O anúncio da Tomada de Subsídio nº 15/2013, feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sobre o projeto da ferrovia entre Belo Horizonte (MG) e Candeias (BA), na região metropolitana de Salvador, foi bastante comemorado pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD). Tal documento visa colher contribuições para a discussão dos estudos do projeto ferroviário, que deve cortar 52 municípios, sendo 27 em Minas e 25 na Bahia, dentre eles de Sebastião Laranjeiras, Urandi, Pindaí, Candiba e Guanambi. De acordo com a deputada, a obra, que integra o Programa de Investimento em Logística lançado pelo governo em 2012, representa mais um vetor de desenvolvimento para toda a região sudoeste, incluindo os polos comerciais de Guanambi, Brumado e Vitória da Conquista. “Desde a elaboração da Carta de Barreiras, lançada no dia 26 de abril, estamos defendendo que, além da construção de pátios intermodais nos municípios de Barreiras, Caetité e Ilhéus, previstos no projeto inicial da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), também sejam implantados portos secos/pátios intermodais no município de Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Brumado e Jequié”, esclareceu Bastos. Para ela, Guanambi e Brumado não são concorrentes nesse aspecto. “Essa nova ferrovia será mais um impulso para que seja possível convencer os órgãos técnicos e os ministérios envolvidos com a construção da Fiol, sobre a viabilidade de implantação dos novos pátios propostos em Guanambi e Brumado, municípios estes que não são concorrentes na busca desse interesse comum para toda a região”, reiterou.