Nesta segunda-feira (11), uma reunião extraordinária foi convocada pela prefeitura de Brumado, a pedido do secretário municipal de saúde, para discutir novas medidas de enfrentamento à Covid-19 no município. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) marcou presença no encontro, assim como demais órgãos representativos da sociedade civil. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor de relações institucionais da CDL, Orlando Gomes, informou, na oportunidade, o secretário de saúde Cláudio Feres demonstrou preocupação com o relaxamento da população diante das flexibilizações no funcionamento do comércio. “As pessoas entram em uma zona de conforto e, às vezes, acha que, porque houve flexibilização do comércio, as coisas podem voltar a fluir naturalmente”, citou. Para impedir que as medidas de prevenção sejam relaxadas, o diretor adiantou que as fiscalizações acontecerão com mais eficiência, especialmente no que se refere às aglomerações, distanciamento social e uso de máscara. “Há uma preocupação e, por isso, houve um novo chamamento do pessoal que está envolvido no sentido de reforçar essa conscientização e orientação. Pedimos à população que contribua e que entenda que o vírus existe e não tem cura. Em Brumado, a situação está controlada, mas, se não houver uma contribuição da população, infelizmente, a gente poderá enfrentar algo pior e avassalador lá na frente”. Embora os lojistas estejam cumprindo à risca as medidas sanitárias e de higiene impostas nos decretos municipais, o diretor não descarta que, a depender dos rumos da pandemia no município, o comércio possa ser fechado novamente.
Após vários decretos de flexibilização, quase a totalidade do comércio está funcionando na cidade de Brumado. De acordo com os últimos boletins epidemiológicos, o município está há 33 dias sem o registro de novos casos de coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que o Município está trabalhando no sentido de não deixar a economia local morrer, porém sem deixar de lado a gravidade do problema de saúde pública que vivemos no país. “O município tomou essas atitudes, mas pode retomar novamente. Precisamos manter a vigilância e as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Se novos casos surgirem, teremos que retroagir e fechar novamente o comércio local”, afirmou. Com relação às barreiras sanitárias realizadas para controlar a entrada de pessoas vindas das regiões mais atingidas, o secretário respondeu que a Vigilância Sanitária tem feito um excelente trabalho, porém o Município não dispõe de pessoal suficiente, nem tampouco Equipamentos de Proteção Individual, para atender a todas as entradas da cidade - são cinco entradas somente na sede, fora a zona rural. “A cidade de Brumado é muito vazada. Nós não teríamos pessoal suficiente para atender 24 horas. Optamos por separar todos os EPIs para o pessoal da saúde”, completou. Para relatar casos suspeitos, basta entrar em contato com a Central de Atendimento Covid, que funciona de domingo a domingo, de 8h às 20h. “Criamos esse serviço, que é importantíssimo para o controle da doença. Continuamos firmes”.
Os municípios de Anagé e Caetité, localizados na região sudoeste da Bahia, registraram nesta terça-feira (12), seus primeiros casos de Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informou a secretaria de saúde de Anagé ao site Achei Sudoeste, o primeiro caso é de uma mulher de 72 anos, que chegou ao município há 15 dias de São Paulo. Ainda segundo a pasta, a paciente estava sendo monitorada desde a sua chegada, quando apresentou sintomas leves da doença. Já em Caetité, o primeiro caso é de um homem, com idade entre 24 e 30 anos, que esteve a trabalho na região sul da Bahia. Ele teria regressado ao município na última sexta-feira (08). A secretaria de saúde local, afirmou que o paciente testou positivo para a Covid-19 após apresentar sintomas gripais e realizar teste rápido em uma unidade de saúde particular da cidade. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, um novo material para exame está sendo coletado (RT- PCR) e será enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), em Salvador.
Em novo boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta terça-feira (12), a secretaria de saúde de Brumado, atualizou os dados da Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a publicação, mais catorze pacientes testaram negativo para doença e o número de casos descartados pulou para 129. Os casos suspeitos notificados chegaram a 730. Ainda segundo o boletim, 12 pessoas estão aguardando resultados do Laboratório Central (Lacen). A capital do minério registrou oito casos confirmados, mas segundo o boletim, todos já estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.
Mais de 7 milhões de brasileiros já tiveram redução de jornada e salário ou suspensão do contrato de trabalho. De acordo com dados do Ministério da Economia, até as 11h desta terça-feira (12), o programa criado para minimizar os impactos da pandemia de coronavírus e preservar empregos formais já reunia um total de 7,19 milhões de acordos fechados entre empresas e trabalhadores. De acordo com o G1, esse número representa 20,7% dos empregados com carteira de trabalho no setor privado. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) do IBGE, o país tinha no trimestre encerrado em março 34.736 trabalhadores formais, incluindo os domésticos. Ou seja, 1 em cada 5 trabalhadores formais já teve corte de salário ou contrato suspenso no país. Em razão da pandemia, o governo autorizou redução de jornada e salário de 25%, 50% ou de 70% por um prazo máximo de 90 dias. A medida também permite a suspensão total do contrato de trabalho por até dois meses. Pelas regras do chamado Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), os trabalhadores que tiveram corte na jornada e no salário vão receber do governo uma complementação financeira equivalente a uma parte do seguro-desemprego a que teriam direito se fossem demitidos. Já os com contrato suspenso vão receber o valor mensal do seguro-desemprego. O programa também prevê auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores intermitentes com contrato de trabalho formalizado. Medida Provisória 936 que criou o programa prevê também a garantia provisória no emprego por um período igual ao da suspensão do contrato ou da redução da jornada. A medida já tem força de lei e já recebeu o aval do Supremo Tribunal Federal, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornar uma lei em definitivo.
A cidade de Brumado está há 32 dias sem o registro de novos casos da Covid-19, o novo coronavírus. Apesar dos números, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, frisou que a cidade não está livre da doença. Nesta segunda-feira (11), uma reunião extraordinária da comissão de enfrentamento à Covid-19 foi convocada. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário justificou que o encontro aconteceu em razão do relaxamento da população frente às medidas de prevenção contra a doença, após inúmeros decretos de flexibilização. “Neste final de semana, identificamos alguns bares abertos, pessoas fazendo uso de bebida alcoólica na frente de distribuidoras, em quiosques de praças, enfim, desrespeitando todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Brumado está chegando hoje ao 32º sem nenhum caso positivo, mas não estamos livres de a doença retornar para a cidade. A preocupação ainda existe”, salientou. Para evitar que novos casos voltem a ser notificados, o secretário voltou a frisar a importância da utilização da máscara e do distanciamento social para evitar a propagação do vírus.
Na noite desta segunda-feira (11), em sessão realizada na Câmara Municipal de Brumado foram aprovadas diversas indicações de autoria da vereadora Ilka Abreu (DEM). As propostas contemplam benefícios para a zona urbana e rural. São elas: patrolamento da estrada vicinal que liga as localidades do Esconso à Cachoeira, Jatobá, Lagoa Nova e Furado de Maria Nova; bem como reforma do estacionamento da Praça Armindo Azevedo. Além disso, a parlamentar elaborou projeto de lei que dispõe sobre a prorrogação, por até 90 dias, do vencimento da cota única ou parcelas do IPTU de 2020, em razão dos impactos da pandemia da Covid-19. “Ademais, torna-se urgente e necessária as providências ora propostas que visam oferecer melhor qualidade a todos. Diante de todo o exposto, indicamos na forma regimental ao Executivo Municipal para que estude a possibilidade de atender esses pedidos. Reafirmo a toda população brumadense meu compromisso, buscando sempre qualidade de vida e melhorias para toda população”, frisou Abreu.
Uma discussão entre um casal no povoado de São Gonçalo, na cidade de Contendas do Sincorá, a 104 km de Brumado, quase terminou em tragédia, no último domingo (10). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o marido deflagrou um tiro de espingarda em sua esposa. Ela foi socorrida a uma unidade de saúde, em Contendas do Sincorá e, em seguida, transferida para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, onde passou por uma cirurgia e se recupera bem. Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) conseguiu prender o autor do crime em flagrante. Em sua residência, a polícia encontrou três armas de fabricação caseira e munições. Ele está custodiado na Delegacia Territorial de Brumado à disposição de justiça.
O governo brasileiro enviou na última segunda-feira (11) um comunicado a todas as suas representações diplomáticas e postos no exterior com informações sobre os avanços das pesquisas para produção uso de uma droga eficaz contra o coronavírus. Na circular enviada aos postos diplomáticos, o Ministério da Ciência e Tecnologia informa que seu Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais concluiu um teste realizado com cerca de 2.000 medicamentos existentes contra a Covid-19. A data desse fato não é informada. Esses testes utilizaram ferramentas como biologia computacional para avaliar a eficácia do remédio, diz o documento. Um deles foi selecionado. Os testes in vitro, em laboratório, segundo o governo, revelaram eficácia de 94%. De acordo com a coluna Radar, da Revista Veja, a próxima fase será testá-lo em 500 pacientes, sem data anunciada. E o nome do medicamento não foi divulgado. Esse comunicado é útil para diplomatas responderem a questionamentos no exterior sobre o que o Brasil está fazendo para combater o avanço do vírus no país.
Os dois casos que testaram positivo para a Covid-19 na cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, haviam retornado recentemente do estado de São Paulo, epicentro da doença no país. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Roberval Cássia Meira (PL), o Galego, disse que a situação é preocupante. Justamente por isso, segundo ele, o município criou uma campanha nas redes sociais para alertar essas pessoas sobre a necessidade de comunicar a Secretaria Municipal de Saúde da chegada recente à cidade, bem como de manter o isolamento social por 14 dias. “Eles têm que retornar para sua terra, mas nós precisamos dar esse apoio. Não podemos rejeitar ninguém. Infelizmente, não conseguimos dimensionar a quantidade de pessoas. Muitos vêm assintomáticos e aí está o grande perigo da chegada desse pessoal na nossa região. Esse controle tem que ser regional. Estamos apenas preservando a vida”, frisou. O gestor acredita que cerca de 30% das pessoas que retornam de São Paulo estejam infectadas.
Como parte das medidas de enfrentamento a Covid-19, a prefeitura da cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, já distribuiu mais de 15 mil máscaras para população, na sede e na zona rural. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Gilberto Brito (PSB) salientou que várias costureiras foram contratadas para produzir mais máscaras a fim de aumentar o número de pessoas protegidas e, consequentemente, barrar o contágio. “O objetivo é evitar que tenhamos uma gravidade bem significativa e não dar conta”, frisou. O gestor ainda demonstrou a sua preocupação com o retorno dos munícipes que trabalham nas lavouras no interior de São Paulo, estado com maior número de casos no país. Agora, diante dos efeitos da pandemia na economia, muitos estão desempregados e, possivelmente, devem retornar para a cidade. Brito salientou que os passageiros que chegam nos veículos de transportes interestaduais passam pela barreira sanitária criada pela prefeitura, através da Vigilância Epidemiológica, e são submetidos ao teste rápido para detecção da doença. O problema, conforme frisou, são aqueles que retornam na clandestinidade. “Além disso, recomendamos que todos fiquem em casa pelo período de 14 dias”. De acordo com boletim epidemiológico, dos quatro casos confirmados na cidade, dois são de pacientes oriundos de São Paulo.
Uma unidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) começou a funcionar nesta segunda-feira (11), em um hospital de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, para a realização de testes da Covid-19. O laboratório fica no Hospital Esaú Matos e, a partir desta segunda, as amostras dos testes serão analisadas na unidade. No domingo (10), já foram colhidas mais de 40 delas para serem testadas no local. “Durante o mês de abril, realizamos todo o processo de credenciamento e treinamento da equipe. A partir de ontem, no caso, o Lacen estadual nos habilitou realizar todo o fluxo aqui, desde a coleta até a emissão do laudo”, explicou o diretor da Fundação Pública de Saúde, Diogo Azevedo. Vitória da Conquista é a primeira cidade do interior da Bahia a realizar o exame padrão ouro pra confirmação da Covid-19. O laboratório tem capacidade de realizar pouco mais de 190 testes por dia e vai atender Vitória da Conquista e outros 31 municípios da região. De acordo com o G1, pra realizar os testes, o laboratório passou por uma readequação. Foram criadas três salas isoladas para o trabalho com as amostras do coronavírus. Além disso, técnicos do laboratório passaram por um treinamento em Salvador para aprenderem o método utilizado para realização do procedimento, o RT PCR. As duas fases do teste demoram, em média, sete horas para ficarem prontas, o que vai garantir os diagnósticos em até 24h.
Através de teste rápido, um morador da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, teria testado positivo para a Covid-19. O caso seria o primeiro confirmado da doença na cidade (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, informou que a contraprova realizada pela Secretaria Municipal de Saúde deu negativo para o novo coronavírus. “Isso trouxe uma tranquilidade após um momento de grande apreensão. No entanto, as coisas estão se afunilando. Tomara que não aconteça”, afirmou. Mesmo contraprova dando negativo, o motorista encontra-se em isolamento e adotando todas as medidas de segurança preconizadas pelo Ministério da Saúde. “Já está tudo normalizado. No mesmo momento que ficamos sabendo providenciamos os exames em outro laboratório, com segurança, e deu negativo. A gente fica feliz e mais aliviado”, reforçou.
Com o crescimento do número de casos de coronavírus nos grandes centros, o ex-vereador Castilho Viana destacou que, nos próximos dias, será preciso aumentar o controle sobre os veículos de transporte de passageiros que adentram em Brumado. Ele frisou que, mesmo com o excelente trabalho realizado pela prefeitura municipal, através da equipe da secretaria de saúde, no combate a Covid-19, as barreiras sanitárias precisam ser mais rígidas. “Estamos passando por um fenômeno que podemos chamar de “êxodo às avessas”, já que as pessoas estão voltando para os interiores de origem com medo do vírus e todo cuidado para controlar a entrada de infectados na cidade neste momento é imprescindível”, disse ao site Achei Sudoeste. Viana ainda chamou atenção para o fato de que muitos ônibus clandestinos utilizarem rotas e horários não habituais para tentar enganar a fiscalização. “Mesmo não sendo uma tarefa fácil, o controle mais rígido das equipes de saúde e segurança pública serão peças fundamentais na manutenção do quadro atual da pandemia no município”, reforçou.
Em alusão ao debate realizado no dia 04 de maio, na Câmara de Vereadores de Brumado, no contexto da implantação do serviço de esgotamento sanitário no município, a Embasa disse que solicitou, sem sucesso, a inclusão do projeto na captação de recursos da 1ª e 2ª Etapas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1)/Saneamento. “A Embasa inscreveu o projeto no mês de setembro de 2010, junto ao Ministério das Cidades (Protocolo nº 2945.2.3007/2010), pleiteando recursos do PAC 2- Grupo 2 no montante de R$ 51.010.904,69, não logrando êxito neste intento, devido às regras pré-estabelecidas pela Secretaria de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. Nova solicitação foi enviada ao Ministério das Cidades, ação indicada como prioritária para a Embasa, visando o enquadramento do projeto básico no PAC 2/Saneamento, Seleção 4, não obtendo êxito novamente”, salientou em nota enviada ao site Achei Sudoeste. Em 2019, foi concluída a atualização do projeto básico do SES de Brumado e Vila Presidente Vargas e, desde então, a Embasa está pronta para licitar as obras de sua implantação. Entretanto, para a realização do investimento, é necessária a renovação do Contrato de Programa com o município, o qual ainda não teve avanço em sua negociação.
Um carregamento de 550 kg cocaína foi apreendido em uma carga de uva no Porto de Salvador, pela Polícia Federal e Receita Federal, na última segunda-feira (11). O material, avaliado em R$ 103 milhões, seria embarcado em um navio para a Europa, tendo o porto de Roterdã, na Holanda, como destino final. Há suspeita de que a droga foi colocada na carga sem o conhecimento dos exportadores e importadores. De acordo com o G1, a droga foi encaminhada para a Polícia Federal, que vai continuar a investigação. A Receita Federal informou que essa é a quinta apreensão de cocaína do órgão no Porto de Salvador neste ano.
No último sábado (08), dois pacientes foram diagnosticados com coronavírus na cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Roberval Cássia Meira (PL), o Galego, informou que os pacientes retornaram do estado de São Paulo recentemente e estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Ambos seguem em isolamento domiciliar. “Fomos pegos de surpresa, apesar de saber que era possível”, frisou. Visando endurecer as medidas de enfrentamento à doença no município, a prefeitura tem realizado barreiras sanitárias nas entradas da cidade, com a instalação de um ponto de apoio na BA-148. O objetivo, segundo o gestor, é oferecer apoio e orientação aos munícipes que retornam para sua terra natal, bem como fazer o controle sanitário adequado a fim de evitar a propagação da doença na cidade e na região. Meira ainda criou salas vermelhas, limitou o funcionamento do comércio e mobilizou outros órgãos para atuar junto à Secretaria de Saúde no trabalho de monitorando dos casos suspeitos na cidade. “Estamos montando toda estrutura para assistir os pacientes infectados até que seja feita a regulação, se necessário”.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou, na noite desta segunda-feira (11), que os municípios de Itabuna e Ipiaú, localizados no sul da Bahia, vão ter toque de recolher a partir de terça-feira (12). Nos municípios, que registram duas das maiores taxas de contaminação por coronavírus no estado, vai ser proibida a circulação de pessoas a partir das 20h. A medida vai ter duração de dez dias. “Em comum acordo com o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, com a prefeita de Ipiaú, Maria Mendonça, amanhã iniciaremos o toque de recolher nas duas cidades. Significa que não será permitida circulação de pessoas a partir das 20h. E não será permitida nenhuma atividade econômica, exceto as farmácias. Esperamos contar com a sua compreensão, colaboração para juntos, vencermos o vírus. Essas duas cidades têm a maior taxa de contaminação. Durante dez dias de prática desse isolamento vamos reduzir essa taxa e, com certeza, salvar vidas humanas”, anunciou Rui Costa.
Em decreto publicado no Diário Oficial, a prefeitura de Brumado determinou a concessão compulsória de férias individuais de trinta dias aos agentes de trânsito do município. A decisão considerou o atual momento de crise vivido em decorrência da pandemia, bem como a dificuldade nos trâmites burocráticos para adquirir, no prazo estipulado, os equipamentos de proteção elencados através de decisão judicial para desenvolvimento das atividades laborais dos agentes. No decreto, o Município ainda frisou que a compra dos materiais está sendo difícil está mesmo para os profissionais da saúde. As férias tiveram início no dia 8 de maio e poderão ser suspensas a critério do Executivo Municipal, no interesse do serviço público.
A Bahia registrou, nas últimas horas, 10 novas mortes de pacientes com coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta segunda-feira (11), o estado totaliza 5.816 pessoas contaminadas com a doença, com 214 mortes, 12 a mais do que os números apresentados no último domingo (10). Segundo informações da Sesab, nove dos 10 casos são de pacientes residentes de Salvador. Ao comparar os boletins divulgados pela Sesab às 17h do domingo (10) e o desta segunda, é possível perceber que houve 12 mortes e 258 casos confirmados no estado nas últimas 24 horas. Por volta das 12h, o órgão divulgou os dois primeiros óbitos registrado nesta segunda e 216 casos.
No último sábado (09), a morte de uma idosa em decorrência de complicações respiratórias da Covid-19 em Paramirim, a 129 km de Brumado (veja aqui), fez endurecer as medidas de enfrentamento à doença na cidade. A vítima reside no município, porém passou uma temporada na casa de familiares, no estado de São Paulo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Gilberto Brito (PSB) comentou o caso. “Ela passou dois dias internada no Hospital Aurélio Rocha e, com o agravamento do quadro, mesmo com a estrutura razoável que temos aqui, ela foi transferida para o Hospital de Base de Vitória da Conquista, onde veio a falecer”, disse. O gestor ainda se mostrou bastante preocupado com os rumos da pandemia no município, tendo em vista que outros moradores estiveram em São Paulo recentemente. Embora a Secretaria Municipal de Saúde venha adotando todas as medidas de isolamento recomendadas, bem como monitorando todos os pacientes suspeitos, o prefeito acredita que novos casos possam surgir. “Estamos correndo atrás. Já procuramos limitar o funcionamento do comércio. Na Feira Livre também temos um cuidado muito grande”, afirmou. O prefeito tem 67 anos e, por fazer parte do grupo de risco, tem trabalhado em casa.
Na última semana, um perfil falso no Facebook, com o nome de Kátia Vieira, divulgou a informação de que o prefeito da cidade de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, estaria incorrendo na prática de crime eleitoral, através da compra de voto. Na publicação, foram publicados prints de uma suposta conversa entre o prefeito e o seu irmão, o empresário Cincinato Ferreira Neves, em que ambos acertam a compra de votos, no valor de R$ 1 milhão, com verba que seria destinada para saúde e educação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor lamentou a fake news, que tem sido cada vez mais comum, e garantiu que a sua assessoria jurídica já está providenciando uma ação de crime eleitoral.
“Isso é grave, lamentável. Vamos colocar como réu e o Facebook e lá vamos descobrir quem colocou seu CPF pra fazer um crime como esse”, destacou. A mesma página estaria espalhando diversas fake news a respeitos de outras pessoas públicas. Para o prefeito, a notícia veio justamente no período pré-eleitoral. “A gente fica triste com isso. Já estão se aproximando as eleições e começam a aparecer coisas desse tipo. As investigações já estão em andamento e vamos descobrir quem fez isso. Vamos em frente”.
No município de Brumado, 115 pessoas já testaram negativo para Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi divulgada na noite desta segunda-feira (11) pela secretaria de saúde (Sesau). De acordo com a pasta, 711 notificações suspeitas do vírus foram registradas na capital do minério. Segundo o boletim epidemiológico, 21 pacientes pessoas estão aguardando resultados do Laboratório Central (Lacen). A cidade registrou oito casos confirmados, mas segundo o boletim, todos já estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.
De acordo com denúncia, na noite do último sábado (9), um grupo de jovens realizou uma festa regada a drogas e bebidas no Bairro São Jorge, em Brumado. A Corona Fest, promovida em meio à quarentena imposta pela crise da Covid-19, acontecia com o auxílio do proprietário da casa. A Polícia Militar esteve no local, onde verificou que vários jovens, entre homens e mulheres, faziam uso de bebida alcoólica e entorpecente. Durante a abordagem, alguns fugiram pulando o muro dos fundos da residência. Após vistoria na casa, os policiais encontraram vários litros de vodka, latas de cerveja, grande quantidade de saquinhos com vestígios de cocaína e uma porção da droga. Na ação, oito adolescentes entre 12 e 17 anos e sete adultos foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos. No final do mês de março, já durante a quarentena, um evento semelhante foi flagrado no Bairro Malhada Branca. Na ocasião, cerca de 30 pessoas foram conduzidas à Delegacia Territorial de Brumado (veja aqui).
Um motorista de aplicativo de Feira de Santana criou uma cabine de acrílico para se proteger do contágio do novo coronavírus. Érico Dutra, de 53 anos, instalou o equipamento porque precisava trabalhar e ao mesmo tempo evitar contaminar o pai, de 86 anos, com quem mora e que sofre de doença de Parkinson. Segundo o G1, Dutra – que é técnico em eletrônica com experiência em fábrica de aeronave – disse que a ideia surgiu após conhecer um caso de outro motorista que usou plástico filme para forrar o veículo. Dutra contou ainda que trabalhou em uma fábrica de aeronaves durante nove anos. Na época, ele chegou a montar sozinho um modelo ultraleve. Técnico com certificado de construtor amador e com conhecimento em instalações até mais complexas, Érico criou a cabine de acrílico em pouco mais de quatro dias. Ele disse que não gastou tanto porque já tinha o principal equipamento. O motorista declarou que mesmo com a cabine não deixa de fazer a higiene de todo o local. Segundo ele, os passageiros têm aprovado a iniciativa.
A Petrobras vem anunciando reduções nos preços médios dos combustíveis vendidos nas refinarias. A gasolina ficou 8% mais barata e o diesel teve queda de 4%. No acumulado do ano, o preço da gasolina já caiu 52,3% e o do diesel 38%. Nas redes sociais, o pré-candidato à prefeitura de Brumado, médico Aurino Rocha (Podemos) criticou os proprietários de postos combustíveis por não repassarem o reajuste aos consumidores, bem como citou a necessidade de instalação de uma unidade do Programa de Proteção ao Consumidor (Procon) na cidade. “Em tempos de coronavírus, o abuso nos preços é uma prática criminosa. Aqui em Brumado tudo está mais caro, a gasolina, os alimentos. Brumado é um município importante, que necessita de uma unidade do Procon há muito tempo. Em 2015, o ex-prefeito Aguiberto Lima Dias editou a Lei Complementar nº 07/2015, mas até hoje o Procon não foi instalado no município”, argumentou.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que, em breve, a pandemia será “coisa do passado” no município. Ele frisou que sempre há o temor de que novos casos possam voltar a ser registrados na cidade, porém, no momento, a situação está sob controle. “O temor sempre há, ninguém tem certeza absoluta de nada. As nossas decisões têm sido muito lentas e muito bem pensadas. Não são na base do palpite, a gente ouve as pessoas e avalia as estatísticas”, pontuou.
A prefeitura de Itapetinga, cidade do sudoeste da Bahia, anunciou que a partir da próxima segunda-feira (11) estará proibida a entrada de pessoas de outras cidades no município, medida para conter o avanço da pandemia da Covid-19 no local. Para que a medida funcione, uma empresa foi contrata para operacionalizar uma barreira sanitária que funcionará 24 horas. Com isso, veículos em trânsito para outras cidades, que necessitem passar por Itapetinga, terão que aguardar em fila indiana, por uma escolta que os conduzirá até a próxima barreira, evitando que eles transitem pelo município. No caso dos moradores da cidade, será necessário um comprovante de residência. Caso não estejam portando um, os viajantes deverão aguardar até que alguém leve o documento para eles. Ainda de acordo com a medida, os ônibus não poderão passar pelas barreiras, com exceção aos circulares das empresas de transporte municipal. Caminhoneiros, fornecedores ou entregadores precisarão apresentar a nota fiscal de entrega do produto para entrar na cidade. Só poderão ultrapassar as barreiras pessoas que estejam buscando assistência médica de urgência (sendo proibida a entrada para tratamentos ou procedimentos eletivos). Quem apresentar sintomas gripais ou febre serão impedidos de entrar. Os moradores da cidade sintomáticos serão encaminhados para isolamento e monitorados pela Vigilância Epidemiológica.