamantina estavam lotados. Tivemos o reflexo do feriado do 7 de setembro e vemos isso com muita preocupação. Pedimos o apoio da população para não fazer aglomeração, utilizar a máscara e fazer o distanciamento social. Isso é de extrema importância”, destacou. Apesar do avanço, Feres frisou que o Município tem feito a sua parte, especialmente no que se refere ao trabalho realizado pela Central de Atendimento Covid-19, pela Atenção Básica e pela UPA. “A responsabilidade é de cada um e, todos fazendo a sua parte, conseguiremos evitar uma contaminação em massa”, declarou.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que recebeu uma denúncia de venda de uma falsa vacina contra a Covid-19 em Niterói, no Rio de Janeiro. De acordo com a reguladora, uma empresa está vendendo o imunizante falsificado e dizendo que se trata da vacina em desenvolvimento pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca. “Anvisa recebeu a denúncia sobre a suposta comercialização irregular da vacina contra a Covid-19 por meio de seus canais oficiais, indicando que estaria sendo disponibilizada por uma empresa localizada em Niterói/RJ a vacina de Oxford contra a Covid-19”, disse a Anvisa. “A denúncia foi apresentada no último dia 25 de setembro e no mesmo dia houve avaliação e encaminhamento formal para a Direção Geral da Polícia Federal”. A agência reitera que não há ainda uma vacina contra a Covid-19 autorizada para comercialização no Brasil. Até a liberação, a Anvisa pede que não seja adquirido nenhum suposto imunizante contra a doença. “Existem no Brasil vacinas contra a Covid-19, exclusivamente para uso em estudos clínicos. Não há permissão para comercialização e distribuição dessas vacinas”, disse a nota da Anvisa.
Nesta segunda-feira, 12 de outubro, o município de Brumado registra 1958 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 6540. Entre os diagnósticos: 13 internações, 20 óbitos, 310 pacientes em tratamento e 1628 recuperados. No momento, 95 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta segunda-feira (12) que dados recentes mostram estabilização e queda dos casos de Covid-19 no Brasil, mas ele alertou que essa tendência ocorre a partir de números “muito, muito altos”. “Nenhum país está fora de perigo ainda”, afirma Michael Ryan, diretor na OMS. De acordo com o G1, na última semana, o Brasil passou das 150 mil mortes causadas pelo novo coronavírus e ainda bateu os 5 milhões de casos de Covid. Apesar dos números altos, a média móvel de mortes ficou abaixo de 600 pela primeira vez desde maio, segundo o consórcio de veículos de imprensa. O chefe de emergências lembrou que o Brasil é um país de proporções continentais e as autoridades locais precisam estar atentas. “Dizer que a doença está caindo no Brasil é uma coisa positiva”, disse Ryan. “(Mas) deve haver um alto índice de desconfiança conforme os números (gerais) caem para garantir que sejam detectadas áreas em que eles possam estar aumentando”, disse o diretor de emergências da OMS. “Como todos nós aprendemos sob duras penas nos últimos meses, o fato de a doença estar em declínio não significa que ela não se agravará novamente. (...) Precisamos continuar vigilantes”, concluiu Michael.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, negou pedido do município de Brumado, para autorizar a retomada das aulas presenciais na cidade. A prefeitura da cidade recorreu ao STF após o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspender decisão de primeira instância que havia liberado a volta do ano letivo na rede municipal (veja aqui). As aulas presenciais em unidades públicas e particulares estão suspensas em todo o estado, desde março, quando o governo da Bahia publicou um decreto que determinava a interrupção das atividades por causa da pandemia da Covid-19. As atividades escolares de forma presencial na cidade voltaram em 21 de setembro, mas foram suspensas no mesmo dia, após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) obter decisão favorável para derrubar uma liminar que havia permitido a retomada das aulas. A medida foi obtida no âmbito de uma ação civil pública ingressada pelo órgão, após a prefeitura resolver, de forma contrária ao decreto estadual, regressar com as atividades presenciais. Ao STF, o Município afirmou ter amparado a decisão em critérios técnicos e científicos específicos para a região e que “qualificou a equipe e tomou as medidas necessárias para possibilitar, juntamente com equipe multidisciplinar, a construção da possibilidade de abertura das aulas com os devidos protocolos de segurança.” Ainda segundo a municipalidade, a liminar do TJ-BA que proibiu a retomada das aulas representa “grave ameaça à ordem pública e ao interesse público” porque inviabilizaria o acesso à educação por tempo indeterminado.
Ao negar o pedido de Brumado, Fux argumentou que volta das atividades presenciais na educação precisa ser amparada em estudos técnico-científicos, com “cautela ainda maior, considerando que os ambientes escolares propiciam grande contato físico entre os estudantes, sendo extremamente dificultosa a fiscalização do atendimento a todas as recomendações de prevenção à transmissão do coronavírus, o que poderá gerar grande risco de transmissão, expondo o perigo a saúde dos alunos, profissionais da educação e seus familiares”. De acordo com o Bahia Notícias, no entanto, o ministro mencionou na decisão que o MP-BA informou não ter havido distribuição prévia de máscaras, álcool gel, luvas, ou outros equipamentos de segurança às crianças e adolescentes da rede municipal de educação, ou “tampouco restaram discriminados os investimentos feitos para possibilitar uma volta às aulas segura pelo Município”. Fux ainda citou que, até o dia 7 de outubro, - a decisão é do dia 8 - Brumado tinha 995 casos confirmados de Covid-19 e 12 óbitos, com curva crescente, o que poderia ser agravado pela volta às aulas. “Mesmo que sejam aplicadas as medidas sanitárias recomendadas, não há medida 100% eficaz na prevenção da infecção por SARS COV-2, a não ser o isolamento social”, pontuou. O ministro apontou que a retomada presencial só poderia acontecer quando o coeficiente de incidência da doença (quantos casos por 100.000 habitantes) estivesse abaixo de 1 - atualmente, está acima de 1,5. “Há que se considerar ainda que, apesar de crianças e adolescentes não fazerem parte do grupo de risco de gravidade em caso de infecção por Covid-19, os estudantes podem ser importante vetor de disseminação para todos com os quais convivem. Sendo assim, consideramos que o momento ideal para reinício das aulas presenciais seria após redução do coeficiente de incidência de forma que esteja abaixo de 01 por pelo menos 01 mês, demonstrando estabilidade no recrudescimento da pandemia no município”.
“Os olhos ardem, mas a vontade de acabar com isso aqui é maior. Então, toca a ficha. Não tem que parar, tem que ir até o final, que a satisfação é maior”. A fala é de Pedro Santiago, um dos brigadistas voluntários que atuam no incêndio florestal na Chapada Diamantina. As chamas foram controladas no domingo (11) (veja aqui), mas as equipes de combate seguem no local para dar continuidade ao processo de rescaldo em pontos específicos e para fazer monitoramento da área. O fogo começou no dia 6 e se concentrou no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na cidade de Mucugê. A atuação dos brigadistas voluntários foi crucial no combate ao fogo. As equipes saíam durante a noite e trabalhavam por toda a madrugada. Um abrigo provisório chegou a ser montado para receber as equipes, que acordaram com uma chuva na manhã de domingo. “Sensação é de alívio, né? Quem me acordou foi a chuva. Estava dormindo no caminhão. A alegria da chuva, somada à garra desses voluntários que são verdadeiros guerreiros, homens e mulheres corajosos, que partem para cima”, conta ao G1 Rui Sérgio, que também é voluntário na Chapada Diamantina. As equipes trabalham durante todo o dia, mas o trabalho é intensificado entre a noite e a madrugada por causa da temperatura do local, além da visibilidade maior dos focos de incêndio, que são evidenciados pelo céu escuro.
A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou uma campanha solidária de doação de brinquedos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente João Paulo disse que a ação tem como tema: “Doe um brinquedo e ganhe um brinde”. A campanha contou com o apoio do comércio local. O material arrecadado foi doado através de uma carreata festiva.
Dez milhões de brasileiros ficam pelo menos um dia da semana sem comer. Com a pandemia, crise econômica e alta no preço de alimentos, a situação ainda deve piorar, segundo especialistas. Na semana em que o Prêmio Nobel da Paz foi entregue ao Programa Mundial de Alimentação da ONU, o programa Fantástico da Rede Globo mostrou como é a vida de quem não tem o que comer. Pessoas como Andressa Garcia Oliveira, moradora de Japeri, na Baixada Fluminense, que não tem comida para oferecer todos os dias aos sete filhos, são a razão de existir do ganhador do Nobel da Paz deste ano. O anúncio de que o prêmio iria para a agência da ONU que cuida de gente com fome surpreendeu a todos. Inclusive à própria WFP, sigla em inglês para o Programa Mundial de Alimentação. O WFP atende a 100 milhões de pessoas todos os dias com uma frota de 100 aviões, 40 navios, caminhões, helicópteros.
A atuação dos bombeiros militares no combate aos incêndios na região da Chapada Diamantina chegou ao sexto dia consecutivo neste domingo (11). O Corpo de Bombeiros da Bahia tem 37 profissionais trabalhando para conter o avanço das chamas. O trabalho tem alcançado resultados positivos e, neste domingo, o incêndio está controlado, apenas com pequenos focos. O Governo do Estado viabilizou o envio de seis aviões air tractor, por meio do programa Bahia Sem Fogo, para que fossem utilizados no combate aos incêndios. Cada aeronave tem capacidade para transportar até dois mil litros de água que são despejados, em apenas dois segundos, nas áreas que foram previamente identificadas e monitoradas pelos bombeiros, brigadistas e órgãos ambientais. A base do Corpo de Bombeiros e demais órgãos envolvidos está instalada na cidade de Mucugê. As atividades têm o comando do capitão do Corpo de Bombeiros, Murilo Rocha.
“Hoje a situação está muito mais tranquila. Temos atuado de forma integrada com brigadistas voluntários e outros contratados pelo ICMBio e do PrevFogo. Ontem conseguimos atuar fortemente nos pontos que estabelecemos como prioridade. Hoje, como prevenção e continuidade dos trabalhos, lançamos bombeiros militares na Cachoeira dos Cristais, na Cachoeira das Três Barras, além de brigadistas em pontos específicos onde detectamos ser possível uma reignição do fogo”, explicou. Um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia dá apoio às operações. A aeronave é utilizada para monitoramento da área queimada, bem como para o transporte de bombeiros e brigadistas que precisam combater o fogo em áreas de difícil acesso. Neste domingo, as atividades de combate ao fogo se concentraram entre os municípios de Mucugê e Andaraí. Além disso, a gestão estadual, por meio da Superintendência de Defesa Civil do Estado, realizou a entrega de equipamentos de proteção individual e algumas ferramentas que auxiliam no trabalho realizado pelos brigadistas.
A empresa Agência Sudoeste - Jornalismo, Assessoria e Pesquisas Ltda, com sede na cidade de Brumado, foi multada em de R$ 79.807,50, por divulgar uma pesquisa com ausência de cumprimento das exigências legais, notadamente do inciso IV, do art. 2º da referida resolução e art. 33 inciso IV da Lei nº 9504/97, no município de Livramento de Nossa Senhora. A sentença do juiz 101ª Zona Eleitoral, Gleison dos Santos Soares, foi publicada na última quinta-feira (08). De acordo com o Portal Livramento, o magistrado ainda confirmou a liminar anteriormente deferida (veja aqui) para que a referida empresa suspenda, imediatamente, a divulgação da pesquisa eleitoral, registrada dia 04/09/2020, sob o número BA00251/2020, que favorecia o então pré-candidato a prefeito de Livramento, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho. De acordo com a decisão, Soares disse que resta inequívoca a divulgação, pela empresa representada, da pesquisa por força do art. 2º, § 7 da Resolução TSE nº 23.600/2019. A Representação foi ajuizada pela Coligação “O cuidado que Livramento precisa”, formada pelos partidos PSD, PP e MDB. A decisão cabe recurso.
Pesquisadores da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), agência nacional de ciência da Austrália, descobriram que o Sars-CoV-2 pode sobreviver por até 28 dias em superfícies comuns, incluindo cédulas, vidro e aço inoxidável. De acordo com a Revista Galileu, o achado foi compartilhado na quarta-feira (7) no Virology Journal. “Estabelecer por quanto tempo o vírus realmente permanece viável em superfícies nos permite prever e mitigar sua disseminação com mais precisão, e fazer um trabalho melhor de proteger nosso povo”, disse Larry Marshall, diretor executivo da CSIRO, em comunicado. No novo estudo, os especialistas descobriram que o novo coronavírus tem mais chances de sobreviver em temperaturas mais baixas, em torno dos 20 graus Celsius. Conforme o calor aumenta, chegando aos 30ºC e aos 40ºC, sua chance de sobreviver diminui. “A 20 graus Celsius, aproximadamente a temperatura ambiente, descobrimos que o vírus era extremamente robusto, sobrevivendo por 28 dias em superfícies lisas, como o vidro encontrado em telas de telefones celulares e notas de plástico”, afirmou Debbie Eagles, uma das pesquisadoras, em declaração. “Para contextualizar, experimentos semelhantes realizados com o Influenza A [causador da gripe comum], apontam que ele sobreviveu em superfícies por 17 dias, ressaltando o quão resistente o Sars-CoV-2 é”.
O secretário de saúde do município de Brumado, farmacêutico Cláudio Soares Feres, testou positivo para a Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste, nesta segunda-feira (12), pelo próprio secretário. De acordo com Feres, na última terça-feira (06), ele apresentou os sintomas da doença com tosse seca e a perda do paladar. Feres está cumprindo isolamento domiciliar. O resultado do teste realizado em Cláudio saiu na manhã de hoje. Este é o primeiro caso do vírus no alto escalão do governo municipal. Segundo o último boletim divulgado no domingo (11), Brumado tem 300 pessoas com o coronavírus ativo, além de 1948 casos confirmados, 13 hospitalizados, 20 óbitos e 1628 curados.
O incêndio florestal na cidade de Barra, no oeste da Bahia, foi declarado extinto pelo Corpo de Bombeiros, neste domingo (11). As chamas começaram no dia 15 de setembro e no início desde mês de outubro, houve redução da linha de fogo. Durante os últimos dias desta semana, o incêndio estava controlado e os bombeiros estavam na fase final de monitoramento, para prevenir a incidência de novos focos. O órgão não informou o tamanho da área que foi destruída. De acordo com o G1, as queimadas de Barra chegaram ao limite de Morpará e o povoado de Quixaba foi um dos mais afetados. O fogo foi extinto no dia 1º de outubro. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), este ano, o estado registrou 5.272 focos de queimadas. O número é 11% maior que o observado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 4.737. Em 2020, as cidades com maior número de focos são: Formosa do Rio Preto (429), Côcos (423) e Pilão Arcado (244).
A irregularidade no abastecimento de água, que afeta o município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, desde o início da última semana, tem gerado aborrecimentos diversos e reclamações dos moradores. Segundo eles, mesmo que sem água há cerca de 5 dias em toda a cidade, as contas continuam sendo cobradas pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), responsável pelo fornecimento na cidade. De acordo com o L12, o problema de interrupções no sistema de abastecimento de água na cidade é um fantasma que assombra já há alguns anos. Segundo informações, desta vez a falha ocorre em um registro estragado que fica localizado nas proximidades da “Barraginha”. Um dos bairros que mais sai prejudicado pela embasa quando há esse tipo de interrupção como sempre é o Benito Gama. Por lá não cai uma gota de água desde segunda-feira, moradores relatam falta de água nas torneiras também em praticamente todos os bairros da cidade.
A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).
Em Brumado, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) está convocando produtores rurais para participar da coleta de embalagens de agrotóxicos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a campanha conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e de vários órgãos ligados ao setor. O recebimento dessas embalagens, as quais demoram 300 anos para serem decompostas na natureza, será realizado no próximo dia 21 de outubro, das 09h às 15h, no Parque de Exposições Gilson Brito.
De acordo com a Adab, os produtores são orientados a lavar as embalagens três vezes, pulverizá-las e furá-las para que elas não sejam reutilizadas. Vale lembrar que apenas embalagens de agrotóxicos serão recebidas na ocasião.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.