A Secretaria de Saúde de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, confirmou na última terça-feira (20), a terceira morte em decorrência de complicações provocadas pelo novo coronavírus. Nos últimos 3 dias, a cidade registrou 17 novos casos da doença, somando 240 confirmados. 46 casos permanecem ativos e a pasta monitora 147 casos suspeitos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do município, Gerardo Júnior, culpou o relaxamento social e os eventos de campanha eleitoral como causas do aumento substancial de notificações da Covid-19 em Livramento (veja aqui).
Na última segunda-feira (19), a polícia civil cumpre mandado de prisão contra um homem acusado de sequestro e extorsão na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Gilson Ferreira Carneiro, vulgo Gilson Miseravão, de 41 anos, foi localizado por volta de 18h, na Travessa São Miguel, no Bairro Santa Rita. De acordo com a 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), ele responde pelo crime de extorsão mediante sequestro, em Salvador. Na delegacia, Miseravão contou que é investigado por mais de 300 homicídios, sendo denunciado em 35. Ele foi absolvido da grande maioria por falta de provas, mas restam 9 processos. Gilson Miseravão foi encaminhado à Delegacia Territorial de Guanambi por critérios de segurança.
Nesta terça-feira, 20 de outubro, o município de Brumado registra 2179 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7094. Entre os diagnósticos: 10 internações, 24 óbitos, 244 pacientes em tratamento e 1911 recuperados. No momento, 95 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Com o apoio da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), a Embasa realizou uma operação para retirada de ligações clandestinas às margens da BA-148, em Brumado. Segundo informou o órgão ao site Achei Sudoeste, a tubulação instalada diretamente na adutora de água bruta estava comprometendo o abastecimento em diversas localidades rurais atendidas pelo sistema de Lagoa Funda. A água proveniente da ligação clandestina abastecia comércios e imóveis, além de ser utilizada na irrigação de pequenas culturas. Após a operação, a Embasa estima que o volume restabelecido para a Estação de Tratamento de Lagoa Funda aumentou em 15 mil litros por hora. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na delegacia de polícia de Brumado para apurar o caso e investigar os responsáveis pelas ligações clandestinas. Qualquer intervenção na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. A população pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo número 0800 0555 195.
Foi lançado na segunda-feira (19) o projeto piloto de um software que utiliza inteligência artificial (IA) para responder instantaneamente mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O projeto, batizado de “Zap Respeita as Mina”, pode ser acessado pelo WhatsApp. A iniciativa, pioneira na área de enfrentamento à violência doméstica, atende mulheres por mensagens de texto. Ao acessar o "Zap Respeita as Mina", através do telefone (71) 9909-9322, as usuárias poderão pedir ajuda, em caso de emergência, enviando uma mensagem para uma das atendentes virtuais. Após o contado, a IA é capaz de gerar respostas iniciais para a vítimas, além de permitir o acesso por mensagem a atendentes em contato direto com o serviço 190 da Polícia Civil, para os casos de emergência. Todo o diálogo é apenas por mensagem de texto, uma opção para mulheres que não podem realizar uma ligação telefônica por estar no mesmo ambiente que o agressor. Ao se certificarem da gravidade da situação, as atendentes virtuais podem acionar a polícia automaticamente. Ao iniciar uma conversar com a IA, uma usuária pode obter orientações e informações acerca dos órgãos que compõem a rede de atenção à mulher e as atribuições de cada um deles. Além disso, a vítima recebe informações de como fazer uma denúncia, obter uma medida protetiva de urgência, o que fazer em caso de violência sexual, entre outras informações.
Um ônibus intermunicipal da empresa Novo Horizonte colidiu com um veículo de passeio na rótula de entroncamento, entre a BA-262 e a BR-030, na cidade de Brumado, na noite desta segunda-feira (19). De acordo com informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o veículo de passeio, com placa de Belo Horizonte, acabou saindo da rotatória e invadindo a pista que era preferencial ao ônibus, momento em que ocorreu a colisão lateral. Os dois homens que ocupavam o veículo de passeio sofreram ferimentos e o condutor ficou preso às ferragens.
A equipe do Samu 192 foi acionada, porém teve dificuldade para adentrar o veículo, pois não contou com a colaboração da empresa, que relutou em retirar o ônibus para que os socorristas tivessem acesso à porta do motorista e fossem prestados os primeiros socorros. A empresa cobrou a presença de peritos antes de mover o ônibus. Só depois de amplas discussões, o coletivo foi recuado. O motorista de 55 anos foi conduzido ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde passou por procedimentos cirúrgicos e drenagem. Nossa reportagem buscou mais informações sobre o quadro clínico do mesmo, mas sem êxito.
A Polícia Militar encontrou, na segunda-feira (19), 64 pés de maconha no quintal de uma casa em São Gonçalo dos Campos, no interior da Bahia. As informações são do G1. De acordo com a PM, militares faziam ronda pelo bairro Murilo Leite, quando dois homens correram ao avistarem a viatura. Os policiais perseguiram os suspeitos, que entraram em uma casa abandonada. No local, os PMs encontraram a plantação de maconha. Os dois homens conseguiram fugir, mas no imóvel, além da plantação, os militares acharam 12 pedras de crack, 3 trouxas de maconha e um saquinho contendo sementes, supostamente de maconha.
Considerando o atual estágio da pandemia, a prefeitura de Macaúbas, a 199 km de Brumado, publicou decreto restringindo o acesso de moradores de outras cidades ao município por conta da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo o Decreto nº 139/2020, de 16 de outubro, fica proibido o acesso à cidade entre 18h e 06h, em dias da semana, e durante as 24 horas nos finais de semana. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acesso é permitido apenas às pessoas que comprovarem a necessidade do uso do sistema de saúde municipal, apenas durante o período do atendimento. O bloqueio e controle dos acessos serão feitos através de barreiras sanitárias, com o apoio de equipes de segurança. O descumprimento do decreto importará em multa individual no valor de R$ 522,50, valor destinado às ações de combate e enfrentamento à pandemia.
Agora, a Clínica Exame conta com o médico geriatra Hernan Carlos em seu rol de profissionais. O geriatra é o médico que se especializou para o atendimento de pessoas idosas. Segundo Carlos, além de tratar doenças como diabetes, hipertensão, depressão, esquecimento e dores crônicas, o geriatra trabalha o paciente como um todo, com o objetivo de lhe proporcionar autonomia, independência e qualidade de vida. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, no Bairro Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp).
Na tarde da última segunda-feira (19), um acidente envolvendo três veículos na Rua Nilza Fernandes Cardoso, no Bairro Paraíso, em Guanambi, a 141 km de Brumado, deixou Jaylma Rocha Ribeiro, esposa do deputado federal Charles Fernandes (PSD), ferida. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, ela foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local e encaminhada para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Ainda de acordo com a polícia, os outros dois envolvidos no acidente são: o empresário Almir Rogério Cesário dos Reis, que conduzia um veículo ILR/Discovery, e Marivaldo Lopes de Souza, que conduzia uma moto Honda/CG 125 Fan. Jaylma quebrou cinco costelas e deverá permanecer internada por cinco dias.
Após um curto período de paralisação, as atividades da Operação Pipa foram retomadas na cidade de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Márdio David Alves, disse que o Governo Federal garantiu o repasse do recurso ao Exército Brasileiro a fim de que a operação possa ser normalizada no Estado. “Todo mundo pode ficar tranquilo porque já estamos quites. A partir de hoje, o andamento da operação está normal. O dinheiro já foi repassado e está tudo normal”, afirmou. O diretor explicou que a suspensão foi temporária em razão de um trâmite burocrático de repasse de verba. Ele ainda adiantou que a pasta já solicitou a renovação do contrato da operação para o próximo período. No total, 260 comunidades são assistidas pela Operação Pipa no município.
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (19) que a vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não será obrigatória. Bolsonaro afirmou que cabe ao Ministério da Saúde definir o Programa Nacional de Imunização e que já está decidido que a nova vacina não estará entre as obrigatórias. “Tem uma lei de 1975 que diz que cabe ao Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunização, ali incluídas possíveis vacinas obrigatórias. A vacina contra o Covid — como cabe ao Ministério da Saúde definir esta questão — ela não será obrigatória”, disse Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto para apresentação de pesquisa sobre um medicamento. Bolsonaro disse que qualquer vacina precisa ter comprovação científica e ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que não fará isso “a toque de caixa”. Segundo o presidente, não se pode, por exemplo, obrigar quem já teve a doença e está imunizado a tomar a vacina. “Então, o governo federal, repito e termino, não obrigará ninguém a tomar esta vacina”, afirmou.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o promotor de Justiça Millen Castro alertou que os candidatos, partidos e coligações da 90ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, devem evitar a distribuição dos santinhos durante a campanha eleitoral. Segundo ele, o material pode ser um grande foco de contaminação em tempos de pandemia. Os candidatos devem priorizar, segundo frisou, meios digitais para realização da propaganda eleitoral. O promotor também destacou que a população pode enviar denúncias à Promotoria Pública, acompanhadas de provas, para o e-mail [email protected].
O governador Rui Costa disse, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (19), que as aulas devem ser retomadas quando a Bahia atingir um patamar abaixo de 20 mortes diárias pela Covid-19. Ele adiantou ainda que os protocolos de retorno da educação já estão prontos. “Nós estamos avaliando isso e monitorando junto com a decisão de outros estados. Hoje nós estamos mais próximos do que distante, do retorno às aulas. Em entrevistas que eu dei há 20, 30 dias atrás, a gente estava no patamar de 40, 50 óbitos diários, como eu falei para vocês. Nós caímos para o patamar um pouquinho abaixo de 30: 28, 27”, ponderou Rui Costa. “Se a gente reduzir abaixo de 20, a gente já se encoraja para retomar as aulas dentro daquele protocolo que já temos pronto. Nós vamos acompanhar mais uns dias só, se a tendência continuar como está se mostrando, ou seja, com redução do número de óbitos, acho que cria condições da gente reprogramar as aulas”. Rui adiantou ainda que o governo tem recebido pedidos de alunos que estão em ano letivo de conclusão do ensino médio e de cursos técnicos. A aulas estão suspensas na Bahia desde o mês de março. No último dia 10 de outubro, o governador renovou o decreto que mantém as escolas fechadas até, pelo menos, 25 de outubro.
Em parceria com o Sest/Senat, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está promovendo uma capacitação para os condutores de veículos de frete em Brumado. O curso acontece na UAB, através da modalidade à distância. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o instrutor do Sest Senat, Walbert Laerte Nunes Gonçalves, salientou que a capacitação visa proporcionar maior qualidade ao serviço por meio da instrução dos condutores. “Estamos com alguns dos transportadores em sala de aula buscando essa qualificação. Brumado desponta e sai à frente no que tange à qualificação dos seus transportadores. A SMTT está de parabéns”, destacou. A formação, segundo Walbert, é mais um atrativo que os condutores oferecem aos seus clientes. "Aqueles que participam da capacitação estão anos luz à frente daqueles que, infelizmente, não puderam participar", completou.
A Associação das Pessoas com Deficiência do Município de Brumado e Região (APDEMB) realizou no último sábado (17) a cerimônia de inauguração de sua sede própria, localizada na Praça Dejaniro Arlindo da Silva Leite, no Bairro Santa Tereza. Na oportunidade, o ex-presidente Edilmagno Teixeira também deu posse à nova diretoria da APDEMB, que passou a ser gerida pelo novo presidente Daniel Rocha. “Em tempo, queremos aqui agradecer a todas as doações, deixar os nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que contribuíram diretamente ou indiretamente para essa realização, as empresas, o comércio e toda sociedade civil que doaram e que foram fundamentais para a conclusão desta etapa, fortalecendo assim os nossos desejos dos projetos vindouros”, destacou a nova direção.
O promotor de justiça Millen Castro esclareceu ao site Achei Sudoeste a recomendação expedida pelo Ministério Público Eleitoral com relação à perturbação do sossego público nesse período de campanha eleitoral. Segundo ele, os fogos de artifício não fazem parte do direito de propaganda dos candidatos, porém também não são proibidos. “Quem quiser utilizar fogos de artifício precisa adotar as medidas estabelecidas no decreto estadual nº 6465/1997”, salientou. Em caso de flagrante de pessoas que estejam vendendo, transportando ou soltando fogos de artifício sem atender ao decreto, Castro disse que a Polícia Militar já foi orientada a apreender o material e conduzir o responsável à delegacia. Com relação aos carros de som, o promotor esclareceu que o mesmo só pode circular durante os eventos de campanha, como nos comícios, passeatas ou caminhadas. Fora dessas hipóteses, o veículo incorrerá em poluição sonora, podendo ser apreendido.
A Justiça atendeu pedido do Ministério Público Estadual (MP-BA) e da Defensoria Pública Estadual (DPE-BA) e determinou que o Estado da Bahia e a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) mantenham o programa de execução de medida de semiliberdade em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a decisão liminar, deve ser mantido o funcionamento da única unidade para cumprimento de medidas socioeducativas de semiliberdade da cidade, a NaVaranda, com 20 vagas, até que seja escolhida e contratada nova entidade responsável pela administração por meio de processo licitatório próprio. No pedido, o promotor de Justiça Marcos Almeida Coêlho e o defensor público Luciano Trindade Rocha apontaram que o fechamento da NaVaranda, em funcionamento desde 2008, estaria prestes a acontecer e prejudicaria toda a estrutura de semiliberdade da Fundac, atualmente com um total de 90 vagas, distribuídas em 5 unidades para atender todo o estado. A decisão foi proferida pelo juiz Juvino Henrique Souza Brito, que estabeleceu multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
O brumadense Anderson Ângelo de Lima, de 25 anos, morreu na tarde da última segunda-feira (19), após um caminhão da empresa Empreendimentos Projetos e Construções Limitas (EPCL), ter explodido na comunidade de Riacho do Meio, na cidade de Cocos, na região oeste da Bahia (veja aqui). A informação foi confirmada na manhã de hoje com a delegada Luzmaia Cecília, responsável pela investigação das causas da tragédia. A suspeita é que a explosão tenha sido provocada por explosivos usados na perfuração de buracos que estava na cabine do veículo. Além de Anderson, Fredson Rocha Santos, de 30 anos, e Maicon de Jesus Almeida, de 34 anos também foram a óbito. Eles são de Bom Jesus da Lapa e Sítio do Mato.
O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) firmaram termo de ajustamento de conduta (TAC) com a empresa Torre Empreendimentos Rural e Construção Ltda, condenada por exploração irregular de cascalho às margens da BR-116, nos limites do município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O acordo prevê a construção de um galpão de triagem de resíduos sólidos como compensação pelo dano ambiental provocado. O galpão deverá ter área de 2 mil metros quadrados de área construída e mais de 1 mil metros de área para estacionamento. Ficará em terreno cedido pelo município e deverá ter um custo total de quase de R$ 1,1 milhão. A obra deverá ser entregue em seis meses, a contar do fim do término do atual estado de pandemia de covid-19, em data a ser informada pelo MPF. A fiscalização do empreendimento ficará a cargo do município de Vitória da Conquista, que deverá designar servidores com conhecimento técnico para tal. Após a conclusão, o local será entregue para iniciativa de coleta solidária “Mãos que Reciclam”, desenvolvida pela DPE/BA com o objetivo de promover a inclusão social de catadoras e catadores de materiais recicláveis. O não cumprimento de qualquer item do acordo acarretará à Torre Empreendimentos o pagamento de multa de R$ 20 mil por cláusula descumprida, não obstante a aplicação de outras penalidades cabíveis.
Recomendações publicadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) orientam os candidatos, partidos e coligações da 90ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, sobre suas condutas durante as campanhas eleitorais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o promotor de Justiça Millen Castro explicou que as recomendações definem os cuidados sanitários que devem ser tomados durante a campanha, bem como com relação à perturbação sonora. O promotor afirmou que a Bahia continua com o sinal vermelho ligado em razão da pandemia e as orientações visam conter aglomerações e o avanço da propagação do coronavírus na Bahia. Embora os partidos tenham se comprometido a seguir as determinações, o promotor chamou a atenção de que, na prática, muitos não têm cumprido o recomendado. Por isso, Castro pediu o apoio da comunidade para fiscalizar a realização dos eventos de campanha na microrregião, especialmente no que diz respeito ao uso da máscara, álcool gel e distanciamento social. “O ideal é que a Vigilância Sanitária e os demais órgãos nas secretarias municipais de saúde estivessem envolvidos na fiscalização. Há uma necessidade de que os partidos se conscientizem e as pessoas também. Hoje temos outros meios, principalmente nas redes sociais, para fazer propaganda. Há possibilidade de suspender esses eventos, mas precisamos de denúncias com provas”, destacou.
Em publicação no Diário Oficial, a prefeitura de Brumado anunciou a desapropriação de cinco imóveis localizados nos bairros: Centro, Dr. Juracy e Olhos D'água. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de administração, João Nolasco, informou que as desapropriações fazem parte de um amplo trabalho desenvolvido pela atual gestão para ampliação das Escolas em Tempo Integral. “O prefeito vem, aos poucos, comprando alguns terrenos junto às escolas para ampliação das unidades. As escolas precisam ser ampliadas porque algumas não têm uma quadra adequada ou um espaço adequado para atender o modelo de tempo integral”, destacou. Nesse caso, as escolas a serem ampliadas são: Professora Zilda Neves, Professor Roberto Santos e Professora Arminda Maria Azevedo. Nolasco lembrou que, no ano passado, a administração municipal já havia adquirido alguns lotes para realização do mesmo trabalho. Os valores dos imóveis vão variar conforme a localização e o Laudo de Avaliação feito pela Caixa Econômica Federal (CEF).
Nesta segunda-feira, 19 de outubro, o município de Brumado registra 2136 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 6898. Entre os diagnósticos: 09 internações, 24 óbitos, 245 pacientes em tratamento e 1867 recuperados. No momento, 129 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Um caminhão da empresa Empreendimentos Projetos e Construções Limitas (EPCL), da cidade de Brumado, explodiu nesta segunda-feira (19), no município de Cocos, região oeste da Bahia, ceifando a vida de três pessoas. De acordo com matéria publicada no site Alerta Bahia, a tragédia aconteceu na comunidade de Riacho do Meio e a suspeita é que a explosão tenha sido provocada por explosivos usados na perfuração de buracos que estava na cabine do veículo. A Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) estão no local do acidente. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.