Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
17/Mar/2015 - 15h30

Confira a síntese da sessão da Câmara de Brumado

Confira a síntese da sessão da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão da Câmara Municipal de Vereadores da última segunda-feira, 16 de março foi aberta pelo presidente Alessandro Lôbo e Silva, que cumprimentou a todos informando que a mesma não seria transmitida em razão de problemas técnicos com o link da emissora.  Dando continuidade solicitou que o vereador Weliton Lopes, secretário da mesa diretora realizasse a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade. O material do expediente de autoria dos Srs. Vereadores foram retirados de pauta.

O presidente franqueou a palavra para que os vereadores pudessem fazer suas considerações. Fizeram uso:

Édio da Silva Pereira – Comenta sobre o ocorrido na última sessão e diz que foram calunias proferidas sobre a sua pessoa. Diz que tudo se deu em razão da sua atividade como sindicalista. Fala que é um preço alto que se paga em função deste fato. Diz que não poderia falar que não faria a manifestação na empresa cujo irmão trabalhava. Frisa que é sindicalista para defender a classe trabalhadora que é explorada em todo país. Fala que continuará esse trabalho com o mesmo compromisso pois os trabalhadores confiaram o voto para defender os seus interesses e a luta não para. Observa que enquanto estiver no Sindicato defenderá os trabalhadores mesmo que estejam em jogo a sua família. Fala que processou a professora e se acaso perderem processará também o seu irmão para que esse fato não se torne uma constante na câmara. Fala que não quer receber um centavo e se forem penalizados será com penas alternativas. Informa que estará entrando com representação no Ministério Público para verificação da prática de cartel em Brumado sobre o preço do gás.

Jose Ribeiro Neves – Fala sobre a Semana Espírita. Faz considerações a respeito da questão do gás uma vez que há muito tempo que se discute essa questão e não se consegue chegar a uma denominação comum nesse assunto. Fala que chegou a ocorrer alguns entendimentos, mas logo depois voltou a prática dos preços altos. Fala sobre as estradas vicinais e o péssimo estado. Fala que espera que esses pedidos não fiquem na mesa do secretário. Fala sobre o assunto dos guardas municipais e que depois da denúncia estão sofrendo retaliações por parte de uma pessoa responsável pelas escalas. Fala que espera que essa situação seja resolvido. Destaca que acredita que o prefeito não deixe essa situação. Comenta sobre o evento realizado pelo Abracadabra.

Liu Vasconcelos – Fala sobre os problemas na área da saúde que ocorrem no país inteiro, mas Ubiraçaba está sem médico, sujo e abandonado. Fala que gostaria que o secretário de saúde olhasse pelas comunidades rurais. Fala que não está tendo nem água para beber em Lagoa Funda. Fala que as obras estão paradas em Brumado e as empreiteiras sem receber. Fala que não se vê nada no município e que são tanto obras do convênio quanto de recursos próprios. Tudo parado. Fala que acredita que os vereadores de situação também estão verificando isso. Fala que o prefeito precisa mostrar a cara. Fala que os vereadores é que estão junto ao povo e ouvindo as reclamações e carências. Fala que é difícil ser vereador em Brumado. Fala que não faz indicação porque não é atendida e os vereadores de situação também não estão sendo atendidos. Salienta que é necessário tomar uma atitude. Fala que o tempo urge. Fala sobre a denúncia da guarda e se faz necessária uma resposta pública. Fala sobre a questão do gás e diz que está comprando a 35 reais em Ubiraçaba.

Márcio Moreira – Fala que tem certeza que o prefeito está tomando providências sobre a denúncia dos guardas. Explica que perguntou se eram obras de convênio porque o país passa por uma situação difícil e os recursos não estão sendo liberados. Fala que gostaria de ter uma parceria com o vereador Édio na localidade de Lagoa de Areia. Passa o restante de seu tempo para o vereador Santinho – que faz uso da palavra para falar sobre o fato de que além de não ter dinheiro o prefeito tem que arcar com despesas relativas aos calçamentos e se não cumprir terá que devolver o dinheiro repassado. Fala que na época da licitação o valor era inferior ao de hoje. Fala que ou o município arca com os recursos para terminar as nove ruas ou devolve dinheiro. Fala sobre a viagem em Brasília e confirmaram o que já tinham conversado. Fala sobre uma emenda para construção de praça e também uma área para skate. Fala que chegou a hora de bater à porta dos deputados que foram votados em Brumado. Fala sobre as indicações e diz que estão atentos em relação a essas solicitações.

José Carlos dos Reis – Fala sobre as notícias que foram repassadas e sobre a falta de recursos e desta forma fica difícil reivindicar.  Destaca que a respeito de obras realizadas no município que o município tem tido a sua participação. Destaca que o estádio dos Prazeres o município além da participação ainda fez aporte em torno de 50 mil para que as obras pudessem continuar. Fala sobre a necessidade de alargamento das estradas em razão do grande fluxo de veículos e para a segurança de todos. Fala sobre a saúde do município e dados chamam a atenção e diz que é de suma importância. Reforça que em 2014 foram atendidos 72.823 pessoas ou seja a população não chega a 70.000.

Weliton Lopes-Comenta sobre nota do prefeito de Guajeru e destaca a forma truculenta e diz que o prefeito não está acostumado a ser criticado e está raivoso. Faz a leitura de parte da nota. Fala que ao invés de fazer uma retratação quem deve fazer é o referido prefeito.Fala na condição de vereador e como defensor de Brumado tem a obrigação de dar opinião, pois o vereador não é só fiscalizar e denunciar e sim averiguar os fatos e buscar a solução. Fala que teve uma grata surpresa que está sendo investido mais e mais na saúde e só o hospital mais de 600 mil de recursos próprios fora o que vem do Ministério da saúde.  Observa que a população não tem culpa, mas que escolheram mal seus representantes. Fala que não consegue aceitar que Brumado gaste só no hospital essa quantia exorbitante e esteja sustentando os habitantes de outros municípios. Informa que o município recebe 523 mil e três reais pela saúde plena.  Fala que pacientes de Brumado não vão para outros locais sem regulação. Fala que o prefeito pode ficar com raiva e não tem medo de processo.

Alessandro Lôbo e Silva – Faz uso da palavra para complementar o discurso do vereador Weliton e que por mais que se reclame da saúde pública não se pode deixar de falar que Brumado oferece uma saúde de qualidade. Fala que Brumado vai para outros municípios em busca de procedimentos que são mais complexos e não os que são direcionados de outros municípios que deveriam ser atendidos na saúde básica. Fala que o que preocupa a sua pessoa são os atendimentos básicos que estão sendo realizados no hospital vindos de municípios vizinhos. Ressalta  que o hospital é de média complexidade e o gasto com esses procedimentos impede que o município faça investimentos, como por exemplo a  contratação de mais especialistas.  Fala sobre o fato ocorrido e a Casa não vai permitir que fatos como esse aconteçam.  Informa sobre o Campeonato do  Espinheiro no próximo domingo.

Lideranças

Weliton Lopes – Lamenta o fato e diz de sua indignação e foi uma agressão não ao vereador e sim ao poder legislativo de Brumado, uma unidade secular da qual hoje  são membros, mas a instituição continua. Fala que atingiu de forma violenta e que não tem nada para relatar no campo pessoal sobre o casal e os tem como exemplos de Brumado mas naquela noite falharam e tiveram uma atitude de  ataque ao poder legislativo. Fala que o vereador ficou muito abalado. Fala que  tem muita resistência sobre a IbarNodeste e as atitudes tomadas pela mesma.

Édio da Silva Pereira – Fala que foi em defesa intransigente dos trabalhadores e tem como obrigação defender os interesses dos trabalhadores e não dos familiares. Fala sobre a articulação de parceria para trazer mais obras para Brumado. Fala que será de suma importância a obra do Estádio que incrementará o esporte em Brumado – futebol. Fala sobre a obra da Cesta do Povo. Informa que já foi liberado aproximadamente um milhão e duzentos mil para a referida obra.

José Carlos dos Reis – Fala sobre a falta de água e energia para tocar a obra do presidio. Fala que o prefeito tem cobrado, mas sozinho não consegue. Fala sobre viagem a Salvador e Brasília. Fala que vai anunciar obras em beneficio de Brumado através de Aleluia.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo