Um acidente entre dois caminhões e uma carreta deixou duas pessoas mortas na quarta-feira (25), na BR-116, trecho da cidade de Nova Itarana, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos bateram de frente; o acidente ocorreu por volta das 7h40, no quilômetro 570. Duas vítimas, que não foram identificadas, morreram no local. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Uma terceira vítima foi levada a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. Não há informações sobre as causas do acidente. Ainda de acordo com a PRF, o trânsito chegou a ficar lento no local e, por volta das 13h, a pista foi liberada.
Em tempos de combate ao coronavírus, uma equipe de costureiras do “Dorcas”, ateliê de costura com sede em Caculé, a 100 km de Brumado, decidiu produzir máscaras cirúrgicas de tecido que serão disponibilizadas para profissionais de saúde, atendentes de supermercados e cuidadores de idosos. Segundo o grupo, a ideia surgiu em razão da escassez de máscaras cirúrgicas nas farmácias da cidade e a dificuldade que algumas pessoas estavam tendo em adquirir o produto. “As máscaras de tecido foram feitas segundo a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e no mesmo formato que estão sendo feitas nos EUA, de tecido duplo”, disse uma das costureiras. Na terça-feira (23), a equipe conseguiu produzir 100 unidades. As pessoas que queiram receber o kit, com duas peças, podem entrar em contato através da página @oficialdorcas. O kit não está à venda, mas os interessados deverão doar um quilo de alimento não perecível para adquiri-lo. Os alimentos arrecadados serão doados para famílias carentes de Caculé que estão em quarentena.
Cinquenta e três pés de maconha foram encontrados em baldes pela polícia, na terça-feira (24), em uma zona rural de Palmeiras, na Chapada Diamantina, região da Bahia. Ninguém foi preso. De acordo com a Polícia Civil, a plantação foi localizada no povoado de Passagem da Pedra, após investigações realizadas por equipes da Delegacia de Seabra. Segundo a Polícia Civil, a droga foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. A polícia informou que segue realizando buscas para encontrar o proprietário da plantação.
Em Brumado, os agentes de controle de endemias estão se sentindo inseguros de ir a campo por conta do crescimento do número de casos do coronavírus em todo país. Eles cobram da secretaria de saúde os equipamentos de proteção individual para trabalhar com segurança. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agente Vanderlei disse que a categoria quer resguardar a própria saúde e integridade, bem como dos familiares e da comunidade. “A gente também pode ser transmissor para as pessoas que entraremos nas casas. Até o momento, estamos sem proteção nenhuma”, frisou. O agente também cobrou da pasta maiores orientações sobre como proceder no contato com a comunidade a fim de evitar a propagação do vírus na cidade. À nossa reportagem, o secretário informou que o Município já começou a distribuir os equipamentos de proteção para trabalho dos agentes de endemias. “Hoje, o país não está conseguindo atender a demanda dos hospitais e também da atenção básica com materiais de proteção individual. Temos cobrado da Sesab e do Ministério da Saúde alguma solução. O município ainda tem um estoque, mas a prioridade é deixar para o hospital, que é o público mais vulnerável. Mas nós conseguimos produzir algumas máscaras. Ontem, já conseguimos entregar para os agentes de endemias e, hoje, vamos entregar para os agentes comunitários de saúde”, afirmou.
A Bahia contabiliza, até a noite desta quarta-feira (25), 14 pacientes curados do coronavírus. O último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registra 91 casos confirmados da Covid-19 no estado. Quatro pacientes ainda estão internados em hospitais da Bahia. O restante dos infectados está em isolamento domiciliar. A primeira pessoa a ser curada foi a mulher de 34 anos, de Feira de Santana, que contraiu o coronavírus em uma viagem para a Itália. Ela também foi a primeira paciente registrada no estado. A Sesab ainda não detalhou quais os municípios dos outros 13 pacientes curados.
Apesar de todo trabalho que tem sido feito na sede do município de Brumado para evitar aglomerações, muitas denúncias apontam que, nas comunidades rurais, vários bares continuam funcionando normalmente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, destacou que os fiscais da prefeitura, sanitários, ambientais, tributários e de edificações, tem realizado um trabalho conjunto com a polícia militar para combater esse tipo de prática, bem como conscientizar as pessoas sobre a importância de se manter em casa nesse momento. “Estamos fazendo o possível para atender as comunidades rurais. Sabemos que chegaram vários ônibus clandestinos, tentamos fazer algumas barreiras com o apoio da PRE, mas muitos furaram. Isso aconteceu no país inteiro. É difícil”, lamentou. O secretário reiterou a importância do isolamento social para achatar a curva de propagação do vírus e fazer com que o sistema de saúde consiga absorver a demanda. “As pessoas estão levando na brincadeira, mas não é caso de brincadeira. As pessoas acabam propagando o vírus e não tem sistema de saúde que suporte. O sistema tem um limite de atendimento. Vamos obedecer às orientações do município”, completou.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, Lucidalva Bonfim, garantiu que a equipe médica da unidade está se adequando e seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde em combate ao coronavírus. “A equipe está toda atualizada. Espero que a estrutura que estamos montando no momento seja inútil. Espero que isso tudo seja só um susto, embora tenhamos consciência que o problema está aí”, declarou. Bonfim ainda informou que a unidade já tinha um número importante de respiradores, porém já adquiriu mais alguns para enfrentamento da doença. “A equipe está unida e preparada para atender a população”, reiterou.
O médico Bruno Andrade, que também faz parte da equipe do hospital, reforçou que, apesar do momento de tensão vivido em razão da novidade do que está acontecendo, a equipe está buscando cada vez mais conhecimento, experiência e treinamento para lidar com segurança com a pandemia. “Está tudo mundo sendo preparado. Pedimos a compreensão da população. Essa luta não é só dos profissionais de saúde, mas de toda sociedade. Esse sacrifício da quarentena deve ser feito”, destacou. A enfermeira Fernanda Brito reforçou que a unidade tem intensificado o controle de infecção hospitalar, principalmente no que se refere à lavagem das mãos. “Não adiantar usar a máscara e tocar a mesma com a mão suja. O mais importante nesse momento é a questão da higienização das mãos. Aqui no hospital estamos tendo um trabalho intenso com relação a treinamento e montagem de protocolo”, finalizou.
Em nota técnica, o secretário de saúde de Brumado (Sesau), Cláudio Feres, determinou, após solicitação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a inclusão dentre as possibilidades de funcionamento previstas no Decreto Municipal nº 5.246 dos seguintes estabelecimentos: oficinas mecânicas, borracharias e cooperativas de leite. Todos devem adotar as medidas de higienização e distanciamento preconizados pelo Ministério da Saúde em combate à pandemia do coronavírus no Brasil. Caso as determinações não sejam cumpridas, os estabelecimentos poderão ter a autorização para funcionamento cassada. A medida, segundo o secretário, visa permitir que outros serviços essenciais, como a locomoção de veículos, possam se concretizar.
O município de Brumado passou de 39 para 94 casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a secretaria de saúde, 01 caso já foi confirmado, 01 descartado e 05 estão aguardando resultado do Laboratório Central (Lacen) de Salvador. A pasta pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
Na noite da última terça-feira (24), a Casa da Amizade e o Rotary Club doaram diversos equipamentos de proteção individual ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A unidade conta com cerca de 120 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI Adulto e Neonatal para atender toda a região. Nos últimos dias, o hospital tem encontrado dificuldade para adquirir os equipamentos em razão da pandemia do coronavírus, a Covid-19. “Atitudes com essas nos dão força para lutar nesse momento. Estamos nos preparando cada dia mais e saber que temos pessoas engajadas com a comunidade e com os profissionais da saúde nos deixa mais fortes e confiantes para enfrentar essa pandemia”, afirmou a diretora da unidade, Lucidalva Bonfim.
Após sofrer críticas pelos cortes realizados no Bolsa Família, o governo prepara uma Medida Provisória que abrirá crédito extraordinário de 3 bilhões reais para o programa social. O objetivo é conceder o benefício a mais de 1 milhão de famílias que estão em condições vulneráveis para enfrentar a crise provocada pela pandemia. A medida do governo será enviada ao Congresso após o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, ter proibido ontem novos cortes no Bolsa Família. De acordo com a Veja, o magistrado atendeu ao pedido de sete governadores do Nordeste que contestaram a redução de 158 000 benefícios, sendo 61% na região. “Os dados sinalizam a tese jurídico veiculada e o dano de risco irreparável a ensejar desequilíbrio social e financeiro, especialmente considerada a pandemia que assola o país”, escreveu o ministro em decisão liminar. Os novos recursos para o Bolsa Família fazem parte de um crédito extraordinário no valor de 5 bilhões de reais que o governo destinará a cinco ministérios. Esse dinheiro deverá ser investido na aquisição de equipamentos para a unidades de terapia intensiva, no desenvolvimento de pesquisas da pandemia, na assistência aos brasileiros no exterior e no apoio das Forças Armadas em ações de combate à doença. De acordo com técnicos do ministério da Economia, a medida emergencial é necessária para conter a propagação dos casos de infecção pelo Covid-19 no Brasil.
A proliferação do coronavírus tem preocupado moradores do bairro Alto do Panorama, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Por lá, o sistema de abastecimento está comprometido desde sábado (20). Na residência da dona de casa Maria Delfina dos Santos, além da preocupação com o coronavírus, as roupas sujas se acumulam, sem que a família tenha como lavá-las. Ela diz que, apesar da falta de água, as contas chegam normalmente. “A conta todo mês chega. E se a gente não pagar, eles cortam a água. Toda vez que a gente faz qualquer coisa, tem que lavar as mãos. Onde é que a gente vai achar água para lavar as mãos?”, questiona ela. De acordo com o G1, na casa do carpinteiro Aloísio Alves, a família conta com menos da metade do reservatório de 500 litros e não sabe o que vai fazer quando a pouca água acabar. “A situação fica crítica para a gente. Ainda bem que aqui em casa não tem criança, porque se tivesse criança seria pior”, disse ele. A família do auxiliar de serviços gerais Jorge Ribeiro também está na mesma situação. “Fica complicado, porque a gente tem que lavar as mãos toda hora. Tenho dois filhos, esposa, como vamos fazer?”. Por meio de nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) informou que o abastecimento no Alto do Panorama foi restabelecido durante esta tarde e será regularizado ao longo desta noite. A Embasa disse ainda que nos últimos dias o fornecimento de água no bairro sofreu interrupções devido ao rompimento de diferentes trechos da rede distribuidora em decorrência da erosão das ruas provocada pelas chuvas.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, no fim da manhã desta quarta-feira (25), mais cinco casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados na Bahia sobe para 84. De acordo com a Sesab, todos os casos novos foram importados ou de transmissão local. A pasta ainda informou que 725 casos foram descartados e não há óbitos registrados. Dos cinco novos registros, quatro foram confirmados em Salvador e um no município de São Domingos. Os municípios com casos positivos são: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); São Domingos (1); Teixeira de Freitas (1); e Salvador (52 casos, com a ressalva que três casos são importados, visto que o local de residência é fora da Bahia, mas a notificação foi feita na capital).
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), confirmou que reduziu o próprio salário e dos secretários administrativos em razão da pandemia do coronavírus, conforme anunciado pela secretária de educação, Edneia dos Santos Ataíde. Segundo ele, em um momento de dificuldade como esse, é o mínimo que a administração pode fazer. “É um momento de austeridade. Como que a gente pode querer cobrar sem dar o exemplo? Alguns vão discordar e dizer que isso não representa muito em termos de economia, mas ainda que presente pouco em termos de dinheiro representa muitos em termos de exemplo”, ponderou. A medida pode valer até 90 dias levando em conta os efeitos da paralisação da economia. A entrevista completa será exibida no Achei Sudoeste no Ar, às 17h, pela Rádio Alternativa FM, 97.9.
O secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, disse em entrevista ao site Achei Sudoeste, que o município concedeu todo o suporte necessário para a idosa que morreu nesta quarta-feira (25) suspeita de Covid-19, o coronavírus. “O município deu todo suporte. Foi a primeira paciente a usar a nossa Sala Vermelha, que foi preparada para atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus. Nesse momento, o Lacen/Brumado está fazendo contato pra gente tentar liberar esse resultado o mais rápido possível”, afirmou. A paciente é procedente da zona rural da cidade. Mais uma vez, o secretário reforçou a necessidade do isolamento do grupo de risco e a obediência às regras de combate à proliferação do vírus.
Uma idosa de 86 anos morreu na manhã desta quarta-feira (25), em Brumado, com suspeita de Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a mulher estava internada no Hospital Professor Magalhães Neto desde a última segunda-feira (23). A secretaria de saúde do município já havia coletado o exame e aguarda o resultado do Laboratório Central (Lacen) em Salvador. Até às 18h da última terça-feira (24), Brumado já tinha registrado 39 casos suspeitos e 1 confirmado do coronavírus.
A Petrobras anunciou que vai reduzir em 15% o preço da gasolina em suas refinarias nesta quarta-feira (25). Em relação ao óleo diesel, não haverá alteração. A decisão da estatal vem na esteira da forte desvalorização que o petróleo vem apresentando no mercado internacional. No início do ano, ele era negociado a US$ 66,36. Na última segunda, fechou a 27,59. No ano, a desvalorização da commodity é de 58,7%.
Em um momento que todo o país se mobiliza para minimizar os efeitos provocados pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), unidades escolares da rede estadual de ensino buscam alternativas para motivar os estudantes neste período de suspensão das aulas. No Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC), os professores estão disponibilizando "Planos de Estudo" que contemplam atividades pedagógicas adequadas a cada turma, que somam 771 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com oferta da Educação em Tempo Integral. “Esta iniciativa tem duas intenções. A primeira é mantermos os nossos alunos em isolamento, como medida eficaz de contenção à proliferação do vírus. E a segunda é criarmos uma ambiência de estudos, envolvendo toda a família. O trabalho está suspenso na escola, mas os professores do CIE de Caetité estão comprometidos com a aprendizagem dos seus alunos. Por isso, eles estão recebendo os Planos de Estudo de todas as disciplinas, via grupo de líderes no WhatsApp, contendo livros em PDF, videoaulas, lista de exercícios, fichas de leitura, roteiro de pesquisa e produção textual, dentre outras atividades. Chegou a hora de utilizarmos a tecnologia para fortalecer o trabalho pedagógico”, destacou a diretora do CIEC, Marizete Carvalho. O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Gabriel Fernandes, falou como as atividades contribuem na continuidade do seu aprendizado. “Seria muito prejudicial se ficássemos esse período sem estudar. Principalmente para aqueles que querem fazer o Enem e o vestibular este ano. Por isso, estas atividades estão nos mantendo atualizados em relação aos conteúdos e, com certeza, é benéfico para todas as séries, porque o que é aprendido no início da nossa formação também faz parte de todo o conhecimento e se torna necessário para nós”.
Em nota técnica enviada ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, determinou, excepcionalmente, que os hotéis e pousadas do município poderão admitir hóspede, desde que seja profissional de saúde vindo de outra cidade para trabalhar no combate a Covid-19 e que detenha autorização específica da pasta. Os estabelecimentos devem adotar todas as medidas de higienização preconizadas pelo Ministério da Saúde. Os hotéis e pousadas que descumprirem a determinação poderão ter o alvará de funcionamento cassado. Segundo o secretário, a medida leva em consideração estratégias para combate à pandemia do coronavírus na cidade.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que as agências bancárias funcionarão em horário restrito até o fim da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O público geral será atendido de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h. Idosos terão horário diferenciado: das 9h às 10h. Além disso, as agências estão funcionando com limite de pessoas e apenas com transações essenciais. As mudanças serão efetivadas a partir desta quarta-feira, 25. Segundo a Febraban, os novos horários foram definidos após orientação do Banco Central. Cada banco será responsável por informar seus clientes dos novos horários de atendimento. O atendimento de caixas 24h continua normalmente. “Para proteger os clientes, foi intensificada a higienização desses terminais, seguindo a orientação de aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias”, disse a Febraban em comunicado.
A Câmara de Vereadores de Brumado, através do presidente Leonardo Quinteiro Vasconcelos (Sem Partido), lamentou o anúncio da secretária municipal de educação, Ednéia dos Santos Ataíde, acerca da redução de 50% nos salários do executivo por conta da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e a provocação ao poder legislativo. Segundo informou o presidente ao site Achei Sudoeste, ao longo dos três primeiros anos de mandato da atual legislatura, a Câmara de Vereadores, com o apoio dos 13 parlamentares, devolveu R$ 1,5 milhão ao poder executivo, em economia gerada através de uma postura rígida administrativa. Vasconcelos classificou a declaração como “irresponsável”. “A quem interessa esse discurso? Num momento crítico em que estamos passando por conta da pandemia do coronavírus, a secretária de educação vem com uma declaração irresponsável, de provocação, de politicagem baixa entre o poder legislativo e executivo”, disse.
Para Quinteiro, o momento é oportuno para que a secretária mostrasse ações eficazes no combate ao Covid-19. “Queria ouvir o posicionamento do prefeito Eduardo Vasconcelos”, cobrou. Leonardo ainda disse que o atual momento é de salvar vidas e evitar a proliferação do vírus. “A prefeitura de Brumado deveria criar um comitê de crise para tratar da pandemia, convocar o poder legislativo e sociedade civil em geral para informar melhor a população”, sugeriu. Questionado por nossa reportagem sobre a possibilidade de redução nos salários dos parlamentares, prefeito e secretários municipais, o presidente ressaltou que “vamos sentar todo mundo e conversar, o que não pode é aproveitar de uma situação crítica de saúde pública por conta da pandemia e jogar a população contra o poder legislativo”.
A população da Bahia passa a contar com o Tele Coronavírus 155, que vai prestar orientação e esclarecimentos à população, com rapidez e agilidade, durante à pandemia do novo coronavírus. O serviço, que passa a funcionar das 7h às 19h, é gratuito e fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Fiocruz Bahia. Através do número 155, estudantes do quinto e sexto ano de medicina, supervisionados por médicos, irão orientar a população, evitando a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde, neste primeiro momento.
O secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, analisou, nesta terça-feira (24), o número de casos de coronavírus no estado e elogiou as medidas de segurança tomadas pelo governo e prefeituras dos municípios. “Essa curva, nós projetamos na semana passada com base em dados estatísticos. Nós determinamos um coeficiente de progressão e projetamos esses números ao logo dos próximos 60 dias”, disse o secretário. “Desde o começo da semana, nós começamos a perceber uma dissociação. Hoje eu já atualizei os dados com os números de ontem, e nós mantemos essa tendência de dissociação. Já era para hoje estarmos chegando a mais de 100 casos, e isso é uma notícia boa, porque significa que essas medidas que nós estamos tomando aqui na Bahia, juntos, sociedade, governo, imprensa, todos unidos para poder fazer a velocidade da progressão diminuir, está surtindo efeitos”, explicou.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, destacou que, apesar dos transtornos, a maior parte da população tem aceitado as medidas de prevenção ao coronavírus adotadas pelo Município. “Já são quatro decretos em menos de oito dias. A cidade está praticamente parada, muitas pessoas estão em casa e isso é a recomendação mais correta no momento”, avaliou. O gestor ainda destacou que a Vigilância Sanitária tem feito um importante e incessante trabalho de controle da entrada de pessoas na cidade, a qual possui muitos jovens que estudam em cidades do interior de São Paulo. “Parei todos os órgãos, coloquei todos os funcionários à disposição da saúde para reforçar os trabalhos no dia a dia. Não sabemos quanto tempo isso vai durar. O que tinha de medida pra tomar nós fizemos”, complementou. Até o momento, Caculé teve apenas um caso suspeito, o qual testou negativo para a Covid-19.
O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta terça-feira (24) seu mais recente balanço dos casos de coronavírus Sars-Cov-2, vírus responsável pela doença Covid-19. Os principais dados são: 46 mortes, eram 34 na segunda-feira; 2.201 casos confirmados; São Paulo tem 810 casos e 40 mortes; Rio de Janeiro tem 305 casos e 6 mortes. O número de mortos por causa do novo coronavírus subiu 35% em relação ao balanço do dia anterior. Já o total de casos subiu 16%. Segundo o Ministério da Saúde, a atual taxa de letalidade da doença no país é de 2,1%, com base nos dados registrados. As secretarias estaduais de Saúde reportam 2.249 casos de infecção no país.
A Loja Maçônica Manoel Carvalho fez a doação de 5 mil pares de luvas e 10 mil unidades de toucas de proteção descartáveis para o Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. O material doado servirá para o uso dos profissionais de saúde durante o combate a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, no município. Além da loja maçônica, o Rotary Club de Brumado e alguns empresários também fizeram doações para a unidade hospitalar. “A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Saúde, vem agradecer o empenho e as doações que cederam vários materiais para garantir a segurança das equipes que atuam no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Eles se uniram em uma corrente do bem e deram um exemplo muito positivo de que unidos seremos mais fortes nesse momento de agravamento do Covid-19. Todo o material arrecadado já foi encaminhado para o hospital”, disse a administração municipal em comunicado enviado ao site Achei Sudoeste. Nesse momento, segundo os doadores, é importante que outras entidades e empresários entrem nessa campanha, porque a comunidade vai precisar ajudar muito os profissionais da saúde e os de segurança pública.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (24) suspender os cortes no fornecimento de energia elétrica motivados por falta de pagamento dos consumidores. A medida vale por 90 dias, pode ser alterada e foi adotada em razão da crise na economia provocada pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com o G1, pela decisão, a suspensão vale para todas as residências urbanas e rurais e para os serviços considerados essenciais, como hospitais. A medida já vinha sendo defendida por entidades de proteção dos direitos dos consumidores como uma forma de ajudar as famílias. O relator do processo, o diretor Sandoval Feitosa, destacou que a medida não isenta os consumidores do pagamento, mas serve para garantir a continuidade do fornecimento para quem não tiver condição manter as faturas em dia. “Rogo a todos brasileiros que possam pagar no prazo a suas faturas que o façam. Isso permitirá que possamos abraçar as pessoas que não possam pagar as contas de energia”, afirmou. No voto, Feitosa afirmou ainda que o fornecimento de energia elétrica é essencial para manter os brasileiros em suas casas. O processo foi votado em reunião extraordinária.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Gerardo Júnior, informou que, apesar do aumento nas notificações de coronavírus, a situação está sob controle. “Tivemos um pico rápido dos casos suspeitos. Em torno de dois ou três dias aumentou de dois para 12 casos suspeitos. Ontem tinha descartado 1 e, hoje, a gente descartou 8. Então, a gente está nesse momento com 10 casos suspeitos”, relatou. Segundo ele, o Município está realizando um trabalho de fortalecimento e mobilização de todos os setores da saúde a fim de combater a propagação do vírus na cidade. Entre as ações, a prefeitura aposta nas barreiras nas entradas do município, na suspensão das aulas e no fechamento do comércio. Júnior também citou que a secretaria tem distribuído panfletos educativos para orientar a população sobre o vírus, com medidas de prevenção do contágio. “A recomendação é ficar em casa, mesmo sem sintomas”, determinou.
A secretária de educação de Brumado, Edneia Ataíde, anunciou a redução de 50% nos salários do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e dos secretários municipais por conta da pandemia do Covid-19, o coronavírus. A informação foi divulgada nas redes sociais de Ataíde. “Em resposta a essa pandemia que tem nos atormentado nos últimos dias, e perante a escassez de recursos, o prefeito Eduardo Vasconcelos e seus secretários terão seus salários reduzidos pela metade, por decisão do prefeito”, postou. A medida ainda não foi efetiva, tendo em vista que nenhum decreto foi publicado, até o momento, no Diário Oficial do Município.
Na postagem, Edneia provocou o poder legislativo a se manifestar acerca do caso. “Aos nobres vereadores, que tanto cobram atitudes da nossa parte, chegou a hora de seguir o nosso exemplo”, publicou. Ela também questionou o que os parlamentares da capital do minério irão fazer para a população. “Mas surge a pergunta: E os vereadores? O que farão pela população brumadense?”. Edneia finalizou a publicação dizendo que “unidos venceremos”.