A Bahia registrou 893 novos pacientes com coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta quinta-feira (28). Com a atualização, o estado totaliza 15.963 mil pessoas contaminadas pela Covid-19, com 570 mortes. Dos 15.963 casos confirmados, 2.336 foram de profissionais de saúde. Segundo a Sesab, considerando o número de 15.963 casos confirmados, 5.220 recuperados e 570 óbitos, 10.173 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. O boletim desta quinta ainda registra 39.739 casos descartados e 104.953 notificações em toda a Bahia.
Nesta semana, funcionários lotados na Secretaria de Educação de Caetité, a 100 km de Brumado, denunciaram que estão há dois meses com os salários atrasados. Além disso, alguns irão receber apenas parte do salário, visto que, recentemente, por meio de decreto, a administração estabeleceu que os servidores que se dispusessem a atuar na linha de frente no combate a Covid-19 receberiam o salário integralmente e aqueles que optassem por não trabalhar receberiam apenas 30% do salário. “A situação está muito difícil. E ainda só vamos receber o valor referente aos 30% do salário, que dá somente R$ 311,70”, lamentou um funcionário. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Caetité (Sindserv-CTE), Vagnelson Ribeiro, confirmou ao Sudoeste Bahia, o atraso e ressaltou que o mesmo ocorre com os servidores efetivos. Em nota, a prefeitura informou que aguarda repasse de recursos do governo federal para efetuar o pagamento dos salários atrasados. “Diferente de outras prefeituras da região, a prefeitura de Caetité preferiu não demitir seus contratados para não causar um problema ainda maior. O município, inclusive, aguarda a sanção do Projeto de Lei de auxílio aos estados e municípios pelo presidente Jair Bolsonaro”, ressaltou.
A RHI Magnesita se juntou ao Governo da Bahia para ampliar o acesso da população carente às máscaras de uso individual. O item, que se tornou essencial no combate ao novo coronavírus, ainda não alcançou 100% da população, principalmente aqueles em situação de rua e/ou vulnerabilidade social. Através do projeto “Máscara Para Todos”, o governo estadual vem mobilizando diversos órgãos e instituições na arrecadação de doações de matéria prima para fabricação dos itens de proteção. A RHI Magnesita, que possui operação nas cidades de Brumado e Santaluz, fará esta semana a doação de cerca de 4 mil metros de tecido, uma ajuda importante para que a campanha alcance a meta de produzir cerca de 5 milhões de máscaras para doação em todo estado. Para Pedro Leite, diretor de mineração da RHI Magnesita, esta é uma oportunidade de ampliar os esforços sociais da empresa na prevenção e minimização dos impactos da doença. “Apoiando esta iniciativa do governo, temos a possibilidade de ampliar a solidariedade também a outros milhares de baianos que ainda não possuem esse item que se tornou fundamental nessa pandemia. Ficamos felizes em poder contribuir”, ressaltou Leite.
A cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, registrou um aumento de cinco notificações no número de casos confirmados do coronavírus nesta quinta-feira (28). Agora, de acordo com o último boletim epidemiológico, chega a 32 a quantidade de pessoas infectadas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o repórter Oliveira, da Rádio Cultura FM, destacou que, além das diversas restrições impostas ao funcionamento do comércio, o Município aderiu à realização das barreiras sanitárias. São três nas principais entradas da cidade, atuando de 7h às 19h, a fim de controlar a entrada de pessoas de fora em Luís Eduardo. Além disso, segundo informou o correspondente, na cidade funciona o Centro de Controle do Coronavírus, que possui seis leitos e seis respiradores. “Já temos a notícia de que há uma pessoa internada nesse centro. O local recebe pacientes em estado mais grave. Os números não param e continuam crescendo a cada dia”, afirmou. 48 casos ainda estão sendo monitoradas pela equipe de saúde do município. Os acometidos são pessoas de idades variadas, entre crianças, adultos e idosos, inclusive uma criança de 8 anos. “Não há um público alvo. Os pacientes são de idades variadas”.
Após o registro de 65 casos confirmados da Covid-19 (veja aqui), a prefeitura de Urandi, a 205 km de Brumado, decretou toque de recolher no município desde a última quinta-feira (28). A decisão, publicada no Diário Oficial, é válida até o dia 6 de junho. De acordo com o documento, a medida consiste na restrição de circulação das pessoas em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 05h. Neste horário, só será permitida a circulação de cidadãos para deslocamento de ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, sendo ainda permitido o serviço de delivery de remédios. No texto, consta ainda que fica permitida a circulação de pessoas que comprovem a urgência ou emergência no deslocamento e de servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuem nas unidades públicas de saúde e assistência social, das estruturas das forças policiais e de segurança pública e patrimonial. Os serviços de entregas de lanchonetes, restaurantes e afins só poderão funcionar até 20h. O decreto estipula o uso obrigatório de máscaras e a prorrogação da proibição da venda de bebidas alcoólicas em todo o município.
A secretaria de saúde de Brumado confirmou na noite desta quinta-feira (28), 24 casos positivos da Covid-19, o novo coronavírus. 13 pessoas estão curadas e 11 em tratamento com o vírus ativo. De acordo com o boletim epidemiológico, 1001 notificações suspeitas foram registradas na cidade. 219 pacientes testaram negativo para a doença. 33 aguardam resultado de exames do Laboratório Central (Lacen). Dois pacientes estão hospitalizados, sendo uma paciente de 39 anos, natural da cidade de Ituaçu (veja aqui). Nenhum óbito foi confirmado no município. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.
Uma mulher, de 39 anos, natural de Ituaçu, está entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal de Brumado com Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo site Achei Sudoeste na tarde desta quinta-feira (28). Segundo apurou a nossa reportagem, a paciente que tem histórico de problemas renais, já estava internada na UTI, quando fez o exame para o vírus. Ela faz hemodiálise na capital do minério. Este é o primeiro caso de paciente testado positivo com a doença que precisou de internação em Brumado. A secretaria de saúde ainda não se pronunciou sobre o caso.
A lentidão na economia e o aumento dos gastos públicos do coronavírus fez com que o governo registrasse déficit mensal recorde nas contas públicas – de 92,902 bilhões de reais no mês de abril, informou nesta quinta-feira, 28, o Tesouro Nacional. Esse foi o pior resultado mensal da série histórica da instituição, iniciada em 1997. O rombo fiscal quase atingiu o valor registrado em todo o ano passado – que foi de 95 bilhões de reais. Se somados os quatro primeiros meses do ano, o déficit já é maior que em 2019: 95,7 bilhões de reais. De acordo com a Veja, o governo registra déficit primário quando as despesas superaram as receitas, mas não inclui os gastos com juros da dívida pública. Segundo o Tesouro, o déficit recorde de abril foi motivado por perda de arrecadação de 43 bilhões de reais diretamente relacionadas à pandemia do coronavírus, como redução do nível de atividade e adiamento no pagamento de tributos, além da redução de alguns impostos sobre produtos médicos. A pandemia também aumentou em 60 bilhões de reais os gastos públicos devido o pagamento de despesas com auxílio emergencial e linha de crédito para financiar a folha de salários das empresas, que começaram a ser pagas em abril.
No último dia 23 de maio, dando continuidade às ações de solidariedade do Sindicato dos Bancários da região sudoeste da Bahia, Vanessa Bianca, diretora da Federação e Gabriel Caires, delegado Sindical, realizaram a doação 60 cestas básicas a Sociedade Espírita Albino Viana (SEAV), em Brumado. A instituição que recebeu as doações desenvolve trabalhos na cidade desde 2003, com cunho religioso, beneficente, educacional, cultural e de assistência social, com fins filantrópicos e sem fins lucrativos. Neste momento de pandemia, em que se agrava as contradições sociais, as ações de solidariedade tem sido fundamentais para a manutenção da vida. “O momento é de isolamento, mas a solidariedade não pode entrar na quarentena. É por isso que estamos promovendo essas ações, para levar a quem mais precisa o alimento na mesa e no coração a esperança de dias melhores”, destaca Vanessa Bianca.
A Bahia perdeu mais de 32 mil postos de trabalho com carteira assinada em abril. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 23.170 pessoas foram admitidas no estado no último mês, enquanto 55.652 trabalhadores foram desligados. O saldo negativo é de 32.482, o maior na região Nordeste, que registrou no período o fechamento de mais de 126 mil postos de trabalho. Com exceção dos serviços domésticos, todos os outros segmentos contabilizaram saldos negativos no estado em abril. O comércio teve a maior taxa de demissões, com o encerramento de 9.582 postos, seguido por alojamento e alimentação (-7.362 postos) e construção (-5.585 postos). Os números do Caged são os primeiros a trazer o retrato do impacto da pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho brasileiro. A pandemia foi decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 11 de março. Na Bahia, o primeiro caso foi notificado no dia 6 de março, com a primeira morte ocorrendo no dia 29 do mesmo mês.
Em Vitória da Conquista, o Comitê Gestor de Crise apresentou, na manhã de ontem (27), o protocolo preliminar para a retomada das atividades econômicas, de forma coordenada, a partir do dia 1º de junho. Segundo o secretário municipal de administração, Kairan Rocha, as atividades vão ser retomadas de forma gradual, organizada e coordenada, seguindo critérios de segurança máxima. Ele destacou que a manutenção do funcionamento do comércio está vinculada diretamente ao monitoramento do crescimento dos casos de coronavírus no município. A reabertura avança ou retrocede de acordo a taxa de incidência/crescimento de novos casos de coronavírus e a taxa de Ocupação de UTI e/ou Leito Clínico. Além disso, o coordenador explicou que medidas sanitárias rigorosas deverão ser cumpridas por todos os estabelecimentos. A retomada das atividades acontece em cinco fases, conforme o segmento: 1ª Fase – 01/06/2020; 2ª Fase – 08/06/2020; 3ª Fase – 15/06/2020; 4ª Fase – 22/06/2020; e 5ª Fase – indeterminado. A primeira fase contempla estabelecimentos comerciais que funcionarão de segunda a sexta com revezamento de turno, e shoppings centers, também de segunda a sexta, mas no horário habitual – 10h às 22h – sem funcionamento da praça de alimentação. O sábado e domingo ficam reservados para as feiras livres e os serviços essenciais.
Na tarde da última quarta-feira (27), a morte precoce de Larissa Emanuelle Ferreira, de apenas 09 anos, abalou a comunidade brumadense. A menina estava em casa, na Lapinha, próximo ao Arrecifinho, quando o botijão de gás explodiu (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pai da criança, Ednaldo de Jesus Silva, popular Galego, relatou que estava trabalhando na serra, capinando, quando recebeu a notícia.
“Escutei a explosão e, na mesma hora, a minha cunhada ligou dando a notícia. Quando cheguei em casa, já tinha ocorrido. Um colega nosso conseguiu apagar as chamas, mas a vida dela já tinha sido ceifada. Não tinha mais o que fazer”, contou. Bastante emocionado, ele viveu a experiência mais triste de sua vida ao ver a filha morta e deixou um recado aos pais. “É triste demais. Não deixa o filho de vocês mexer com fogo não. É uma coisa muito feia você ver seu filho queimando e não poder ajudar. Ela queria aprender a cozinhar, eu dizia que não, que ainda estava nova. Não deixem mexer com fogão não. Não dá certo”, alertou.
Seu Ednaldo falou que, agora, só restam as boas lembranças de uma menina inteligente, alegre e meiga. O velório, cercado de muita comoção, aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), seguido do sepultamento realizado no cemitério da Vila Presidente Vargas, onde parentes, vizinhos e amigos prestaram as condolências à família e o último adeus à criança.
De acordo com a enfermeira Fernanda Brito, que faz parte da comissão de controle de infecção hospitalar no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, cresceu, nas últimas semanas, o número de pacientes da zona rural que deram entrada na unidade de saúde com sintomas característicos das arboviroses. “As pessoas acreditam que se trata de um problema só da zona urbana, mas não é. Tem sido observado também na zona rural. É um sinal de alerta. Vamos ficar mais atentos a tudo que possa acumular água e que possa ser uma fonte de disseminação do mosquito”, destacou ao site Achei Sudoeste. Também aumentou, segundo ela, o número de pacientes com sinais graves da dengue. Estes precisam de internação para reforço da hidratação. “Todas as pessoas que apresentarem sintomas das arboviroses precisam procurar os serviços de saúde para serem notificadas. A notificação dará respaldo para identificar o bairro aonde esses casos vêm acontecendo. Só dessa forma conseguiremos fazer o bloqueio da área”.
Um homem identificado como Genilson Souza da Silva, 27 anos, morreu na noite da última terça-feira (26), no Hospital Geral de Guanambi (HGG). Ele havia sido atingido com diversos tiros, na noite do último domingo (24), no Bairro Beija-Flor II, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Por volta de 20h, dois homens não identificados chegaram ao local em uma motocicleta e o carona efetuou três disparos de arma de fogo, atingindo a vítima no abdômen, na coxa direita e na mão esquerda. Em seguida, Genilson foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao HGG, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, o crime está relacionado ao tráfico de drogas, mas a autoria ainda é desconhecida. Genilson era ex-detento. A Polícia Civil já instaurou inquérito para apurar o caso.
O governador Rui Costa (PT) afirmou na última quarta-feira (27) que a Bahia atingiu um platô de contaminação do coronavírus, que é um nível estável precedente do declínio da curva de contágio. Segundo o petista, se o dado se mantiver por mais quatro dias, há um indicativo de convergência das curvas de contágio e curados. “Estamos hoje com 9.379 casos ativos. Significa que são as pessoas que estão com o vírus em menos de 14 dias ou estão internadas no hospital, ambulatório ou UTI, com capacidade de transmitir para os outros. Nosso foco e atenção é atuar em cima desses ativos e não necessariamente no estoque total, que é de 14.576 casos. Quem já foi curado não é motivo de preocupação, não demanda mais leito de UTI ou enfermaria para o coronavírus. Estamos há três dias num platô. A curva é ascendente. Se continuarmos assim, mais três ou quatro dias, a curva de curados sobe e há um encontro e é a porta de saída para que a gente inicie o retorno à normalidade”, indicou, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole. Rui afirmou ainda que o isolamento social durante o feriado antecipado, que começou na segunda e vai até hoje – mas tem quinta e sexta com restrição mais dura na mobilidade social – é fundamental para que o governo possa rascunhar um plano de saída da quarentena. “Vi muita brincadeira das pessoas de que não deu tempo de comprar a roupa nova, os fogos e fazer canjica, mas deu resultado. Espero que hoje a gente possa comemorar, ao final do dia, o mesmo platô, sem crescimento de casos ativos, para que a gente possa iniciar a saída o mais rápido possível”, afirmou.
Usar máscara ao sair de casa pode fazer toda a diferença na luta contra o coronavírus, pois, além de proteger você, ela protege também quem está ao seu redor. Para que seu uso seja eficaz, fique atento a alguns detalhes: a máscara deve cobrir totalmente boca, nariz e queixo e não pode ficar folgada no rosto. Para retirá-la, não toque no tecido da frente, e sim segure apenas nos elásticos ou cordinhas de amarrar. Após o uso, é preciso descartá-la apropriadamente ou, então, lavá-la para poder usar novamente, caso ela não seja descartável. E atenção: o uso da máscara é individual. Lembre-se: para que a máscara caseira funcione, ela deve ser feita de algodão e ter duas camadas de um tecido não muito fino. Faça sua parte! RHI Magnesita #JuntosSomosMaisFortes
De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Paramirim, a cidade possui cinco casos confirmados da Covid-19, do quais quatro já estão curados e 1 veio a óbito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Gilberto Brito (PSB) frisou que o Município vem fazendo o controle diário da doença apostando, sobretudo, na conscientização popular para evitar a propagação do vírus. A administração, segundo informou, já distribuiu, gratuitamente, até o momento, mais de 20 mil máscaras protetivas. Os itens foram confeccionados por costureiras contratadas pela atual gestão. “A máscara é, sem dúvida nenhuma, um grande fator para prevenção da alastração do vírus. Estamos tranquilos dentro do que concerne ao surgimento de novos casos”, afirmou. Também reduziu, substancialmente, a vinda de pessoas de fora para Paramirim. Em sua avaliação, as ações de enfrentamento à doença, proposta pela sua gestão, têm surtido efeito no controle da pandemia no município. “Por ora, vivemos um ambiente de tranquilidade”.
A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).
Em nova publicação no Diário Oficial, o Governo do Estadual proibiu novamente o transporte intermunicipal na cidade de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, esclareceu que o transporte de passageiros dentro do município está autorizado desde que seguido o protocolo estabelecido pela SMTT em conformidade com as determinações do Ministério da Saúde. “Existem algumas pessoas nas comunidades que não têm como se deslocar até a sede do município e precisam dessa locomoção. Estamos credenciando os motoristas e os veículos de transporte de passageiros. Tem que ter alvará, seguir um protocolo de higienização diária do veículo, tem que disponibilizar álcool 70 na entrada e na saída do passageiro de dentro do veículo, o número de passageiros não pode ultrapassar 50% da capacidade do carro, o veículo tem que ter ventilação externa. E, o mais, importante: todos têm que usar máscara protetiva”, afirmou. O coordenador frisou que a autorização visa facilitar o acesso do cidadão da zona rural, bem como garantir o seu direito de ir e vir.
Com unidade em Brumado, o Laboratório Exame está realizando teste de sorologia para Covid-19. Vale salientar que a coleta é feita apenas por meio de agendamento através dos telefones (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757. O exame detecta a presença de Anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2. A pesquisa deve ser realizada após o décimo dia de sintomas, quando o teste passa a ter uma sensibilidade maior. O exame é realizado pela metodologia de Quimioluminescência (CLIA), que são testes imunológicos capazes de detectar os níveis dos anticorpos IgM e IgG em amostras de sangue venoso do paciente e apresenta maior sensibilidade quando comparado a um teste rápido.
Na última terça-feira-feira (26), assaltantes tentaram explodir o caixa eletrônico de uma agência bancária no município de Jacaraci, a 172 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, os ladrões invadiram o banco e instalaram explosivos em um terminal de autoatendimento do Bradesco. Porém, o equipamento falhou e não explodiu. Com a tentativa frustrada, os ladrões fugiram deixando uma Hilux no município de Caculé, com dinamites e demais materiais.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi deslocado de Salvador até na quarta-feira (27), através de um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer), para capturar os criminosos e desarmar as dinamites. Durante todo dia, guarnições da Policia Militar de Caculé e Cipe Sudoeste fizeram buscas na cidade e zona rural. Durante a ação, três bandidos morreram em confronto com a polícia.
Ter um sorriso perfeito já é uma realidade para a maioria das pessoas. Os tratamentos se tornam mais acessíveis, e as técnicas cada vez mais impressionantes e menos invasivas. Um grande resultado de todos estes avanços dentro da Odontologia é a Lente de Contato Dental. Com esta técnica individualizada, o paciente consegue mudar completamente o sorriso sem precisar passar necessariamente pelo processo de colocar um aparelho ortodôntico, através de pequenos ajustes no dente, alinhando-o com o do lado por exemplo, e o melhor, conservando ou devolvendo o formato natural do dente. A Clínica Neo Odonto é referência na região quando se fala em Lentes de contato dental. Agende já sua avaliação: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049. A clínica fica localizada na Rua Coronel Paulino Chaves, 499 - (Rua do Jurema).
Nas últimas semanas, aumentou bastante o número de pessoas que deram entrada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, com sintomas característicos das arboviroses. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a enfermeira Fernanda Brito, que faz parte da comissão de controle de infecção hospitalar no hospital, explicou que não há uma incidência maior de determinada idade no que se refere a esses pacientes. “Tem acometido crianças, adultos e idosos na mesma proporção”, afirmou. A enfermeira ressaltou que um surto de arboviroses pode sobrecarregar o sistema de saúde, o que é preocupante em um momento de pandemia mundial. Ela alertou que a população deve aproveitar o momento de isolamento social para cuidar da casa, fiscalizando todo e qualquer recipiente que possa servir de local para proliferação do mosquito aedes aegypti. “A vigilância doméstica é muito importante. É uma cadeia e todos precisam estar alinhados. Estaremos cuidando de nós mesmos e da nossa família”, finalizou.
A prefeitura de Rio do Antônio, através da secretaria municipal de saúde, confirmou na noite da última quarta-feira (27), o quarto caso positivo da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, trata-se de um paciente que estava internado em Brumado para tratamento de saúde, quando teve complicações, vindo a ser transferido para Vitória da Conquista, onde passou a apresentar possíveis sintomas de Covid-19. Nesta ocasião, a Secretaria Municipal, de imediato, realizou toda investigação epidemiológica, a fim de identificar possíveis contactantes e evitar que haja disseminação da doença, assim como iniciou o monitoramento destes, obedecendo assim o que é preconizado pelos órgãos competentes da Saúde. Informamos que todos os contactantes foram testados, através de testo rápido, em tempo hábil para utilização deste e todos tiveram resultados negativos para o vírus. Até o momento, Rio do Antônio registou 90 pessoas que chegaram de viagem em monitoramento; 05 casos monitorados com isolamento; nenhum caso suspeito notificado com isolamento ou aguardando resultado de exame; nove descartados; três confirmados com teste rápido e um confirmado com exame realizado pelo Laboratório Central (Lacen); um paciente curado e nenhum óbito.
Na última quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou uma reunião com as equipes da Vigilância Sanitária de Brumado a fim de compor uma força-tarefa para endurecer a fiscalização no comércio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que, devido a inúmeras denúncias de descumprimento às exigências contidas nos decretos municipais de flexibilizações, a secretaria decidiu ampliar a fiscalização. Segundo ele, alguns estabelecimentos não estão respeitando a quantidade mínima de pessoas por metro quadrado, não estão disponibilizando álcool gel e estariam aceitando clientes sem o uso obrigatório das máscaras protetivas. “Buscamos o apoio de toda a sociedade, dos comerciantes e empresários para fazer valer os decretos e que a gente possa continuar com o nosso comércio aberto, com segurança para toda população. O coronavírus está aí e ainda há um risco muito grande para o município. Pode acontecer de o município retroagir nos decretos. Espero que não”, afirmou. A reunião também aconteceu após audiências com a Defensoria Pública Estadual e o Ministério Público, que solicitaram da prefeitura maior rigor nas fiscalizações. O secretário adiantou que a pasta está criando um fluxo de trabalho para que as equipes possam atuar de domingo a domingo. “A nossa intenção é fazer valer o decreto porque, quem faz o seu trabalho corretamente, não pode pagar por quem está desrespeitando. O nosso objetivo é manter uma economia forte e uma saúde de qualidade”, reiterou. Além dos agentes públicos, as fiscalizações também irão contar com o apoio da polícia militar.
De acordo com a secretaria de saúde (Sesau), a partir desta quarta-feira (27) passará a adotar um novo formato para divulgação do Boletim Epidemiológico referente à Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado. Agora, os casos confirmados irão englobar àqueles diagnosticados por meio de três vias diferentes: através da biologia molecular RT-PCR para detecção do vírus SARS-CoV2; dos testes rápidos (pesquisa de anticorpo IgM e IgG) e também por critérios clínicos epidemiológicos. Este último trata-se dos casos suspeitos com histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 7 (sete) dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica. A mudança no formato visa adequar o boletim ao padrão de divulgação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e, assim, evitar possíveis incompatibilidades. Com a nova divulgação, mais quatro casos foram registrados na cidade. Agora são 17 confirmados, sendo que 13 já estão curados. Quatro estão ativos para a doença. 193 pessoas testaram negativo para o vírus e 52 aguardando resultado. O número de casos suspeitos notificados pulou para 965. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. Até o momento, não foi registrado óbito. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a secretaria de saúde (Sesau), caso necessite sair de casa, use máscara.
Na tarde desta quarta-feira (27), a explosão de um botijão de gás em uma residência na zona rural de Brumado acabou tirando a vida de uma criança de 9 anos. A tragédia aconteceu na comunidade de Lapinha, no Arrecifinho. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, um vazamento de gás teria provocado a explosão. O barulho foi tão alto que muitas pessoas chegaram a ouvir o estrondo na sede do município. A suspeita é de que ela tenha acendido alguma vela ou lâmpada, o que foi o gatilho para a explosão. Vizinhos chegaram a acionar a polícia, mas a criança já foi encontrada sem vida. A polícia militar está no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realiza a perícia e encaminhará o corpo da criança para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. Mais informações a qualquer momento.
Pesquisa Datafolha publicada pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 61% dos brasileiros que assistiram ao vídeo da reunião ministerial de 22 de abril acreditam que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal. O instituto ouviu 2.069 adultos por telefone celular na segunda (25) e nesta terça (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais. Tiveram acesso ao vídeo ou a seu conteúdo 55% dos brasileiros, segundo a pesquisa.
Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas após um acidente entre um carro e um caminhão, na terça-feira (26), na BA-263, na região da cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista do carro teria atropelado um animal, que estava na pista, e em seguida, batido em um caminhão, que trafegava em sentido contrário. De acordo com o G1, a PRE informou que as pessoas feridas foram socorridas para um hospital da região. Não há informações sobre o estado de saúde deles.