Um homem de 34 anos é o primeiro caso confirmado de Covid-19, o novo coronavírus, no município de Rio do Pires, a 181 km de Brumado. A secretaria de saúde de Rio do Pires confirmou a informação na última sexta-feira (10). De acordo com a secretaria, o paciente que reside na sede da cidade, viajou para São Paulo no período de 19/01/2020 a 14/02/2020, e também para Vitória da Conquista, no dia 20/02/2020 e para Brumado no dia 12/03/2020. Ainda de acordo com a secretaria, o paciente foi notificado no dia 30 de março pela Vigilância Epidemiológica. Ele foi internado no Hospital Municipal de Rio do Pires, no dia 06 de abril, com tosse e falta de ar, sendo imediatamente isolado. Devido aos sintomas, o paciente foi transferido para uma unidade de saúde especializada, em Salvador, que realizou o exame e testou positivo para o coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, neste momento, o homem está isolado em sua residência. A secretaria de saúde do município reforça para que toda a população mantenha o isolamento social e fique em casa.
Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, já registrou 15 casos confirmados de Covid-19, o novo coronavírus. Os dados foram divulgados pela secretaria municipal de saúde, na noite da última sexta-feira (10). De acordo com o boletim, sete pacientes já foram curados do vírus no município. A cidade já registrou 322 casos notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pela Covid-19. Do número total de notificações: 196 já foram descartados laboratorialmente, 5 descartados por vínculo epidemiológico, 37 aguardam resultado das amostras que ainda estão em análise e 69 aguardam coleta.
O município de Caetité, a 100 km de Brumado, descartou todos os 19 casos suspeitos de coronavírus. A informação foi confirmada na noite da última sexta-feira (10), após a divulgação de um novo boletim da Covid-19. O último caso descartado foi de uma idosa de 81 anos de idade, informou a secretaria municipal de saúde. Ainda de acordo com a pasta, não foram notificados novos casos suspeitos nas últimas 48 horas. Apesar de não ter casos confirmados, Caetité reitera a necessidade do isolamento social para evitar o contágio do vírus, visto que este ainda não foi controlado em todo o Brasil.
O suspeito de executar um paciente dentro da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), na BA-148, na comunidade de Lagoa Funda, em Brumado, na última quinta-feira (09), foi preso na sexta-feira (10), na cidade de Caculé. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o acusado foi detido por volta das 10h30, na Rua Crescêncio Silveira, nas proximidades do Hospital de Caculé. A operação foi conjunta com a Polícia Civil de Caculé. Ainda segundo a polícia, o elemento estava sendo monitorado, pois é suspeito de ter cometido diversos delitos, em Caculé. No mesmo dia da execução do paciente, o acusado também participou de uma tentativa de homicídio na cidade de Livramento de Nossa Senhora. O suspeito foi conduzido para a Delegacia Territorial de Guanambi.
Mais dois pacientes testaram negativos para o Covid-19, o novo coronavírus na cidade de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela secretaria municipal de saúde nesta sexta-feira (10). De acordo com a pasta, 427 pacientes foram notificados suspeitos com o vírus. Os descartados somam 26. Já os confirmados 8 e 6 aguardam resultados do Laboratório Central (Lacen). Segundo a secretaria, o número de pacientes curados continua em três. Nenhum paciente está hospitalizado. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
Um idoso teve mais R$ 14600,00 levados por um bandido na noite da última quinta-feira (09), durante um assalto na comunidade de Barbosa, no Distrito de Iguatemi, na zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo a polícia, a vítima retornava para a sua residência quando foi surpreendido pelo meliante. De acordo com a polícia militar, o idoso ainda foi espancado pelo elemento e precisou ser socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h). A polícia ainda não identificou o autor do crime.
Os Fundos Municipais de Saúde de Caculé e Ibiassucê receberão R$ 27.764,01, na proporção de 70% e 30%, respectivamente, para comprar equipamentos e insumos de saúde para o combate à pandemia de Covid-19. O valor é originário de penas de prestação pecuniária e termos circunstanciados e foi liberado por decisão da Justiça, que atendeu pedido formulado pelo Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Fernanda Lima Cunha. A decisão do juiz Tadeu Santos Cardoso estabelece também que as secretarias municipais de saúde informem o valor dos bens adquiridos e prestem conta dos gastos à Justiça e ao MP. A promotora se baseou em recomendação da procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, expedida no último dia 27, para que promotores de Justiça revertam os recursos provenientes da atuação judicial e extrajudicial para ações de enfrentamento da Covid-19.
A Caixa Econômica Federal anunciou que os novos contratos de financiamento imobiliário fechados a partir da próxima segunda-feira (13) terão carência de seis meses para o pagamento. Durante esse tempo, as pessoas físicas não precisarão pagar as parcelas. Em anúncio feito por meio de uma rede social, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou que, para contratos imobiliários antigos de pessoas físicas, permanece o prazo de suspensão de até 3 meses para o pagamento das prestações. De acordo com ele, porém, esse prazo pode ser esticado caso a crise se agrave. “Há um compromisso nosso que, se houver uma crise mais forte, nós avaliaremos estender para quatro meses [o prazo de suspensão de pagamento]”, declarou. Para ter direito, os clientes devem procurar o banco e solicitar a suspensão.
Por meio da Portaria nº 006/2020, publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (08), o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, autorizou a reabertura de parte do comércio na cidade. Segundo o documento, estabelecimentos que passaram a ser essenciais, tais como oficinas mecânicas, distribuidoras de produtos disk-entrega, materiais de construção, lojas de produtos veterinários e agrícolas, e galpões de frutas e verduras, poderão voltar a funcionar. No entanto, os mesmos deverão disponibilizar funcionários para organizar e garantir a distância entre as pessoas, um espaço de dois metros na parte externa dos estabelecimentos e fazer barreiras para impedir a entrada e circulação de pessoas dentro do local, exceto funcionários e proprietários. Várias outras atribuições foram enumeradas a fim de que as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sejam seguidas. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de saúde, 23 casos já foram descartados, 11 são suspeitos e 1 aguarda resultado.
De acordo com o Decreto nº 5.250, publicado nesta quinta-feira (09), no Diário Oficial do Município, a prefeitura de Brumado decretou Estado de Calamidade Pública em todo o território do município para fins de prevenção e de enfrentamento à Covid-19. O decreto leva em consideração que o Município não dispõe de recursos financeiros e equipamentos suficientes na estrutura da rede pública de saúde para combate aos efeitos do coronavírus. Também frisa o número cresce de casos já confirmados da doença na cidade, bem como as centenas de notificações suspeitas.
Uma forte chuva que caiu na noite de quinta-feira (9) em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, deixou ruas alagadas e chegou a invadir casas. Apesar das vias tomadas pela água, não há registros de desabrigados ou desalojados. Segundo a estação de meteorologia da Universidade estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) do início do mês de abril a última quinta-feira, já choveu na cidade uma média de 60 milímetros, o esperado para todo o mês. Só na última noite, foi uma média de 20 mm. O bairro mais atingido foi a Patagônia, com 36mm, seguido pelo Recreio (21mm), Lomanto (15mm) e Centro (5,7mm). Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), há riscos de deslizamentos e desabamentos em áreas de risco. Ainda segundo o Cemaden, estima-se que 135 pessoas em 34 imóveis, nessas áreas de risco, estejam expostas ao risco alertado. De acordo com o site Climatempo, as fortes chuvas vão continuar nesta sexta-feira (10) e devem seguir no fim de semana. Segundo o G1, ainda nesta sexta-feira, é esperado 35mm de chuva no município, com temperatura variando entre 24°C e 29ºC; no sábado, a previsão é de 45mm de chuva, com temperaturas entre 23°C e 18°C; e domingo deve cair 22mm de chuva, com temperaturas variando entre 24°C e 18ºC.
Em decreto publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (09), a prefeitura de Brumado cancelou os festejos de aniversário da cidade, bem como a tradicional festa de São Pedro do Bairro Olhos D'água, em razão da pandemia do coronavírus. No decreto, o prefeito destacou que as festividades demandam gastos de recursos que, no momento, estão sendo alocados para o enfrentamento da pandemia no município. Além disso, o cancelamento atende as recomendações do Ministério da Saúde e do Tribunal de Contas da Bahia. “A atitude do cancelamento dos festejos integra as estratégias e coerência das medidas que estão sendo tomadas até então”, escreveu. De acordo com o último boletim epidemiológico, Brumado possui 8 casos confirmados da doença, além de 400 notificações suspeitas.
O total de mortos pelo coronavírus em apenas um dia no Brasil já supera a média diária de mortes em decorrência de acidentes de trânsito, uma das principais causas de mortalidade no país. Entre segunda e terça-feira, o Ministério da Saúde registrou 114 vítimas fatais da Covid-19, o maior número já registrado em 24 horas desde o início na pandemia e praticamente a mesma média diária de falecidos no trânsito no ano passado: 111. De acordo com a Veja, com 40.721 vítimas em 2019, segundo relatório anual da Líder, administradora do seguro DPVAT, as mortes no trânsito são a décima principal causa de mortalidade do Brasil. O ranking é encabeçado pelas vítimas de problemas de saúde como câncer (223.757) e doenças do coração (175.950) e cerebrovasculares (99.904), segundo o Datasus de 2018 – último ano atualizado -, plataforma de dados sobre mortalidade do Ministério da Saúde. O número de mortos registrados nas últimas 24 horas no Brasil pelo coronavírus também equivale à média de mortes por armas de fogo (119) ocorridas no país em 2018, também segundo o Datasus.
Um homem de 25 anos, identificado como Jonas Carvalho de Oliveira, foi morto durante confronto com a polícia na última quinta-feira (09), na cidade de Condeúba, a 107 km de Brumado. A vítima teria sido encaminhada ainda com vida para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Jonas e outros suspeitos teriam disparado contra uma viatura da Polícia Militar. Áudios compartilhados nas redes sociais revelam que o grupo estava planejando um assalto a agências bancárias da cidade. Em julho de 2017, Jonas foi preso em Caculé suspeito de furtar uma residência. Ele também tinha passagem pela polícia pelo crime de tráfico de drogas.
Um homem morreu em um acidente entre uma caminhonete e uma carreta no anel rodoviário de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na noite de quarta-feira (8), no bairro Miro Cairo. A caminhonete, que tinha placa da cidade de Brumado, teve problemas mecânicos e bateu na lateral da carreta, com placa de Betim (MG), que seguia em sentido contrário. O motorista da caminhonete, um homem de 40 anos, morreu no local. O passageiro do veículo teve ferimentos leves e foi levado para o hospital da cidade. O motorista da carreta não ficou ferido.
O governo federal, através do ministério da saúde, anunciou na última quinta-feira (09), R$ 890.120,47, para o município de Brumado, combater a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. O valor será exclusivamente para evitar a disseminação do vírus na cidade. A informação foi publicada por meio de portaria no Diário Oficial da União (DOU). Brumado tem até o momento 8 casos confirmados da doença. 420 notificados e 24 descartados.
A reportagem do site Achei Sudoeste acompanhou o primeiro dia de saques do auxílio emergencial de R$ 600, concedido pelo Governo Federal para enfrentamento da pandemia do coronavírus no país. Em Brumado, um dos beneficiários, que preferiu não se identificar, disse que não conseguiu retirar o benefício. “Falaram no jornal que, a partir do dia 9, já estaria disponível para quem tinha conta na Caixa, mas não consegui realizar o saque. Acho que eles não autorizaram. Fiz o cadastro tudo direitinho, mas não consegui sacar”, relatou. Ele afirmou que depende do auxílio para não passar dificuldades em casa. “Sem esse auxílio, cada dia que passa, vai ficar mais difícil. Estou precisando para pagar as contas. Estou sem trabalhar. Vou ter que esperar pra resolver esses problemas. Por enquanto, nada de dinheiro na conta”, reforçou. Muitas pessoas compareceram à agência da Caixa Econômica nesse primeiro dia de concessão do benefício. A maior parte dos beneficiários disse ao site que usará o dinheiro para comprar comida e pagar as contas de água e luz.
Um homem que estava sendo conduzido de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, para o município de Vitória da Conquista, foi morto dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na BA-148. O paciente e um amigo haviam sido baleados na noite da última quinta-feira (09), por um homem que estava a bordo de uma motocicleta, no Bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora. As vítimas foram socorridas para Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24 h). Um dos baleados, em estado grave, precisou ser regulado e estava sendo transferido pelo Samu, quando na rodovia BA-148, entre Livramento de Nossa Senhora a Brumado, a ambulância foi interceptada por um veículo. O meliante, encapuzado, pediu para a equipe médica abrir as portas da viatura médica e executou o paciente com vários tiros. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora já instaurou um inquérito e investiga o caso.
A Secretaria de Saúde de Brumado criou uma Central de Informações para atendimentos relacionados ao novo coronavírus. A central funciona 24h por dia nos telefones (77) 99961-0131 / (77) 99961-0107 / (77) 99961-0110 / (77) 99961-0115 / (77) 99961-0402. Mesmo com a medida, o secretário de saúde Cláudio Feres destacou que muitos casos não estão sendo notificados porque as pessoas temem terem os nomes divulgados caso o exame teste positivo para a Covid-19. “Nós estávamos com um número de ligações muito grande na outra semana, mas, infelizmente, no início desta semana, tivemos a informação de que algumas pessoas na hora de realizar a notificação, mesmo com os sintomas, não informavam os dados pessoais como nome e telefone”, disse. Em entrevista à Rádio Nova Vida FM, o secretário relatou que os pacientes têm medo de serem excluídos da sociedade. “Isso é um absurdo, precisamos mudar este pensamento da população”, frisou. Algumas pessoas estariam perseguindo o veículo do Lacen de Brumado, tirando fotos e veiculando nas redes sociais.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 19h50 desta quinta-feira (9), 18.145 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 954 mortes pela Covid-19. O balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de quinta, aponta 17.857 casos confirmados e 941 mortes.
Na noite da última quarta-feira (08), um homem identificado como Wesley de Jesus Campos, vulgo Ula, foi morto no Bairro Vila Elisia, em Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, durante uma intervenção policial. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, policiais militares da 34ª CIPM abordaram o indivíduo, que estava armado e resistiu à prisão. Ao empunhar a arma em direção aos policiais, o mesmo foi alvejado e socorrido ao hospital municipal, mas não resistiu. Wesley possuía passagens pela polícia por tráfico e roubo.
Uma criança de quatro anos de idade, identificada como Luísa Valentina, morreu atropelada por uma motocicleta, na frente de sua casa, no Bairro Alto da Varginha, na cidade de Igaporã, a 164 km de Brumado, na última quinta-feira (09). Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a vítima estava na calçada, na frente de sua residência, quando a motocicleta a atropelou. Luísa acabou sendo arremessada por alguns metros. Ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O condutor da motocicleta fugiu do local, sem prestar socorro a criança. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo de Valentina para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para ser necropsiado. A polícia investiga o caso.
Na última quarta-feira (08), o prefeito de Licínio de Almeida, Frederico Vasconcellos Ferreira (PCdoB), o Dr. Fred, fez duras críticas ao governador Rui Costa (PT). Em seu Facebook, ele reprovou as condutas tomadas pelo governo do estado em relação ao combate da Covid-19, o novo coronavírus no município. “O governo estadual acha que nós do interior somos palhaços. Após sugerir a abertura do comércio e volta das atividades cotidianas, nos foram enviadas 59 máscaras, 100 pares de luvas e 40 frascos de álcool etílico para combatermos a pandemia”, escreveu.
Ele também cobrou dos deputados Daniel Almeida (PCdoB) e Fabrício Falcão (PCdoB) uma atitude diante “dessa covardia” do governo do estado. No mesmo dia, após a repercussão das críticas, o gestor publicou novamente que havia recebido uma ligação do secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, pedindo desculpas e firmando o compromisso do envio de uma quantidade substancial de equipamentos de proteção em até 15 dias. “Na oportunidade, também cobrei o aumento do número de leitos de terapia intensiva em nossa região e o mesmo afirmou a pretensão da abertura de 20 leitos, na futura sede da Unacon em Caetité. Neste momento, mais do que nunca, precisamos de união para superar a pandemia e respeito é uma das premissas da relação bilateral entre entes federativos”, declarou.
Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, na noite desta quinta-feira (09), a médica Tailine Ribeiro Cruz, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim de Castro Donato, localizada no Caic, no Bairro Urbis II, em Brumado, e na Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h), em Caetité, prestou esclarecimentos a população dos referidos municípios de atuação. A médica testou positivo para Covid-19, o novo coronavírus. (veja aqui). De acordo com a profissional de saúde que foi afastada das atividades por conta do vírus (veja aqui), no dia 23/03/2020, após retornar do trabalho, ela apresentou dor no corpo, calafrio e sudorese noturna. Por conta disso, comunicou a secretaria de saúde e seguiu as orientações, conforme protocolo do Ministério da Saúde, de isolamento e cuidados pessoais. “Realizei o exame do swab orofaríngeo para COVID-19, atualmente usado no diagnóstico de doença ativa, recebendo o resultado dia 01/04/20, estando este positivo. Imediatamente, comuniquei as secretarias responsáveis sobre o ocorrido para que as mesmas tomassem as medidas cabíveis”, garantiu. Segundo a médica, todos os seus contactantes foram avisados, acompanhados pelas secretarias de saúde e mantidos em isolamento social. “Recebi diversas críticas e percebi que muitas delas estavam relacionadas a falta de informação adequada por parte da população, não só pelo caso, mas principalmente sobre a doença. Queria deixar claro que antes do dia 23/03/20 estava totalmente assintomática (sem nenhum sintoma) e como profissional de saúde tenho responsabilidades perante a saúde da população. Jamais colocaria em risco as pessoas de forma consciente”, esclareceu. Na ocasião, a prefeitura de Brumado, repudiou a divulgação de informações da médica nas redes sociais. (veja aqui). Cruz ainda ressaltou que a doença é nova, sendo descoberta em dezembro de 2019, na China, apresentando alta transmissibilidade (através de gotículas e aerossóis) e por isso, rapidamente, se tornando uma pandemia. “O isolamento social tem se mostrado bastante efetivo e, por isso, devemos continua-lo. Muitos dos profissionais de saúde não tem essa opção e, portanto, tem que enfrentar esta infecção na linha de frente. A população precisa entender que da mesma forma que estamos dispostos e disponíveis ajuda-los, somos também uma provável fonte de transmissão e podemos estar completamente assintomáticos. É por isso que orientamos toda a população a manter o isolamento e cuidados com higienização, alimentação, saúde mental e apenas sair de casa se extremamente necessário”, orientou Ribeiro. “Acredita-se que em algum momento a maior parte da população vai ter contato com o vírus, porém essas medidas são para evitar que todos se contaminem ao mesmo tempo, pois não temos UTIs e ventiladores suficientes para dar o suporte adequado para quadros mais graves. Portanto, em caso de sintomas respiratórios (tosse, coriza, febre, falta de ar, dor de garganta) ou suspeitos (dor no corpo, dor de cabeça, diarreia) a população deve comunicar as secretarias do município e permanecer em isolamento por 14 dias assim como os seus contactantes. Em caso de piora (febre persistente, falta ar) devem procurar as unidades de atendimento de emergência”, finalizou a nota.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99976-2714.
A secretaria de saúde de Brumado divulgou na tarde desta quinta-feira (09) um novo boletim do Covid-19, o novo coronavírus na cidade. De acordo com a pasta, subiu para 8, o número de casos confirmados do vírus. O número de casos suspeitos é de 420. Ainda de acordo com a secretaria de saúde, 24 pessoas testaram negativo para a doença. Oito pacientes aguardam o resultado do Laboratório Central (Lacen). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, três pessoas já foram curadas do coronavírus após novos testes realizados. Nenhum paciente está hospitalizado. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
A Bahia registrou nesta quinta-feira (9) a 19ª morte de uma pessoa diagnosticada com o coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o paciente era um homem de 65 anos que morava em Ilhéus, no sul baiano, e tinha histórico de pneumopatia crônica. onforme a Sesab, o paciente foi internado no dia 4 de abril em um hospital público de Ilhéus e morreu no dia seguinte. O resultado do exame laboratorial que confirmou o diagnóstico para Covid-19 foi divulgado na noite da última quarta-feira (8). Das 19 mortes registradas no estado, 11 ocorreram em Salvador. Os oito óbitos restantes estão distribuídos entre Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Ipiaú (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1).
Nesta quinta-feira (09), véspera de sexta-feira da Paixão, o movimento foi fraco na feira livre em Brumado. A reportagem do site Achei Sudoeste esteve no local e conversou com os feirantes. O comerciante Mariano relatou que, apesar do pouco movimento, ainda foi melhor do que na semana passada. “Foi em torno de 20% melhor. Espero que na próxima seja bem melhor”, opinou. Para ele, as pessoas estão saindo mais de casa devido ao recebimento do salário nesse começo de mês. “Foi bom, mas gostaria que fosse melhor. Espero que, quando terminar a quarentena, o movimento volte com força”, ressaltou. Já para os açougueiros, o movimento foi bem abaixo do esperado, tendo em vista que, nesse período, a comunidade prefere comer peixe. Segundo o açougueiro Valério, a situação no Mercado de Carnes está muito difícil. “A semana passada foi melhor. Na outra semana, foi mais movimentado. Está sendo muito complicado esse período da quarentena. Caiu muito o movimento”, afirmou.
Um casal de gêmeos que nasceu no dia 27 de março foram chamados de Corona (a menina) e Covid (o menino) na cidade de Raipur, Índia. Segundo a mãe dos bebês, ela e o marido queriam “tornar o dia memorável”, mas que até o momento a ideia é batizá-los com esses nomes. “O parto aconteceu depois de enfrentar várias dificuldades e, portanto, eu e meu marido queríamos tornar o dia memorável. De fato, o vírus é perigoso e potencialmente fatal, mas seu surto fez as pessoas concentrarem a atenção no saneamento, na higiene e incorporarem outros bons hábitos. Assim, pensamos sobre esses nomes. Quando a equipe do hospital também começou a chamar os bebês de Corona e Covid, finalmente decidimos dar seus nomes em razão da pandemia”, disse a mãe das crianças. Ainda segundo a mãe, a ambulância que a levava ao hospital chegou a ser parada pela polícia. De acordo com a Revista IstoÉ, na Índia, os carros estão proibidos de transitar. Os gêmeos, segundo os médicos, estão saudáveis e já receberam alta.