Em decreto publicado na última desta segunda-feira (13), o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), flexibilizou a quarentena e autorizou o funcionamento de lojas de materiais de construção, serralherias, marcenarias, lojas de autopeças, lava-jatos e chaveiros (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor ressaltou que a reabertura do comércio será gradativa. “Liberamos em comum acordo, a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL. Toda sexta-feira vamos nos reunir pra ver como a situação se comportou no município. Se se comportou bem a gente continua, se não a gente recua. Será uma análise criteriosa, de semana a semana. Temos que ter bom senso porque não podemos parar a economia”, avaliou. O prefeito frisou que os fiscais da prefeitura, com o apoio da polícia militar, vão continuar nas ruas para fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas impostas no decreto. “Onde houver abuso a gente vai advertir uma vez. Na segunda vez, vamos cassar o alvará”, alertou.
Mesmo em meio à pandemia do coronavírus, aumentou o abate clandestino de carne durante a quarentena em toda região sudoeste. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o veterinário e gerente da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) na regional, Clemente Fernandes, disse que o órgão está tentando, juntamente com o apoio das prefeituras municipais, fazer bloqueios para coibir a comercialização dessas mercadorias. “Precisamos, de uma vez por todas, dá fim nisso. Vamos começar a fazer barreiras em volta dos mercados e dos açougues. Aquele que continuar vai responder perante a lei, podendo até ser preso pra deixar de ser bandido. É um desafio muito grande”, avaliou. O gerente informou que também serão realizadas blitzes para flagrar os abatedouros clandestinos de surpresa. “Os culpados serão autuados, multados e presos, além de queimar esses produtos. Estão matando no mato e os produtos estão entrando nos estabelecimentos na calada da noite. É preocupante. Nosso trabalho envolve saúde, mas o clandestino insiste em nos desafiar”, reiterou.
Um brumadense testou positivo para o Covid-19, o novo coronavírus, no município de Abaíra, na região da Chapada Diamantina. A informação foi divulgada pelo Jornal da Chapada. De acordo com a publicação, o primeiro caso confirmado de infecção por coronavírus foi registrado naquela cidade nesta segunda-feira (13). Conforme o boletim epidemiológico, outros casos suspeitos seguem em monitoramento. Foram cinco casos notificados, sendo três descartados por testes laboratoriais, um descartado por critério clínico e um confirmado. Ainda segundo dados, o caso confirmado do Covid-19 no município é de uma pessoa jovem que é de Brumado. O paciente está em isolamento com familiares, assim como as pessoas que tiveram contato direto com ele também estão. A Secretaria de Saúde de Abaíra segue com ações para conter o novo coronavírus na região e frisa que o isolamento social é de fundamental importância. A prefeitura de Abaíra já informou o caso para a secretaria de saúde de Brumado.
A prefeitura de Brumado, através da secretaria municipal de saúde, divulgou no final da tarde deste segunda-feira (13), um novo boletim epidemiológico sobre o Covid-19, o novo coronavírus. Segundo o boletim, subiu para 449, o número de casos suspeitos notificados na cidade. Até o momento, oito já foram confirmados. 32 pacientes testaram negativo para o vírus na capital do minério. A secretaria ainda aguarda três resultados do Laboratório Central (Lacen). Três pacientes que estavam com a doença já foram curados. Nenhum brumadense está internado nas unidades de saúde por conta do coronavírus. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
O grande músico e carnavalesco baiano Moraes Moreira faleceu nesta segunda-feira (13), vítima de um infarto (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o professor e sociólogo José Walter Pires, irmão do cantor, disse que Moraes Moreira significa pra ele expressão artística e cultural, além de um amigo. “Acompanhei de perto a sua trajetória, desde quando saiu de Ituaçu, passando por Caculé, e chegando a Salvador. Carreguei-o inicialmente pelos caminhos da cultura da Bahia até o dia que ele se encontrou com Tom Zé, já um artista em vias de consagração e famoso na Bahia. Depois viajou para São Paulo em razão da classificação de sua música “São, São Paulo, meu amor", no Festival da Record. Foram 50 anos de sucesso. Todas as músicas que os novos cantam e que estão eternizadas através de Moraes Moreira vão ser cantadas além dos seus sucessos no carnaval da Bahia, nos shows, e em tantos outros lugares. As canções de Moraes Moreira vão ser cantadas ainda por mais três gerações, com certeza, ou mais, porque são muito belas. Por sua veia artística e de grande compositor, ele se tornou uma estrela. não só mais na tarde, mas nos palcos dos céus”, contou. A família não poderá estar presente na cerimônia de velório e sepultamento por conta da pandemia do coronavírus. “É um sentimento terrível não poder sequer estar presente neste momento e dar um abraço em minha irmã, que mora a duas quadras de mim. Estamos inconsoláveis”, declarou.
Uma semana após liberar o funcionamento do comércio com rodízio de horário, e voltar atrás na decisão, a prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, renovou por mais sete dias o decreto que prevê o fechamento de lojas de serviços considerados não essenciais. A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial do Município, no domingo (13), tem como objetivo retardar a propagação do coronavírus. Além de manter o comércio fechado por mais sete dias em Vitória da Conquista, o decreto também prevê que estabelecimentos considerados essenciais, como clínicas, farmácias, mercados, feiras livres, clínicas veterinárias, lojas de matérias de construção, bancos e lotéricas, estão obrigados a manter todos os funcionários com máscaras. Outra determinação é que os estabelecimentos autorizados a abrir as portas realizem limpeza permanente e divulguem informações sobre métodos de prevenção ao contágio do coronavírus. De acordo com o G1, as visitas aos cemitérios do município foram suspensas, e os velórios ocorrem com limite máximo de dez pessoas. A cidade confirmou, nesta segunda-feira (13), a primeira morte por conta do coronavírus (veja aqui).
Analistas do mercado financeiro reduziram, mais uma vez, a previsão para a economia brasileira em 2020. O Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 deve contrair -1.96% de acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 13, pelo Banco Central. Esta é a nona vez consecutiva que os especialistas revisam para baixo o crescimento econômico e a terceira em que há expectativa de recessão. Na semana passada, a estimativa era de contração de 1,18% ao final de 2020. De acordo com a Veja, no início do ano, quando a pandemia do coronavírus estava concentrada na China e não se sabia o certo quando e como chegaria ao Brasil, os especialistas estimavam crescimento do PIB casa dos 2,3%. A recessão do PIB brasileiro não ocorre desde 2016, ano do impeachment de Dilma Rousseff, quando a economia caiu 3,3%. Nos últimos três anos, o crescimento tem sido na casa de 1%, sendo 1,3% em 2017 e 2018 e 1,1% no ano passado. A projeção do mercado financeiro é menos pessimista que a expectativa do Banco Mundial, que prevê contração de 5% na economia brasileira para este ano.
Um centro para atendimento a pacientes da Covid-19, o novo coronavírus, está sendo montado na Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h), no Bairro Malhada Branca, em Brumado. (Veja aqui). Segundo a prefeitura municipal, o centro poderá entrar em funcionamento ainda nesta semana, com o objetivo de ampliar o atendimento de qualidade aos pacientes acometidos pela doença. As equipes estão trabalhando em ritmo intenso para que o cronograma seja cumprido à risca.
Atuando no futebol dinamarquês desde janeiro de 2019, quando foi negociado pelo Esporte Clube Bahia por R$ 9,5 milhões, o atacante Júnior Brumado disse ter muito carinho e gratidão pelo Esquadrão, porém não saiu satisfeito do clube porque queria ter mostrado mais. “Serei eternamente grato ao meu Bahia, primeiro time que abriu as portas pra mim, maior torcida que já vi. Sempre torço pelo Bahia e nunca abri a boca pra falar mal do clube. Não saí satisfeito, pois tenho um carinho muito grande pelo Bahia e queria ter mostrado muito mais coisas que estou mostrando hoje. Poderia ter jogado muito mais e dado mais alegrias aos torcedores. Espero um dia voltar e satisfazer a todos. Sinto muita saudade”, destacou ao Futebol Bahiano. Sobre a experiência no futebol dinamarquês, o jogador disse que ainda está se adaptando. “É um futebol novo, um país novo. Não estou 100% adaptado, mas estou me adaptando e muito feliz”.
O Ministério da Saúde afirmou no sábado, 11, que poderá realizar entre poderá realizar entre 30 mil e 50 mil testes, por dia, para diagnosticar a Covid-19. Atualmente são feitos cerca de 4 mil testes por dia. “Estamos fazendo o máximo possível de acordo com a disponibilidade de insumos neste momento e de acordo com realidade do Brasil”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira. Segundo ele, mesmo com o aumento da disponibilidade da amostragem, não será possível fazer o teste em todas as pessoas, mas a ampliação aumenta a base de análise da propagação da doença. “Os testes são para conhecer a epidemia e para algumas regiões do país para que a gente possa tomar a decisão baseada na evidencia mais robusta possível”, disse Wanderson. A ampla testagem é uma das medidas defendidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate efetivo a medida. O secretário disse serão criados centros de coleta, onde as pessoas com sintomas leves farão os testes e receberão o resultado pelo celular em até 36 horas. “Ainda não implementamos porque esperando as máquinas serem instaladas no parceiro privado que ganhar a concorrência. Estamos trabalhando para que isso seja o mais breve possível. Devemos iniciar o piloto em Curitiba e no Rio de Janeiro, com as máquinas da Fundação Oswaldo Cruz. Estamos em parceria com o Instituto Butantan para o estado de São Paulo”, disse.
O cantor baiano Moraes Moreira morreu nesta segunda-feira (13) no Rio de Janeiro. Segundo o Blog do Marrom, do jornal Correio da Bahia, o também cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor confirmou a informação. Muito emocionado, Paulinho mal conseguia falar e contou que ele faleceu durante o sono. A causa da morte de Moraes ainda não foi informada. Também não há informação sobre quando e onde será o sepultamento. Nascido Antônio Carlos Moreira Pires na cidade de Ituaçu, Moraes começou a carreira tocando safona em festas de São João. Na adolescência, aprendeu a tocar violão enquanto estudava em Caculé. Depois, se mudou para Salvador e conheceu Tom Zé. Formou com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão os Novos Baianos, ficando com o grupo de 1969 até 1975. Com Luiz Galvão, compôs a maioria das canções do grupo, que é responsável por um dos discos mais icônicos da música brasileira, Acabou Chorare, de 1972. Três anos depois, saiu em carreira solo, lançando mais de vinte discos.
Faleceu na manhã desta segunda-feira (13), no Hospital São Vicente, o primeiro paciente de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, infectado pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem de 69 anos que estava internado desde o dia 31 de março. O paciente, com comorbidade, já tinha confirmado, através de teste, o diagnóstico de Covid-19. A Prefeitura de Vitória da Conquista e o prefeito Herzem Gusmão (MDB) se solidarizam com a família neste momento de dor. Aproveitamos para lembrar que a Covid-19 é uma doença grave e todos devemos nos prevenir: lavar sempre as mãos, fazer o uso do álcool em gel, ficar em casa, evitar aglomerações e, caso seja extremamente necessário ir à rua, usar máscara.
Um homem foi preso suspeito de agredir a companheira e tentar estuprar a filha de 14 anos no povoado da Barragem, na zona rural de Piripá, a 131 km de Brumado. O crime aconteceu na noite de sábado (11). De acordo com a 80ª Companhia Independente da Polícia Militar, de Cândido Sales, o suspeito também mantinha o filho menor [a idade não foi divulgada] em cárcere privado. Segundo a companhia da PM, quando policiais chegaram ao local da denúncia, a companheira do suspeito relatou as agressões sofridas, a tentativa de estupro contra a filha e o filho mantido como refém. O suspeito foi encontrado dentro de casa e preso em flagrante. Ele foi levado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), em Vitória da Conquista. Não há mais detalhes sobre as circunstâncias do crime. O acusado foi localizado dentro da residência e recebeu voz de prisão, sendo conduzido ao DISEP para adoção as medidas legais.
Uma mulher foi morta a tiros pelo companheiro na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O feminicídio aconteceu no domingo (12). De acordo com a Polícia Militar, após ter disparado contra a companheira, o homem se matou. O crime aconteceu no bairro Jardim das Oliveiras. Equipes do Serviço de Investigação de Local de Crime (Silc) foram acionadas para perícia e remoção dos corpos. Segundo o G1, a Polícia Militar não divulgou as identidades das vítimas. A Polícia Civil vai investigar a motivação do crime.
Policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, estão arrecadando alimentos e materiais de higiene e limpeza para serem doados a famílias carentes da cidade. A ação solidária é desenvolvida através da Patrulha Solidária para assegurar assistência a muitas famílias nesse momento de pandemia. Na última quinta-feira (09), a PM entregou cerca de 400 quilos de alimentos não perecíveis e produtos de higiene para famílias cadastradas pela unidade. De acordo com a PM, a ação solidária ainda continua. Para doar, basta procurar a sede da 34ª CIPM, localizada na Avenida Centenário, ou diretamente aos policiais militares em patrulhamento pelas ruas. “A campanha seguirá com novas etapas de arrecadação e entregas às famílias cadastradas”, destacou.
Com um aumento de 1.442 casos da Covid-19 nas últimas 24h, o Brasil elevou o número total de ocorrências da doença para 22.169. Já o número de mortes aumentou para 1223, sendo 99 desde a última atualização do boletim oficial. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde no final da tarde do último domingo (12). No sábado (11), havia 1.124 mortes e 20.727 casos confirmados. São 1.442 casos (alta de 7%) e 99 mortes (alta de 9%) a mais, em 24 horas.
Em decreto publicado no Diário Oficial do Município, nesta segunda-feira (13), a prefeitura de Brumado consolida medidas temporárias restritivas às atividades privadas para prevenção dos riscos de disseminação do coronavírus, bem como flexibiliza a realização de algumas atividades. A informação já havia sido publicada no site Achei Sudoeste (veja aqui). De acordo com o documento, a partir de hoje, casas de materiais de construção, serralherias, marcenarias, lojas de autopeças, lava-jatos e chaveiros poderão retomar as suas atividades. Os estabelecimentos deverão evitar aglomerações, manter distância de 2 metros entre as pessoas, e adotar outras medidas sanitárias e de higiene para impedir a proliferação do vírus. As empresas também são obrigadas a fornecer máscaras aos funcionários. A Administração Municipal e seus fiscais, com o apoio da Polícia Militar, realizarão fiscalizações específicas para verificar o andamento das restrições. As avaliações para reabertura das demais atividades serão feitas semanalmente.
Os estudantes membros do Clube do Livro intitulado “De coração”, do Colégio Estadual Carlos Souto, localizado em Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina, estão socializando os seus momentos de leitura entre os colegas por meio do aplicativo de videoconferência Zoom. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o hábito da leitura e fortalecer o clube que foi criado neste ano, além de ser um suporte para enfrentar os dias de isolamento social. Os horários das reuniões on-line são marcados através de um grupo de WhatsApp do clube. Os estudantes recebem o link de acesso e interagem por meio das câmeras. Durante os encontros, eles compartilham fotos dos livros que estão lendo, debatem sobre as obras e dão dicas de leitura. Segundo a coordenadora pedagógica e mediadora do clube, Cláudia Brasília, mesmo com o isolamento social, o clube está em plena atividade. “Eles demonstram engajamento quanto às propostas do clube, que é a democratização do acesso à leitura e a formação de leitores criativos, críticos e proativos, ampliando, assim, a aquisição de novos conhecimentos, o repertório cultural e digital, a responsabilidade, a empatia e a cooperação”.
A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).
Em meio à pandemia da Covid-19, a prefeitura de Paramirim, a 129 km de Brumado, anunciou que irá distribuir, gratuitamente, máscaras para toda a população. O governo municipal afirmou que várias costureiras da cidade já foram contratadas e a previsão é de que as entregues comecem nesta semana. Na última sexta-feira (10), foram entregues aos feirantes kits contendo duas máscaras. Também foram dadas orientações sobre a forma correta de uso e descarte. “O objetivo da ação é conscientizar, incentivar e difundir o uso de máscaras pela população”, disse a prefeitura. Na terça-feira (07), o município registrou o primeiro caso confirmado de coronavírus. (Veja aqui).
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).
A secretaria de saúde realizará nos próximos dias a Operação Corona na zona rural do município de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário de saúde, Cláudio Soares Feres. De acordo com ele, a ação visa identificar pessoas que chegaram às comunidades rurais vindas do sudeste do país, a exemplo de São Paulo e Minas Gerais. “Vamos percorrer todo o interior de nosso município para identificar essas pessoas”, garantiu. Segundo Cláudio, a equipe de saúde observará se todos estão obedecendo a quarentena. “A nossa intenção é de testar para a Covid-19 todas os pacientes que detectarmos com os sintomas da doença”, disse. Soares assegurou que a secretaria de saúde irá fazer um amplo monitoramento da população rural no combate ao coronavírus. “A nossa comunidade rural receberá uma atenção especial na garantia da saúde pública”.
Apesar de o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), ter declarado que a quarentena só deveria ser suspensa na primeira quinzena de maio (veja aqui), a equipe de governo vai se reunir durante a semana para avaliar a possibilidade de reabertura do comércio local. Com isso, o gestor municipal pode flexibilizar o decreto com as medidas de contenção, restrição e enfrentamento ao coronavírus. O decreto 5246, tem validade até o próximo sábado (18). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, embora tenha oito casos confirmados de Covid-19, a secretaria de saúde do município tem conseguido, com o apoio da população, evitar a disseminação do vírus na capital do minério. Dos oito casos confirmados, sete tem relação com um caso e o oitavo é isolado e não houve transmissão para novos pacientes. Até o momento, dois pacientes aguardam resultado. 441 notificações suspeitas, com pacientes sendo monitorados em isolamento domiciliar, 32 descartados, três curados e nenhum paciente hospitalizado.
Um novo boletim epidemiológico sobre o Covid-19, o novo coronavírus, foi divulgado no final da tarde deste doming0 (12), pela secretaria de saúde de Brumado. De acordo com o boletim, subiu para 441, o número de casos suspeitos da doença na cidade. Até o momento, oito já foram confirmados. 32 pacientes testaram negativo para o vírus na capital do minério. A secretaria ainda aguarda dois resultados do Laboratório Central (Lacen). Três pacientes que estavam com a doença já foram curados. Nenhum brumadense está internado nas unidades de saúde por conta do coronavírus. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
Um jovem de 18 anos, identificado como Erlan de Jesus Silva, 18 anos, mais conhecido como Dodô, morreu na noite do último sábado (11), após trocar tiros com a Polícia Militar, na cidade de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, uma guarnição foi até o Loteamento Primavera para atender uma ocorrência de roubo a residências. Ao chegar ao loca, a PM foi recebida a tiros. A guarnição revidou a injusta agressão e o jovem foi baleado. Após cessar os disparos, Erlan foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal de Presidente Jânio Quadros, mas morreu no local. O corpo de Jesus foi levado para o Instituo Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado.
O trecho do Km-804, da BR-330, na altura de Jitaúna, cidade do sudoeste da Bahia, foi interditado no sábado (11), por causa de um deslizamento de encosta e quedas de algumas árvores. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há previsão para que o fluxo de veículos seja liberado no local. Por causa da situação, todos os sentidos do trecho precisaram ser bloqueados. No local, foram colocadas sinalizações com algumas orientações. A recomendação da PRF é que os motoristas evitem passar pelo local. Ainda de acordo com a PRF, já foram acionados equipes de serviços de limpeza para retirarem a terra e as árvores da pista.
Preocupados com o avanço do coronavírus da Bahia, estudantes de Ilhéus, cidade do sul da Bahia, têm doado sabão em líquido produzido por eles para hospitais e também para os bombeiros. A ideia dos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira de produzir sabão começou ainda em 2019. Na ocasião, a preocupação era de que as pessoas não descartassem o óleo de cozinha de forma inadequada. O produto é desenvolvido a partir da doação do óleo pela comunidade. Apesar disso, desde quando começaram os casos da doença no estado, eles intensificaram a produção para ajudar hospitais e outros locais que precisam do produtor. Uma das formas indicadas para não ser contaminado pelo coronavírus é lavar sempre as mãos com água e sabão. Desde então, 100 litros já foram doados para o Hospital Regional Costa do Cacau, e 130 para o 5º GBM, ambos em Ilhéus. De acordo com o G1, a estudante Kleyane Santos disse que sente “orgulhosa por isso. Por estar fazendo um sabão e vendo que está ajudando outras pessoas”. Conforme Jorge Ney Argolo, diretor do centro, o objetivo é produzir 1000 litros do produto.
A Bahia registrou cinco novos casos confirmados de coronavírus e, com isso, o estado passa a ter 640 pessoas infectadas. A informação foi divulgada no final da tarde deste sábado (11), pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Dos casos confirmados, 66 são profissionais de saúde, sendo 17 médicos. Ainda segundo a Sesab, até o momento, 3.405 casos foram descartados e houve 21 óbitos, sendo 11 do município de Salvador e dez nos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1). Ao todo, 146 pessoas estão recuperadas e 60 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. ??Ainda de acordo com a Sesab, este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado.
A secretaria municipal de saúde de Brumado divulgou no final da tarde deste sábado (11), mais um boletim epidemiológico de Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informou a pasta ao site Achei Sudoeste, seis novos pacientes testaram negativo para a doença na capital do minério. O número de casos suspeitos chegou a 435. Oitos pacientes testaram positivo, sendo que, três já foram curados. O número de amostras descartadas é de 32. Na cidade, apenas um paciente aguarda o resultado do Laboratório Central (Lacen). Ninguém está hospitalizado no município. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.