A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, realizou a cerimônia de entrega do Prêmio PM Padrão 2020 aos oficiais e praças que se destacaram ao longo do ano no cumprimento do dever perante a sociedade e a corporação. A eleição foi feita pelos próprios policiais da unidade. Todos os presentes seguiram os protocolos de saúde na prevenção contra a Covid-19. Ao final da cerimônia, a comandante, Major Cleise Costa, realizou uma Parada Militar e desejou aos presentes um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz e esperança.
Um temporal deixou as ruas da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, alagadas na noite de quinta-feira (10). A chuva começou por volta das 20h. Nesta sexta-feira (11), a previsão é de que chova mais, porém de forma branda. De acordo com o G1, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, uma das principais da cidade, a chuva causou um curto circuito entre fios de alta tensão. Houve um princípio de incêndio, que foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido. Há 15 dias não chovia com tanta força em Barreiras. A cidade também registrou muito vento. As temperaturas por lá ficam entre 20º e 32º, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, é de 93%. Dos três hospitais que oferecem os leitos na cidade, dois já estão com 100% de ocupação. De acordo com o G1, no total, Vitória da Conquista tem 143 leitos dedicados a tratar a Covid, desses 60 são de UTI – 56 já estão ocupados. As unidades que já estão com lotação em 100% são: o Hospital Geral de Vitória da Conquista, que tem 30 leitos de UTI, e o Hospital das Clínicas, que tem 10. O único hospital com vaga em leitos de UTI, para atender pacientes com Covid-19, é o São Vicente de Paulo, que registra 80% de ocupação. A média diária de casos em Vitória da Conquista é de 86 infectados. Esse número é 57% maior que as taxas registradas nos últimos 14 dias.
Uma batida entre duas motocicletas resultou na morte de duas pessoas na cidade de Jitaúna, no sudoeste da Bahia. O caso ocorreu em um trecho da BR-330, na noite de quinta-feira (10), e foi confirmado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a polícia, um dos veículos seguia na contramão, em uma curva, quando houve a colisão frontal. De acordo com o G1, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas os dois condutores já estavam sem vida. A Polícia Técnica foi acionada para a remoção dos corpos e a realização dos exames de perícia no local. O nome das vítimas não foi informado pela PRF.
O presidente do diretório do Partido Democrático Trabalhista (PDT) do município de Brumado, Cláudio Ribas, falou ao site Achei Sudoeste que, no momento, prefere não se pronunciar diante das denúncias apresentadas pelo vereador José da Silva Santos (PSB), o Santinho. Este acusa a agremiação de ter tentado burlar a justiça eleitoral com uma suposta candidata laranja no partido, nas últimas eleições municipais (veja aqui). Ribas disse que ainda não tomou conhecimento da ação que teria sido ajuizada pelo parlamentar que não conseguiu se reeleger. “Ainda não tomei conhecimento da ação movida pelo vereador derrotado. Tão logo venhamos a ser notificados aí sim o PDT irá se pronunciar”, afirmou Ribas.
Um idoso de 83 anos foi o terceiro óbito registrado da Covid-19, o novo coronavírus, na cidade de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela secretaria municipal de saúde. De acordo com a pasta, o óbito ocorreu no último dia 3 de dezembro, mas o resultado chegou nesta quarta-feira (10). Ainda segundo a secretaria, a cidade confirmou mais 16 casos da doença nas últimas 24h. Até o momento, Riacho de Santana tem 240 casos confirmados, sendo que 122 já estão curados, 190 aguardam resultado, 280 seguem em monitoramento e dois hospitalizados. Na cidade, outros dois óbitos estão sendo investigados sob suspeita de coronavírus.
Chefes de estado que apresentaram metas ambiciosas a para cumprirem o compromisso de zerar as emissões de carbono até a metade do século 21, previsto no Acordo de Paris, foram convidados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discursarem em um evento sobre mudanças climáticas nesta quinta-feira (10). O Brasil ficou de fora. O evento em questão é o Climate Ambition Summit, uma reunião preparatória para a próxima Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima, marcada para o ano que vem. Nas Américas, Uruguai Argentina, Colômbia, Peru, Belize, Cuba, Costa Rica, Equador, Jamaica, Guatemala, Honduras, Panamá e Canadá ganharam uma cadeira no palco virtual do evento. Os países da União Europeia e os grandes poluidores asiáticos, como a China, também estão entre os convidados do Climate Ambition Summit. Já entre os grandes poluidores mundiais que ficaram de fora aparecem, além do Brasil, México e os Estados Unidos. O secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, aponta que a rejeição ao governo brasileiro em um dos mais importantes eventos internacionais sobre mudanças climáticas acontece logo após o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciar as novas metas do país no Acordo de Paris. “Nos tornamos indesejados em uma agenda que deveríamos ser líderes. O governo Bolsonaro tanto fez contra o meio ambiente e contra o clima do planeta, que se tornou uma espécie de presença tóxica nessas reuniões internacionais”, diz Astrini.
O site Achei Sudoeste dará início com a retrospectiva das notícias mais lidas de cada mês do ano de 2019. Durante os próximos dias, faremos a publicação das cinco matérias mais lidas e que tiveram maior repercussão no site. O objetivo é ver quais assuntos geraram mais comoção e engajamento na comunidade ao longo de cada mês do ano.
O padre Robson de Oliveira e outras 17 pessoas se tornaram réus nesta quinta-feira (10) após a juíza Placidina Pires aceitar a denúncia feita pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO). Eles são acusados dos crimes de organização criminosa, apropriação indébita, falsidade ideológica e lavagem do dinheiro ofertado por fiéis à Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). De acordo com o G1, a defesa do padre Robson de Oliveira disse que “nada mudou” após o início do processo criminal no TJ-GO: “Continuamos tranquilos. Nunca houve ilegalidade”. O advogado Pedro Paulo de Medeiros complementou que o TJ-GO decidiu, “por unanimidade, que não tem crime nenhum”, se referindo à decisão que bloqueava a investigação, a qual está em análise no Superior Tribunal de Justiça.Ao receber a denúncia, a magistrada informou que aceitou a acusação do MP-GO, principalmente, “diante da existência de elementos probatórios acerca da materialidade delitiva e indícios suficientes de autoria”. Na decisão, a magistrada determinou ainda a devolução ao Ministério Público das mídias contendo o material apreendido durante a operação para a continuidade das investigações que o órgão entender necessárias. O promotor de Justiça Sandro Haldfeld explicou que os réus podem ser denunciados por outros crimes. “Agora, há um primeiro processo com relação a fatos que já estavam maduros para o oferecimento da denúncia. Existem ainda outros casos e crimes em investigação, por isso, serão oferecidas novas denúncias sobre outros fatos”, esclareceu o promotor.
A unidade da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), em Guanambi, a 141 km de Brumado, teve a sua solicitação atendida pela Secretaria Municipal de Saúde e, de forma preventiva, defensores públicos, servidores e colaboradores realizaram testes para detecção da Covid-19. Os exames foram coletados na quarta-feira (02), na sede da defensoria, e as amostras encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para análise. Os resultados estão sendo aguardados. Segundo a defensora pública Deliene Martins de Carvalho, que atua na unidade e fez o pedido à Secretaria de Saúde, não havia nenhum caso suspeito na instituição e os testes foram realizados como reforço às medidas preventivas adotadas pelo órgão desde o início da pandemia. “A realização dos testes foi muito importante para a segurança de nossos membros e dos assistidos que acessam a nossa sede, uma vez que está sendo verificado um aumento do número de casos na cidade”, destacou.
Três homens conseguiram fugir da carceragem da Delegacia de Porto Seguro, no sul da Bahia, após usarem serras amarradas em escovas de dentes para cortar as grades das celas. A fuga aconteceu na quarta-feira (9). Ainda segundo a Polícia Civil, o carcereiro local percebeu a ausência dos três homens ao realizar contagem dos presos. De acordo com o G1, Tainã Santos Rezende, Caio Alves Santana e Ronald Soares são procurados pela polícia. Os dois primeiros são investigados por roubo e o terceiro por envolvimento com o tráfico de drogas. A prisão da delegacia de Porto Seguro tem duas celas, cada uma com capacidade para quatro presos temporários. Em outubro deste ano, após denúncias de superlotação na delegacia e contaminação pela Covid-19, maioria dos detentos foi transferida para presídios da região. Até o momento, nenhum foragido foi recapturado.
Na última quarta-feira (09), a 101ª Zona Eleitoral diplomou os candidatos a prefeito e vereadores eleitos nas cidades de Livramento, Rio de Contas, Jussiape e Dom Basílio. O ato de diplomação, conduzido pelo juiz Gleisson dos Santos Soares, aconteceu de forma virtual devido à pandemia. Na oportunidade, os candidatos receberam o diploma devidamente assinado, atestando a sua eleição para os respectivos cargos.
Funcionários do Hospital Regional da Chapada, que fica na cidade baiana de Seabra, denunciaram atrasos nos salários dos últimos dois meses. Segundo uma funcionária, que preferiu não revelar a identidade, os atrasos nos salários, que antes eram constantes, estavam em dia desde o início do ano, mas voltaram a atrasar. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos de enfermagem e agentes de limpeza estão sem receber desde o dia 26 de outubro. “Todos os funcionários estão sem receber desde o dia 26 de outubro. Tivemos um atraso em agosto, mas foi pago em setembro e de desde o dia 26 que ninguém recebe. Uma situação difícil”, contou. O Hospital Regional da Chapada tem 101 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva. A unidade é referência para as cidades de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra, Souto Soares, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas. Além do atendimento clínico e cirúrgico de emergência, o Hospital Regional da Chapada realiza cirurgias eletivas, oferta atendimento ambulatorial nas especialidades de cardiologia, ortopedia, pediatria, clínica médica, cirurgia geral, angiologia, gastroenterologia, anestesiologia, otorrino, exames de imagem e laboratório.
Na última quarta-feira (09), o motorista de uma carreta carregada com minério perdeu o controle quando descia a serra na BA-142, na entrada de Ituaçu, a 98 km de Brumado, e entrou em uma praça completamente desgovernada. O veículo acabou tombando no local, assustando a todos os presentes. Apesar do susto, ninguém se feriu.
O motorista do veículo não teve seu nome identificado e as causas do acidente não foram divulgadas. Esse tipo de acidente é comum na praça.
Agora na Unopar Brumado ajuda você realiza o seu sonho de fazer Enfermagem com um preço que cabe no seu bolso. Consulte os valores através dos números: (77) 99849-7900 ou (77) 99837-7979. O curso acompanha as tendências na área da saúde, se modernizando constantemente para formar enfermeiros capazes de atender as demandas de um mercado que não para de mudar. Não perca essa chance de estudar na Unopar Brumado. A unidade fica localizada na Rua Eugênia Araújo, 55, Bairro Hospital.
A Embasa informa que uma queda de energia elétrica na captação da barragem de Cristalândia, na última quinta-feira (10), provocou a interrupção temporária do fornecimento de água nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. O serviço de energia foi restabelecido pela Coelba por volta das 15h, quando o abastecimento de água começou a ser regularizado gradativamente, com previsão de normalização completa nas 48 horas seguintes nos dois municípios atendidos pelo sistema integrado de abastecimento de água de Brumado. Enquanto a situação não é normalizada, a Embasa recomenda o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando-se usos que possam ser adiados, bem como todas as formas de desperdício.
Assim que comprou o Sítio Esperança, na região do Tanquinho, na zona rural de Brumado, o produtor Zezito José iniciou o plantio, a produção e a comercialização de pimenta. São cerca de 1 mil pés de várias espécies na propriedade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que a sua aposta é a pimenta moída para conquista o paladar os consumidores. “Deixo a pimenta secar no sol, depois ela é moída e colocada nos frascos. Não vou entrar em detalhes”, brincou, não querendo entregar o segredo do sucesso da pimenta do Zitão da Pimenta, como ficou conhecido.
Enquanto o produto não é registrado, as pimentas estão sendo vendidas apenas mediante encomendas. Segundo o produtor, as pimentas estão sendo muito bem aceitas no mercado local. “O código de barras é caro, mas vou comprar. Estou lutando, pois vale a pena. Sei que vai dar certo, quer dizer, já deu. Com o código de barras vou poder vender para todos os mercados”, destacou.
Nesta quinta-feira, 11 de dezembro, o município de Brumado registra 3292 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 10187. Entre os diagnósticos: 04 internações, 41 óbitos, 242 pacientes em tratamento e 3009 recuperados. No momento, 192 ainda aguardam resultado laboratorial e 5378 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O dono de uma fábrica clandestina de álcool em gel em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, foi preso nesta quinta-feira (10) enquanto passava pelo pedágio, na BA-526 na região do Cia/Aeroporto. O proprietário de um galpão onde era produzido o suposto álcool em gel estava foragido desde março, quando o local foi descoberto. O homem chegou a gravar vídeos onde ostentava o dinheiro do crime em uma lancha debochando da polícia e da justiça. Os policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), identificaram o criminoso durante uma blitz na rodovia estadual. “Após consulta do nome, verificamos o mandado de prisão e encaminhamos o foragido para a Central de Flagrantes”, explicou o subcomandante do BPRv, major Fábio Dias. Em março, quando a polícia identificou a fábrica clandestina, foram encontrados equipamentos como envazador, misturador, milhares de embalagens com rótulo de álcool em gel a 70%, 11 tonéis com insumos, sete galões de propileno glicol, centenas de caixas para embalar, 15 caixas com o produto já pronto para venda, embalagens vazias de gel de cabelo e frascos de perfumes que também eram falsificados no local. Responsável pelo caso em Cruz das Almas, o delegado Cristóvão Édero informou que o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) confirmou que os produtos encontrados na fábrica eram falsos. “Ele responderá por falsificação de produto saneante, com pena entre 10 e 15 anos”, concluiu.
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção por coronavírus do país. A paciente é uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também na Paraíba. A identificação do caso foi feita pelos governos dos dois estados. O caso estava sendo investigado desde o dia 23 de outubro, data em que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do RN (CIEVS-RN) recebeu a notificação sobre a suspeita. A primeira infecção aconteceu em junho. A paciente realizou o exame RT-PCR na Paraíba em 23 de junho. No entanto, no dia 11 de outubro, a profissional da saúde voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal. Ela, então, realizou um novo teste RT-PCR no dia 13 de outubro e teve um novo resultado positivo para presença do vírus SARS-CoV2, indicando novamente a Covid-19.
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou o surgimento de 30 casos da Doença de Haff, durante o mês de novembro, em todo estado. Trata-se de uma doença rara, que acontece de forma repentina e cujos sintomas incluem dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta. A doença estaria relacionada ao consumo de peixes ou frutos do mar. Um dos 30 casos foi notificado na cidade de Candiba, a 168 km de Brumado. O paciente teria consumido uma espécie de peixe conhecida como Olho de Boi.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quinta-feira (10) conceder autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a Covid-19 e estabeleceu regras para que empresas solicitem a autorização. Na prática, a medida abre caminho para que empresas possam fazer esse pedido de emergência. “A autorização de uso emergencial é um mecanismo que pode facilitar a disponibilização e o uso das vacinas contra Covid-19, ainda que não tenham sido avaliadas sob o crivo do registro, desde que cumpram com os requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficácia”, disse Alessandra Bastos Soares, diretora da Anvisa. De acordo com o G1, a agência ainda não recebeu nenhum pedido de uso emergencial e nem pedido de registro de vacinas. Ela também reforçou que esse pedido deve ser feito pela empresa. “Qualquer autorização concedida pela Anvisa, qualquer anuência, só será feita diante de um pleito. A vacina só terá autorização de uso emergencial e experimental se houver o pleito realizado por alguma empresa”, disse Soares. A Anvisa ressalta que poderá modificar, suspender ou cancelar a autorização temporária a qualquer momento, com base em elementos técnicos e científicos. Quatro vacinas estão em testes de fase 3 no Brasil: a da Pfizer, a de Oxford, a da Johnson e a da Sinovac.
O município de Aracatu, a 36 km de Brumado, confirmou na última quarta-feira (09), mais dois óbitos em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. O número de mortes no município chegou a cinco. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na cidade já foram notificados 898 casos suspeitos, sendo que 11 estão sendo investigados, 35 aguardam resultado e 519 foram descartadas. De acordo com a secretaria de saúde, 333 foram confirmados, 301 se recuperaram, um hospitalizado e 26 seguem em tratamento contra a doença.
A Bahia vai receber R$ 13 milhões de investimentos para ações de prevenção e combate à violência contra a mulher. Os recursos serão repassados pelo governo federal. O anúncio foi feito pela titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves. De acordo com o Brasil 61, a ministra destacou, ainda, que a maior parcela dos recursos, que corresponde a aproximadamente R$ 10,5 milhões, será destinada ao projeto que integra o programa Mulher Segura e Protegida. O valor também deve garantir a execução de serviços da rede de atendimento para as mulheres que sofrem com casos de violência.
Nesta quarta-feira (09), a Secretaria de Saúde confirmou a 11ª morte em virtude do coronavírus na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, trata-se de uma idosa de 96 anos, que estava internada no Hospital Geral em estado grave, fazendo uso de respirador mecânico. Além do óbito, o município registrou 87 novos casos em 24 horas, chegando ao número recorde de 249 ativos. 728 pessoas ainda aguardam os resultados dos testes laboratoriais. Guanambi possui também 4 pacientes internados em Vitória da Conquista e 3 na própria cidade.