Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/Mar/2015 - 16h00

Bahia lança teste e aplicativo para detectar dengue e febre chikungunya

Bahia lança teste e aplicativo para detectar dengue e febre chikungunya Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Na manhã de hoje (10), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) lançou um teste gratuito e um aplicativo que permitem diagnosticar em apenas vinte minutos pacientes infectados por dengue e pela febre chikungunya, além de mapear e localizar pontos de foco de doença. Desenvolvido na Bahia e inédito no país, o exame tem eficácia de 99,8%. A novidade foi apresentada no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen), durante o lançamento da campanha de combate aos mosquitos transmissores das doenças, cujo tema é: Dengue ou Chikungunya - Não vacile, vá à unidade de saúde. As duas ferramentas permitem não só diagnosticar, mas coletar dados sobre o paciente, como sintomas, e ainda mapear, por meio do GPS do smartphone, os locais onde há maior ou menor incidência de casos. 

Bahia lança teste e aplicativo para detectar dengue e febre chikungunya Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Nesta primeira fase da campanha, serão distribuídos 100 aparelhos para realização de mil exames na capital e no interior. Esses equipamentos já estarão, a partir da próxima semana, nas mãos de agentes comunitários de Salvador, Feira de Santana, Ribeira do Pombal e Riachão do Jacuípe, municípios onde foram identificados casos da chikungunya. O exame utiliza uma gota de sangue do paciente, que é colocada sobre uma fita, semelhante ao já conhecido teste de glicemia. Esse material é acoplado a um smartphone que fornece, em tempo real, o resultado e a localização exata do paciente para uma central da Sesab, permitindo o controle rápido e preciso de locais com surtos ou casos isolados.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo